Alimentos que diminuem a ansiedade





Olá, como você está? Início de ano e já está se sentindo pressionado pelo dia a dia? Está cada vez mais complicado  atravessar as dificuldades  do dia sem se sentir nervoso, agitado ou ansioso. Sem que possamos escolher, a vida nos coloca diante de situações extremamente conflitantes.  Então como lidar e administrar essa emoção que nos deixa tão vulneráveis? 

Determinados alimentos podem ajudar a diminuir a ansiedade. Conheça-os e consuma-os:

A ansiedade é uma das emoções mais difícil de ser controlada...

Ela poderá ser passageira, ou se agravar e passar a fazer parte de doenças mais sérias.

Não iremos nos aprofundar no tema, mas, para esses casos mais simples e momentâneos, poderemos fazer uso de alguns alimentos que diminuem a ansiedade.

Ansiedade engorda?


O sentimento, por si só, não engorda. O que faz com que a pessoa ansiosa ganhe peso é a fuga para os alimentos calóricos, como chocolate, doces, pizzas, sorvetes ou batata frita.

As pessoas ansiosas costumam focar a solução dos seus problemas nesse tipo de alimentos. Ao engordarem, entram num ciclo vicioso e isso parece não ter fim.

A boa notícia é que existem alimentos que diminuem a ansiedade, com qualidade e muito  saudáveis. Vamos a eles:

1. Leite



Nossas mães e avós sabiam das coisas. Quantas vezes nos levaram um copo de leite morno antes de dormirmos? Essa experiência, aparentemente lúdica, tem um fundamento científico.

O leite morno alivia a inquietação e combate a insônia. É um alimento rico em antioxidantes, vitaminas do complexo B, proteínas e cálcio.

A proteína do leite tem efeitos relaxantes, que acalmam e induzem ao sono, portanto, para quem não é intolerante à lactose, o leite é um grande aliado.

2. Laranjas



Por ser fonte de vitamina C, costuma fazer parte do café da manhã de algumas pessoas, no entanto, talvez o que a maioria das pessoas desconheça é que a vitamina C reduz o cortisol – o hormônio do estresse. Para que o efeito seja mais intenso, consuma o suco “in natura”, sem açúcar.

3. Água



Parece estranho, mas há estudos que provam que o baixo consumo de água afeta, em média, 25% das pessoas ansiosas, maximizando seus sintomas. Como a água é importante em nossas vidas amigos. É ela que vai te curar e veja também os motivos para você tomar mais água imediatamente!

4. Peixes



Comer mais peixe é uma decisão que beneficia o organismo como um todo. Uma dieta rica em peixes, principalmente salmão, trará ômega 3, que é um dos ácidos graxos que ajudam a manter o cortisol e a adrenalina sob controle. Os peixes são ótimos alimentos que diminuem a ansiedade.

5. Peito de peru



Além de ser uma carne com pouquíssima gordura, o peito de peru é rico em triptofano. Esse aminoácido dá sinais para o cérebro produzir serotonina, que é um neurotransmissor, que quando em desequilíbrio, provoca ansiedade, irritabilidade, alterações de humor, crises de choro, e etc.

O triptofano presente no peito de peru promoverá bem estar, fazendo os sintomas da ansiedade desaparecerem rapidamente.

6. Proteínas



As proteínas estimulam a produção de noradrenalina e dopamina. Essas substâncias, assim como a serotonina, melhoram o humor, trazendo sensação de bem estar. Boas fontes de proteínas são encontradas nas carnes magras, iogurtes magros, peixes, ovos, derivados lácteos, nozes, soja, lentilhas e feijões.

7. Algas

Excelente opção de alimento. As algas têm elevado teor de magnésio e triptofano. Promoverão os mesmos efeitos benéficos à ansiedade mencionados acima.

8. Aveia


Outro alimento indutor de serotonina, além de fibras e tantas outras propriedades. Dê preferência à aveia em flocos grossos, porque levarão mais tempo para serem digeridas, e dessa forma, seu efeito relaxante e tranquilizante durará mais tempo.

9. Aspargos


Alguns casos de depressão estão associados a baixos níveis de ácido fólico. O aspargo é um vegetal rico nesse tipo de ácido. Em apenas uma xícara de aspargos, encontraremos 70% dos valores diários de ácido fólico, necessários para uma boa saúde.


10. Amêndoas


Além de deliciosas, são ricas em óleos saudáveis, vitaminas B2 e E, configurando-se ótimos alimentos que diminuem a ansiedade. O consumo diário de ¼ de xícara de amêndoas trará benefícios para todo o organismo.

11. Abacate


As células cerebrais e os nervos precisam de vitaminas do complexo B para se manterem saudáveis. A deficiência de vitamina B poderá provocar ansiedade. O abacate é fonte importante dessas vitaminas, além da gordura saudável monoinsaturada. Já escrevi sobre os benefícios do abacate. Leia AQUI!



12. Espinafre

Muitos torcem o nariz quando estão diante de espinafre. E como eu já falei dele aqui no blog... rsrs  Veja AQUI os alimentos que nos fazem ganhar massa muscular naturalmente, sem contar que o espinafre está incluso na lista dos alimentos mais saudáveis da terra!O que poucos sabem é que ele tem muito magnésio, que é um mineral que regula os níveis de cortisol, e por esse motivo, promove sensação de bem-estar.

13. Gelatina


A gelatina comum é uma deliciosa e refrescante sobremesa. Por isso, diminui a ansiedade e sacia a vontade de doces.Contém cerca de 4,3% de colágeno, e a versão light, 4,9% . O colágeno é excelente para a pele e a rejuvenesce. A gelatina ajuda a saciar aquela compulsão momentânea e garante que o corpo fique mais saudável, reduzindo os níveis de ansiedade. Já falei sobre a gelatina no post Gelatina em excesso faz mal à saúde. Por isso que seu consumo deve ser moderado!
14. Ostras

Algumas pesquisas correlacionam o desequilíbrio entre cobre e zinco como um dos fatores desencadeadores de ansiedade. Esses minerais agem sobre o neurotransmissor ligado ao estresse. As ostras são alimentos que diminuem a ansiedade por serem bastante ricas nesses nutrientes.

15. Chocolate amargo



Talvez, dos alimentos que diminuem a ansiedade, o chocolate seja o mais consumido. Porém, seu alto valor calórico deve desestimular seu consumo em grandes quantidades. Os amargos são os mais saudáveis, mesmo assim, não se deve exagerar.

Que outros alimentos contêm triptofano e que diminuem a ansiedade?

O triptofano, junto com a niacina, vitamina B3 e magnésio, atua como precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Dessa forma, o triptofano tem influências indiretas sobre o comportamento alimentar, fadiga e sono, bem como o estímulo da insulina e do hormônio do crescimento.

Há outros alimentos onde podemos encontrar o triptofano: no frango, banana, soja, queijos, nozes, manteiga de amendoim e sementes de gergelim.

Alimentos que devem ser evitados

Como vimos acima, existem alimentos que diminuem a ansiedade, porém, há também os que a elevam. Aos propensos a momentos de ansiedade, é fundamental ficar longe de carboidratos de alto índice glicêmico, frituras, açúcares, bebidas alcoólicas, café em excesso.


Obviamente, os alimentos mencionados no artigo poderão ajudar a amenizar sintomas ocasionais de ansiedade. Casos mais graves exigirão acompanhamento médico.

Além de uma alimentação correta, a ansiedade poderá ser amenizada com mudanças no estilo de vida, prática de atividades físicas, e melhor entendimento dos fatores que a desencadeiam. Isso sempre falei aqui não é? 😘


Você tem sentido essas emoções e muito estresse na sua vida atualmente? Percebeu que não tem ingerido com frequência muitos desses alimentos que diminuem  ou aumentam a ansiedade? Comente abaixo e ouça uma canção para relaxar, garanto que vai melhorar! Você só precisa de um pouco mais de paciência...Até mais!



Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

10 comentários:

  1. Muitas pessoas sofrem com problemas e querem saber como fazer para diminuir a ansiedade, a obesidade e o estresse. Esses três problemas de maneira direta ou indireta estão muito ligados, estudos comprovam que um colabora com o surgimento do outro, por isso às vezes acaba sendo muito difícil descobrir qual vem primeiro, e somente após identificar o causador é que esses transtornos podem chegar ao fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alfeu, com toda a certeza amigo!

      Na ansiedade sofremos por antecipação e podemos atacar a geladeira nos momentos críticos...
      Por isso , consumir determinados alimentos com suas substâncias aparentemente calmantes, pode aliviar os sintomas e nos deixar mais serenos...
      A ansiedade é um sofrimento terrível e pode gerar consequências desastrosas na vida de uma pessoa e até evoluir para a depressão...
      Temos que ter muito cuidado não é mesmo?

      Agradeço o seu carinho e sua presença amigo!
      Muito, muito obrigada!!
      Abraços e ótima semana! :))

      Excluir
  2. Ótimo artigo, querida Adriana!
    Sou muito ansiosa (desde sempre-rsrs). À noite, não dispenso o rivotril-rsrs.
    Infelizmente, tomo pouco leite, e, mesmo assim, somente misturado no café. O leite puro não me cai bem. Tampouco gosto de produtos do mar. Ainda bem que faço uso dos demais, exceto algas e aspargo.
    Um artigo muito interessante e de grande valia. Parabéns pela escolha do tema.

    Felizes dias!

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, creio que pensar demasiadamente no futuro, e repassar tudo o que temos que fazer, anteriormente, pela mente, é algo que os profissionais do Direito são afetados demasiadamente não é?
      São tantas obrigações e compromissos que acabam nos deixando muito tensas e via de consequência, nos exaurindo. Faz um tempinho que comecei a cuidar da minha alimentação para reduzir esses efeitos, pois também sofro de bruxismo (tensão em excesso) rsrs
      Está aí a razão dos exercícios físicos também. Eles amenizam os efeitos! Amenizam mas não curam! Agora estou enfrentando uns efeitos estranhos ( acho que é menopausa precoce) que está me deixando louca....kkkkkkkkk Estou chorando até sem motivos, me sinto sensibilizada demais...( mulher é a tensão pelo corpo todo amiga). Sabe Vera, creio que eu também precise de me medicar com o rivotril ( faz-se necessário mesmo).

      Aspargos tem um gosto que acho horrível...kkkkkkk Não gosto e ainda são difíceis de encontrar no mercado. Algas tem cheiro de enxofre não é Vera? rara Ainda bem que a culinária japonesa dilui o gosto forte da alga no preparo dos alimentos...

      Agradeço muito a presença minha querida e desejo uma semana muito boa, na medida do possível e de todos os acontecimentos que nos assolam...
      Muitos, muitos beijos!!
      Fica bem minha amiga!! :))))

      Excluir
  3. Vou quadruplicar a ingestão de tudo isso pqq a ansiedade é algo que me afeta desde sempre, Adriana. bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, tem razão...rsrs
      Também vou quadruplicar o consumo desses alimentos, pois creio que o mal deste século seja a ansiedade e os efeitos provocados por ela. Se deixarmos, evolui para uma depressão, pois o que as separa é uma linha muito tênue.

      Adorei sua presença querido!!
      Você é sempre maravilhoso vindo aqui! Me deixa muito feliz!!
      Beijos e uma semana ótima, na medida do possível!! :)))

      Excluir
  4. Olá, querida Adriana...boa tarde, chegueiii...muito bom que tenha alertado que casos mais graves exigirão sempre acompanhamento médico e que alimentos que contêm triptofano amenizam sintomas ocasionais... pois , infelizmente, o ritmo de vida cada vez mais agitado e a busca de resultados, principalmente relacionadas ao tempo e toda a pressão imposta , nos deixam suscetíveis a todo tipo de doenças, depressões e com a ansiedade à flor da pele,então é até normal as ocasiões em que sentimos ansiedade, um alarme natural do organismo e muitas vezes não é prejudicial, porém, como escrito, podem se agravar e passar a fazer parte de doenças mais sérias...respondendo, sinto sim, emoções e muito estresse na sua vida , mas dentro da normalidade e da situação proposta...quando comecei a ler os alimentos, estava muito feliz porque > 1. Leite2. Laranjas3. Água4. Peixes5. Peito de peru6. Proteínas> estava indo muito bem, depois> 7. Algas8. Aveia9. Aspargos10. Amêndoas11. Abacate12. Espinafre3. Gelatina14. Ostras> percebi que não está tão bem assim, não tenho ingerido com frequência muitos desses alimentos ,mas me salvei,novamente com o 15. Chocolate amargo,frango, banana, soja, queijos..então,nada alarmante,mas necessário inserir mais alimentos, no meu cardápio, prazer e bem-estar, onde podemos encontrar o triptofano...sim,vi o vídeo e parabéns pela escolha do tema.
    #forçaChape
    Agradeço pelo carinho, feliz continuação da semana, belos dias, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felis, meu querido, que bom que você chegou!!!

      É um momento difícil e a família dos Chapecoenses e tantos profissionais que tiveram suas vidas precocemente ceifadas deixaram um rastro de dor muito forte, que é difícil de aceitar... :(
      #forçaChape

      Adorei sua presença, seu humor mesmo diante da tristeza é sempre impecável e que nos deixa tão feliz! :))) Obrigada amigo!!
      Sabe Felis, é sempre importante dar o alerta sobre casos mais graves e faço questão de fazê-lo, pois apenas um apurado acompanhamento médico pode solucionar os males mais complexos.
      Hoje em dia, a ansiedade evolui rapidamente e ingressa em quadros mais graves e por isso que o acompanhamento por profissionais da área da saúde é demasiadamente importante!!

      Sim amigo, confesso que também não consumo aspargos, ostras e algas com tanta frequência! Algas somente no restaurante japonês, pois eles sabem fazer o manuseio e preparo destes alimentos de uma forma que fiquem irresistíveis...rsrs Adoro!!!

      Obrigada pela presença tá?
      Aproveito para desejar uma ótima semana, na medida do possível!!
      beijos!! :)

      Excluir
  5. Adriana Show de Bola vou adicionar na minha dieta algum desses para ver se melhoro pois não existe pessoa com mais ansiedade que eu rsrsrsrsr, estou começando também a divulgar meus resultados pela internet.
    Grande Abraço e Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Hyperbody Oficial!!
      Agradeço muito sua visita e seu comentário!
      Estou seguindo você para acompanhar todo o seu progresso e torcendo muito para o e sucesso!
      Tenha um final de ano maravilhoso!!!
      Abraços!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.