Os benefícios da hidroginástica neste verão:

Hidroginástica

Olá amigos! Tudo bem? Pois é, os exercícios não podem  parar! E neste verão intenso, de muito calor, mudei os planos e o meu exercício matutino passou a ser a hidroginástica. 

Diferente do que muita gente pensa, a hidroginástica não é uma atividade para ser praticada só pela terceira idade. Ao contrário! É excelente para todas as idades!  Eu comecei há pouco tempo e  já estou colhendo os benefícios deste exercício físico reconfortante. Descubra  você  também agora,  os  maravilhosos e bons efeitos que a hidro pode oferecer para você e não vai se arrepender!



O exercício melhora a capacidade aeróbica e cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral. Sem dúvida, é uma excelente opção para quem leva uma vida agitada e têm pouco tempo para a prática de atividades físicas. 

Fora tudo isso, os exercícios aquáticos são divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes e seguros. Eis uma ótima opção para chegar à boa forma e a um estilo de vida mais saudável.


Alguns especialistas  afirmam que a hidroginástica esta sendo cada vez mais procurada, pois os exercícios realizados na água acabam sendo mais agradáveis, divertidos, mais estimulantes e eficazes. E isso ocorre porque na água os exercícios não são acompanhados de dores, transpiração e na maioria dos casos menos cansativos que os exercícios praticados fora da água.

Engana-se quem pensa que fazer hidroginástica é um exercício leve. A atividade pode ser uma ótima alternativa para queimar calorias, além de ser um exercício divertido. Ela geralmente é praticada em grupo, com música agitada e, na maioria das vezes, um instrutor lidera a aula para não lhe deixar parada um só instante!

Em geral, os exercícios aquáticos são agradáveis, seguros,estimulantes e eficazes. Descubra agora  os benefícios que a hidro pode lhe oferecer e dicas para aproveitar ao máximo essa atividade:

A hidroginástica é uma atividade que melhora a capacidade aeróbica e cardiorespiratória, além de favorecer a circulação sanguínea, flexibilidade, resistência e força muscular. Pode ser praticada por pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade.
exercícios  e hidroginástica
Os exercícios praticados na hidroginástica estimulam e melhoram os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares como: braços, costas, pernas, glúteos e abdômen.

Como a hidroginástica é uma atividade praticada com água no nível do ombro, o peso do corpo cai para 90% e isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares, podendo ser praticada por atletas em treinamento, gestantes, pessoas que apresentam alguma deficiência, que estão se recuperando de lesões ou que se encontram acima ou abaixo do peso. Para iniciar o treino é necessário consultar sempre um especialista.


Veja os principais benefícios da Hidroginástica:


- Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, flexibilidade, força muscular e resistência;
- Melhora a flexibilidade das articulações;
- Apresenta o gasto calórico de 400 calorias;
- Melhora os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares;
- Aumento da circulação sangüínea e da resistência do sistema cárdio-respiratório.
- Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e bumbum.
- Quem faz hidroginástica melhora a flexibilidade das articulações;
- Pode auxiliar no combate ao estresse, pois a massagem propiciada pela água, por meio da pressão e da resistência, e os alongamentos, relaxam o corpo e os músculos;
-Por proporcionar uma grande interação entre os praticantes durante as aulas, as pessoas mais tímidas podem interagir e a hidroginástica pode colaborar para cessar a inibição.
- A hidroginástica é uma excelente opção de atividade para as pessoas que levam uma vida muito agitada e contam com pouco tempo para a prática de exercícios, além dos cuidados com a alimentação que refletirão na melhora da qualidade de vida.


Academia Safit


Riscos
- Desde que você tenha feito uma consulta médica anterior, não há nenhum tipo de problema.
- Como a hidroginástica é uma atividade praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso quase que elimina os impactos muscular e das articulações.
- Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto.

Observação: para calcular a sua freqüência cardíaca ideal, os médicos costumam recomendar usar a fórmula: 220 - idade = freqüência cardíaca máxima (100%). Na dúvida, consulte um médico.

Período mínimo para fazer efeito
- Para se perceber os benefícios da hidroginástica é preciso praticá-la, pelo menos, 3 vezes por semana, 45 minutos por dia, durante 3 meses.
- Para um melhor desempenho cardiovascular, a freqüência desejada é entre 70% e 85%. Para queimar gordura e perder peso, a freqüência cardíaca ideal é entre 55% e 70%.

Gasto calórico médio
- De 260 a 400 kcal/hora

Quem deve fazer
- A hidroginástica é uma das únicas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico. Apesar disso, pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento podem praticá-la.
- Atletas lesionados fazem hidroginástica porque ela fortalece a musculatura, protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos procuram essa atividade para aumentar a força muscular.
- Indicado também para quem tem problemas de coluna e para gestantes, já que previne dores lombares e cervicais, aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e sua posterior recuperação.

Dicas do especialista
Sempre encaixar o quadril e manter a postura ereta. Enquanto estiver se exercitando, manter todo o pé apoiado no chão e contrair o abdômen. Além disso, é essencial que se mantenha a respiração contínua, sem bloqueá-la. Aumente a intensidade de acordo com o seu ritmo e evite comer uma hora antes de iniciar o exercício.

Esta é a piscina onde estou praticando hidroginástica todos os dias: É ou não é refrescante e muito convidativa? Inclusive  já estou aprendendo a usar os acessórios para os exercícios como os espaguetes para hidroginástica e caneleiras especiais.  Amigos, vou mantendo vocês informados sobre o meu progresso nas aulas, mas  já antecipo que foi a melhor escolha que fiz nos últimos anos!  Estou A- DO- RAN-DO!! Recomendo com louvor!! Até a próxima!
Piscina frequinha
Piscina Acqua Fitness
Pesquisa : Terra Saúde e Márcio Equi :Coordenador de Natação e Hidroginástica da academia 4 Fit
Imagens  do meu arquivo pessoal  e demais do Google imagens

32 comentários:

  1. Olá Adriana Helena,
    Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão. Dentro da água, o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, o que reduz de maneira importante à tensão nas articulações. Com isso, os exercícios realizados dentro da água são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do aluno e possibilitando a prática de atividade por um período de tempo maior. Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-atividades praticamente não ocorrem.
    Eu como não tenho problemas para fazer exercícios de solo, faço as minhas caminhadas diárias, flexões de braço, abdominais e outros mais. Já, a minha esposa irá iniciar hidroginástica por recomendação de um médico porque os joelhos e os calcanhares não podem sofrer com impactos, depois dessas dicas lidas aqui agora ela animou mais ainda para poder dar início as aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alfeu! Muito boa tarde amigo! :))) Puxa, fiquei muito satisfeita ao ler o seu comentário, pois você além de trazer informações preciosas para o post, me deixou empolgada em saber que o artigo motivou sua esposa a começar a praticar hidroginástica! É uma ótima recomendação médica, já que ela não pode sofrer impacto nos joelhos e calcanhares. Mas diga a ela que, ao contrário do que parece, os exercícios na água não são tão levinhos assim! Fazemos força, mas esta é absorvida pela água e é por isso que é tão bem recomendada!

      Além da diversão garantida, ela vai se exercitar adequadamente e ainda perder calorias, pois de acordo com a intensidade com que for praticada, pode dar adeus até 400 calorias por aula! Isso é mesmo uma maravilha e eu ainda nem falei da refrescância...rsrs

      Eu tornei-me fã incondicional e olha que eu adoro as corridas e as caminhadas ao ar livre! Masa hidroginástica também chegou para complementar e dar uma força refrescante neste calor tão intenso por que estamos passando neste verão!
      Valeu amigo, muito obrigada mesmo, por participar e trazer mais conhecimentos! Depois mande notícias de sua esposa. Vou gostar muito de saber se ela também vai tornar-se fã da prática deste exercício tão aquático! :)))

      Tenha uma semana maravilhosa e abraços para toda a família que pratica esportes unida!

      Excluir
  2. Oi amiga!

    Bom demais ler esse seu empolgante depoimento sobre a tua escolha. Que bom que esta gostando.
    A hidro é de fato muito prazerosa e cheia de benefícios a saúde. E nesse calorão, nada melhor, né?
    Puxa, vendo essa piscina enorme e tão bem apresentada por você, deu até vontade!rs Sem contar que amo um banho de piscina desde criança.
    Adorei a refrescância do post! Belíssima a tua recomendação!

    Beijo e tenha uma linda semana!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu,muito bom dia minha querida amiga linda!

      Estou gostando demais da conta e olha que a princípio, eu achei que seria brincadeirinha de criança! Ledo engano...hehehe A gente se exercita de verdade e com todos os músculos possíveis! :D E como você lembrou, neste calor, ah, não há exercício melhor neste mundo!

      Faça também, se puder amiga! Garanto que vai gostar, já que você é super atleta! Vai dar uma relaxada, principalmente se você faz muitos exercícios na esteira ou bicicleta ergométrica! E vamos ao banho de piscina, que é bom demais da conta!!! Viiiiva!!! :))))

      Beijos grandes e uma semana maravilhosa, de muito amor, de mutia alegria!
      Continua se cuidando muito!

      Excluir
  3. Adriana, eu já fiz e é bom demais.
    Alem de que é muito relaxante praticar exercícios dentro d'água.

    Por enquanto, levando em consideração os preços das academias, só posso fazer em dia de temporal, pulando ondas feitas pelos motoristas, especialmente de buzão.


    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, minha fadinha aquática!
      Pensei que você só gostasse de praticar exercícios e bosques ou florestas! :)))
      Sim, é mito relaxante mesmo fazer exercícios dentro d'água! Parece que a gente não faz força, mas na verdade o trabalho de força é bem acentuado. Mas a água diminui totalmente o impacto!

      É bem verdade, o preço das academias está bastante salgado! A princípio tentei me exercitar no mar, mas é muito difícil em razão das ondas e da água salgada que interfere muito. Fico incomodada com o arder dos olhos!
      Toma cuidado tá querida? Os motoristas de ônibus não costumam ser nada delicados conosco, quando somos pedestres...aliás nem como passageiros! Também já tomei banho de poça de água jogada pelo ônibus na época das fortes chuvas aqui em Vitória e fiquei tiririca da vida....rsrs A sorte é que tentamos levar a vida com bom humor né?

      Beijos querida e se cuida tá bom?
      Tenha uma semana maravilhosa!

      Excluir
  4. Olha nós de volta das férias ai gente!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Cidreira, seja muito bem- vindo das férias amigo!
      Deu para descansar bastante?
      Coisa boa retornar com tudo mais leve não é?
      Fico feliz que tenha vindo me prestigiar, muito obrigada!

      Tenha uma ótima semana, cheia de boas notícias!!
      Abração!

      Excluir
  5. Adriana, já me foi indicada como a ideal. Preciso deixar a preguiça de lado e começar a praticá-la. Sempre excelentes suas postagens. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene, é isso aí querida!
      Aproveite para começar neste verão quentíssimo que é muito mais agradável!
      Deixe a preguicinha amarradinha, no pé da mesa de casa bem cedinho, e parta para a hidroginástica...rsrsrs

      Os benefícios dos exercícios na água valem a pena demais! Eu comecei neste mês de janeiro e estou adorando! Sempre é tempo de começar uma atividade física!! :)))

      Beijos poetisa e me mantenha informada dos seus progressos!
      Belíssima semana!

      Excluir
  6. OI, Adriana, como vai? Achei muito legal sua nova atividade física, eu adoro mar, piscina e tenho certeza que faria com prazer! Hoje fico com a caminhada ao ar livre, há uma pista aqui perto e é gratuito, como não tenho carro ir até um local com hidroginástica despenderia muito dinheiro, hahaha, mas certamente será minha opção quando tiver condições.
    Minha mãe fez por um bom tempo e ajudou bastante em sua condição física. Gostei das dicas que citou... manter uma boa postura é fundamental não só na hidro, com em qualquer exercício, para evitar lesões.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, que surpresa mais terna a sua presença querida!
      Estou bem, obrigada!
      Ah, neste verão suarento eu resolvi mudar tudo Bia!
      Pela manhã, nas minhas caminhadas, eu estava suando como uma chaleria..rsrs
      É que por aqui, em Vitória, depois daquele período medonho de chuvas, o calor resolveu chegar com muita força! Eu estava quase desanimando, até que a hidroginástica, literalmente, me salvou!!! hehehe
      E tive mais sorte ainda porque a academia é muito próxima de minha casa: vou caminhando bem cedinho e chego lá para um mergulho!
      Também aboli o carro da minha vida. Nos locais próximos vou de bike ou caminhando! Nos distantes uso transporte público ou vou de carona! Estou mudando mesmo, tudo! Vou andar até com aquela plaquinha na bike: "Sou um carro a menos nas ruas" rsrs

      Sua mãe deve ter adorado os exercícios sob a água! É mito refrescante e revigorante!
      Com certeza: a postura durante os exercícios é fundamental, seja ele qual for! É um tema bastante delicado este!

      Querida, muito obrigada pela presença! Adoro muito!
      Um beijo carinhoso e fique sempre firme e forte nas caminhadas!!
      Se cuida tá?

      Excluir
  7. Olá amiga, estou passando para fazer um convite antecipado. No dia 01-02-14 o meu blog estará completando dois aninhos e neste dia estarei lançando o TROFÉU CULTURAL, será um prazer te ver lá participando da festinha e escolhendo o seu troféu.
    Estou me antecipando com as visitas, uma vez que na minha cidade está acontecendo a festa do Padroeiro, visitas em casa e dia 01, volto ao trabalho, desta forma para visitar a todos ficará difícil no dia.
    Abraços uma linda noite!
    Profª Lourdes Duarte
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Professora Lourdes!
      Antecipo minhas felicitações pelos 2 aninhos de seu Blog!
      Parabéns! É um lindo cantinho com mensagens maravilhosas!

      Sucesso na festa de sua cidade e feliz retorno ao trabalho!!
      O ritmo frenético das aulas vão voltar e tomara que tenha incluído uma atividade física para controlar o estresse! Estou torcendo por você!! :)))
      Beijos Professora!

      Excluir
  8. ADRIANA HELENA:Boa tarde, gatinha!Tudo bem?Maravilhoso seu artigo.Este tipo de exercício é totalmente benéfico à saúde em todos os sentidos:corpo e mente! Fico triste porque na minha cidade não há este tipo de glamour á saúde.
    Amei suas palavras tão sábias e carinhosas lá no meu espacinho...rsss.Realmente, blogar dar um trabalho e tanto, mas...vale à pena, porque somos presenteadas com pessoas fofas e inesquecíveis, e vc é uma dessas blogueiras lindas e iluminada.Permanecerei na blogosfera lindinha, pois blogar é uma das minhas paixões.Estou me fortalecendo.Aparecerei mais.Bjs e uma semana cheia de amor e felicidades.Vc merece tudo de mais perfeito e dígno deste mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Maria, boa tarde querida!
      Ah, agora estou mais aliviada!!!
      O seu último post estava com uma carinha de despedida!
      Ainda bem que vai continuar: a falta de tempo e os compromissos realmente dificultam muito as atualizações dos blogs e as visitas aos amigos! Eu mesma, estou pecando muito neste quesito das visitas, mas vou tentar adaptar meus horários para bater o papinho gostoso com todos eles, na medida do possível! É sempre muito gratificante!

      Mito obrigada pelo carinho da presença amiga!
      Me deixo muito feliz! Sabe, quis passar as impressões deste novo exercício para todos os amigos! Na verdade, eu pensei que não iria gostar de hidroginástica, que seria um exercício muito parado, inerte... mas como eu errei...hehehe
      Ao contrário, é bastante dinâmico e nos exercitamos bastante!
      Pena que eu sua cidade não possui. Mas creio que em breve terá: é o exercício do futuro!!

      Deixo o meu agradecimento e todo o carinho do mundo por sua especial presença!!!
      Você é sempre tão carinhosa, vem aqui e enche o meu cantinho de vida! Obrigada!!
      Beijos e uma semana especial, com muita alegria e felicidade tá? :)))))

      Excluir
  9. Adoro atividades realizadas na água, Drica... sua dica é muito boa. Exercita-se, é sempre bom, não importa o que seja. ;) beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbie, obrigada bonequinha!
      Nada melhor do que praticar exercícios na água neste calor amiga!
      A gente nem percebe que está suando..rsrs

      Adorei sua presença querida!
      Você é sempre adorável!!
      Beijinhos doces e um fim de semana maravilhoso! :)))

      Excluir
  10. Olá, querida amiga Adriana
    sim, a idéia de que a hidroginástica era para a terceira idade, se deve em muito pelas muitas vantagens da hidroginástica, conforme descrito em seu post, para os idosos e obesos. E se fosse de verdade, também serviria para mim, hehehe! E ainda mais que não tem a necessidade de saber nadar.Sou péssimo. Nem na banheira de casa , entro sem bóia.
    É verdadeiramente ideal para quem está um pouco acima do peso, que normalmente tem problemas articulares para praticar exercícios terrestres e , com certeza, pode se ganhar um excelente condicionamento físico e perder peso, por causa da flutuação constante...
    Enfim, quando começar com as variações das aulas,uso de espaguetes, etc etc, vc vai nos contar, não? Eu também recomendaria, tem algumas academias com preços bons ...é uma graça essa sociabilização na piscina... lindas, ambas, a primeira foto e a última, por sinal...
    ...ah é, vc já tinha visto o vídeo,que bom que manteve a opinião sobre o "cantor", hehehe
    Obrigado pelo carinho, bela noitinha e feliz final de semana,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Felis!!Querido amigo, sempre tão encantador!
      Eu também não sei nada nadica de nada amigo..rsrs
      É por isso que gostei tanto da hidroginástica!

      Já comecei a usar pesinhos submersos nas pernas também!
      E como é difícil movimentá-las debaixo da água: parecem que pesam uma tonelada...rsrs
      Quanto aos espaguetes, ah, já paguei alguns micos de King Kong...kkkkk
      Parecem que eles tem vida própria e querem escapar de nossas garras a todo e qualquer custo... Em um instante estão flutuando alegremente e à grande distância!
      E os pesos para os braços então? Nunca pensei que existia tantos aparelhos similares para usar debaixo d`água!!! :))))) E com este fiquei até com dor nas costas e nos braços... hehehe marinheira de primeira viagem!

      Ah a flutuação: aprendi o passinho do Papa Léguas, que é bem difícil, pois exige flutuação constante e a largos passos!! Pareço um submarino desgovernado ou talvez um Titanic avariado... só falta afundar!! rsrs Mas mesmo diante disso tudo, estou adorando a experiência! Em mais dois meses fico fera das águas!! ( Até parece né?) rsrs

      E para o epílogo do comentário digo que sua vez e verdadeiramente bonita!
      E você tem que confiar na sua qualidade vocal e nos presentear com mais vídeos musicais sabia? Vamos adorar!!

      Muito obrigada pelo carinho, por sua presença!
      Tenha um fim de semana igualmente maravilhoso!
      Janeiro está partindo e fevereiro vem chegando com toda a sua força!
      Beijos e continua se cuidando tá? :)))

      Excluir
  11. Olá Adriana,

    Acho um exercício excelente. Já fiz várias vezes, mas não seguidamente. É que sempre fiz em piscinas aquecidas e quando saio da água sinto o impacto da mudança de temperatura, embora seja leve este impacto. Daí, vem a sinusite, que já se tornou crônica. Como sou muito alérgica, esta modalidade de exercício acaba me trazendo mais custos do que benefícios-rsrs.
    Interessante é que quando faço em piscinas normais e abertas, nada acontece. Toda vez que vou para resorts faço todos os dias e sem problema algum. Adoro exercícios na água. Diz meu marido que pareço um bibelô (qualquer vento derruba-rs).
    Semana que vem eu e a Marilene vamos para um resort na Bahia. Vou praticar por lá. Quem sabe na volta eu entre no embalo e faça mais uma tentativa.

    Ótima sua postagem.

    Final de semana lindão para você.

    Beijossssss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, querida! Boa tarde! :D

      Ah, você mora em um local mais frio não é? É por isso que sente tanto o impacto da mudança de temperatura! Eu também sofro de sinusite e ela ainda não me atacou porque estou no início da hidroginástica e porque ainda é verão, de muito calor e não há mudanças bruscas de temperatura! Tudo é quente da mesma maneira! Quero só ver se no inverno eu vou continuar a praticar não é? rsrs Vai depender de muitas coisas!!

      Mas como você é chic amiga! Fazer os exercícios em resorts é simplesmente incrível! Dar uma nadada nas piscinas com água cristalina é um sonho! Ah, e seu marido, na verdade, quer dizer que você é sensível e delicada! Por isso a chama de bibelô! Que romântico! ♥

      Minha nossa, a coisa vai ferver para você e a Marilene lá na Bahia!
      Que coisa espetacular vocês duas juntas em m resort! Vão curtir muito!
      Merecem umas férias, um descanso e ainda praticar exercícios em um lugar tão bonito!
      Ah, vai merecer um post especial em seus respectivos blogs!
      Tomara que a Marilene se sinta bem motivada para começar a praticar as caminhadas todos os dias! Ajuda ela Vera, põe ela para trabalhar as perninhas com força!! hehe
      As duas juntas na hidroginástica seria maravilhoso não é?


      Adorei sua presença, muito obrigada mesmo!
      Obrigada também pelos desejos de um fim de semana lindão! Será bom demais! :)))
      Beijos!!! :))) Curta muito!!!

      Excluir
  12. Oi Adriana!!!

    Os benefícios da hidroginástica são mesmos maravilhosos, uma ótima dica para estes dias quentes, para refrescar e relaxar não poderia ser melhor, o difícil é sair da água e deste exercício tão agradável, vontade ficar na água, né? Muito bom!!!
    Tenha um feliz fim de semana!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, bem-vinda depois das férias querida!

      Pois é, você disse tudo! Não dá vontade de sair da água depois da ginástica...rsrs
      Na verdade, a sensação de se exercitar debaixo d'água é tão motivante, que a aula passa rápida demais! Eu gostaria de passar umas três horas na piscina...hehehe

      Agradecida por sua visita querida!
      Obrigada por compartilhar das mesmas ideias, das mesmas vontades! TAMO JUNTO!!
      Tenha um final de semana maravilhoso também!!
      Beijinhos!!!!

      Excluir
  13. Oi, Adriana!
    Que tudo o seu post!! Sabe que adoro exercícios na água e a hidroginástica, ao contrário do que a maioria pensa, os exercícios funcionam mais rápido pois você tem o trabalho de "empurrar" a água e esse peso funciona como uma musculação leve, por isso tornear os músculos.
    Li os comentários acima e a sinusite é causada quando a água da piscina é tratada com cloro. Atualmente existem técnicas de tratamento mais modernas que a clorificação que não causam alergia. Já a temperatura da água tem que ser condizente com a temperatura da água. Quem mora em lugares frios precisa de piscina coberta e colocar o roupão assim que sair da piscina - Não existe "choque térmico", pois se assim fosse, as pessoas não tomavam água gelada no verão. Independente da temperatura externa, a temperatura interna não cai bruscamente se tivermos o mínimo de trabalho para segurar essa temperatura - é sair da piscina e colocar roupão. Se a pessoa for muito friorenta, poderá usar a parte de cima de roupa de uma roupa especial confeccionada para essa finalidade, que é feita com um neoprene de densidade mais leve.
    Estou aguardando as próximas postagens!!
    :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma, boa tarde querida! :)))
      Nossa, nem te conto!
      Depois que comecei a praticar hidroginástica, minha vida já mudou!
      Agora, o tempo está mais escasso, mas ganhei muito em qualidade de vida!
      E isso em apenas 2 semanas, imagine só...hehehe
      Estou amando "empurrar a água" Isso é maravilhoso! Parece até que meus músculos do thauzinho já estão ficando mais fortes e perdendo a flacidez! Ah, estou empolgada mesmo!
      Ainda mais quando a instrutora é animada e vigorosa: aí sim, creio que em cada aula perdemos quase 500 calorias! Isso é mesmo divino!!

      Luma, adorei suas dicas! Nossa, perfeitas! Combater o choque térmico será muito importante, principalmente no inverno! Agora já sei o que vou fazer!
      Quanto ao cloro, infelizmente tem pessoas que tem mesmo alergia. Creio que a piscina onde estou fazendo existe cloro. Estou sentindo pela espessura atual dos cabelos, que já estão mais ressecados do que o normal! Coloco a touca de natação para protegê-los bem, mas sempre acaba molhando as bordas um pouquinho! Você tem alguma sugestão a mais para proteger os cabelos querida? Sei que tem bastante experiência em exercícios na água e ou adorar saber! Sou toda ouvidos!!

      Muitos beijos Luma e pode deixar que volta e meia vou colocar aqui no blog o meu desenvolvimento e progresso na água! Só sei que neste ano é a melhor coisa que eu podeira fazer! Estou cada dia mais empolgada e cheia de energia e vitalidade para fazer as aulas!!
      Obrigada pelo seu carinho e paciência amiga!
      Tenha uma semana maravilhosa, de muitas coisas lindas!! :))))
      Mais beijos! ♥

      Excluir
  14. Realmente, Adriana, os benefícios da hidroginástica são inúmeros. E serve pra todas as idades. Muito boa as dicas e gostei de ver sua foto lá na piscina toda feliz! =) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, olha que legal você ter vindo conferir o meu sorriso de satisfação na piscina...rsrsrs
      E continua assim, todos os dias, pois em cada momento aprendo algo novo!
      Jamais pensaria que seria tão refrescante e relaxante...hehehe
      Bom demais da conta e recomendo viu?
      Nesse calorão não existe exercício melhor na vida!

      Beijos e obrigada amigo!
      Tenha uma semana refrescante! :)))

      Excluir
  15. Bom dia, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
    Minha querida amiga, vim para ver a nova matéria depois do retorno das férias e me deparei com duas, esta não tinha reparado. Com certeza, mais uma excelente postagem, com boas dicas para os iniciantes da hidroginástica. Esta forma de exercícios e seus benefícios para o corpo estão sendo cada vez mais explorados pelos médicos, inclusive como forma de recuperação para problemas circulatórios, respiratórios e degenerativos.
    É como você diz, minha querida amiga, esta prática junta o útil ao agradável, ainda mais neste calor escaldante que tem feito ultimamente.
    Valeu minha querida amiga, adorei a postagem, ficou ótima!!!
    Boa sorte com a nova prática, ficamos aguardando as novas informações e dicas.
    Tenha um maravilhoso e feliz final de semana!!!
    Abraços com carinho e muita luz em seu caminho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido amigo Luis!
      Mito boa tarde!
      Ah, agora deu para vir recebê-lo com toda a honra e pompa que merece!
      Sabe, agora estou tirando o final de semana para viver mais a vida real do que a virtual!
      Durante a semana, precisamos trabalhar e isso exige que nos mantenhamos mais conectados com a internet! Mas durante os fins de semana, agora prefiro ficar mais off line, curtindo a natureza, estar mais com a família, conhecer novos horizontes!
      Faz parte do meu projeto 2014 com mais saúde!!

      Ah, e também era o meu projeto começar a fazer uma atividade física diferente, coisa que eu nunca tinha feito até então na minha vida: aí a hidroginástica suplantar esta falta! :))))
      Eu estou adorando, ainda mais neste calorão, pegando uma piscininha bem cedinho, está bom demais!
      Vou me recuperar direitinho das minhas lesões nas articulações e joelhos, que é resultado de algumas corridinhas mal sucedidas que andei dando por aí...kkkkkkkkkkkk Você disse tudo amigo: a gente começa a se recuperar de verdade e já estou sentindo melhoras! E olha que são apenas três semanas de prática!!

      Agradeço muito sua presença, sua participação sempre tao reconfortante amigo!
      Você é sempre 10 e grande motivador de todas as práticas saudáveis!
      Agradeço muito o seu carinho! O SEU EMPRENHO!!
      Deixo abraços de muitos agradecimentos e desta vez, bem refrescantes como a água translúcida da piscina amigo!!
      Tenha ma semana maravilhosa!!!!! :))))))

      Excluir
    2. Oi, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Muito boa noite!!!
      Fico sempre muito feliz com sua atenção e carinho, obrigado!!!
      Faz muito bem minha querida amiga, é preciso dar atenção para as duas vidas, a virtual e a real, uma não pode prejudicar a outra, precisamos estar bem ligados nas duas... Além do mais, a natureza é um santo remédio para a nossa mente e corpo.
      É o que faço, durante a semana é trabalho e vida virtual e a real aqui de casa, nos finais de semana é a vida real, com reunião de toda a família lá no rancho, em meio à natureza e suas maravilhas, são momentos maravilhosos que não podemos perder.
      Escolheu muito bem minha querida amiga, a hidroginástica vem crescendo muito nos conceitos dos médicos e profissionais do ramo, justamente por não provocar lesões e ainda ajudar a recuperar as já existentes.
      Obrigado, minha querida amiga, você também é sempre 10 com louvor! :)))))
      Tenha também uma semana maravilhosa e abençoada!!! :)))))))
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
    3. Luis, boa tarde querido amigo!
      Nada como passear no rancho nos finais de semana né amigo?
      Puxa, hoje ainda é quarta-feira, mas o fim de semana se aproxima para curtimos um pouco a vida em meio à natureza!
      Também não vejo a hora!
      E hoje, na hidroginástica, fiz aula com pesinhos para os braços, caneleiras para as pernas e o espaguete! Eu parecia o robocop...kkkkkkkkkk
      Amigo, cada uma que acontece comigo!
      Mas é bom demais começar uma atividade física nova, além dos vários amigos que acabei conhecendo na nova prática! E assim a vida fica muito mais bonita!!

      Obrigada pelo carinho Luis, amigão de fé!
      Estamos sempre juntos nessa e em todas!!
      Abração com mita paz e amor no coração! ♥

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.