Conheça a lichia, a fruta top model!




Olá! Tudo bem amigos? Apenas uma curiosidade: você já ouviu falar da lichia em algum lugar?  Se ainda não ouviu, viu ou apreciou essa iguaria, conheça agora uma quantidade ímpar de benefícios que esta exótica frutinha nos proporciona!

Primeiramente sabemos que a lichia é uma fruta pouco difundida entre os brasileiros. Mas mal sabem vocês, que ela tem alto poder antioxidante e benéfico ao organismo.  Energética, com aceitável teor de proteí­na, possui também baixa quantidade de calorias e rica em água, fibras, vitaminas do complexo B e C, sódio e potássio. Então, vamos nos deliciar com esta frutinha milagrosa?


Seu nome científico é Litchi chinensis -  da Família Sapindaceae: 

Originária da China onde é considerada a fruta nacional, a lichieira é  uma árvore subtropical com até 12 metros de altura e de grande longevidade. Em muitos países e considerada a rainha das frutas. Perfeitamente adaptada às  condições de clima do Estado de São Paulo, Paraná e  Minas Gerais, as culturas pioneiras estão produzindo excelentes safras, com resultados econômicos compensadores. A colheita ocorre de novembro e janeiro, atendendo o mercado na época das festas natalinas, quando a procura e o preço são maiores. O Brasil em futuro próximo poderá dominar o mercado mundial, porque a produção das outras regiões produtoras ocorre de maio a agosto. 

Lichieira:


Devido ao seu belo porte, atraente formato, folhas verde escuro permanentes e principalmente, devido à beleza da frutificação, a lichieira é a árvore favorita para os jardins de residência no Hawaii, e em cidades da Califórnia como San Diego, San Francisco, Los Angeles, Monterey, Alhambra, etc.

A planta é longeava e rústica, necessitando pouco ou nenhum tratamento fitassanitário. As doenças não são problemas e com relação às pragas, eventualmente pode ocorrer brocas de tronco, a mariposa oriental nos ponteiros, ácaros, abelha arapuá ou irapua nos frutos. Praticamente não é usado agrotóxico ou  produtos químicos.


Clima favorável para o plantio: 


A lichieira  é uma planta de clima sub-tropical. Entretanto, em nossas condições tem-se verificado que plantas novas não suportam geadas muito rigorosas. Por ser um planta de grande valor é viável  a sua proteção com telhados ou de outro material, durante o inverno, evitando-se danos com frio. É mais interessante uma planta isolada, recebendo a luz solar de todos  os lados para a plenitude de sua produção, à duas a três  árvores encostadas uma na outra. 

Produção, Colheita,  Embalagem e Mercado:

A lichia inicia a produção comercial a partir do 5º ano após o plantio das mudas. Algumas plantas chegam a produzir de 150 a 200 Kg, sendo considerada uma produção boa a média anual de 40 a 50 Kg por planta.

Conforme a região a colheita ocorre de novembro a janeiro e são colhidos os cachos de frutos e a embalagem é feita em pequenas caixas de plásticos transparente.
O fruto de lichia ainda é  bastante desconhecida do consumidor brasileiro e o mercado potencial é enorme devido à qualidades de frutos e da época de comercialização no fim do ano. 

Conheça    a frutinha em detalhes: 


Os frutos produzem em cachos, a casca é grossa, rugosa e de cor vermelha. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa e de excelente sabor. 



Ela é menor do que uma ameixa e deve ser descascada antes de comer. É uma fruta doce e saborosa, que costuma agradar até mesmo as crianças, tendo sabor parecido com o da uva Itália.


lichia é mais facilmente encontrada em supermercados e feiras no início do ano, já que a safra vai de novembro  a janeiro e é nessa época  que se encontra mais doce e com melhor preço. Esta fruta passou a ser bastante aproveitada na culinária brasileira, especialmente em sobremesas e caipirinhas, sendo ainda excelente para consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compostas e ainda para a passa. Tudo é uma delícia!


11 Propriedades  benéficas da Lichia:


1-Possui bastante água e poucas calorias, sendo apenas 65 calorias a cada 100 gramas da fruta, o que a torna uma fruta ideal para ser consumida por quem controla a alimentação e não quer engordar. 

2-Além disso, a fruta ainda possui vitaminas do complexo B e C, que é poderoso antioxidante, assim, previne várias doenças e envelhecimento precoce. Inclusive cânceres e problemas cardíacos! 

3-A pele também é beneficiada por essa propriedade da lichia, por isso, ela vem sendo usada em diversos cosméticos.

4-Possui também cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio, elementos essenciais para o organismo, apenas devendo ser consumida com moderação se a pessoa tiver problemas renais, já que, em 100 gramas, ou seja entre 8 e 15 lichias, dependendo do tamanho, ela possui 170mg de potássio, o que pode ocasionar problemas cardíacos quando se acumula no sangue. Este é o micronutriente predominante no fruto, e sua ingestão é de extrema importância já que ele é um dos eletrólitos que colaboram no equilíbrio osmótico e no equilíbrio ácido-base do organismo, também faz parte da bomba de sódio e potássio, imprescindível para as trocas de substâncias através das nossas membranas celulares.

5-As quantidades de cálcio, fósforo e magnésio são também bastante significativas, sendo o cálcio e o magnésio, essenciais à formação e manutenção da estrutura óssea, o cálcio importantíssimo na contração muscular, o fósforo indispensável à formação de DNA, RNA (constituintes do código genético) e ATP (principal forma de energia das células), e o magnésio, colaborador das reações de mais de 300 enzimas, entre outras importantes funções metabólicas

6-Outro encanto da lichia é ser uma fonte gigantesca  de vitamina C: com apenas seis frutas, você já alcança a recomendação de ingestão diária do nutriente de um jeito doce, doce... "A vitamina estimula o sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções, auxilia a cicatrização de feridas, aumenta a absorção do ferro pelo intestino e evita o envelhecimento precoce", enumera Carla Christimann, nutricionista do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. 



Só que, justamente por ser rica em vitamina C, a frutinha exige alguns cuidados. Quando submetida ao calor ou em contato com a luz, a substância se perde. Por isso, deve ser armazenada em locais frescos e escuros e, de preferência, ser consumida in natura. 




7-O chá da casca  de lichia é consumido no combate à diarréia e às erupções na pele causadas por varíola. 


8-A semente, por conta de suas propriedades adstringentes, é transformada em pó e usada para curar problemas intestinais. Além disso, acredita-se que tenha poder analgésico. Por isso, ela também é usada para aliviar dores provocadas por lesões nos nervos e orquites (inflamação nos testículos). 

9-Comer lichias frescas com moderação pode aliviar a tosse.



10- Já o mineral que aparece em maior abundância no fruto chinês é o potássio. "Ele atua no equilíbrio da água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínas musculares, na função renal, na contração do músculo cardíaco e no relaxamento muscular em geral", diz Solange Saavedra, gerente técnica do Conselho Regional de Nutrição de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O potássio também é conhecido por seu poder anticâimbras e, por isso, pode ser consumido em boas doses por quem pratica atividade física.



11-Um santo remédio para auxiliar no  emagrecimento:


Sabe o motivo? Tudo  graças a uma substância que regula as células de gordura contida na frutinha denominado  cianidina. "A lichia tem apenas 6 calorias, o que representa, mais ou menos, 0,3% do que um adulto pode comer ao longo de um dia", estima a nutricionista Raquel Magalhães, do Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Ou seja, se devorar dez unidades suculentas, só irá gerar energia o suficiente para tostar em uma atividade bem simples, como fazer a cama ou arrumar a mala para um final de semana na praia.  




Mas a leveza do fruto não é o único argumento a seu favor na discussão de estratégias antiobesidade. Veja que curioso: um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato de lichia. "Ao final de dez semanas, eles derreteram 15% a mais de gordura na região da barriga do que os participantes tratados com placebo", explica o médico Jun Nishihira, que conduziu a pesquisa. Ele até revelou sua suspeita: o efeito se deve à cianidina. 



A cianidina é um pigmento que tinge a casca de vermelho e, apesar da brancura da polpa, também se faz presente nela, ainda que em quantidades bem menores — mas incrivelmente eficientes na ação sobre as gorduras.

Acompanhando estas alterações observou-se também um aumento dos níveis sanguíneos de adiponectina, hormônio que regula uma série de processos metabólicos e que combate fatores de risco associados à obesidade.

 "Vale lembrar que não existem alimentos milagrosos para o emagrecimento", alerta Mirian Martinez, nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, ao ouvir a notícia. "A lichia pode, sim, dar uma força se associada a uma dieta equilibrada e à prática de atividade física para cumprir essa função." Não adianta se esbaldar com ela e, em seguida, comer uma pizza inteira, por exemplo. Por falar em se esbaldar, Nishihira não determinou ainda a quantidade ideal de frutinhas a ser consumida para perder centímetros na cintura. Então coma à vontade, sem dispensar acompanhamentos saudáveis.


Conclusão Geral:


Portanto amigos, notamos que a fruta com sabor leve e adocicado pode ser consumida de várias formas: in natura, sucos, compotas e misturas em bebidas como os chás. Uma sugestão é ingerir pelo menos  ao dia 1 copo de chá branco batido com a polpa da lichia, pois desta forma ajudará no aumento do metabolismo e na queima de gorduras no organismo. Não recomendado ingerir à noite devido ao aumento do metabolismo poder causar insônia ou perturbações no sono.

Não se esquecendo que os maravilhosos efeitos do consumo da lichia não são  milagrosos, ou seja, deve-se ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos. Pois nada irá adiantar consumir a fruta e ter uma alimentação desequilibrada em busca de um corpo perfeito! NÃO é recomendado substituir refeições por esta bebida!!! 

Conheça a lichia "ao vivo" e se surpreenda-se  com sua beleza:



Imagens: Google

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

21 comentários:

  1. olá minha rica

    bah guria eu num conhecia

    esta frutinha de nome estranho

    e cheia de beneficios

    ela parece tão suculenta

    fonte de vitamina C adorei

    e ainda auxilia no emagrecimento

    sera q ela ajuda a perder buchechas? kkkkkk


    bjim minha rica

    grata pelas informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Juci, a guria mais faceira na net!
      Adorei sua visitinha amiga, pois seu jeitinho de falar deixa tudo muito mais bonito!! Obrigada!

      Pois é, a lichia é uma frutinha de nome esquisito mesmo..rsrs mas é tão benéfica para a nossa saúde que poderia ter qualquer outro nome que seria perfeita mesmo assim!

      É realmente muito suculenta, seu sabor lembra o da uva Itália e o melhor de tudo, ajuda a emagrecer com saúde! Ah, mas as bochechas não é necessário que perca amiga, pois elas representam um charme irresistível!

      Um grande beijo, adorei sua companhia!
      Beijos e bom domingo!!!

      Excluir
  2. Adriana ,
    Que artigo completíssimo !
    Parabéns .
    Agora sabemos tudo da lichia .
    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Massoterapeuta- RJ ! Que bom que você gostou amigo!
      Eu conheci a Lichia e me apaixonei por essa frutinha: como é boa em propriedade e principalmente, como é saborosa!
      Muito obrigada pelo comentário Francisco!
      Uma boa noite e um ótimo final de semana, com muita alegria!

      Excluir
  3. Oi Adriana,

    como sempre você nos dá toda informação possível sobre o tema do seu post, muito bacana.

    Adoro lichia, todo final de ano como diariamente, conheço lichia desde que era criança, mas ela ainda não era vendida em feiras e supermercados por aqui, a comercialização desta fruta por aqui é bem recente. Quando eu era criança, meu pai de vez em quando aparecia com lichia aqui em casa, que ele arrumava não sei onde, lembro que fazia o maior sucesso com minhas amigas pois ninguém conhecia.

    Não sabia deste poder dela, de aceleração de metabolismo.

    Bom domingo pra você, beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van, minha querida!
      Sua presença sempre ilumina tudo ao redor, ainda mais que você já é adepta do consumo regular de lichia: uma maravilha da natureza, ainda um pouco desconhecida para alguns, mas para outros, já faz parte da dieta diária!

      Ah, que bacana, e no seu caso traz lembranças incríveis da sua infância com o seu querido pai levando para você! Com certeza foi sucesso certeiro amiga! Ele devia arranjar a fruta em um pomar próximo na casa de algum amigo e levava para você com todo o carinho do mundo!
      E veja só, ela acelera muito o metabolismo, tanto que não é recomendado o seu consumo de noite, pois você se sente muito ligada, com muita energia! É a lichia fazendo efeito!!!

      Muito obrigada pela presença querida!
      Muito beijos e um domingo lindo!

      Excluir
  4. Oi Adriana, realmente, essa fruta é tudo de bom, todo fim de ano (época dela) me esbaldo de tanto comer essa deliciosa frutinha....abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Ana Lucia, você sabe das coisas pois a safra dessa frutinha do momento é de novembro a janeiro, época do final de ano!

      E vale muito a pena apreciar a fruta, seja pelo sabor delicioso e ainda melhor, por ser fonte de várias vitaminas e recheada de propriedades quase milagrosas de auxílio no emagrecimento: um remédio 100% natural!!!!

      Muito obrigada pela participação querida Ana!
      Um maravilhoso domingo para você!!
      Beijos!!!

      Excluir
  5. Olá minha querida amiga Adriana, boa noite!!!
    Minha amiga, bela matéria sobre esse maravilhoso e delicioso fruto, adorei!!!
    Conheço muito bem esse fruto, tenho plantado em minha chácara, este ano foi a sua segunda safra, produziu muito, como o de sua foto... mas conheço de longo tempo, meu pai tinha o fruto em seu sítio... Foi muito bom conhecer todas as suas propriedades benéficas.
    Parabéns pela bela postagem, magnifica!!!
    Tenha uma linda noite e um maravilhoso e abençoado domingo!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis,bom dia amigo! Desejo um domingo maravilhoso para você também, pois sei que será na companhia da lichia na sua bela chácara!! Com certeza o seu pomar deve ser maravilhoso, pois está sempre por dentro das melhores frutas e de todas as propriedades benéficas que só fazem bem para a nossa saúde!

      Então a lichieira é linda mesmo não é? Uma árvore carregadinha deve ser um espetáculo, propício mesmo par a decoração como fazem nos Estados Unidos.
      Assim, une o útil ao agradável: ao mesmo tempo que embeleza a entrada das casas, também alimenta! TUDO 100% NATURAL!!

      Adorei, como sempre, a sua visita amigo! Sempre acrescenta muito!!!!
      Abraços!!!

      Excluir
  6. Parabéns pelo artigo extremamente completo sobre esta fruta deliciosa, que tem como único problema o fato de ser cara.
    Abraços fortes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Antonio Carlos!
      Agradeço a sua presença, bem como a participação!
      Realmente a lichia é um pouquinho salgada no preço...

      Ainda mais que estamos fora da época da safra, então, por ser mais rara, o preço vai nas alturas! Entretanto, no final do ano ela dá uma abaixada: é só te paciência e esperar um pouco!!

      Um grande abraço e ótima noite!!!

      Excluir
  7. Adriana !!!!!!!!!!!!
    ESTOU COM AGUA NA BOOOOCAAAAAAAAAA!
    Eu amoooooo esta fruta... nossa!
    Já sabia de muitos beneficios e ler seu artigo só acrescenta melhores informações a respeito!
    Eu tenho uma amiga que na casa da serra tem várias arvores, ficam carregadas e sempre é um prazer poder trazer! hummmmmmmmmmmmmm.....

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, querida! Bom dia!!!!
      Sabe que eu também, à medida que ia desenvolvendo o artigo e observando as fotos da lichia eu quase me derreti toda de tanta água na boca? rsrs
      É verdade, a lichia é muito gostosa, com aquela capinha branquinha por dentro, parecendo uma gelatina e muito geladinha também...
      Ah, se ei no seu lugar iria passar o domingo na casa da sua amiga..rsrs
      Se bem que , nesta época tem poucas e muito raras pois a safra começa em outubro/novembro. Mas sempre dá fora da época, o que a faz ficar ainda mais deliciosa!!!

      Muitos beijos amiga, adorei a sua doce passagem por aqui!
      Um lindo domingo!!!

      Excluir
  8. Ei Dri,

    Eu nunca ouvi falar desta frutinha rsrs, mas ao ver as imagens sua polpa me faz lembra muito de pinha ou fruta do conde, que pra mim é uma delícia e o seu exterior me lembra urucum, rsrs, mas enfim a LICHIA realmente desconhecia. Me enriqueci com seu artigo e estou curiosíssima pra saborear ja que esta tão suculenta tanto nas imagens quanto nas palavras que a descrevem...

    Beijos, adorei....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa,que ótimo Cecília!
      Agora fiquei contente com a postagem pois apresentei à você, que ainda não conhecia, essa frutinha maneira que faz um bem tão grande!!
      Realmente ela ainda é pouco conhecida e difundida aqui no Brasil. Agora está virando moda devido às suas propriedades milagrosas de ajudar a manter a forma de uma maneira prática e muito saudável. Sem contar as vitaminas do complexo B e C, dos minerais sódio , potássio, além de ser rica em água e fibras. É um mistão completo da saúde!
      E o melhor de tudo querida, é deliciosa e suculenta, como você disse!!!
      Agora, para completar, só falta você experimentar e tenho certeza que o fará em breve!
      Muito obrigada pela participação querida, beijos!
      E uma semana muito linda!!!

      Excluir
  9. Adri !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Eu não posso suportar que a Gorda fique mais famosa do que eu. Já basta roubar o lugar na cama de minha filha! kkkkkkk

    Tá vendo, aquilo é inspiração! Um contagia o outro. Veja como ficou alegre o seu comentario para mim. Alias, lá e aqui tambem ao me responder lá acima. Alto astral. Faz tao bem como comer muiiiiiiiiiitas lichias! :)

    BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, a Gorda é a atual gatinha mais fofa que conheço e virei fã incondicional dela depois que li o seu conto de terror, pois nele percebi o potencial que ela possui!!!
      E é bom de mais passear no seu cantinho encantado amiga, lá fico bem e quando você vem aqui, então, fica tudo melhor ainda!!!

      A Lichia já está fazendo um efeito e tanto de gerar felicidade!!!
      Muitos beijos querida!

      Excluir
  10. Adri, querida Anjinha e amiga!

    Não, nunca tinha ouvido falar de lichia (uma boa para a lista de "Eu nunca...", para quem ainda não realizou o meme! rs).
    Gostei dela, porém! Adoro esses vegetais com carinha de frágeis, mas que arrepiam legal, com suas vitaminas, fortalecimento do sangue, prevenção de doenças... Ainda mais essa, que faz lembrar o gosto de uva! rs
    Pena que a safra seja de tal modo cara, que a época boa de se comprar seja de novembro a janeiro ( é um tipo de fruta que deveria ser bem cultuado no Brasil a exemplo do açaí!).
    Vou tentar achar por aqui. Gosto muito dessas novidades benéficas que nos traz sempre, amiga, no que agradeço sinceramente!

    Beijos da Mary:)

    Obrigada mais uma vez!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary, minha amiga linda e inspiradora!!!

      E não é? Seria perfeito colocar a lichia nas listinhas do "eu nunca"... ainda mais que eu ainda não fiz o Meme, mas a lichia eu já experimentei querida!!! Na verdade estudei-a primeiro, verifiquei os seus benefícios e depois fui lépida e fagueira na feira comprar uma caixa de lichias...experimentei e GOSTEI!! É uma delícia... mas um pouco carinha fora da estação...rsrs Vou deixar para comprar no final do ano...rsrs
      Mas suas vitaminas e ingredientes são tão bons que vale muito a pena gastar um dinheirinho extra para se beneficiar de suas maravilhas! Afinal saúde não tem preço!!!

      Gosto tanto da sua presença minha querida, mas tanto e já fico com saudades quando vai embora!!
      Beijos e um lindo feriado!!!

      Excluir
  11. Hi! Would you mind if I share your blog with my zynga group?
    There's a lot of folks that I think would really enjoy your content. Please let me know. Many thanks

    Visit my blog post dias

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.