A importância de expor-se ao sol e a vitamina D


vitamina D2

Olá amigos, fim de ano chegando e a maioria  ainda com tantos problemas para  resolver antes do Natal...


Mas hoje trouxe um IMPORTANTE alerta de saúde, compilado  por Mike Adams, com base em uma entrevista com o Dr. Michael Holick, autor do livro “The UV Advantage” Mesmo que o sol, hoje em dia seja apontado como o grande vilão do câncer de pele, não podemos deixar de mencionar seus benefícios. Eu mesma, sou  vítima do excesso de exposição ao sol na juventude,mas sei da importância dos raios solares em nossa vida. O problema comigo, foi devido ao excesso...


Mas saiba que a vitamina D evita a depressão, osteoporose, câncer da próstata, câncer da mama e, até mesmo efeitos do diabetes e obesidade. A vitamina D é talvez o nutriente mais subestimado no mundo da nutrição. Isso é provavelmente porque é “gratuita”: seu corpo a produz quando a luz solar atinge a sua pele. As empresas farmacêuticas não podem lhe vender a luz solar, por isso não há promoção dos seus benefícios à saúde.


A maioria das pessoas não sabe destes fatos verdadeiros sobre a vitamina D:


Vitamina D essencial para a saúde


1. A vitamina D é produzida pela pele em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural.


2. Os saudáveis raios de luz solar natural que geram a vitamina D em sua pele não atravessam o vidro e, por isto, seu organismo não produz vitamina D quando você esta no carro, escritório ou em sua casa.


3. É quase impossível conseguir quantidades adequadas de vitamina D a partir da dieta. A exposição à luz solar é a única maneira confiável para seu corpo dispor de vitamina D.


4. Seria necessária a ingestão diária de dez copos grandes de leite enriquecido com vitamina D para obter os níveis mínimos necessários de vitamina D.


5. Quanto maior a distância da linha do equador e o lugar onde você vive, maior será a exposição ao sol necessária para gerar vitamina D, pois depende do ângulo de incidência dos raios solares. Canadá, Reino Unido, a maior parte dos EUA estão longe do equador e maior parte do Brasil está perto do equador.


 6. Pessoas com a pigmentação escura da pele podem precisar de 20-30 vezes mais exposição à luz solar do que pessoas de pele clara para gerar a mesma quantidade de vitamina D. Por isto, também, o câncer de próstata é muito freqüente entre homens negros - é a simples deficiência generalizada de luz solar.


7. Níveis suficientes de vitamina D são essenciais para a absorção de cálcio nos intestinos. Sem vitamina D suficiente, seu corpo não pode absorver o cálcio, tornando os suplementos de cálcio inúteis.


Vitamina D8. A deficiência crônica de vitamina D não pode ser revertida rapidamente. São necessários meses de suplementação de vitamina D e de exposição à luz solar para “reconstruir” os ossos e o sistema nervoso.


9. Mesmo filtros solares fracos (FPS = 8) bloqueiam em 95% a capacidade do seu corpo de gerar vitamina D. É por isto que o uso constante de protetores solares provoca deficiência crítica de vitamina D.


10. A exposição à luz solar não gera a produção excessiva de vitamina D em seu corpo, porque ele se auto-regula e produz apenas a quantidade que necessita.


11. Se a pressão firme do seu osso esterno dói, você pode estar sofrendo de deficiência crônica de vitamina D.


12. A vitamina D é “ativada” pelos rins e fígado, antes de ser usada pelo organismo e, por isto, doenças renais ou hepáticas podem prejudicar muito a ativação da vitamina D circulante.


13. A indústria de protetores solares não quer que você saiba da necessidade de exposição ao sol, porque esta revelação significaria a queda nas vendas de seus produtos.


14. A vitamina D é um poderoso “remédio” que o seu próprio corpo produz inteiramente de graça e sem necessidade de prescrição médica!


15. Algumas substâncias denominadas “antioxidantes” aceleram muito a capacidade do organismo para lidar com luz solar, sem que ela nos provoque danos, também permitem que você fique exposto ao sol duas vezes mais tempo sem danos. Um exemplo de tais antioxidantes é a astaxantina, poderoso “filtro solar interno”. Outras fontes de antioxidantes similares são algumas frutas (açaí, romã, mirtilo, etc.), algumas algas e alguns crustáceos do mar (camarão, “krill”, etc.)


Benefícios da vitamina D

Doenças e condições causadas pela deficiência de vitamina D:


  •  A osteoporose é geralmente causada por falta de vitamina D que provoca deficiência na absorção de cálcio.


  •  A deficiência de vitamina D na infância causa o raquitismo, falta de calcificação dos ossos.


  •  A deficiência de vitamina D pode agravar o diabetes tipo 2 e prejudicar a produção de insulina pelo pâncreas.


  •  Bebês que recebem a suplementação de vitamina D (2.000 unidades por dia) têm um risco 80% menor de desenvolver diabetes tipo 1 durante os próximos vinte anos.


  •  A obesidade prejudica a utilização da vitamina D no organismo e obesos precisam de duas vezes mais vitamina D.


  •  A depressão, a esquizofrenia e os cânceres de próstata, de mama ovário e de cólon são frequentes em pessoas com deficiência de vitamina D. Portanto, níveis normais de vitamina D previnem estas doenças.


  •  O risco de desenvolver doenças graves como diabetes e câncer é reduzido de 50% a 80% através da exposição simples, à luz solar natural 2 a 3 vezes por semana.


  •  A depressão sazonal de inverno, muito comum nos países de clima temperado, é causada por um desequilíbrio da melatonina, devido à menor de exposição ao sol.


  •  A vitamina D é utilizada no tratamento da psoríase, doença inflamatória crônica da pele.


  •  Deficiência crônica de vitamina D é muitas vezes diagnosticada erradamente como fibromialgia, porque seus sintomas são muito semelhantes: fraqueza muscular e dores.


Agradecimento ao sol


Estatística chocante! São deficientes em vitamina D: 40% da população dos EUA, 32% dos médicos e estudantes de medicina, 42% das mulheres afro-americanas em idade fértil, 48% das meninas de 9 a 11 anos, até 60% dos pacientes de hospitais, até 80% dos pacientes do lar de idosos e 76% das mulheres grávidas e 81% das crianças delas nascidas, as quais terão, mais tarde na vida, maior predisposição ao diabete tipo 1, à artrite, à esclerose múltipla e à esquizofrenia.


O que você pode fazer:


A exposição sensível à luz solar natural é a estratégia mais simples, mais fácil e ainda uma das mais importantes para melhorar a saúde. Se mais pessoas lessem estas informações, poderíamos reduzir drasticamente as taxas de várias doenças crônicas. A exposição à luz solar é realmente uma das terapias mais poderosas. Não há nenhuma droga, nenhum procedimento cirúrgico ou de alta tecnologia que chegue sequer perto do surpreendente efeito saudável da luz natural. E o melhor: você pode obtê-lo gratuitamente!!! E o pior: é por isso que quase ninguém o divulga! Ajude a divulgar mais benefícios à saúde!

Tenha uma ótima semana!


Imagens do Google imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

35 comentários:

  1. Olá querida amiga vim te visitar e encontrei essa maravilha de artigo...Minha nora foi ao médico e ele prescreveu a ela tomar sol todos os dias pois ela está com carencia de Vitaminas..então compartilhei com ela esse artigo..Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Claudete! Boa tarde! Que saudades!
      Sim amiga, o sol é muito importante em nossas vidas!

      Estamos traumatizados, pois vivem buzinando em nossos ouvidos que o sol envelhece, provoca o aparecimento do câncer de pele e faz mal. Ao contrário, o sol é uma fonte para a fabricação da vitamina D em nossa organismo, tão importante para a nossa saúde e o bem-estar em geral!
      Várias doenças podem ser evitadas com a exposição ao sol da manhã, tão importante para todos nós! Sua nora vai ficar bem a partir do momento que regularizar a produção de vitamina D em seu próprio organismo. É só expor-se ao sol pela manhã bem cedinho que o problema será resolvido em breve!

      Agradeço por divulgar e compartilhar o artigo querida!
      Mais pessoas precisam saber disso: é uma leitura rápida que pode ajudar muita gente!
      Agradeço, mais uma vez, o carinho da visita e por sua participação!!
      Muitos beijos e uma semana iluminada! :)))
      Se cuida!

      Excluir
  2. Adriana, parabens por este excelente artigo!

    Eu descobri, por acaso, que tinha deficiencia desta vitamina, por algum tempo tomei um reforço, preciso fazer novo exame.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, fadinha linda que precisa de tomar o solzinho da manhã urgente!
      Mesmo que esteja caminhado em manhãs ensolaradas, ainda não está sendo o suficiente querida!

      O sol é fonte de vida para nós, de energia, de luz!
      A gente nem imagina como a vitamina D, que é fabricada em nosso organismo pela simples exposição ao sol da manhã, é importante... A ausência dela pode ser muito preocupante, mas a reposição é natural!

      Beijos fadinha! Obrigada pela participação querida!
      Vamos resolver esse problema até o final do verão: todas as manhãs, bem cedinho, tomando um solzinho agradável e revigorante!!
      Tenha uma semana maravilhosa!

      Excluir
  3. É isso ai, não podemos deixar de nos cuidar, essa de deixar dicas sobre a vitamina D é essencial para os que já passaram dos 50, ela torna-se mais importante para pessoas dessa idade em diante. Sabemos que a fixação dela depende muito do astro rei Sol, e os cuidados com ele também é imprescindível.
    Valeu por mais essas dicas sobre a saúde.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz Cidreira! Muito boa tarde!
      Você tem razão, não podemos jamais deixar de nos cuidar, por um momento sequer!
      E o solzinho diário de cada dia, bem cedinho, bem ameno, pode salvar vidas!
      Precisamos de sintetizar a vitamina D no organismo e a matéria-prima para isso está à nossa disposição, gratuitamente, em todos os belos dias de sol! :))
      Então, vamos nos cuidar de verdade!!

      Agradeço sua presença amigo, muito obrigada pelo carinho da visita!
      Abraços e uma grande semana, ensolarada e iluminada! :))

      Excluir
  4. Excelente artigo Adriana Helene, muito importante saber dos benefícios da vitamina D, principalmente porque na maior parte do tempo trabalho em ambiente fechado. Vou me cuidar mais.
    Muito obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Neusa, fico muito honrada com sua visita querida!
      Você viu como a vitamina D é importante?
      Com ela em dia evitamos uma série de cânceres e doenças!
      É incrível como Deus, em todas as suas particularidades, nos entregou um mundo perfeito: o homem é que tem o condão de destruí-lo e manipular as informações!
      O sol não é um vilão como todos apontam: o sol é vida, é luz, é calor!
      Com ele brandamente, teremos muita saúde pela frente!

      Você precisa tomar um solzinho pela manhã querida, todos os dias 15 minutinhos já é o suficiente!!
      Se cuida tá?
      Beijos e excelente semana!

      Excluir
  5. Antigamente os médicos mandavam da banho de sol nos recém nascidos agora nem se fala e quando os mais velhos aconselha os seus a fazer eles não acreditam e dizem que hoje e outro tempo!
    ou seja temos crianças e adultos com varias doenças que poderia ser evitadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neilza do Residenci-lar! Boa noite querida!

      Pois veja só que coisa mais contraditória não é mesmo?
      Desde quando o sol faz mal para a saúde? É claro que nos horários impróprios temos que evitá-lo para preservar a pele. Mas bem cedinho, um banho de sol faz muito bem para a saúde!
      É por isso que nossas crianças e os mais velhos estão adoecendo muito mais: pela pura ausência da vitamina D no nosso organismo!
      Mas ainda é tempo de compensar isso: vamos espalhar essa notícia!! :))

      Muito obrigada pela participação Neilza!
      Beijos e uma semana maravilhosa para você!

      Excluir
  6. Olá!Boa noite, querida amiga Adriana!
    sim...são os grandes mitos ( e algumas verdades) que sempre escutamos em relação à exposição ao sol...é lógico, que a indústria acaba impondo muitas necessidades falsas para garantir o consumo de seus produtos..mas sei que nãopodemos descuidar da proteção contra queimaduras causadas por raios solares.
    Sobre seu ítem 9 " É por isto que o uso constante de protetores solares provoca deficiência crítica de vitamina D." , um médico me disse que o ideal é aproveitar o sol sem protetor solar por no máximo 15 minutos, para promover a produção adequada de vitamina D. Depois disso, o filtro solar é indicado.
    Sei lá...só sei que sou meio desleixado com essa proteção, detesto usar bonés e viseiras...e cometo mesmo problema, q vc disse que cometeu, excesso de sol...e muitas vezes em horários inadequados...
    Bela partilha...muito útil, mesmo!
    agradeço pelo carinho,sempre e sempre, e sempre,obrigado, belos dias, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu querido amigo Felis!
      Nossa, posso dizer que o seu dueto hoje estava incrível!
      Você e a Maria Lucia foram maravilhosos: os versos ficaram tão bem combinados que me emocionaram profundamente! :)))

      Sim amigo, os raios solares em determinados horários são totalmente inadequados para a saúde! Eu mesma estou sentindo isso na minha pele ( LITERALMENTE, INFELIZMENTE). Além dos pontos críticos que tive que extrair, estou com muitas manchas de sol nos braços, mãos e pernas muito além da minha idade e é tudo resultado do excesso do sol que tomei tempos e tempos lá atrás... :( mas estou me cuidando muito agora!
      Inclusive, publiquei este artigo de propósito: parece até algo contraditório não é mesmo? rsrs
      É que não culpo o sol, adoro o sol, este astro rei grandioso!
      Seus raios, nos horários certos, são fonte de vida e saúde!
      Por isso que é bom , de manha bem cedinho, sair par tomar um solzinho,como você disse, sem o protetor solar!
      Aí sim, a vitamina D vai ser sintetizada adequadamente! :))))
      Agora estou sempre de boné amigo...rsrsrs
      Comecei até com uma nova coleção de cores variadas para cada dia da semana!
      Agora sou fashion até para me proteger deste solzinho amigo...kkkkkkkk

      Adorei sua presença amigo, sempre tão marcante!
      Deixo o meu agradecimento e um beijo de boa noite!
      Tenha uma semana maravilhosa sempre! :)))

      Excluir
    2. Olá!Boa noite, querida amiga Adriana!
      ...há uma lenda familiar ,de que aprendi a gostar de letras , antes de aprender a andar, não sei, não lembro,(tanto que trabalho com números) mas o que sei é que sempre fui um leitor compulsivo, e consequentemente me tornei um apaixonado por tudo que envolve o mundo das letras...sinto cada vibração, (e por vezes o ruído) de cada uma...e assim, não poderia deixar de ficar tão emocionado ao ler seu belo, gentil e carinhoso comentário... muito obrigado, mesmo...de coração,feliz!
      Agradeço, muito obrigado,belo final de semana, muita paz e luz, beijos!

      Excluir
    3. Felis, que lindas, lindas, palavras amigo! :))))
      Que gracinha, você sempre foi muito acima de sua época e bastante precoce!
      É se dá tão bem com as palavras porque gosta de números: isso é incrível mesmo!!
      Ah, antes do Natal ainda vou em seu cantinho agradecer por tudo que vivenciamos neste ano!
      Obrigada mais uma vez pelo belo retorno!
      Beijos!!
      Linda semana!

      Excluir
  7. Oi, Adriana, que interessante! Seu artigo veio em muito boa hora. Eu também abusei do sol na infância e juventude, de modo que hoje tenho uma certa fobia. Foi muito bom ter as informações que você pesquisou, sempre muito claras e embasadas. Sempre associei vitamina D à absorção de cálcio, não fazia ideia de todos os outros importantes papéis no metabolismo.

    Muito obrigado pelo alerta, vou tratar de corrigir este problema! Parabéns pelo artigo, sempre impecável!

    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio, boa noite!
      Muito obrigada pela presença e por tão belos elogios!
      Fico feliz que goste das matérias que publico e também mais ainda quando você consiga aproveitar algo delas! Eu que tenho que agradecer o seu carinho!

      A vitamina D opera milagres em nosso organismo amigo!
      Estou muito entusiasmada em divulgar ao máximo essas informações, para poder evitar uma série de doenças que não se desenvolveriam, se as pessoas tomassem um solzinho ameno todas as manhãs!
      Muitas coisas seriam evitadas e a saúde preservada! :))

      Tenha uma semana muito produtiva amigo!
      Obrigada, beijos e uma semana igualmente maravilhosa!

      Excluir
  8. Oi Adriana
    Essas informações são super úteis e precisam mesmo ser divulgadas. Realmente a indústria não tem nenhum interesse que as pessoas tomem sol sem protetor e nós é quem pagamos o pato. Lembro que no início dos anos 80 ficávamos até com a pele ardida, mas não usávamos protetor solar qdo íamos à praia.
    Hj tem gente que não sai de casa sem ele! Daí a deficiência. E as grávidas então, que morrem de medo das manchas na pele...
    Eu já havia lido a respeito e de vez em qdo tento tomar um solzinho de cara limpa.

    Um beijão, excelente postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, minha linda menina saradona!
      Fico tão feliz com a sua presença sempre tão animada e divertida!
      Parece que está ainda mais feliz neste finalzinho de ano!
      Tempo bom, de festas, de confraternização não é?

      A indústria farmacêutica é cruel por demais querida!
      Afinal, a venda dos protetores solares é um negócio muito lucrativo não é mesmo?
      Sim, eu fui uma das oitentistas que ficava na praia até ficar vermelha como um camarão e depois, de tão queimada que ficava, a pele descascava!
      E foi assim, em uma sucessão de anos! Eu não usava protetor solar, mas sim, bronzeador ( pasmem) Hoje estou colhendo os frutos desta falta de conhecimento de saúde... :(

      A vitamina D precisa ser processada em nosso organismo e ela só ingressa em nosso sistema através do belo e quente solzinho!
      O sol que é considerado inimigo por tantos, pode salvar vidas em imensa quantidade!
      Que contradição não é amiga?
      Por isso, de manhã cedinho, ainda farei como você: tomar um solzinho de cara limpa para poder ter saúde correndo nas veias!!

      Beijos muitos beijos querida!
      Obrigada por seu carinho, por sua presença radiante!!
      Tenha uma semana maravilhosa!

      Excluir
  9. Bom dia, minha querida e encantadora amiga Adriana!!!
    Mais uma excelente e importante postagem, muitos não fazem conta do grande problema que causa a falta desta vitamina no organismo, recentemente isso vem sendo muito discutido pela mídia e pelos médicos. Sua postagem ficou perfeita, tudo muito bem explicado e de fácil entendimento. Nosso organismo só produz essa vitamina com a exposição ao sol, a reposição por outros meios, mesmo pela alimentação ou medicação, não satisfazem as necessidades do nosso corpo.
    Eu e o sol não somos bons amigos, gosto dele, mas sempre me castiga muito, nas horas de pico tenho sempre que fugir dele... rsrsrs... só mesmo aproveitando as horinhas que ele está mais fraco e mais amigo, caso contrário, viro um verdadeiro tomate bem maduro... Pela manhã estou sempre dormindo, então me resta apenas o período da tarde e nem sempre sobra tempo para expor-se ao sol... a minha salvação é o rancho nos finais de semana e nos feriados, lá não tem como ficar fora dele. E sempre que possível devemos fazer uso dos alimentos e frutas ricas nesta vitamina, um pouco daqui, um pouco dali, sempre acaba ajudando na reposição.
    Valeu minha querida amiga, adorei sua postagem, mais uma excelente contribuição para a saúde, parabéns!!!
    Tenha uma semana maravilhosa, feliz e abençoada!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom dia meu querido amigo Luis!
      Fico sempre encantada com a sua simpatia e tanto carinho!
      Às vezes penso que não mereço tanto! Mas só de recebê-lo, o meu dia fica muito mais iluminado! :)))))

      Pois é amigo, a vitamina D, legítima, original é só através do solzinho amigo, todas as manhãs! Como é gostoso o solzinho ameno do amanhecer! Pena que você está sempre dormindo no nascer do sol , pois deve trabalhar até tarde e dormir muito pouco. Mas, nos fins de semana, se puder, lá no seu belo rancho, acorde junto com os raios de sol! Vá dar um passeio reconfortante entre as árvores e a linda natureza que o cerca. E sempre apreciando a beleza do sol, sentindo o seu calor suave como se o quisesse encher de vitaminas! É assim que imagino: olho para o sol batendo em meus braços e penso nele entrando pelo organismo e sendo processado e, logo em seguida, transformado na vitamina D, que tanto preciso para evitar uma série de doenças!

      Você observou no artigo não é amigo? É uma lista grande que podemos evitar e prevenir!
      O sol é nosso amigo, não tenho receio dele. A culpa foi inteiramente minha na juventude, quando abusei do sol nos horários impróprios para a saúde e não usei protetor solar! Portanto, a vida é assim não é? A gente colhe no futuro o que planta no início ! :D

      Agradeço imensamente o seu carinho, a sua visita, a sua participação sempre intensa e motivadora!
      E vamos sempre fazer do sol o nosso melhor amigo não é meu iluminado amigo Luis?
      Abraços, carinhos e uma semana radiante, maravilhosa! :)))

      Excluir
    2. Muito boa noite, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Que bom minha querida amiga, também fico sempre muito feliz e encantado com sua atença, simpatia e carinho de sempre, valeu!!!
      Verdade, minha querida amiga, precisamos ficar atentos na reposição desta vitamina tão importante para o nosso organismo, principalmente por ser um método simples, fácil e rápido. O Astro Rei se incumbe de fazer essa reposição com perfeição, um amigo à disposição de todos.
      Sim, minha querida amiga, gostei do artigo e da lista que podemos e não podemos.
      Tenha também uma semana maravilhosa, feliz e abençoada!!! :))))
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
    3. Querido amigo Luis, bom dia! :)))
      Estamos precisando tanto de sol aqui no Espírito Santo amigo!
      Nestes momentos de chuvas intensas e preocupantes que eu confirmo e mais sinto como o astro rei é importante e essencial em nossas vidas!!
      Obrigada pela presença, pelo feedback sempre tão gentil!
      Tenha um dia maravilhoso amigo!!

      Excluir
  10. Olá Adriana!!!
    Esta abordagem sobre a vitamina D é realmente muito importante, muitos não sabem que ela é sintetizada através da exposição solar. O sol também é muito benéfico quando as pessoas se expões nos horários recomendados. Quanto todos tiverem acesso a informação e aos cuidados corretos com a saúde mais feliz e saudável será toda uma sociedade, a prevenção é sempre o melhor remédio. Eu particularmente amo o Sol, é uma energia indescritível.
    Em relação ao Natal também amo esta época do ano apesar do excesso de consumismo.
    Uma ótima semana pra você!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  11. Importante e esclarecedora postagem, Adriana. Sempre achei um exagero alguns conselhos de "sempre usar protetor até em dias nublados" e esse post é muito útil, pois expõe os benefícios do sol, ao mesmo tempo que também mostra os cuidados necessários. Adorei, como de costume. Beijão e bom resto de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dai Sérgio, querido amigo!
      A correria do final do ano me pegou de cheio, a ponto de me fazer atrasar nos comentários do meu blog! Ah, responder aos amigos para mim é sagrado, pois quero estar sempre junto, mamo a mano, com todos! :))))

      Pois não é um exagero quando os dermatologistas falam que o protetor solar tem que ser até de manhã bem cedinho, quase ao nascer do sol? Aí também não né?
      Precisamos deste solzinho ameno, amigo para sobreviver também!
      Agora estamos sabendo de tudo e vamos nos cuidar ainda mais!

      Agradeço o carino de sempre, a visita sempre maravilhosa!
      Beijos grandes amigo e um final de semana muito bom ( tomara que a chuva cesse e não faça mais tantas pessoas sofrerem) :(
      Se cuida e feliz fim de semana!! :)))

      Excluir
  12. Suas postagens são muito ricas e úteis. Estou entre aqueles que apresentam carência de vitamina D.
    Minha médica costuma me dar umas broncas, pois necessito levantar mais cedo e caminhar um pouco (rss).
    Adriana, desejo-lhe um maravilhoso Natal, em clima de amor e união, ao lado das pessoas que lhe são queridas. E que 2014 lhe apresente inúmeras portas abertas , revestidas de esperança. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene, bom dia poetisa!
      Você já está se despedindo das postagens de seu blog neste ano não é amiga?
      Sabe, é o melhor mesmo a fazer, pois não sei o que acontece nesta época, que o tempo fica ainda mais espremidinho....hehehe Eu mal consigo entrar nos blogs amigos para cumprimentar e deixar o meu carinho, que tanto gosto!! Até responder aos comentários também está mais difícil.... rsrsrs mas vamos que vamos!!!!

      Marilene, você precisa pegar o solzinho fraquinho do amanhecer! Se sentirá ótima quando começar! A vitamina D vai ser devidamente processada em seu organismo e te deixar cheia de vigor e de vida! :))))

      Agradeço os desejos de um maravilhoso Natal e retribuo em dobro, triplo, infinito querida!
      Que seja lindo, de muita paz, de muito amor, de muita união!
      2014 será ainda mais encantador do que 2013, tenho certeza disso!!
      Beijos grandes e um grande e Feliz Natal amiga querida!

      Excluir
  13. Oi querida, adorei a visita, tava com saudades (cutesoy) agora estarei em novo endereço está bem?

    Eu comecei à praticar o abraçar árvore e com os pés descalços faz um bem incrível que fiquei surpresa. Consequentemente agora tomo mais sol, antes tomava mais em casa. Talvez a exposição demasiada do sol das 11 às 5 é que possa causar câncer né, é forte demais, o de de manhãzinha e da tardezinha são ótimos.

    Fique com Deus querida, tudo de bom viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mia, você não vai mais continuar com o seu lindo Blog Cute Soy? Ele é tão fofo, continue com ele também além do seu novo Spiritualvegan! Inclusive já sou seguidora do novo! :))

      Também adoro abraçar as árvores, mas não pratico muito. Pés descalços na grama é uma terapia para os pés e todo o corpo, abarcando a mente, principalmente!! Adoro estar na natureza e tudo faz um bem incrível em nossas vidas amiga! O solzinho da manhã é uma bênção de saúde e vida! Precisamos tomá-lo para não adoecer! Apenas evitar os horários impróprios e curtir o calor ameno do sol ingressando em nossa pele e fazendo maravilhas lá dentro: isso sim é saber viver!!!

      Obrigada pelo carinho , beijos grandes e um fim de semana maravilhoso, com tudo o que há de mais lindo em sua vida!!

      Excluir
  14. Sabendo tomar sol nos horários certos não causa danos à saúde.
    bom fds! Amanhã tem festa no blog!
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, muito boa noite querida!
      Ah, então amanhã tem festança lá no seu cantinho?
      É claro que vou lá participar! Adorei o convite!!

      E vamos que vamos, tomando sol na medida certa, de manhã bem cedinho para ficarmos fortes e cheias de Vitamina D, rsrsrs
      Beijinhos mil e até mais!
      Um fim de semana maravilhoso!

      Excluir
  15. Olá Adriana querida,

    Ultimamente tenho visto muitas reportagens sobre a importância da vitamina D e da necessidade da exposição ao sol nos horários recomendáveis. Como há dois anos não vou à praia e quase não tenho tido contato com o sol no período saudável, estou começando a me preocupar com a questão. Também abusei muito do sol na adolescência, mas, graças a Deus, não tive consequências sérias.
    Sua postagem é excelente para orientar e despertar a respeito da importância desta vitamina em nossa saúde. Seu trabalho neste blog é altamente louvável.

    Grata pela carinhosa e importante companhia neste ano que já chega ao seu final.

    Desejo-lhe um Natal com muito amor e bençãos e um maravilhoso 2014. Você merece tudo de bom que a vida possa oferecer.

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, bom dia!
      Ufa, cheguei com um pouco de atraso, pois estava hibernando no fim de semana...hehehe
      A vitamina D é essencial em nossas vidas: hoje mesmo, depois de uma semana de chuvas intensas, deu um solzinho fraquinho bem cedinho e eu, mesmo sem poder tomar sol, não resisti e fui ao encontro dele de braços abertos!!! Adoro o sol,m amo de montão!! Ainda mais depois de saber como é importante!

      Quem sabe em suas férias você não faça caminhadas pela manhã em uma linda praia Vera? Assim poderá recuperar e ainda fazer uma reserva de Vitamina D!!

      Agradeço demais os seu carinho neste ano de 2013 querida e 2014 está aí para a gente ficar ainda mais unida!!
      Beijos grandes, obrigada e uma semana maravilhosa!!!

      Excluir
  16. Olá, como vai?
    Estou passando para contar uma novidade, o Portal Teia que sempre ajudou a muitos blogs agora tem um agregador de links e o seu blog tem vaga garantida, acesse e comece já a enviar suas postagens.
    Espero você, até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Agregador!
      Que surpresa sua presença, muito obrigada por vir deixar este convite!!!
      Nossa, sério? EU TENHO VAGA GARANTIDA?
      Nem acredito, agradeço muito amigo!!
      Vou começar sim, depois do ano Novo! :))
      Pretendo tirar umas férias da blogosfera por ora!!
      Mas deixo meu abraço e desejos de um maravilhoso Natal para você Portal Teia!!
      Muita paz e muita harmonia!!
      Bom fim de semana!!
      ATÉ 2014!!!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.