Melhore o seu humor com os alimentos corretos!





A tristeza e o abatimento já te pegaram de jeito alguma vez, a ponto de você  estar tão desanimado  que colocou sua vida no piloto automático e não a vive intensamente?

Então é preciso mudar a sua maneira de ser e de pensar! Porém tem uma coisinha fácil e básica que te ajudará a dar uma levantada no  astral: a sua alimentação! É isso mesmo! Afinal nós somos o que comemos!

Vamos lá então! Começando do zero: 

Importante iniciar o assunto frisando que os péssimos hábitos alimentares  refletem negativamente na sua saúde e afeta diretamente a sua vida: isso não é segredo par ninguém, todo mundo já sabe, mas ninguém segue a cartilha correta! Eu tenho certeza disto.

Então pare e reflita só um pouquinho: algum dia já  pensou  que sua irritação, ansiedade, desatenção e tristeza podem estar associados à sua alimentação? Melhor dizendo, à sua má alimentação?

Pois é… a cada dia que passa, mais e mais estudos e pesquisas científicas vem demonstrando e comprovando que não só a nossa saúde física, mas também a mental e emocional estão intimamente ligadas aos nossos hábitos alimentares e que alguns alimentos possuem nutrientes que podem influenciar o nosso “astral”, ou seja, nosso estado de ânimo.

Isto porque, quando ingeridos, estimulam a produção e liberação de alguns neurotransmissores. Por isso, se consumidos são capazes de aplacar a tristeza, diminuir a ansiedade, melhorar o humor e trazer felicidade.

Crossant com fritas não é recomendado,
mas me deixa feliz no final de semana!
Os principais neurotransmissores que agem diretamente sobre o humor são a serotonina, a dopamina, e a noradrenalina.

A serotonina é o mais conhecido e é responsável pela regulação do humor e da sensação de bem-estar e prazer, tendo ação sedativa e tranquilizante. Já dopamina e a noradrenalina oferecem mais disposição e energia.

Mas esses neurotransmissores  só produzem a sensação de bem estar quando associados aos nutrientes corretos presentes nos alimentos que indicaremos a seguir. Assim, a  presença destes nutrientes agindo em conjunto, produzem todos os neurotransmissores e geram  a energia necessária  para  a transmissão dos impulsos nervosos  a favor do bom humor.A nutricionista Flávia César Raduam, especialista em Medicina Biomolecular e fisiologia pela Sociedade Brasileira de Medicina Biomolecular pesquisou os alimentos com potencial para melhorar o humor. Ela encontrou 10 exemplos que, além de darem uma levantada no astral, são nutritivos e alguns nem tão calóricos como o chocolate.


Aqui  estão nossos campeões do bom humor:


1- Banana:
Rica em carboidrato e triptofano, que ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade!. Eu já falei sobre os benefícios  da banana aqui. Vale a pena dar uma conferida!







       2- Espinafre:
Possui Ácido fólico e vitamina B  que atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse.  Sua folhas verdes têm clorofila que desintoxicam totalmente  o organismo. Mas é importante consumir bastante quantidade para o efeito ser acentuado.Faça um suco de espinafre! A cor depois de preparada fica verdinha! Um resultado belíssimo para os olhos e para a saúde! Experimente!


3-Ovo:  a gema é rica em colina, fundamental para formação e manutenção da memória. Melhora a cognição, a coordenação motora e a sensação de bem-estar!  Talvez vocês não gostem, mas a melhor forma de ingerir o ovo e manter todas as suas propriedades é fervendo-o na água quente, deixar por um minuto e retirá-lo antes que endureça a clara e a gema. Fica muito bom!



4- Pimenta:
Rica em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem-estar. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores. Todos os dias adicione três gotinhas de molho de pimenta no seu prato na hora do almoço. Se preferir, poderá cortar um pedacinho da pimenta e colocá-la  no prato. Quando experimentar vai sentir uma agradável sensação  de ardência,   mas passa rápido e é uma  delícia!

5-Alface: Tem efeito calmante, graças à lactucina presente no talo da planta. O miolo é rico em lítio,que age diretamente no controle da ansiedade e da depressão. Consuma na  salada, bem temperada com azeite e vinagre que ela vai ficar com um gostinho bom. Todos reclamam da alface por ela não ter gosto de nada, mas é só adicionar uns temperos especiais que ela vira um manjar dos deuses! Tente, experimente!


6-Leite: também é fonte de tripotofano, fundamental na formação da serotonina, ligada ao bem-estar. De preferência consuma o leite puro, sem adicionar achocolatados com açúcar. Mas muitos detestam o sabor do leite. Então use a sua imaginação e prepare uma vitamina de frutas com leite. É muito mais saudável!



7-Laranja: além dela, qualquer outra fonte de vitamina C é boa para o humor. Previne danos às células nervosas e neurônios e acalma. Talvez vocês já tenha visto o que  falei sobre a importância de se comer o bagaço da laranja! é importantíssimo e suas melhores propriedades estão ali, no bagaço que auxiliam na digestão dos alimentos gordurosos, favorecendo o trabalho dos intestinos grosso e delgado.


8-Aveia: o cereal é rico em triptofano e aminoácido, bons condutores da liberação da serotonina e contém muitos antioxidantes que previnem contra o envelhecimento e o aparecimento de doenças. Contém  zinco que auxilia na diminuição de acnes e melhora o sistema imunológico além de possuir boro, um mineral importante para a saúde dos ossos. É importante destacar que o consumo da aveia pode ser feita regularmente e de forma variada, ou seja, nas frutas, componente de bolos, como mingaus, no iogurte e etc.


9- Castanha: fonte de gordura saudável, proteína e sal mineral. Importantes na ação antioxidante e no combate ao estresse. Ricas em triptofano, auxiliador do bom-humor.O Brasil é um país rico em castanhas pois tratam-se de  oleaginosas que  vem fazendo parte da mesa  dos brasileiros, tanto por seu sabor agradável como por suas propriedades alimentares em beneficio da saúde. Adicione a castanha de sua preferência na dieta  diária  e sinta-se mais feliz.


10-Arroz integral: rico em vitamina B1, importante para o sistema nervoso. A vitamina fica preservada na camada externa do arroz, que é removida para fazer o arroz branco.O arroz integral (de cor castanha, devido ao fato de não lhe ser removida a película) não se pode cozinhar como o arroz comum. Mas ele já está tão popularizado que com certeza você já deve ter a sua receita favorita de como prepará-lo de modo que fique bem macio.



PERIGO : Veja agora  o que você  deve deixar de lado na sua dieta, para não tornar-se  um mal- humorado compulsivo:



1-As gorduras trans que são geradas pelas gorduras hidrogenadas muito utilizadas nas indústrias alimentícias e padarias encontrados nas bolachas recheadas, salgadinhos e alimentos prontos – (leia sempre os rótulos com muita atenção antes de adquirir um produto);

2- As gorduras saturadas, de origem animal (banhas, carnes gordas, etc);

3-Trocar o dia pela noite;

4- Consumir Bebidas alcoólicas em demasia;

Veja como ficou o Batman...
Não siga o mau exemplo dele!
5- Sedentarismo: Nem é preciso relatar aqui o que  o sedentarismo faz com você.Mas para não perder o costume vamos lá: A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.É o fim do mundo amigos... literalmente...



6- Cigarros. Todos já estão saturados de saber que o cigarro é um mal que devagarzinho vai deteriorando a saúde da pessoa. O fumo e seus derivados fazem parte do grupo de drogas consideradas de alta periculosidade a saúde humana. Vidas são tragadas pelos malefícios do fumo a cada minuto. Entretanto o lucro gerado pelo fumo movimenta bilhões de dólares todos os anos. Milhares de horas de propaganda a favor do fumo são veiculadas nos meios de comunicação de massa toda semana buscando novos mercados consumidores. Se o fumo é um mal para uns, faz muito bem a outros tantos que usufruem do lucro gerado pelo fumo e seus derivados. A grande maioria entretanto, morre e adoece todos os dias. O fumo traz inúmeras despesas à nossa sociedade. Vamos nos conscientizar amigos? Fumar é uma fria!Se for fumante largue isso e vem ser feliz vivendo uma vida saudável! Abraços!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

20 comentários:

  1. Excelentes dicas! Como sugestão, temos tb o açucar que em grandes quantidades são prejudiciais. Parabéns. Muito obrigado. Vou seguir seus posts!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá minha querida amiga Adriana, boa noite!!!
    Minha amiga, bela aula sobre a alimentação e os seus efeitos em nosso organismo, humor e saúde. Passando por aqui vou sempre aprendendo mais um pouco de como me alimentar corretamente... Adoro seguir o sistema tradicional, comer de tudo em várias combinações diárias. Adoro pimenta!!!
    Parabéns pela excelente matéria, um primor!!!
    Tenha um lindo e abençoado fim de semana, regado com muitas alegrias e luz!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Alexandre!Boa dia amigo!
    Fico muito contente por ter gostado das dicas sobre alimentos que dão uma levantada no nosso astral! Tem toda razão quanto ao açúcar, é um verdadeiro veneno se consumido em grandes quantidades.. Sem contar que ele está embutido nos biscoitos, bolos, pães e tantos alimentos, ou seja, ingerimos até sem querer...
    Muito obrigada pela visita e comentário Alexandre! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia meu amigo mais querido Dú!
    Nossa, como fico feliz com a sua visita,sempre me prestigiando... Muito obrigada!
    Quer dizer que também é um fã da pimenta? É bom demais comer pimenta!!! Eu adoro!
    Viver uma vida saudável é muito importante pois o nosso humor é afetado diretamente, de acordo com os alimentos que comemos e o nosso estilo de vida!
    Um grande abraço amigo e continue sempre se cuidando muito ok?
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Adriana, parabéns pelo blog e pelas dicas, sempre estou passando por aqui. Abraços!
    As vezes ate utilizo seus textos no meu site, claro que coloco a fonte e seu endrçeo de blog. Há problamas se eu fizer isso???
    Acesse meu site ai www.overbum.com.br e-mail: overbum@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Como vai Oberbum Revista Digital! Fico satisfeita por você estar sempre passando no Vivendo a Vida Bem Feliz para verificar as dicas de saúde e exercícios! Isso é muito bom! Fique tranquilo, pode publicar as dicas de saúde na sua revista pois elas poderão ser úteis aos seus leitores! O mais importante é que as dicas de vida saudável alcance o maior número de pessoas. Foi correto de sua parte inserir a fonte e o link do blog! Obrigada! Tenha uma ótima noite amigo! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso post... Como a Postadora...

    Complexo e bem explicado, amada Adriana.

    Realmente, dá até vontade de viver uma dieta regrada e balanceada... Só não aplico porque falta a Personal aqui pertinho, para me estimular.

    Quem tiver consciência, ao menos metade das regras aqui aprenderá a seguir, pois alimentação adequada e atividade física já não são mais segredos para ninguém. Todos devem se adequar.

    Mais uma ótima dica dessa Moça linda... Agora é até capaz que eu caiba naquele vestidinho de renda do seu post anterior...

    Beijos, doce Menina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Cigano!
      Quero pedir perdão pela demora na resposta!
      É que hoje tirei a hora do almoço para passar um pente fino nos comentários e verifiquei que o seu ainda estava pendente!
      A lista dos alimentos que colaboram para o bom humor é bastante simples não é mesmo? Encontramo-os facilmente nos supermercados e nas feiras livre, além se serem bastante acessíveis!
      Ah, e atividade física também é muito importante, como foi lembrado por você!
      Agradeço sua presença e gentil comentário!
      Espero que retorne mais vezes!
      Muito obrigada,
      Abraços!
      Ótimo final de semana!

      Excluir
  8. Olá Adriana!
    Adoro e aprecio muito, todo o seu trabalho no Blog! Mas este tema sobre alimentação me interessa bastante! Hoje aprendi mais um pouco...
    Sempre que tenho oportunidade, gosto de passar por aqui, para ter conheçimento do que está a ser públicado!
    A apresentação, e maneira como vc explica tudo no Blog, me seduz a passar mais vezes!
    Parabéns linda amiga, e obrigado pelas dicas!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José!
      Que bom que está gostando das dicas de saúde e boa alimentação!
      Eu particularmente gosto muito desta matéria, não só pelo conteúdo mas pela aparência do post, bastante atrativo e colorido! O ideal para chamar a atenção!!
      Agradeço muito sua visita amigo!
      Espero continuar buscando novas matérias de saúde e alimentação para divulgar para quem precisa de lições sobre vida saudável!
      Obrigada e ótima noite!

      Excluir
  9. Eu sinceramente prefiro acreditar que o que faz bem mesmo é o amor; o resto é complemento.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cadinho, seja muito bem-vindo!!
      Ah, é claro que é o amor que move tudo e todas as pessoas.
      Mas para cultivar o amor, precisamos alimentar o corpo físico.
      E uma boa alternativa é ingerir alimentos saudáveis que aumentem a vontade de viver mais feliz e que deixe o humor nas alturas.
      Aí sim, teremos muito mais probabilidade de cativar o amor em sua plenitude!!

      Abraços e muito obrigada pela presença!
      Um ótimo final de semana!

      Excluir
  10. Bom dia minha querida amiga
    quanta saudade de você, está cada dia mais linda
    você tem um sorriso que ilumina as pessoas.

    tenha um lindo dia

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Frank, tudo bem?
      Agradeço a sua visita neste artigo que considero tão importante para a nossa saúde!
      Afinal, bom humor é muito importante para o nosso dia a dia não é mesmo?
      Ah, é por isso que estou sempre sorrindo: sempre estou ingerindo todos os alimentos acima mencionados e me abstenho de tudo o que está mencionado a partir do "STOP" rsrs. Esse é o grande segredo da boa saúde!!

      Agradeço sua participação e te desejo uma ótima semana, de muita alegria!
      Abraços! :)))

      Excluir
  11. Adriana este blog tá 10! Qtas dicas maravilhosas! Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eny, mas que surpresa maravilhosa você por aqui querida!
      Fico muito feliz com a sua presença!
      Você é sempre muito bem-vinda e esperada!

      Além deste post de alimentos do bom humor, tem outro dos alimentos que trazem felicidade! Ah e também outros de alimentos que trazem energia e muito mais!
      O MELHOR disso tudo é que os alimentos são 100% naturais!
      Encontramos os ingredientes nas feiras livres e nos supermercados!
      Passamos longe das prateleiras das farmácias..hehehe

      Beijos querida e volte sempre tá?
      Se cuida e tenha uma semana maravilhosa!! :)))

      Excluir
  12. Adriana, gostei muito das informações sobre os alimentos que favorecem o bom humor. Não estou muito fora, como muita banana, alface, espinafre[mais ou menos], pimenta não sou "chegado", aveia e castanha[muito caros] não como...rsrs... Mas na realidade, geralmente nós brasileiros não fomos e não somos educados para nos alimentarmos adequadamente, nossos pais não nos passaram bons hábitos alimentares, não por omissão e sim por não o saberem também...mas a nova geração têm mais condições de melhores informações e condições de se alimentarem melhor, embora isso não ocorra, pois estamos na geração coca-cola, bata-frita, hamburguer, pizza, produtos industrializados em geral, resultando disso uma geração infantil obesa, o que já causa preocupações nas autoridades de saúde mundial.
    Por isso, a parabenizo pelo artigo acima. Bj.do tio paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tio Paulo! Que surpresa ter a sua real presença por aqui!
      Muito obrigada pela delicadeza em vir me visitar! :)

      Sabe, neste mês de julho resolvi tirar uns dias de férias do blog e não estou publicando posts inéditos! Mas estou resgatando artigos antigos importantes e divulgando para comemorar os 2 anos de funcionamento do Blog!

      O dos alimentos do bom humor julgo importante demais! Afinal ninguém aguenta conviver com alguém que está sempre azedo igual a limão não é mesmo? hehehe E vários alimentos simples e de fácil acesso podem corrigir essa falha! :))))

      Pois é tio: devemos ficar bem longe dos produtos industrializados se quisermos preservar nossa saúde! Refrigerantes, pizza e hambúrgueres são verdadeiros venenos! Entretanto,em dias esparsos , podem ser consumidos! O que não pode é ser todo dia! Mas nos finais de semana podemos sair um pouco da linha e comer uma pizza, por exemplo! :) Principalmente no friozinho do inverno com uma taça de vinho, cai muito bem não é mesmo? rsrsrs

      Lamento que tantas crianças estejam apresentando alto índice de obesidade. Também, alimentam-se inadequadamente e são muito sedentárias! As crianças precisam se exercitar continuamente para manter uma boa saúde e levar isso para o futuro! Caso contrário serão adultos doentes e sem motivação!
      Por isso, faz-se necessário que os pais as auxiliem e passem esses valores saudáveis desde bem pequeninos!! Assim tornar-se-ão adultos cheios de saúde, de vida e de felicidade!!

      Agradeço novamente sua presença tio!
      Demorou bastante, mas retornou quase dois anos após...hehehe
      Aproveito para convidá-lo a conhecer as demais matérias sobre saúde e atividade física! Você vai gostar!!

      Beijos e uma linda semana para você e toda a grande e linda família!!

      Excluir
  13. Muito interessante, Adriana. A marioria desses alimentos não costumo comer, mas vou começar a partir de agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, seja muito bem vindo!! Esses alimentos nos deixam com o humor mais elevado e evita o estresse do dia a dia!! Grata pelo carinho da participação!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.