O grão-de-bico brilha como ouro!



Hoje vamos bater um papinho sobre um alimento extremamente saudável, rico em proteínas, mesmo não sendo carne.  Constituído de vários  minerais e que aumenta em muito a massa muscular e de quebra eleva o bom humor! Estamos  falando do poderoso e vitaminado grão-de-bico. Este gera felicidade e  brilha como o ouro!  Sugiro que comece a consumir já! Veja o motivo de ele valer tanto:
Grão-de-bico espanta a depressão. Você sabia que é ótimo para acabar com ela?



A leguminosa está lotada de triptofano, um aminoácido  essencial para a produção da serotonina, a substância que traz sensações agradáveis. E esse é só um dos seus  atributos. Esta informação foi complementada  por Adn,  do Blog Saúde by ADN que diz informou ser o " triptofano contido no grão de bico  muito eficiente contra a depressão. Para potencializar o efeito é necessário acrescentar carboidratos para que esse aminoácido consiga chegar primeiro que outros ao cérebro."  Pois bem, então fica a dica: consuma o Grão-de-bico juntamente com arroz branco, macarrão , batatas e outros alimentos que contenham carboidratos, pois o efeito é potencializado!


O grão-de-bico não ocupa lugar de destaque no ranking das leguminosas mais populares. Questão de gosto ou questão de preço? É difícil dizer, mas a verdade é que essa espécie custa pelo menos cinco vezes mais do que outro membro da família, o feijão, que também já não é tão assíduo na mesa do brasileiro. A relação custo benefício, porém, vale o investimento.



Quem vive meio tristonho, sem motivo aparente, na certa mudaria de humor se botasse esse alimento no prato com freqüência. É provável até que nossos ancestrais soubessem desse efeito. Ou então teriam desistido do cultivo da planta, extremamente sensível às condições de clima e solo e também ao ataque de pragas. 

Hoje quem empresta sua chancela à leguminosa é a prestigiada revista científica internacional Journal of Archaeological Science, que divulgou recentemente trabalho de pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Haifa, ambas em Israel, exaltando suas propriedades.


Por aqui nossos cientistas também dão seu aval ao grão-de-bico, boa fonte de ferro, carboidratos e proteínas. Leonardo Boiteux, estudioso do centro nacional de pesquisa de hortaliças da Embrapa, empresa brasileira dedicada ao estudo e ao desenvolvimento agropecuário, atribui o alto teor protéico a uma combinação de aminoácidos. 

Entre eles a estrela é o triptofano, que aparece em grandes quantidades. Essa substância é usada pelo organismo para a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança. Portanto você tem 10 motivos contundentes para começar a consumir já:


1-O grão-de-bico é um alimento mais rico do que o feijão, em muitos aspectos. Entre 20% e 30% da sua constituição é pura proteína.


2-Possui muitas fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio.



3-Se for consumido todos os dias, faz ganhar massa muscular!








4-Aumenta o bom humor, reduz o nível de colesterol ruim e regula os intestinos. 

5-Rico em fibras, ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas porque previne problemas no feto.

6-A sua qualidade mais famosa é a de gerar felicidade.

7-Possui mais triptofano do que o feijão, o mesmo aminoácido essencial que faz do chocolate essa bela fonte de bem-estar e reduz o stress.


"Em seres humanos metabolicamente normais, o aumento do consumo do grão-de-bico tem como consequência uma maior produção da serotonina",  destacam Leonardo S. Boiteux e Maria Esther de Noronha Fonseca, do Laboratório de Melhoramento Genético & Análise Genômica do Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças (CNPH) da Embrapa Hortaliças, em Brasília.

8-Por ter ômega 3 e 6, é indicado para prevenir doenças cardiovasculares. E quem tem diabetes ou está lutando contra a obesidade também pode beneficiar da leguminosa.

"Tem carboidratos complexos, ou seja, possui uma metabolização lenta no organismo. Por também ser rico em fibras, proporciona uma sensação de saciedade e a pessoa só vai sentir fome bem mais tarde", explica a nutricionista baiana Solange Carvalho.

9-O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon. Os pesquisadores da Embrapa Hortaliças destacam que as sementes do grão-de-bico também acumulam mais fitoestrogénios do que as do feijão - substâncias que têm ação preventiva na osteoporose e em problemas cardiovasculares. Os fitoestrogénios também são usados na reposição hormonal, após a menopausa.

10-Para diabéticos e anêmicos esse grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia.

Moral da história: Comer grão-de-bico         é uma maneira de enfrentar a crise: é econômico e dá saúde e boa disposição.

Ocorre que o sabor do grão-de-bico, pelo menos para o meu aguçado paladar, não é um dos melhores. Em razão disso, para consumí-lo faz-se necessário muita criatividade na elaboração das receitas! Tenho algumas sugestões aqui, preparadas por chefs famosos que aprovaram. Pelo menos, olhando a imagem da receita ,você vai ficar  com água na boca! Vamos aprender? É para o seu próprio bem:

1-SALADA  DE  GRÃO-DE-BICO,  do site  receitas.com:








  • 1 e 1/2 xícaras de grão-de-bico
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 1 pimentão em cubos
  • 1 tomate em cubos

Molho

  • 5 colheres (sopa) de azeite
  • Suco de 1 limão
  • 1/2 xícara de azeitonas fatiadas
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 10 folhas de hortelã picadas
  • 1 colher (chá) de sal

modo de preparo








Deixar o grão-de-bico de molho na véspera.
No dia seguinte escorrer a água.
Colocar em uma panela de pressão o grão de bico,1 dente de alho, sal e água 2 dedos acima dos grãos.
Cozinhar por 8 a 10 minutos após pegar pressão, para ficar al dente.
Escorrer novamente a água.
Colocar em uma saladeira e reservar para esfriar.
Juntar o pimentão e o tomate.
Misturar os ingredientes do molho e colocar sobre o grão-de-bico.
Mexer bem para misturar.
Levar para gelar.

2- ESTROGONOFE  DE GRÃO-DE-BICO do site Cybercook.terra


500 g de grão-de-bico
· 1 peito de frango
· 1 cebola picada
· 2 colheres (sopa) de óleo
· 2 copos de água
· 2 colheres (sopa) de ketchup
· 2 colheres (sopa) de mostarda
· 2 xícaras (chá) de cogumelos picados
· 1 lata de molho de tomate
· 3 colheres (sopa) de salsinha picadinha
· 1 lata de creme de leite
· Sal a gosto

modo de preparo

Deixe o grão-de-bico de molho na água de véspera.
Cozinhe o frango em água e sal até ficar macio. Reserve
duas xícaras (chá) da água do cozimento. Desfie o

frango e reserve. Escorra o grão-de-bico e ponha em uma

panela de pressão. Junte a água reservada e cozinhe por

15 minutos. Escorra e reserve.


Doure a cebola no óleo, junte o frango e os dois copos

de água. Tempere com o sal, o ketchup, a mostarda e

deixe ferver. Acrescente os cogumelos, o molho de 

tomate e cozinhe até que o caldo fique grosso.

Retire do fogo, junte a salsinha e o creme de leite e

misture bem. Sirva quente com arroz branco.









3- Creme de grão-de-bico: uma delícia e fácil de fazer:


  CONSERVA OS TEUS AMIGOS! PERDOA AS DESAVENÇAS, QUANDO AS HOUVER, SEJA FELIZ AO LADO DELES PORQUE O SEU VALOR NÃO TEM PREÇO, POIS  ELES  BRILHAM E ILUMINAM TAL COMO   O GRÃO-DE-BICO!  

   

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

23 comentários:

  1. Olà, Helena,

    Com esta oração dos amigos, no final do post, creio que você anda ingerindo muito grão de bico :)
    Bom humor não lhe falta, se prepare rsrs .

    Quanto a este alimento tão nutritivo, estou completamente e decididamente fora .
    Foi sempre um alimento que coloquei de lado, mas, felizmente sou bastante sorridente, feliz e sempre bem alimentado .
    Bon apetit, para os que gostam :)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Live! Você atravessou o oceano Atlântico para vir conhecer as propriedades milagrosas do grão-de-bico?
      Que legal! Mas, pelo visto, você apreciou muito mais o recado final do que a própria leguminosa!!!

      Realmente o sabor não é muito agradável, principalmente para os mais exigentes paladares! Tem um gostinho que lembra ervilha..rsrs

      Ainda bem que está sempre feliz amigo, mesmo sem comer o grão-de-bico...isso é muito bom! Você é adepto do outro segredo das pessoas felizes: o de estar sempre dando boas gargalhadas e assim, não precisa de comer leguminosas ou tomar remédio amargo!
      Obrigada e uma ótima noite amigo!!!

      Excluir
  2. Olá minha querida e adorável amiga Adriana, boa noite!!!
    Minha amiga, adorei conhecer todas essas boas propriedades do grão-de-bico, adoro essa leguminosa, principalmente em saladas frias, mas também aprecio muito com frango desfiado e carne de sol, uma delícia... rsrsrs... agora vou comer com mais vontade, pois não conhecia suas maravilhosas propriedades... Adorei a última mensagem, comparando os amigos ao grão-de-bico, realmente, eles também valem ouro, devemos cuidar sempre de nossos amigos com muito carinho, são essenciais para o nosso caminho... Bela postagem minha amiga, perfeita como sempre!!!
    Tenha uma linda noite e um maravilhoso e abençoado dia!!!
    Saudades de ti!!!
    Abraços e muita paz e luz em seu caminho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu querido amigo! Nossa sua visita me fez muito bem pois eu já estava preocupada! Pensei que os amigos não estavam apreciando as qualidades do grão-de-bico, uma vez que houve poucas manifestações!

      Mas agora, com a sua chegada, pude respirar aliviada! Ufa, ainda bem que você aprecia, e da maneira mais gostosa possível: nossa, com carne de sol é uma delícia, pois a carne deixa o sabor do grão-de-bico muito mais gostoso!!!
      Eu o consumo mais em saladas, pois frio fica bem agradável e é por isso que disponibilizei aquela receitinha para quem quer fazer algo diferente!!

      Meu amigo,você tem todas as melhores qualidades do grão-de-bico, brilha e vale como ouro, pode ter certeza!
      Agradeço tanto a sua participação, e hoje de uma maneira mais especial ainda meu amigo!OBRIGADA!
      Desejo um ótimo final de semana com muita alegria!
      Abraços!!!

      Excluir
  3. O triptofano contido no grão de bico é muito eficiente contra a depressão. Para potencializar o efeito é necessário acrescentar carboidratos para que esse aminoácido consiga chegar primeiro que outros ao cérebro.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Adn! E puxa, adorei a sua complementação ao tema!
      Até vou incluir na postagem, pois esta informação é muito preciosa !
      Então, o importante é consumir o grão-de-bico junto com macarrão, arroz branco ou outros alimentos que tenha carboidratos para funcionar melhor!
      Agradeço muito seu comentário amigo, pois enriqueceu a postagem!
      Abraços e um ótimo final de semana!

      Excluir
  4. Adri, bom dia! Como me casei com uma descendente de espanhola (...ohhh raça...! hehehe!), porém nesse aspecto fui felizardo..! Quase sempre, além do espinafre, como um "puchero" como é chamado na família (nem sei se existe de fato esse "título" para esse saboríssimo prato! Realmente é rico e vitaminado..! Uma delícia! Parabéns por essa postagem "reforçada"! hehehe Beijos minha amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aristides, que maravilha amigo! Então você também aprecia essa leguminosa poderosa? Que bom!!!
      Ah, e você tem em casa uma esposa enérgica ! pois descendentes de espanhóis são tudo de bom! Tem que andar na linha meu amigo!
      E vamos consumir bastante grão-de-bico, adicionando espinafre e batatas! É muito saboroso!
      Muito obrigada!
      Abraços!

      Excluir
  5. Adriana, eu nunca gostei muito do sabor. Mas nunca deixo de lembrar de meu pai que me solicitava ajuda para tirar a pelicula e lavar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, realmente o sabor do grão-de-bico não é nada agradável! É por isso que temos que ser muito criativos nas receitas para fazer ficar gostoso!!!
      Pelo menos trouxe boas lembranças de seu pai, que legal, todos interagindo e se divertindo na cozinha!
      Muito obrigada pela visita amiga!
      Beijos e ótimo final de semana!

      Excluir
  6. Apesar do sabor exótico,vale a pena consumi-lo e ser mais feliz. Um preço que compensa pelo bom humor.
    Abraço Helena.

    ResponderExcluir
  7. Apesar do sabor exótico,vale a pena consumi-lo e ser mais feliz. Um preço que compensa pelo bom humor.
    Abraço Helena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Adn, o grão-de-bico é recheado de vitaminas, proteínas e outras substâncias que fazem muito bem para a saúde e principalmente nos deixam mais felizes!
      Muito obrigada pela participação, complementação ao assunto e realização do comentário!
      Tenha um ótimo final de semana!
      Abraços!

      Excluir
  8. Olá Adriana sou filha de espanhol então o grão de bico é sempre bem vindo a nossa mesa.pesar que trabalhei com Arabe e não falta na mesa deles.é tudo de bom.tenha um bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amiga!
      Você também é descendente direto dos espanhóis?
      Então o grão-de-bico é parte constante na sua mesa!
      Realmente os árabes utilizam bastante em sua culinária, pois enriquece muito os alimentos por eles preparados!
      Muito obrigada pela presença e comentário!
      Um ótimo final de semana!
      Abraços!

      Excluir
  9. Rico seu artigo :) rico de informações importantes sobre esse alimento extremamente saudável, aqui em casa todo mês tem, realmente é verdade a uma grande facilidade de bom humor, dificilmente, alguém irá ver eu ou qualquer pessoa da minha família de mau humor, depressão essas coisas!!

    parabéns por esse artigo amiga....aproveito que estou aqui no seu cantinho e desejo um lindo dia repleto de alegria e sorrisos brilhando como ouro ^^

    abraçãoooo

    Roger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem-vindo Rogerio!
      Muito obrigada pela visita e comentário!
      Sua família é muito bem cuidada por ser o grão-de-bico presença constante em sua mesa. Parabéns!!
      Todos estão muito saudáveis e principalmente, felizes!!!
      Agradeço muito os desejos de um lindo dia, a recíproca é verdadeira!
      Desejo a você também um ótimo final de semana com muita alegria!!
      Abraços!!!

      Excluir
  10. Quase um milagre, esse tal grão-de-bico, Adri! rs

    Pelos benefícios, como bem mencionara você, vale a pena encarar o gosto não muito agradável (eu nunca provei esse cereal, entraria para a minha lista de "Eu nunca..."! rs), e é só usar a criatividade, colcoando na prática as muitas receitas que você indicou!
    Sempre pesquisei sobre nutrição, mas grão-de-bico me escapou... Vou começar a usá-lo, não digo todo dia, mas muitas vezes por semana!

    Mais uma informação tão ou mais valiosa que ouro!
    Amei e te agradeço, Anjinha!!!!

    Beijos da Mary pra você!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary, você também não conhecia tantas propriedades valiosas do grão-de bico?
      Pois é, eu também fiquei surpresa com tantos benefícios que ele nos proporciona que até estou comendo mais agora, apesar do sabor não ser nada agradável....rsrs Pois é, está perfeito para a lista do " Eu nunca" não é?

      Vamos comé-lo para adquirir músculos e espantar a depressão!!!
      Muito obrigada pela visita e companhia Mary,
      Adorei, como sempre!
      Um final de semana maravilhoso e muitos beijos!!!

      Excluir
  11. Muito legal esse post, hoje por coincidência comi grão de bico no almoço, é muito gostoso com azeite e salsa. Vou incluir no meu cardápio pelo menos uma vez por semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Papagaio.com! Seja muito bem-vindo!
      Excelente, se consumou grão-de-bico no almoço já adquiriu os suplementos necessários de vitaminas e proteínas do dia! Consumir duas ou mais vezes por semana então, melhor ainda!!! Realmente na salada é bem mais gostoso, tem toda razão!
      Muito obrigada pela participação!
      Abraços!

      Excluir
  12. Olá Adriana,

    Eu nunca fui muito fã do grão de bico, mas lembro que tem um prato árabe, que é uma pasta desse grão, que por sinal eu adoro :P

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno! Que ótima a sua passagem por aqui!
      Sinto-me muito honrada sempre!
      Realmente a culinária árabe utiliza muito o grão-de-bico em seus pratos, pois é fonte de fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. É praticamente a tabela periódica de química inteira!!!!
      Muito obrigada pelo comentário!
      Tenha uma ótima semana!
      Abraços!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.