Tocando em frente: uma filosofia de vida!




Dentre tantas músicas lindas que fazem o nosso coração vibrar de emoção em singelas linhas poéticas, creio que "Tocando em Frente" seja uma das mais belas existentes. Entre tantos sucessos, seja de músicas nacionais ou internacionais, essa canção se destaca e faz o público literalmente ir ao delírio. É a minha canção de final de ano pela mensagem maravilhosa de felicidade que ela transmite. É a minha filosofia de vida!

"Tocando em Frente" é o resultado da junção de dois dos maiores compositores da música caipira. Renato Teixeira é um letrista que sempre busca falar da vida do caipira brasileiro. Almir Sater é um violeiro que faz melodias e músicas sempre levadas ao som do violão, da viola e do ritmo que mostra a cultura do interior brasileiro. É pura moda de viola, é o sertanejo raiz, é o boiadeiro tocando a sua boiada...
Almir Sater e Renato Teixeira
A canção narra a forma como um caipira leva a vida, do jeito que todos deveriam levar, conhecendo a marcha e tocando em frente. A obra é admirada por todos por mostrar, de uma forma bem simples, como a vida realmente é. A música já foi regravada por Sérgio Reis, Ana Carolina, Maria Bethânia e agora por Anavitória, sempre agradando a todos pela bela letra e melodia.

Em apresentação no programa Viola Minha Viola,  da TV Cultura de São Paulo, Almir Sater foi questionado por Inezita Barroso sobre a inspiração para fazer a música. Este respondeu calmamente que havia ido jantar na casa de Renato Teixeira e lá pegou um violão do filho de Renato que estava encostado e começou a dedilhá-lo... Neste ínterim, veio em sua cabeça uma melodia e Renato começou a escrever a letra.

Inezita Barroso entre Almir Sater ( esquerda) e Daniel (direita)

Segundo os compositores a música parece ter sido até uma inspiração espiritual, já que foi composta em um espaço de tempo mínimo. A dupla afirma que foi a canção que eles compuseram mais rapidamente em toda a carreira.

Apesar de compor na primeira pessoa, Renato diz que raramente alguma de suas músicas é autobiográfica. Uma que parece ser, " Tocando em frente" foi feita em cima de ditos populares, daí versos como "Ando devagar porque já tive pressa/ E levo esse sorriso porque já chorei demais/ Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe/ Eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei".
- É uma coisa que tem muito a ver com a cultura brasileira, os ditos populares. Aquelas frases que são colocadas em placas na parede - explica.

➜ Também conta Almir que depois ele recebeu uma ligação telefônica de Maria Bethânia perguntando se ele tinha uma música para ela gravar. Respondendo, disse que tinha acabado de fazer uma música mas que Renato Teixeira iria gravá-la. A seu pedido, ele cantou "Tocando em Frente" no telefone e Bethânia lhe disse que "essa música é minha".  Veja aqui a interpretação de Bethânia.


TOCANDO EM FRENTE
(Almir Sater / Renato Teixeira)

Ando devagar porque já tive pressa
Levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Eu nada sei

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou
Estrada eu sou

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia, todo mundo chora,
Um dia a gente chega, no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história,
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
E ser feliz.

Agora a canção pegou um novo fôlego na voz da dupla de meninas mais meigas existentes no mundo da música : Anavitória.




➜ Anavitória é a união dos nomes e das jovens Ana Clara Caetano Costa e Vitória Fernandes Falcão, ambas de 22 anos. Elas eram colegas de escola em Araguaína (TOCANTINS), terra mais conhecida pelo sertanejo. Em 2013, já na universidade, elas passaram a gravar vídeos acústicos com covers de música brasileira, ganhando admiradores de todo o país.

A música da dupla é calma, acústica, bucólica, meio fofinha e alto astral, boa para pensar no lado bom da vida nestes nossos tempos bicudos. Uma espécie de "folk pop" cantado em português. O som faz sucesso principalmente com o público jovem das redes sociais. Em sua maioria, as canções são compostas por Ana.

Atualmente as músicas que mais tocam são "Trevo (Tu)", com a participação Tiago Iorc, e "Dengo", que entrou na trilha sonora da novela "Pega Pega". Agora elas gravaram "Tocando em Frente "que ficou maravilhosa na voz encantadora das meninas, indo direto para a trilha sonora da novela "O Outro Lado do Paraíso". E eu tive a honra de editar essa canção, cuja letra é uma filosofia de vida, a cara do Blog Vivendo Bem Feliz. 😁 

Fiquem agora  com o vídeo que editei com  todo o amor do mundo! :)))




Aproveite e se inscreva no meu Canal. Tem tanta novidade por lá que nem imagina.  Saiba que ele só crescerá com o seu apoio, que é fundamental! Agradecida desde já! 

Beijinhos e até a próxima!😘





Inspiração: wikipedia.org/wiki/Tocando_em_Frente - Museu da Canção - Musica.uol.com.br , Imagens do Google Imagens  e vídeo do  Meu Canal no You Tube

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

9 comentários:

  1. Onde eu assino, Adriana? Concordo totalmente. E a música está em O Outro Lado do Paraíso! Vira e mexe entra na trilha das novelas. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, obrigada pelo apoio querido amigo!! Uhulllll

      Essa música é linda e tem a letra que é uma filosofia de vida!
      Ja a havia usado em um clipe da Vovó Zilda, na voz do Almir Sater e Paula Fernandes , mas na delicadeza da Anavitória merecia outro clipe novinho em folha..rsrs
      Sim, a ouvi na novela e fiquei apaixonada!!!

      Adorei sua presença amigo!!
      Tenha uma semana maravilhosa!!
      Beijos!!

      Excluir
  2. Bom dia minha querida amiga!
    É muito bom saber a história por traz de alguns clássicos.
    Realmente, essa música tem carinha de final de ano e a composição e voz das meninas (que eu nunca tinha ouvido) é deliciosa!
    Mais um bonito vídeo.

    Sobre as guirlandas, agora vc já sabe. Então guarde as cápsulas pq há muitas sugestões com elas. Também dá para fazer algo para se usar na casa o ano todo. Se fizer, me mostre tá?

    Abraços esmagadores e dias muito felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poções, querida Bruxinha linda!! Boa tarde!!!

      Sabe amiga, adoro pesquisar a origem da canção, o compositor da letra e quem idealizou a melodia! Aprendemos muito com isso e até nos inspira!!
      Anavitória são duas meninas cujas vozes chegou para encantar a vida da gente diante de tanta música de qualidade duvidosa amiga!! Elas cantam de verdade, têm a voz doce e ainda compõem suas próprias canções!
      Trevo de Quatro Folhas, que é uma música maravilhosa, foi composta por elas juntamente com Tiago Iorc, outro cantor da nova safra que adoro! Em breve farei um vídeo com eles...rsrs
      Obrigada querida, fazer esses vídeos musicais deu fôlego novo para o blog, pois eu já estava prestes a deixá-lo por um tempo.. Obrigada mesmo, de coração!!

      Ah, já estou guardando as cápsulas e espero que até a véspera do Natal eu tenha feito a guirlanda!! Estou mesmo entusiasmada querida! Muito obrigada pela ideia maravilhosa!!
      Beijos e uma semana muito linda tá? Sim, bem felizes!! :)))))

      Excluir
  3. Oi, Adriana! Estou adorando sua série de posts com informações musicais, que interessante! Os vídeos também estão lindos, parabéns! Que alegria saber que seu canal está crescendo, em uma plataforma que está bombando!

    Beijo grande e sucesso, sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, muito obrigada por seu carinho e presença!!
      Fico lisonjeada demais quando aqui vem deixar suas palavras de apoio!!
      Sabe, é complicado fazer o canal crescer! Mas quando se faz com amor, creio que as coisas chegem naturalmente não é? Encantei-me pela arte de editar as canções que mais amo!!!

      Muito obrigada e uma semana maravilhosa! :))))

      Excluir
  4. Verdade, Adriana. Essa letra é realmente bem bonita, mágica e eu diria que é filosófica. Bem bacana o seu canal, as suas montagens, é bom quando a gente descobre e se descobre em algo que gostamos de fazer, né? Sucesso para você! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime, pura verdade amigo!!
      Aliás, antes agradeço o carinho da presença! Obrigada, de coração!!

      Creio que "Tocando em Frente"seja a canção mais filosófica da nossa MPB, é simplesmente maravilhosa!!! Incrível como foi construída, letra e melodia em um espaço de tempo tão curtinho!! Por isso que disseram que a letra teve origem na psicografia...

      Ahhh e encantei-me pela arte de edição de vídeos!! Pena que o tempo é escasso para prepará-los amigo!! Tenho tanta música de rock na cabeça que nem tem ideia...rsrs
      Obrigada pelo carinho e participação Jaime!!

      Tenha uma ótima semana:)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.