Manjericão: energia positiva e saúde para a nossa vida!



A magia do manjericão: 
vamos adicioná-lo em nossas vidas?

Oi amigos, nesta semana estou retornando com as matérias de saúde física e mental e o astro da vez é o manjericão que cuida de ambos. 😊 Você não tem ideia do que esta singela folhinha verde pode fazer por nós! 💚


Saiba que o consumo de manjericão está sendo cada vez mais associado a uma série de benefícios à saúde. Mas para que serve o manjericão? Quais são suas propriedades para a nossa boa forma e saúde? Além de sua função gastronômica, como tempero utilizado frequentemente em diversos alimentos, ele ainda protege o corpo de ataques bacterianos, estimula a memória, melhora a pele, a visão e alivia o estresse. Conhecida desde a Grécia antiga, a especiaria desempenha ainda as funções de desintoxicante, antisséptico e ajuda a reestabelecer o organismo de todo o tipo de infecção. É algo extraordinário!



Há séculos que o manjericão é conhecido e utilizado por diversas culturas, para diversos fins, sejam místicos, religiosos, medicinais ou culinários e suas folhinhas possuem diversas variedades conforme o continente ou região.

É reverenciado como uma planta imbuída de essência divina e, por este motivo, os indianos costumam jurar sobre um raminho desta planta em seus depoimentos nos tribunais de justiça.


Frente e verso das folhinhas de manjericão
Consta que crescia manjericão ao redor do túmulo de Jesus Cristo, após sua Ressurreição, e por isto nas Igrejas Ortodoxas Gregas benze-se a água com suas folhas e muitos vasos da planta ornamentam os altares. Portanto, o manjericão está imbuído de muitos poderes para a nossa saúde e também para a cura da alma.  Existem vários tipos de manjericão e todos eles trazem os melhores efeitos para as nossas vidas. Veja quais são:

BENEFÍCIOS DO MANJERICÃO PARA A SAÚDE:

1. Tratamento de resfriados

Um dos benefícios do manjericão é a melhora do sistema imunológico. Suas folhas são utilizadas no tratamento de resfriados. É recomendável mastigá-las para o alívio de resfriados e gripes. As fortes propriedades do manjericão antibióticas protegem o organismo contra bactérias e as infecções causadas por elas.


2. Alívio de tosse


O Manjericão é ingrediente de xaropes e expectorantes. Dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é ainda eficaz para outros problemas respiratórios, tais como asma e bronquite.

3. Melhorar o sistema imunológico

A melhora do sistema imunológico também é um dos benefícios do manjericão. Estudos mostram que vários componentes químicos da planta aumentam a produção de anticorpos em até 20%. Ao fortalecer o sistema imunológico a planta protege contra asma, alergias, artrite, câncer, gripes e resfriados. Para melhores resultados, recomenda-se dar preferência à folha fresca e não seca.

4. Anti-estresse

As folhas de Manjericão também são apontadas por diminuir o estresse. Especialistas recomendam mascar 10 a 12 folhas de Manjericão, duas vezes por dia, para prevenir o estresse e os problemas decorrentes deste mal.

5. Melhora da visão

A Vitamina A presente no manjericão possui propriedades antioxidantes, altamente benéficas à saúde ocular. Apenas 100g de manjericão fresco correspondem à dose diária recomendada de Vitamina A ao organismo.

6. Melhora a pele

Outros benefícios do manjericão são a prevenção do surgimento de acnes e aceleração o processo de recuperação de feridas na pele. O seu extrato ajuda a eliminar as bactérias presentes na derme, que resultam no entupimento dos poros, a principal causa da acne.
Propriedades do manjericão reduzem a inflamação da pele e são utilizadas no tratamento de outros problemas, como micose, psoríase e picadas de insetos. A erva é considerada excelente na prevenção e tratamento do câncer de pele.


7. Melhora a saúde bucal

Estudos apontam que as propriedades do Manjericão também são eficazes no combate ao mau hálito e doenças periodontais.

8. Elimina pedras nos rins


O Manjericão tem poderoso efeito no funcionamento dos rins. Para otimizar o órgão, é indicado o consumo de 6 folhas frescas com água, em jejum. Para quem sofre de pedras nos rins é bom misturar suco extraído de manjericão com mel e tomar a mistura diariamente durante aproximadamente 6 meses. O procedimento facilita a eliminação das pedras nos rins pela urina. A planta ainda é benéfica para a cura de diversos problemas urinários.

9. Trata problemas de estômago


O consumo de Manjericão também faz bem para o sistema digestivo. O suco extraído de suas folhas pode tratar dores de estômago ou cãibras. Seu chá ainda é utilizado para tratar outros problemas comuns de estômago, como prisão de ventre, indigestão, pilhas e acidez. Suas propriedades medicinais ajudam ainda a curar úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado.

10. Alívio de dor de cabeça


Mais um dos benefícios do Manjericão é sua função de relaxante muscular. A planta pode ser mastigada, ingerida como chá ou ainda ser aplicada como óleo diretamente no corpo para aliviar a tensão nos músculos e as dores de cabeça.

11. Sistema cardiovascular

Os poderosos componentes antioxidantes encontrados na erva ajudam a baixar o nível de colesterol e reduzir as chances do desenvolvimento da doença da artéria coronária. Propriedades do manjericão como o magnésio auxiliam relaxando os músculos e melhorando o fluxo sanguíneo no organismo.

12. Sistema respiratório


A erva também favorece a saúde respiratória, pois ajuda a melhorar o desempenho dos pulmões. Os óleos essenciais de Manjericão são bons para curar a bronquite e congestão dos pulmões. A planta também é muito útil no tratamento da tuberculose.

13. Sistema nervoso

A melhoria das funções cerebrais ainda é outro dos benefícios do manjericão, uma vez que ele normaliza os níveis de neurotransmissores no cérebro. O seu extrato funciona como um tônico cerebral e ajuda a aguçar a memória.


PODERES MÁGICOS DO MANJERICÃO PARA A ALMA:



14.  Traz prosperidade

Traz riqueza para aqueles que o carregam em seus bolsos e é utilizado em estabelecimentos comerciais (na soleira da porta ou perto do caixa) para trazer fregueses.

15.  Traz  boa sorte

O manjericão dado como presente traz boa sorte para uma casa nova.

16.  Traz  paz e harmonia

 Age como pacificador e integrador na família, daí ser chamado de erva da harmonia.

17.  Faz atingir metas e sonhos

Transmuta a energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos.

18.  Traz disciplina

É ótimo para os desorganizados e indisciplinados. Ajuda-nos também a ver o brilho e o perfume da vida.

19.  Traz energia positiva na alimentação

Na alimentação, atua como energizante. Por ser muito delicado, deve ser usado na cozinha delicadamente. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios energéticos.

20.  Traz felicidade

    Cultivar manjericão, em um vaso ou em uma horta, traz paz e felicidade para a casa.


21.  Relaxa,  acalma e protege

É excelente para dar banho em crianças agressivas e que dormem mal.
O escalda-pés com manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e pronto para explodir. Tira a raiva na hora.
É muito útil para cessar violência, abençoar e acalmar.
Protege contra todas as formas do mal e atrai boa sorte.

22.  Traz o amor

O chá de manjericão ajuda pessoas muito contidas a liberarem o amor.

23.  Protege o ambiente contra energia negativa

Pode também ser colocado em vasos para evitar a entrada de energias negativas dentro de casa.Protege contra todas as formas do mal e atrai boa sorte.

24.  Suaviza  e ameniza problemas de saúde corporal e mental

As compressas de manjericão (uma pasta pilada com as folhas) ajuda as mães que ficam com os seios doloridas ou com rachaduras depois da amamentação.
Os gargarejos com manjericão são ótimos para dor de garganta, aftas ou mau hálito
Utilize em banhos de limpeza, saúde,  processos de cura e fertilidade.
Excelente para casos de confusão mental. 


25.  Traz saúde, cura e fertilidade

 Utilize em banhos de limpeza, saúde,  processos de cura e fertilidade.


26.  Clareia a mente perturbada

Esmague uma folha e inale o cheiro: ajuda a clarear a mente e o caminho correto irá se revelar.

28.  Comer as folhas frescas traz proteção

Para proteção, coma o manjericão nos pratos que preparar com a devida visualização delas. Uma boa dica  é preparar a  pizza  e ao final,  adicionar as folhas frescas de manjericão. A pizza de marguerita tem como principal ingrediente o manjericão e é uma delícia.



O vídeo abaixo discrimina com detalhes as propriedades benéficas do manjericão, suas principais substâncias e dicas de consumo. Vale a pena ouvir pois irá se surpreender. 😉 Até a próxima amigos queridos! 



Imagens do Google imagens e vídeo do You Tube- Conheça o meu canal :D

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

16 comentários:

  1. Adorei as informações sobre os benefícios do manjericão. Tenho um pé de manjericão na minha horta, toda vez que vou fazer macarrão pego algumas folhas para colocar porque fica uma delícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfeu, que bom que gostou amigo!
      Eu também fiquei surpresa com os benefícios do manjericão durante o estudo da matéria para preparar o post. São tantas coisas boas que , sem dúvida, ter um vasinho dentro de casa dá para preparar um macarrão delicioso na hora que quisermos. Sugestão excelente amigo! Adoro manjericão!!

      Agradeço o carinho da presença e desejo uma ótima semana!
      Abraços! :)))

      Excluir
  2. OLÁ
    Passando para conhecer seu cantinho. E quando chego aqui me deparo com tantas informações. Adorei Uma bela tarde de terça feira para vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brisa Petala, seja sempre muito bem-vinda querida!!!
      Tenha um final de semana maravilhoso!! :)))
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Oi, Adriana! Que maravilha, você sempre arrasando na pesquisa e na apresentação dos seus artigos! Confesso que não sabia de várias coisas a respeito, apesar de amar manjericão. Adoro pesto!

    Parabéns e muito obrigado pelo carinho da sua visita lá no blog!

    Beijos e uma ótima semana, tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, nos surpreendemos com tantos benefícios que a natureza proporciona não é amigo? A flora é um universo em potencial para explorar!! Como pode uma plantinha tão frágil fazer tão bem? Eu me surpreendo sempre!!!

      Tenha um final de semana maravilhoso e obrigada pela presença amigo querido!!

      Excluir
  4. Tantas são as boas indicações do manjericão! Coisa boa, bem explicado detalhadamente! Valeu e uso bastante|! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querida Chica!!
      O manjericão faz parte do nosso dia a dia né?
      Tantos benefícios para o corpo e para a mente!!
      Beijos e um final de semana maravilhoso! :))))

      Excluir
  5. Adriana, adoro manjericão! :) E eu não sabia de todas essas qualidades e benefícios à saúde. Mas adicione outra coisa boa do manjericão: afasta os mosquitos. É verdade, faça uma pesquisa sobre repelentes naturais e plantas que afastam mosquitos e moscas e lá estará a nossa bela e deliciosa (na pizza, na macarronada...hummmm!)plantinha. :)

    Beijos e ótimo 2017 mais uma vez, Adriana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime, muito boa tarde!!
      Manjericão é quase um milagre amigo..rsrs
      Ah sim, excelente ideia, realmente preciso inserir essa opção de que afasta os mosquitos! Principalmente neste surto de febre amarela que estamos vivenciando. Realmente mais uma medida prática para espantar um dos maiores propagadores de doenças deste século: o minúsculo mosquitinho!!!

      Obrigada por sua presença, eu adorei!!
      Tenha um final de semana maravilhoso!!
      Beijos!! :)))

      Excluir
  6. Olá, querida Adriana Helena!

    Como vai? E sua parte psicológica? Esqueça o k aconteceu com você em dezembro, pke viver é uma dádiva e Deus põe tudo no lugar.

    Sabia já algumas das magníficas propriedades dessa planta, que quase classificarei de milagrosa. Ela, de facto, faz bem ao corpo e à alma.
    Saladas com manjericão são mto saudáveis e ficam mais saborosas até.

    Estive escutando o vídeo e, de facto, tudo o k a menina fala lá por 5m e uns tantos segundos, é pura verdade. O manjericão é fonte de energia, beleza, sabor e saúde.

    Gostei mto de observar as imagens que você colocou em sua postagem e aquela do vaso com um lacinho está dócil e bela.

    Ah, e o solzinho, todo sorridente, na lateral dta. em cima, dá positivismo, ainda mais, ao seu magnífico espaço

    Novo post, lá, já há uns diazinhos. Obrigada, desde já!

    Beijinhos para você e pra vovó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, muito obrigada pelo carinho da visita e comentário tão atencioso!

      Eu já estou bem, aquela sensação horrível que eu senti já passou e espero que não se repita...:)) Apenas preciso voltar aos exercícios no parque, tarefa que ainda não consegui!!

      Sim, com certeza o manjericão é uma plantinha milagrosa além de fazer bem para a gente, para o corpo e até para a alma!! É algo particularmente incrível!!
      Ahhhh, muito obrigada por ter gostado das imagens! O solzinho que também é um girassol, é o mascote do Blog e o coloquei para receber os visitantes queridos!!!

      Agradeço muito seu carinho, sua doce presença amiga!!
      Seu poema em seu cantinho está magnífico, passei lá ainda há pouco!!
      Beijos e um maravilhoso final de semana! :)))

      Excluir
  7. Olá querida amiga, nossaaaa, eu não tinha ideia de tantos benefícios, adorei saber! Eu como de vez em quando mas agora vou tentar usar mais! Obrigada pela dica! Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellen, que saudades querida!!!
      Muito obrigada pela presença tão linda!!
      Manjericão é bom demais né? Além de ser gostoso espanta tudo quanto é mau olhado....hehehehe
      Beijos e um final de semana maravilhoso amiga!!
      Se cuida muito!! :))))))

      Excluir
  8. Também desconhecia os benefícios dessa planta, agora que já sei vou tentar usar.Bjinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja sempre muito bem-vindo Antonio!!
      Fico feliz que tenha vindo ao blog deixar seu carinho do comentário, obrigada!!
      Sim, use o manjericão sem moderação pois faz muito bem para a saúde, além de ser delicioso!! Um tempero de mil e uma utilidades!!
      Desejo um ótimo final de semana!!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.