Subir colinas: um ótimo exercício!




Olá amigos! 

Vocês já conhecem os benefícios da prática de esportes ao ar livre! Inclusive os exercícios efetuados diretamente em contato com a natureza tem o condão, além de trabalhar os músculos, de desanuviar a cabeça, o que, por si só, constitui-se em uma grande vantagem em relação aos exercícios efetuados em ambientes fechados!


Eu sou adepta da prática em áreas livres, seja em planície, depressão ou montanha! rsrs Isso é muito interessante, pois dependendo do local que pratica esportes, a sua quantidade de gastos calóricos poderá ser intensificada. Apenas para exemplificar: uma corrida em um ambiente plano é muito mais fácil do que em um terreno acidentado, com subidas e descidas. Neste caso, o nível de exigência do organismo é muito maior, ampliando consideravelmente a queima de calorias.





Todos sabem que Montanha é um acidente geográfico. A uma seqüência de montanhas chama-se cordilheira. Uma montanha tem imponência e altitude bastante superior a uma colina, embora não exista uma altitude específica para essa diferenciação. Assim, cada autoridade no assunto assume valores convenientes, embora a montanha seja tipicamente escarpada, de grande inclinação e com sobreposição de relevos. Desse jeito:
Cadeia de Montanhas
Já o Morro também é um acidente geográfico. Entretanto, trata-se de um Monte pouco elevado sinônimo de colina e outeiro. É uma pequena elevação de terra.


Morro

Pois então, segundo a geografia, os morros ou montes são sinônimos de colina. O termo colina, ao meu ver, é mais poético, pois geralmente são bonitas e verdejantes e algumas repletas de flores. Mas isso agora não vem ao caso. Foi apenas para diferenciar o tamanho e a intensidade da prática de exercícios, seja subindo montanhas, morros ou colinas.

Colina


Apenas para exemplificar, Vale é um acidente geográfico cujo tamanho pode variar de uns poucos quilômetros quadrados a centenas ou mesmo milhares de quilômetros quadrados de área. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas. Praticar exercícios em vales é uma maravilha! Veja este abaixo, não é um sonho verdejante? Mas inacessível para muitos não é mesmo?



Pois bem, considero-me com muita sorte, pois na minha cidade posso subir montanhas ou morros, sem precisar fazer uma viagem para um lugar muito distante ou vale paradisíaco!




Na foto abaixo, de visão aérea, identifico a vocês o meu morrinho preferido. Ele se encontra entre a ilha do Boi à esquerda, no primeiro plano da foto e o imenso terreno do Shopping Vitória, à direita. Já deu para notar que a visão lá de cima é extraordinária não é? Ele é o monte rochoso bem no centro, entre as águas do mar! É esta colina que costumo subir nos finais de semana, e ficar lá de cima apreciando a paisagem, pois é muito bonita, convidativa e relaxante:





Já aqui, ele se encontra posicionado bem de frente! No dia em que eu comecei a subí-lo, existiam várias pessoas também, mas descendo pela própria rocha via rapel e usando os equipamentos de segurança necessários para isso:

Já eu prefiro escalá-lo pelo método tradicional, ou seja, a pé usando somente um par de tênis bem confortável para aderir bem ao rochedo e evitar escorregões. Também não saio de casa sem passar protetor solar e repelente para mosquitos. Geralmente subo pelo lado direito da montanha, ao lado do coqueiro direito, que é bem suave, veja só:


No começo a trilha, é bastante fácil, pois é larga e de rocha sem saliências. Aos poucos vai se tornando mais estreita, mas só lá no cume. Não oferece nenhum perigo, como podem notar! Talvez, o que seja mais perigoso pelo caminho são os insetos e formiguinhas nas moitas. Caso contrário, apenas darão de cara com belas florzinhas amarelas e plantas típicas de vegetação rasteira!!!! 

Veja as vantagens de subir um morrinho, além de ganhar uma visão extraordinária à sua volta: 

1-O treinamento feito em aclives e declives, proporciona um bom condicionamento físico, psicológico, e especialmente segurança no desempenho atlético. Atletas de fundo obtém bons resultados trabalhando em terrenos montanhosos, acidentados. Mesmo se você não for um atleta, não se preocupe! Vai adquirir experiência e melhorar o seu condicionamento físico. 

2-O peso do próprio corpo, tanto na subida como na descida, faz com que os membros inferiores recebam um trabalho de resistência localizada e este fortalecimento beneficia a performance. Sabia que uma grande gama de corredores somente corre em terreno plano, tanto em parques como em praias, criando para o corredor uma falsa ideia que esta com ótimo desempenho, quando na verdade não está? Pois bem, então a melhor maneira de você testar o seu desempenho é subir uma colina!

3- Mas preste bastante atenção: o treinamento em aclives e declives deve ser planejado minuciosamente, para desta forma evitarmos problemas de contusões. No declive principalmente, aumenta consideravelmente a possibilidade de problemas físicos como contusões nos joelhos, nas panturrilhas, tendões de calcâneo. No declive normalmente ficamos ansiosos em aumentar a velocidade e é por isso que é bom continuar sempre em um ritmo tranquilo, com bastante equilíbrio, pois tudo não passa de um passeio bem divertido! 

4-Este tipo de passeio torna-se interessante, pois fica agradável, principalmente se estivermos em um local com muito verde. Observe a vegetação, as pedras, as árvores! Tudo é um aprendizado! Subir em terrenos com aclives e declives ,sem dúvida, aumenta seus batimentos cardíacos rapidamente e por isso pausas para descanso é essencial, se possível, sob a sombra das árvores.

5-O tênis a ser usado não deve ser de solado muito alto pois no declive principalmente pode haver desequilíbrio e quedas. Os cuidados que se deve tomar com treinamentos em ladeiras é com os tendões, pois são muitos exigidos nas subidas e com a coluna nas descidas. Portanto, seja cuidadoso para não se ferir!

6-O treinamento em subir morros e ladeiras, é o famoso treino de força para quem não pode freqüentar uma academia, ou seja, puxar ferro. É por isso que sou adepta de carteirinha! E viva os exercícios realizados em meio à natureza, pois fazemos sem um pingo de sofrimento e ainda melhoramos o nosso condicionamento físico!
Subir em terreno acidentado, morros, colinas , montanhas, elevações , descidas, sugere ótimas performances. 

Excelente subida a todos, sempre acompanhando o milagre da natureza! Maravilhoso fim de semana!



Fontes de pesquisa:
Imagens: Google e arquivo pessoal

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

35 comentários:

  1. Além de saudável a visão é extraordinária !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio Carlos!
      Muito obrigada por sua presença e participação amigo!
      Saiba que a visão, lá de cima, é um espetáculo a parte!
      Eu sou fã de carteirinha de montanhas, morros e colinas (tudo é quase igual, segundo a geografia)rsrs
      Se puder e o tempo estiver agradável e propício, eu opto por subir mesmo, prefiro do que andar no plano!!!
      Abraços e muito obrigada!
      Uma ótima noite!!!

      Excluir
  2. Adriana, a melhor fase de minha vida foi quando todo dia ia e voltava 2x para e da escola de minha filha que fica ladeira acima. Olhando para ela, parece "inocente", mas... passei com nota 10 no teste ergometrico e estava magrinha! Aconselho, faz bem mesmo!

    Adri, eu sorri com "a elegancia e fofurisse do meu nome"! Olha, eu passei a curti-lo depois de 2 comentarios a respeito dele e pessoas distintas disseram a mesma coisa. Então, pensei: é isso! E adotei apaixonadamente.

    O meu dia foi maravilhoso, não poderia ser melhor!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau Sissym, minha fadinha querida!!
      Que maravilha: subir ladeiras é o exercício mais completo que existe!E ainda deixa as pernas saradonas, mesmo sem usar aqueles aparelhos e apetrechos de academia... subir colinas esculpe as pernas naturalmente, sem artifícios!!! Parabéns!!!

      Ah, desde que te conheci o seu nome me encantou de cara: no início conheci-a como menina sorriso e só depois descobri que você era uma fada! Sim, uma FADA!! Tem coisa mais linda neste mundo do que a gente poder ter uma amiga que se chama Sissym e ainda por cima ser uma fadinha? Raríssimo: eu e os demais amigos somos privilegiados em ter a sua amizade querida!!!

      Agradeço demais sua presença que sempre enche este cantinho de alegria!!
      Beijos e ótima noite!!

      Excluir
    2. Apesar de ser Fada, andei engordando! acho que me humanizei...

      Desde que parei de ir e vir à escola, mudou muito minha resistencia. Por isso mesmo eu tenho certeza absoluta o quanto aquela caminhadinha foi importante para minha saude e é para quem o faz e nem imagina os benefícios gratuitos.

      BEIJOS - salvei seu comentario... é fofo demais!

      Excluir
    3. Sissym.. imagina, você está ótima e fadas jamais engordam, só flutuam!!!
      E ainda bem que humanizou, pois assim o seu coração ficou muito mais quentinho e acolhedor!!!!!
      Muito obrigada pela presença aqui amiga, fico tão feliz com a sua doçura!!!
      Um beijo enorme e uma linda semana, que está quase acabando!!!

      Excluir
  3. Olá minha querida e adorável amiga Adriana, boa noite!!!
    Minha amiga, com certeza deve ser um excelente exercício, mas gostei mais das paisagens, são lindas... sua preferida é um encanto! Aqui em minha região não temos morros, montanhas e nem mesmo colinas, é tudo muito plano... subir aqui só mesmo em escadas... rsrsrs... Tenho contato com esse tipo de terreno quando vou visitar minhas primas na cidade de Amparo, a cidade de nosso querido amigo Tide, lá não existe nada plano, fica mais ou menos 460 km de minha cidade, lá o exercício é constante e necessário, ufa... como cansa andar naquelas bandas... a gente faz exercício andando em plena cidade. Linda postagem minha amiga, imagens encantadoras, adorei!!!
    Tenha uma linda noite e uma semana maravilhosa e abençoada!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luis, querido amigo! Obrigada pela presença!
      Sem dúvida é um exercício e tanto Luis, pois só a visão das paisagens compensa todo o esforço da subida! Na sua região não existem montanhas? Nem ao menos umas ladeirinhas menores?

      Ora, sem problemas!! É só subir escadas mesmo, mas a visão não será tão encantadora quanto ao ar livre, mas pode ter certeza que o esforço será o mesmo com bastante consumo calórico! rsrs
      Porém amigo, você tem o privilégio de visitar suas primas e subir em várias montanhas na região de Amparo! Eu não conheço mas deve ser muito bonito!! E subí-las faz bem ao corpo e à mente!
      Agradeço demais sua presença amigo querido!
      Fiquei mais feliz ainda que tenha gostado das paisagens, obrigada!!!
      desejo uma excelente noite e uma semana maravilhosa!!!
      Abraços com carinho!

      Excluir
    2. Boa noite, minha querida amiga Adriana!!!
      Eu é que agradeço minha amiga, é sempre um grande prazer passar por aqui!!!
      Não tem nem mesmo ladeirinhas, tudo muito plano... só mesmo as escadas... Já em Amparo, Águas de Lindoia, Lindóia e região é tudo muito montanhoso, lindíssimo lugar, vale a pena conhecer, fica bem próximo da divisa com Minas Gerais...
      Valeu minha amiga, fico muito feliz com o seu carinho de sempre!!!
      Tenha uma lindo dia!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
    3. Luis, bom dia amigo!
      Olha que legal, já ouvi falar muito de Águas de Lindoia e sei que é uma cidade lindíssima, cercada por montanhas. Inclusive tem uma água mineral que é daí, eu sempre tomo! Eu preciso conhecer e escalar bastante montanhas por lá também!! rsrs
      Adorei a dica! Por isso é tão bom compartilhar e ter amigos tão legais assim como você!!
      Um dia lindo! Abraços!!!

      Excluir
    4. Boa noite minha querida amiga Adriana!!!
      Você vai adorar minha amiga, aquela região é um paraíso divino, estou sempre visitando-a, tenho parentes por lá... Águas de Lindoia é lindíssima, a cidade fica entre lindas montanhas, vale a pena o passeio. Que bom que gostou, fico feliz com o carinho, valeu!!!
      Os morro de lá são bem altos, cuidado... rsrsrsrs...
      Tenha uma linda e abençoada noite!!!
      Adorei passar por aqui!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
  4. E minha amiga,

    Como esta você?

    Morros, colinas, montanhas , tudo lindo, as imagens são instigantes e a forma como descreves são convidativas . Infelizmente nunca tive oportunidade de fazer um passeio saudável deste , mas confesso que tenho muita vontade , creio que em breve , rsr..

    Beijos e uma linda noite pra você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cecília, tudo bem amiga?
      Estou ótima, obrigada por perguntar!
      Pois é, subir colinas é um dos meus passeios favoritos, e ainda por cima me exercito!
      Com certeza, quando menos imaginar, também fará um passeio assim amiga...
      Nào se preocupe, tudo sem o seu tempo e a sua montanha já está reservada!!
      E será uma bela subida, apreciando as mais lindas paisagens!!!

      Agradeço sua presença e o seu carinho!
      Deixo um beijo!!
      Boa semana!!!

      Excluir
  5. Olá!Bom dia!
    Tudo bem?
    ...nossa...e você vem falar que se sente feliz, porque "conheceu" meu blog...eu que estou MUITO FELIZ por conhecer o teu...sou adepto dos esportes,e principalmente caminhadas...é lógico, que por morar em cidade praiana, não tenho este tipo de cenário como o seu...mas, dá para fazer belas caminhadas...lindas imagens! Parabéns pela postagem!
    Obrigado pelas palavras carinhosas em meu blog!
    Muito honrado!
    ah...e por me adicionar em outras redes sociais(ferramentas q estou recém iniciando)
    Boa quarta!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felisberto! Seja muito bem-vindo amigo!
      Que ótimo ter a sua presença aqui!
      Fiquei contente em saber que também aprecia uma boa caminhada! É uma beleza para o nosso condicionamento físico e mental! Faço todos os dias quando ao chuva não me impede!

      Realmente tenho o privilégio de minha cidade estar inserida em um belo cenário de mar e montanha, isso ajuda bastante!

      Seu blog é muito bom, pois seus poemas enriquecem o nosso dia! E é óbvio que eu vou seguí-lo em todas as redes sociais por tudo isso!! Eu é que agradeço o seu carinho!!!
      Abraços amigo e um dia maravilhoso!!!

      Excluir
  6. Ótimos exercícios sim!
    e destaque para o ar puro e belas paisagens enh!
    Tenha uma ótima tarde Srta
    ...Até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela presença Dellone!
      Seja sempre muito bem-vindo!
      É verdade, as paisagens constituem-se em um espetáculo de cores e vida! Trata-se de um passeio que dá para ser repetido várias vezes!

      Agradeço sua gentileza amigo!
      E até brevíssimo!
      Abraços e ótimo dia!!!

      Excluir
  7. verdade amiga exercícios faz muito bem e belas paisagens então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha querida amiga e poetisa!
      Que bom tê-la aqui comigo passeando entre as colinas!
      Fico imaginando como deverá ficar inspirada em um lugar assim e daí sairão poesias lindíssimas, com certeza!!
      Agradeço sua presença e mais ainda, a sua participação, pois é muito importante pra mim e me deixa feliz demais!!!
      Beijos e uma excelente tarde!!

      Excluir
  8. Oi, Dricaaaa,
    Adorei esse seu passeio, super divertido, além de saudável...
    Obrigada pela visita e recadinho em meu blog... abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbie, que linda!! Você veio querida!!!
      Imagina, visitar o seu blog é uma maravilha! Só não faço mais por absoluta falta de tempo. Senão iria conferir todos os seus posts, uma vez que adoro acompanhar os seus artigos!!!
      Que bom que gostou do passeio, mas sei que aí no Rio tem montanhas e colinas lindas para dar uma subida! Mas são um tanto altas não é?
      Um beijo e muito obrigada pela presença querida!!!

      Excluir
  9. Olá, Adriana!
    Ainda não dá pra mim, mas quem sabe um dia?
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rike,tudo bem amigo? Fico muito feliz com sua presença!!!
      Mas por que que não pode subir uma colina?
      Mesmo uma bem baixinha fica difícil para você?
      Se precisar de dicas ou ajuda conte comigo!!!
      Agradeço muito o seu comentário e tenho certeza que mudará de ideia e subirá uma colina ainda!
      Abraços e um ótima noite!!!

      Excluir
  10. Que blog lindo, amiga !
    Estou te seguindo.
    Tenha uma linda noite.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cores de Zoe!
      Fico muito feliz com sua visita! Seja muito bem-vinda!!!
      Agradeço o seu comentário e aproveito para dizer que o seu blog é um show de cores! Adorei!!
      Muito obrigada pela presença!
      Abraços e ótima quinta!!!!

      Excluir
  11. Oi Adriana, que delícia morar em um lugar que possibilita fazer esse tipo de exercício....eu faço bastante caminhada,mas, o meu local é o parque bdo Ibirapuera aqui em São Paulo...abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querida Ana Lucia! Agradeço o seu carinho querida!!
      Para nós que vivenciamos a área jurídica, com tantos casos e problemas para resolver, não tem nada melhor para relaxar no final de semana, do que subir montanhas, morros, colinas!
      Eu não sei se é possível em São Paulo, creio que não. Entretanto o Parque Ibirapuera é lindo e perfeito para caminhadas, corridas e até Piqueniques ao ar livre!!! E com certeza um ótimo local para descanso!
      Muito obrigada querida, venha sempre!
      Fico muito feliz com sua presença!
      Beijos!!

      Excluir
  12. Oi, Adriana, minha amiga! Confesso que me falta coragem para fazer essas caminhadas. Sou um maldito sedentário! rs Aqui no Rj tem locais muito bons para se exercitar. Que lugares lindos são esses que vc publicou aqui! Tem sorte mesmo! Muito legal! Suas dicas são muito válidas. Beijão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio! Que bom que veio acompanhar mais esta saga de exercícios ao ar livre amigo!!
      Ora, ora.. Sabia que para sair do sedentarismo é mais fácil do que você imagina? Quando menos esperar já estará andando e correndo por aí, e se sentindo muito bem! Mas tem que dar o primeiro passo que é o segredo de tudo! Tente, principalmente se o tempo e as suas condições físicas contribuírem inicie neste final de semana! Estabeleça um compromisso consigo mesmo, ok?
      Eu realmente tenho o privilégio de ter locais lindos para praticar, mas mesmo se não tivesse, eu andaria no asfalto, na rua, em qualquer lugar que pudesse me exercitar! E você também pode, é só querer!!
      Agradeço sua visita e comentário amigo e aguardo notícias do seu desempenho neste final de semana!
      Abraços e boa quinta!!!

      Excluir
  13. Ahhh você mora no paraíso né, Dri?

    Mar e montanhas, nada mais lindo. O post está maravilhoso as imagens lindas, relaxam só de olhar, imagine então uma caminhada por aí?

    Por aqui também subimos montanhas, elas estão ao nosso redor, no quintal de casa. Fazer trekking em uma manhã ensolarada de sábado, é um dos exercícios-passeio mais prazeroso que existe, mas é para os resistentes como nós rsrs, o prêmio pela chegada ao topo é a vista de tirar o fôlego.

    Beijos, Adriana querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van, minha poetisa que ultrapassa todos os limites possíveis!!!
      Puxa, eu não sabia que você praticava trekking amiga! Que máximo!!!
      Você é forte e corajosa pois os adeptos deste esporte estão acostumados a subir montanhas altas e perigosas, mas também sobem munidos de uma série de equipamentos de segurança!

      Já eu subi um morrinho pequenininho mesmo, onde o único equipamento mais "sofisticado"é um par de tênis que não escorrega...rsrs E na manhãs de sábado lá estou eu!!! É muito bom amiga e realmente as paisagens são de tirar o fôlego!!
      Venha participar comigo!!
      Vou te esperar!!
      Muito obrigada pela companhia amiga! Sempre adoro!!
      Um beijo e ótimo final de semana!!!

      Excluir
  14. Fazer parte do vivendo a vida bem feliz é se apaixona todos os dias.Com a esperança de um mundo melhor.Lugar este aonde as pessoas ainda acreditam nas mudanças que saem de dentro para fora,nesse poder de muda que esta dentro de todos nos seres humanos.Parabéns amiga sucesso, muita paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Cintia, minha amiga querida!
      Fiquei genuinamente emocionada com suas palavras de carinho agora!!
      Puxa, muito obrigada querida!
      É tão lindo o que disse que farei um artigo especial sobre esse tema!
      Acreditar em um mundo melhor ainda é possível sim, vale a pena!
      O que importa é não nos deixarmos esmorecer pela luta diária e pelos problemas gravíssimos espalhados pelo mundo... mas ainda é possível manter a chama acesa, SEMPRE!!
      Obrigada querida,você é de uma doçura!!!
      Beijos e ótimo final de semana!!!

      Excluir
  15. O treinamento feito em aclives e declives, proporciona um bom condicionamento físico, psicológico, e especialmente segurança no desempenho atlético. Atletas de fundo obtém bons resultados trabalhando em terrenos montanhosos, acidentados. O peso do próprio corpo tanto na subida como na descida faz com que os membros inferiores recebam um trabalho de resistência localizada e este fortalecimento beneficia a performance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Alfeu! Nós somos surpreendidos pelas vantagens de se praticar atividade física a cada dia! Subir montanhas, morros e aclives é uma delas! Ficamos tão bem, exercitamos não só o corpo, mas a mente também!
      Adorei o seu comentário pois complementou sobremaneira o artigo!
      Abraços e muito obrigada!
      Excelente semana! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.