A importância do sol para a nossa saúde!


É ótimo tomar sol estar aqui com vocês!  Hoje vou tratar de um assunto especial e que envolve alguns tabus: a necessidade e importância de pegar sol.  É bem verdade que a partir da década de 1980, com o aumento dos casos de câncer de pele, a mídia e parte dos médicos iniciaram uma campanha velada para que as pessoas evitassem ao máximo a luz do sol. Sim, é verdade e quase foi implantada uma espécie de "terrorismo"  velado contra o sol varrendo-o completamente de nossas vidas...


Inclusive, há quem recomende que as pessoas utilizem filtro solar mesmo que passem o dia dentro do escritório. Mesmo que a única luz do sol que vejam seja aquela que passa pelos vidros (fumês) dos carros no caminho de casa para o trabalho. Isso já não seria loucura? Será que faz algum sentido? Deixar de aproveitar algo natural com o sol para nos entupirmos de substâncias químicas que serão absorvidas pela pele?
Embora de fato a luz solar seja mais forte hoje em dia, por conta dos buracos na camada de ozônio, precisamos sempre lembrar o aspecto evolutivo do ser humano.
Nossos ancestrais não passavam seus dias dentro da caverna ou na sombra das árvores. Eles viviam a vida lá fora, caçando, coletando, migrando de um lugar para o outro.


Essa exposição regular à luz do sol fazia com que os seres humanos produzissem uma boa quantidade de Vitamina D, substância essencial para uma boa função celular.
Como é quase impossível obter Vitamina D em quantidade suficiente apenas por meio da alimentação, nós precisamos “produzí-la”. E isso é feito com a exposição da pele a uma quantidade suficiente de luz do sol. Sob a ação dos raios ultravioletas, uma molécula precursora existente na pele (7-dihidrocolesterol) transforma-se numa forma inativa da vitamina D, que será convertida em ativa no fígado e nos rins. O corpo humano produz cerca de 90% da vitamina D de que necessitamos; só os 10% restantes vêm dos alimentos. Veja como é incrível o nosso sistema natural de fabricação da vitamina D: 

Se você enfrenta problemas como insônia, mau humor, depressão ou fadiga crônica, pode estar simplesmente com deficiência de Vitamina D. Alguns estudos apontam, inclusive, uma relação entre a falta dessa substância e doenças graves como diabetes, artrite, esclerose múltipla e – veja que paradoxo – até mesmo câncer. A descrição recente de que a maioria das células do organismo possui receptores para Vitamina D serviu de base para preconizar seu uso na prevenção de diversas dessas doenças.
Como aproveitar o sol
Obviamente, ninguém está recomendando que você fique torrando na areia da praia sob o sol de meio-dia por horas a fio. Fazendo isso, em pouco tempo você ficará com o aspecto de uma bolsa de couro velha ou sou pele ficará cheia de manchas!
O que você precisa é bem mais simples. Alguns estudos mostram que uma breve exposição diária de 15 minutos já é suficiente. E você não precisa estar de biquíni ou sunga para obter os benefícios.
No livro Vitamina D: Como Um Tratamento Tão Simples Pode Reverter Doenças Tão Importantes, o Dr. Michael F. Holick explica por que a exposição controlada ao sol, uma dieta com alimentos ricos em vitamina D e exercícios melhoram a qualidade de vida e ajudam a prevenir muitas doenças. Isso já venho falando desde o princípio do blog, afinal, nada como um dia ensolarado para cuidar da saúde.

A luz solar não é boa somente por conta da Vitamina D. Ela também tem o poder de elevar o nosso humor, com boas repercussões na nossa produtividade e nos nossos relacionamentos. Isso posso comprovar agora. Desde o mês de agosto, quando iniciei um tratamento de pele para retirar manchas nos braços, permaneci sem tomá-lo  e meu nível de humor piorou substancialmente nestes meses...rsrs Apenas em um dia da semana me dei ao luxo de absorver o sol e mesmo assim, com o uso de manguitos para proteção dos braços. Confesso que foi uma tortura ficar sem o solzinho da manhã ...Mas consegui me adaptar. Agora já estou retornando à rotina diária, que maravilha! Por isso é demasiadamente importante e necessário expor-se ao sol para adquirir vitamina D!
Assim, o ideal é você combinar essa exposição ao sol com atividades prazerosas, como uma caminhada no parque ou na praia, um bate-papo com amigos ao ar livre, uma partida de vôlei, um passeio de bicicleta...
Nada de ir sentar na calçada e ficar 15 minutos debaixo do sol só para cumprir uma obrigação diária. Em vez disso, use o seu tempo ao ar livre para balancear os efeitos estressantes de ficar muito tempo confinado em um escritório ou dentro de casa. Una o útil ao agradável: exercite-se enquanto toma sol! 
Você notará como seu organismo ficará positivamente energizado com a poderosa combinação de alimentação correta, exposição ao sol e atividades ao ar livre. É realmente uma sensação maravilhosa e pretendo voltar o quanto antes às atividades físicas todas as manhãs, sem falta pois Sol é vida!!

Veja o vídeo abaixo. São lições preciosas para a saúde! 
Pratique helioterapia! Até a próxima semana queridos! :))



Fonte de pesquisa: A importância da vitamina D
A importância do sol , Imagens do meu arquivo pessoal e do Google imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

15 comentários:

  1. Very nice, keep up the great work!

    Best wishes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Ozgener!
      Thank you for the affection of the visit and comment!
      I want a week of too much sun, life and health!
      Check back often! :)))

      Excluir
  2. Bom dia querida Adri.. perfeita postagem ainda mais contendo video do lair ribeiro que sabe muitooooooo.. o sol fundamental. o prana e tudo mais.. só tende a nos manter a vida.. sol nao faz mal como muitos dizem.. beijos minha querida feliz dia a vc até sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel, quanto tempo querido poeta!
      Sim, gosto bastante das lições do Lair Ribeiro, ele menciona dicas excelentes que vale a pena compartilhar e dividir com os amigos!
      Verdade, tenho certeza de que o sol só faz bem e nós que fomos cercados de um hipotético "terrorismo" das indústrias farmacêuticas e dos médicos de que o sol é um veneno... Mas não é!
      Ele traz muita felicidade!!

      Agradeço demais a presença amigo!
      Creio que deixou seu comentário porque conseguiu carregar o blog que antes era muito pesado...rsrs Consegui reduzir pela metade o seu peso...rsrs

      Beijos e uma semana maravilhosa!! :))))

      Excluir
  3. O sol que pegamos no dia a dia pode ser suficiente para evitar a carência de vitamina D no organismo. Ainda falta conscientização da população, não podemos ser radicais. Não pode tomar sol de maneira desmedida, ficar queimado do sol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Alfeu!!
      É muito bom ter a sua participação!
      É sempre esperado e muito bem-vindo!

      Você tem toda razão, basta ter equilíbrio, pois o sol é muito importante para a nossa vida.
      Ele é que faz a vitamina D ser produzida "in natura"e ajuda o organismo a processar e combater uma série de deficiências.

      Agradeço o carinho da presença e desejo uma ótima semana!

      Excluir
  4. Olá, minha querida e adorável amiga Adriana!!!

    Tudo bem com você?
    Que maravilha de postagem!!!

    Minha querida amiga, mais um assunto de suma importância para nossa saúde e bem viver. Infelizmente, houve sim este terrorismo contra o sol, mas aqui também cabe o equilíbrio, saber dosar e escolher as horas corretas para o banho de sol.

    Antigamente não tínhamos filtro solar e vivíamos muito bem, apenas evitávamos os horários de pico, para evitar queimaduras desnecessárias. Não tenho o costume de usar filtro solar, apenas raramente, quando preciso ficar exposto em horários não recomendados.

    O sol é importante para produção da vitamina D, que por sua vez é muito importante para a absorção e fixação do cálcio no organismo. O que é muito bom para diminuir os riscos com doenças ósseas, cardíacas e tantas outras.

    A vitamina D também ajuda a emagrecer, auxilia no crescimento, no fortalecimento dos dentes, dos ossos e no combate da hipertrofia. Pois tem a importante função da absorver o cálcio, que é estritamente necessário para uma boa saúde.

    Também podemos aumentar a produção da vitamina D consumindo constantemente alimentos ricos nesta vitamina, entre eles: o ovo cozido, a sardinha, o salmão, os derivados de leite, fígado, suco de laranja... E como diz o Dr. Lair Ribeiro no vídeo, podemos até mesmo fazer uso de suplementação desta vitamina se necessário. Mas com toda certeza, o melhor mesmo é tomar sol com certa frequência.

    Eu e o sol não combinamos muito bem em horários de pico, como diz o Dr. do vídeo, viro um pimentão... rsrsrsrsrsrsrs... tenho que me virar com a manhã e a tarde... rsrsrsrs... e fazer uso de alimentos ricos desta vitamina.

    Sim, querida amiga, sol é vida sadia e bom humor garantido, tanto para nós, para os animais, como para as plantas... é o remédio Divino para várias enfermidades... e de graça!!! :)))

    Parabéns querida amiga, mais uma belíssima e importante matéria, muito bem fundamentada e ilustrada, adorei!!!

    Tenha uma semana maravilhosa, repleta de muitas alegrias e muito sol!!!
    Abraços com carinho e muita paz em seu caminho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, meu encantador amigo!!
      Muito boa noite!
      Que espetáculo de aula que me destes agora , fiquei tão feliz!!

      Quando mencionei que havia um terrorismo assolado contra a luz do sol e você confirmou, me senti de alma lavada!
      É só tomar sol bem cedinho que os benefícios são a olhos vistos.
      Afinal, passar protetor solar é passar uma sustância química na pele e mesmo que não faça mal, também não faz tão bem assim não é mesmo?
      Nossos antepassados tomavam o sol e a incidência de câncer de pele era praticamente nula....

      Ah e muito obrigada pela recomendação dos alimentos que contém a vitamina D natural! Agora vou passar a comer com mais regularidade o ovo cozido, a sardinha, o salmão, os derivados de leite, fígado, suco de laranja..E eu gosto de todos!!!! rsrs

      Amigo, é sempre uma participação valiosa a sua, não tenho como agradecer ao seu carinho de vir aqui e deixar tanto conhecimento!!!

      Desejo uma semana maravilhosa, ainda temos muito chão pela frente né Luis?
      Abraços com todo o carinho!!! :))))

      Excluir
    2. Boa noite, minha querida e adorável amiga Adriana!!!

      Que bom que gostou do comentário, fico muito feliz com sua consideração e carinho de sempre!!! :)))

      Está difícil tomar sol por aqui, chove muito desde domingo... mas a chuva também é muito necessária para a vida... e vamos tomando chuva... rsrsrsrsrs... Dizem que mesmo nublado, ou sob a sombra de árvores ele traz os mesmos benefícios.

      Este terrorismo contra o sol é um tanto exagerado, ele tem muito mais benefícios do que males. É só não ficar fritando por horas no sol em horário de pico e pronto.

      Sim, o melhor horário é pela manhã e durante a tarde, vamos ter os benefícios sem os riscos.
      Não gosto de protetor solar, além da química ele é muito desconfortável, dá a impressão de estar todo engraxado... rsrsrsrsrsrs...

      Querida amiga, faço uso destes alimentos com regularidade, com exceção do salmão, pois é muito salgado... no preço... kkkkkkkkkkkk... só vez ou outra... rsrsrsrsrsrs... O ovo também foi muito injustiçado por um bom tempo, mas é um alimento rico, que devemos usar com frequência, principalmente cozido, os benefícios são muitos... e é delicioso!!!

      Obrigado querida amiga, tenha também uma semana maravilhosa, recheada de bons momentos!!!
      Abraços com carinho e muita saúde e paz!!! :)))))

      Excluir
    3. Luis, muito boa noite querido amigo!!

      Hoje aqui em Vitória estamos sendo carregados por um redemoinho de tanto que está ventando....kkkkkkkk
      Espero que não cause confusão aqui no blog, que já está cheio de bugs aqui e ali...rsrs

      Ahhhhh eu preferia chuva do que sol amigo! Imagine a poeira que está aqui em Vitória: temos de minério de ferro, um pó preto da construção do vizinho e da obra do aeroporto, que emite uma poeira amarela. Ou seja , três tipos de poeira e ainda em um redemoinho danado..Cheguei a me afogar de tanto vento amigo! :( Por isso que uma chuva seria muito bem-vinda para apagar a poeira! :)))

      kkk eu também não aprecio protetor solar, a gente fica com uma camada melequenta na pele né amigo? Tipo como você disse :" engraxado".... kkkkkkkkkk Adorei!!!!!

      Agradeço demais o carinho amigo!!
      Você é sempre sensacional!!!!
      Maravilhoso final de semana, desejo com antecipação!!!!
      Abraços!!!!!

      Excluir
    4. Bom dia, minha querida e adorável amiga Adriana!!!

      Querida amiga, vamos torcer para que este vento traga chuva, pelo menos vai servir para alguma coisa. O vento traz a chuva e a chuva apaga a poeira, uma combinação perfeita.
      E que os blogs continuem como estão, nada de "O Vento Levou"... kkkkkkkkk...
      Aqui tem chovido muito bem e sempre bem calma, sem temporais e sem ventos fortes, que continue assim.

      E já estamos na sexta-feira, rumo para o final de semana.
      Obrigado querida amiga, tenha também um final de semana maravilhoso!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
  5. Olá, querida Adriana,bom dia...sorry pela demora em "vir" aqui, problema sério com meu PCzão e sorry pelo comments básico, pelo Note e Celular é muito complicado...
    Sim, Sol é vida e ainda bem que depois de uma fase em que , eu, ficava "torrando "ao sol, comecei a seguir as dicas básicas , com a consciência que a exposição diária de 15 minutos já era o suficiente e melhor, combinei com uma caminhada e um bate-papo com amigos ao ar livre. E claro, não só por conta da Vitamina D e sim,porque, realmente , tem o poder mágico de elevar o nosso humor e produtividade .
    Muito bom saber sobre helioterapia!
    Parabéns pela postagem e que sua luz continue brilhando como o Sol.
    Agradeço pelo carinho de sempre , belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felis, imagina querido amigo!!
      Demorou nadinha, sei o quanto a nossa vida é complicada e nem sempre temos tempo disponível não é mesmo?

      Seu comment ficou ótimo mesmo sendo no celular... Puxa, escreveu muito!!!
      Eu no celular não consigo digitar uma frase sequer...kkkkkk Meus dedos são lentos demais para manusear smartphones!

      Sim, o sol é maravilhoso e nos deixa com o humor lá nas alturas...
      Digo por mim, que estou três meses sem tomar sol diariamente e o nível de estresse aumentou...hehehehe Ando mal-humorada e as pessoas não estão me suportando...kkkkk

      Agradeço sua presença amigo poeta, muito obrigada!!
      Tenha um restante de semana muito bom, com muita alegria proporcionada pela luz do sol!!! Beijos!!!!

      Excluir
  6. Odeio sol, Adriana. Mas ele é importante mesmo... rs Adorei a postagem e o novo visual do blog. Bjão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, muito obrigada pela presença querido amigo!
      Ah, o sol é por demais importante, ele nos dá vida e vigor...
      Estou sem tomar um tempo e parece que estou sumindo de tanta brancura...rsrs

      Ah, pois é!!
      Estou trocando o template do blog depois de tantos anos!!! :))))
      Está complicado, cada dia dou uma arrumadinha....rsrs
      É para o blog ficar mais levinho, estava pesado demais!!!

      Lindo feriado Sérgio!!!
      Beijos e se cuida!!! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.