Você conhece a NÃO DIETA dos franceses?





A  Não Dieta dos franceses

Olá, hoje já vou entrando direto no assunto para você poder se alimentar muito bem, sem correr o risco de engordar. E quem fala sobre esse tema  tão palpitante é  o Dr. Will Clower, autor de "A não-dieta dos franceses", obra lançada  pela editora Campus.  Will é  médico neurofisiologista e desenvolveu, durante sua estada de dois anos no Institute of Cognitive Science, em Lyon, na França, um plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta e, ainda assim, emagrecer com saúde, como os franceses. 



"Descobri que os franceses violam todas as regras alimentares que estipulamos para nós. E, apesar de seus cremes, queijos, manteigas e pães, a taxa de obesidade na França é de apenas 11,3% da população, segundo pesquisa realizada em 2005 pela Internacional Obesity Task Force. O programa de emagrecimento saudável é baseado em quatro grandes princípios básicos: comer alimentos de verdade, aprender a comer, reduzir a quantidade de comida e ser ativo, sem necessariamente se exercitar", explica no livro. 

"Em uma volta pelo supermercado fiquei impressionado com os laticínios... Onde estavam os produtos lights?" 


Segundo o médico, estamos inundados de alimentos artificiais - açúcares sintéticos, gorduras sintéticas e produtos alimentícios artificiais. Falta-nos reaprender o que é comida de verdade, já que é a ingestão dela que proporciona ao corpo a nutrição na forma de que ele necessita. Clower afirma que, em vez de estimular a ingestão de novas substâncias químicas para enganar o organismo, o programa mostra porque alimentos de verdade funcionam em favor do corpo. 


"Temos que reaprender o que é comida de verdade. Alimentos de verdade são os produtos naturais, que podem ser encontrados em um texto de biologia e que normalmente fazem parte da cadeia alimentar. Refrigerantes não dão em árvore, margarina é uma invenção, e os corantes, conservantes e estabilizantes, que aumentam a vida do produto, não foram feitos para o nosso corpo", defende. 


Em sua observação dos costumes alimentares franceses, o médico descobriu que os franceses não comem alimentos processados, não evitam gorduras, chocolates e nem carboidratos, não tomam suplementos alimentares, não se abstêm do vinho no almoço e no jantar e não comem com pressa. Ao adotar os hábitos franceses, ele e a mulher emagreceram onze e cinco quilos, respectivamente. 

Entre outras dicas, Clower prescreve uma limpa na despensa e na geladeira, com o auxílio de que se deve ter em casa, fala sobre os benefícios do vinho, com moderação, é claro; da importância de se passar mais tempo à mesa, usufruindo do sabor da comida e de como isso auxilia a diminuir o tamanho das porções, e da necessidade de se manter ativo. 

Os resultados, garante ele, surgem em seguida. 

Plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta!!!! 


1 - Comer devagar. Comer muito rápido faz comer mais. O estômago demora cerca de 20 minutos para mandar um sinal para o cérebro. Comendo devagar, o cérebro tem tempo de receber a mensagem de que seu corpo está satisfeito. 

2 - Garfadas menores.. O paladar está na superfície da língua. Se a sua boca está cheia de comida, você nem sente o gosto. 

3 - Concentre-se na comida. Comer em frente à TV ou no carro faz o momento se tornar irrelevante. A falta de atenção faz com que se coma demais. 

4 - Apóie o garfo no prato. Se ainda tem comida na sua boca, coloque o garfo no prato. Não o encha novamente até que tenha engolido. 

5 - Sirva a comida em pratos pequenos. Isso resolve dois problemas de uma só vez: o de lavar a louça e o fato de você comer com os olhos. 

6 - Comida sem gordura engorda! Comidas sem gordura não satisfazem e contêm mais açúcares. 

7 - Se não for comida, não coma. Nosso corpo sabe o que é comida de verdade: carnes, frutas, verduras. Invenções como coca-cola causam problemas de saúde e de sobrepeso. 



8 - Coma em etapasComa a salada primeiro. Isso ajuda a ganhar tempo à mesa e previne que você coma rápido e em grande quantidade. 

9 - Gordura é necessária na dieta. Seu corpo e cérebro necessitam de gordura para serem saudáveis. Você come uma quantia normal de gordura quando come alimentos de verdade, como manteiga, azeite, ovos, castanhas e queijos. 


10 - Alta qualidade da comida leva a comer menos quantidade.

Alimentos que se deve ter sempre em casa 
Peixes (salmão, sardinha, atum) 
Grãos (granola, aveia, arroz) 
Hortaliças (feijões, cebola, batata, abóbora, tomate) 
Óleos e vinagres (azeite de oliva, óleo 100% vegetal, vinagre) 

Produtos de padaria (farinha, ervas, temperos, açúcar branco ou mascavo(melhor!), pimenta, sal (se marinho, melhor!) 

Lanches (frutas desidratadas, biscoitos não-hidrogenados, nozes, castanhas, azeitona) 

Condimentos (mostarda, maionese de verdade(essa pode!)) 

Lacticínios (manteiga, queijo, ovos, leite, iogurte

Bebidas (Água, café, chás, cerveja, suco de fruta,vinho)

Assunto de extrema importância: 

 O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ BEBE UM REFRIGERANTE 

Base:  uma lata padrão 

Primeiros 10 minutos: 
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto. 

20 minutos: 

O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. 
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura

(É muito para este momento em particular.) 


40 minutos: 

A absorção de cafeína está completa. 

Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente.  Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras. 


45 minutos: 
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo.  (Fisicamente, funciona como com a heroína.) 

50 minutos: 
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.  As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.

60 minutos:

As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. 
Agora é garantido que colocará para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam. Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar.  Ficará irritadiço. 
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo. 

Pensem nisso amigos! Comer bem não engorda, é só mudar os alimentos que costuma ingerir. Evite, sobretudo,  beber refrigerantes! Prefira sucos naturais e água, que é a melhor bebida do  mundo! 
 Seu corpo e sua saúde  agradecem! :)))

 Fontes: Globo.com- a não dieta dos franceses  e  imagens do google imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

26 comentários:

  1. Amiga!!! Post super hiper mega importante!!
    Com certeza a má alimentação trás tantos problemas para a nossa saúde.
    Fiquei passada como age os refrigerantes! Fora refri!!!!!!


    beijo amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanda, querida! Bom dia! :))
      Nossa, a não dieta dos franceses muito me interessou amiga, pois ensina de uma maneira simples, como comer bem sem que tenhamos de nos privar de tantos alimentos gostosos..rsrs

      Mas o que realmente mais chamou a atenção, foi como o refrigerante atua em nosso organismo. Seus efeitos são,eu diria, catastróficos para o nosso corpo. Provoca uma série de reações químicas inacreditáveis. Eu confesso que me assustei e agora parei com isso mesmo...rsrs Água, água, terra planeta água é a minha música preferida e também a minha bebida predileta de todos os tempos!!! :)))

      Beijos amiga e muito obrigada pela presença!!
      Tenha uma semana maravilhosa,com muita saúde e disposição!!

      Excluir
  2. Pois é nós brasileiros devemos seguir orientações desse tipo, já é alta a incidência de obesos em nosso país.
    Dicas perfeitas e orientação digna de se seguir.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu Cidreira, muito boa tarde amigo!
      Incríveis as sugestões dos franceses não é mesmo?

      E pode reparar que eles possuem baixo índice de obesidade na população! Realmente é a alimentação muito mais saudável e correta!
      Já aqui no Brasil, ao contrário, os números das pessoas fora de forma e das crianças vem crescendo assustadoramente. Culpa do alto consumo dos alimentos industrializados, tais como os embutidos e dos refrigerantes.

      Muito obrigada pela presença amigo!
      Cuidar da saúde é muito importante, precisamos nos cuidar!
      Abraços e uma semana maravilhosa! :)

      Excluir
  3. Oi Adriana!
    Surpreendente teu post, gostei muito de saber da não dieta dos franceses; que eles adotam uma alimentação saudável, isso é saber alimentar-se com sabedoria! Nós brasileiros devemos seguir esse exemplo, e creio que para isso falta, inicialmente, uma mudança de mente. Obrigada por compartilhar, amiga!

    Um grande abraço e felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, minha querida amiga!
      Eu também fiquei impressionada com a versatilidade dos franceses sabe?
      Eles comem de tudo, não dispensam carnes, ovos, pães, manteiga... e mesmo assim, mantém a saúde impecável!

      O segredo é comer com vagar, sem pressa, aproveitando cada garfada e respirando! Evitar alimentos industrializados e condimentados. Esquecer dos refrigerantes! É só mudar um pouquinho que as coisas se encaixam para muito melhor!

      Adorei sua participação querida! Muito obrigada pelo carinho!
      Desejo uma semana maravilhosa, de muita paz!
      Beijos!!

      Excluir
  4. Olá
    Boa noite
    Querida amiga Adriana
    li atentamente o que os franceses "recomendam", nem vou comentar nada...
    Hoje só vim para agradecer
    Receba em seu coração todo o meu carinho!
    Obrigado
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felisberto, meu querido amigo!
      Estou surpresa pelo fato de vir aqui até mesmo convalescente!
      Você precisa descansar viu?
      Com a saúde tem que ter o máximo de cuidado!

      Tem que fazer como os franceses, se alimentar com o mais vagar possível, sem se preocupar demais com as tarefas do dia e o intenso trabalho! A sua saúde agradece! :)
      Eu que agradeço o seu carinho e a sua disposição em vir aqui poeta!
      Beijos e se cuida muito nesta semana!!!

      Excluir
  5. Oi, Adriana! Que interessante, adorei esta matéria. Lembrei-me da dieta do Mediterrâneo que você publicou há algum tempo. De fato, aprendemos muito ao estudar estes hábitos alimentares de outros países.

    Fiquei muito surpreso com o fato de uma 'não dieta' trazer tantos benefícios. Sou louco por creme de leite e manteiga, tão presentes na culinária francesa.

    Por outro lado, confesso que adoro me entupir de 'não alimentos', aquelas coisas artificiais e processadas que tanto fazem mal...

    Foi muito bom ler seu artigo, para aprender e refletir sobre nossos hábitos alimentares. Muito obrigado por compartilhar estas informações!

    Um grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sergio, é verdade amigo!
      Tenho uma certa compulsão em pesquisar dietas..rsrs

      A mediterrânea postei há pouco tempo e já venho com uma francesa não é? rsrs Mas como você disse: é bastante interessante a gente aprender o que os demais países tem de bom neste quesito para nos auxiliar!
      Se eles já tem experiência e estudo neste sentido, porque não usufruir destes conhecimentos para o nosso próprio bem não é mesmo?

      Eu adorei essa não dieta pois podemos comer quase tudo! É só comer bem devagarinho, sem estresse, que tudo fica bem! :)
      Mas quanto aos refrigerantes, cortei de vez! Não quero fabricar uma bomba-relógio no meu estômago..kkkk

      Amigo, eu que agradeço sua presença e sua participação querido!
      Obrigada pela gentileza de sempre!!
      Abraços e uma semana maravilhosa!

      Excluir
  6. olá Adriana.
    Muito bom e o refrigerante então nos alerta,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Bernadete, tudo bem amiga?
      Preparada para o feriado?
      Descanse bastante, fique muito bem...
      E modere no refrigerante né? Que tal um suquinho ou água de coco?
      Muito mais saudável e a nossa saúde agradece!!

      Um grande beijo minha querida e tenha um feriado e final de semana mais do que maravilhoso! Se cuida!! :))))

      Excluir
  7. Mais uma boa dica, Adriana. Grande parte das dicas eu já conhecia, mas nunca tinha ouvido falar desse termo "não dieta". Quanto ao refrigerante, nem me preocupo: não tomo mesmo. rs Já sobre comer sem ver tv fica difícil pra mim, vc sabe. rsrs Mas adorei a postagem. Muito interessante Beijão e boa quinta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sérgio, muito obrigada por sua presença em um super feriado amigo!

      Sabe, eu estou sempre pesquisando determinadas espécies de dietas que não sejam tão rigorosas e esse termo "Não Dieta"foi bastante interessante, pois realmente a pessoa se concentra mais na maneira e no tempo de consumir os alimentos, do que propriamente com a quantidade de comida. Na verdade, nem chega a ser uma dieta e resolve muito. Os franceses permanecem magro, não é mesmo? rsrs

      É verdade amigo, fica difícil você comer tranquilamente sem estar assistindo tv, mas ainda bem que você há muito já se absteve do refrigerante. Seu organismo está desintoxicado e sua saúde muito bem!!! :))))) Bom demais!!!!

      Sérgio, adorei sua presença!
      Desejo um feriado maravilhoso, de muito descanso e diversão
      Beijos e excelente dia!!!

      Excluir
  8. Olà, Helena

    Esse Dr. Will Clower, não anda fazendo seus trabalhos de casa como deve :)
    O sindicato ao consumidor, francês, revelou o ano passado que, ver televisão durante as refeições não prejudica em nada no desenvolvimento da dita alimentação, mas também refere que sim, que pode afetar aqueles com tendências no abuso alimentar é tudo uma questão de prudência .
    Outro ponto que o Dr.Will não falou e muito importânte, os franceses ingeram demasiada coca-cola, deve ser a bebida mais consumida aqui em França e em muitos casos às refeições .
    Tudo o resto ele tem nota 10 :)

    Eu sempre afirmei isso e aqui està a prova, comer muito não engorda desde que saiba comer .
    Eu por exemplo, como tão devagar que as vezes consigo fazer a digestão mesmo antes de terminar a refeição kkkkkkkk isto sim é o cumulo da rapidez kkkkkk .
    Agora me deu desejo de um bom churrasco à portuguesa :))

    Parabéns amiga, mais um excelente poste e muito importânte para o bem de todos se o seguir-mos à francesa ;)

    Ps: Amanhã, sexta,temos festa com direito a musica interpretada pelo Live ;)

    Beijinhos, en francaise c'est Bisous et bonne nuit :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Live, estou em pleno feriado aqui no Brasil e fico tão feliz que tenha vindo tecer suas considerações sobre a não dieta dos franceses! Que incrível!

      Afinal, você está aí muito perto deles e sabe como ninguém o que realmente acontece! Sua complementação foi formidável e agradeço muito por seu empenho em explicar a realidade vivenciada na prática!

      Mas o que percebo mesmo, é que tudo deve ser feito com bastante cautela, inclusive as refeições! Nada de engolir tudo apressadamente..rsrs Sou como você amigo, demoro tanto na refeição no ato da mastigação que sou quase sempre a última a deixar a mesa. Para mim, a hora da refeição é sagrada, seja em família ou com os colegas de trabalho: tudo tem que ser tranquilo e moderado! :)))

      Pois é, o caso dos refrigerantes é alarmante! Não podemos negar que é muito gostoso e eu nem sabia que os franceses ingeriam tanta coca-cola ..rsrs Inacreditável como conseguem se manter magros mesmo assim! Coisas que a ciência não explica....

      Hoje tem festa lá no seu cantinho? Êba, é óbvio que vou pegar o meu barquinho e ir correndo atravessar o Atlântico! Deve estar chic demais amigo! Muito obrigada por me convidar!Logo estarei lá! :)

      Agradeço também os beijinhos em francês...rsrsrs
      Até na hora de se despedir você é muito glamouroso amigo! Adorei!
      Beijinhos ( em português mesmo) e um maravilhoso final de semana Live!! :))) Thau!!

      Excluir
  9. Bom dia, minha querida amiga Adriana!!!
    Excelente postagem minha querida amiga, muito útil para muitos, adorei!!!
    Hoje a maioria das pessoas passaram a se alimentar com os alimentos prontos, processados e saturados, cheios de porcarias que fazem muito mal para a saúde, é a facilidade em detrimento à qualidade... Com isso, muitos precisam se reeducar no que se refere à boa e sadia alimentação, quem agradece é o corpo, que passa a ter uma vida saudável e balanceada.
    Eu não preciso desta reeducação, pois há muito já faço esse tipo de alimentação usando os alimentos de verdade, não faço uso de refrigerantes, somente esporadicamente em festas e as vezes aos domingos, mas sempre dou preferencia a sucos naturais... Com essa alimentação sadia o corpo não sofre e a saúde agradece, a gente raramente fica doente e não engorda...
    Adorei essa postagem minha querida amiga, essa é de utilidade pública, parabéns!!!
    Tenha um maravilhoso, feliz e abençoado final de semana!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu maravilhoso amigo Luis!
      Como é bom tudo ter voltado ao normal com a sua presença por aqui!

      Pois é, pesquiso bastante sobre determinados tipos de dietas e alimentação. Mas sabe amigo, você tem toda a razão!
      O ato de se alimentar bem é muito simples! É só descartar o que não é processado e preferir alimentos "vivos", naturais! Apenas nisso já damos um passo grande na saúde!
      Sabe, quanto mais vejo os tipos de dieta, mas percebo que tudo se resumo em um único ponto, não importa o nome que tenha: na qualidade dos alimentos e na moderação do consumo! Creia que esse seja o segredo de uma vida mais saudável e produtiva!
      Mas tudo o que for agregar em benefícios à nossa saúde, estarei sempre pesquisando para postar aqui... não vou desanimar tão cedo..rsrsrsrsr

      Um grande abraço amigo, cuide-se bem, aproveite o feriado para descansar e comer muitas frutas e alimentos saudáveis, sempre praticando um pouquinho de exercícios, mesmo que esteja frio..rsrsrs
      Tenha uma maravilhoso final de semana!!! :))))

      Excluir
    2. Oi, minha querida e maravilhosa amiga Adriana!!!
      Pois é minha querida amiga, a comida trivial da vovó e da mamãe é que são os verdadeiros alimentos, pena que muitos abdicaram a isso e passaram a consumir outro tipo de alimento, não tão saudável e alguns muito prejudiciais... É isso mesmo minha amiga, a receita é simples, carnes frescas, grãos, massas, frutas e legumes, tudo natural, assim como se usava antigamente...
      Faz muito bem, essas coisas todos precisam saber, é sempre tempo de mudar... e as dicas ajudam muito a todos.
      Obrigado minha querida amiga, tenha também um final de semana feliz e abençoado!!!
      Abraços com carinho e muita paz! :)))))

      Excluir
    3. Luis,agradeço demais o seu extremo carinho amigo!
      São tantas espécies e tipos de dietas existentes, mas devemos seguir a que nos faz mais bem e mais feliz!
      Os segredos das comidinhas da vovó é que são as melhores..rsrsrs
      E deliciosas também!! :)))
      O importante é manter-se saudável com alimentos naturais de verdade!
      Abandonar de vez os alimentos processados que contém muito sódio, açúcar e gordura saturada!
      Um super abraço amigo!
      Tenha um fim de semana muito tranquilo e igualmente abençoado!!
      Obrigada sempre!!! :))

      Excluir
  10. Oi, Adriana! Nossa, as informações sobre o refrigerante são impressionantes, uma verdadeira bomba para o organismo! Já há algum tempo consumo doses bem reduzidas do produto e somente em ocasiões especiais.
    Se há algo que eu gostaria de mudar é meu hábito de comer depressa...sei que não faz bem ao organismo. Mas ainda chego lá!
    Ótimas dicas, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, boa tarde minha querida!

      Olha, antes preciso agradecer e dizer que aquela receita de frango arrepiado que você compartilhou conosco em seu blog foi um sucesso absoluto amiga!
      Eu aproveitei o feriado para preparar e todos daqui de casa amaram!
      Aquela sim é uma receita saudável e deliciosa, nossa! :)))

      Bia, eu fiquei tão impressionada com as consequências de se tomar refrigerante que traumatizei..rsrs Não posso negar que é uma delícia uma coca-cola com gelo e limão. Eu adorava! Mas agora, a palavra é cautela..rsrs Reduzi e praticamente aboli o consumo!!
      Quanto a se alimentar depressa, aconselho a diminui o ritmo, mesmo que seja difícil no início... É muito melhor quando a gente de dedica de corpo e alma a uma boa alimentação com tranquilidade! Viramos outra, sério mesmo! E é claro que você chega lá e com muito orgulho!!

      Muitos beijos e um final de semana maravilhoso para você tá? :)))

      Excluir
  11. Oi Adriana,
    Muito interessante o post.Sabe eu quero e tenho que emagrecer,mas confesso que tá bem difícil,às vezes eu até consigo perder uns 2kg,mas depois volta tudo e não me adapto a academia.
    E vc segue alguma dieta específica?!
    E o refrigerante,nossa a gente bebe e acha tão normal,mas olha só o que ele faz.
    Adorei passar por aqui,bom fim de semana,beijo =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Suelen! Quanto tempo querida!
      Estava com saudades!! Que bom que veio! :)))

      Amiga, eu não sou adepta de academia: também não consegui me adaptar a praticar atividade física em um ambiente fechado, mais preso! É muito melhor fazer exercícios em ambientes ao ar livre!
      Caminhadas matutinas resolvem isso bem!! :) Pode ter certeza amiga!

      Quanto às dietas, não sigo nenhuma em especial! Mas durante a semana seguro a boca e só me alimento de verduras, frutas, arroz com feijão, carne e peixe! E só bebo água!!!
      Nos fins de semana como pizza, cachorro-quente, salgadinhos e outras porcarias também..hehehe
      Afinal a gente não pode passar pela vida sem se alimentar das coisas gostosas, mesmo que não faça muito bem para a saúde né? O segredo são as caminhadas diárias, de domingo a domingo! Eu não tenho nenhum dia de descanso: seja na chuva, no sol, no calor e no frio, lá estou eu dando minhas corridinhas e caminhadinha básicas! Não tem segredo!!! :))))

      Um beijo grande Suelen, muita obrigada por sua participação!
      E se tiver qualquer dúvida, por favor, não deixe de perguntar tá?
      Beijos grandes e um maravilhoso final de semana!!!

      Excluir
  12. Oi, Adriana!
    Dificilmente tomo refrigerante. Somente água mata a minha sede e estou o tempo todo com um copo do lado. Bebo água o dia todo e bastante. Tanto que já tive a preocupação de perguntar ao médico, se beber água demais, não seria prejudicial. Se sinto sede e não bebo água, tenho dor de cabeça.
    Morei um tempo na França e das pessoas que convivi, eles não são sedentários, caminham e andam bastante de bicicleta. As refeições são sempre um evento e preparam com carinho. Acho que a energia vai para o alimento.
    No meu caso, ficar sentada a mesa muito tempo, dá a chance de comer mais. Sou adepta de colocar a mesa somente em ocasiões especiais. Quando você faz o seu prato e leva para a mesa, se dá por satisfeito.
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, que maravilha sua presença aqui querida!
      Ah, a água é a melhor bebida do mundo!!!
      Inclusive, já fiz um post especial só falando sobre a água e dos diversos benefícios em se beber muita água todos os dias! Inclusive, a água tem o condão de curar diversos males! É mesmo incrível! Se quiser dar uma olhadinha o link do post é : http://vivendoavidabemfeliz.blogspot.com/2013/05/ja-tomou-agua-hoje-e-ela-que-vai-te.html

      Que legal Luma! Você é multicultural e tem a experiência de conviver com outros povos e outras culturas!
      Isso é mesmo magnífico! Ah, agora você disse tudo: o cuidado às refeições que os franceses possuem: preparam-na com carinho, com calma e a consomem com bastante cuidado, sem pressa!
      E ainda se exercitam!! Está explicado o segredo de não haver sobrepeso nos franceses!! :)))

      Obrigada pela presença Luma! É sempre uma honra recebê-la!
      Beijos com carinho e um fim de semana igualmente maravilhoso!!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.