November Rain - O silêncio da chuva na canção dos Guns N' Roses



Chove. Há Silêncio

Oi gente, as chuvas de novembro começaram a cair silenciosamente banhando as terras... Se parece com a saudade que traz recordações de momentos vividos que muitas vezes ficam para sempre. Afinal somos a chuva que cai em gotas de lágrimas oriundas de nossa própria tristeza, em um novembro qualquer. Sabe, assim que novembro adentra, imediatamente me vem à mente a música mais tocante do Guns N' Roses, November Rain, e é dela que a inspiração surgiu nesta semana... Você vai gostar...
Chove. Há silêncio, porque a mesma chuva 
Não faz ruído senão com sossego. 
Chove. O céu dorme. Quando a alma é viúva 
Do que não sabe, o sentimento é cego. 
Chove. Meu ser (quem sou) renego... 

Tão calma é a chuva que se solta no ar 
(Nem parece de nuvens) que parece 
Que não é chuva, mas um sussurrar 

Que de si mesmo, ao sussurrar, se esquece. 

Chove. Nada apetece...




Não paira vento, não há céu que eu sinta. 

Chove longínqua e indistintamente, 

Como uma coisa certa que nos minta, 

Como um grande desejo que nos mente. 

Chove. Nada em mim sente... 

Fernando Pessoa, in "Cancioneiro" 

         E agora vamos  aos  Guns n' Roses...

Pois é gente, independentemente do belo poema de Fernando Pessoa acima mencionado,  estamos em novembro e é difícil não lembrar de um dos maiores clássicos do Guns n' Roses. 

Se fosse preciso escolher uma palavra para definir “November Rain”seria: perfeição. O conjunto formado por letra, melodia, interpretação, solo e videoclipe faz dela um dos mais belos sucessos do rock.

A canção composta por Axl Rose faz parte do álbum “Use Your Illusion I”, lançado em 1992, e é o 11º single do Guns n' Roses. Porém, ela vinha sido trabalhada desde 1983, inspirada na relação com Erin Everly, sua esposa naquela época.


O casamento do astro foi no dia 28 de abril de 1990 e durou apenas 10 meses. O relacionamento chegou ao fim após muitas brigas e discussões. Axl declarou que a letra da música é repleta de passagens que fazem referência aos dias em que viveu com Erin. O refrão trata da possessividade da esposa em relação ao marido e das dificuldades de convivência do casal na mesma casa:

“Sometimes I need some time, on my own” 
Às vezes eu preciso de um tempo pra mim


Logo que foi lançada, chegou a 3ª posição da Billboard e entrou no top 10 de dez países diferentes; é o 31º single mais vendido de todos os tempos na Alemanha. O solo está em 6º lugar na lista dos “100 Maiores Solos de Guitarra”, pela revista “Guitar World”. Além de tudo, ela ainda é considerada uma das dez maiores canções de todos os tempos pela revista inglesa “Kerrang!”. 


Não poderia ser muito diferente, não é? O memorável solo de Slash fica na mente de qualquer fã, é arrepiante, épico.

Quem não se lembra das cenas em que ele toca guitarra em cima da cauda do piano e na frente da capela?


O hit é um dos mais longos da discografia do grupo e contou com a participação de uma orquestra para fazer o som de fundo. A MTV considerou o vídeo como melhor da história da música mundial, melhor cinematografia, e ele é um dos mais caros de todos os tempos, com um orçamento equivalente a 1,5 milhões de dólares, dos quais 8 mil foram destinados ao vestido de noiva usado pela atriz Stephanie Seymour.



O lendário clipe de “November Rain” envolve um mistério: a morte da noiva. Não revelado, ele povoa a imaginação dos fãs, fazendo com que apareçam diversas versões. Alguns apostam suas fichas em suicídio. Outros dizem que ela morreu devido a um raio, já que estava chovendo. Também há que diga que Axl a assassinou, pois, durante o clipe, ele passa em frente a um loja chamada “Guns”, o que, provavelmente, é uma referência à banda. 


Uma das poucas certezas que temos é que a história foi construída em cima de um conto chamado “Without You”, de Del James (amigo de Axl), o qual foi escrito utilizando a vida amorosa do vocalista do Guns n' Roses como fonte de inspiração. Da mesma forma, também foram produzidas “Don't Cry” e “Estranged”. Quando unidas, as três formam uma famosa trilogia, história que será explicada posteriormente aqui no  Vivendo Bem Feliz  quando eu editar as demais canções.

Que tal agora ver  e ouvir a minha última obra que adorei editar? Está legendada  em português e você poderá acompanhar a emoção de cada verso da canção... É uma música longa, de nove minutos, mas é arrepiante!  Feliz  Novembro para todo mundo! :))



Inspiração: Citador- Poemas de Fernando Pessoa -  Comissão do Rock- Imagens Tumblr 
Vídeo do do Meu Canal do You Tube 
✅ Aproveite e se inscreva- Tem sempre novidade por lá!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. Oi, Adriana! November Rain é um clássico que marcou grande período da minha adolescência, música linda! Aliás eu tinha até uma fita do Guns, essa com capa amarela, rsrsrsrs!
    Gosto porque aqui no Paraná os dias tem sido bem agradáveis. Não ligo para a chuva, só não sinto muito agradável quando há calor em demasia.
    A chuva sempre traz algo de poético e profundo na alma da gente, não acha?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vane, querida!! Que surpresa maravilhosa você aqui!
      Fico muito feliz mesmo com a sua presença, uma alegria imensa!!

      Ahh essa música é liiinda demais não é? Creio que marcou a todas nós, pois foi um clássico que tocava nas rádios e íamos ansiosas atrás do cd..rsrs Eu tenho o azul onde está a música “Don't Cry” e era louca para ter o de capa amarelinha como o seu, mas não consegui...rsrs Creio que se esgotou naquele tempo e era uma raridade localizar uma loja com o “Use Your Illusion I". Então gravei a música November Rain em fita K7 e ouvia sem parar... até chorar amiga..rsrs Coisas de adolescente né? kkkkkkkkkkk

      Ah, que delícia a chuva caindo a[i na sua cidade.. Aqui em Vitória está mais rara, mas ela vem aos pouquinhos e isso me deixa bem animada!! Simmmm!! Amo a chuva, ela é pura poesia!!!

      Obrigada pelo carinho e presença amiga!!
      Desejo uma semana encantadora!!
      Muitos beijos!!

      Excluir
  2. Oi, Adriana! Nossa, mas que grata surpresa ler seu artigo sobre esta música! Adoro November Rain e confesso que não a ouvia há muito tempo. Quantas informações detalhadas, você como sempre uma exímia pesquisadora. Adorei o post, parabéns!

    Beijo grande e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio é sempre maravilhoso quando aqui vem amigo!
      Muito obrigada, de coração!

      Essa canção é universal não é mesmo?
      Tantas pessoas gostam dela, seja pela letra da canção que é um verdadeiro poema, seja pela belíssima melodia que nos envolve... E também pelo barulhinho da chuva que é espetacular!! :)))
      Ainda vou desenvolver mais este tema amigo, falarei de mais duas canções dos Guns que são tão lindas quanto essa! Tomara que aprecie também!!

      Um grande beijo e uma ótima semana amigo!!

      Excluir
  3. Que post maravilhoso, Adriana. Esse clássico do Guns é épico e já conhecida a trama do clipe e as teorias. Sempre vale ouvir de novo e de novo. Feliz Novembro pra vc. E amo chuva. bjão!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, amigo querido!!
      Essa teoria acerca de "November Rain" é fantástica não é?

      O Guns é maravilhoso e Axl Rose um verdadeiro mito do rock!!
      Nossa amigo, eu me emocionei ao editar o vídeo com as imagens da chuva e senti o desespero do Axl em cada acorde, em cada passagem da melodia...Ainda mais com os acordes da orquestra!!! Fica muito real o sentimento!
      Parece que algo se apossa da gente e nos faz ingressar na canção e sentir o mesmo do intérprete... É algo inenarrável!!
      Agora estou até preocupada quando for editar as duas outras canções desta trilogia épica, “Don't Cry” e “Estranged”.... rsrs Será que ficarei imbuída de todo o sofrimento do intérprete da canção novamente? Minha nossa!! Já estou nervosa!!

      Agradeço muito o carinho da presença amigo!! Nesta semana, realmente, sou só chuva!!
      Um beijão!!

      Excluir
  4. Ainda bem que tem mesmo chovido bastante !!
    depois de tanto calor e tanta seca.
    adoro o frio e a chuva,
    a chuva é benção divina que a tudo faz prosperar.
    no país que mais tem água no mundo, a nossa tendência é achar que este bem é infinito e que um dia de chuva é um dia ruim, tempo ruim.
    erro nosso. pois não há nada mais de abençoado esta água que a tudo lava e faz brotar tudo !!!
    lindo post , me fez voltar ao tempo e ter muitas saudades..
    grande abraço querida Adriana!!
    :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, querida!! Disse tudo, ainda bem que a chuva está nos presenteando com suas gotas de vida! Sem a chuva não somos nadinha de nada!!

      Querida, nesta semana sou só chuva...rsrs
      Inclusive acabei de publicar outro artigo comemorando 380 aqui no Vivendo Bem Feliz e o tema é a chuva, mas agora com uma canção mais doce que foi regravada várias vezes, desde 1960 e que agora está mais delicada na voz de Fernanda Takai...

      Como você muito bem falou, "a chuva é benção divina que a tudo faz prosperar."

      E tenho muito medo dos tempos ruins sem água que estão vindo por aí!
      Amei sua presença, suas palavras lindas querida!!
      E vamos torcer para a chuva sempre regar nossas vidas com todo esse amor!!

      Beijos e uma semana maravilhosa! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.