O ovo passou de vilão a mocinho!



Amigos, talvez ainda existam muito de vocês que fazem a opção de não consumir   ovos brancos , caipira ou de granja, porque acreditam que eles façam mal para o organismo.
Mas fiquem tranquilos, este carma que acompanha os ovos está sendo desmistificado aos poucos, pois a ciência, à medida que  avança nos estudos, relata  que o OVO É BENÉFICO PARA A SAÚDE.

Ainda não acredita? Então acompanhe-me e depois tire suas próprias conclusões:



      Características do Ovo:

  • Após o leite materno o ovo é considerado o alimento mais completo;
  • Fácil preparo, digestão e absorção;
  • Supre carências de vários nutrientes incluindo vitamina B12;

Indicado para:

  • Controle ou perda de peso: reduz a ingestão de gorduras, carnes e outros alimentos altamente calóricos;
  • Alimento de baixo custo: é a fonte de nutrientes e de proteínas mais acessível que existe.

E         Estrutura do Ovo: Casca- Rica em cálcio




  • Pó da casca de ovos enriquecidos administrados na alimentação de idosos com osteoporose resultou em melhora da densidade mineral óssea.




Curiosidade: A cor da casca indica apenas a cor da galinha, ou seja, ovos brancos são originários de galinhas brancas e os vermelhos de galinhas vermelhas.


  • Clara (porção gelatinosa do ovo): fonte de proteína;
  • Rica em albumina, indicada para pessoas que necessitam de reposição eficiente de proteínas (praticantes de exercícios, p. ex.) e como complemento de dietas de emagrecimento ou deficientes de fontes protéicas.



  • Gema (parte amarela e central do ovo): rica em nutrientes como vitaminas e sais minerais
  • Responsável pelo mito do colesterol, contudo, estudos revelam que o consumo de ovos não aumenta o colesterol, fato este observado em grupo de pessoas que consumia 4 ovos por semana.
  • Fatos: A gema é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina (depressão), antioxidantes, luteína, vitaminas B, E, entre outros.

Curiosidade: O colesterol encontra-se apenas no reino animal, portanto, não se justifica colocar o rótulo “sem colesterol” em óleos vegetais e azeite

PROPRIEDADES DO OVO:

São largamente utilizadas na preparação de alimentos: 

  • Aglutinante: fornece textura suave e uniforme (p. ex. patês);
  • Anticristalizante: a clara evita a cristalização de açúcares nos alimentos (p.ex. coberturas, suspiros, etc.);
  • Aromatizante: confere aroma especial e é essencial para o preparo de massas e de confeitos;
  • Coagulante: fundamental em alimentos que precisem ser “ligados” (p. ex. bolos, almôndegas, crepes, etc.);
  • Corante: luteína e zeaxantina conferem propriedades corantes ao ovo, muito apreciado na culinária;
  • Emulsificante: a lecitina confere ao ovo um equilíbrio entre o óleo e a água, indispensável no preparo de molhos, maioneses e confeitos para bolos; 
  • Espumante: mediante a emulsão de água e ar, qualidade esta apresentada em maior quantidade na clara, mas, podendo ser utilizado o ovo inteiro para fazer espuma.

Nutrientes do Ovo:

Curiosidades: O ovo contém tudo o que a vida necessita, menos vitamina C. 
“Não existem diferenças nutricionais significativas entre os ovos caipira e de granja.”


Num ovo grande contém:
  • nutrientes:

6 g
5 g
28 mg
317 mg
1 mg
0,55 mg
+ de 13
Proteínas (3 g na clara e 3 g na gema)
Gorduras
Cálcio
Vitamina A
Ferro
Zinco
Vitaminas (D, E e K e as de complexo B: B1 – tiamina, B2 – riboflavina, B3 – niacina, B5 – ácido pantotênico, B6 – piridoxina, B9 – ácido fólico e B12 – cianocobalamina)

  • Calorias:


66
75
84
Ovo pequeno (45 a 50 g)
Ovo grande (55 a 60 g)
Ovo extra grande (60 a 66 g)

Combatendo e Prevenindo Doenças:

  1. Alergias: o ovo é rico em zinco auxiliando no combate a algumas alergias.
  2. Alzheimer: o ovo possui alta concentração de fosfatidilcolina, serina e vitamina B12 que auxiliam na recuperação da memória. O ovo melhora o quociente de inteligência em crianças (Pesquisa da FAO – 1996). É essencial na nutrição de idosos.
  3. Artrites: o ovo atua como antiinflamatório e possui pequena quantidade de ômega-3.
  4. Crescimento e desenvolvimento: a PQQ (pirrolo, quinonina quinona) é encontrada no leite materno e no ovo (clara e gema). Portadores de Alzheimer, Parkinson e demência senil diminuem a produção de PQQ.
  5. Degeneração macular senil ou cegueira da idade: a ingestão diária de 1,3 gema de ovos evita o surgimento da doença.
  6. Doenças Cardiovasculares: eleva o HDL - colesterol (bom) por possuir elevada quantidade de lecitina, impedindo que o colesterol se deposite nas artérias; no intestino, participa da formação da bile, mobilizando triglicerídeos e diminuindo a formação de colesterol.
  7. Alimentação de Atletas: a inclusão de ovos na dieta ajuda a suprir a necessidade de proteínas.
  8. Infecções infantis: relacionadas à bactérias, fungos e vírus são minimizadas com a inclusão na dieta diária de ovos, fortificando o sistema imunológico a partir dos 12 meses de idade.
  9. Gestação e amamentação: o ovo fornece vitaminas do complexo B, ácido fólico, essencial para o desenvolvimento do tubo neural do feto.
  10. Osteoporose: o carbonato de cálcio oriundo da casca de ovo é bem absorvido pelo organismo, promovendo maior densidade osseomineral.
  11. Parkinson: o ovo fornece cisteína (176 mg por unidade), um poderoso antioxidante que auxilia na prevenção e no tratamento da doença de  Parkinson.


E então, já está convencido de que o ovo não faz mal? O bate-papo com a nutricionista Fátima Nunes e o educador  físico Bruno Paulo Andrade irão  te convencer, tenho certeza:


Afinal, o ovo é bom para a saúde?

O ovo é um alimento que possui proteínas de alto valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas; portanto, podemos dizer que ele é um excelente alimento por fornecer estruturas que o nosso organismo não é capaz de sintetizar, devendo ser absorvido através dos alimentos. O ovo também é uma excelente fonte de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina, a substância associada à sensação de bem-estar. 

Do total de gorduras contidas em um ovo, a maioria é de monoinsaturadas a gordura do bem, protetora do coração. Os ovos naturalmente são excelente fonte de vitaminas e particularmente das vitaminas A, D, E, K, B1(tiamina), B2 (riboflavina), B12 e ácido fólico. Por serem lipossolúveis, as vitaminas A, D, E, K são depositadas na gema. A gema do ovo é também rica fonte de fósforo (P) e ferro (Fe) disponíveis e de carotenóides, luteína e zeaxantina, ambos envolvidos no funcionamento adequado da região da mácula ocular e na redução do risco de degeneração macular, principalmente em idosos. A colina é outro nutriente naturalmente encontrado nos ovos e que tem sido identificado como essencial para gestantes, à memória e no desenvolvimento cerebral de recém-nascidos. 



Fala-se do alto teor de colesterol do ovo. Procede?

De fato, o ovo tem muito colesterol. Uma unidade contém 213 miligramas da substância, quase o total da ingestão diária recomendada pela Associação Americana do Coração, que é de 300 miligramas. O erro, no entanto, é imaginar que todo esse colesterol, depois de ingerido, tem como destino certo o entupimento das artérias. Na verdade nem todo o colesterol ingerido causa entupimento nas artérias, pois também é destinado à formação de hormônios importantes ao corpo, faz parte das membranas de todas as células, além de possuir outras funções de extrema importância. 


Você recomendaria o consumo de ovos por parte das crianças?
Devido a todos os benefícios nutritivos do ovo, ele pode e deve ser consumido pelas crianças, desde que seja bem cozido. A introdução do ovo na alimentação das crianças pode ser realizada a partir dos seis meses de idade, iniciando com a gema cozida (cerca de ¼) e aumentando a quantidade gradativamente. No caso da clara de ovos sua introdução deve ser realizada apenas após o primeiro ano de idade (responsável por algumas reações alérgicas).

Musculação e ovo: tudo a ver
Praticantes de musculação e fisiculturismo costumam comer vários ovos após o treino, visando a reposição de proteínas e a reconstrução da massa muscular. Isso porque a albumina, proteína de alta qualidade presente à clara do ovo, teria essa propriedade reparadora. O educador físico Bruno Paulo Andrade confirma que, na academia onde trabalha, vários alunos adotam essa prática."O treino provoca micro-lesões  e o ovo ajuda a reconstruir a massa muscular. Ele também ajuda a aumentar o músculo, o que chamamos de hipertrofia. A gente diz que o ovo é ouro para a hipertrofia", comenta Bruno. O educador físico considera o ovo um verdadeiro injustiçado, isso devido aos muitos mitos e controvérsias em torno dele. Mas mesmo sendo reconhecendo suas muitas qualidades, Bruno diz não recomendá-lo aos seus alunos. "Não faço recomendação alimentar; oriento a atividade física. Sempre indico procurar uma nutricionista."Mas não há como negar que nas academias de musculação há  realmente uma grande concentração de consumidores ávidos por ovos. "Já vi gente que termina o treino e vai comer cinco ovos. Considero isso muito", analisa Bruno Andrade.O problema é que alguns atletas insistem em ingerir a clara crua, o que não é recomendado pelos especialistas devido à presença de bactérias indesejáveis nessa forma in natura do alimento. Veja os mitos e verdades sobre o ovo no vídeo abaixo! Abraços!!!
Fontes:
PUPPIN, Sérgio. Ovo. O mito do Colesterol. Rio de Janeiro; REVISTA SAÚDE. Ovo. Pode comer todo dia. E o melhor está na gema.  REVISTA BOA FORMA. Dieta do Ovo.  Blog mais qualidade de vida e  Site Tribuna do Norte
Imagens: Google imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

35 comentários:

  1. Quem não gosta de um ovinho frito com arroz heim? bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Madalena, você tocou no meu ponto fraco amiga!!
      Sou doida por um ovo frito com arroz!!
      Aprendi a comer desde pequenininha! Minha mãe fazia um ovo bem "molinho" Eu adorava furar a gema e espalhar o conteúdo amarelinho em cima do arroz! Nossa, que delícia!!! rsrs
      Sua sugestão me deixou com água na boca...
      Hoje eu já sei qual vai ser o meu jantar!!!!
      Obrigada pela participação querida!
      Um ótima noite!!!

      Excluir
  2. Ah ovo é tudibom, como direto e se fosse pra fazer mau eu já estaria morto faz tempo rssss
    adoro mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a sua colocação Sergio! rsrs
      Também confesso, que se o ovo fizesse mal, eu já estava estatelada e enterrada há muito tempo, pois a média de consumo semanal é de 5 ! Isso fora as tortas, sobremesas e demais gostosuras que tem o ovo como ingrediente primordial!!
      Muito obrigada amigo e abraços!!

      Excluir
    2. Ainda esqueci de mais uma Adriana, uma tia minha que morreu já, com 96 anos e sem rugas no rosto praticamente. Sabe o segredo que ela tinha pra cuidar da pele? clara de ovo como creme antes de dormir. Eu já passei algumas vezes o que sobra na casca quando se quebra o ovo pra fritar ou qualquer outra coisa, é muito refrescante mesmo. no começo quando seca da aquela impressa de ter ficado duro na pele, mas logo passa e não deixa cheiro nenhum.
      Abs ótima semana pra vc

      Excluir
    3. Sérgio, é mesmo? Nossa, essa dica eu não conhecia amigo!
      Vou começar a fazer, pois é um remédio natural e se for para deixar sem rugas, eu topo tudo, mesmo ficando um cheirinho de ovo no rosto.. eu não me importo..rsrs
      O importante é ficar como sua tia que com 96 anos bem vividos , ainda estava com uma pele de bebê!!
      É UMA DICA ESPETACULAR!!!
      Preciso compartilhar!!!
      Muito obrigada!!
      Abraços e uma noite maravilhosa!!!!

      Excluir
  3. Cara amiga,
    Por muito tempo eu tinha receio de consumir ovos. Diziam tantas coisas contra o pobre coitado. Depois começaram a aparecer novas "pesquisas" falando o contrário. Agora com essa matéria toda que você nos trouxe, então vou optar por consumi-lo sem medo. Que bom...vamos aos ovos e aos seus benefícios.
    Bjs.
    Eloy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eloy, muito obrigada pela participação amigo!
      Você Pode consumi-lo sem medo, pois a vilania do colesterol é puro mito!
      Eu consumo muito, praticamente todos os dias e é por isso que recolhi neste artigo todas as informações possíveis sobre os benefícios do consumo do ovo.
      Sempre achei-o injustiçado!! Mas agora ele está livre das maldades alheias! Não é mais bandido e sim, um lindo mocinho...rsrs
      Muito obrigada pela participação !!
      Abraços e uma excelente noite!!!!

      Excluir
  4. Ei minha amiga querida,

    Bom, o ovo pra mim é delicioso, gosto muito com arroz bem fresquinho, soltinho e com gostinho de alho, mas em se tratando de saúde sempre ouvi certas advertências quanto ao uso exagerado, mas acredito que tudo em exagero realmente faz mal. Adorei seu artigo, e as revelações benéficas que provém dele, meu pai desde de criança sempre tomou ovo cru pela manhã,"eca" rsrs, mas segundo ele é fortificante, e seu texto evidencia isto.Adorei a dica do Sérgio também, rsrs, acho que vou segui la...

    Beijos minha amiga e otima semana pra você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília, minha querida.. quer me matar de fome?
      Quando falou que adora comer ovo com arroz soltinho e ainda com aquele tradicional gostinho de alho, puxa.. meu estômago roncou...rsrs
      Pois é,sabe que o seu pai não está errado não? Eu dou a maior força para ele e ainda admito uma coisa: eu já tomei, durante muitos anos, um ovo quentinho,todos os dias!!! É só deixar ferver!!! É fortificante, como diz o seu pai!! Mas cru não, ainda é muito para mim..rsrs
      Beijos amiga, e muito obrigada!!!

      Excluir
  5. Adriana, como vai? AMO ovo; frito, mexido, cozido, enfim... E como também sou fã de massas, acabo ingerindo ovo 'involuntariamente' em várias ocasiões. E verdade seja dita, diversas vezes vemos alguma matéria falando que o alimento X é prejudicial á saúde ou aumenta os riscos de câncer. Passa um tempo e vemos o mesmo alimento sendo descrito como benéfico para anemia ou algo do tipo. Ou seja, nem dá pra sbaer quando é que a informação procede. Só sei que esse seu texto me deu fome e a essa hora da madrugada! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sérgio! Muito obrigada pela presença amigo!
      Que maravilha: poder apreciar um ovo mexido no café da manhã não tem preço não é mesmo? Fritinho também, é ma delícia com arroz!
      Pois então, fique tranquilo, pois as fontes de pesquisa de onde extrai a matéria fizeram testes seríssimos e comprovaram: o ovo faz muito bem, pois suas propriedades benéficas superam em muito o colesterol. É só não consumir dois por dia, por exemplo.
      O texto aguçou o seu apetite na madrugada? Não tem problema, aproveite para consumir uma massa com ovo no almoço! É um prato delicioso e que faz muito bem!
      Abraços e ótimo dia !!

      Excluir
  6. Olá minha querida amiga Adriana, boa noite!!!
    Que bom isso minha amiga, mais um mito desmistificado... gostei da matéria, vou poder continuar consumindo ovos sem culpa, pois adoro e utilizo com muita frequência em minha alimentação, também adoro ovo com arroz branco e cozido em saladas... Sempre ficava aquele sentimento de culpa ou medo por estar ingerindo uma grande quantidade de colesterol, agora fico mais tranquilo com as belas explicações da nutricionista Fátima Nunes e o educador físico Bruno Paulo... Parabéns pela postagem, adorei o seu trabalho nessa matéria, ficou ótima!!!
    Tenha uma linda noite e uma semana maravilhosa e abençoada!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim querido amigo Luis! Foi mais um mito que caiu por terra e todos nós podemos continuar a consumir ovos tranquilamente, pois eles só fazem bem, ao contrário do que foi dito deles, que seu consumo diário poderia acarretar problemas de saúde gravíssimos: isso não existe mais! Fato este,aliás me deixou muito contente pois sou fã do ovo quente e do ovo mexido rsrs

      Além das pesquisas realizadas pelos cientistas e relatadas na Revista Saúde e Boa forma, ainda estamos respaldados pela nutricionista Fátima Nunes que deu uma aula sobre as propriedades benéficas do ovo! Ela sabe das coisas não é mesmo?
      Já o preparador físico, pela sua própria profissão enfatizou o seu consumo entre os atletas de musculação, pois o ovo tem propriedades reconstituidoras dos músculos. Não é uma maravilha? Agora também, depois de uma corrida na praia, vou começar a consumir ovo para curar as micro-lesões e reconstruir minha massa muscular. Mas o farei com muita moderação, afinal também não podemos exagerar no consumo não é mesmo? Creio que 6 por semana considero suficiente e restaurador!!!

      Muito obrigada pela presença e participação querido amigo! Sabe muito bem como sua presença aqui é importante e sempre o recebo com muita alegria!!
      Abraços e ótima semana!!!

      Excluir
    2. Obrigado minha querida amiga, fico muito feliz com a resposta e com o carinho!!!
      Sim, tudo tem que ser dosado e consumido com moderação, caso contrário o benefício se inverte... tudo em exagero faz mal...
      Tenha uma linda e abençoada noite!!!
      Beijos e muita paz!!!

      Excluir
  7. Oi Adriana,

    quantas informações úteis e esclarecedoras.

    Eu andei por um longo tempo sem comer ovos, lógico que o ingeria em massas e outros pratos, mas, puro, deixei de comer por muito tempo,foi por rejeição natural, nada ligado a prevenção de colesterol, a minha taxa é ótima, foi mesmo por uma certa antipatia, mas já passou e novamente estou comendo sem frescuras.

    Adorei ler as suas informações completas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei querida Van!! Seja muitíssima bem-vinda aos benefícios que os ovos nos proporcionam amiga!!
      Você por um breve momento teve antipatia pelos ovos? Mas ainda bem que durou pouco não é mesmo? Agora já voltou a consumí-lo regularmente e está aproveitando de todos os maravilhosos benefícios , cores e sabores!!!
      Eu que agradeço sua participação e presença, pois é sempre muito importante para mim!!!
      Obrigada e uma ótima noite, e hoje está bem fria!!
      Que tal um ovo quente para esquentar?
      Beijos!!!

      Excluir
  8. Ola Achei interessante seu blog, muito bacana.
    Dizem que a união faz a força, por isso estou te sugerindo nos unirmos,
    Para divulgarmos nossos trabalhos...
    Confecciono abajur, arandela, Lustres e pendentes, tudo artesanal
    E estou divulgando meu trabalho.
    Já add o seu blog no meu e também estou te seguindo.
    Quando puder passa La no meu e deixa recado com seu link e add

    O link do Meu Blog é: http://www.luminariaartesanal.blogspot.com.br/

    Meu Site: http://www.luminariaartesanal.com.br

    Meu 2º link do Site: http://www.luminariasartesanais.com.br

    Contando com nossa parceria desde ja agradeço
    Luminárias Artesanais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luminária Artesanais!
      Seja muito bem-vinda ao Blog!
      Vou conhecer o seu trabalho!
      Abraços e ótima noite!

      Excluir
  9. Olá Amiga Adriana!
    Fiquei a saber, e aprendi mais um pouco sobre a importância, que passará a existir na minha alimentação, em consumir sem receio mais ovos! Sempre os adorei, mas tinha algúm receio...
    Parabéns pelas dicas, e pelo seu importante trabalho!
    Muito Obrigado!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José, bom dia amigo!
      É muito bom saber que um alimento tão gostoso e que estávamos acostumados a comer, com receio, ficou liberado agora não é mesmo?
      O ovo é fonte de vários benefícios e o melhor a fazer é aproveitá-lo!
      Eu que agradeço a sua valiosa presença aqui, muito obrigada!!
      Um grande abraço e um dia maravilhoso!!!

      Excluir
  10. Adri, passei anos e anos ouvindo que: abacate, ovos, manteiga, margarina faziam mal, não faziam mal, que eram viloes, que eram bons, etc.... sabe, como eu sempre gostei, nunca me importei. O que faço é comer com moderação. Nunca se sabe, se o Ovo Mocinho volta a ser um Vilão! rssss

    E ovos... nossa, quantas delicias podemos criar com eles!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente a sua colocação Sissym, achei o maior barato! Sabe que tem toda razão? O ovo, o abacate e a manteiga volta e meia estão sendo colocados à margem da boa alimentação e da saúde. Mas o mais incrível é que eles, de repente, ressurgem poderosos, com capa de super-heróis..rsrs
      Mas o que interessa mesmo é consumí-los com moderação, como você frisou muito bem amiga!!!
      Muito obrigada pela presença querida e eu fiquei cheia de ideias, para um novo post, baseado no seu comentário! Obrigada!!
      Um beijo!!!

      Excluir
  11. O ovo é o segundo alimento mais rico em proteínas
    Aqueles que criam os galináceos ou granjas clandestinas ,sem controle da anvisa,deve ter os cuidados de esterilizarem este alimento antes de consumí-lo- a casca pode conter bactérias maléficas ao organismo(da clara eu não sabia)!
    Desmistificando o ovo
    Adorável,magnânima Deusa Adi
    Belo post
    abraços fortes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Tutankamon! Muito obrigada por sua participação, pois realmente eu não me ative, no artigo, em que situação as granjas produtoras de ovos estão atualmente.
      Realmente existem as clandestinas e nestas as condições de saúde são precárias e os ovos estão sujeitos à contaminação pela salmonella, bactéria muito perigosa e que acarreta intoxicação alimentar levando até à morte, se não for tratada a tempo, pois enfraquece o organismo. As cascas são fonte de contaminação, com certeza,e devem ser esterilizadas. Ainda bem que a maioria das granjas no Brasil estão sujeitas a um controle rigoroso de qualidade.

      Além da sua presença real e importante, nos trouxe informações imprescindíveis amigo, muito obrigada!
      Agradeço sua participação desejo uma ótima semana!!

      Excluir
  12. Viu também é possível converter os vilões - Coraçãozinho lindo e isso se nota em tudo o que vc faz - BJKS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rui! Boa noite amigo!
      Viu só que interessante? Todos tem os dias de vilão e de mocinho...
      E agora o ovo finalmente chegou no patamar que merece!
      Muitíssimo obrigada pela participação!!!
      Abraços e boa semana!!!

      Excluir
  13. Adri, querida Anjinha!

    De ovos entendo até que bem: meu pai possui uma micro granja aqui em casa! rs
    Mas independentemente disso, houve uma época que eu era fissurada em nutrição e acompanhava tudo que tivese a ver com alimentos e seus potenciais.
    Ovos só são vilões em situações, como: comer mais de quatro por semana, alergia, vida sedentária ou tenra idade , até 1 ano de idade (como bem mostrara seu post).
    Sempre o uso, de todos os modos! Frito, cozido, em receitas, saladas, etc, estou sempre na jogada! é um exceletne alimento...
    Uma curiosidade sobre cor dos ovos é que os brancos são de galinhas brancas, ou seja, as de granja. Galinhas caseiras ou de raça (meu pai cria rhodias) são na cor vermelha, porque elas quase nunca são brancas, a não ser os galos (aliás, aqui tem uma dupla linda de galos brancos com penachos coloridos! Qualquer posto a foto deles!!!!).

    Amei o artigo!!!!
    É um alimento que devemos sempre falar dele pela sua importância na saúde!

    Beijos, amiga minha!!!!

    Mary:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Mary! Que saudades amiga! É tão bom quando vem me fazer uma visitinha!
      Sinto-me altamente prestigiada amiga, muito obrigada!!!

      Ah, então estamos diante de uma expert em ovos! Que beleza Mary, ter uma granja em casa é privilégio para poucos e fiquei até fascinada por isso! Que legal, você mesma pode recolher os ovos que as galinhas acabaram de botar, bem fresquinhos e transformá-los imediatamente em uma delícia: seja cozido, frito ou em uma deliciosa saladinha... ai deu até água na boca!

      Pois é, interessante o fato da cor das galinhas influir na cor dos ovos: isso é muito legal!
      E por favor, adoraria conhecer essa dupla linda de galos brancos com penachos coloridos... aliás você nem deve usar despertador para acordar pela manhã não é mesmo? Já tem dois naturais e que devem cantar bem cedinho..rsrs 5 da manhã?

      Um super beijo amiga e aguardo a foto dos dois galos lindos! Eles ficarão famosos!
      Até mais e uma bela noite!!

      Excluir
  14. Adriana, seja mega super bem vinda também aqui, este espaço também pode ser dividido com você, obrigada pelas palavras e carinho!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Vanda! Estou muito feliz com sua visita! Obrigada querida!
    O seu espaço, no Planeta Blogueira , é maravilhoso! Adorei!
    Poderemos interagir, dividir conhecimentos e somar amizade!
    Um grande beijo!
    Uma ótima sexta-feira!!

    ResponderExcluir
  16. É uma lenda que ovo aumenta o colesterol, crio galinhas caipiras a 3 anos no meu quintal. a 3 anos eu pesava 89 kilos, e comecei a comer ovos caipira todos os dia
    já logo que levanto coloco 3 ovos na caneca e deixo uns 5 minutos, só pra endurecer um pouco a clara, pois é mais saboroso a gema molinha, Bom hoje eu peso 58 kilos e no inicio deste ano fiz um chekaup geral, pois tenho 55 anos, e no exame de sangue constou que estou com um colesterol normal . falei para a médica que comia uma média de 3 ou mais ovos por dia, e ela pois a mão na cabeça não acreditou pois na cabeça de muitos médicos o ovo aumenta o colesterol.
    as minhas galinhas são alimentadas com milho, folhas de couve que pego no fim da feira, tomates etc. também o fato é que elas ciscam o dia inteiro comendo bichinhos da terra.
    Eu li uma reportagem, que os alimentos mais saudaveis e completo do mundo é primeiro lugar o leite materno, o segundo ovo caipira, e o terceiro agua de côco.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá aki tem tudo! Bom dia para você! Seja muito bem-vindo!
      Antes de tudo, agradeço muito a sua presença e valioso comentário!

      É bom demais que esta lenda de que o ovo faz mal esteja acabando! O ovo é um dos melhores alimentos que existem! Que maravilha que crie galinhas caipiras em seu quintal! Sinônimo de saúde e garantia de consumo de ovos fresquinhos e deliciosos! :) É por isso que você conseguiu a vitória de emagrecer e melhorar sua saúde consideravelmente! PARABÉNS AMIGO!
      Que coisa incrível sair de 89kg para 58 kg! Um verdadeiro milagre! E graças ao consumo de ovos caipiras! Nossa, sua história de vida me impressionou demais! E também graças à excelente alimentação de sua galinhas que é bastante equilibrada!
      Sabe, há muitos anos eu também consumo 1 ovo por dia e meu colesterol é normal, portanto a informação passada na mídia em geral de que o ovo aumenta o colesterol não procede mesmo!!! :)

      Então, com tantos benefícios devemos continuar a consumir o ovo com muita alegria e segurança, pois além de trazer saúde é delicioso!!!
      Agradeço sua presença e participação novamente!
      Abraços e uma semana maravilhosa!

      Excluir
  17. Ovo é show de bola, é td isto que foi comentado, eu amo comer ovo de qualquer forma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Agradeço sua presença, sua visita!
      O ovo é um alimento completo, delicioso e excelente para a saúde!
      Tudo o que de ruim que disseram, dele caiu totalmente por terra!
      O ovo agora é herói!!

      Abraços e retorne mais vezes!
      Feliz semana!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.