Os benefícios do cupuaçu para a saúde!



Vovó


Nesta semana o artigo é especial! E a garota propaganda é muito mais do que fabulosa! Vovó Zilda  traz para vocês o  Cupuaçu!  A fruta é bem conhecida na  Amazônia como “a farmácia em uma fruta” e é, sem dúvida, uma das mais vantajosas nutricionalmente super frutas que existem! Você já a  conhece? Ela tem um aspecto marrom em seu exterior. É pesadinha, forte e tem um cheirinho delicioso! Então venha conosco que agora você vai saber tudo sobre sobre  o cupuaçu!




O Fruto é originário da Amazônia  e é parente próximo  do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu.  É uma fruta extremamente saborosa, típica da região norte brasileira, muito encontrada no estado do Pará e Amazonas. É muito usado na culinária doce, azeda e agridoce. ENFIM, É TUDO DE BOM E DO MELHOR!! A árvore alcança uma média de 10 a 15 m de altura. Há referências de exemplares com até 20 m! Veja que magnífica o pé de cupuaçu que fotografei na casa da Vovó. Observe os dois cupuaçus à direita da foto, como são bonitos!:)))

Árvore de Cupuaçu

As folhas são longas, medindo até 60 cm de comprimento e apresentam uma aparência ferruginosa na face inferior. As flores são grandes, de cor vermelho-escura e apresentam características interessantes: são as maiores do gênero, não crescem grudadas no tronco, como nas outras variedades de theobromáceas, mas sim nos galhos. Os frutos apresentam forma esférica ou ovóide e medem até 25 cm de comprimento, tendo casca dura e lisa, de coloração castanho-escura. As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática. Os frutos geralmente surgem de janeiro a maio e são os maiores da família.
 
Como um primo do fruto do cacau, o cupuaçu inclui uma premiada lista de componentes exóticos, pois mistura aroma de chocolate, banana, pêra, maracujá, bem como abacaxi. É um misto de cheiros e sabores! :)))

Cupuaçu no Pé

PROPRIEDADES DO CUPUAÇU:
 
  1. O cupuaçu contém ferro, fósforo e proteínas, necessárias para a formação celular, participando dos processos químicos que permitem a continuação da vida.
  2. Vitaminas: C (ácido ascórbico), excelente para evitar gripes, infecções e até o câncer, melhorando o sistema imunológico e varrendo os radicais livres;
  3. vitaminas do complexo B ( B1, B2, B5): B1 (tiamina), antiestressante e tonificante dos músculos;
  4. B2, (riboflavina), alivia olhos cansados e ajuda na formação das hemácias;
  5. B5 (ácido pantotênico), ajuda na proteção do organismo junto aos anticorpos. Possui também taninos, que ajudam a evitar inflamações e toxinas do organismo.
  6. As fibras evitam que o organismo acumule toxinas, evitam o ressecamento fecal e combatem a prisão de ventre.

COMO PLANTAR O  PÉ DE CUPUAÇU?
Pé de cupuaçu

Ele é bem receptivo em solos de terra firme e profundos, com boa retenção de água, fertilidade e com boa constituição física.  PH entre 6,0 e 6,5 são tidos como ideais para o desenvolvido do cupuaçu.
Mudas: Pode-se multiplicá-la através de enxertia e por sementes.
 
BENEFÍCIOS ESPECÍFICOS DO CUPUAÇU:

Cupuaçu é realmente um fruto delicioso, por  ter uma polpa branca  rica e cremosa. A fruta de Cupuaçu tem polpa de sabor rico e delicioso. Aliás, seu sabor é comparável ao  cacau. Os grãos também  se comportam como excelentes alternativas para o cacau, uma vez que oferecem exatamente as mesmas qualidades antioxidantes.

Seu interior possui  polifenóis, nutrientes distintos,  anti-oxidantes eficazes, e vitaminas A e C. Este particular  e incrível super alimento é adicionalmente recheado com ácidos graxos essenciais, aminoácidos, fósforo, fibras , bem como as vitaminas B1, B2, B3 e também (niacina). É realmente um pequenino milagre para a nossa saúde o seu conteúdo delicioso.

Cupuaçu aberto
 
As vantagens para a saúde do fruto de cupuaçu são realmente fascinantes: Veja só:

  • Rico em vitaminas do complexo B, o cupuaçu ajuda a manter a saúde da pele e do aparelho gastrointestinal. “Esta fruta tem ação anti-inflamatória e auxilia no combate à fadiga. Tem boa concentração de fibras, o que contribui para a saciedade”, explica a nutricionista da Clínica Super Healthy, Paola Moreira.
  • O cupuaçu também contém boas doses de vitamina C, que além de ser um excelente antioxidante, prevenindo o envelhecimento e doenças degenerativas, é fundamental na formação do colágeno, proteína que estrutura vários tecidos, inclusive a pele. “Desta forma, é possível dizer que o cupuaçu garante uma pele firme e com mais elasticidade”, afirma a especialista.
  • Esta fruta é abundante, com anti-oxidantes e também é considerado como pequeno-almoço, principalmente entre os sul-americanos.
  • As vantagens terapêuticas de cupuaçu são semelhantes a do  açaí, pois ambos  são  frutos silvestres  que  mantém os mecanismos de defesa do organismo  forte e saudável.
  • A fruta de Cupuaçu é também excelente para os ossos, tendões e ligamentos,   devido aos seus ácidos aminados mais elevados, selênio e também o teor de cálcio.
  • Este fruto inclui um ingrediente conhecido como polifenois, nutrientes  raros que não estão presentes em qualquer outra fruta. Este composto particular é excelente para o tratamento de dificuldades respiratórias.
  • Não é  constituída por nenhuma cafeína e por esse motivo mantém a totalidade do corpo sempre hidratada.
  • A  principal característica do cupuaçu são os elementos nele contidos que travam verdadeiras  batalhas contra os radicais livres. Por esta razão, é um poderoso combatente do  câncer e também particulares problemas que ameaçam a vida.
Cupuaçu no chão
Uso Medicinal do Cupuaçu:
  • O Cupuaçu é  tipicamente utilizado por indivíduos locais  para reduzir a dor abdominal e também ajudar em partos difíceis.
  • Além disso,ele contribui com a restauração da pele, mantém o cabelo saudável e até auxilia na redução de peso, salvaguardando partições artérias e o sistema cardiovascular.
  •  Também Insere  energia e resistência, melhorando o sistema imunológico.
  • É muito  útil no tratamento de problemas de diabetes e  dificuldades de cataratas.
Uso do Cupuaçu na culinária:
  • O sabor do cupuaçu é geralmente comparado com chocolate, banana, melão ou até mesmo chiclete.
  • As sementes da fruta são refinados em  métodos  muitas vezes usado para melhorar as sementes de cacau,  para dar sabor ao  chocolate.
  • Suas sementes é que dão sabor  às marcas  de  chocolate, para preparar o chocolate quente. Ah, essa você não sabia, com toda a certeza! :)))
  • Além de geleia, sorvetes e sumos que são feitas a partir da polpa do fruto adoçado,  o cupuaçu também pode ser utilizado como um suplemento dietético.

Quer aproveitar todos os benefícios desta fruta e ainda fazer uma sobremesa fácil e diferente? Confira as receitas  abaixo:

Creme de cupuaçu: (Aviso com antecedência que é bem calórico em razão dos ingredientes que acompanham o cupuaçu, mas é uma delícia..rsrs)

Ingredientes

creme de cupuaçu1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite


1 xícara de chá de cupuaçu
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe na geladeira por, pelo menos, três horas antes de servir. Quanto mais gelado, melhor.

Suco de Cupuaçu:

Ingredientes:

 2 copos de água

3 colheres (sopa) da polpa do cupuaçu

açúcar  ou adoçante a gosto 

Modo de Fazer

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata bem, Sirva com cubos de gelo a gosto.

Para separar a polpa das sementes é muito fácil, Basta cortar com uma tesoura de uso culinário,  retirando a polpa de cada caroço do cupuaçu. Coloque a polpa em embalagens plásticas e congele para usar em suas receitas. Tudo fica uma delícia!

Veja o vídeo para saber como é a fruta inteirinha! Pena que o cheirinho você não pode sentir daí, porque é mesmo uma sensação maravilhosa! Beijos e até mais amigos!



Fonte de pesquisa: Dicas de Sáude on line- Cupuaçu e imagens do meu arquivo pessoal e google imagens.

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

29 comentários:

  1. Adriana,

    fiquei com agua na boca! pode deixar, na proxima vez que for a feira vou comprar!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissym, tudo bem fadinha?

      Ah, você tem que comprar o mais rápido possível!
      O cupuaçu tem o melhor cheirinho e o gostinho mais delicioso que pude provar!
      Já experimentou o cacau? Pois é, é bem parecido! E o gosto da polpa tem aquele azedinho muito peculiar!
      E os benefícios para a saúde são de encher os olhos!
      É maravilhoso!!

      Beijos querida e depois que experimentar, fale comigo, pois quero saber se gostou...rsrs
      Linda semana!! :)))))

      Excluir
  2. Olá,Boa noite,querida Adriana
    primeiramente,beijos para Vovó Zilda...segundamente, meu cunhado,marido de minha irmã e cunhada, esposa do meu irmão são paraenses, então, terceiramente, deveria saber tudo sobre cupuaçu...mas, quartamente, você não vai acreditar,mas Acho que nunca provei, ou será que já? Um suquinho,pelo menos? Não me lembro mesmo. Vou , depois de ler atentamente Tudo e , inclusive, sobre os benefícios do cupuaçu para a saúde, passar na feira , no final de semana e comprar...uhuull, delícia!
    + uma bela e informativa postagem!Parabéns!
    Obrigado pelo carinho,belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querido poeta Felis!
      Ah, Vovó Zilda fica muito honrada em receber seu beijo amigo!
      Assim que voltar lá no sítio, falarei com ela sobre todo esse carinho recebido! :)))

      Nossa, sua família deve conhecer muito o cupuaçu amigo!
      Afinal são do Pará e lá o cupuaçu reina absoluto! É o senhor da SAÚDE!!
      Você deve ter provado sim, mas creio que não se lembra..rsrs
      Talvez até já saboreou um ótimo suquinho ou um bombom da iguaria!
      São todos tão gostosos que você nem acredita que tudo isso sai de um coquinho marronzinho assim..rsrs
      Sim, na feira a gente encontra até em abundância! É gostoso demais procurar coisas assim! No supermercado já é um pouquinho mais difícil de achar!
      Eu tive o privilégio de colher diretamente no chão, entre as flores e as rosas da casa da vovó..rsrs É incrível não é?

      Agradeço muito o carinho da presença amigo!
      E agora mai feliz por fazer você ir procurar o cupuaçu!!!
      Depois que experimentar, me diga se gostou tá?
      Beijos e ótima semana!! :)))))

      Excluir
  3. Tudo bem, Adriana? Confesso que nunca vi esta fruta ao vivo. Mas sempre que algum conhecido volta da Região Norte, recebo alguns deliciosos bombons de cupuaçu. Sou fissurado por este doce, nunca vi nada igual. Também já experimentei o sorvete. Mas o que me impressionou foi a quantidade de propriedades medicinais desta fruta. Você sempre antenada e trazendo as últimas novidades para seu público. Parabéns e muito obrigado por compartilhar estas informações!

    Um grande beijo e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sergio, tudo ótimo amigo!
      Melhor agora com sua presença!
      Ontem me deixou encantada com o seu novo espaço, suas orquídeas estão ainda mais lindas e visíveis! O site está maravilhoso, parabéns!!!

      Conhece os saborosos bombons de cupuaçu? Que ótimo hem? A mistura do cacau com cupuaçu gera doces e bombons deliciosos, saudáveis e nutritivos.
      E o sorvete também é uma iguaria dos deuses... Aliás, tudo o que provém do cupuaçu é delicioso. Não é como o noni, aquele outro fruto que faz bem para a saúde, mas que tem um sabor que deixa a desejar...rsrs Já o cupuaçu não: ele é saboroso e faz bem para praticamente tudo, inclusive em retirar as toxinas do organismo e promover o rejuvenescimento!

      Obrigada por sua participação,sempre fico muito feliz quando aqui vem! :)))
      Beijos e uma semana igualmente especial e maravilhosa! :

      Excluir
  4. Olá querida Adriana,

    Depois de ser tão bem apresentada ao cupuaçu e de conhecer suas maravilhosas propriedades é já que vou correndo procurá-la por aqui e fazer aquele suco da receita. Menina, como o 'trem' parece
    bom-rsrs. Até para ossos, tendões e ligamentos. Demais!
    O video ilustrou bem sobre como perceber se a fruta está no ponto para consumo.
    Excelente artigo!

    Beijos e beijos.

    (E não posso deixar de agradecer o carinho de sempre. Sua presença é iluminada).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, tudo bem minha amiga tão querida!!! ♥
      Que bom que chegou trazendo sua alegria!! Viiva!!

      Sim, você vai adorar Vera!
      O cupuaçu é gostoso demais!
      Tente saborear ele ao natural também!
      A polpa branquinha é muito macia e o sabor é meio azedinho a docinho: Sabe é impossível descrever o sabor! Precisa mesmo experimentar para sentir como é gostoso!!
      E faz bem para tudo..rsrs É trem bom demais mesmo menina!
      E a pele? Nossa, promove rejuvenescimento quase instantâneo...rsrs
      Além das inúmeras outras variedades e possibilidades de vastos e ricos benefícios para a saúde! E não engorda também, pois não é muito calórica...rsrs É bom demais da conta!!!
      O vídeo trouxe realmente boas dicas, principalmente para saber quando ele está bem novinho na hora de comprar! Assim levamos para casa um produto recheado de qualidade nutritiva!!

      Mil beijinhos querida e eu que agradeço sua presença generosa, gentil e tão doce!!
      Doce como o cupuaçu!!
      Tenha uma semana fantástica e especial!!
      Beijos!! :))))


      Excluir
  5. AH, esqueci de dizer que a garota propaganda é uma graça. Beijo na vovó Zilda.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, a Vovó Zilda fica toda lisonjeada quando recebe elogios!
      É igualzinha a uma garotinha quando ganha um doce...rsrs
      Vou dizer a ela pessoalmente, quando voltar lá na casa dela!
      Será no aniversário dela, onde completará 90 e tantos aninhos...rsrs
      Nós até já perdemos a conta!
      E ela continua com essa cara de moleca levada...kkkkkk
      Deve ser o cupuaçu Vera!!!! rsrs
      Muito obrigada pelo carinho amiga!!
      Beijinhos!! ♥

      Excluir
  6. Oi Adriana!

    Que interessante! Uma fruta poderosa com benefícios excelentes para a saúde! Eu nunca comi assim “in natura” mas quando trabalhei na Iº EXPO BRASIL que aconteceu aqui em Porto Alegre tinha várias stands de todas as regiões do Brasil e então na stand do Pará tinha bombom de cupuaçu foi quando provei pela primeira vez esta fruta e com o chocolate era uma delícia! Adorei! Que amor a vovó Zilda! Como sempre digo exemplos reais, verdadeiros e concretos, são exemplos assim que nos motiva e faz acreditar no bem e nas coisas maravilhosas da vida longe das guerras, maldades, fofocas, intrigas, desunião e outras coisas negativas que a grande mídia mostra o tempo todo, se tivéssemos uma mídia construtiva cada vez mais as pessoas iam se inspirar, progredir e evoluir com estes maravilhosos exemplos, porque as pessoas são muito influenciadas e infelizmente no nosso país a mídia enfatiza os péssimos exemplos e enaltece coisas ruins e isto é horrível leva cada vez mais o povo a achar que é assim e agir desta forma, mas a internet esta revolucionando, agora as pessoas não tem mais somente a versão dos grandes veículos de comunicação, pelo contrário, é possível ver que existem outro mundo e outras coisas além das coisas negativas que eles enaltecem, por isso os blogs são tão importantes, como falei no seu post anterior o problema é conseguir ter tempo para ler tantos (sobre os mais variados assuntos e enfoques ) são excelentes e verdadeiros! Parabéns pelo post e blog! ♥

    ✿Tenha uma ótima semana! :))))) ✿

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, muito boa noite querida!!

      Sim, o Cupuaçu é poderoso demais amiga!! Um verdadeiro pacotinho recheado de saúde!
      Você provou o delicioso bombom de cupuaçu? Ah, foi paixão e amor à primeira vista, com toda a certeza! rsrs Ele tem um gostinho que se assemelha ao chocolate, pois tanto o cupuaçu, quanto o cacau, são muito semelhantes na aparência externa e na polpa interior!!

      E a Vovó Zilda arrasando, mostrando como faz bem consumir essa iguaria "in natura" ou então em forma de sucos, cremes.... ah.. nem vou continuar que já fiquei com água na boca...kkkkkk
      Ah e ela ainda mora em um lugar paradisíaco Bia, longe das grandes cidades e da loucura que as cerca!
      Realmente a mídia faz um papel terrível e até massacra as pessoas! Não aponta as coisas boas, mas só as ruins e ainda tripudia...
      Sorte da Vovó que ainda mantém-se afastada deste mundo que consegue ser tão cruel!!

      E os blogs? Ah, são realmente excelentes veículos de comunicação, pois aqui fazemos e escrevemos coisas úteis, sem atacar ninguém ou ferir! Os blogs são lugares de paz para enaltecer as coisas boas da vida, pois de ruim, é só ler os noticiários não é?

      Bia, é tão bom quando aqui vem e deixa suas impressões!
      A gente ganha tanto em conhecimento e ainda aprofunda muito mais a nossa amizade!
      É sempre um prazer estar perto de pessoas tão amáveis quanto você querida!!
      Muitos beijos e uma semana encantadora, linda e especial!!!
      Amei as florzinhas..rsrs Adoro!! ♥

      Excluir
  7. Olá Adriana,
    Para conseguirmos mais disposição, melhorar o humor e, de quebra, ter mais saúde, então, devemos dar um tempinho nos refrigerantes e abrir espaço no nosso cardápio para os sucos de fruta. Há bebidas para todos os gostos e para os mais diversos fins. Eu faço suco de cupuaçu com leite integral ou desnatado e fica uma delícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Alfeu!
      Que bela surpresa!

      É verdade, há um tempinho que aboli os refrigerantes e só tomo muito raramente!
      Os sucos de frutas, sejam eles quais forem são muito mais saudáveis e além de tudo , deliciosos!!
      Leite integral e desnatado? Hummm, creio que fica ainda mais saboroso!!
      Vou experimentar a sua sugestão Alfeu, afinal com leite fica uma vitamina de cupuaçu!
      Ah, deve ficar muito bom, fiquei com vontade de experimentar!!

      Muito obrigada pela presença amigo!
      Tenha uma excelente noite, de muitas alegrias!!

      Excluir
  8. Oi, Adriana!
    Nunca experimentei a fruta e também nunca vi de perto! Ia perguntar para você com o quê se parece o gosto, mas pelo que vejo é um gosto e cheiro bastante misturado!
    Vou procurar na feira e se tiver sorte venho te contar o que achei.
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, muito boa noite querida!
      Uauu, bom demais ter chegado aqui para saborear o cupuaçu!!

      Você já experimentou o cacau ao natural? Abriu a casca, viu a polpa branquinha e chupou as sementes?
      Pois é, o cupuaçu tem um gostinho muito semelhante ao cacau, só que mais docinho e ao mesmo tempo tempo azedinho..rsrs complicou né? rsrs
      Na verdade, é um gosto múltiplo! É difícil de explicar, precisa mesmo experimentar!
      Mas tenho certeza que vai agradar ao seu paladar querida!

      Ah.. e já estou aqui cheia de curiosidade para saber o que vai achar do sabor esta iguaria!
      Tomara que encontre o mais rápido possível..rsrs
      Afinal, o cupuaçu traz tantos benefícios que nem precisa de ser tão gostoso né?
      Mas fica tranquila que é saboroso sim, você vai gostar!!
      Beijinhos, obrigada pelo carinho! ♥
      Linda semana!!! :))))

      Excluir
  9. Só experimentei cupuaçu como recheio de trufas e tava delicioso!!! rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, que bom que chegou!
      Nesta semana, falei sobre as propriedades benéficas do cupuaçu!
      É uma fruta realmente milagrosa!
      Ah, você também já experimentou né?
      Em forma de bombom não vale, tem que ser ao natural..rsrs
      Aliás, o cupuaçu é bom de qualquer maneira!!
      Bom restinho de semana tá?
      Abraços!

      Excluir
  10. Dri! \o/
    Primeiro quero deixar um beijo na tua vó linda (guria, isso faz mesmo bem pra pele, dá uma sacada na pele dela com sabe-se-lá quantos anos! ). Beijão para ela! :*
    Sobre o cupuaçu, ai Dri... eu sou meio lerda em alimentação, acho que por isso meu organismo está esse ESTRAGO! hahaha!
    Eu até gosto sabe? Mas suco, dá uma preguiiiiiiça de fazer e saladas também. Mas quando outros fazem (ou descascam, cortam) eu ataco. hahahaha!
    O cupuaçu só lembro de ter tomado um suco industrializado (aqueles de pozinho diet light sabe?) e para ser sincera minha amiga, eu não gostei nada do gosto não! Acho que é porque deve ser fake né?
    Cacau eu só conheço em pó também com a embalagem dos padres e faço um bolo de chocolate que olha... não é para me gabar massss... rsrsrs. Um dia, se Deus quiser, ainda faço um pra ti. :)
    Sabe Dri, parece que eu te conheço há anos! É uma sensação tão boa te visitar e ser visitada lá no Coluna. Te adoro guria, tu já mora no meu core. <3
    Aaaah... e eu leio TUDINHO o que tu responde, eu só me seguro pra não responder de novo porque eu falo demais e daí isso aqui já ia virar vandalismo. kkkkkkkkkkkk
    Muito obrigada pela força que me deu sobre a polineurite, eu tenho fé sim que em nome de Jesus eu vou ser curada ou pelo menos aliviada para poder voltar a fazer tudo o mais que eu fazia. Deus é mais!
    E que Ele continue te abençoando e abençoando essa família linda que tu tem!
    Um abençoado fim de semana. :)
    Beijos.

    http://colunadami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Mi, bom dia querida!!! Ah, hoje o sistema de comentários aqui no blog está travado...rsrs
    Mas é assim sabe? Para quem tem blog, cada dia é uma surpresa!!
    Por isso estou respondendo fora do local e tomara que logo tudo volte ao normal...rsrsrs

    Ah, a Vovó já passou dos noventinha há algum tempo...rsrs E eu nem comento muito a idade dela porque não devemos fazer isso com as mocinhas né? Mas ela é um exemplo de vigor, energia e vitalidade! E muito amor também! Agora , se quiser, pode até conhecer a história dela ,pois aqui no Vivendo a Vida bem Feliz, sempre faço homenagens para a minha vovó querida!! ♥ E ela vai adorar receber seus beijinhos!!!

    Tem que tomar o cupuaçu ao natural Mi, é outro coisa! Os industrializados não são a mesma coisa e tem gosto de papelão..hihihihi
    E você me deixou louca de vontade de experimentar seu bolo de chocolate, ora pois...rsrs
    Que maravilha!! Ainda vamos tomar muito chá com bolo amiga!
    Parece menos que nos conhecemos há anos!
    Puxa, como a internet nos traz surpresas e alegrias!
    Muitos amigos e amigas se vão, não voltam mais!
    Mas em compensação, chegam outros de coração mais generoso e amável deste mundo!
    É você Mi, amiga querida!! Parece mesmo que nos conhecemos na infância!!
    E vai ficar ótima, pois tem muita fé, muita energia e uma animação contagiante !!
    Você é puro alto astral, energia positiva!!
    Que sensação linda ter a sua presença que chega e ilumina tudo por aqui!!
    Amei, adorei!!

    Agradeço demais o seu carinho, sua presença incrível!!
    Desejo um fim de semana maravilhoso, de muitas alegria querida!
    Cuide-se bem tá?
    Beijinhos!! ♥♥♥

    ResponderExcluir
  12. Dri querida!!! Que bom estar aqui novamente, que bom "revê-la"

    Deu água na boca este seu post e a imagem no vídeo, que vontade de experimentar esta fruta, por hora vou ter que me arranjar com uma manga, laranja ou banana mesmo é o que dá pra arrumar aqui a esta hora.

    Como sempre seus posts perfeitos, super completos e interessantes. E a vovó Zilda, que lindeza! Deu vontade de abraça-la, que carinha mais gostosa que jeitinho doce, sortuda você!

    Um beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van, fiquei, muito, mas muito feliz mesmo que tenha vindo me visitar querida!
      Ah, tem dias que dá uma saudade daqueles tempos tão queridos de lá atrás!!
      É uma nostalgia gostosa, onde tudo era leve, lindo!!
      Mas ainda pode continuar não é?

      Ah, deu água na boca? rsrs Então o cupuaçu surtiu o efeito que eu mais queria...rsrs
      É gostoso Van, se você experimentar vai adorar!
      É claro que uma manga, laranja ou banana são igualmente deliciosos, principalmente a manga...
      Mas o cupuaçu é bem exótico, diferente, quase intenso..rsrs
      Agradeço demais o seu carinho! Agora que está de volta em seu cantinho, "poetizando" lindezas mil, também não fico mais sem os seus lindos poemas e lá sempre estarei!! :)))
      E se quiser fique à vontade para abraçar a Vovó Zilda: a coisa que ela mais gosta é de ser mimada e abraçada...hihihi Direi a ela que é uma ótima garota cupuaçu, pois o sucesso foi imenso!! ♥

      Beijos linda e muito obrigada por seu carinho tão docinho!!
      Linda semana primaveril!!!

      Excluir
  13. Olá amiga!
    Hoje vim vestida de atitude pq nao consegui comentar com minhas asas. rs

    Eu sempre ouço falar que o cupuaçu é mesmo uma maravilha mas ainda nao deu pra conhecer. E sabe?Aqui deu uma vontade!
    Por eu nao ser muito de "comida de panela"( como diz mamis rs), sempre amei todas essas maravilhas da natureza mas ultimamente ando amando mais ainda. Estou simplesmente no meu momento fruta. Nao escolho hora pra devora-las. Vai pura, na gelatina, no iogurte natural...E haja frutas! Menina do ceu eu precisava morar num sítio daqueles bem frutífero pq virei uma salada ambulante. kkkkkkk
    Vou ver se acho essa fruta pelas feiras pq vc me deixou com agua na boca. Hummmm! E agora?rs
    (Não, eu não estou grávida! My husband can't!)rs

    Adorei esse post literalmente delicioso!

    Beijo pra vó linda e pra neta linda!
    Um domingo belíssimo pra voce, flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, que máximo você aqui toda cheia de atitude!! Adoro!!

      Então você precisa mesmo conhecer o cupuaçu e suas delícias...rsrs
      Que bom que deu vontade, e não é só pelo sabor, mas pelas propriedades que a fruta possui que faz um bem inenarrável para a saúde! Faz bem para a pele, cabelos, tem antioxidantes naturais, intensifica a produção de colágeno, ou seja, tudo de bom para manter a juventude..rsrsrs

      Ah, e do jeitinho que você está agora, uma autêntica devoradora das mais deliciosas frutas do universo, o cupuaçu vai cair como uma luva..rsrs E eu sugiro adicionar ainda o cajá, o ingá e o biribá!! kkk Com essas quatro frutas super exóticas e deliciosas você vai ficar mais liinda ainda!!!! Uauu, o que importa é a sua energia querida, e esta ficará a 100 KM/H por hora com tudo isso! rsrs Afinal como é bom ser uma saladinha ou fruteira ambulante...rsrs

      Eu que agradeço sua presença sempre animadíssima querida!! Muito cheia de vida e de auto astral transbordando por todos os lados!! Assim é maravilhoso recebê-la SEMPRE!!!
      Vovó agradece o carinho! Vou falar para ela que ficará toda prosa com o sucesso que está fazendo..rsrs

      Beijinhos minha amiga linda!!
      Se cuida muito com todas as frutas possíveis do mundo!!!
      Linda semana! :)))

      Excluir
  14. Um beijo especial pra Vovó Zilda, Adriana. Adorei! E gostei tb de saber mais. Nunca experimentei, mas pra tudo tem uma primeira vez. Gostei. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sérgio, a Vovó adora receber beijos e mimos!
      Falarei com ela do seu carinho em enviar!!!
      Aconselho provar o cupuaçu, é muito gostoso!
      Experimente o suco, não vai se arrepender amigo!
      É delicioso!!

      Beijos e uma semana incrível querido!!

      Excluir
  15. Olá, Adriana! Estou adicionando parte de suas informações no meu TCC, que é sobre sistema de produção de cupuaçu, no curso de Agronomia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus de Rolim de Moura.
    Continue assim, gostei. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite João Antonio!

      Fico feliz demais com o seu comentário e mais ainda, por ser o artigo útil em seu TCC!
      A garota propaganda deste artigo foi minha avó Zilda, ela arrasou não é?
      Estudei as propriedades do cupuaçu e vi o quanto são benéficas para a nossa saúde!
      Sem contar que é muito gostoso, você já provou?

      Agradeço sua presença e convido para voltar sempre tá?
      Abraços e uma semana maravilhosa! :)))))

      Excluir
  16. querida Adriana:
    sou fã da sua vovó Zilda!!
    que delícia na vida de ter uma vó querida assim !1
    linda, linda!!!
    que privilégio poder ter cupuaçu assim, tirando do pé !!
    nossa que maravilha...eu acho que estas frutas da Amazônia tem mesmo é muita personalidade..
    não é aquele saborzinho chocho , e sim um sabor marcante , único..
    nossa é muita riqueza deste nosso país...
    pena que enquanto isso lá em Brasília, a realidade é outra..
    isso me entristece demais, saber que um povo tão cheio de riquezas sendo governado por gente tão mal intencionada, gente ruim mesmo.
    meu grande abraço , desejando muito a paz de Deus para você amiga !
    :O)

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.