12 Alimentos que enganam: parecem saudáveis mas não são!




Olá amigos, estamos em busca de uma vida mais  saudável, seja com a prática constante de exercícios físicos, seja com a redução do consumo de alimentos calóricos em demasia. E hoje, você vai se assustar, literalmente! Sabia que existem alimentos que você julgava inofensivos, quando, na verdade, não são tão saudáveis assim?  Por isso, fique muito atento, pois nem todos os alimentos tidos como saudáveis são uma boa opção para emagrecer ou evitar doenças relacionadas à alimentação. Está preparado para conhecê-los? Você vai se surpreender!!

"Devemos tomar muito cuidado com aquilo que precisamos abrir a tampa ou tirar do pacote" — Luciano Giacaglia, endocrinologista
Trocar uma lata de refrigerante por uma de chá é mais saudável? Depende. Ao contrário do que pode parecer, os chás de lata podem ter tanto açúcar quanto refrigerantes. Esse é apenas um exemplo de como alguns produtos "enganam". Muitos deles, associados não só à perda de peso, mas a uma alimentação saudável, possuem diversas substâncias que podem causar doenças, como açúcar, gordura ou sal em excesso.
A principal culpada pela presença de substâncias "indesejáveis" em alimentos supostamente saudáveis é a industrialização dos alimentos. "Devemos tomar muito cuidado com aquilo que precisamos abrir a tampa ou tirar do pacote", é o que costuma dizer a seus pacientes o endocrinologista Luciano Giacaglia, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).
No processo de industrialização, além de sal, açúcar e gordura, são adicionadas diversas substâncias químicas para realçar sabor e fazer o produto durar mais tempo, muitas das quais ainda não se sabe bem que efeito podem ter a longo prazo no organismo. "Todo alimento industrializado, por mais que pareça natural, sofreu processos que promovem modificações e acarretam perda de nutrientes", explica Celso Cukier, nutrólogo do hospital Albert Einstein.
Não é necessário, porém, ser radical e retirar da dieta todos os alimentos industrializados. "O problema é tornar isso um hábito e substituir todos os produtos naturais por industrializados", explica Cláudia Cozer, endocrinologista e coordenadora do Núcleo Avançado de Obesidade e Transtornos Alimentares do Hospital Sírio-Libanês. Conheça alguns desses alimentos que parecem saudáveis, mas não são as melhores opções para perder peso ou mesmo cuidar da saúde. Vamos conhecê-los atentamente?

1-Sucos de Caixinha:

Trocar o refrigerante por suco é um hábito que muita gente busca seguir, mas nem todos os sucos são assim tão saudáveis. Os sucos de caixinha contêm uma quantidade grande de açúcar, e mesmo as versões light ainda apresenta muitos conservantes (que podem prejudicar o funcionamento do intestino) e, em alguns casos, grandes quantidades de sódio. Muitas vitaminas presentes nas frutas são perdidas durante o processo de industrialização. Alguns fabricantes fazem a adição de vitaminas depois, mas mesmo assim a proporção não é a mesma dos sucos naturais. Sucos de polpa são um pouco mais interessantes nesse sentido, porque o processo de congelamento da fruta gera uma perda menor de vitaminas.
Os sucos naturais são a melhor opção, mas também é preciso ter cuidado. A principal perda na hora de fazer o suco de fruta são as fibras, que são importantes para a função intestinal. "Se for tomado rapidamente, de 30 a 60 minutos depois de ser feito, o suco natural preserva grande parte das vitaminas", explica Celso Cukier, nutrólogo do hospital Albert Einstein. Fazer o suco de manhã para servir no almoço, portanto, não é o ideal. Apesar de ser natural, o suco de frutas ainda pode apresentar um alto índice glicêmico (capacidade do alimento de promover aumento da glicose sanguínea). "Diabéticos, principalmente, devem tomar cuidado com sucos, como de melancia e laranja, que elevam a glicemia", afirma Cukier.
Além disso, para fazer um suco é comum utilizar uma grande quantidade de frutas, o que pode gerar um aporte calórico alto na dieta. "Se a pessoa não tiver a ingestão diária de frutas adequada (4 a 5 porções), o suco pode ser uma opção, mas não em excesso", explica Maysa Guimarães, nutróloga dos Hospitais São Luiz, Leforte e Albert Einstein.

2-Chás em lata:


Os chás em lata possuem flavonoides, substâncias antioxidantes. Porém eles também apresentam grande quantidade de açúcar ou adoçante, semelhante à dos refrigerantes. "Eles podem ser consumidos de vez em quando, mas todos os dias não é recomendável", afirma o nutrólogo Celso Cukier. Além disso, alguns tipos de chá são ricos em cafeína, que pode causar ansiedade, insônia e acelerar o coração.

3-Adoçantes:

Os adoçantes não são um problema por si só, mas o consumo excessivo deve ser evitado. De acordo com o nutrólogo Celso Cukier, os efeitos do uso excessivo e prolongado de adoçante ainda não são conhecidos. Por isso, a recomendação é tentar variar o tipo de adoçante utilizado ao longo do dia. Além disso, ao serem consumidos, os adoçantes emitem falsos sinais ao cérebro de que estamos ingerindo açúcar. Ao perceber o engano, o cérebro reage aumentando a vontade de comer doce. "Os adoçantes na verdade acabam lembrando ao cérebro o prazer dos doces e perpetuando este desejo", afirma Luciano Giacaglia, endocrinologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).

4-Bebidas esportivas:


O problema com essas bebidas é uma questão de finalidade. Elas são indicadas para aquilo que o próprio nome diz: para consumo após a prática esportiva intensa. As bebidas esportivas têm em sua composição grandes quantidades de sódio e potássio, e por isso são indicadas para atletas que praticam mais de uma hora de atividade aeróbica intensa. "Salvo em situações clinicas muito especificas, as bebidas esportivas não devem ser utilizadas pelo esportista comum, para quem água e uma dieta diária equilibrada são suficientes para mantê-lo saudável", afirma Luciano Giacaglia.

5-Barrinhas de cereal:

A quantidade de opções de barrinhas de cereal é muito ampla. Vai desde aquelas mais saudáveis, que possuem fibras, baixo teor de gordura e poucas calorias, até aquelas que parecem mais uma barra de chocolate. Se bem escolhidas, elas podem ser uma boa opção de lanche com baixas calorias entre as refeições, mas nem por isso podem ser consumidas muitas vezes ao dia. É preciso estar atento à quantidade de gordura saturada e sódio que algumas delas possuem. Como a maioria dos produtos industrializados, elas também possuem muitos conservantes. Além disso, algumas possuem grãos processados, como flocos de arroz ou aveia, em vez de grãos integrais.
"O grande problema é o que junta as sementes que compõem a barrinha", afirma a nutróloga Maysa Guimarães. "Para juntar os pedacinhos são utilizadas substâncias como o xarope de glicose", explica. Maysa recomenda o consumo de um mix de oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas e avelãs, em lugar das barrinhas.

6-Cereais matinais:


Assim como as barrinhas de cereal, para os cereais de caixinha também existe uma variedade enorme. A má notícia é que aqueles que são mais saborosos geralmente são os menos saudáveis. "Os cereais são ótimos, mas não são muito gostosos. Então começaram a aparecer cereais flavorizados, como aveia sabor chocolate, ou com mel, e vários outros. Ele pode ficar mais gostoso dessa forma, mas tem concentração calórica muito maior", explica o nutrólogo Celso Cukier. A dica é comprar cereal sem a flavorização e adicioná-lo em alimentos que já fazem parte da dieta, como iogurte, leite ou suco de frutas.

7-Sopas em pó:

Sopas costumam ser uma opção de refeição com menos calorias. Porém as versões industrializadas, que requerem apenas adição de água, não devem fazer parte da dieta. Elas contêm muitos conservantes, mas principalmente muito sódio: algumas chegam a ultrapassar o dobro da quantidade recomendada para um dia todo. "O problema é que é fácil tornar o consumo dessas sopas um hábito, e isso não é saudável. Elas não têm fibras, não têm nutrientes bons, além do excesso de sódio", explica o nutrólogo Celso Cukier. A sugestão do médico é fazer sopa caseira uma vez por semana e congelar.

8-Chocolate diet:

Assim como todos os produtos diet, ele é recomendado para pessoas que têm diabetes. Isso significa que ele tem menos açúcar, mas o problema é que o chocolate diet pode ser mais calórico do que o chocolate normal, porque para manter o sabor e a consistência, a falta de açúcar é compensada com adição de gordura. "Quem não é diabético não deve consumir chocolate diet, mas dar preferência ao chocolate meio amargo, ou com 70% de cacau. Quanto mais cacau melhor", diz a nutróloga Maysa Guimarães.

9-Saladas elaboradas:


Um erro comum é assumir que tudo que envolve a palavra "salada" tem que ser saudável. Saladas com atum, frango e camarão frequentemente são carregadas de maionese, com gorduras e calorias escondidas entre seus ingredientes. Sendo assim, se for fazer essa escolha, dê preferência à maionese light e fique de olho ao tamanho da porção. Melhor ainda se você fizer a própria salada em casa - assim pode controlar a quantidade e, sobretudo, os ingredientes

10-Pães multigrãos:


As embalagens que trazem o termo "multigrãos" geralmente atrai, pois isso soa como algo muito saudável. No entanto, eles nem sempre trazem grãos integrais, que são bons para o coração. Muitos deles são preparados com grãos refinados, logo, não trazem o benefício nutricional provido por um grão integral. Como discernir? Katherine explica que é importante ler as informações nutricionais com muita atenção.

11- Baked potatoes: (Batata  recheada)




As batatas recheadas vendidas em restaurantes e shoppings, também conhecidas como "baked potatoes", aparentemente parecem ser muito saudáveis por serem naturais. As batatas são ricas em vitamina C, potássio e fibra e, além disso, têm em média 160 calorias. No entanto, muitos restaurantes carregam o prato com manteiga, creme de leite, queijo, bacon e outros ingredientes que acabam aumentando o número de calorias para 600, além de muitas gramas de gordura. Dê preferência às porções menores ou às feitas em casa, com ingredientes mais leves como frango cozido.

12- Peru:


Pois é amigos, ele é o alimento mais consumido no Natal   que já está batendo às nossas portas.  O peru, além de ser  uma ótima fonte de proteína magra e uma boa escolha para um jantar mais light,  pode esconder segredos, pois  as versões de peru embalados são muito carregadas de sódio. Algumas marcas contém um terço do consumo diário recomendado para um dia. Sendo assim, fique atento ao rótulo e opte por marcas com menor taxa de sódio.

Cuidar de sua saúde só faz bem, você tem que se proteger muito! 
Até a próxima e ótima semana!

Fontes: Saúde Terra-   Veja Abril-Saúde Celso Cukier, nutrólogo do hospital Albert Einstein; Claudia Cozer, endocrinologista e coordenadora do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Hospital Sírio-Libanês; Luciano Giacaglia, endocrinologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), e Maysa Guimarães, nutróloga dos Hospitais São Luiz, Leforte e Albert Einstein.

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

52 comentários:

  1. Bom dia, amiga Adriana. Fiquei extremamente surpresa com os alimentos apresentados, não pensava de jeito algum que poderiam trazer malefícios à saúde.
    Creio que como eu, muitos não sabem, principalmente os que fazem dietas, exercícios físicos e acham que os energéticos e as barrinhas não fazem mal.
    Eu comia barrinha de cereal passada pela nutricionista, mas depois parei.
    O adoçante, que veneno!
    Agora, lerei a matéria completa.
    Beijos e lindo dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, que honra sua presença querida!
      Puxa amiga, eu fiquei também muito surpresa e assustada quando estava preparando a matéria! Principalmente com as inofensivas barrinhas de cereais, que fazem parte da minha vida. Agora vou diminuir o consumo drasticamente!

      As bebidas enérgicas parecem inofensivas não é mesmo? Mas também escondem sódio e potássio em excesso! Melhor substituí-las por água natural de coco! Aí sim, o consumo de potássio é natural, sem ser industrializado! :)))
      Assustou-se com o adoçante não é? Eu também!
      Os sucos de caixinha industrializados são muito gostosos, mas escondem mais malefícios do que benefícios e substituí-los por naturais é a melhor saída.
      É claro que não é nada prático comprar a frutas e fazer o suco: dá mais trabalho!
      Mas a saúde é mais importante não é mesmo?

      Agradeço muito sua presença Patrícia!
      Agora vamos nos policiar mais quanto aos alimentos!!
      Beijos e carinhos! :))))

      Excluir
  2. Voltei, Adriana. Amei tanto que a matéria, que fiz um convite aos amigos e leitores para conhecerem o teu espaço.
    Sei que muitos devem conhecer, mas sempre um ou outro, ainda não.
    Amei tudo o que eu li.
    Fiquei muito surpresa!
    Você é maravilhosa, se morasse perto de mim, iria certamente fazer com que eu entrasse em forma, rs.
    Tenha uma excelente semana de paz!
    Beijos na alma e fique com Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, mas que maravilha linda poetisa!
      Agradeço muito o seu carinho, por ter voltado e conferido com todos os detalhes desse artigo!
      Imagina amiga, o blog não é tão conhecido assim e quanto mais pessoas puderem conferir os benefícios para a própria saúde, seria ótimo!
      São muitas informações, que a correria do dia a dia e do trabalho, impedem que sejam lidas! E você o divulgando, poderá ajudar os seus amigos a cuidarem melhor de si e da saúde!
      Sabe, eu iniciei esse blog com o propósito de divulgar os benefícios que eu estava sentindo a partir do momento que iniciei meu projeto de atividade física! No início, não recebia nem 10 visitantes por semana...rsrs
      Com o tempo, fui me motivando a escrever e compartilhar matérias de saúde e os benefícios de alimentação saudável! São informações importantes, reunidas em um único espaço, que podem ajudar as pessoas a se cuidarem melhor!
      Nossa saúde é preciosa e só quando a perdemos ou ficamos doentes, é que sabemos o quanto dependemos dela em nossa vida! Sem saúde, não conseguimos fazer mais nada!

      Ah, e se morasse perto de mim, passaria todas as manhãs em sua casa para caminharmos juntos na praia! Logo ficaria motivada a fazer exercícios e até abdominais! rsrs
      Mas você também consegue sozinha! Tenho certeza disso, a força está com você!!
      É só escutar uma musiquinha e sair por aí, livre leve e solta! :)))))

      Agradeço novamente a divulgação do artigo amiga!
      Obrigada pela sua generosidade e sobretudo por seu carinho!
      Beijos e uma semana maravilhosa, de muitas alegrias para você!!!

      Excluir
  3. E aí amiga, demorei mas cheguei! A gente quando recebe visitas de familia por uns dias, nao faz nada né?kkkkkk Eu pelo menos, quero aproveitar todos os momentos! Só faço o basiquinho mesmo...Mas quando se vão, misericórdia!Qta coisa para organizar!rs

    Quanto ao seu post, menina que maravilha!
    Eu, de tanto pesquisar, ler livros e encher minha nutricionista de perguntas, acho que estou no caminho certinho. Levo horas pra fazer minha compras, lendo tudo tintim por tintim.
    Sem contar que prefiro coisas naturais no sentido de caseiras e tenho que salientar uma coisa: Eu nunca gostei das famosa barrinhas! Até mesmo na versão light, são mt doces, né? Acho aquilo super enjoativo!Sempre substituo por cereais naturais torrados. Aqueles do pacotinho azul com zero açúcar. Talvez tenha sim um pouco de conservante(melhor não me iludir rs) mas gosto apenas daqueles por nao terem muito gosto. Nao gosto de alimentos com sabores muito acentuados. Sou meio sem gracinha mesmo, mas só pra comer. kkkkkkkkkk

    Qualquer dia desses, quero falar de saúde no atitude e este e outros posts seus, com certeza será lincado. Posso, né?rs

    Parabéns, amiga! Sempre mandando mt bem em suas dicas.
    Adoro esse cantinho perfeito!

    Um beijo nesse doce coração e uma linda semana pra vc, recheada de coisas boas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu, boa tarde amiga!
      Imagina, não demorou nada!!! Sei também que todos tem uma série de compromissos que inviabilizam a constantes visitas nos blogs dos amigos. Muitas vezes eu também fico sem poder visitá-los com a frequência que eu desejo, mas o importante é que todos estejam no coração!
      Ah, visitas de família são sempre surpreendentes! E quando se vão, deixam a saudade e um monte de coisas para organizar..rsrs Sei também como é! :))))

      Sorte sua jamais ter gostado das barrinhas de cereais Lu! Além de ter economizado um belo dinheirinho, pois elas não são tão econômicas assim, preservou sua saúde!
      Ah, e é melhor fazer como você já tem o costume: consumir alimentos mais ao natural possível! Conheço a do pacotinho azul e até que é gostosinho sim! E em relação aos alimentos com sabores menos acentuados, costumo adicionar pimenta...kkkk Isso mesmo, gosto do picante de todos os tipos de pimenta e estou sempre consumindo para dar um calor e queimar calorias nas refeições...hehehe E funciona viu?

      Nossa, mas é claro que pode Lu! Eu tenho esse espaço somente para compartilhar dicas de saúde e exercícios! E quanto mais pessoas puderem ler os benefícios ou malefícios provocados por determinados alimentos melhor será!! :))))) Assim, quem sabem reduzimos o consumo de remédios e ninguém fica mais doente! Esse é o meu sonho...rsrs Todos com muita saúde e felizes!!! :)))))

      Eu que agradeço sua companhia, sua alegria de viver!
      É assim que crescemos cada vez mais querida, em todos os sentidos!
      Beijos e uma semana maravilhosa! Obrigada sempre!! ;)))

      Excluir
  4. Adorei as dicas Adriana, como a gente se engana não é mesmo! Meu marido gerencia uma empresa de sucos de caixinha, Del Valle, eu acho muito doce mesmo, sempre faço de uma caixa de um litro. um litro e meio adicionando água, mas como ele ganha muitas caixas todo mês, já enjoei rsrs Bjinhosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kellen, como vai linda amiga viajante?
      Pois é, você viu que escândalo?
      Parece que estamos cuidando, preservando nossa saúde consumindo determinados alimentos, quando, na verdade, é uma bomba-relógio prestes a explodir e atacar o nosso sangue, aumentar o colesterol, arrasar tudo com o excesso de açúcar!!
      Eu fiquei pasma e assustada também!

      Puxa, o suco de caixinhas Del Valle é uma delícia de docinho! Mas creio que consumir apenas a quantidade necessária não faça tanto mal! O importante é não exagerar e também se adaptar aos sucos naturais! Pegar a fruta, descascar e fazer o suco em casa mesmo e se possível, sem açúcar...rsrs Dá mais trabalho, mas é ótimo para a saúde!

      Obrigada pela presença amiga!
      Beijos e uma semana maravilhosa!
      Se cuida tá?

      Excluir
  5. Ah esse comentario nao precisa publicar, ok amiga?rs.

    Esqueci de perguntar se vc leu a minha resposta no post das crianças la no Asas...
    Nao costumo responder a todos nao, mas vc sempre da um show de comentario me aguçando a vontade de responder. Mas nao repara se as vezes eu exagero, ta? Vivo me policiando quanto a essa intensidade toda, mas ja nao tem remedio pra mim, posto que sou um caso perdido. kkkkkkkk

    Obrigada sempre pelo carinho, linda!

    Beijocas e até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, oi querida!
      Você é super natural e a coisa mais gostosa de ter um blog , é sentir o termômetro de nossos amigos, se o assunto está ou não agradando, através dos comentários!
      São eles que dão vida, que nos motivam a seguir em frente!
      É a melhor forma de interação virtual que existe! Muito melhor do que qualquer rede social!
      Aqui esclarecemos dúvidas, questionamos, ajudamos o autor a construir os próximos assuntos e também sentimos o carinho e o amor de cada um deles!
      Por tudo isso, publiquei o seu comentário e já fui lá no Asas ( desculpe pela rapidez- mas voltarei lá com mais calma depois) ler a sua resposta e amei! É emocionante!! :))

      Obrigada querida, eu que agradeço seu imenso carinho!
      Beijinhos e até mais, com certeza! :)))

      Excluir
  6. Olá Adriana.
    Adorei a matéria fiquei surpreendida com alguns alimentos. Muito boa informação.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lena, obrigada pela presença!

      São alimentos que parecem gostosos, parecem saudáveis, mais nos enganam direitinho não é? rsrs
      Fico satisfeita que tenha gostado!!
      São situações que temos que reconsiderar em nossa alimentação, com toda a certeza!

      Beijos e uma semana bem produtiva querida!

      Excluir
  7. Adriana,

    Parabens por este post, porque ele foge daqueles convencionais!
    Embora não coma a maioria dos itens mencionados - sou meio que chatinha mesmo, infelizmente eles são traiçoeiros, especialmente os que tem muito sódio na composição.
    Quanto ao peru, agora que ele vai ser definitivamente abatido para a mesa de fim de ano! hahahahah....

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, boa tarde fadinha linda!

      Sabe, tem momentos que falar sobre alimentos saudáveis fica um pouco repetitivo não é?
      Por isso essa matéria de alimentos com cara, jeito e aparência de saudáveis sem ser, veio muito a calhar! Ainda mais com os nutricionistas falando detalhadamente de cada um deles! E não podia deixar de compartilhar! :))

      O sódio é um veneno e está presente em todos os alimentos industrializados! O famosos e gostosos com "gostinho salgadinho" podem nos deixar literalmente com a pressão alta..rsrs
      E o peru então hem? Quanta decepção naquelas embalagens grandiosas que vemos no supermercado sempre antes do Natal! :)))
      Creio que a melhor opção é comprar o Peru na feira, sem o acréscimo de qualquer ingrediente ou tempero pronto!
      Ou fazer como minha avó Zilda faz até hoje, matando o coitadinho lá na roça, depenando ele todinho e o colocando no forno sem dó ou piedade! rsrs Pode ser cruel, mas para quem foi criado assim, é muito natural e faz parte da vida! É a cadeia alimentar se perpetuando, só que de forma mais saudável não é mesmo?

      Obrigada pela visita querida, logo estarei em seu cantinho!
      Beijinhos e uma semana maravilhosa!

      Excluir
  8. Olá, querida amiguinha A. Helena:
    Na verdade, você só dá bons conselhos, o problema é a gente segui-los rsrsss
    Gostei muito dessa frase de Luciano Giacaglia, endocrinologista:
    "Devemos tomar muito cuidado com aquilo que precisamos abrir a tampa ou tirar do pacote"
    Ela resume muita coisa. Eu tenho a sorte de não apreciar quase nada que seja pré-fabricado, enlatado ensacado e engarrafado. Por isso para mim é fácil fugir a essas tentações.
    Eu gosto de fugir de muita coisa: dum cão bravo, dum gato assanhado, dum ladrão ,,,mas das comidas que eu aprecio não gosto nada de fugir... elas chamam por mim:
    - "Vem cá me comer, olha como eu sou cheirosa, apetitosa".... Eu vou lá e como ahahahah
    Depois vem aquela voz safada a dizer:
    - "Olha que isso engorda, vais ficar uma lontra"...
    Aí eu não ligo, faço ouvidos moucos porque sei que é pura inveja. Afinal andamos a trabalhar para ganhar o pão, todo o mundo a dar receitas de comidas tão boas, a cozinhar com tanto carinho e não é pra comer? ahahahaah
    Por acaso eu posso comer um boi no espeto que não engordo, mas quando começar a engordar, não vou me incomodar muito. Já se fizer mal à saúde isso sim, evito comer. Mas eu acho que um corpinho com umas gordurinhas não faz mal pra saúde ahahahah
    Manter a linha não é forçoso que seja a linha recta, pode ser a linha curva.
    É preciso é que essas curvas tenham sido adquiridas a comer boa comida saudável, feita em casa ou num bom restaurante:
    Bife de picanha com ovo a cavalo e batatas fritas, cozido à portuguesa, sarrabulho, bacalhau à Zé do pipo, bacalhau à lagareiro, bacalhau com batatas a murro, cabrito no forno, arroz de pato,feijoada à transmontana,migas à alentejana, açorda de marisco,arroz de cabidela, lampreia à bordaleza, leitão da Bairrada, robalo em cama de algas, sável do rio Lima frito, bela sardinha assada a pingar na fatia de broa de milho, sopa da pedra .... pudim do Abade de Priscos, sonhos, leite creme, pudim francês, pastéis de Belém, mousse de chocolate, gelado de frutos do bosque...
    E pra beber........um bom vinho Alvarinho, Gatão, Mateus rosé, água da Serra do Gerês,sumo natural de laranja ou maracujá.... e um cálice de Porto à sobremesa
    Enfim, há uma variedade imensa de boa comida saudável ahahaah
    Quer uma boa nutricionista? Fale comigo rsss
    Para quê comer essa coisas tão desengraçadas e ruins pra saúde como barras de cereal, saladas.... (isso é comida de galinhas e de grilos) quando posso comer aquele pãozinho saloio, estaladiço e bem barradinho de manteiga fresquinha.... acompanhado dum galão de café com leite ou de chocolate quentinho? (aqui estamos no frio) kkkkk
    Querida amiga, já sabe que eu sou passada dos miolos, então releve, mas pode ter a certeza que essas comidinhas que eu citei são boas de mais da conta.... a dieta fica para a próxima encarnação.

    Adorei seu texto e saber dos perigos dessas porcarias todas, mais um motivo para eu esquecer que existem. Muito útil a sua informação, muito obrigada.
    Muito obrigada também por suas visitinhas frequentes a meu blog.
    Tenha uma semana muito feliz e abençoada
    Beijinhos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gatinha fofinha linda de algodão!!
      Você veio, atravessou o Atlântico em sua caravela maravilhosa e adentrou no Brasil!!
      VIIIIIIVAAA!
      Estava com saudades dessa gatinha matreira e de seus comentário espetaculosos!

      Aliás, você me deixou com muita fome, tamanho o requinte culinário que compartilhou aqui!
      Estou estupefata com a sua vontade de comer e de só comer coisas boas e altamente deliciosas! Confesso que você mencionou iguarias que eu , até então, nesta minha vida, nunca comi!! rsrs E a carta de vinhos então? Todos requintados, chiques e caros!! Das sobremesas, nem falo nada, apenas fiquei a sonhar com cada uma delas a passar diante de meus olhos e eu sem poder comer nada...hehehe

      Gatinha, está CONTRATADA! Você será minha nutricionista para todos os assuntos comestíveis a partir de agora...rsrs Você sabe muito, conhece bastante de todos os alimentos e ainda por cima sabe cozinhar! Que glória!!
      Amiga, é claro que todas essas comidinhas são saborosíssimas! E pelo que saiba, não fazem mal, ao contrário, muito bem!
      Se não for de abrir a tampa ou pacote tá valendo! rsrs É natural é saudável!! :)))

      Gatinha muito obrigada pela participação querida!
      Me diverti demais com o seu comentário, ri aos borbotões, até lágrimas escorreram dos olhos, pois quando tenho esse costume de rir muito, até choro..kkkkkk mas é de pura alegria! É ótimo para economizar colírio e deixar os olhos brilhantes!! rsrs

      Ah, e não se preocupe: sempre que posso dou uma passadinha em se cantinho para dar umas boas risadas ou me emocionar com suas canções! É tiro e queda para elevar o humor e levantar o astral!! ADORO!!
      Beijos e mito obrigada por todo o carinho! Senti-me revigorada!
      Se cuida muito tá? E olha o regime hem? kkkkkk Beijinhos!!!

      Excluir
  9. Olá Adriana
    Poxa, quantas cilada, hein!!!
    Eu sou campeã do chazinho enlatado, menina. E tbm gosto de uma barrinha de cereal antes do treino, mas ultimamente tô preferindo banana.
    Já a batata, desse mal não morro, evito batata de todo tipo.
    O problema agora é o Natal chegando, o Ano Novo... vixe, como eu gosto dessa comilança de final de ano... pena que o peru vem sempre tãããão recheado, e como vc falou, eles pões sódio demais pra conservar e temperar o bichinho.
    Valeu a dica.

    Um beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, boa noite querida!
      Pois é menina, sem me fale...kkk
      Fiquei boquiaberta, de queixo-caído e surpresa até a raiz dos dentes...rsrsrs
      Eu era fã de barrinha de cereal também.. sério mesmo!
      Sempre tenho uma na bolsa, para comer no lanche do trabalho e antes da caminhada, sempre comia outra! :) Mas agora, revi meus conceitos drasticamente...rsrs

      Chá enlatado é uma delícia, fiquei chateada também e agora temos que consumir menos não é? A batata nunca me foi atraente...e sempre achei que não era muito saudável consumir assim! Teve um tempo que eu comia crua antes de correr, mas não aquentei e abandonei essa prática... agora enjoei de batata de tudo quanto é jeito! :)))

      Ah, nem me fale na comilança de final de ano..kkkkkk até estou vendo o peru passar por mim e eu deixando-o ir... mas um pedacinho também, não deve matar né? rsrs

      Paty, muito obrigada pela presença!
      Estou passando uns dias mais corridos, aproveitando para fazer várias consultas médicas, o que está atrasando minhas visitas aos blogs amigos! Mas espero poder colocar em dia até quarta-feira, pois o que mais gosto é estar em seu maravilhoso cantinho, onde me sinto tão bem! :)))

      Muitos beijos e uma semana maravilhosa Paty!
      E vamos nos cuidar muito!

      Excluir
  10. Olá amiga Adriana, me surpreendi com esse artigo, super interessante, e confesso que algumas coisas foram novidades para mim, embora já soubesse de alguns alimentos que parecem ser saudáveis e não são, como chocolate diet, barra de cereal e suco de caixinha. Parabéns pelo post e obrigada por compartilhar.
    Um super beijo! ✿♥‿♥✿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sandra! Tudo bem querida?
      Que ótimo, eu sabia que seria um tema que causaria impacto em todos nós!
      Pois é amiga, ainda bem que você já está por dentro das armadilhas, do engodo que a maioria dos alimentos industrializados possuem.
      Sem querer, podemos cair como patinhos e ainda pensar que estamos nos alimentando bem!
      Entretanto, agora privilegiaremos alimentos naturais e deixaremos os industrializados de lado, consumindo-os apenas em último caso, quando não houver outra opção!
      A nossa saúde agradece não é querida?

      E por falar em agradecimento, sou muito grata por sua presença !
      Imagina, compartilhar algo assim, é a melhor coisa do mundo!
      Afinal, informações de saúde são importantes demais para que tudo corra sempre bem!
      Muitos beijos e uma semana linda Sandrinha!
      Obrigada pelo amor de florzinha! :))) Beijinhos!

      Excluir
  11. Oi Adriana. Que prazer volta a escrever pra você. Adoro esse cantinho maravilhoso. Infelizmente o peixe morre mesmo pela boca, né???? Acima tem tudo o que gostamos. Adoro aquelas batatas recheadas mas, não dá pra comer muito.
    Hoje fiquei muito feliz, pq descobri que tenho em meu quintal, na roça, um pé de Physalis Angulata. É uma pequena frutinha que parece um mini, mini, bem mini tomate. Amei saber que ela tem uma propriedade medicinal enorme. Infelizmente a foto que tirei não é boa (preciso urgente trocar minha máquina fotográfica).
    Não sei se vc conhece essa frutinha mas, vale a pena uma reportagem com ela.
    Um grande beijo e uma semana maravilhosa pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alcione, quanto tempo querida!
      Estamos tão perto não é?
      Fico muito feliz quando recebo sua visita! Gosto demais! :))

      As batatas recheadas são mesmo deliciosas, mas o consumo em excesso é preocupante..rsrs
      Afinal, é muito melhor privilegiar alimentos naturais, saídos diretamente da horta.
      E por sinal, você encontrou algo maravilhoso na sua hem? Não conheço Physalis Angulata. e juro que fiquei cheia de curiosidade e vou iniciar os estudos sobre esses pequenos tomatinhos! Quem sabe não vira um belo post, cheio de saúde?
      Os tomatinhos são sempre muito saborosos e fazem um bem enorme para a saúde!

      Agradeço essa maravilhosa sugestão Alcione!
      Está guardada e em breve, teremos novidades sobre todas essas maravilhas!
      Obrigada pela presença e fique bem tá querida?
      Tenha uma semana encantadora!
      Beijos e carinhos! Volte sempre!

      Excluir
  12. Bom dia, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
    Minha querida amiga, sem dúvida nenhuma, mais uma interessante, rica e importante informação sobre os alimentos e a boa saúde, muitos deles não são o que alardam, pelo contrário, fazem muito mal para a saúde, parabéns por mais essa rica postagem, adorei!!!
    Algumas coisas já sabia, outras aprendi aqui com sua postagem. Os alimentos industrializados são todos muito ricos em sódio e outras tantas porcarias e venenos para o organismo, estudos recentes vem mostrando o grande mal que é o consumo excessivo do sódio e do açúcar. O bom é a gente se afastar desses alimentos industrializados e repletos de conservantes, tidos como práticos, saborosos e de fácil uso, realmente são, mas os prejuízos que trazem para a saúde são bem maiores...
    O melhor sempre será a alimentação natural, frutas naturais e sucos naturais, sempre consumidos em quantidades moderadas e bem diversificados, pois mesmo sendo naturais causam problemas de saúde se não moderados. Eles também possuem ou adiciona-se açúcar, sódio e gorduras, que precisam e devem ser moderados e controlados... Como já diz o velho ditado "Tudo que é em excesso faz mal", nesta lista está também a comidinha caseira e natural... portanto é preciso seguir algumas regras para não meter literalmente o "pé na jaca", e essas regras estão todas ai, bem explicadas em sua postagem.
    Como você já sabe, não faço uso de produtos industrializados, ou melhor, raramente faço uso desses produtos, refrigerante uso muito pouco, prefiro frutas naturais... Meu maior problema continua sendo os chocolates... esse é um grande problema... rsrsrsrsrs..., pois de amargo já chega a vida... gosto é do docinho, ao leite ou do branco, que é ainda pior... mas só estou consumindo um por dia... rsrsrsrsrsrsrsrsrs... ultimamente tenho escolhido os com castanhas, pois fica menos chocolate e ainda tem os benefícios das castanhas...
    Para se ter uma vida saudável é preciso seguir algumas regras, escolher bem os alimentos, cuidar da qualidade e moderar na quantidade, aqui não existem milagres... como diz outro velho e sábio ditado: "devemos comer para viver e não viver para comer"... kkkkkkkkkk... é isso, acho...
    Valeu minha querida amiga, adorei mais essa bela matéria, ficou ótima, parabéns!!!
    Obrigado, tenha também uma linda, feliz a abençoada semana!!!
    Abraços com carinho, muita paz e saúde pra você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu maravilhoso amigo Luis!
      Ah, esse post me trouxe muitas alegrias!
      Estou recebendo contribuições preciosas!
      A sua então, sempre vou repetir, é uma grande honra para mim!

      Pois é, você notou em quantas armadilhas podemos cair amigo?
      E ainda por cima, sem peso na consciência, pois geralmente quem se alimenta dos produtos acima mencionados, está pensando que está fazendo bem à saúde, quando na verdade está se prejudicando imensamente! :(
      Ainda bem que você não cai nesses engodos não é amigo?
      Já está vacinado..rsrs e sabe muito bem como esses produtos contém altos índices de sódio e açúcar, venenos crudelíssimos para nossa saúde!
      Amigo, tem momentos que literalmente metemos o "pé na jaca" não é? Mas o importante é saber das consequências de uma alimentação irregular e o quanto mal pode nos fazer!

      Luis, estou preparando uma matéria só sobre o chocolate e parece que ele pode ser considerado mais mocinho do que vilão! Na verdade, eles indicam o consumo do amargo, mas deste basta a vida não é? kkkkkk Gostei! Então, para ponderar na balança, consumo o "meio amargo" kkkk assim fica equiparado! :))) O com castanhas deve ser um espetáculo à parte de sabor e saúde! Deve ser gostoso demais e vou experimentar também! Tem alguma marcas de sua preferência? Afinal, com certeza o chocolate que você consome deve ser o melhor e mais natural de todos!! E sou "pidona" demais né amigo? kkkkk Mas como você é o Consultor para todos os assuntos do do Vivendo a Vida bem Feliz, será ótimo saber de suas preferências "chocolatais" ..rsrs Temos que imitar o que é bom e faz bem! :))))))

      Mas que ditado incrível: "devemos comer para viver e não viver para comer" Parece simples dizeres, mas é de uma profundidade imensa e em apenas 9 palavras condiciona o objetivo de uma vida saudável!

      Eu que agradeço novamente sua participação amigo!
      Sempre motivante e grandiosa!
      Deixo desejos de uma semana maravilhosa!
      Abraços e carinhos! Muita alegria em nossas vidas todos os dias! :)))))

      Excluir
    2. Bom dia, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Também gostei muito da postagem minha querida amiga, ela esclarece muitas coisas sobre os alimentos até então tidos como benéficos, uma boa contribuição e um bom aprendizado para todos nós... As armadilhas são muitas e a gente tem que aprender a não cair nelas, muitos por comodidade ou até mesmo pelos sabores agradáveis acabam sucumbindo a esse tipo de alimentação enganosa. Eu já estava tentando trocar o chocolate pelas barrinhas achocolatadas... pasmem!!! rsrsrsrsrsrs...
      Vou adorar aprimorar os meus conhecimentos sobre o chocolate, parece que ele faz bem para a saúde, mas é preciso atenção na qualidade e quantidade, pois alguns são falsos, nem possuem o cacau, é o falso chocolate, esse faz muito mal... O chocolate amargo seria o mais benéfico para a saúde, pois tem mais chocolate e menos gorduras e açúcar. Gostei de sua ideia, vou experimentar o meio amargo, deve ficar num meio termo... kkkkkkkkkk...
      Gosto do chocolate com castanhas, são vários tipos e várias castanhas. Minha preferência é pela marca Nestlé, dos nacionais é o que mais gosto, também gosto do Lacta, principalmente o BIS LAKA... rsrsrsrsrsrs... Os melhores são os importados, principalmente os Suíços e os Belgas, mais são bem caros para consumir sempre, só vez ou outra... rsrsrsrsrs... Consumo chocolate todos os dias, que dureza... kkkkkkkkkkkkk... afinal, ninguém é de ferro, algum erro ou vício sempre há... kkkkkkkkkkkkk... mas os entendidos dizem que ele trás felicidade, então... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... vamos ser felizes.... rsrsrsrsrs...
      Neste quesito não vou poder ser o consultor, pois nada entendo de chocolate, só sei comer... kkkkkkkkkkkk... sei também que é uma delícia... kkkkkkk... :)))))
      Pois é, minha querida amiga, esse ditado é mesmo incrível e muito objetivo... e faz muito bem para a saúde quando se aprende a comer para viver...
      Fico muito feliz que tenha gostado do comentário, que bom!!!
      Obrigado, tenha também uma linda, feliz e abençoada semana!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!! :))))))

      Excluir
    3. Luis, meu maravilhoso amigo chocólatro! rsrs
      Você disse a palavra mágica: CHOCOLATE = FELICIDADE!!
      Viiiva!! Finalmente todas as minhas dúvidas foram sanadas!

      Adorei saber de suas marcas preferidas. Vou experimentar todas! :)))
      O chocolate é um pedacinho da mais pura e tenra felicidade que existe!
      Então amigo, chega de tristeza, de preocupação , de amargura...
      Amargura sim, mas só nos chocolates "meio amargo" kkkkkkk
      Meio apenas, porque de amargura inteira, a vida já nos encarrega!
      Portanto, para combater isso um meio amarguinho faz muito bem! rsrsrsrs

      Neste fim de semana vou lá na fábrica de Chocolates da Garoto! Fica aqui, na cidade de Vila Velha, vizinha de Vitória e nunca fui lá, mesmo sendo tão pertinho!
      Os seus comentários me encheram de entusiasmo para conhecer a fábrica ao vivo e a cores! rsrsrsrs E vou trazer chocolates de castanhas e uns outros também!
      Tomara que os meus planos se concretizem e com certeza trarei algumas barrinhas para você amigo querido!

      Tenha um fim de semana maravilhoso e muito obrigada por todo o seu carinho especial
      Abração com cheirinho de chocolate!
      Se cuida! :)))))))

      Excluir
  13. Bom dia!
    Maravilha de texto.
    A maioria das coisas citadas eu já não como mesmo.
    Chocolate e barrinhas, não gosto.
    Doce, também não!
    O pão multigrão, cortado.
    Agora, o peru?! Mas, uma vez por ano pode né? rsrsrs
    Bem,
    Depois da consulta 0800 com as devidas orientações,
    Viva a vida!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Beth!
      Nossa, receber a sua visita é bom demais amiga!
      Como e disse antes, no comentário direcionado ao amigo Luis, este post está me trazendo muitas alegrias, pois estou recebendo visitas muito especiais!

      Ainda bem que você não curte a maioria dos alimentos malvados mencionados!
      Mais uma razão de estar preservando sua saúde e mantendo-a afastada dos engodos industrializados! Tudo que é natural, saído da horta é muito mais gostoso!

      Ah, mas o peru uma vez por ano pode sim, sem dúvida! rsrs
      Não existe algo mais saboroso do que degustar aquele pedaço tenro de pura felicidade!
      É gostoso demais e eu adorei a consulta 0800... kkkkkkk Valeu querida!!
      Agradeço o carinho da presença Beth, mito obrigada!
      Beijos e uma semana linda!
      VIIVA A VIDA ..IUUUPI!!!! :))))))

      Excluir
  14. Prezada Adriana,de grande valia esta matéria,parabéns!Tenho certeza foi útil à todos que leram.Só temos que agradecer por uma matéria deste valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JKP Pereira, seja muito bem-vindo!
      Agradeço sua gentileza em palavras!
      Fico feliz que tenha gostado da matéria, pois precisamos reconhecer os verdadeiros alimentos dentre os que tem aparência de saudável, mas que de saudáveis não tem nada!
      É em benefício de nossa própria saúde!

      Obrigada pela presença e tenha uma ótima semana!
      Abração! :)))

      Excluir
  15. Oi, Adriana! Mais um post útil e muito explicativo. Pelo que li aqui devemos privilegiar os alimentos in natura, porque os industrializados, mesmo sob o rótulo de saudáveis, contem componentes nocivos à saúde. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Bia, e agradeço muito por sua presença!
      Neste post, recebi visitas de amigas e amigos queridos e incomparáveis! Obrigada!

      Você viu quanta coisa pode nos enganar?
      Parecem alimentos anjinhos quando na verdade são vilões..
      Alimentos industrializados escondem segredos obscuros em seus rótulos!
      Na verdade, nem os escondem: é só procurar que as substâncias estarão todas lá, discriminadas e entre elas o excesso de sódio e açúcar!
      É só ficarmos bem atentos não é mesmo?
      Obrigada mais uma vez pela presença e super beijos para você Bia!!
      Vamos nos cuidar!!

      Excluir
  16. Oi, Adriana! Confesso que foi uma surpresa saber destes detalhes escondidos por trás de alimentos aparentemente saudáveis. Que interessante. Está cada vez mais difícil encontrar saídas para fazer substituições e melhorar a qualidade da alimentação. Muito obrigado por compartilhar estas importantes informações, sempre muito bem embasadas e detalhadamente apresentadas. Parabéns pelo post!

    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sergio, muito boa noite amigo!
      Você também se surpreendeu com todas essas armadilhas alimentares amigo? rsrs
      Eu fiquei de queixo-caído!
      Pois é, é de assustar! Mas ainda bem que temos o livre arbítrio: podemos optar por opções mais saudáveis e abandonar os industrializados!

      Imagina amigo, eu que agradeço sua participação!
      Sempre muito gentil e interessado!
      Muito obrigada pela presença!
      Tenha uma semana igualmente maravilhosa e muitos beijos! :))

      Excluir
  17. Olá!Boa noite
    Querida amiga Adriana
    Mais um belo post,bem detalhado e informativo...
    sim, eu penso que essa é a "cilada" da propaganda... pois se gostamos de apreciar as cores e sentirmos a textura e o sabor dos alimentos, esquecemos que os alimentos tem que ser uma fonte de nutrientes, em qualidade e quantidade certa.Mas, com a evolução, muitos alimentos foram fabricados/produzidos para o consumo rápido e foram introduzidos novos ingredientes, justamente,para atrair os consumidores, nos pegam nessa cilada'" de os deixar "mais coloridos e atraentes"', além do mais, esses "novos", reduziram a qualidade nutricional e há os excessos... conforme bem explicado, em cada um dos 12 itens na sua postagem...
    puxa...fiquei muito "xatiado" com as sopas em pós e chás em lata, justamente, por que eram de "rápido" consumo e por terem virado meus "hábitos"...
    A do peru embalado, nem me preocupei muito, porque não gosto muito.
    Agradeço pelo carinho!
    Bela semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Felis!
      Pois é, digo mais uma vez que este post está cheio de astros e estrelas!
      Que bom que você também veio conferir!
      Mas saiba que o astro é você viu? E os demais amigos e amigas que aqui vieram deixar tanto carinho!
      Me senti muito bem, informando os perigos por trás de um rostinho bonito, como da encantadora caixinha de suco...rsrs Ela é linda por fora, mas bastante limitada em seu interior...kkkkk

      O mesmo posso dizer da sua preferida sopinha que consumia quentinha naquela noite fria.. lembra? Ah, e quando o calor apertava ,você tinha a companhia do chá gelado, naquela latinha quase beirando o gelo da Antártida... Mas tudo pura ilusão!
      É preciso modificar os hábitos novamente! Ir à feira ou à quitanda mais próxima, comprar as frutas, chegar em casa, asseá-las e preparar um suquinho natural daqueles, com o doce da própria fruta... E a sopa então: pegue duas cenouras, cebolas, couve, batatas, tomates, repolho, cebolinhas e outras verduras de sua preferência, misture tudo e cozinhe... É uma delícia e ainda sem conservantes, corantes ou emolientes!!
      Tomara que tenha apreciado a sugestão! É para a saúde ficar tinindo!!!

      Amigo, muito obrigada pelo carinho, eu que tenho que agradecer!!
      Beijos e uma super semana!! Se cuida hem?

      Excluir
  18. Respostas
    1. Bom dia Felis, obrigada pelo encanto e delicadeza da flor e do coraçãozinho sorridente!
      Eu adorei!
      Você é muito especial!
      Tenha uma excelente quarta-feira! :))))))

      Excluir
  19. Olá querida,

    Como você se esqueceu de ir me buscar para uma postagem tão interessante?-rsrs
    São dicas excelentes e surpreendentes.
    Para mim, a de maior valia diz respeito aos adoçantes, que uso direto. Ultimamente, por indicação de uma nutricionista, passei a utilizar aqueles com sucralose. Também os pães multigrãos me surpreenderam. Quanto aos demais, confesso que não fazem parte do meu cardápio, embora sejam muito utilizados por familiares. Assim, vou repassar-lhes estas informações.

    Bejim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, boa noite minha querida!
      Puxa vida, é verdade! Mas até amanhã e passaria na sua casa, com toda a certeza amiga!
      É que nesta semana estou fazendo uns exames médicos além da correira costumeira, o que está me impedindo de dar mais atenção aos amigos em seus respectivos blogs!
      Creio que até amanhã consigo colocar tudo em dia! :)))

      Sim querida, o melhor a fazer é repassar todas essas dicas aos seus familiares! Eu também fiquei de queixo caído quando descobri, porque consumia muita barrinha de cereal e ainda pensando que estava cuidando da minha saúde! Quanta ilusão! :(
      Pois é, esteja atenta ao adoçante! Creio que o melhor mesmo é se render ao docinho ou azedinho natural dos sucos! O que acha? rsrs A gente acaba se acostumando, afinal, tudo o que é natural é mito mais gostoso!

      Muito obrigada por sua presença querida!
      E me aguarde tá?
      Também preciso ir ao cantinho da Marilene correndo! :)))
      Beijinhos e uma linda semana!

      Excluir
  20. Oi Adriana!!!

    Que coisa!!! Tem alimentos que parecem saudáveis mas realmente não são... muito informativo e esclarecedor seu post!!! É sempre bom estar atenta para as ciladas também na alimentação!!!
    Adorei o seu post anterior sobre as crianças, que fofura recriando lembranças da infância!!! Lindo mesmo!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querida Bia!
      É muito bom tê-la aqui comigo desmembrando as armadilhas dos alimentos tidos como saudáveis amiga!

      Você viu que não é fácil: temos que estar muito atentas para não cair em tentação!
      Ah, você gostou da brincadeira com as fotos da infância? rsrs
      Pois é, resolvi imitar um pouquinho aquelas fotos que vemos na internet!
      E sabe que até gostei da brincadeira?
      Parece que voltei à fase mais pueril de minha vida! :)))

      Muito obrigada por sua presença, por seu carinho Bia!
      Tenha um fim de semana maravilhoso!!
      Beijos!! :D

      Excluir
  21. Oi! Legal que você além de super pra cima, linda, leva uma vida saudável ainda tem a mente aberta, eu creio também que seja tudo povoado com vida. Quem sabe até formas que nem precise de oxigênio para viver, daí que a busca somente por planetas com oxigênio possa ser um pouco perda de tempo.

    Falta a carne nessa lista, qualquer tipo pois além do sofrimento animal já foi provado que dá câncer.

    O da caixinha eu não sabia linda, é bom saber. Realmente tenho aprendido muito sobre saúde depois de virar vegana e já ouvi dizer que tem muitos alimentos ou bebidas doces que na verdade além de ter o açúcar ruim ainda vinha em quantidade grande demais. Que peninha, comprei tantos porque estou gripada mas então serão os últimos.

    Amei, obrigada pelas dicas! Beijos mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cute Soy!
      Eu adoro sua presença e sua visita querida!
      Assim aprimoramos e aprofundamos os laços de amizade! :)))

      Tem razão, é uma infinidade de planetas, de mundo novos para conhecer e só sei que não estamos sozinhos mesmo! :)))
      Pois é Mia, esta é ma lista de alimentos aparentemente saudáveis que não são considerados tão saudáveis assim!
      Tem que tomar muito cuidado com as embalagens prontas e fechadas! Certifique-se se no rótulo estão relacionados todos os ingredientes do conteúdo. Fique atenta ao índice de açúcar e sódio: aí é que se esconde o perigo querida!

      Gostei de saber que é vegana! Pesquisei mais sobre o assunto e concluí ser uma opção de vida de algumas pessoas que por razões relacionadas ao respeito aos direitos animais, prescindem do uso de qualquer produto de origem animal na sua vida cotidiana. Boa opção!

      Tenha um lindo fim de semana querida!
      Beijos e muito obrigada por sua participação!
      Fica bem! :))))

      Excluir
  22. Olá Adriana vim conhecer seu blog e achei muito interessante, é infelizmente comer algo que realmente seja 100% bom para o organismo é difícil só se vivermos somente da natureza, principalmente alimentos comprados e industrializados ou preparados em restaurantes sempre serão uma dúvida para nós, o pior é que a gente não se contenta só com frutas e verduras, porque o resto mesmo não sendo tão saudável assim faz falta né, é complicado mesmo essa questão da alimentação, algumas coisas dessa lista eu não sou muito de consumir, chás prefiro os naturais e quase não como fora mesmo amando evito e prefiro comer o que eu mesmo cozinho. beijus te convido a conhecer minha página no facebook.
    https://www.facebook.com/pages/Casa-e-Light/511094055653322

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Gabi, seja muito bem-vinda querida!
      Obrigada por vir conhecer esse espaço que só quer falar um pouquinho de vida saudável para ser mais feliz no dia a dia!

      Com certeza, se quisermos algo saudável 100% teremos que ter uma horta em casa com a maior plantação de verduras e legumes possíveis..rsrs
      Os alimentos industrializados escondem segredos obscuros impossíveis de serem notados!
      Ah, com certeza os chás naturais são mito mais deliciosos e saudáveis!
      Só de sentir o cheirinho da camomila, do alecrim e tantos outros na fervura da água, já fica claro como é desintoxicante e saudável!

      Adorei sua visita, muito obrigada!
      Também conheci o seu espaço e adorei!!
      Abração e ótimo fim de semana! :)))

      Excluir
  23. Oi, Adriana!
    Sempre me informo sobre alimentação por ter um irmão diabético e também para cuidar da saúde da família. A sua lista está perfeita e muito esclarecedora. A minha surpresa foi apenas o peru, para não dizer decepção - pois mesmo não gostando muito, às vezes comemos apenas por ser saudável.
    Adoçante é coisa séria! Aspartame causa dores no corpo e cansaço mental. Quando ao cérebro pedir açúcar, isso é normal, afinal, ele precisa dos açúcares, pois são eles que fazem o transporte do oxigênio para o cérebro, seu combustível principal - daí incluir na dieta de quem não come açúcar, mais frutas. Açúcar natural faz bem, o que não pode é o desequilíbrio! Comer muito açúcar funciona como uma bomba programada para acabar com a sua vitalidade. Se me permite, já escrevi sobre isso:
    Os males que 'la doce vita' faz
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia minha querida Luma!
      No sábado, passei o dia em repleto estado de contemplação, lembrando-me do entes queridos que já foram, mas que continuam em nossos corações, mais vivos do que nunca!
      Hoje, retomando ao blog, me deparo com este lindo comentário, obrigada Luma, por sua linda presença!

      Pois é, o peru também me assustou!! Ainda mais nesta época de final de ano em que ele reina absoluta nas ceias de Natal do mundo inteiro! :)
      Amiga, vou correndo ler o seu post onde descreve os perigos do açúcar que são informações preciosas para a gente cuidar de nossa saúde! Sabe, com ela não se brinca e todo cuidado é pouco! Afinal estamos em uma sinuca de bico onde se escondem perigos e armadilhas até mesmo nos ditos "alimentos saudáveis"!

      Adorei sua participação querida! Inclusive convido os meus amigos que ainda não conhecem o seu post, para irem lá e se certificar do perigos de uma "doce vita"!!!
      Beijos com carinho e um maravilhoso início de semana!

      Excluir
  24. Mas quantas dicas boas, Adriana. E quem diria que tanta coisa considerada inofensiva não fosse tão inofensiva assim. Eu troco refrigerante por água mesmo, mas interessante saber que o chocolate diet pode ter mais caloria que o normal. Impressionante. E as sopinhas em pó? Parecem tão nutritivas... Enfim, adorei. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, é sempre uma linda surpresa ter você aqui amigo!
      Você que não dá para confiar em alimentos bonitinhos e com carinha de saudável?
      Também fiquei estupefata, principalmente com as minhas ex-queridinhas barras de cereais!
      O chocolate diet esconde surpresas desagradáveis e as nossas práticas sopinhas depois de um dia cansativo, chegaram ao fim... rsrs Agora faremos sopa de verdura verdadeira amigo, com todos os tipos de hortaliças e legumes! :)))

      Muito obrigada pela presença!
      Beijos e uma ótima semana!

      Excluir
  25. Olá, doce menina! Tudo bem?

    Passando para ler as respostas sempre tão motivadoras!
    Ah!Eu tb adoro uma pimentinha, sem contar que da uma queimada básica nas calorias!
    Por falar nisso, me lembrei que um dia, ainda na época das solteirices, vi minha irmâ comendo pimenta pela primeira vez e por saber que ela era a única lá de casa que detestava, fui provar e a bendita nao ardia nadika...(Hoje eu conheço! É aquela que é servida no barzinho acompanhando porções.) Aí, eu disse pra ela- ah descobri pq a senhorita nao gosta de pimenta e desta vc gosta!- e ela me respondeu francamente-Claro!!!Que graça tem comer sofrendo??? Morri de rir dela! Este sim, é um sofrimento que eu gosto!kkkkkkkkk

    Querida, desejo que você tenha uma tarde de domingo linda e gostosa junto aos seus e uma semaninha super produtiva!

    Beijo grande pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, boa tarde querida!
      Ah, estou um pouco devagar nos últimos tempos querida!
      Antes publicava mais posts, visitava mais os amigos... Mas é que no fim no ano já vou dando ares de exaustão .. mas nunca deixo de dar atenção aos amigos e amigas queridas que aqui vem! EU ADOREI QUE TENHA VOLTADO QUERIDA!

      Uma boa pimenta é bom demais amiga!! rsrs Pode ser até um ardido sofrido, mas é uma ardidinho do bem!!! rsrsrs Todos os tipos de pimenta encontram-se no meu catálogo de boa saúde! Pesquisadores do mundo todo não param de descobrir que a pimenta, tanto do gênero piper (pimenta-do-reino) como do capsicum (pimenta vermelha), tem qualidades farmacológicas importantes e tem a capacidade até de prevenir e curar o câncer! Mas este é um assunto para outro post onde vou colocar todo mundo para comer pimenta...kkkkkkk

      Obrigada pelo carinho Lu!
      Tenha uma semana maravilhosa, dará tudo certo, tudo será especial!
      Obrigada pelo lindo domingo!!
      Beijos!! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.