Rir é o melhor remédio!








Vamos ser sinceros: tem algo mais gostoso do que dar aquela boa gargalhada? Além de levantar o astral você sabia que uma boa risada tem o poder de aliviar a dor? É isso mesmo amigos, confiram agora esse pequeno milagre!

Uma boa gargalhada pode te deixar mais forte e feliz e ainda abrandar a sua dor. Foi o que indicou uma pesquisa realizada na universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, que apurou que a risada libera substâncias químicas que agem como analgésico natural, reduzindo a dor.

Compartilhar uma sonora gargalhada com  a família e amigos pode ser a solução para o alívio de muitas dores graças a substâncias químicas, similares aos opiáceos, que invadem o cérebro quando rimos, revela o  estudo britânico que será publicado no  periódico Proceedings of the Royal Society B, da Academia de Ciências britânica.
Os pesquisadores  mediram as reações de voluntários à dor, por exemplo, colocando uma sacola de gelo sobre o braço para medir quanto tempo eles aguentavam.
Depois, eles foram divididos  em dois grupos. o primeiro assistiu a um vídeo de comédia de 15 minutos,e o outro a uma filmagem  entediante com imagens lentas de animais, por exemplo.
Quanto foram novamente submetidos a dor, os que tinham dado gargalhadas no intervalo foram capazes de suportar até 10% mais dor que  antes de rir, ao passo que aqueles que assistiram a programas entediantes foram menos capazes de suportar a dor.

O coordenador da pesquisa acredita que uma risada incontrolável libera endorfina, uma substância química que não apenas gera certa euforia como atua como analgésico.


Risadinhas com os olhinhos apertados

Mas o riso que funciona e provoca o efeito de aliviar a dor é aquele relaxado, 
não forçado, que faz os olhos apertarem, ao contrário do riso nervoso ou polido.
Este tipo de riso é muito mais provável de acontecer quando se está na companhia de outras pessoas do que sozinho.
"Poucas pesquisas têm sido feitas sobre por que rimos e qual o papel do riso na sociedade", afirmou Robin Dunbar, diretor do Instituto de Antropologia Social e Cultural da Universidade de Oxford.
Esta reação derivou-se, aparentemente, da endorfina, uma substância química complexa que ajuda a transmitir mensagens entre os neurônios, mas também atenua os sinais de dor física e estresse psicológico.
As endorfinas são um produto famoso dos exercícios físicos. Elas ajudam a gerar o bem-estar que se segue à prática de atividades como corrida, natação, remo, ioga, dança, andar de bicicleta, etc.


Rir é bom demais da conta!!!

No caso do riso, os cientistas acreditam que a liberação da substância ocorra devido a um esforço muscular repetido e involuntário que se dá quando a expiração não é seguida da tomada de fôlego. Exalar nos deixa exaustos e, consequentemente, leva à liberação das endorfinas.
Acredita-se que grandes símios também sejam capazes de rir mas, ao contrário dos humanos, eles inspiram tão bem quanto expiram quando riem.
Os cientistas acreditam que os experimentos ajudarão a compreender o mecanismo psicológico e social de como o riso é gerado já que  ele  promove a cooperação social e a identidade coletiva. É, portanto, uma ferramenta evolutiva que ajuda na sobrevivência.
Então vamos rir muito  até perder o fôlego e assim aliviar as dores!!! O bebê fofinho vai te ajudar a dar boas gargalhadas agora!!Boas risadas para você! Abraços!
Fontes de pesquisa: Jornal a Tribuna
Revista Veja e Yahoo notícias

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

12 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkk... Eu adoro dar uma boa rizada!!! Rir é minha especialidade. Voce sabe disso... Todos os dias quando estamos caminahndo sempre dou boas gargalhadas... Bejos...

    ResponderExcluir
  2. olá Adriana boa tarde
    lindo seu blog, esta reflexão é ótima pois rir realmente é o melhor remédio. bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola minha doce amiga,

    Rir traz benefícios tão grandes a alma, ao corpo e ao coração,alem de ser muito bommmmm, principalmente quando não temos motivos, ai que se torna mais gostoso ainda..

    Beijo no seu coração com flores de primavera

    ResponderExcluir
  4. Boa noite amigos queridos Marcos, Lúcia e Cecília!!!
    Rir é bom demais da conta não é mesmo?
    Ah, e como disse a Cecília faz bem ã alma!!
    Muito obrigada pelo carinho amigos!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Querida Adriana..
    Anjo está corretíssima ,rir é o melhor remédio e com certeza ameniza em muito os males da vida.
    E por ai digo que estou muito bem quando amanheço sorrindo , com isto sou tão grata a Deus pelo prazer de ter esta felicidade..
    E estes anjinhos lindos são seus filhos?
    Com carinho beijos doces.
    Kaoma

    ResponderExcluir
  6. OI Adriana louvo a Deus pela capacidade de Ele nos deu de poder dar gargalhadas, sou grata por isso!!

    Amo dar risadas seja sozinha ou acompanhada,srsrsrsrsrs é uma benção!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  7. Olá Adriana, ai que delícia, rir realmente é o melhor remédio, nos faz bem para o corpo e para alma, amei suas fotos e o vídeo do bebêzinho sorridente, nossa como ri, adorei, bjs e flores. Deka

    ResponderExcluir
  8. Ria, ria Sempre ria muito e não se esqueça de rir de VOCÊ, de mim, de todos, mas principalmente de vc.E por falar em sorriso LINDO....MARAVILHOSO. Qual é o nome daquela criança que está em segundo lugar da esquerda para a direita? Sabia que ela tem um sorriso DIVINO. BJKS Amiga...

    ResponderExcluir
  9. Adriana,

    que delicia de post.... que bebe mais lindo, amiga e como contagia a sua carinha, sua risada.. adorei e ri, ri, ri muito mesmo... melhor do que um sorriso, só outro, muito outros..

    beijos sorridentes
    Mariangela

    ResponderExcluir
  10. Queridas Kaoma e Irismar! Fico com um sorriso estampado no rosto lendo tanta demonstração de carinho! Muito obrigada minhas lindas!
    Choramingas e Chorumelas.. o vídeo do bebê é mesmo muito fofo não é? Impossível não rir com ele.. eu adoro!!! Rui, obrigada pela presença e o nome da garotinha linda é Tais que tem um sorriso como o nascer do sol: radiante e iluminado!!!
    Mariângela querida: sua presença aqui é essencial e fiquei muito feliz que tenha gostado das risadinhas do bebê!!! Ele contagia e nos faz sorrir muito! Mil beijos a todos!!!

    ResponderExcluir
  11. boa tarde lindo seu texto eu não gosto quando ando pela rua e veja aquelas carinhas principalmente de mulheres triste temos mais que viver a vida sorrindo beijos

    ResponderExcluir
  12. É verdade!
    Não existe nada melhor do que ver as pessoas sorrindo e jamais tristes!
    Muito obrigada pelo comentário, pena que não posso agradecê-lo em seu próprio nome, pois vc não o mencionou em seu comentário!
    Volte mais vezes ok? Abraços!!!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.