11 dicas para acabar com o estresse do trabalho:




Que  horror: Mais uma semana de trabalho vai começar! Você está com a cabeça a mil, um sem número de problemas  para resolver em casa e no trabalho, que parece que a qualquer momento vai explodir!  

Mas antes que isso efetivamente ocorra, você pode aplacar um pouquinho os malefícios provocados pelo estresse. Porém,  é bom que saiba com antecedência, que sair do expediente com a cabeça no escritório, não vai ajudar você a relaxar nem a manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Para se manter saudável emocionalmente e conseguir lidar com os problemas e alegrias que as diferentes áreas da vida trazem, é preciso deixar cada coisa em seu lugar, inclusive o estresse.

Então vamos logo às dicas da semana?


DICA 01: TIRE IMEDIATAMENTE SUA ROUPA DE TRABALHO

Quando chegar em casa, a primeira coisa que você deve fazer é se livrar de seu "uniforme corporativo". Coloque roupas em que se sinta confortável e a vontade. Mesmo em meio à  pior crise,  essa simples atitude pode fazer completa diferença para que seu cérebro entenda que é hora de relaxar.

DICA 02: SORRIA DE PROPÓSITO

Mesmo que você se sinta desanimado, procure sorrir e buscar por detalhes pelos quais pode ser grato. Isso ajuda você a mudar a disposição e humor em geral, pois substitui uma mentalidade pessimista por uma perspectiva positiva.

DICA 03-   ALONGUE-SE:

Pratique atividade física bem levinha,  como yoga e alongamento,  pois são ótimas atividades para relaxar e cuidar da saúde. Além disso, a prática de exercícios auxilia na liberação de substâncias ligadas ao prazer que aumentam a qualidade de vida.


DICA 04: DEIXE SUA CASA AROMATIZADA:

Você já entrou em uma loja de roupas que possuía um cheiro maravilhoso ou foi a um spa que trabalhava com a aromaterapia? Os aromas são menosprezados por muitas pessoas, mas podem fazer completa diferença para seu humor e disposição. Por via das dúvidas, faça o teste. Coloque aromas de lavanda, baunilha ou camomila, por exemplo, e veja as diferenças causadas por esse simples "detalhe". Os cheiros enviam um estímulo nervoso ao cérebro que mostra que você mudou de ambiente, ou seja, que não está mais no trabalho e pode relaxar por completo.









DICA 05: RESPIRE FUNDO:

Expire pela boca contando até dez e esvaziando ao máximo os pulmões. Em seguida, inspire pelo nariz, inflando bem o abdômen. Conte até cinco enquanto faz o movimento. Solte todo o ar e repita a respiração completa mais seis vezes. Além de se tranquilizar por um instante, você manda mais oxigênio para o cérebro funcionar melhor e mandar o stresse para as cucuias! A ioga é ótima para aprender a respirar corretamente!

DICA 06: OUÇA SUA MÚSICA  PREFERIDA!

Depois de compridas as tarefas da casa, que tal aumentar o nível de relaxamento escutando sua música favorita? Além de você descontrair ao máximo, vai se sentir bem, feliz e relaxado. A música toca a alma, já diziam os poetas!


DICA 07: CUIDE DE SUAS PLANTAS:

Se você aprecia plantas e tem uma coleção de belezinhas em casa, nada melhor que passar uma parte do seu tempo cuidando, podendo, regando, adubando ou simplesmente apreciando a beleza de cada uma delas. E se ainda for mais exaltado, uma conversa ao pé do ouvido com sua plantinha “conselheira” lhe renderá bastante  frutos!! Experimente Smiley piscando


DICA 08: COMA CEREAIS INTEGRAIS:

Trigo, aveia, cevada e outros grãos oferecem nutrientes indispensáveis em períodos tensos. Há desde o carboidrato até as vitaminas do complexo B, que interferem com substâncias do cérebro e trazem bem-estar. Sem falar que os integrais fornecem o magnésio, mineral que dá um basta ao nervosismo. Use e abuse! Alegre


DICA 09: FAÇA UMA CAMINHADA  SUAVE, DESPRETENSIOSA:

Um ótimo remédio natural para combater o stresse é fazer atividade física regularmente. Mas se você chegou em casa com a cabeça pegando fogo, nada melhor do que vestir uma roupa confortável, calçar seu tênis e partir para uma caminhadinha básica em qualquer lugar que quiser. Vai se sentir novinho em folha ao final do tempo da pequena aventura!


DICA 10- FAÇA UMA LEITURA AGRADÁVEL:

Uma dica de ouro para enviar o stresse para bem longe, é sem dúvida fazer uma boa leitura. Aconche-se no seu  cantinho predileto, pegue o seu livro preferido ou de cabeceira e inicie uma  viagem mágica dando adeus definitivamente ao estresse e mau-humor!


DICA 11- Energize-se nos finais de semana:

A dica que mais funciona comigo para acabar com o stresse total é sempre, nos finais de semana, passear em um jardim, em um parque, um  lugar que contenha muito  verde, flores, passarinhos, cachoeiras, mar! Enfim qualquer cantinho em que se sinta bem! Digo que é bom demais, é mágico e acaba com qualquer  tipo de preocupação, mantendo-o energizado para o início da nova semana de trabalho. Já experimentou?
Boa semana!

 Aproveite  para passear por lugares bonitos acompanhado de uma bela trilha sonora! Tenha  uma semana de trabalho sem estresse! Abraços!! 


Fonte: Dicas pessoais e Jornal A Tribuna / Imagens do Google Imagens e arquivo pessoal.

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

30 comentários:

  1. Olá amiga, de volta ao convívio normal.
    Gostei muito das dicas, é o que sempre recomendo para uma vida sem muito estresse natural da vida.
    Estou passando o seu link para a minha mulher e filhos para que leiam e se espelhem nessas boas dicas.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Lu Cidreira!
      Muito bom dia!!
      Pois é amigo, há algum tempo eu estava pesquisando algumas dicas simples que as pessoas possuíam para enfrentar bem a semana,sem preocupações ou estresse em demasia. Notei que várias delas mesclavam com as minhas, o que acabei por condensar e dispor neste artigo!

      Quem sabe poderá contribuir e auxiliar para que sua esposa e filhos possam ter uma semana melhor não é mesmo? Começando devagarinho com a prática diária, os resultados positivos chegarão em breve, tenho certeza!!
      Agradeço muito sua presença amigo!
      Deixo um abraço e desejos de uma ótima semana para você e toda a sua família! :)

      Excluir
  2. Oiii amiga linda, vc sempre nos colocando p cima, nos motivando, dando alternativas p que possamos viver melhor, vou passar muitas dessas ai p meu maridão rrrs ele tá precisando viu rsr eu tbém ando meio estressada cabelo caindo, mas prometo seguir mais a risca suas dicas, e amoooo esta musica! Bjooooss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellen, que bom que você veio dar uma conferida nas dicas querida!
      Sabe, fui aprendendo isso como tempo, quando deixei a minha vida de estressada permanente para trás! kkk É isso mesmo, já fui muito mal humorada!!

      Mas agora aquele tempo passou e farei o possível para que o estresse não me domine novamente. Essas dicas, contribuem para isso e você, juntamente com o seu marido, vão gostar de praticá-las a dois. Tentem mesmo, principalmente caminhadas tranquilas, alongamentos e logo obterão bons resultados!Tenho certeza!!!

      Um beijo grande e uma semana linda Kellen!! :)

      Excluir
  3. Dicas ótimas! Por isso esse sorrisão lindo hein amiga? :))

    Beijo, linda semana! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanda, querida!!
      Você também sempre tem dicas maravilhosas de vida amiga!
      E eu, nossa, já penei para aprender a viver realmente mais feliz...
      E uma das coisas que aprendi a fazer foi sorrir, mesmo sem motivo, mesmo que o dia não esteja lá essas coisas, um sorriso pode melhorar um pouquinho não é mesmo?

      Um super beijo e uma semana incrível!
      Obrigada por sua presença tá?

      Excluir
  4. Ai, Adriana, que dicas maravilhosas!!!
    Cheguei em casa hj tão desanimada e agora lendo seu post, botei uma música pra tocar e já vou tomar um banho e tirar essa roupa "do dia todo".
    O aromatizador eu tenho, é de alecrim. É só abrir a porta que a gente sente o cheirinho delicioso. rsrs
    Ah, ler seu texto já me animou, viu?

    Um beijão, vou molhar minha pimenteira. rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viiiva, Paty!! É isso aí querida!
      Tire imediatamente a roupa do trabalho, afinal permaneceu com ela o dia inteirinho!! Coloque um chinelinho bem macio e confortável!!

      Sinta o cheirinho do seu aromatizante de alecrim!
      Aspira e sinta que delícia!! Sabia que segundo a aromaterapia o alecrim é ótimo para mobilização da força interna para combater qualquer tipo de depressão e melhorar a relação com o mundo exterior? Isso mesmo!! E aumenta muito o bom humor em todos os integrantes da casa! Bom demais né?

      Fico tão feliz que tenha gostado do artigo e que maravilha ter uma pimenteira para espantar os maus fluídos. A pimenteira faz muito pela energia dos ambientes. Basta colocar um belo arranjo no seu cantinho predileto e pronto, toda a família estará protegida!!

      Beijos querida e uma semana maravilhosa, totalmente sem estresse!!! :)

      Excluir
  5. Olá!
    Querida Adriana
    que bom ler essas suas dicas.Se tem algo que realmente me deixa estressado é que não consigo me desligar da tomada rapidamente. Passo minutos e até horas até, pensando no trabalho. A sua primeira dica TIRE IMEDIATAMENTE SUA ROUPA DE TRABALHO , é o que faço mesmo! Não consigo ficar em casa a não ser de bermudas , regatas e chinelos.
    SORRIA DE PROPÓSITO: demais , demais. Até em horas erradas.
    ALONGUE-SE:só faço antes de caminhar ou dormir.
    DEIXE SUA CASA AROMATIZADA:sim. ((( tenho toc mania de limpeza)))
    RESPIRE FUNDO:sempre
    OUÇA SUA MÚSICA PREFERIDA: ou ler
    CUIDE DE SUAS PLANTAS:dos meus miaumigos e aumigo
    COMA CEREAIS INTEGRAIS:hummm...pouco
    FAÇA UMA CAMINHADA SUAVE, DESPRETENSIOSA:sempre...
    FAÇA UMA LEITURA AGRADÁVEL:ou música favorita
    É isso.
    Gostei da música escolhida
    Boa noite de segunda
    Bom início de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis, boa noite poeta!!
      Pois é, nota-se pelos seus versos que você sempre está muito ligado nos seus afazeres!!
      Chegar em casa e trocar a roupa por outras confortáveis é quase um mantra para acalmar amigo! Sério mesmo e pelo visto você já é adepto desta prática salutar!!

      KKKKK Você também tem o condão de nos fazer rir com suas postagens no face!!O bom humor faz parte de sua essência!!!
      Você também tem toc amigo? Veja só, também sofri um tempo com isso e agora já estou relaxando mais.. Mais antes eu vivia com um paninho um vasilhame de álcool pela casa: um perigo né: rsrs
      Sei que você tem um companheiro felino para brincar!! Além se sua sobrinha Nina, lá do Japão! Ah, até já enviei um vídeo lindo para a Sandra! Tomara que ela goste das flores e da canção!! :))))

      Amigo, agradeço muito sua presença maravilhosa!
      E vamos prosseguir na semana, totalmente sem estresse!!
      Abraços!!

      Excluir
  6. Olá Srta! Estou encantado com o seu sorriso e blog! Parabéns e que a luz seja sempre o caminho! abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ives, seja muito bem -vindo ao Vivendo a Vida Bem Feliz!
      Fiquei muito feliz que tenha vindo conhecer o blog, obrigada por sua atenção!

      Seu espaço é muito bonito, gostei igualmente muito de conhecer!!
      Agradeço as felicitações e convido para retornar, assim que puder !
      Abraços e uma semana maravilhosa!

      Excluir
  7. Oiiiii amiga
    Descobri o segredo do seu lindo sorriso,segue essas dicas a risca né amiga,adorei essas excelentes dicas,tudo para o bem de todos,essa é nossa amiga sempre nos ensinando como viver nossa vida beeeem feliz!!!
    Bjusss querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mauro, que bom que esteja aqui amigo!!
      Ah, imagina!! O sorriso já sai naturalmente, desde que comecei a utilizar destas técnicas salutares..rsrs

      Que bom que gostou das dicas, você está precisando de relaxar um pouco também ao chegar do trabalho?
      Com certeza não, pois você tem um humor invejável e excelente alto astral amigão!!
      Abraços com carinho e obrigada pela presença!
      Saiba que gostei muito!
      Tenha uma excelente seman!

      Excluir
  8. Boas dicas!! e com grande eficácia também!!
    Uma dica é fazer Quiropraxia também!! Conhece?
    Atenciosamente;
    Dr. Fabio Corsini Motta -
    Quiropraxia Clínica – Escolha Quiropraxia e Viva bem
    http://quiropraxiaclinica.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio! Seja muito bem-vindo ao Vivendo a Vida bem Feliz!
      São dicas bem simples, bem do dia a dia mesmo, mas que podem contribuir para o alívio do estresse!
      Pequenas caminhadas, alongamentos e realização de atividades que fazemos com prazer, podem relaxar e deixar a pessoa em paz!

      Ah, eu fui até o seu blog conhecer a Quiropraxia e achei realmente muito legal mesmo! Eu não conhecia o instituto e parabenizo pelo seu trabalho, desejando muito sucesso!
      Aproveito e deixo um abraço!
      Tenha uma ótima semana!

      Excluir
  9. Os chamados fatores estressores são muitos: carga excessiva de trabalho, longas jornadas, excesso de responsabilidades, excesso de demandas, falta de igualdade, hierarquia rígida, repressora ou autoritária, relações tensas, falta de autonomia, dificuldades de ascensão na carreira, ausência de um sistema de recompensa, conflito de papéis, ambiguidade de tarefas, e assim por diante.Temos, todos nós, trabalhadores, líderes e gestores, que investir na transformação e prevenção desta triste realidade de uma sociedade cada vez mais doente por consequência do stress do trabalho. A razão pode ser financeira ou humana, individual ou coletiva, empresarial ou social. Tanto faz. Mas é preciso sempre priorizar e agir de forma que todos estejam sempre interessados em construir uma sociedade mais saudável, produtiva e equilibrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alfeu, como você está, tudo bem?
      Bem, eu na verdade sem mencionei detalhadamente os fatores que provocam o estresse no trabalho, mas apenas as medidas mais simples e de fácil acesso para poder controlar o problema e evitar o estresse em demasia e assim, deixar a vida mais leve e via de consequência, mais feliz!

      Os demais requisitos que você mencionou, já são problemas sérios da atividade laboral em si e as demais instituições, como a Justiça do Trabalho que deve priorizar e criar um ambiente de trabalho humanizado, seguro, saudável e promover o bem-estar, a satisfação e a motivação das pessoas em si.

      Agradeço muito a sua participação e por trazer questões muito importantes! Abraços e uma excelente semana!!

      Excluir
  10. Oi Adriana!!!

    ❀✽.¸¸.•*`*
    Dicas importantítissimas, se todos seguissem-as não teriam tanto estresse... eu adoro fazer tudo o que você mencionou nos 11 itens, faz muito bem mesmo trazendo realmente felicidade e bem-estar para mente e todo o organismo!!!Lindo post e incentivador!!!
    Uma feliz semana!!!
    Bjs :)
    ❀✽.¸¸.•*`*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Bia, boa tarde!!
      Ah, mas que bom que você também já tem as suas maneiras de controlar o estresse do dia a dia não é mesmo?
      Na verdade, todos nós já devemos ter uma lista pessoal, cujas modificações e alterações de um para o outro devem ser mínimas. A maioria das atividades é coincidente exatamente por causar um maior bem-estar e por serem bem simples de praticar!

      Eu que agradeço sua presença tão bela amiga!
      Uma semana maravilhosa para você também!! Beijos!! :)))))

      Excluir
  11. Amiga querida! Muito obrigada pelo carinho e pela preocupação! Parabéns pelo post muito bem elaborado e com dicas importantíssimas! Uma abençoada semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, olá que surpresa maravilhosa você aqui!!
      Ah, eu sempre dava uma olhadinha em seu cantinho para saber se tudo já tinha voltado ao normal e fiquei feliz da vida quando você retornou com toda a garra novamente, preparando artigos belíssimos!

      Quanto ao post do dia são medidas singelas para combater o estresse provocado pelo trabalho se bem que hoje, um os fatores, a meu ver que está mais provocando chateação nas pessoas é a ida e a volta ao trabalho. O trânsito está impraticável, sempre congestionado em várias cidades brasileiras e isso irrita demais não é? Tempo precioso para o lazer da pessoa se perde inutilmente no trânsito.Bem, mas essa é outra história bem longa.... rsrs

      Querida, muito obrigada por sua participação tá?
      Fique bem e tenha uma semana maravilhosa!

      Excluir
  12. Oi, Adriana! Adorei as suas dicas para uma vida menos estressante! Foi graças ao acúmulo de pressões no trabalho que optei pelo SOHO (small office, home office)! Hehehe! Ainda assim, acho importantíssimo dedicar uma parte do dia às atividades que você tão bem elencou. Sou suspeito para falar, mas coloco as plantinhas em primeiro lugar! Também gosto muito do seu método, do passeio em um jardim ou parque. Muito obrigado por compartilhar informações tão importantes. Parabéns pelo post!

    Um grande abraço e uma ótima noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio, boa noite querido amigo!
      Que ideia brilhante, eu não conhecia esse conceito de SOHO! Veja só que ótimo!
      Eu também tenho um MME pequeno em casa ( mini-micro -escritório) rsrs ....

      Mas sabe que é uma ótima saída, no trânsito de hoje, poder trabalhar em casa ou pelo menos, bem perto de casa?
      Um dos motivos do estresse diário é a ida e a volta do trabalho para casa. Milhares de carros, vias totalmente congestionadas deixam qualquer um louco!!!
      Ah, mas nada melhor do que chegar ou estar em casa e apreciar a beleza das plantinhas lindas que você cuidadosamente rega e observa não é? É uma das coisas que mais tira o estresse acumulado!

      Amigo, eu que tenho que agradecer a sua presença! Neste artigo eu queria mesmo que viesse para constatar como é uma verdadeira terapia cuidar das plantas com carinho!!
      Mas é claro que disso você já sabia há muito tempo!! :)
      Abraços e excelente semana!

      Excluir

  13. Olá Adriana,

    As dicas são excelentes. Algumas eu já tive oportunidade de testar, como fazer exercícios de yoga, alongamentos, exercícios respiratórios, ouvir música e uma boa leitura. Voltei a fazer pilates , mas ainda estou em falta com as caminhadas, que me fazem um bem enorme. Uma dica muito importante que você citou é "buscar por detalhes pelos quais pode ser grato". Isto ajuda a valorizar tudo que de bom que já recebemos da vida e nos dá alento para aceitar o cansaço sem reclamar.

    Muita linda e proveitosa a postagem.

    Adorei a música.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera, bom dia querida!!

      Que ótimo que seja praticante da yoga! É um exercício maravilhoso! Na verdade é um super alongamento que relaxa e dá muito equilíbrio e vigor!
      Pilates deve ser excelente também, ainda não testei pois sou adepta das caminhadas longas..rsrs
      Mas eu ainda vou conhecer pilates com detalhes!! :)

      Pois é amiga, o dia é composto de muitos momentos! Bons e outros nem tantos! E relembrar os momentos bons é um ótimo exercício mental de relaxamento para a mente. Não tem aqueles momentos que nos pegamos rindo sozinhas? rsrs É assim mesmo, bom demais fazer isso todos os dias! Uma espécie de auto-análise de como foi o nosso dia e agradecer por ele, por tudo o que aconteceu!! :)

      Eu fiquei feliz demais que tenha vindo aqui Vera!
      Sabe que sua presença sempre é muito importante para mim!
      Agradeço de coração!!
      E já aproveito para desejar um final de semana maravilhoso!!
      Beijos!!

      Excluir
  14. Adriana, adorei as dicas. É inevitável, sempre há estresse no trabalho, nas obrigações e até mesmo na falta delas. Um das dicas eu sempre faço: cuidar das plantas. Mas confesso que muitas vezes me estresso quando noto a presença de pragas as destruindo... Aí nem ajuda mt.. rs Bjssss e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio, tudo bem amigo! Bom dia!
      Pois é, impossível escapar desde mal do século: o estresse!
      Temos que nos desdobrar em mil para dar conta de tantas obrigações e se não tivermos um tempo só para nós, ou enlouquecemos mentalmente ou adoecemos fisicamente...

      É por isso que é tão importante uma paradinha, um momento de relaxamento...
      Mas não se estresse com as pragas de suas plantinhas, é assim mesmo. Eu até desisti do meu jardinzinho completo, pois quando elas surgiram, não pude controlar. Coloquei o remédio nas plantinhas, mas foram-se as pragas e a florzinha também :( snif..
      Agora cuido de uma única plantinha e apenas ela já me deixa muito feliz!
      É resistente a pragas: comprei um cacto...kkkkk Só assim amigo!!

      Abraços e um final de semana espetacular para você!!

      Excluir
  15. Olà, Helena

    Além de todas estas dicas imprecendiveis, você esqueceu de uma bem eficaz, ver um bom filme :) comigo funciona a 100% kk .
    Adoro entrar em casa e sentir uma boa brisa .
    Tenha 3 bonsais que todos os dias me dão trabalho é a minha planta preferida, se é que se pode chamar o bonsai de planta :)
    Agora os alongamentos é apenas quando acordo, a preguiça é tanta de sair da cama que sò mesmo com alongamentos consigo sair :)

    Bela escolha musical, adoro demais este tema ;)

    Bjs e um sorriso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que coisa boa Live! Hoje a sua viagem atravessando o atlântico rendeu!!
      E quem ficou feliz fui eu, é claro, com a sua maravilhosa companhia!! :)))

      E não é que você tem toda a razão? Esqueci-me de uma dica incrível que é ver um bom filme!! Acho que vou fazer um pequeno acréscimo post! Tem cada filmão que nos deixa entusiasmados e nos faz esquecer qualquer aborrecimento do dia!! :) Puxa, como fui me esquecer? Mas ainda bem que tenho amigos sagazes que me lembram não é?...rsrs

      Bonsais? Uauu eu acho fantástico os bonsais! Também queria ter um! É uma energia vital maravilhosa que o bonsai transmite!! E com trés então,sua casa fica protegida! Mas dá um trabalho danado cuidar deles não é? Pois precisa de técnicas e adubos especiais: afinal são árvores de verdade, só que em miniaturas!! É realmente incrível!!!
      A música que encerra o artigo é uma das minhas prediletas do Jason Mraz! Ele está com uma nova tocando direito aqui no Brasil por ser tema de novela. Mas eu já a conhecia bem antes da novela! É linda também!!
      Aqui vai o link: http://youtu.be/bcQwIxRcaYs!! Você já conhecia?

      Agradeço muito, muito mesmo sua participação amigo!
      Eu sei que é como na canção acima: você um dai sempre volta!!:)
      Abraços e muitos sorrisos também!! :)))))))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.