Eles têm a força que você precisa!




Está se sentindo abatido, sem força para levantar cedo e estudar?
Ou então o seu dia de trabalho começa lento e você está até sem vontade de levantar a xícara de café? Sério?

Calma! Seus problemas acabaram!!! E podem ser solucionados de uma maneira muito simples, sabia? 

É só começar o dia ingerindo determinados tipos de alimentos super naturais que lhe darão força e vigor para começar bem! Sim, eles não são o He-Man, mas têm a força!!!





Todos já estão carecas de tanto saber que o automóvel só terá um bom desempenho, se o combustível for bom. Gasolina e álcool ruim fazem com que rodem por menos tempo, e reclamem bastante na subida de uma ladeira.... Sabia que o nosso organismo também funciona assim? Se você só alimentá-lo com comidas fracas, até o final do dia, não sobrará nem um pinguinho de energia para contar a história. Portanto, para deixar o seu corpo tinindo desde cedo, além de uma dieta certinha, que inclua muitas frutas, verduras e cereais integrais, você pode fazer algumas escolhas que darão um pique extra.

“O ideal é que a dieta contenha todos os grupos alimentares. As proporções são muito individuais, mas devem girar em torno de 55% de carboidratos, 25% de proteínas e 20% de gorduras”, diz a nutricionista funcional Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP). “Os carboidratos devem estar em maior proporção se o objetivo for obter energia, muito embora ela também seja fornecida pelas proteínas e gorduras boas”, completa.


Nem é preciso tomar energéticos para ficar pilhado, garante a nutricionista Inty Davidson (SP). “Mas é importante lembrar que há outros fatores que também têm influência sobre a energia como o sono, o estresse, o sedentarismo, o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas”, lembra.

Embora os alimentos certos se encarreguem de manter o pique, nem todo alimento é fonte de energia. Pelo contrário, fazem a bola baixar. Sabia disso? Aposto que não!!Sabe aquela sensação que temos após comer uma feijoada? Ou logo após um churrasco? “Alguns alimentos apresentam esse efeito porque têm a digestão muito lenta e trabalhosa para o organismo”, diz Inty. É o caso das gorduras de origem animal e as carnes vermelhas, por exemplo. Elas fazem com que o corpo gaste muita energia para transformá-las em uma forma que possa ser absorvida pelo organismo (ácidos graxos e aminoácidos).

Desta forma, notamos que os Carboidratos realmente têm a força e devemos investir neles! Os alimentos energéticos são ricos em açúcares (carboidratos) e gorduras (lipídios). Os carboidratos e lipídios são verdadeiros super-heróis para o corpo: fornecem energia para o nosso organismo funcionar, para você poder correr, estudar, trabalhar e brincar à vontade. Assim, se você quiser um nível extra de energia consuma pão, macarrão, cereais como arroz e milho, frutas e doces, alimentos ricos em carboidratos. É energia que não acaba mais. Mas também em excesso pode gerar efeitos desagradáveis. Tome cuidado.


Para obter energia, nosso organismo recorre primeiro aos carboidratos. Eles sustentam as atividades muscular e mental, e também o funcionamento dos órgãos. Mas quando a gente abusa deles, a balança logo avisa! Porque se ingerimos carboidratos em excesso, eles são transformados em gordura e “estocados” em algumas partes do corpo. Aí a coisa fica feia...rsrs


Alguns vegetais acumulam energia em forma de amido, que é um tipo de carboidrato. São ricos em amido: a batata, a mandioca, o milho, o trigo. Com a digestão do amido e dos açúcares, obtemos a glicose. Ela é necessária para o movimento dos músculos – ou seja, sem ela, não faríamos nada!

O papo está ficando interessante, mas ainda falta mencionar os lipídios, que formam a dupla fonte de energia juntamente com os carboidratos. E sabe onde encontramos os lipídios? Na nossa amiguinha de todas as horas, a gordura. É óbvio que a batata-frita, o sorvete, o chocolate são uma delícia, mas que não dá para comer todo dia, a toda hora. 
Esses alimentos são grandes fontes de gordura, mas não são as únicas.

Você também encontra gordura no óleo das sementes, como girassol e milho, em frutas oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas e avelãs, e ainda no azeite, na carne, no leite e na gema dos ovos, na manteiga e na margarina.

Usamos a gordura para armazenar energia, e para manter a temperatura do corpo. Se estamos com falta de carboidratos, usamos nossas reservas de gordura.

Tudo o que tem bastante gordura geralmente é gostoso. Não dá para comparar chocolate com alface... mas também não dá para abusar.

A digestão da gordura é complicada. O fígado produz um líquido chamado bile, que trabalha duro para quebrar as molécula de lipídios. Por isso, é bom não encher a barriga de alimentos muitos “gordos”. Sorvete e chocolate são uma delícia, mas além de serem da pesada, são ricos em açúcar, o grande vilão que provoca cáries e até obesidade.

Depois de um passeio geral explicando de onde provém a maior energia para o organismo, colaciono a lista preparada pela nutricionista Cristina Martins, da Clínica Sara Bragança (RJ) ,que elaborou uma lista dos alimentos que farão você passar o dia todo animado e pronto para enfrentar o que vier pela frente. Confira!



BANANA, PIQUE CONCENTRADO: a fruta melhora o estado geral do organismo. uma pesquisa publicada no jornal Mind, da universidade de Oxford (gb), mostrou que os idosos que sofrem de depressão sentem-se melhor depois de comê-la. Isso graças ao triptofano, um tipo de proteína que é convertida em serotonina, o neurotransmissor que melhora o humor. Rica em ferro, estimula a produção de hemoglobina no sangue e ajuda em casos de anemia. quando é seca (passa), traz mais energia, assim como todas as frutas-passas: os nutrientes aparecem de forma mais concentrada.

Ponto forte: contém três açúcares naturais: glicose, frutose e o amido, todos fornecedores de energia. pesquisas científicas mostram que duas bananas são suficientes para prover energia para um exercício físico intenso de 90 minutos de duração.

Valor calórico: uma unidade de banana prata (40 g) possui 39,40 kcal.



CÉREBRO AFIADO COM COCO: a polpa é rica em lipídios (gordura), fonte de energia. A vantagem do óleo de coco é que sua gordura é composta por ácidos graxos de cadeia longa, aproveitados para a produção de energia.

Ponto forte: atua sobre o cérebro e tem substâncias que aumentam o fluxo de sangue local, melhorando seu desempenho. Mas não abuse de seu consumo. Três vezes por semana bastam. No caso do óleo use-o em cápsulas ou no tempero de saladas.

Valor calórico: um pedaço (unidade) com 7 g contém 9,17 kcal.


OVOS, PARA MANTER O EQUILÍBRIO: durante muito tempo, eles foram tidos como vilões das dietas. mas agora viraram queridinhos por suas propriedades nutricionais. São ricos em nutrientes como tiamina, riboflavina, folato, vitaminas b6 e b12, essenciais para a produção de energia. como não causam picos de açúcar ou insulina no sangue, fazem com que se tornem uma fonte de energia mais estável. um ovo ao dia já garante seus benefícios. Para atletas, dois.

Ponto forte: trazer energia para os músculos. um estudo publicado pelo jornal NutritionToday, feito com base em 25 outras pesquisas, sugere que sua proteína contribui para a formação dos músculos, dá saciedade e energia. tudo graças à leucina, aminoácido que determina como eles usam a glicose disponível no organismo.

Vocês se lembram do post especial do ovo que eu publiquei? Mas detalhes aqui: O ovo passou de vilão a mocinho!

Valor calórico: uma porção de ovo com 45 g tem 71 kcal.



CASTANHA-DO-BRASIL METABOLISMO EM ALTA: o grande diferencial da castanha é o selênio, oxidante que impede a formação de radicais livres. É responsável pela formação do t3, hormônio ativo no processo metabólico. sabe-se que duas castanhas por dia fazem subir o nível de selênio no sangue em 65%.

Ponto forte: sua constituição é de 60% a 70% de lipídios e de 15% a 20% de proteína, fontes de energia, sem falar do fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco, manganês e também o cobre.

Valor calórico: uma unidade de castanha que possua 4 g é igual a 27,32 kcal.


QUINOA, PARA EVITAR A FADIGA: considerado o melhor alimento vegetal. e pode ser consumido todos os dias em saladas, shakes, ou in natura.

Ponto forte: oferece boa reserva energética pois é rico em carboidratos e proteínas. contém altas concentrações de vitaminas b e b6, que agem no corpo contra a fadiga. tem ferro, fósforo, cálcio e outras vitaminas como a c e a D.

Valor calórico: uma porção de 45 g (2 colheres de sopa) possui 166 kcal.


MEL, MELHOR QUE O AÇÚCAR: fonte de carboidratos. sem limite de consumo, desde que não haja preocupação com a silhueta.

Ponto forte: embora seja um produto natural, que não passa por refinos industriais e não recebe aditivos químicos, age da mesma maneira que o açúcar em nosso organismo, mas tem digestão e absorção muito rápidas e a vantagem de não trazer seus malefícios.

Valor calórico: uma porção de 15 g (1 colher de sopa) é igual a 46,95 kcal.


ARROZ, FORÇA INTEGRAL: o mesmo vale para o macarrão, o pão, os grãos e as farinhas integrais. o consumo deve ser de 5 a 9 porções por dia (duas delas entre essas fontes).

Ponto forte: carboidratos são as principais fontes de energia para o organismo. e o arroz tem também vitamina b6, que ajuda a manter os níveis de energia e a promover maior resistência à fadiga. rico em fibras, permite digestão mais lenta que os refinados. As vantagens: menor sobrecarga para o pâncreas, menor chance de acúmulo de triglicérides no sangue e gordura na cintura, e sensação de saciedade, já que passa mais tempo fornecendo energia na forma de glicose ao corpo.

Valor calórico: uma porção de 20 g (1 colher de sopa) tem 51,40 kcal.


DAMASCO SECO, REFIL DE ENERGIA: é fonte rica de vitaminas e minerais, que repõem com rapidez a energia perdida, principalmente durante os exercícios físicos. tem também bastante açúcar na forma de frutose, melhor para o organismo que a sacarose.

Ponto forte: suas fibras fazem com que a digestão seja lenta e gradativa, gerando energia. É rico em triptofano, substância que melhora o humor.

Valor calórico: uma unidade de damasco (7 g) confere 9,17 kcal.



TUBÉRCULOS, ENERGIA DE LONGA DURAÇÃO: a mandioca e o inhame, por terem mais fibras, promovem digestão lenta, e dão sensação de energia e saciedade. Ao escolher as porções de carboidrato diárias, duas delas podem ser tubérculos.


Ponto forte: batata-doce, batata, mandioca, inhame etc. são outras excelentes fontes de carboidratos. como o índice glicêmico — rapidez com que um alimento aumenta a taxa de açúcar no sangue — desses alimentos é baixo, a energia é produzida de forma mais controlada e ainda dura por mais tempo.

Valor calórico: uma unidade pequena de batata inglesa (70 g) possui 59,50 kcal. Evite comê-los todos os dias.


Curiosidade: Energia líquida!

Algumas bebidas também ajudam a deixar o organismo tinindo.  Saiba quais são e o porquê:

Café:
contém cafeína, um estimulante que ajuda a manter o sistema nervoso em alerta e, assim, ter maior grau de  energia e potencial de concentração.

Chá-verde:
acelera o metabolismo e ajuda a queimar a gordura corporal. O extrato do chá tem altas concentrações  de antioxidantes, tais como a catequina e os polifenois, que potencializam o efeito
da cafeína presente em suas folhas.


Guaraná: sua composição também é rica em cafeína e tem a capacidade de quebrar as gorduras para, depois, transformá-las em energia

AGORA A FORÇA ESTÁ COM VOCÊS!!!

Fontes de pesquisa:
Imagens: Google

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

32 comentários:

  1. Fibras ah como fibras são boas para saúde, eu adoro verduras, grãos em geral fazem tão bem a saúde e muitas pessoas não sabem desse maravilhoso mundo. Os chás que citou também são muito benéficos a saúde e claro que as frutas não ficam atrás. Adorei o post, muito informativo. Adorei um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito sua participação Clarice!
      Foi ótimo, porque conheci o seu Blog de poesias, muito bonito por sinal! Parabéns pelo seu espaço!!!

      Pois é, eu gosto muito de pesquisar sobre os alimentos saudáveis, rejuvenescedores, fortalecedores e mantenedores do bom humor!
      Eles estão aí, na natureza: simples, acessíveis e muito gostosos!
      É só aprender a lidar com eles e consumir no momento certo que muitos problemas de saúde podem ser resolvidos tão somente com uma boa alimentação!!
      Chás e bebidas também são os meus preferidos! Adoro Chá-verde e todas as demais espécies! Também tenho um fraco pelo café, e recentes estudos dizem que o café tem propriedades antioxidantes ! Isso é ótimo!!!

      Agradeço novamente sua presença Cla!
      Tenha um ótimo final de tarde!!!

      Excluir
  2. Oi Adriana,

    Ótimas suas dicas, a lista e os esclarecimentos sobre os alimentos.

    Eu já sou elétrica por natureza, extrato guaraná me pilha que viro um foguete, nem posso tomar, mas conheço gente que toma e adora se dá super bem.

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Van! Bom dia amiga! Que bom ter você aqui!!! Saudades sempre!
      Você está sempre com as baterias carregadas no máximo amiga? É mesmo? Que legal! Seu comentário do extrato de guaraná me chamou a atenção pois o efeito dele pode ser diferente nas pessoas e vai depender bastante do organismo de cada um! Muito interessante isto porque quando eu tomo, fico só um pouquinho mais animada, mas longe de virar um foguete como você!!
      Volte sempre tá? Você faz falta aqui!!
      Beijos e uma ótima quinta-feira!!!

      Excluir
  3. Olá minha querida amiga Adriana, bom dia!!!
    Minha amiga, que bela matéria, muito completa e muito bem elaborada, deu para aprender mais um pouco sobre a boa alimentação. Faço uma alimentação bem rica, consumo muita fruta, verduras, legumes e tudo mais... mais como diz o texto, os carboidratos e os lipídios são os mais gostosos, como diz o velho ditado, tudo que é bom engorda... então temos que aprender a dosar cada um dos alimentos... Sei bem como isso funciona, tenho uma balança como a da imagem em meu banheiro e vivemos nos desentendendo... rsrsrsrs... ela sempre me chama a atenção quando é necessário controlar a quantidade e dar mais atenção à qualidade... Adorei essa matéria minha amiga, é mu8to importante esse aprendizado para todos nós, pois corpo sadio, mente feliz!!!
    Tenha uma lindo e iluminado dia!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu querido amigo! Que maravilha sua presença aqui! Sabe que sinto-me muito honrada sempre!!!

      Fico satisfeita que tenha gostado dos alimentos fortalecedores amigo! Seus elogios são sempre música para os meus ouvidos e me fazem ficar entusiasmada para prosseguir nas pesquisas sobre como obter uma melhor qualidade de vida baseado apenas na boa alimentação, exercícios e sobretudo em busca da felicidade!!!

      É verdade, os alimentos que contém carboidratos e lipídios são os super-heróis da nossa alimentação! Mas como todos os heróis, se for utilizado em excesso, podem manifestar um grave problema: inchaço..rsrs é isso mesmo... ficamos redondinhos como uma bola!!

      E é nesta hora que de acordo com o ponto de vista, a balança pode ser a vilã desta história e apontar todos os excessos que estamos cometendo... Ela (a balança) é implacável e é por isso que sempre nos desentendemos com ela ( achei um primor a sua colocação amigo..rsrs eu ri bastante!!! Mas pode ser uma forte aliada para que mantenhamos o controle total da situação não é mesmo amigo?

      Eu que agradeço sua visita, um comentário tão divertido e bem humorado que alegrou a minha tarde!!!
      Tenha uma quinta-feira radiante e o restante da semana melhor ainda!!
      Abraços Luis!!!

      Excluir
    2. Boa noite minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Fico sempre muito feliz com seu carinho e com sua consideração, adoro passar por aqui, sempre aprendemos muito sobre uma parte bem importante da vida, a vida com qualidade...
      Verdade minha amiga... rsrsrsrs... a balança é um mal necessário, ela é uma acusadora, mas sem ela fica difícil o controle... depois que adotei a balança como item necessário aprendi a controlar melhor o meu peso e a me alimentar melhor... mas ninguém gosta dela... rsrsrsrs... tadinha!!!
      Tenha uma linda sexta-feira, repleta de muitas alegrias!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
    3. Bom dia Luis! Hoje amanheceu ensolarado e muito bonito! O sol radiante e o mar calmo de águas plácidas fizeram a diferença na minha pedalada de hoje, sabe o motivo? Porque antes de sair, me alimentei bem, comi duas bananas, cereais, mel e leite!!! Dá certo mesmo, os alimentos nos dão uma força extra de verdade!!!

      Quanto à balança, eu passei longe dela hoje..rsrs
      Vou deixar para sofrer apenas na segunda-feira, pois quero passar o final de semana sem essa culpa...rs
      Muito obrigada pelos desejos de uma feliz sexta!
      Quero que tenha um final de semana maravilhoso amigo!
      Abraços !!!

      Excluir
  4. Olá Dri!
    Alimento é a nossa fonte de energia, saber utiliza-los para que eles nos tragam uma vida melhor, é imprescindível.
    Pena, que sabemos disso, mas acabamos deixando que as correrias tomem o nosso tempo e deixemos prá lá, o preparo e o consumo de alimentação eficiente, trocando-a por rápidos e ineficientes enchedores de barriga!
    Mas sempre é tempo para entender isso e começar!
    BJOS
    Lena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lena, querida!! Mal posso acreditar que você está aqui querida!
      Puxa, que saudades, você deu uma sumidinha temporária! Mas ainda bem que voltou, pois faz muita falta por aqui viu? Inclusive no facebook também não estou mais te localizando na minha lista de amigos...você saiu do face? Entretanto vou ver se a encontro por lá ok?

      Ah, nada como uma alimentação saudável e revigorante para começar o dia! Eu mesma inicio bebendo um copão de água uma hora antes de tomar o café da manhã! Depois tomo leite com cereais, iogurte , mel, uma banana e um ovo quente, pois meu dia inicia com uma corrida e preciso de força extra para enfrentar!!!E a banana juntamente com o mel fornecem realmente muita energia!
      Por isso é tão importante, mesmo que o tempo seja escasso, tentar manter uma alimentação mais saudável e fugir das coxinhas, hambúrgueres, salgados em geral que são ótimos quando se trata de um lanche rápido. Como você muito bem disse, enchem a barriga maravilhosamente, porém o efeito, a longo prazo, pode ser nefasto e nos transformar em uma bolinha redonda e parruda... rsrs

      Sim, sempre é tempo de começar uma alimentação saudável amiga!!
      Agradeço sua radiante presença!
      Deixou um beijo e esperanças que retorne o quanto antes!!!

      Excluir
  5. Adriana, aos poucos venho modificando a minha alimentação. Alias, sempre comi alimentos saudáveis e diversificados, mas estou fazendo substituições à noite e acrescimos de mais fibras. Eu preciso comer mais vezes bananas, sinto falta do poder delas.

    Otimas dicas!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym! Tudo bem fadinha? Que bom que veio aqui hoje querida!!!

      Essa é realmente uma excelente notícia, pois sempre é tempo de modificar a nossa alimentação e, neste caso, para muito melhor!!!
      Sim, você está certíssima: de noite dê preferência para alimentos leves e com muitas fibras.
      E as bananas recomendo duas vezes aos dia: pela manhã, no café da manhã e na hora do lanche da tarde! É excelente para conter a fome desmedida e dá muita energia extra!!
      Acredite, a banana é praticamente a Mulher-Maravilha de tanto poder que ela possui!!!rsrs

      Beijos e uma noite maravilhosa!!!

      Excluir
  6. Oi Adriana muito boa esta matéria. mas para comer este tipo de alimentos
    Tem que ter um bom apetite.coisa que eu não tenho.como algumas coisas. só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bernar55! Bom dia amigo!
      Está sem apetite para ingerir determinados tipos de alimentos?
      Mas a maioria dos relacionados é bem gostoso, como é o caso do mel, da banana e do damasco! Mas cada um tem as suas preferências!
      Entretanto os carboidratos são encontrados em abundância nas massas e pães, e você deve apreciar essa iguaria não é? É só tentar uma substituição!!
      Agradeço muito a sua presença e o seu questionamento. Inclusive me forneceu ideias para elaborar um post de alimentos que abram o apetite, mas que sejam saudáveis!!
      Muito obrigada, abraços e ótimo final de semana!!!

      Excluir
  7. Depois de se falar tanto de comida até fiquei com fomi :D
    e nada melhor do que alimentos saudáves. Então se você deseja ter uma vida saudável não tem nada melhor que ter uma alimentação balanceada e deixar o sedentarismo de lado,não é isso?
    adoro esta aqui no vivendo a vida bem feliz,fico feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querida amiga poetisa de mão cheia!
      Para você continuar com a sua criatividade, nada melhor do que ingerir esses alimentos querida! Dará uma forcinha extra para continuar criando belos trabalhos! E é claro, aliado aos exercícios físicos e jamais se esquecendo de manter o bom humor, mesmo que o momento não seja propício para isso, pois manter uma visão positiva da vida é essencial para tudo correr bem!!!

      Um lindo final de semana amiga!
      Se cuida bastante, passeie e divirta-se!
      Beijos!!!

      Excluir
  8. Olá!Bom dia!
    Tudo bem?
    Li atentamente...
    ...ah...para deixar a vida sedentária e viver feliz, alimentos saudáveis... eu, sinceramente, não não sou muito "regrado nisso"...mas, penso que te lendo sempre...sairei da teoria para a prática, rsrs ..tá bom...vou melhorar a minha alimentação!
    Boa sexta feira!
    Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felisberto! Que ótimo sua presença por aqui! É sempre muitíssimo bem-vindo amigo!
      Que boa notícia! Você já está fazendo o mais difícil que é aceitar que precisa deixar a vida sedentária de lado e partir para algo mais dinâmico! Então nada melhor do que começar lendo artigos motivadores com dicas de alimentação mais saudável!
      Depois, aos pouquinhos, inicie uma caminhadinha e gostará tanto que de repente já estará até se arriscando em corridinhas bem suaves amigo...Falo assim porque foi assim que comecei..Eu também era sedentária e sem ânimo para praticar exercícios! Comecei a pesquisar sobre o assunto e principalmente a praticar!
      Pronto, a vida mudou e ficou muito melhor!!!! Falo de experiência própria!!!

      Agradeço sua presença e comentário!
      Quem sabe eu não consiga mudar o seu ponto de vista?
      Um grande abraço amigo!
      Um maravilhoso final de semana!!!

      Excluir
  9. Olá!((( nem precisa responder)))
    ...gostei do jogo de palavras VIvendo Feliz no Infeliz ...rsrs...mas , agora é sério: moro na praia e faço 10 km por dia de caminhada e corrida ( é pouco por que comecei muito tarde, menos de 5 anos ). Penso eu, que se "conseguisse" ( inclusive estou "copy and paste",anotando esta postagem) manter esta alimentação saudável, conforme sugerido, seria a perfeição da perfeição, entendeu? Não foi por acaso,que entrei em seu blog!Estas dicas são valiosas!
    Obrigado pelo carinho da visita!
    Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, amigo.. estava escondendo o jogo hem? Então em hipótese nenhuma você é sedentário! Ao contrário, é um atleta pois quem caminha e corre 10 Km por dia está em ótima forma!!!
      Então disposição e condicionamento físico você já possuiu de sobra!!! Parabéns!!!

      Que bom, aqui tenho ótimas dicas de boa alimentação. No tópico Vida Saudável, estão todas enumeradas. Já pesquisei até quais são os alimentos que melhoram o humor! E todos muito saborosos!

      Agradeço o retorno e é claro que não poderia ficar sem resposta!
      Abraços e ótimo final de semana correndo na sua praia!!!

      Excluir
  10. O café da manhã sempre será a refeição mais importante do dia não é mesmo? Temos também como exemplo a população dos Estados Unidos, eles tomam um café da manhã "monstruoso" e raramente almoçam comida, preferem fast food, por isso a maioria é gordinho. Começar o dia com frutas é ótimo ,principalmente pra quem pratica atividades físicas pela manhã, o corpo fica leve dando mais disposição. Eu faço isso e recomendo. Abç Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erick! Seja muito bem-vindo! É um prazer recebê-lo por aqui!
      Você tem toda a razão, o café da manhã é a refeição mais completa e importante do dia! Mas desde que seja com os ingredientes corretos. Afinal tomar cereais, comer futas ou mel, além de ser saudável é uma delícia!
      Eu também não compreendo porque os americanos exageram tanto no seu "breakfast", pois comem com fartura bacon, ovos em excesso, pasta de amendoim,muito pão e manteiga gordurosa... não é a toa que a população está ficando obesa. Isso sem contar que raros praticam exercícios físicos. Uma combinação perfeita para a saúde é alimentar-se bem e praticar exercícios! E pela manhã então, é a melhor coisa, ficamos leves, leves, como muito bem mencionou!!!

      Agradeço muito sua visita Erick! Volte sempre que puder!
      Um grande abraço e ótimo final de semana!!!

      Excluir
  11. Olá, minha amiga!!!! \0/ Adorei suas dicas! O seu blog é multifuncional, amo isso! Tô precisando porque dei uma engordada e você sabe da minha preguiça para atividades físicas. Vou seguir essas dicas, só não sei se ficarei igual ao He-man, mas aí são outros 500... rs bjão e bom fim de semana! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sérgio! Que legal amigo! Gostei muito do termo que você falou relativo ao blog chamando-o de Multifuncional! Sabe, adorei isso!!! Acho que vou mudar o nome dele para "Mil e uma utilidades" rsrs
      Mas o que me deixa satisfeita e muito feliz é que esteja gostando, e sobretudo o blog esteja cumprindo o papel de passar informações úteis. Aí sim, sinto-me satisfeita! Muito obrigada amigo!!!!

      É,mas eu tenho certeza que você já inciou suas caminhadas diárias não é? E o He-man, para falar a verdade, parece ser meio pesadão..rsrs Com certeza ele ingeriu, além de todos os alimentos listados acima para ficar cheio de energia, outros complementos extras para ficar naquele estilo "bombadão" rs
      Portanto,deixe a preguiça de lado, se alimente bem, cuide-se muito pois a saúde é fundamental para tudo nesta vida amigo!

      Agradeço muito sua presença Sérgio!
      Tenha um maravilhoso final de semana!
      Abraços!

      Excluir
  12. Bom dia, Helena,

    Sempre "preocupada" com a alimentação e bem estar dos outros, admiro isso .
    Sou o pior exemplo de uma optima alimentação (nutritiva) .
    Nem sempre a ocasião permite seguir com rigor a minha alimentação pretendida, mas felizmente sou bem saudàvel, não controlo a alimentação, mas sou regularmente controlado .
    Quanto a exercìcio fìsico, bem, tenho a praia de frente mas apenas para apreciar a lua ou ler uma bom livro, correr jà faz parte da minha vida, corro pra tudo até mesmo pra dormir :)
    Ginàstica também, canto bastante, optimo para os orgãos vocais, toco bastante piano, maravilha para uma optima reflecção de braços rsrsrs etc etc, minha vida é mesmo um filme, amiga :)
    Mas é sempre bom ler e conhecer novas ideias, para uma linha mais saudàvel .

    Peço desculpa pela ausência, esta vida de (novo papà) é uma rebolada de arrepiar rsrsrs mas lindaaaaaaaa .
    Tudo de bom pra você, tenha um optimo fim de semana .

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Live! Muito obrigada pela visita amigo. Inclusive dou os meus sinceros parabéns para você nesta nova fase de ser papai! Você deve estar curtindo muito o seu bebê e o tempo para a prática de exercícios ficou mais escasso!!!
      Mas da alimentação jamais deve descuidar-se, principalmente agora que deve estar dormindo menos durante as noites. Por isso o café da manhã é fundamental para que aguente forte o dia inteiro!!!

      Ah, não me diga que és um privilegiado que tem uma praia inteirinha para você só para apreciar a lua? Puxa vida, mas que tal olhar toda a sua beleza e ao mesmo tempo que faz uma caminhada sob a luz do luar? Aí sim, garanto que o exercício fica uma maravilha!
      Você é muito divertido Live e de uma simpatia incomum!! Quer dizer que já corre o dia inteiro e ainda toca piano e canta? Puxa, que bonito! Tens uma vida de sonhos!

      Agradeço demais sua participação por aqui, sei o quanto está sendo difícil conseguir tempo para visitar os amigos! Afinal está com dupla jornada, agora é papai de primeira viagem. Mas sempre que vier, será uma grande festa!
      Abraços e ótimo final de semana!!!!

      Excluir
  13. Olá, Adriana!
    Valeu pela dica!!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rike! Eu que agradeço sua presença! Obrigada!
      Gostou da listagem dos alimentos energizantes e que nos dão aquela força extra para fazer tudo o que queremos ao longo do dia?
      É uma lista muito boa, mas ainda complementarei nas próximas postagens mais alguns que também detém este poder.

      Obrigada pela participação. Volte quando puder!
      Abraços e um final de semana maravilhoso!

      Excluir
  14. Acredita que nunca provei Quinoa???? =/

    Fiquei com água na boca com esse post amiga.
    Vim pra desejar um final de semana cheio de paz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanda querida! Tudo bem?
      Quinoa é realmente ainda um pouco desconhecida aqui no Brasil por ser uma planta nativa da Colômbia, Peru e Chile e mais popular naqueles países. Mas tem um sabor bom, você vai gostar quando provar!

      Tudo é uma delícia mesmo!!! E alimentos energizantes e fortalecedores! Vale a pena investir neles de olhos fechados!!!

      Beijos e um lindo final de semana! Obrigada!!!

      Excluir
  15. Legal seu post, Adri!

    Pronto, já comentei! kkkkkkkkkkkkkkkk (Estou fazendo cursinho básico com aquela galera do "Legal!"! rs)
    Agora, falando seriamente, desconhecia totalmente o aipim e o inhame nessa questão da força! Mas foi uma bobeada minha porque se eles são tubérculos de alto teor glicêmico, obviamnete que vão possuir carboidrato, logo, energia!... É que são muitos alimentos fabulosos que não nos damos conta de toda a sua potencialidade!!!!
    O mel é fantástico para o fim energético e o café... Ah, o café! Famoso por "botar pilha" na galera! rsrs (Mas deve-se evitar usá-lo em abundância porque pode atacar o sistema nervoso, sem contar o diabetes, devido ao açúçar; a não ser que alguém o tome sem, o que eu detesto!...)
    E voltando a brincar um pouco, não resisti, devo te fazer uma confissão sobre o He-Man.
    É que, quando eu era criança, ele era meu namorado! rsrs Nossa, me amarrava na dele! Só odiava seu penteado chanel! kkkkkkkkkkkkkk De resto, tudo beleza pura!!!!

    Beijos, querida!!!!

    Amei, como já é de costume, né?

    Mary:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary...rsrs essa foi realmente boa, boa não, foi ótima!!!!
      Exatamente como naquelas postagens tradicionais dos blogueiros que buscam o sucesso a qualquer custo! ôoo galerinha do barulho aquela!!!! rsrs
      Uauuu, você entende das coisas hem amiga? Pode confiar no aipim e no inhame: trata-se de uma dupla altamente energética! Aliás eu adoro inhame ensopadinho, além de todo o seu valor nutritivo ainda é muito gostoso!!!! Temperadinho com cebola, cebolinha e outros condimentos fica uma delícia! ( deu água na boca) rsrs
      Ai nem me diga.. café sem açúcar é só para os fortes demais! O gosto é horrível! Se quisermos fugir do acúcar é fácil: é só trocar pelo mel.... mas realmente no café não recomendo! Mas nos chás, um pouquinho de mel fica bom demais!!!

      Amiga, o He-Man já cortou o coração de tantas meninas! Um gatinho e tanto, com uma voz de trovão mas aquele cabelo né? ninguém merece!!! rsrs Mas o Gato Guerreiro era bem legal, lembra dele? Tina uma armadura e tudo.. bons tempos!!!
      Amei sua presença, gostei demais do seu comentário, foi demais!!
      Me perdôe a demora em respondê-lo: o feriado me deixou em estado de letargia amiga..rsrs
      Um grande beijo!
      Uma sexta-feira linda!!!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.