Fé e Gratidão movem montanhas!





Oi amigos, como estão? Preparados para este período de reflexão que se inicia no preparo para a Páscoa? Começamos com entusiasmo e sobretudo, com muita Fé. Ser gratos pela vida e por poder contribuir para um mundo melhor.

Mas na sua concepção, a Fé consegue mover os obstáculos de sua vida? E a Gratidão? Achar que a gratidão é apenas o ato de retribuir atitudes ou situações agradáveis que outras pessoas geraram em nossa vida é uma forma de pensar muito pequena. 

Isso porque ser grato é um estado de espírito e não deve fazer referência somente aos fatos positivos, mas a tudo que está presente em nossa vida. Então, vamos mover as montanhas com muita fé e sermos realmente gratos? Venha comigo então!
A palavra gratidão tem a sua origem no latim “gratia” que tem seu significado na palavra graças ou gratus que em sua tradução ao pé da letra significa agradável. Sendo assim, entende-se que a gratidão denomina-se pelo entendimento de ser grato a algo que a vida nos dá, sendo ele bom ou ruim.

Você já deve ter percebido que algumas situações que acontecem em nossas vidas são muito engraçadas e até mesmo, difíceis de explicar.
Por exemplo, vamos imaginar grandes executivos, cheio de posses, com a rotina de trabalho flexível, roupas de marca, viagens internacionais, apartamentos de luxo, ou seja, pessoas que possuem acesso a tudo que o dinheiro pode comprar.

Tudo perfeito, não? Agora me responda:


  • Como é que se explica o fato dessas pessoas manterem-se por muitos anos em um estado de infelicidade e depressão extrema? Alguns, chegando a atentar pela própria vida.

Por outro lado, é possível encontrarmos pessoas menos favorecidas financeiramente, provenientes de famílias mais humildes, onde a pessoa dá valor a cada mínimo detalhe da vida e mesmo sem todo esse poder aquisitivo, a felicidade reina nos churrascos de domingo, naquele bate e volta na praia ou na compra em suaves prestações, daquela televisão dos sonhos.

Você consegue notar que dinheiro nem sempre traz felicidade? E muito menos compra a gratidão? Com isso não estou reforçando aquela máxima que diz que bom mesmo é ser pobre. De forma alguma. Acredito que a abundância e a prosperidade são direitos que nos cabem desde que façamos por merecer e que devemos lutar para termos dinheiro sim. Agora abundância financeira por si só não é suficiente para te fazer feliz.

Vivendo Bem Feliz

Sendo assim, conseguir trabalhar a gratidão em sua vida é muito mais uma questão de como você vai enxergar e lidar com os percalços pelo caminho do que, realmente, as dificuldades que irá passar. Acreditar que tudo sempre será o “país das maravilhas” é o grande problema do ser humano. Ser grato não te fará imune aos problemas, mas irá te fortalecer para lidar com eles. Por isso que a Gratidão é uma ótima aliada da Fé.

Fé é uma palavra que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

De acordo com a etimologia, a palavra fé tem origem no Grego "pistia" que indica a noção de acreditar e no Latim "fides", que remete para uma atitude de fidelidade.

Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.


Sim, com fé podemos tudo!


Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios da  Fé e da Gratidão, siga comigo, pois vou apresentar alguns pontos que te farão encarar a vida de outra forma.

A Fé a Gratidão libertam

Já parou para pensar que quando estamos no redemoinho do problema, não conseguimos encontrar uma solução viável para ele? E tem mais, parece que as situações ruins são atraídas de uma maneira surreal, sempre vindo problema atrás de problema.
Posso lhe garantir que se fizermos uma analogia entre a gratidão e um redemoinho, iremos encontrar muitas semelhanças, isso porque quando aquela rajada de vento que compõe o fenômeno meteorológico está ativa, ele suga para dentro tudo o que estiver pela frente, não importando o que seja.
Com a fé e gratidão funcionam, mais ou menos, da mesma forma, uma vez que, os campos eletromagnéticos nos quais vibramos também puxam para perto de nós tudo o que está na mesma frequência. Sendo assim, se estivermos na sintonia do bemmais experiências positivas virão. No entanto, se o pensamento negativo estiver em foco, é exatamente isso que aparecerá com mais intensidade em sua vida, entende? Veja bem, não estou falando que você vira um grande ímã e atrai as coisas que estão na mesma sintonia. Não é assim que funciona. Na verdade todas as coisas, boas e ruins, estão nesse exato momento à sua volta. Só que dependendo da forma como você está vibrando, enxergará o que estiver na mesma frequência.


Outra questão..

que deve sempre ser pontuada com relação à gratidão é a submissão. Para ser grato, você não precisa ser escravo de alguém. Ser grato não é dever favor, não é ser refém. Aliás, o ideal é que você nem se sinta na obrigação de retribuir, porque devolver o favor de certa forma é não aceitá-lo de verdade como um presente. Esqueça o conceito cultural de gratidão que você tem e foque na base científica do ato, pois cada indivíduo tem a sua forma de pensar e sua crença, porém o que é trazido pela ciência tem o poder de gerar frutos interessantes e comprovados para a sua vida.
Nesse momento, depois de entender o significado da gratidão e o poder que ela tem juntamente com a fé,  deve estar passando pela sua cabeça uma vontade de saber como aplicá-las, não é mesmo?
Deixe-me então, explicar alguns pontos que irão te ajudar a adotar a gratidão como postura de vida. Não será de um dia para o outro que você irá conseguir trabalhá-la totalmente, até porque a gratidão não deve estar presente apenas em nossas ações, ou nas palavras; ela precisa ocorrer em sentimentos também, pois não adianta agir de uma forma positiva, mas estar triste, fazer reclamações e estar insatisfeito na vida, mesmo que só em pensamento, sem contar para ninguém seus incômodos. E saber por que não adianta?Porque se o seu coração não está junto com a razão, você acaba cansando de agir daquela forma. Isso equivale a fazer uma dieta porque o médico mandou, porque você “sabe” que precisa emagrecer; se você não se sente motivado e até feliz com a ideia de fazer a dieta, a força de vontade vai durar pouco.
Estou preparando alguns exercícios para te ensinar a desenvolver a gratidão, mas já posso lhe adiantar algumas práticas de forma exclusiva, então vamos lá?

Como praticar a gratidão e fortalecer a fé?

Vivendo Bem Feliz

Para aplicar a gratidão, você terá que se policiar até que a prática vire um hábito, entende? No entanto, eu posso lhe garantir que quanto mais você avança nos dias com os exercícios da gratidão, mais desenvolto irá ficar com relação ao assunto.

Entenda que essa prática pode ser divertida e mesmo assim, ter o poder de mudar a forma com que você leva a vida.

Para lhe provar isso, eu separei 17 formas criativas de praticar a gratidão e fortalecer a sua fé na vida. Você irá se divertir, se desafiar .Vamos a elas:
  1. Tenha uma crença em Deus, fortaleça sua Fé diária,  ou seja ela qual for a sua, ainda que você chame essa força maior de “Poder da mente”, ou “Sintonia com o Universo” e acredite que ela é o seu gancho para superar situações adversas;
  2. Tenha como meta da semana, ligar ao menos uma vez, para seus familiares para saber como estão e dizer que os ama;
  3. Crie listas que te mostrem as conquistas realizadas recentemente, isso lhe dará uma visão ampla das situações positivas que tem ocorrido em sua vida;
  4. Posicione-se de forma aberta à adversidade, sempre disposto a encarar com alegria o novo;
  5. Se você se sentir preparado, doe o seu tempo para a caridade e dê amor a quem não tem. Você verá que irá ganhar muito mais do que doará;
  6. Coloque, por alguns instantes, a mão em seu coração e sinta o som da vida. Agradeça a oportunidade de estar vivo naquele dia;
  7. Seja uma pessoa alegre, sempre compartilhando em redes sociais ou e-mails coisas boas e positivas;
  8. Está lendo um livro e achou sensacional o conteúdo? Ele te tocou? Retribua esse carinho procurando o contato do autor para passar um feedback positivo para ele;
  9. Olhe-se no espelho todos os dias pela manhã e sinta orgulho da pessoa melhor que você é a cada dia;
  10. Sinta satisfação nas pequenas coisas, como por exemplo, um dia lindo aberto de sol, pois muitos queriam poder estar no seu lugar;
  11. Lembre-se de que não importa a pessoa quem você é, afinal, alguém se espelha em você;
  12. Faça com que qualquer situação de sua vida seja um presente, desde um mimo de R$10,00 até uma hora a mais de sono;
  13. Crie um bloco de anotações ou uma espécie de diário da gratidão para que a cada dia, você escreva coisas das quais se orgulha;
  14. Concentre-se nos seus sonhos dia após dia e foque nas formas de alcançá-lo;
  15. Repita em voz alta que você é grato por isso ou por aquilo;
  16. Agradeça pessoalmente a favores;
  17. Escreva cartas de agradecimento, mesmo que pareça antigo, acalenta o coração de quem recebe.
  18. Você consegue perceber que as 17 situações apontadas acima são extremamente criativas e simples de serem aplicadas? Basta que você realmente queira mudar a sua frequência de pensamento. Gostaria muito de ouvir de você, como é que você tem praticado a gratidão no seu dia a dia. Será que você teria alguma dica para compartilhar comigo? Assim, podemos ir completando essa listinha sobre a prática, tendo mais opções para aplicar em nossas vidas. 
Você pode deixar suas sugestões e ideias nos comentários abaixo. Ah e lembre-se sempre: Você nunca está sozinho! Já ouviu dizer que quando as coisas pioram é porque a vitória está próxima?! Então por você, não desista, continue, se mova, não desista, vai valer a pena, faça pelas muitas vidas que você ainda vai ajudar com a sua própria história, porque por menor que sejamos, sempre podemos fazer a diferença. A fé move montanhas! Beijos!

Aproveite e se inscreva no meu Canal. OBRIGADA!! 😘



Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. sim, parabéns pelo artigo, belo e completo;
    penso que somos educados voltados para o que dá errado; por isso , ao contrário do significado verdadeiro de gratidão- estado de espírito ; ser grato a algo que a vida nos dá, sendo ele bom ou ruim, ser grato não é dever/submissão. - esquecemos de agradecer e não enxergar , lidar com os percalços pelo caminho que a vida nos proporciona e desistimos rápido das coisas; não ampliamos a esperança de que algo vai mudar de forma positiva, para melhor -fé! E realmente precisa ser um hábito- 17 formas criativas de praticar a gratidão e fortalecer a sua fé na vida-; algumas faço, outras não!
    Obrigado pelo carinho Adriana; Belo Ano de 2018 para todos nós,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Felis, as vezes precisamos começar com uma oração para que o ano seja leve e bonito...
      Gostei demais dos seus dizeres, espetaculares, você entende da vida e dos sacrifícios que fazemos para conquistar nossos objetivos não é amigo?
      Realmente a fé a gratidão não movem só montanhas, mas o mundo!!!
      Um grande beijo e um 2018 maravilhoso!! :)))

      Excluir
  2. Olá, querida Adriana Helena!

    Tudo bem com você e família? Natal e Ano Novo decorreram com harmonia, essência e alegria? Por aqui, tudo em paz e serenidade.

    Li, fui lendo seu super, híper, mega post e fui me interrogando e interiorizando.

    Gratidão é dos sentimentos mais lindos, que conheço, mas, tal como você diz, gratidão não é submissão. A pessoa que nos ajudou, deve ser olhada por nós com olhos gratos e bons e se ela, um dia, precisar de nós, devemos estar ao lado dela, também.

    A fé está intimamente ligada, associada à gratidão, como não poderia deixar de ser. Quem tem fé, tem de ser grata a... caso não, essa pessoa não sabe o k é a gratidão. Com esses dois pilares, rapidamente atingimos a felicidade, que tem de ser simples e não luxuosa.

    Quem tem mais dinheiro, normalmente não é feliz, pke tem tanto dinheiro, que já experimentou tudo o que é considerado bom, de luxo exagerado e depois, descamba pra caminhos, onde pensa encontrar ainda mais felicidade, mas é nesses que se afunda ou se suicida.

    Tudo precisa de ser praticado e registrado, excetuando o mal, portanto tuas dicas são preciosas.

    Me sinto de bem com a vida, mas erro várias vezes, reconhecendo meus erros, posteriormente e tento não os repetir.

    Embora já tenha lido alguns desabafos seus em blogs comuns, acho que você nesse momento está em alta e quer ajudar quem está inseguro e um pouco menos acima. Você atleta, é bem a prova do que acabo de dizer. Acho que tem vontade férrea e é mto determinada, embora tenha suas "fraquezas", como todo mundo.

    Estive vendo o vídeo, que remata, lindamente, seu magnífico post.

    FELIZ ANO NOVO!

    Beijos e um abraço enorme e renovado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, agradeço suas belas palavras de ano novo aqui no Blog, feitas com tanto carinho!
      Realmente eu precisava iniciar o ano com palavras motivadoras e escrever um texto que nos auxiliasse a enfrentar os problemas com gratidão e jamais perder a fé!!

      Você compreendeu intensamente as palavras que aqui quis deixar...
      E ainda complementou o texto de maneira sábia e com questões bastante motivadoras!!
      Agradeço de coração sua companhia e pode ter certeza que em 2018 estaremos ainda mais unidas!!

      Um grande beijo e uma semana maravilhosa querida!! :))

      Excluir
  3. Oi, Adriana, que tema oportuno para começarmos mais um ano! Gostei da relação de conselhos práticos, são coisas que muitas vezes nos esquecemos de executar, sem dúvida. Adorei receber sua visita lá em casa, muito obrigado pelo carinho! Você sempre uma amiga especial!

    Beijo grande e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, muito obrigada amigo!
      É muito bom começar o ano com a sua presença e alegria sempre tão singela!
      Adoro muito e pode ter certeza que em 2018 estaremos sempre assim, firmes e fortes!!

      Um grande beijo e uma semana de muita paz!! :))))

      Excluir
  4. Que gostoso começar o ano lendo esse texto incentivador, Adriana. Começou 2018 inspiradíssima. Adorei. Bjs e lindo ano!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio você é um amigo querido demais, está tão forte em meu coração!!
      Sua companhia é sempre agradável e motivante!!
      Muito, muito obrigada!!
      Desejo também um ano mais do que maravilhoso amigo!!
      Beijos e liiinda semana!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.