Blue Moon, Lua de Sangue e Superlua acontecem hoje!




Hoje o Vivendo Bem Feliz  está por conta da Lua Azul, da Lua de Sangue e da Superlua. O dia será marcada por uma rara coincidência envolvendo a Lua: quem olhar para o céu do ponto certo do planeta poderá testemunhar, no mesmo dia, uma Superlua, uma Lua Azul e uma Lua de Sangue, esta última em decorrência de um eclipse lunar (veja abaixo a explicação de cada um desses fenômenos). A agência espacial americana, Nasa, está chamando essa junção de "Superlua Azul de Sangue" (Super Blue Blood Moon).

E nesta sexta-feira (27) acontece o eclipse lunar mais longo do século. Junto com ele, alguns fenômenos interessantes como a "lua de sangue" e uma visão melhor de Marte, que está bem próximo da Terra.
Mas também será possível observar outros planetas. Vênus, Júpiter, Saturno e Mercúrio também estão visíveis nesta época. Rápido minha gente, vamos ver essa raridade linda!!




Saturno em imagem feita pelo telescópio espacial Hubble em 18 de julho de 2018 

“Vários planetas estão visíveis a olho nu no céu: Vênus está visível a oeste após o pôr do Sol, Júpiter já está alto no céu quando o Sol se põe, Saturno está visível também no início da noite a leste. Marte que está em máxima brilhância e estará visível a leste logo no início da noite, um pouco mais alto que a Lua”, disse Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional em nota.

Mercúrio esteve visível no último mês, mas já perdeu "força" e não é mais possível vê-lo com facilidade.

Mas como identificar cada um deles no céu? O astrônomo Marcos Calil, da Escola Parque de Conhecimento de Santo André (Sabina), explica que a pessoa pode se basear pela localização do pôr do sol.

"A lua vai nascer eclipsada no início da noite e você tem Marte ao lado dela. Subindo um pouco a visão, um pouco mais difícil de achar, é o planeta Saturno, de cor marrom. Subindo totalmente a cabeça temos Júpiter também de cor marrom. Do outro lado do horizonte, logo após o pôr do sol, um pouco acima do horizonte, tem um ponto prata muito brilhante que é Vênus. É isso que o pessoal vai conseguir ver durante a noite", explica.

O que são os fenômenos que vão acontecer: 


Superlua: 

Ocorre quando a Lua está cheia e em seu ponto mais perto da Terra na órbita ao redor do nosso planeta. Esse período é chamado de perigeu, quando o satélite aparece no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (Microlua) – quando está mais distante.

Lua Azul: 


Apelido dado à segunda lua cheia que acontece em um mesmo mês. Por ser apenas uma referência ao calendário, não tem de fato uma relação com alguma alteração de cor ou aparência do satélite.


Eclipse lunar: 


Ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra, o que não ocorre todos os meses porque a órbita da Lua está ligeiramente inclinada com relação à da Terra em torno Sol.


Lua de Sangue: 


Durante o eclipse, a Lua não desaparece totalmente da vista, mas adquire uma tonalidade avermelhada.



À agência espanhola EFE, o Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias (IAC, sigla em espanhol) informou que a coincidência da Superlua com um eclipse não acontece desde 1982. Ele poderá ser visto melhor na América do Norte, Oriente Médio, Ásia, Rússia Oriental, Austrália e Nova Zelândia.


O eclipse que acontecerá hoje, dia 27 de julho de 2018


O eclipse lunar terá 1h42 de fase total e quase 4 horas de parcial. Para assistir, é só checar a hora que a Lua nasce na sua cidade e estar mais perto da costa possível, no leste do Brasil.


A melhor capital para assistir é Recife, mas João Pessoa vai poder começar a aproveitar apenas 1 minuto depois.


Um eclipse lunar total acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham, quando nosso planeta faz uma sombra no satélite. Isso faz a Lua ficar escura, perder o brilho, e é um fenômeno que pode ser visto a olho nu.


O fenômeno começa às 16h30, mas a Lua não terá nascido no Brasil. Mesmo assim, vamos poder observar uma parte da fase total – quando o satélite está inteiro na sombra – e da fase parcial (umbra). É só esperar a Lua nascer. Tudo acaba às 19h19.



Mas você não precisa se preocupar se não conseguir ver o fenômeno pois preparei um vídeo da Lua Azul especialmente para você! 😀


Navegar por Blue Moon, com os The Marcels,  é uma aventura muito agradável pela música do século XX, pois além de ser uma canção adorável,  sua letra retrata  perfeitamente a história contada neste vídeo que ficou uma doçura...

“Blue Moon” foi composta por Richard Rogers e Lorenz Hart em 1933 e foi chamada primeiro de “Make me a Star” e depois de “The Bad in Every Man”. Finalmente, em 1935 recebeu novos versos e o título definitivo, sendo gravada por praticamente todos os grandes cantores norte-americanos, antes e depois da gravação do The Marcels.



Billie Holliday, Bing Crosby, Frank Sinatra, Elvis Presley, Bob Dylan, Cliff Richard e Rod Stewart, entre outros gravaram “Blue Moon” que fez sucesso na voz de Mel Thormé, antes do The Marcels. 

Artistas de diferentes estilos a acolheram. Recebeu versões em muitos idiomas; em português, com a nossa Rita Lee, em espanhol (Luna Azul), em italiano (Luna Malinconica/Pallida Luna), russo (Луна), finlandês (Sininen Kuu), e por aí afora. A novela-  O Beijo do Vampiro,  exibida na Rede Globo em 2003  também usou Blue Moon como canção de abertura em uma animação fofíssima que arrebatou muitos corações! 

É uma canção atemporal. Fique  agora com o vídeo que ficou realmente uma graça! E boa lua para você!




Aproveite e se inscreva no meu Canal. Tem  novidade por lá! 
4.000 amigos já se inscreveram! OBRIGADA!! 😘




Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

10 comentários:

  1. Tão linda a lua e nos encanta sempre seja de um jeito ou de outro! Belo post! beijos, tudo de bom! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, como a lua é maravilhosa não é mesmo?
      Eis um evento da natureza esplêndido, que encanta e nos faz sonhar!!

      Obrigada pelo carinho da presença!
      Um super beijo e um restinho de semana maravilhoso!! :)))

      Excluir
  2. querida Adriana:
    Como tem passado ?
    tudo bem por aí?
    infelizmente não deu para ver Né!!
    por aqui estava tudo nublado e nem sinal de lua ...
    Mas está bem, sabendo que ela ainda continua lá..
    :o)
    grande abraço querida amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kr. Eliane, que saudades!!! Nossa, muito bom que tenha retornado!!
      Por aqui está tudo bem, graças a Deus!!!
      Ahh, fiquei feliz demais com a sua volta amiga! Faz muita falta!!
      Agora o ano vai começar de verdade!! Viiiva!!!

      Aqui ficou super nublado e não vi nadinha...kkkkkkk
      Mas pelo menos vi enquanto escrevia o artigo, com sua luz de rara beleza!
      E fazendo a edição da canção até me emocionei!!

      Um beijo e um restinho de semana espetacular minha amiga!!
      Se cuida muito! :)))

      Excluir
  3. Infelizmente, não vimos mesmo o eclipse. Só restou apenas observar a Lua cheia em seu perigeu, a Superlua; fui lá tentar descobrir o nome do ritmo com os The Marcels, achei: doo-wop; esse ritmo é marcante né? E, também, descobri que a expressão Blue Moon apareceu pela primeira vez num poema pertencente ao William Shakespeare; que se algo aconteceu numa noite de Blue Moon pode significar uma lenda fantasiosa ou algo extremamente difícil de acontecer,aliás, a noite de Blue Moon é uma data mais que especial para iniciar um romance. Talvez um amor impossível.
    Parabéns pela bem elaborada e didática postagem, vídeo dessa canção atemporal!
    Obrigado pelo carinho, Belos dias,beijos! Amiga Adriana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felis, é verdade... aqui também não vi nem o rastro da lua...rsrs
      Em compensação, fiquei estudando cada movimento dela e das canções que retratam a lua... Descobri Moon Bloon e puxa, me encantei com a letra da música!!
      Nossa, esse ritmo doo-wop é bom demais da conta!! Sem querer a gente já está dançando!

      Uau, como acrescentou cultura aqui no artigo Felis, muito obrigada!!
      Uma vez poeta, sempre poeta não é?
      Afinal William Shakespeare deve inspirar muito com seus versos... Absolutamente incrível!!
      Amores impossíveis.. ahhh.... Creio que mais impossível do que o do Romeu e Julieta não existe... Que história de amor e tragédia, minha nossa... Até fui rever o filme neste final de semana, aquele do Franco Zeffirelli...E nossa!! Um primor amigo!

      Agradeço muito o carinho da presença e comentário tão lindo!
      Beijos e uma semana liiinda! :))

      Excluir
  4. Seu blog é um livro de informações intelectuais surpreendende Adriana Helena.
    PARABÉNS .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorrab, que alegria ter você também aqui no Blog me fazendo companhia!
      Muito, muito obrigada!!
      Todas as segundas- feiras geralmente publico um artigo novo e atualmente estou em uma fase bem musical! 🎶🎶
      É uma honra editar clipes de vídeos e captar toda a essência da canção e depositar um pedacinho de sentimento em cada um deles...
      Adorei sua presença amiga e volte sempre, seja bem-vinda infinitamente!!

      Milhões de beijos e uma semana muito linda! :))

      Excluir
  5. Adorei, Adriana. E essa música me fez lembrar de O Beijo do Vampiro porque era tema de abertura da novela. Adorava. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, nossa, verdade amigo!!
      O Beijo do Vampiro foi exibida em 2003 e teve uma abertura fofíssima, lembra? Eu amava!!
      Um super beijo e muito obrigada pela presença amigo!
      Linda semana!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.