Exercícios e sucos desintoxicantes para curar os excessos de final de ano






As tentações à mesa no Natal  e também no ano novo foram um convite dos deuses para adquirirmos uns  quilinhos extras. Como ninguém é de ferro, o jeito é tentar consertar o estrago da comilança excessiva  agora  com uma dieta desintoxicante aliada à prática de atividades físicas simples, como uma caminhada no parque ou na praia (por cerca de uma hora), todos os dias,  nas férias de verão. Então que tal começar a se cuidar a se cuidar já? Vamos lá?:)))))



De acordo com várias  nutricionistas  a dieta  casada com a caminhada pode render até menos dois quilos até o final da semana , pois você vai perder aquele  inchaço causado pelos alimentos gordurosos da ceias natalina e de reveillon.

Segundo a nutricionista Janaína Ferraz, do espaço Nutri, aumentar o consumo de água já ajuda a “limpar” o organismo dos excessos e contribuir para o emagrecimento gradual. Ela lembra a importância de voltar a se alimentar de três em três horas e afirma que o jejum é um tiro no pé para quem deseja volta a forma.

Consumir alimentos com fibra ajuda a fazer a limpeza no organismo junto com a água. A caminhada acelera o metabolismo e, quem tem tendência a engordar, pode conseguir emagrecer até dois quilos somente com esses hábitos. Não se trata de uma perda de peso, mas sim de um processo de desintoxicação do organismo que foi submetido a uma quantidade exagerada de calorias nas festas. O jejum é a pior opção, justamente porque ele funciona como um incentivo à reserva de gordura corporal.


Nesse processo de limpeza, Janaína recomenda abrir mão da cervejinha e mesmo do espumante (considerado menos nocivo) para facilitar o desinchaço. Além da água, ela recomenda a ingestão de pequenas quantidades de café, chás feito com folhas em infusão (verde e branco) e sucos que hidratem o organismo, como melancia e melão, além da tradicional água de coco.


Sucos desintoxicantes:

Para acompanhar a refeição mais leve, a nutróloga Liliane Oppermann sugere alguns chás que também a ajudam nesse processo de desintoxicação. Uma receita boa é o chá verde com abacaxi, mamão, farelo de aveia e morango. Além de limpar o organismo das impurezas, o suco pode substituir alguma refeição, de preferência à noite, quando é recomendado uma ingestão menor de calorias.

Veja algumas receitinhas básicas de sucos:



Couve + laranja



• Suco de 1 laranja
• 1 folha de couve
• ½ copo (100 ml) de água
• Gelo a gosto


Bata no liquidificador. Beba em seguida.
Rende: 1 copo 


Limão + hortelã 


• Suco de 1 limão
• ½ xíc. (chá) de hortelã fresca
• 1 copo (200 ml) de água
• Gelo e adoçante a gosto


Bata no liquidificador. Beba em seguida.
Rende: 1 copo


Estes tipos de suco, são excelentes para tomar logo de manhã em jejum e ajudam a desintoxicar o organismo de exageros, seguidos, é claro de exercícios físicos.


Exercícios leves:





Mas não basta apenas fazer uma desintoxicação alimentar!
Também é necessário aliar tudo com exercícios leves: ficar parado é  terminantemente proibido!!!
Chame seus amigos e convide-os para uma caminhadinha e esta pode ser em qualquer lugar!
Não se esqueça do alongamento inicial e depois parta para o aquecimento!

Caminhar é o exercício democrático por excelência: é grátis, não exige equipamento – apenas um bom par de tênis – e pode ser praticado em qualquer lugar. Para completar, é supereficiente quando o objetivo é emagrecer, transformar gordurinhas em músculos firmes e melhorar o fôlego.  Seja qual for o seu objetivo e o lugar aonde vai malhar – na esteira ou ao ar livre –, a regra é clara: comece andando naturalmente de 3 a 5 minutos a fim de aquecer a musculatura e só então passe a contar o tempo de caminhada No fim da sessão, faça 5 minutos de alongamento com ênfase para os músculos de pernas, glúteos e costas e fique prevenida de lesões (sim, elas podem pegar as caminhantes despreparadas!).

Veja os tipos de caminhada existentes:



• Caminhada leve (5 a 5,5 km/h):

Você consegue respirar naturalmente e conversar com facilidade.



• Caminhada moderada (5,5 a 6,5 km/h):

A respiração fica um pouco ofegante e você começa a transpirar.


• Caminhada intensa (6,5 a 7,5 km/h):
A respiração está bem acelerada e você não consegue bater papo com a amiga que está ao seu lado.

• Trote (7,5 a 8 km/h):
A velocidade é de uma caminhada rápida, mas o movimento é de corrida. A respiração fica ofegante e você conversa com dificuldade.

O vídeo abaixo vai te dar excelentes dicas de desintoxicação alimentar e exercícios físicos moderados:  bem simples e rápido-  não deixe de assistir!




Escolha o modo apropriado para o seu atual condicionamento físico e exercite-se. Comece o ano novo praticando exercícios: agora é o momento certo: NÃO DEIXE PARA DEPOIS!!!!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

12 comentários:

  1. Ei minha querida amiga,

    Boa noite,
    Antes de qualquer palavra quero mais uma vez lhe desejar um ano totalmente repleto de realizações e grandes conquistas.Sua postagem como sempre esta maravilhosa e essencial para o momento.Ai este período de festas nos faz fugir da realidade alimentar, ultrapassando nosso normal,e passam se as festas e vem aqueles dias em que nos sentimos meio que em náuseas por certos alimentos, e com certeza suas instruções través deste post estão excelentes.O Exercício físico acompanhado de uma leve dieta e uma limpeza no organismo é o melhor passo para nos sentirmos melhor e mais saudável para recomeçar o ano com força..

    Beijos em seu coração e feliz 2012.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Minha querida amiga!!
    Muito obrigado pelas suas excelentes dicas,como todo mundo eu exagerei nesses últimos dias quer dizer semanas,hehehehe..muiiiito suco para desintoxicar!!!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cecília!!! Feliz ano novo e pleno de felicidades para você querida!
    E nada melhorar do que começar no dia 02 de janeiro com um programa levinho de exercícios e sucos deliciosos para desintoxicar o nosso organismo não é mesmo?
    Assim começamos o ano revigorados e cheios de energia para enfrentar o que vem pela frente!
    Muito obrigada por sua presença e lindo comentário amiga !
    Abraços!! E que venha 2012!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Mauro!
    Muito obrigada pela presença e pelo comentário!
    As dicas, além de muito saudáveis, também são bastantes apetitosas, pois os sucos também fazem muito bem para a saúde, são refrescantes e ótimos para serem consumidos no verão!
    Tenha um ótimo ano de 2012!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica dos sucos, Drica... até mesmo porquê já os experimentei e gosto... só está faltando eu praticar exercícios... rs rs rs

    ResponderExcluir
  6. Oi Barbie!!! Os sucos são mesmo uma maravilha: delícias de verão!!!
    Agora praticar exercícios também é legal: você não precisa se preocupar muito porque está em ótima forma, mas uma caminhadinha básica faz muito bem também para descansar!!!
    Beijos Barbie e muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Nunca experimentei Limão com Hortela, deve ser muito gostoso. Adri, eu preciso fazer uma reeducação alimentar urgente. Apesar de comer coisas saudaveis, à noite é meu tempo de cometer deslizes. Eu penso todo dia em como melhorar e modificar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, minha fadinha linda!
      Como está sendo o seu novo período de reedução alimentar?
      Independentemente de tudo é ótimo reiniciar o ano coma sua presença!
      FELIZ 2015 QUERIDA!!
      Milhões de beijinhos!! :)))))

      Excluir
  8. Nem sempre é fácil na correria do dia a dia fazermos uma refeição completa com todos os nutrientes que necessitamos para que nosso corpo funcione bem. Muitas vezes ingerimos lanches, pizzas, tortas e bolos são alimentos que mesmo ingeridos em pequena quantidade carregam em sua composição, corantes, gorduras que vão se acumulando em nosso organismo em algum momento temos que nos livrar dessas toxinas, para isso servem os sucos desintoxicante, para fazer esta faxina em nosso organismo.
    http://www.saudeumdesafio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfeu, muito boa noite amigo!
      É uma grande alegria recebê-lo por aqui em 2015!
      Estaremos sempre firmes e fortes em busca de uma vida saudável!
      Logo estarei em seu espaço para ler as novidades de saúde!
      Eu estava de recesso e só amanhã que estarei retomando as atividades no blog!
      Abraços e muito obrigada!
      FELIZ 2015!!!

      Excluir
  9. Olá querida Adriana,

    Amei as dicas dos sucos. Vou começar pelo suco de laranja com couve. Também vou retomar minhas caminhadas, deixando a preguiça de lado. Só não prometo respeitar o tempo sugerido para as caminhadas leves; pelo menos até eu me sentir preparada-rsrs.
    Adorei a postagem! Excelente!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, minha linda amiga!!!
      Você está ótima, pode ter certeza!!!
      Está irradiando vida e luz nas suas imagens!! Eu ADOROOOOO!!!! :))))

      Sempre exageramos nas festas de fim de ano não é? rsrs Já eu já estou há mais de uma semana só me alimentando de frutas e sucos. Confesso que estou caminhando menos, pois ainda tenho medo depois que fui assaltada e agredida no parque Pedra da Cebola em meados de dezembro :(
      Agora minhas caminhadas são sempre acompanhadas.... Mas somente nas férias terei esse privilégio e depois terei que vencer o medo e seguir sozinha em frente né? rsrs

      E você vai conseguir minha linda, caminhadas bem levinhas te farão muito bem!!!
      Aproveite minha querida!!! Obrigada pelo seu carinho, por sua alegria, por seu apoio no decorrer de 2016!!

      Desejo um ano de 2017 maravilhoso, de muita paz, de muito amor e união!!!
      Beijos em em toda a sua família Vera e FELIZ 2017!!!! :)))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.