Os melhores alimentos e exercícios para fortalecer a sua imunidade:



Vivendo a Vida bem Feliz


Oi, está tudo bem com você? Parece que não, pois não acordou  bem nesta manhã, está com a cabeça dolorida e sem ânimo para enfrentar o dia. Os dias secos e calorentos incomodam...E para piorar, um resfriado está querendo te derrubar  e isso o deixa abatido e sem forças para realizar todas as tarefas do seu cotidiano. 

Então, o melhor a fazer é prevenir e se adaptar ao meio em que vive, seja consumindo alimentos que aumentam a sua imunidade e também realizando determinadas atividades físicas, que  o manterão mais resistente. Eu estou sempre  prestando atenção quanto a isso, pois o nosso corpo é resultado do nosso aprendizado em cuidar dele.


A saúde do organismo está diretamente relacionada à imunidade e à capacidade do corpo de responder às interferências do meio, sem para isso sofrer desconfortos. “A imunidade é a capacidade do corpo de se autogerir”, afirma Maurício Calil, formado em Educação Física e Professor de Yoga há quase uma década.

Segundo o profissional, alguns hábitos e atitudes são essenciais para a saúde e podem ajudar o corpo nesta conquista e entre os mais poderosos está a prática regular de exercícios físicos.

A todo o momento exigimos algo do corpo, desde movimentos simples a tarefas complexas e, realizá-las, muitas vezes, exige superação, o que pode ser uma fonte de estresse, tanto quanto as doenças. “O estresse pode ser positivo ou negativo. Praticar exercícios físicos que promovam o bem estar é a melhor forma de gerar vitalidade e consequentemente uma imunidade forte e eficiente que nos capacite a lidar com situações difíceis”, explica o instrutor de Yoga.

Saiba que para isso, primeiro, você precisa  iniciar o consumo de alimentos que aumentarão a sua imunidade!

Veja quais alimentos devem entrar no seu cardápio diário a partir de agora:

A dieta alimentar deve priorizar nutrientes e vitaminas que aumentam a imunidade e ajudam a prevenir doenças comuns  que proliferam em todas as estações. Uma dieta balanceada deve ser repleta de cereais integrais, verduras, legumes e frutas, opções que fornecem nutrientes e fitoquimicos. Eles fortalecem a defesa do organismo, além de ajudar a manter a forma”, afirma Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde. São eles:

Alimentos para aumentar a imunidade
Acerola
Fruta rica em vitamina C de ação antioxidante, que estimula a resistência e aumenta a atividade imunológica do corpo. A vitamina C age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência. A acerola pode ser consumida in natura, na forma de sucos ou em cápsulas.
Alho
Fonte de aliina e alicina(potentes antioxidantes), estimula a resposta imunológica, prevenindo as gripes comuns no inverno e em todas as demais estações do ano. Também atua no combate a infecções e inflamações. Use amassado no feijão, sopas, em temperos de saladas ou, se preferir, cápsulas de óleo de alho.
Chás verde e branco
São ricos em catequina e epicatequina, poderosos antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres e no fortalecimento do sistema imunológico. Podem ser consumidos na forma de chás ou cápsulas.
Cogumelo Shitake
Possui lentinan, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo. Pode ser acrescentado ao arroz integral, molhos para massas e saladas.
Geleia Real
Estimula o sistema imunológico e combate as infecções de vírus e bactérias. Encontrada in natura e em cápsulas.
Gengibre
É imunoestimulante, possui ação expectorante e reduz dores e inflamações. Pode ser consumido na forma de chá (feito a partir de sua raiz) ou adicionado a sucos e receitas diversas.
Mel
Tem ação bactericida e antisséptica. Auxilia no tratamento de problemas pulmonares e da garganta por conter substâncias que agem como antibióticos naturais. Não deve ser fervido para que não perca suas propriedades. Pode ser ingerido puro ou misturado em sucos, vitaminas e frutas.
Óleo de coco
Rico em ácidos láurico e caprílico, o óleo de coco possui atividade antiviral e antibacteriana. Diversos estudos mostram seu efeito imunomodulador. Use em sucos, shakes, vitaminas ou como substituto da manteiga em pães.
Probióticos
Possuem microorganismos vivos, que recuperam a microbiota intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Encontrados em pó ou cápsulas.
Suco verde
Fonte de zinco, ferro e vitamina C, pode ser feito com polpa de clorofila ou com folhas de couve.
Própolis
Fonte de flavonóides, que auxiliam no combate às doenças que atacam o homem, atua como antibiótico natural. Eficaz em casos de inflamação e infecção na garganta, além de ajudar no combate a tosses.
Pólen
É rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico. Versátil, pode ser consumido puro ou adicionado em diversos alimentos, como sucos, iogurtes, vitaminas, frutas, saladas e no preparo de pães, bolos e cookies.

Agora que você já conhece  as melhores opções para turbinar o seu organismo, vamos aos exercícios!

Por que se exercitar faz bem?

Fisiologicamente, a liberação da serotonina cumpre um papel fundamental na construção de um indivíduo forte e saudável. Mas os profissionais advertem  que não somos máquinas e essa substância não trabalha de forma isolada. Por isso, na hora de apostar em iniciativas que promovem a imunidade, é crucial buscar alternativas que seja interessante e proporcionem prazer.

“O equilíbrio é a chave para uma vida plena”, afirma Calil. E complementa: A busca por uma  boa imunidade precisa estar atrelada a hábitos que promovam a qualidade de vida em geral. Isso nunca deve ser mais um fator de estresse, algo que precise ser cumprido ou alcançado a qualquer custo”.

Segundo o professor de Yoga, o primeiro passo para quem quer fortalecer o sistema imunológico é identificar pontos fracos da sua saúde e buscar atividades que fortaleçam exatamente estes pontos. Se você a vida toda sofre com crises de bronquite, pode ser interessante buscar atividades que trabalham o sistema cardiorrespiratório, como a corrida”, exemplifica o profissional.

Além de levar em conta seu histórico de saúde e preferências pessoais, algumas atividades são bastante recomendadas porque ajudam a promover o equilíbrio e o bem-estar. Atividades ao ar livre como trilhas, caminhadas e corridas orientadas na mata, são excelentes porque exigem uma interação com a natureza.

Conheça os melhores exercícios  para promover o seu bem-estar e aumentar a sua imunidade:

Caminhada: O exercício mais fácil de ser realizado: a caminhada. Você pode se exercitar nas ciclovias, calçadas e calçadões das praias e das lagoas. Em algumas praias, nos finais de semana, as pistas onde em dias de semana passam carros, motos e ônibus transformam-se em um caminho livre para os pedestres. Essa é uma excelente opção para você caminhar sozinho, levar o cachorro para passear ou levar as crianças. O importante é mudar a rotina da esteira na academia para a caminhada ao ar livre. E de quebra, aumentará sua imunidade! :))))

caminhada ao ar live

Corrida: Outra maneira óbvia de aproveitar um clima agradável é correr ao ar livre. Nem todo mundo consegue correr longas distâncias, mas tente incorporar um ritmo mais acelerado nas suas caminhadas. Correr regularmente ajuda a perder peso, a combater os sintomas do envelhecimento e, de fato, queima mais calorias por minuto que outros tipos de exercício.

corrida em grupo

Stand up, canoagem, remo  windsurfe e hidroginástica: Melhora considerável da postura, melhor condicionamento físico e fortalecimento dos chamados músculos internos, músculos que normalmente só se  trabalham com exercícios específicos. Os exercícios na água podem ter efeito terapêutico, porque aliam os benefícios do movimento às qualidades de um contexto muito agradável.

“A água é um meio muito favorável porque nos ajuda a lidar com o impacto da realidade e nos ensina a sermos flexíveis e abertos”, explica o professor. 
 
stand-up-

Yoga, meditação e tai chi :De forma geral, todas as posturas aumentam o alongamento da musculatura e realizam massagens internas, que colaboram com os órgãos vitais.  Estas  também são atividades muito recomendados para fortalecer a imunidade, pois exercitam e promovem o equilíbrio. “Não importa qual a prática, importa que seja regular, que faça parte de um conjunto de hábitos saudáveis, que seja fonte de prazer e que venha somar na construção do indivíduo. O relaxamento que o prazer e substâncias como a serotonina causam é o melhor caminho para vivermos em equilíbrio e a partir do nosso centro, exatamente onde reside toda força e toda saúde que imunizam nosso organismo”, conclui Calil.

taichichuan

Esportes coletivos:  Também são bastante indicados, porque exige estratégia, superação pessoal e trabalho em equipe. Que tal ter sua própria equipe de amigos para se encontrar para aquela partida amistosa de futebol no fim de semana? Ou quem sabe uma partida de basquete na pracinha da sua rua? O voleibol  também é muito envolvente e que trabalha de maneira positiva a sua imunidade!



Mas sempre, acima de tudo, a  dica  é buscar atividades que proporcionem prazer. “O interesse em descobrir a atividade, em aprofundar o olhar sobre o que se está realizando e a vontade de mergulhar na experiência são ingredientes fundamentais para a geração do estresse positivo e, consequentemente, na construção de um organismo com boa imunidade”, garante Calil.

Pois então amigos, com essas dicas de alimentos, conjugados com os exercícios que mais gostam,  vocês não vão pegar gripe nunca mais..rsrs  Sério mesmo! :))) Tem muito tempo que eu não pego um resfriado. A única coisa chatinha que aconteceu comigo, no último ano, foi torcer o pé, pois  fiquei de castigo por duas semanas sem poder caminhar ou correr... Isso sim que foi uma tortura!  Mas se exercitar é um prazer imenso e só nos deixa radiantes de felicidade  Sinta também o poder desses benefícios incríveis!


Ah, tem dicas ótimas no vídeo abaixo, vale a pena você ver!
Tenham uma semana maravilhosa! 


 imagens do meu arquivo pessoal e google imagens.

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

40 comentários:

  1. Adriana,

    Excelente artigo, muito informativo. Eu adoro o sabor do gengibre, inclusive nos sucos.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, boa noite minha fadinha linda! ♥

      Artigos que fazem bem para a nossa vida são bons também para levantar o astral!
      Há tempos que eu pensava em mesclar os alimentos e os exercícios que aumentam a imunidade, pois um, com a ajuda do outro, fazem uma dobradinha imbatível!
      A gente não pega nem gripe mais amiga, é só seguir as dicas direitinho..rsrs
      E gengibre é bom em tudo, até no quentão...rsrs
      Funciona de verdade!! :)))
      Beijinhos e uma semana linda querida!!!

      Excluir
  2. Oi Adriana!

    Dicas maravilhosas e saudáveis! Somos resultados do que comemos e fazemos! Você linda como sempre! É sempre uma alegria passar por aqui! Tenha uma semana repleta de energia e felicidade! :)))))

    ✿ Ótima tarde! ✿

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, querida menina!
      Agradeço o carinho do elogio!!!

      Que bom que apreciou, pois tentei unir o útil ao agradável!
      Afinal, precisamos nos cuidar mais diante desta ausência de umidade!
      Tudo está muito seco e contribui para a proliferação de resfriados e outras doenças infecciosas...
      E eu ainda nem quero falar do terrível ebola...que já está nos assombrando!

      Amiga, eu que agradeço a sua presença sempre tão contagiante, cheia de energia!!
      Beijinhos e uma semana incrível tá? ♥♥ Obrigada!!!

      Excluir
  3. Olá Adriana Helena,
    Excelente matéria, bem completa... esta de parabéns.
    Apesar de todos os benefícios extras da atividade física para o sistema imunológico, se praticada em exagero e de maneira inadequada, pode surtir efeito contrário. Além das lesões musculares e articulares, o exercício em excesso traz sobrecarga cardiorrespiratória, alterações hormonais, ansiedade e, principalmente, a depressão imunológica, causando a diminuição e a alteração funcional de algumas células do sistema imune, fazendo com que a pessoa fique mais exposta a doenças. Essa baixa no sistema imunológico ocorre porque a substância responsável por alimentar os glóbulos brancos, chamada de glutamina e produzida pela musculatura, é consumida em excesso quando a atividade é praticada de maneira exagerada. Por isso, a receita de saúde exige moderação também na prática esportiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alfeu, que bom ter a sua participação!
      Sempre fico muito honrada com a sua presença!

      Sim, tem toda a razão!
      Tudo em nossas vidas, deve ser realizada com prudência e moderação...
      Muito boa a sua inserção de conhecimentos!
      Realmente sempre tem pessoas que querem alcançar resultados muito rápidos e podem exagerar na realização dos exercícios.. Aí, com certeza, as lesões, aparecerão e o desânimo poderá se abater sobre o indivíduo!
      O segredo é fazer tudo com prazer, com alegria, com vontade de viver!
      Aí sim, as coisas vão para frente e só darão certo!!

      Agradeço o carinho!
      Tenha uma ótima semana, de muitas realizações!!
      Abraços!!

      Excluir
  4. Olá amiga!

    “O equilíbrio é a chave para uma vida plena”, Que belíssima e certeira afirmação não é mesmo?
    Para tudo, é preciso ter um bom equilíbrio.

    Como você já sabe eu adoro me exercitar!(Ha quem nao acredite mas me faz tao bem! E eu ja estou passando a nossa paciente da cama para a cadeira. sozinha, sabia? To fortinha!kkkkk)

    E eu gosto de estar sempre ligada também em me alimentar com qualidade. É tudo pensado e ja me acostumei assim! Ja até me apelidaram de salada ambulante pq tanto de frutas quanto de verduras, eu adoro e abuso e ainda acrescento em ambas, o iogurte natural que é uma maravilha!
    E ha muitos outros alimentos citados aqui que não abro mão, como por exemplo, o suco de couve com mel, gengibre e uma fruta, todos os dias. antes dos exercícios.

    Acho que é por todos os bons hábitos que eu também quase não me resfrio e ate as minhas alergias bobas raramente voltam.
    Precisamos ter consciência que para vivermos bem em todos os sentidos, temos que cuidar do nosso corpo como um todo.

    Amei as dicas e você é 10 como sempre!

    Beijinhos e uma semana maravilhosa pra ti também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, é verdade querida!
      Nada como o equilíbrio em nossas vidas, em nossos projetos, em todos os cantos do mundo!! rsrs

      Caramba amiga, você está turbinadíssima!! Está mesmo com os braços musculosos, pois é muito difícil a transferência de um paciente de um local para outro, sem uma ajuda externa. E se está conseguindo só com a força dos seus braços, caramba, já já virará o Hulk...rsrs Mas é porque você nunca se descuidou dos exercícios amiga! Aí está o segredo de tudo!

      Ainda mais, porque conjuga tudo com alimentação super saudável! Você não adoece fácil não Lu, podes crer!!! :)))) É praticamente uma rocha e sabe muito bem o que faz bem para a sua saúde, pois já transformou em rotina, o consumo de muitas frutas, saladas, verduras e o que é realmente necessário para ter uma saúde de ferro!

      Ah, e ainda tem o fator psicológico amiga: você se dedica às sua poesias e isso é fundamental para você soltar os seus sentimentos, o que está em seus pensamentos! Creio que sua forma intelectual de compartilhar conosco suas criações tão bonitas, seja uma faxina mental, pois faz bem ao seu e aos nossos corações!

      Pois como bem disse, tudo na vida é o equilíbrio!
      Corpo e mente funcionando em plena capacidade e junção!
      Um ajudando ao outro, para que a saúde seja incorruptível! :)))))))))

      Amei seu comentário amiga! Lindo e pertinente!
      Amanhã, com calminha vou ao Asas para conferir tudo e mais um pouco...
      Hoje a noite chegou tão depressa e agora é hora de descansar e dormir para amanhã acordar tinindo..rsrs

      Beijinhos linda amiga, até mais e se cuida sempre assim, com todo o carinho do mundo!
      Bela semana, SEMPRE!! ♥♥

      Excluir
  5. Oi, Adriana! Tudo bem?

    Depois de um longo e tenebroso inverno, eis que volto ao seu blog para conferir as novidades - e porque é sempre muito bom passar por aqui, é claro. E as dicas, muito boas!

    Olha, eu sei que alho é excelente para a saúde e um aliado poderoso para o reforço do sistema imunológico; só tem um probleminha: detesto alho. rsrs Eu já tentei inúmeras vezes consumir, mas sem chance, não "desce" - recentemente tive uma gripe e tomei uma mistura de chá que continha alho. Não deu nada certo. rs Mas deixemos o allium sativum de lado e nos concentremos em outras dicas. rs

    Acerola, mel, própolis, exercícios físicos, caminhadas, corridas...tudo isso é muito prazeroso para mim, são coisas boas que pratico e consumo sem esforço, sem problema nenhum. Mas gostaria de comentar sobre uma frase em sua postagem que achei muito boa:

    "O interesse em descobrir a atividade, em aprofundar o olhar sobre o que se está realizando e a vontade de mergulhar na experiência são ingredientes fundamentais para a geração do estresse positivo...".

    Quando falamos em mergulhar na experiência e vivenciá-la em sua plenitude, falamos basicamente de ludicidade. O lúdico não é algo apenas relacionado ao universo infantil ou a jogos, mas também nos encontramos envolvidos em atividades prazerosas onde estamos plenos, inteiramente dedicados ao que estamos fazendo - é como se outras coisas não desviassem a nossa mente naquele momento pleno. Assim, é possível ser lúdico no trabalho, na escola, na atividade física e até no trânsito ( ouvir uma música, por exemplo) e relacionamentos. Essa é uma dimensão bem maior do que representa o lado lúdico e de como nós o expressamos no dia a dia. (por isso que todos precisamos trabalhar este lado em válvulas de escape para não sucumbir às neuroses cotidianas)

    Sempre um prazer passar por aqui, Adriana! :)

    Uma ótima semana para você, com muita ludicidade e saúde! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaime, agradeço demais a sua disponibilidade em vir aqui nesse cantinho conferir as novidades...
      Sabe, tem momentos que precisamos nos reinventar para passar dicas de vida saudável!
      Mas, como já esgotei tantos assuntos deste tema, nestes 3 anos de blog, alguma coisinha pode ficar repetitiva...rsrs
      Mas no final, sempre tem um aprendizado não é?

      Jaime, para quem não suporta consumir alho, seja como tempero ou outra coisa parecida, dizem que existem cápsulas de alho que são vendidas nas farmácias e que fazem um bem danado para a saúde! Eu não conheço, nunca experimentei, pois eu adoro alho "in natura" rsrs Como até aqueles granulados de alho, que colocam nas pizzas de alho...hahaha Também adoro pão-de alho..rsrs Se for verdadeiro o que dizem nas fábulas, de que alho espanta vampiro, creio que eles jamais chegarão perto de mim amigo..rsrs O problema maior é retirar aquele sabor forte que fica no hálito. Então, o chocolate amargo é a melhor saída. Tira todo aquele gostinho desagradável.....rsrs

      Ah sim, bela frase a que colhestes para ilustrar o seu raciocínio amigo!
      Estar envolvido em atividades prazerosas é que faz bem, que dá alegria, que dá energia!
      De que adianta fazer algo, praticar um exercício, que seja, só por obrigação!
      Assim nunca tornar-se-á um hábito prazeroso e, via de consequência, praticado e realizado todos os dias com alegria!!! :)))
      A pessoa deve se identificar com a atividade a que se propõe a fazer! E isso é em todos os campos da vida!
      Adoro o lado lúdico da vida! Sem ela, sem as brincadeiras, sem os sonhos, nós enlouquecemos! Válvulas de escape, isso mesmo! Falou muito bem!!!!
      Estamos a ponto de necessitar de mais do que válvulas, mas canhões de escape..hahaha tamanha a forma de como estamos sendo pressionados na vida moderna... Haja cabeça, haja coração!

      Muito obrigada por sua presença Jaime, fico muito contente com as suas palavras sempre tão abrangentes! Aprendo muito também quando aqui vem!
      Um super beijo, uma excelente semana também com muita ludicidade, que afinal, é o melhor da vida!! :)))) Até mais!!

      Excluir
  6. Dri!!! \0/
    Por isso que eu gosto de vir aqui com calma, sem pressa, porque sempre fico super bem informada.
    Amiga, vou ser sincera, eu acho MUITO CARO ter uma alimentação saudável, certa vez cismei porque cismei que ia ser vegana (eu tinha um namorado gótico vegano), mas quando o namoro acabou, quem disse que eu conseguiria bancar toda aquela alimentação orgânica e natural? Aqui em casa a alimentação é uma vergonha amiga, tanto que uma adolescente de 19 anos aqui teve uma pedra no rim de 2 cm (isso mesmo! 2 cm!!!) e teve que fazer uma lito, o médico disse que as pedras costumam ser escuras, a dela era branca de puro sódio e glutamato monossódico. Resultado da nossa praticidade de jantar uma Vono (que eu pensei ser saudável até ler a quantia de sódio que tem) ou um Miojo básico.
    Chá de gengibre eu tenho traumaaaaa! Minha mãe me enfia goela abaixo toda vez que eu fico gripada. Acho horrível o gosto de gengibre.
    Das coisas naturais pós-namoro vegano eu consegui manter só o chá verde e castanhas, que são uma delícia!
    Mas as vitaminas são caras, eu já faço um tratamento para polineurite com cápsulas gelatinosas importadas de Vitamina D e por sorte eu tenho um anjo em minha vida que muitas vezes consegue mais barato para mim. Afinal, em outubro do ano passado, eu fiquei praticamente paralítica! Foi um susto imenso!
    Até agora não sinto muito as minhas pernas, tenho parestesias e paresias, mas já melhorei um pouco o equilíbrio,tento subir e descer as escadas aqui de casa sem me segurar, estou sempre me alongando (como dói!), mas o trauma de parar de novo numa cadeira de rodas me horroriza terrivelmente, porque minha marcha não é lá muito boa, tenho problemas motores nos quatro membros do corpo. Por isso nem exagero nas caminhadas e ando super tensa porque farei eletroneuromiografia na quinta-feira e esse exame é tenso, te enfiam agulhas e dão choques para ver como andam teus nervos. E vou ter que ir sozinha! :(
    É miga, né fácil não! Mas eu sou guerreira! Combatendo o bom combate em nome de Jesus!
    Sobre entorses, hahahaha! Já tenho doutorado, tenho um histórico exato de 8 entorses em ambos os tornozelos, uma delas foi a pior, por eversão no dia 01 de julho agora. Tive que ficar de robofoot um bom tempo e nem tive $$$ para fazer fisioterapia, então estou me virando como posso, ainda sinto um pouco o pé.
    Amiga, muito bom estar por aqui, cê sabe que te adoro né?
    Beijos e uma terça-feira fantástica para ti! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, você chegou!! Viiva!!!
      Fiquei impressionada como domina tantos assuntos e ainda por cima, saca tudo de música! Principalmente cantores do gênero Emo, Gótico, Grunge, rock, etc!
      Coitadinha de mim né? Tomei uma lavada!! Eu me encaixo perfeitamente no famoso "provérbio popular" conhecido no Brasil : ------ "Sabe de nada inocente"-- --kkkkk

      Sim, ter uma alimentação saudável é caríssima! Por isso que me jogo mais nas frutas da estação, nas verduras e nos legumes!! É uma boa forma de se alimentar bem, sem ficar com dívidas..rsrs Ah, já li os princípios veganos! É uma maneira bastante interessante de ver o planeta na sua forma sustentável e só consumir coisas que jamais contenha algo do mundo animal.... Nossa, namorado gótico vegano amiga? Uau, esse realmente foi radical!! Mas eu não conseguiria ser vegana, pois, apesar de consumir pouco, me alimento de carne para dar uma forcinha nos meus poucos músculos rs Apenas duas vezes por semana, pois nos demais dias, intercalo com peixe, ovos, frango, bacalhau e camarão. Infelizmente não me desvencilho totalmente em consumir carne, mas o faço de maneira bem razoável e racionall Nada de churrascadas no fim de semana que acho terrível...rsPuxa, também já consumi muito sódio nos miojos amiga! Fiquei impressionada com o relato do adolescente em sua casa que mesmo ainda tão jovem, já teve uma pedra enorme nos rins de puro sal! Nossa, ela se cristalizou e com certeza, deveria ser uma dor imensa não é? É seu irmão? Puxa, só sei que deve ter passado por maus bocados!! Meniiina, mas o gengibre é bom demais da conta querida!! rsrs É porque você foi traumatizada desde a infância, ora bolas... Mas tente olhá-lo com outros olhos, ou melhor, outros sabores..rsrs Mas ainda bem que consome bastante castanha! Estas sim, minha querida, são milagrosas e fonte de tudo quanto é benefício para os nossos neurônios funcionarem a pleno vapor e ainda por cima REJUVENESCEM!!! Ai, essa palavra soa como mágica para os meus ouvidos amiga..hehehe

      Mi, você é uma guerreira menina! Luta bravamente e conseguiu escapar com louvor da paralisia que te assolava! Nossa, que sofrimento e fico impressionada como você leva a vida leve, bem, sem reclamar, sem se martirizar ou se fazer de vítima! Ao contrário, luta, encara o problema de frente a ponto de já estar quase curada! Mi, vá fazer o exame sem medo, sei que é difícil ouvir isso de alguém, pois afinal quem receberá as agulhas com choques é você, e não eu né? Mas vá em frente, já passastes por coisas piores.. Fico boba com a sua capacidade de dar a volta por cima Mi! Você é realmente um fenômeno!
      Querida, sabe como você pode aumentar a vitamina D em seu organismo de uma maneira simples e bem baratinha? Tomando o solzinho da manhã! É uma benção!
      Inclusive já falei sobre isso aqui no blog, no artigo cujo link é :
      http://vivendoavidabemfeliz.blogspot.com.br/2013/12/a-importancia-de-expor-se-ao-sol-e.html Não há nenhuma droga, nenhum procedimento cirúrgico ou de alta tecnologia que chegue sequer perto do surpreendente efeito saudável da luz natural. Não sei se pode te ajudar, em vista da gravidade da polineurite, mas quem sabe não é? Tem momentos que eu quero ajudar, mas talvez esteja atrapalhando.. Mas eu precisava falar! Tomara que eu não esteja falando bobagens para você né ?Tem que tomar muito cuidado com tudo, mas fique tranquila, pois sairá do exame na quinta vitoriosíssima! Mas chame alguém para acompanhá-la. Nestas horas sempre é bom uma companhia para dar um apoio, nem que seja com um olhar! Nem é necessário dizer nada! Só a presença física contribui para que não se sinta sozinha.. É importante querida, muito!!

      Ah, eu que te adoro demais!! Sempre me surpreendo, me comovo com sua história! E você sempre com o astral elevado, lá em cima, não se deixando abater por nada! Ao contrário, buscando sua cura, sua melhora a cada etapa! Guerreira, vitoriosa e vencedora!
      Um beijo querida e obrigada por deixar aqui tantos motivos para eu me encantar ainda mais com você!Linda semana!!

      Excluir
  7. Dri, eu ainda gosto de comentar no blogger...
    Matéria excelente e depois de todas essas coisas boas a gente precisa juntar esses ingredientes a uma dose de alegria bem grande.
    Um beijinho e tudo de bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu, que saudades de você poetisa!
      É muito bom quando você chega e deixa sua impressão sobre o artigo!
      Sinto-me bem só em imaginar que a ajudará, te protegerá dos resfriados!
      Alimentar-se bem é a chave de tudo e os exercícios, nossa, fundamentais!!
      Beijinhos e uma semana linda tá?
      Tudo de bom para ti também!! ♥
      OBRIGADA!!!

      Excluir
  8. Bom dia minha querida...
    maravilhoso tudo que abordou ai...
    nosso corpo equilibrado em pensamentos.. exercitado.. alimentado e energizado é uma máquna perfeita..
    adoro alho.. pizzas com alho nem se fala srrs
    todo mundo sai da frente .. mas é o melhor bactericida que conheço..
    a tia do pai quando vinha aqui na minha cidade comprava em penca rrs
    viveu mais de 90 anos..
    alho e pimenta rsrs
    gengibre é bom demais né..
    o pulmão e a garganta agradecem..
    mel é a pureza das purezas..
    estamos ferrados aqui,..
    uma abelha rainha se enfiou no foro da casa.. tá um enxame só lá rsrs
    pena que não alcançamos o mel né

    que bom que tu gostou da música.. def leppard é muito show..
    tem muitos video clips deles.. vale a pena conferir..
    beijos meus e até sempre Adri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Samuel, querido poeta!
      Sim, corpo e mente em perfeita harmonia!
      O equilíbrio é a chave de tudo não é?
      Que bom que você gosta de pizza de alho,,,rsrs
      Sim, é bom demais para não consumir e não é aquele gostinho característico que vai tirar toda a magnitude do alho não é mesmo?

      Pois é Samuel, aliando alho com pimenta ficamos invencíveis..hahaha
      Também aprecio demais uma boa pimenta malagueta!
      E gengibre, nem se fala! É perfeito e no quentão é a sensação!
      Mel me alimenta todas as manhãs e é por isso que praticamente voo de bike ..rsrs
      Dá muita energia e disposição para enfrentar o dia!
      E cuidado com a abelha rainha aí na sua casa, ela pode ser perigosa!

      Agradecida pelo lindo comentário e também pelas boas músicas que compartilha do Def Leppard que é incrível! Gosto demais!!
      Um grande beijo, uma semana maravilhosa!! :)))))
      Thank youuuuuuuuu!!!!!!

      Excluir
  9. Olá querida Adriana,

    Outro artigo espetacular e de grande importância.
    Prestei bem atenção às dicas, praticamente ratificadas no vídeo.
    Eu sou uma que precisa estar atenta ao sistema imunológico, pois qualquer pequeno stress já desencadeia em mim alguns problemas decorrentes da baixa imunidade. Para você ter uma ideia, num momento de grande stress fui acometida de um herpes zóster que judiou de mim. Ele começou com um pequeno sinal vermelho em cima da minha sobrancelha direita (eu não sabia o que era), mas como tive dores de cabeça insuportáveis e que não passavam com remédios tive que ir ao hospital, ocasião em foi diagnosticada. Ela atacou o nervo trigêmeo e tive que tomar até morfina, pois as pontadas sucessivas no rosto, dente, cabeça e ouvido quase me derrubaram (tudo do lado afetado). Fiquei com uma aparência horrível, pois as bolhas se espalharam até em redor dos olhos e o neurologista me disse do perigo do vírus ir para o cérebro. Que sufoco! Espero que nunca mais tenha nada semelhante. Acredita que até me fotografei? #coisadelouco-rsrs.
    Adorei o artigo e vou procurar seguir as orientações. Muitas vezes nos descuidamos por correria ou por preguiça mesmo.

    Dias maravilhosos para você.

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Vera, querida amiga!!

      Pois é, há algum tempo que eu queria fazer essa dobradinha de alimentos e exercícios para aumentar e fortalecer a imunidade!
      Quando ficamos com a guarda baixa, podemos pegar uma série de coisas....
      O herpes é uma delas!
      É só ficar um pouco mais quente, tomar mais sol ou ficar estressado, que o vírus, já dentro da gente, manifesta-se! Sim, eu conheço bem o herpes, que dá um monte de pequenas bolhinhas, parecidas com feridinhas, geralmente na boca ou em outra parte do rosto! Quando eu vivia estressada e com problemas no trabalho, sempre aparecia.. era terrível! Agora, que levo uma vida mais saudável, nunca tive mais! É outra coisa quando a gente muda o ritmo e melhora a qualidade de vida!

      Sei o quanto deve ter sofrido Vera, pois, no seu caso, foi muito mais grave!
      Sim, mas agora você não terá mais, pois fortaleceu-se e ela não te pega mais, de jeito nenhum! rsrs Pode ter certeza!!
      Você mencionou que fotografou o ferimento e isso é mais comum do que imagina...rsrs
      Eu também me fotografei, quando tive úlcera na córnea e meu olho parecia uma bola de gude vermelha intumescida.. um horror.. Mas estava eu lá tentando fotografar para levar ao oftamologista a fim deste pesquisar a cura..hahaha Foi há quase 15 anos e nem existia ainda essa propagação de "selfies" rsrs #coisadelouco mesmo..rsrs

      Agradecida pelo carinho da presença amiga!
      Adoro quando aqui vem deixar suas impressões!
      Assim posso melhorar os próximos artigos, caprichando bastante né? :)))))
      Beijinhos e uma semana muito, muito linda!!!

      Excluir
  10. Olá, Adriana, como vai?
    Ótimo post, mais uma matéria completa com ótimas dicas! Lembro-me que meu pai sempre comprava geleia real para eu consumir quando pequena para a imunidade. Duas coisas que ajudam bastante a melhorar a imunidade, pelo menos comigo funcionou, foi a questão das caminhadas constantes e usar alcool em gel várias vezes ao dia. Nossa, diminuiu em torno de 80% as gripes, resfriados e viroses intestinais que eu pegava com frequência principalmente por trabalhar com crianças. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, que surpresa linda querida! :))))

      Vou bem, sem pegar resfriados, pois estou 100% imune..hahaha
      Agradeço muito por ter gostado do artigo Bia!!!
      Afinal, a preocupação com a saúde deve ser constante e precisamos criar meios para nos manter sempre o mais bem possível e se possível, de forma natural, sem o uso de remédios. Poderemos usar como remédios os alimentos que aumentam naturalmente a imunidade, como é o caso da geleia real, que o seu pai, sabiamente, dava a você ainda pequenininha! Que graça!!
      E OS EXERCÍCIOS ENTÃO? FANTÁSTICO NÃO É?

      Agradeço o carinho da presença! Você é um amor querida!
      E parabéns pelo dia dos Professores!
      Um talento imensurável para a vida, saber ensinar!! :))))

      Tenha um belo fim de semana!!
      Beijos e carinhos!! ♥

      Excluir
  11. Oi, Adriana! Você não imagina como veio a calhar este novo artigo! Estou passando por uma fase mais difícil e preciso mesmo recorrer aos efeitos benéficos da alimentação e dos exercícios para melhorar meu estado de ânimo! Muitos problemas, muita correria. Você, como sempre, impecável na habilidade de reunir informações importantes e transmiti-las de uma forma leve e agradável. Muito obrigado por este importante post, adorei!

    Beijo grande e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sergio, eu que agradeço amigo querido!

      Você está em uma fase linda amigo, reconhecido por revistas incríveis sobre a sua forma de cuidar das orquídeas! Então é só aliar boa alimentação e exercícios, que o mundo será inteirinho seu, pode ter certeza!!!
      Os problemas são recorrentes né amigo? E precisamos estar fortes o bastante para enfrentá-los! Conte comigo, se precisar de algo que possa ajudá-lo!!!

      Eu que agradeço e é sempre uma grande honra tê-lo nesta casinha querido!!
      Beijos e maravilhoso início de semana!

      Excluir
  12. Olá, querida amiga Adriana
    nossa, esses dias secos e calorentos estão terríveis para tudo , ...eu estou mal nas escolhas das opções para turbinar meu organismo e adquirir imunidade...só a Acerola e o Alho...Chás verde e brancoCogumelo ShitakeGeleia RealGengibreMelÓleo de cocoPre obióticosSuco verdePrópolisPólen nem de longe passam por mim...em relação às atividades, eu queria fazer mais as , ao ar livre , na mata, interação com a natureza...mas, não está sendo possível nesse momento...os exercícios que faço e me proporcionam prazer e aumentam a imunidade só a Caminhada e a Corrida...outro dia,vi umas bailarinas do Faustão praticando o Stand up,adorei, vou tentar um dia....ah sim,pratico esportes coletivos, futsal e volei..
    Para mim: Nota 5 para baixo , por isso que é muito fácil , "pegar uma gripinha"...
    Nota 10 para ti, pela postagem bem informativa e importante para o nosso bem viver...
    sim, uhuuul, vc viu , eu coloquei Sting, ia te avisar, mas esqueci por completo, hehehe!
    Bom dia,Obrigado pelo carinho, belos dias, beijos!:-****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido e inspirado poeta!! :)))

      E bota dias calorentos nisso..hahaha A coisa está mesmo brava amigo!!
      Mas ainda bem que a acerola está sempre te acompanhando viu? A fruta de vitaminas e energia para muitas e muitas laranjas! Já os demais é só ir inserindo aos poucos, paulatinamente, para não ficar muito fortão demais...rsrs

      Uauuu, você pratica futsal e voley? Está bem demais na fita oras!!
      São esportes maravilhosos que além de trabalharam o físico e a disposição, aumentam o círculo de amigos! É tão bom se reunir para aquela partidinha de futsal não é? Dá um ânimo novo!!! :))))

      Stand up é muito legal Felis! Já estou me preparando para praticar no verão, mas acontece que sou um pouco medrosa de entrar no mar...hahaha mas vou dar conta sim e aí poderei falar se o ritmo do esporte aumentou a minha imunidade!!!
      E colocar a canção do Sting foi um presente maravilhoso!! ADOREI!!!

      Eu que agradeço sua presença, seu carinho, sua disposição amigo!!
      Um grande beijo e um início de semana fantástico!!

      Excluir
  13. Estamos sempre de olho em suas publicações, apesar das visitas serem menos frequentes, tudo por conta de idas e vindas aos médicos que cuidam da minha saúde corporal e espiritual.
    Muito bom seus artigos e sempre estamos lendo no G+.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Luiz!
      É muito bom ter você novamente por aqui amigo!
      Está cuidando mais de sua saúde não é mesmo? ISSO AÍ!!
      Os médicos são nossos aliados e nos ajudam muito quando a saúde está precisando de uma forcinha extra!
      Muito obrigada por estar sempre acompanhando!
      Sinto-me muito bem em saber que estamos sempre unidos amigo!

      Abraços e um ótimo início de semana, de muita paz, de muita saúde!! :))))

      Excluir
  14. Adriana,
    parabéns pelo post. Gosto de fazer caminhadas, mas com esse calor me baixa demais a pressão.


    Big beijos

    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, como vai amiga?

      Nem me lembre deste calorão, pois está matando né?
      Quedas de pressão são até comuns em baixa umidade e calor intenso...
      Temos que nos hidratar muito também!
      Água é fundamental!!

      Obrigada pelo carinho da presença!
      Fico feliz demais!!
      Beijos!!

      Excluir
  15. Adriana, suas postagens merecem ser lidas. São objetivas, claras e muito instrutivas. Você nos apresenta dicas excelentes e ainda oferece explicações para fundamentar as afirmações. Trata a saúde e os exercícios como forma de se viver melhor, o que é verdadeiro, mas de forma a estimular os sedentários, como eu (rss). Parabéns por mais essa aula. Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Marilene?
      Ah, adoro quando vem aqui querida e ainda por cima , quando também gosta do que leu!
      Sinto-me muito prestigiada!! Obrigada!!

      Sim, sim, desde o início vi que a saúde aliada à alegria, abre caminhos para transformar muita coisa. Eu mesma senti na pele essa mudança de comportamento. Também já fui muito sedentária, de não sair nem para dar uma caminhadinha no parque...
      Entretanto, problemas de saúde, deram o alerta e acordei!!!
      Desde então, praticar atividade física e mostrar os benefícios de uma vida saudável virou até meu lema e tema de campanha política..hahaha

      Eu que agradeço querida, por sua presença, por seu carinho!
      Conte comigo para o apoio necessário em começar a praticar já sua atividade física diária tá?
      Beijos e uma semana muito boa, de muitas energias positivas!!! :)))))

      Excluir
  16. Boa noite, Adriana. Ainda sedentária, e desses alimentos, só tomo vez em quando o chá verde.
    Preciso emagrecer pelo menos 15 quilos, como farei, não sei.
    Bem, acho que seja isso que preciso perder.
    Ainda acho a caminhada chata, pensando em ir para a academia, mas fazer o quê?
    Tenha um abençoado fim de semana de paz.
    Você está lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, poetisa sempre maravilhosa!
      Ontem vi seu novo cabelo vermelho lá no face e adorei!
      Agora que deu um up no visual, está perfeita para começar a praticar atividade física!!

      Emagrecerá com saúde e alegria!
      Caminhada não é chato não amiga, trate-a como a melhor coisa que fará no dia!
      Separe suas músicas favoritas, transfira para um aparelhinho de som ( os celulares de hoje tem) e saia por aí caminhando amiga!! É bom demais!!
      Mas se preferir um apoio constante, a academia pode ser uma ótima ideia para abrir seus caminhos!
      Bem, precisando de mim para um incentivo, estou sempre aqui tá?
      E em todos os demais lugares também, é só me chamar!!!

      Muitos beijos e um ótimo início de semana!
      E força aí menina, nada de desânimo!
      SÓ ALEGRIA!!
      Beijinhos!!

      Excluir
  17. Respostas
    1. Oi Adriano, obrigada por vir ao blog!
      Fico feliz com sua presença!
      As dicas são boas não é?
      Desejo um ótimo final de semana!
      Abraços! :)))))

      Excluir
  18. Oi menina. amo seu blog, cada vez que entro aqui saio completamente informada que me deixa com a maior vontade de sair desse sedentarismo que infelizmente acho que é o mal mundial.
    Difícil encontrar por aqui onde moro alguém que pratica exercícios ou que tenha uma alimentação saudável. Eu ñ sei porque, se é a falta de dinheiro ou o comodismo...No meu caso comodismo mesmo, pois a prefeitura da minha cidade cadastrou em cada bairro, 80 senhoras a parti de 45 anos e eu nunca fui em nenhum exercícios, os aparelhos de ginásticas são coisa de primeiro mundo, uniforme, tênis etc e quase ninguém compareceu.E quanto a alimentação aqui em casa tem pé de acerola, eu ñ gosto nem do cheiro, meu marido prepara o suco e diz que eu ñ sei o que estou perdendo....O Gengibre, suco verde,mel até que sou adepta. O alho desde sempre pois ele tbm serve para pressão alta basta colocar um dente em um copo de água e tomar a água.Teve sede basta tomar a água, melhor que remédio.
    Bem minha amiga é isso!
    Amei o post, obrigada por ter ido ao meu espaço seguindo as delicadas asas da borboleta!
    Volte sempre que vc puder Adriana.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amor A base de tudo, como é bom ter a sua presença tão linda!!
      Viva, fazer amigos é a melhor coisa do mundo!!!! :)))))

      Querida, eu tenho certeza que você vai deixar o sedentarismo de lado e rapidamente adquirir o hábito de acordar cedinho e ir caminhar pelos parques, pelas ruas e respirar o ar puro da manhã, além de tomar aquele solzinho ameno que vai te fortalecer!!!
      Vamos, você tem tudo para conseguir amiga!
      Motivação não vai faltar pois eu estarei aqui para dar todo o apoio que necessitar!
      Uau, e ainda tem à sua disposição, aparelhos de ginástica de última geração para poder iniciar a prática de exercícios físicos querida!!!
      Dê uma olhadinha neste post aqui, onde eu descrevo a maneira de utilização de cada aparelho de ginástica encontrado ao ar livre: http://vivendoavidabemfeliz.blogspot.com.br/2014/08/como-usar-os-aparelhos-de-ginastica-ao.html
      Lá encontrará a maneira correta de fazer os exercícios de forma que não sobrecarregue a sua coluna e nem os demais membros do corpo! O que é importante é tentar começar o mais cedo possível!

      Menina, aproveite as coisas gostosas e naturais que tem em sua casa! Seu marido, inclusive, já está te ajudando a ter uma vida muito saudável preparando o suco de acerola para você! Com certeza o alho é milagroso e gostei muito da forma que toma o copo e água com o alho. Esta eu ainda não conhecia e deve fazer maravilhas!!! :)))

      E conte comigo para o que precisar tá?
      O que de mais importante fará agora é abandonar de vez o sedentarismo e partir para o ataque..rsrs
      Um beijo grande e é claro que voltarei ao seu cantinho querida!!
      Lindíssima semana e obrigada pelo imenso carinho da presença!
      Beijinhos! ♥

      Excluir
  19. Odeio calor, Adriana. E que dicas boas vc deu. Aliás, o mel é benéfico pra tudo, impressionante. bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, você sabe que você é de casa aqui neste cantinho não é?
      Meu amigo tão querido!!

      Eu até gosto um pouquinho de calor, mas na medida certa..hehehe
      E para a gente ficar com imunidade em alta nem é tão difícil assim não é mesmo?
      É só aliarmos alimentos com os exercícios que a gente adora fazer!!
      Dessa maneira, a gente vai looonge!!!

      Beijos amigo e muito obrigada pela presença !
      Linda semana!!

      Excluir
  20. Helena: Gostei, mas eu não preciso sou elegante, alem disso faço ginástica duas vezes por semanas e também duas vezes por semana faço hidroginástica alem disso ando sempre a pé:
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Santa Cruz, boa noite!

      Fico muito feliz com sua presença!
      Ah, você já pratica exercícios regularmente, isso é maravilhoso!
      Parabéns e continue sempre assim!
      Hidroginástica é ´ótimo, perfeito para a saúde!!
      Beijos e uma semana maravilhosa!
      Muito obrigada pela participação!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.