Conheça os benefícios que o cacau proporciona:









Olá amigos, o post da semana finalmente  saiu e hoje falaremos sobre um  fruto que todo mundo adora, mas não é acostumado a consumí-lo “in natura".O alimento reduz a ansiedade, combate a depressão e dá sensação de bem-estar! É ou não é o máximo dos máximos? Eu estive passeando pelos bosques e canteiros de cacau e me impressionei com a variedade e também as cores do fruto. Pois é, o cacau é mesmo incrível e hoje você vai conhecer muito mais sobre essa gostosura, principal matéria-prima do chocolate! 

O cacaueiro (Theobroma cacao- significa alimento dos deuses) é a árvore que dá origem ao fruto chamado cacau. É da família Malvaceae e a sua origem é aqui mesmo, nas Américas. Pode atingir até 6 metros de altura e possui duas fases de produção: temporão (março a agosto) e safra (setembro a fevereiro). É do cacau que se faz o CHOCOLATE, através da moagem das suas sementes que parecem amêndoas, secas em processo industrial ou caseiro. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geleia, destilados finos e sorvete. 

Pé de cacau em seu habitat natural

ORIGEM HISTÓRICA  

O cacau é originário das regiões tropicais da América Central.  O cacau era considerado pela civilização maia, por ser uma fruta “apimentada,” um alimento que deveria ser ingerido com "parcimônia e elegância", devido ao seu sabor amargo. E era dado, diretamente pelos deuses aos homens. Antes de Cristóvão Colombo, era consumido apenas pelos Sacerdotes e pela Entidade Sol. E, de tão importante, virou até moeda de troca, o "Cacau" ou "Solaris(outro nome da mesma moeda). Nessa época, no Brasil colonial, primeiramente e depois com a exportação, a partir de 1808, para toda a América Latina, pois Maria I de Portugal, Brasil e Além-Mar aceitava essa "quase-moeda", o "cacau" e/ou "solaris (casa do sol), como crédito. Não se fazia o cacau que conhecemos hoje como Chocolate. Fazia-se uma bebida de sabor amargo - apimentado, com as sementes torradas e moídas misturadas com água, semelhante ao preparo do cafezinho. 

Nos nossos dias, o chocolate movimenta globalmente uma economia de 60 bilhões de dólares/ano, enquanto os produtores de cacau ficam apenas com 3,3% da renda gerada. Injusto, mas é a realidade!


Árvore tropical, o cacaueiro é cultivado em áreas tropicais e subtropicais, caracterizadas pela fertilidade do solo e pelo equilíbrio das condições climáticas, pois é bastante sensível aos excessos de chuva e sol. 

Exige temperatura sempre superior a 20 graus e, por isso, sua faixa ideal para cultivo, no Brasil, fica entre os Estados do Espírito Santo e da Bahia. 
O cacaueiro é uma planta de clima quente e úmido que prefere o solo argilo-arenoso. Sua propagação se dá por sementes. Por ser uma planta umbrófila, vegeta bem em sub-bosques e em matas raleadas sendo, portanto, uma cultura extremamente conservacionista de solos, fauna e flora. Pouco mecanizada, é uma cultura que proporciona um alto grau de geração de emprego. O cacau encontrou no sul da Bahia , um dos melhores solos e clima para a sua expansão. 

Flores do cacaueiro
O Estado da Bahia é o maior produtor do Brasil, porém sua capacidade produtiva foi reduzida em até 60% com o advento da vassoura-de-bruxa, causada pelo fungo fitopatogênico Crinipellis perniciosa, atualmente Moniliophthora perniciosa. O Brasil, então, passou do patamar de país exportador de cacau para importador, não sendo completamente autossuficiente do produto. Atualmente é encontrado também em grande quantidade no norte do Espírito Santo, meu Estado querido. Inclusive, essas fotos todas foram feitas em um lugar tão aconchegante, integrado à natureza, onde o cacau escolheu sua morada. Ele adora bosques escuros e úmidos sob a proteção de grandes árvores. 

OS FRUTOS DA PLANTA

Os frutos são alongados, cheios de sulco. Seu tamanho e conformação, variam conforme a espécie, variedade, solo, clima e qualidade da árvore. Medem, em média, de 12 a 20 cm de comprimento. Pesam entre 300 e 600g e tem no interior uma polpa branca, viscosa, contendo de 20 a 60 sementes : as favas de cacau. 
Eu tive a honra de conhecer o tradicional fruto do cacau.Veja que ele tem uma coloração verdinha clara e só está própria para ser colhido , quando sua casca amarela. Veja um cacau bem verdinho: 


E agora, que tal um cacau bem amarelinho? Está no ponto para ser colhido e degustado :))


Existem mais de 16 espécies de cacau, mas duas são as mais comuns no Brasil:Theobroma cacao L (criollo venezuelano) que é o amarelinho acima e Theobroma leiocarpun Bern, chamado popularmente de cacau forasteiro ou cacau roxo, como é mundialmente conhecido. O cacau roxo se subdivide nestas quatro variedades: Comum, Pará, Maranhão e Catongo. Veja como ele é diferentão, com cores fortes e bem rugoso: 


Consumir o cacau ao natural é uma delícia. Sua  polpa  é branca branca, viscosa, contendo de 20 a 60 sementes. É gostoso demais o sabor da polpa do cacau.  Um misto de docinho com azedinho, consegue me entender? rsrs Ah, só experimentando mesmo:



PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DO CACAU PARA A SAÚDE: 

Se a primeira coisa que te veio à cabeça ao ler cacau foi o chocolate, pode se animar porque além de delicioso ele traz inúmeros benefícios à saúde e ao humor. Mas, atenção, essas vantagens estão relacionadas somente ao chocolate amargo, que tenha pelo menos 55% de cacau. A versão ao leite não tem essa ação porque a quantidade de cacau é pequena e a quantidade de açúcar é alta. 

O cacau estimula a liberação de endorfinas e a elevação da disposição mental, graças às aminas biogênicas. Segundo a nutricionista Gabriela Passoni, o cacau é “um dos melhores alimentos com impacto no humor, essencial para a produção de serotonina, estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental melhorando o quadro de depressão”. 

Por ser rico em flavonoides e triptofano, esse alimento também aumenta a proliferação de neurônios no sistema nervoso. “Portanto, esse nutriente pode auxiliar no funcionamento desse sistema como um todo, o que pode reduzir a exacerbação de muitos sintomas da depressão”, explica Gabriela Paschoal. 


O cacau também concentra outras substâncias, como teobromina, feniletilamina, tetrahidrocarbolines, fenilalanina e tirosina. Juntos, reforçam a sensação de bem-estar e ajudam a levantar o astral, acombater a depressão e a reduzir a ansiedade. Quer mais? O cacau contém algumas substâncias, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, que agem no cérebro fechando os receptores que pedem doce; assim fica mais fácil controlar o desejo por açúcar e manter o peso. 

Os antigos Incas, Maias e Astecas consideravam o cacau como uma fonte de poder. O nome científico para a semente de cacau é Theobroma cacao, que, literalmente, se traduz como “alimento dos deuses”. Para mim, é um poder imenso de gostosura..rsrs

Grãos de cacau são carregados com antioxidantes poderosos, bem como, importantes minerais e vitaminas. Para ter uma ideia, o cacau contém mais antioxidantes, polifenóis, catequinas e epicatequinas que o vinho tinto, morango, romã e chá verde, combinados.

É OU NÃO É UM PEQUENO MILAGRE? 


LISTA TOP 10 D0 CACAU: 


1. O cacau é um dos alimentos que mais possui magnésio. O magnésio é um mineral essencial para o funcionamento saudável do coração. Muitos distúrbios cardíacos estão relacionados com um nível insuficiente de magnésio no músculo do coração. 

2. Além de ser rico em magnésio, o cacau também está repleto de flavonoides. Os flavonoides previnem o aparecimento de coágulos sanguíneos. Eles colaboram para tornar as plaquetas do sangue menos viscosas e, portanto, reduzem a principal causa de ataques cardíacos e derrames. 

3. Frear o desejo por comida é outro benefício deste poderoso alimento. Ele contém dois nutrientes, teobromina e anandamida, que aceleram o metabolismo e reduzem a comilança emocional. 

4. O cacau também ajuda o corpo a metabolizar o açúcar e reduzir a resistência à insulina. Um pequeno estudo italiano da Universidade de L’Aquilia descobriu que, os participantes que consumiram o equivalente a uma barra de chocolate escuro ao longo de 15 dias, reduziram a resistência à insulina quase pela metade. Ponto para os diabéticos! 

5. Este alimento dos deuses ainda contém quantidades significativas de triptofano, um aminoácido essencial que colabora para produção de serotonina e melatonina, dois neurotransmissores que servem como um “escudo de defesa contra o estresse”, e desempenham um papel importante na regulação do humor. 
Não para por ai! Além dos benefícios listados acima, o cacau ainda pode: 

6. Reduzir o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL) 

7. Melhorar a saúde mental 

8. Ter efeitos antidepressivos 

9. Proteger a visão 

10. Melhorar a saúde e o bem-estar de um modo geral 

IMPORTANTE SABER:

Infelizmente, o chocolate comercial que todos nós estamos familiarizados possui pequenas quantidades dessas substâncias benéficas para a saúde. Por isso, quando for comprar chocolate e estiver querendo usufruir dos benefícios deste delicioso alimento, dê preferência ao chocolate com maior teor de cacau, orgânico, amargo ou escuro.E lembre-se, quanto maior o percentual de cacau, menor a quantidade de açúcar. 

Vamos nos cuidar amigos! A  felicidade pode ser encontrada em uma barra de chocolate!! Iuhuuuu :)))

E agora, fiquem com o recanto onde o cacau escolheu para viver. Um lugar aconchegante, que traz uma paz incrível! O vídeo foi feito por mim!!!

Aqui ele escolheu para morar...
Neste local escondidinho, perto do riacho e sob a sombra das árvores frondosas.
Neste local, o cacau vive, cresce e frutifica para nos encher de doçura! 

Tomara que apreciem! Beijos e até a próxima! :)))))))


Imagens e vídeo do meu arquivo pessoal

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

32 comentários:

  1. Adriana,

    Como são belas as flores! Nunca tinha visto. Eu já vi o fruto, alias, tao interessante, a casca e o conteudo. Pensar que dele vem o produto que milhoes amam!.... afff....

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, fadinha tão linda! Boa tarde!!

      Você, como uma autêntica fada já, deve estar acostumada com os lugares onde o cacau frutifica, pois lá é um bosque tão bonito, repleto das mais belas flores...
      Sim, as flores do cacau são delicadas e mais raras de se ver, pois existem apenas na época propícia!
      Agora imagine um bosque repleto de árvores floridas de cacau, que coisa mais linda!!!!
      E dele vem o nosso chocolate, amigo de todas as horas...hahaha
      Engraçado que o cupuaçu também é matéria-prima do chocolate, mas quase não é divulgado. Aliás, as sementes do cacau e do cupuaçu são iguaizinhas!
      Estive com os dois e fiquei impressionada com a semelhança, pois parecem quase gêmeos..hehehe

      Adorei querida, muito obrigada pela presença sempre doce!
      E hoje com sabor de chocolate!!
      Beijos e uma semana muito linda! :)))

      Excluir
  2. O Cacau é lindo do começo ao chocolate!! As imagens ficaram lindas, Adriana... e o texto como sempre muito elucidativo!
    Parabéns e um linnnnndo dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas que maravilha recebê-la Malu!
      Eu é que estou em falta com você!
      Mas estamos sempre juntas né? ♥

      Sabe, foi gratificante fotografar em um lugar tão bonito assim!
      Apesar de ser um local escuro, em razão das sombras das grandes árvores, e por ser cercado pelo morro atrás do riacho, não precisei usar o flash! Foi incrível captar a luz natural do ambiente! Tinha momentos que parecia que a luz era canalizada em pequenos ductos dançantes no meio do bosque. Pura magia mesmo!
      No vídeo, dá para apreciar melhor a luz natural do lugar.
      E saber que degustaríamos o cacau, ao final, era a melhor parte..rsrs

      Beijos poetisa, obrigada pela presença, pela visita encantadora!
      Tenha um ótimo restinho de semana tá?
      Obrigada!!

      Excluir
  3. Oi, Adriana! Veja só que coincidência. Fiquei super emocionado com a sua mensagem lá no blog e, quando chego aqui, deparo-me com esta belíssima matéria sobre o cacau e suas ações antidepressivas. Achei super interessante! Confesso que nunca comi o cacau em natura, vou experimentar. Mas acho que me falta bastante serotonina neste momento mais complicado. Muito obrigado pelas informações e parabéns por este excelente trabalho aqui no Vivendo a Vida bem Feliz!

    Beijo grande e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais ter ocorrido essa coincidência Sergio!
      Aliás, eu que sempre fico emocionada quando vou ao seu recanto amigo!
      Já disse e repito que lá encontro muita paz e tranquilidade, além de belezas espetaculares!
      Pois é, o cacau é gostoso de verdade e se possível, consumir chocolates com alto teor de cacau,você se sentirá mais motivado, vai te deixar mais animado. Afinal, as pesquisas comprovam que o cacau/chocolate é realmente é um excelente antidepressivo.
      Se o comer ao natural, o gostinho da polpa do caldinho é que é mais gostoso tá?
      E vamos fabricar serotonina fazendo caminhadas e exercícios físicos Sergio, pois neles terá altas doses em seu organismo!!

      Muito obrigada por seu carinho, por sua presença!
      Tudo vai ficar bem, tenha certeza disso!
      Desejo um ótimo fim de semana, com muitas boas notícias! :))))
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Adriana, quantas informações que me eram desconhecidas! Nem sabia que se podia comer suas sementes e o roxo foi novidade para mim. Sempre imaginei o cacau como o amarelo que mostrou. Suas propriedades para combater depressão deveriam até ser mais divulgadas, pois o associamos, comumente à composição do chocolate. As imagens e o vídeo ficaram ótimos, sem contar, é claro, o teor de sua postagem, sempre voltado para a saúde e o bem estar. Parabéns! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Marilene, fico tão contente quando consigo passar informações que ainda não conhecia.
      Afinal, matérias sobre o cacau e o chocolate são veiculadas constantemente na mídia em razão , é claro, de ser CHOCOLATE..rsrsrs

      Pois é, eu adoro saborear o cacau bem debaixo do pé, sentada à beira do riacho..rsrs
      Primeiro a gente tira ele do pé quando está bem amarelinho. Depois procura uma pedra para dar aquela batidinha e abrí-lo diretamente ao meio! Apenas a imagem dos favos do cacau que embrulham as sementes, já me dá água na boca. É gostoso demais Marilene!
      O cacau roxo também foi a primeira vez que vi! Ele é chamado popularmente de cacau forasteiro ..rsrs Bem diferente mesmo, mas igualmente saboroso!

      Querida, obrigada por vir, por deixar suas impressões sobre o artigo!
      Fico radiante em saber que foram úteis!
      O vídeo foi para dar mais vivacidade ao conteúdo, pois é bom ilustrar com algo real, qual seja, o local, o habitat natural do cacau. A casinha dele é mesmo tranquilinha....rsrs

      Agradeço novamente por ter vindo e desejo um lindo fim de semana!
      Tomara que seja tranquilo, apesar de domingo ter segundo turno...rsrs
      Beijos!! :)))))) Muitos!!! ♥

      Excluir
  5. Driiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!! \0/
    Guria de Deus... As pessoas não acreditam quando eu digo que sou urbana demais só porque eu moro no Mato Grosso do Sul. Todo mundo que não conhece o Estado acho que imagina a gente só no meio das Sucuris (Anacondas) e jacarés, porque num é possível, hahahaha!
    Eu nunca, NUNCA em minha vida tive esse contato todo com a natureza que tu tem e te invejo (embora as vezes em que viajei a chácaras e fazendas vinha toda "comida" de borrachudos, conhece?) por isso. Nunca acampei, nunca fui escoteira ou coisa parecida. Sempre fui muito "criança de apartamento", rs. Tanto no Paraná, onde nasci (Curitiba) quanto aqui.
    Portanto, É A PRIMEIRA VEZ que vejo uma plantação de cacau na minha vida!
    Menina, que variedade! Esses cacaus rugosos são muito doidos!
    Eu adoro chocolate, mas só como importados, com mais de 70% de cacau. Esses nacionais são puro açúcar e só fazem mal para a saúde. Para mim é fácil ter acesso a chocolates suícos, dinamarqueses, alemães, ingleses, entre outros porque moro na fronteira com o Paraguay e nos shoppings têm produtos de todos os lugares que tu possa imaginar e a um preço super acessível!
    Tu tem que vir me visitar um dia, ah tem! rs
    Eu não sabia que cacau era rico em magnésio assim e fiquei curiosa em experimentá-lo in natura, mas acho que vai ser difícil eu conseguir por aqui.
    Depois de um acidente feio que sofri na escada aqui de casa (pois é fia, eu sou um desastre em tudo, hahahaha), tive que ficar imobilizada um tempão, mais fisioterapia e acupuntura (isso antes da tal polineurite...), encontrei ainda no finado Orkut uma matéria sobre Cloreto de Magnésio e olha, melhorou bastante as dores que eu sentia! Comparado a antes. Tomo um potinho (compro em pó, PA) de manhã e outro à noite todos os santos dias. É uma maravilha para a saúde.
    Sobre o aumento da serotonina eu também sabia, mas acho que tem umas gurias que meio caem no psicológico atacando uma caixa de chocolates nacionais, porque o cacau é em quantidade ínfima. rs.
    Adorei a matéria, sempre muito bem explicada, tu é muito científica amiga!
    Espero que resolva logo teu probleminha com a operadora.
    Beijo grande e uma sexta-feira fantástica para ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda e querida Mi!!!
      Pois é, a primeira vez que li no seu perfil e constatei que morava no Mato Grosso do Sul, logo a imaginei como uma camponesa correndo de vestidinho florido pelos campos ..rsrs Mas o nome próprio já diz ;"Mato" rsrsrs E juro que não a imaginava entre sucuris, porque estas imagino existirem somente na Amazônia...hahaha, tipo uma Anaconda...hehehe E entre jacarés também não, porque os vejo apenas e tão somente no Pantanal... Por isso querida, não se preocupe, pois a minha imagem formou-se muito mais glamourosa!

      Sério amiga? Nossa, então preciso buscá-la, para conhecer o sítio da minha avó! Lá tem tudo de mato que você imagina, desde morros cobertos de árvores, cachoeiras, rios, riachos, plantações e árvores frutíferas de todas as formas e tipos.
      Borrachudos? Estes são meus velhos e conhecidos amigos! Sou chapa deles e ali no recantinho do cacau, tinha uma turminha da pesada, que só não me devorou, porque eu tinha uma camada generosa de repelente...hahaha
      Então me sinto orgulhosíssima de tê-la apresentado à sua primeira plantação de cacau!!!
      Viiiva!!! Agora já sabe como é!! Notou a singularidade de cada espécie? O cacau amarelinho é bem calmo, já o roxo é mais doidão mesmo. Ele seria uma versão emo do cacau normal, pois tem um temperamento que muda se não houver chuvas suficientes..rsrs

      Nossa e você está bem servida de chocolates, puxa!! Claro que vou te visitar e me empaturrar de chocolates de verdade..rsrs Os nossos conhecidos daqui, são puro açúcar e não confio mesmo!!!
      E se vier aqui, além do cacau que vai experimentar ao natural, vou oferecer o biribá, o ingá e o cupuaçu! Cada um mais gostoso do que o outro e muito semelhantes na aparência e no sabor: deliciosos!!!!!

      Puxa, lamento pelo acidente. Eu também já caí de joelhos da escada! E o magnésio é mesmo muito bom! Não sei se você foi torturada na infância com dois frascos clássicos que me causam terror até hoje: leite de magnésia e óleo de fígado de bacalhau..hahaha Sim, sou do tempo do onça amiga...hahaha E com certeza, tais produtos não são mesmo da sua época. Além do biotônico, que lembrei agora também..haha Tudo para combater minha anemia infante...hehehe Eu era bem miudinha e meus pais ficavam preocupados com minha magreza e queriam, a qualquer custo, me manter saudável e cheia de vida! Ah, ainda bem que cresci e hoje não preciso mais tomar tudo isso..rsrs

      Amiga, eu que adoro quando vem aqui! Estou correndo um pouco e ainda bem que resolvi o problema com a operadora, pois troquei por outra..rsrs Entretanto, o tempo que está pequeno para poder ficar mais a vontade! Mas logo vou atualizar tudo, se Deus quiser!!

      E adorei o beijo, te desejo o mesmo Mi!
      Tenha um final de semana maravilhoso!
      Bom para relaxar, descansar.. pena que a eleição, no domingo, não deixa, hahaha
      Beijos, beijos e se cuida muito tá? ♥♥

      Excluir
  6. Adriana querida,

    Existe coisa melhor do que encontrar a felicidade numa barra de chocolate? - rsrs.
    Eu sabia que o cacau é um fruto por excelência, mas desconhecia tantas informações sobre o mesmo. Nunca tive oportunidade de consumi-lo 'in natura'.
    Muito bom saber sobre a origem histórica do cacau. Cultura geral nunca é demais.
    Sempre compro chocolate meio amargo, mas normalmente fora do índice ideal de cacau. Vou ficar atenta na minha próxima compra. Sabe que adoro chocolate meio amargo com cafezinho sem açúcar?
    Adorei o recanto do cacau e aproveitei para assistir um pouco mais dos vídeos. Que belo passeio sob a luz do sol , hein? Belíssimas paisagens!
    Parabéns pelo brilhante artigo.

    Ótimos e felizes dias.

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, juro para você que não existe felicidade maior!! rsrs
      A felicidade,com toda a certeza, está dentro de uma polpuda barra de chocolate...hahaha

      Tomara que ainda tenha a oportunidade de conhecer o cacau bem de pertinho!
      Afina,l ele faz parte de nossas vidas, nos alegra e deixa a felicidade bem mais próxima...hehehe
      Sim, ele é o alimento dos deuses... e viu como os maias o preparavam? Faziam um pó e serviam como cafezinho.. engraçado. Gostei disso e quem sabe não farei com o cacau também, para poder voltar àquele tempo, onde tudo era puro misticismo.
      Ah Vera, que legal! Você primeiro come o chocolate amargo e depois toma o café? Ou é o contrário? Fiquei curiosa, porque quero experimentar também!! Deve ser muito gostoso!

      Pois é..rsrs o recanto do cacau é muito fresquinho, pois está cercado de árvores e contornado pelo riacho, que até fazia o som de uma cachoeirinha! Adoro lugares assim! Ah, e os vídeos seguem em uma sequência bem numerosa. Nelas vai encontrar também meus passeios na cachoeirinha, na cachoeira grandona, nos morros, na praia e em vários lugares...rsrs Tudo amador Vera, mas dá para captar o clima do local e a energia que transmite. Adoro ficar na natureza!!
      Fiquei contente que tenha visto!! Obrigada!!

      Agradeço demais sua presença, fico feliz da vida Vera!
      Desejo um lindo fim de semana, repleto de coisas muitos boas e até melhores do que chocolate...heheeh
      Beijão!! Até mais querida!! :))))))

      Excluir
  7. Pra mim, o maior benefício do cacau ainda é o chocolate!!! rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Fábio!
      Que bom que veio amigo!
      Conhecer os benefícios do cacau nunca é demais não é?
      E ele transforma-se no chocolate, que é a própria felicidade! rsrs

      Obrigada pela participação!
      Desejo um ótimo fim de semana!
      Abração!

      Excluir
  8. Pois, como me diz, são as multinacionais a ficar com o «cacau»...
    Os produtores ficam com as cascas...

    Saudações desde este lado do grande oceano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vieira Calado, seja muito bem-vindo ao blog!!
      Fico feliz com sua presença, pois o artigo lhe interessou a ponto de deixar a sua participação expressa! Agradecida!

      Sim infelizmente os produtores ficam com pequena parcela, desta milionária fatia do cacau.
      E a mão-de- obra dos trabalhadores, nos campos de cacau , é mal remunerada!
      É assim em todos os países produtores de cacau e as multinacionais prosperam mais.. Tudo por conta do capitalismo reinante...infelizmente...

      Tenha um ótimo fim de semana!
      Abraços a todos de Portugal!
      Obrigada!! :))))) Volte sempre!!!

      Excluir
  9. Dri! \0\
    Eu aqui de novo! rs.
    Desculpa, não resisti, sempre me lembro de ti!

    http://colunadami.blogspot.com.br/2014/10/tag-viciada-em-filmes.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, você é de casa e chega aqui sem precisar bater na porta querida! ♥
      Já pode ir entrando e preparando a pipoca para assistir aos filmes..rsrs
      Porque sou uma negação em fazer pipocas...hahaha
      Vou lá sim, adoro filmes e fiquei curiosa em saber os seus preferidos!
      Beijos e um fim de semana maravilhosamente lindo!! :))))))

      Excluir
  10. Oi Adriana!

    Que legal este passeio pelos bosques e canteiros de cacau, quanta informação interessante sobre o fruto “in natura”. Realmente muito benéfico para a saúde. Eu adoro chocolate, estou sempre comendo esta delícia, é bom demais! Quanta coisa maravilhosa existe no Espírito Santo, você convive bastante com esta natureza esplêndida e isto faz um bem enorme para a saúde! Belo vídeo! O barulhinho da água transmite muita paz, que lugar abençoado! Você sempre morou em Vitória? Pelo jeito é um lugar que só faz bem e tem gente linda aí! Este local com ar puro deve ser o segredo de tanta beleza!

    Tenha um ótimo fim de semana! :)))))

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Bia! É sempre maravilhoso quando vem aqui querida!

      Sim... rsrs adoro passear pelos bosques, estar entre a natureza, vendo o colorido das coisas ao vivo! É tão diferente! :)))
      Sim amiga, aqui no Espírito Santo temos a sorte de ter montanhas e o mar lado a lado e é por isso que os recursos naturais são tão incríveis! Cachoeiras e riachos, por aqui, encontramos aos montes. Mas o nosso Brasil inteiro é muito rico de recursos naturais! Cada cantinho, tem algo que que encanta!
      E quanto ao barulhinho da água, nossa, quase deu vontade de dormir ou meditar ali mesmo..rsrs É muito tranquilizante! :))) E ar puro, sem poluição, fresquinho é tudo de bom não é?

      Muito obrigada pelo carinho amiga!
      Tomara que venha outras vezes para conferir os demais passeios!
      Um super beijo e uma semana maravilhosa!

      Excluir
  11. Quanto benefício traz, Adriana. E a melhor forma é comer em forma de chocolate... rsrs. Sim, mas aí fica menos saudável. bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio, é um grande prazer tê-lo aqui amigo!

      Você não tem ideia de como o cacau é gostoso ao natural e traz benefícios excelentes para a saúde amigo! É claro que não podemos negar o poder do chocolate! É gostoso demais!! Mas atire a primeira pedra quem não gosta de chocolate não é amigo?rsrs Creio ser algo universal!!

      Agradeço o carinho da visita amigo, muito obrigada!
      Tenha igualmente uma semana maravilhosa! :)))

      Excluir
  12. Oi, Adriana!
    Quando minha mãe tinha uma lojinha na rodoviária local eu tomava suco de cacau com leite, era muito bom. Conheci aqui inúmeros benefícios que eu não conhecia!!!!
    Mas ainda acho imbatível seu uso no chocolate, consumo diariamente e considero um dos maiores prazeres em termos de alimentação! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, você é sempre muito aguardada querida!
      Muito obrigada por ter vindo aqui deixar o seu carinho!

      Sério? O suco de cacau com leite é um delícia! Tem um gostinho semelhante ao suco de cupuaçu, pois o cacau é um parente bem próximo do cupuaçu..rsrs
      Ambos fazem tão bem para a saúde, que a gente deveria adotar para consumo todos os dias, se fosse possível!
      Sim, sim, o chocolate é a melhor coisa que o homem moderno inventou...haha
      Na época dos maias, eles consumiam o cacau de uma maneira diferente, como se fosse cafezinho.. Aí fica estranho né? haha É por isso que o chocolate é uma invenção dos deuses mesmo, por ser gostoso demais!! :)))

      Deixo milhões de beijos de agradecimentos querida!
      Obrigada sempre por sua linda presença!!
      Maravilhosa semana!!

      Excluir
  13. Amiga que post mais delicioso.

    Conheci o cacau quando a minha sogra ainda morava no sitio e depois procurei saber sobre os benefícios dele e sao muitos.
    Estou sempre querendo saber sobre o que é melhor para uma boa saude. E aqui a gente sempre se surpreende com suas informações tao preciosas.

    Confesso que nao sou fa do cacau puro, mas chocolate tem que ter todo dia um pedacinho. Ainda bem que ja tem um tempão que aderi ao meio amargo e nem gosto mais do chocolate ao leite. So consumo uma marca com 70 por cento e uma em pó com a mesma porcentagem que tomo com leite de soja zero quando esta friozinho. Bom demais!

    E esse vídeo com essa musica calmante e essas imagens maravilhosas, da até vontade de entrar nele pela tela!rs

    Seu post é sempre um primor, minha querida. Parabens amiga!

    Beijos e uma semaninha recheada de coisas boas para voce!

    ps. Deixo um convite pra quando vc puder, passar no Atitude.
    Postei um texto do meu amigo que eu gostaria de ler a sua opinião sobre o contexto.
    http://temosatitude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Lu!
      Nossa, a gente sempre nessa correria né amiga?
      Mas sempre que dá, estamos juntas e é claro que irei no Atitude ler o texto!
      É só aguardar e confiar! :))) rsrsrs

      Que ótimo que você já teve a oportunidade de conhecer o cacau querida!
      Chegou a experimentá-lo? É bem gostoso não é?
      E sem contar as vantagens para a saúde que ele nos oferece! Uma maravilha!
      Uau, você está muito bem de consumo do chocolate pois 70% de pó garante todas as propriedades benéficas que o cacau nos oferece! Ainda mais no friozinho não é? Gostoso demais, quentinho e fumegante! Não tem nada mais gostoso do que cheirinho de chocolate quente!! :))))) E o sabor então, melhor ainda! Sem contar que você ingere com leite de soja: Nota 1000 em saúde para você querida!!

      Ahhhh, o recanto do cacau é mesmo incrível! Lá tudo conspira para a gente ficar bem calminha, calminha...rsrs O barulhe intermitente da água batendo nas pedras do riacho fazem a gente relaxar a tal ponto que não dá mais vontade de sair de lá... Entretanto, não é muito bom afrontar os mosquitos,pois eles sim:aparecem para tirar a nossa paz..haha

      Eu que agradeço sua visita amiga! Adoro!!
      Beijos grandes e me aguarde que em breve estarei por aí tá?
      Tenha uma semana linda, maravilhosa!
      Beijos!!!

      Excluir
  14. Olá, querida amiga Adriana
    ...sim,eu também desconhecia tantas informações sobre o cacau, tanto de sua história até todos os seus grandes benefícios e propriedades para a saúde e a lista top10... confesso que nunca tinha visto o cacau roxo e como ele é diferentão, com cores fortes e bem rugoso...enfim, só sei que adoro chocolate e o meio amargo , aprendi a comprar e gostar quando "namo" uma bela trufeira e aí virou o meu chocolate predileto!
    Adorei o passeio pelo recanto do cacau!Também, me impressionei com a variedade e as cores do fruto e amei ouvir o "som" do riacho e iuhuuul,"é Primavera"
    Parabéns!Uma bela postagem para nos deixar bem informados para viver de forma feliz e saudável!
    sim,ah é,problemas de conexão aí... a semana passada, por incrível coincidência , o meu Blog ficou em off , em manutenção.
    Obrigado pelo carinho de sempre e pelo belo comentário em meu blog , belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Felis! Que bom que você chegou!! :)))

      Fico ainda mais feliz em saber que apreciou a história do cacau, desde os tempos remotos dos maias..rsrs Afinal o cacau também é envolvido em um mistério, em pura magia!
      Sabe amigo, realmente o cacau roxo muito me chamou a atenção pelas características mais rudes dele e mais ainda, depois que descobri que, na verdade, ele é um cacau "forasteiro" hahaha Talvez seja por isso que ele seja mais moderninho que os nativos! rsrs

      Felis você continuou ouvindo os vídeos depois do recando do cacau? rsrs Pois é, eu trouxe o vídeo para o post, entretanto, não sabia que viriam todos os vídeos que eu já havia feito até então e em sequência...hahaha Ficou um atrás do outro e haja paciência para assistir não é? rsrs Mas o propósito era só mostrar o recanto do cacau mesmo, para que vocês pudessem sentir o barulhinho das águas do riacho nas pedras que criavam aquele clima de tranquilidade e paz. E lá é assim... total relax com exceção da orquestra de mosquitos, que estava dando um show...hahaha
      Felis, creio que nesta semana é o meu que ficara off, por falta de tempo em publicar um post inédito. É que a publicação de um artigo inédito envolve uma certa logística de compartilhamentos nas redes sociais e visitas aos blogs amigos.. Infelizmente meu tempo está avariado neste fim de ano..rsrs Mas logo que eu tiver uma folguinha, retornarei às atividades normais!!

      Beijos grandes e uma semana maravilhosa!
      Obrigada sempre pela visita poeta! :)))))))

      Excluir
  15. Oi, Adriana!
    Sempre que possível dou preferência para o chocolate amargo. Estou tão acostumada que acho os outros enjoativos. Se não tem amargo, procuro o que tem adição de castanha, nozes... Nunca calda de cerejas ou licores... acúcar demais para o meu gosto!
    Que lugar é esse do vídeo? As fotos são tão vivas que dá vontade de apanhar um fruto! Eu nunca tinha visto um cacau, nem mesmo em foto! :) E essa misturinha de doce com azedinho, me lembra carambola. Será que é parecido?
    Hum... a parte ruim é a do trabalho escravo, das pessoas se sujeitarem porque não tem outras oportunidades. É por isso que digo, não adianta dar "bolsa família" apenas, é preciso criar condições de trabalho para o povo carente. A bolsa família deve diminuir e não aumentar... isso prova o quanto o sistema está errado. Mas deixa pra lá... tenho a impressão de que a voz do povo não existe no Brasil.
    Deixei o vídeo rolando até o aniversário da Taís e depois o passeio de Bike... Você precisa gravar mais a sua voz... Ela é positiva!
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luma!!
      É sempre um grande prazer ter a sua companhia, a sua visita tão querida!!

      O chocolate é nosso grande companheiro para todos os momento não é? rsrs
      O amargo é o mais gostoso, sem doce nenhum podemos sentir o sabor do cacau!

      Ah, o recanto do cacau é um lugar incrível! Fica no norte do Espírito Santo, entre Linhares e Marilândia. É na casa da minha avó Zilda! Lá é maravilhoso! É uma mistura de local mágico com vale encantado..rsrs Tudo frutifica, tudo se plantando dá. Aquele riacho que você viu no vídeo, é onde eu costumava tomar meus banhos na infância...rsrs Atualmente, o nível da água diminuiu e deve ser em todos os lugares. A crise da redução da água, infelizmente, está atingindo até os lugares onde antes era farta... Mas lá ainda tem muitas nascentes, pois as matas são bem preservadas. É uma região da Mata Atlântica com solos muito úmidos. Naquele local, o cacau encontrou o que mais precisava para crescer e frutificar!

      Sim, sim, o cacau tem um gostinho muito parecido com o azedinho da carambola!! Aliás, Luma, você me deu uma grande ideia! Preparei um post sobre a carambola, pois é uma delícia! Pesquisarei os benefícios dela!! Amo carambola!!!
      Tem razão Luma, parece que o povo não existe no Brasil!Apenas o assistencialismo sem medidas não basta...Mas, deixemos mesmo para lá que esse assunto foi tão debatido nos últimos meses não é?

      Hahaha você teve paciência para assistir os vídeos na sequência querida? rsrs São as minhas aventuras...rsrs Minha voz? Ora imagine querida... Ela é fraquinha, por isso falo muito pouco...Mas fico feliz por ter visto e ouvido!! Fico tão contente!!! Assim parece que eu não estou falando sozinha ... É legal demais!!

      Obrigada pelo imenso carinho da presença!
      Beijos e uma semana incrível! ♥

      Excluir
  16. Oi Dri,

    Já que estava aqui vim ler sua resposta ao meu comentário e vi a sua indagação. Na verdade, é como se eu estivesse saboreando um cafezinho com um biscoitinho, ou seja, um pedaço do chocolate e um gole de café e, assim, sucessivamente. Não tem muito sabor, mas eu gosto. Quando experimentar, me conta o que achou de tanta amargura junta (café sem açúcar e chocolate meio amargo) - rsrs

    Beijão.

    ResponderExcluir
  17. parabens pela materia sou tecnico agricola e gostei bastante. e aproveitar pra dizer que vc e linda bjss

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.