Canção de Verão na Baía de Vitória






Ah, nada como o verão, água salgada, céu imensamente azul e mar... Oi gente!! Hoje tudo por aqui é como a canção de verão do Roupa Nova! Venha comigo conhecer as praias de Vitória, rodeadas de uma vegetação tropical, montanhas e um mar azul infinito...


Vitória é uma cidade presente em uma ilha. Em maior parte, pelo menos. Seu centro administrativo fica na Ilha de Vitória, separada do continente brasileiro pelo rio Santa Maria.

O Índice de Desenvolvimento Humano na capital do Espírito Santo está entre os maiores do Brasil e o turismo está indo de vento em popa!

O clima aqui é quente gente, com temperaturas entre 20 e 30ºC, sendo mais quente e chuvoso no verão, especialmente em dezembro e janeiro, e mais seco de maio a julho. E essa é a imagem da ilha de Vitória vista de cima:


Há uma série de museus, teatros e parques, inclusive com áreas de preservação ambiental, importantes para a manutenção da Mata Atlântica e sua diversidade de fauna e flora.

A cidade, com uma arquitetura simples e super amigável, fica especialmente agitada e colorida durante o verão e o carnaval – que é uma festa e tanto!

As praias mais populares em Vitória são as de Camburi, Curva da Jurema, as da Ilha do Frade e também da Ilha do Boi que falarei com mais detalhes abaixo.

Todas são bem vigiadas por um serviço de salva-vidas fornecido pela prefeitura e a qualidade das águas é bem monitorada!

Há vários parques e praças próximas e nas próprias areias das praias, tanto moradores quanto turistas podem aproveitar pra se divertir com jogos e esportes!

Ou pra quem quiser, só relaxar e curtir uma boa conversa em um dos bares, quiosques e restaurantes próximos do mar.


Baía de Vitória, uma beleza inigualável!




Esta é uma foto panorâmica que fiz abarcando grande parte da Baía de Vitória com destaque para a Terceira Ponte e ao fundo o Convento da Penha. A praia atrás do Shopping Vitória tem dois píers para você andar e se refrescar com a brisa do mar!



Olhando à esquerda do vídeo podemos ver as casas na Ilha do Boi. Ahh e à direita tem uma prainha muito simpática para você se refrescar e também uma excelente pista de ciclismo para pedalar!


Seguindo pela posta de ciclismo e contornando a rocha avistamos a Baía de Vitória com todos os detalhes. É maravilhoso poder abrir os braços e sentir o mar! A visão panorâmica do mar é deslumbrante!



Praia da Curva da Jurema

Uma praia bem grande, e que, como o nome indica, faz uma longa curva, é a Praia da Curva da Jurema, que fica em frente ao shopping Vitória.

Com uma vista para a Ilha do Frade e a Ilha do Boi, a Praia da Curva da Jurema é um dos cartões-postais da cidade.



A praia é cheia de jardins com coqueiros e possui edifícios próximos. Por isso, há bastante sombra em alguns horários do dia.

O mar é transparente e muito calmo, ótimo para banho, relaxamento ou práticas como o stand up paddle.


Praia do Canto




O bairro da Praia do Canto é um dos bairros nobres de Vitória. Com uma ótima infraestrutura e um belo trabalho realizado no paisagismo da região!

A atividade comercial é muito rica e agitada neste bairro, o que torna fácil de se encontrar restaurantes, lojas, feiras, quiosques e bares.

Tanto de dia quanto de noite! É comum as pessoas fazerem piqueniques na praia do Canto, aproveitando de suas conveniências bem próximas.

Na praia também é possível ver vários botes e barcos usados para pesca, do lado oposto da ponte que conecta a ilha de Vitória à ilha do Frade.

Alguns dos exemplos estão na Ilha do Boi e na Ilha do Frade, conectadas à Ilha de Vitória. São extremamente belas!


Ilha do Boi





Esse bairro residencial é uma área nobre de Vitória, com basicamente casas de luxo por toda a sua extensão. Além das casas, possui também como edificações uma guarita na entrada, um condomínio com cinco prédios residenciais, um clube – Clube Ítalo Brasileiro – e um hotel e restaurante – Hotel Senac Ilha do Boi. Se quiser ver os detalhes da Ilha entre neste link As praias da Ilha do Boi são de um azul infinito e vai se surpreender com tanta beleza!


Ilha do Frade



A Ilha do Frade é pequena, charmosa e repleta de natureza por todos os lados. De tão linda, a ilha bairro é cenário constante de books fotográficos e até de gravações hollywoodianas. As mansões chamam a atenção e compõem um visual luxuoso. É um bairro exclusivamente residencial, possuindo como construções somente casas e um pequeno prédio administrativo na entrada, da associação de moradores. Com mansões e casas luxuosas, é considerado um dos bairros mais nobres de Vitória. Além de ser um dos mais bonitos e com vistas incríveis! Veja tudo sobre a ilha do Frade neste link e se surpreenda: Passeando pela Ilha do Frade de bike


Praia de Camburi - Essa é a minha praia!


A praia de Camburi pode concorrer facilmente ao posto de melhor praia de Vitória. A praia é urbana, arborizada em todos os seus 6 quilômetros de extensão. Possui um calçadão entre a avenida e os prédios da areia e do mar.


É localizada em uma região central de Vitória, com acesso fácil, e há vários quiosques e restaurantes.

E isso próximo da pista de caminhada, onde se vê pedestres, corredores, ciclistas e skatistas com frequência.

Tem até academias abertas, boa para idosos que querem se manter em forma sem se desgastar. O mar da praia é ventoso, ótimo para práticas como o windsurf, kitesurf e barco a vela.

Na praia também há um monumento a Iemanjá na ponta do píer que demarca uma de suas extremidades.A outra extremidade é marcada pelo parque Atlântico, já no Bairro Jardim Camburi. E eu no verão aproveito suas águas tranquilas para caminhar à beira mar e dar um mergulho em suas águas...


Canção de Verão- Roupa Nova 


E a canção para acompanhar esse passeio aéreo pela baía de Vitória é do Roupa Nova, Canção de Verão!"Canção de Verão" é uma canção gravada pelo grupo carioca Roupa Nova em 1981, no seu primeiro LP. Uma composição de Thomas Roth e Luiz Guedes, cantada por um dos vocalistas da banda, Paulinho

Uma das principais bandas brasileiras, o Roupa Nova começou, no Rio de Janeiro, tocando em bailes e gravando vinhetas. Alguns membros do grupo faziam parte da banda Os Famks, que era muito conhecida no subúrbio carioca. Com o entra e sai de alguns meninos, em 1980 eles foram rebatizados de ”Roupa Nova" e os integrantes Paulinho (percussão e vocal), Serginho Herval (bateria e vocal), Nando (baixo e vocal), Kiko (guitarra, violões e vocal), Cleberson Horsth (teclados e vocal) e Ricardo Feghali (piano, teclados e vocal) nunca mais se separaram.


Eles tiveram como padrinho ninguém menos que o cantor-ícone da MPB Milton Nascimento e o diretor musical da Rede Globo Mariozinho Rocha e já nos primeiros discos eles estouraram. Suas músicas, sempre embaladas pelo amor, já rendeu ao grupo mais 18 milhões de cópias vendidas, mais de 52 hits de sucesso e dezenas de músicas em trilhas sonoras de novelas. São deles também o "Tema da Vitória", usado nas transmissões das corridas de Fórmula 1 sempre que o piloto Ayrton Senna era campeão. 

Esse é só o começo da história dessa banda que tem mais de 40 anos de existência. E fiquem agora com um pouquinho do meu verão 2020!!


Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

9 comentários:

  1. Amei conhecer as praias de Espírito Santo, são lindas, e amo a banda Roupa Nova, especialmente essa música Canção de Verão!
    Parabéns pelo lindo post!
    Beijinhos Adriana, bom fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, que bom que gostou querida!
      Aqui no Espírito Santo é quase verão o ano inteiro, por isso que sempre menciono as praias e as montanhas e a Canção de Verão foi perfeita para instruir o artigo!
      Agradeço o seu lindo comentário, fiquei muito feliz!!
      Desejo uma semana maravilhosa querida!
      Muitos beijos!! :)))))

      Excluir
  2. Que dicas maravilhosas, Adriana. E que fotos lindas. Adorei!!!! bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, que bom que gostou querido!!
      Sabe, eu aproveito bastante os recursos naturais aqui de Vitória e uni o útil ao agradável: as praias e as montanhas, as ilhas e a música...rsrs
      E calma que o verão vai acabar amigo...rsrs
      Beijos e linda semana! :)))

      Excluir
  3. Oi, Adri, querida!

    Espero k você se sinta bem e mto feliz, mas pelo seu post dá para entender que sim. É verão, então -rs?
    Aqui, o oposto, pke o inverno não dá tréguas e as gripes se sucedem. O frio não desgruda e a chuva, também. Estou farta desse tempo, mas estou no Hemisfério Norte e tenho de suportar.

    Seu post está mega completo e interessante, como sempre, aliás. Muitas indicações, muita descrição e imagens, fotos, de tirar o fôlego. Não sou apreciadora de praias, mas tenho de reconhecer a beleza e as múltiplas atividades, k nelas se podem desenvolver.

    Tenho falta de Vitamina D, por ter intolerância ao sol, e por indicação médica, devo colocar pés e mãos todos dias de manhã ao sol, para que possa ir buscar algum proveito. Gosto mto de sol, tenho mtas saudades do astro-rei, mas tenho de me proteger dele.

    Se divirta e curta essas praias maravilhosas. Você está com uma silhueta de encantar. Parece que tem 20 anos. Também "trabalha" para isso, eu sei, mas tenho de louvar suas atividades e seu corpo tão jovem e elegante.

    Os "Roupa Nova", que já não são uns garotos, nem na música, nem na idade, continuam dando cartas nos nossos gostos musicais. Gosto mto dessa banda e adorei escutar a canção dedicada ao verão.

    Boas Férias!

    Beijos, um big abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu querida, que comentário divino, maravilhoso!!
      Simmm aqui estamos em pleno verão, muito sol e mar, mas desde ontem a chuva chegou e agora não temos trégua..rsrs
      Sim, nas praias podemos nos diverti muito querida, é sempre incrível poder sentir o sol, a areia, a água salgada!!
      Siga direitinho suas recomendações médicas pois é muito importante tomar sol Céu!!
      Ahhh muito obrigada pelos elogios amiga, mas são os passeios de bicicleta que me mantém em forma...É um ótimo desestressante!!
      Sem dúvida o Roupa Nova não é mais tão novo assim, entretanto suas canções continuam encantando...

      Agradeço seu carinho amiga, é sempre tão gentil e delicada!! Adorooooo!!
      Tenha uma semana maravilhosa!!
      Muitos beijos!! :))))))

      Excluir
  4. Dri, eu sei que essa postagem foi do início de janeiro, mas preciso reiniciar meus comentários aqui por ela!
    Que postagem linda! Infelizmente, nunca estive em Vitória, mas já a conheço tanto, de suas postagens, e já gosto tanto dela, que penso me sentir completamente em casa, quando a visitar.
    Amei as duas fotos em que você está na pedra. Aliás, as fotos de todos os lugares são lindas. Mas aquelas me deram vontade de sentar ao sol e fotografar, escrever, ouvir o mar...
    Eu não sei se todos têm, nessa cidade encantadora, sua energia, sua felicidade, sua inspiração de vida, seu contágio de movimento e graça, seu sorriso ao qual é impossível não imitar, mas você os representa perfeitamente através destas e de outras virtudes.
    A ilha do Frade deve ser maravilhosa, Curva, Canto, Camburi, ilha do Boi, são belíssimas! Clima perfeito, média de temperatura excelente. Menina, você coloca mesmo as pessoas para pensar em Vitória!!
    Tremendamente inspirador!
    Eu gostava demais da dupla Luis Guedes e Thomas Roth, os autores de Canção de Verão. Eles não podiam ter feito coisa melhor que entregá-la à interpretação do Roupa Nova, que é simplesmente um fenômeno de arranjo, instrumentação e vocalização.
    Tudo maravilhoso!
    Como a sua postagem!
    Simplesmente
    Maravilhosa
    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângelo, maravilhada fico eu com seu encantador comentário!!
      Ahh que felicidade que esteja gostando de Vitória, conhecendo um pouquinho dela através do blog!!
      É uma paixão imensa falar de minha cidade e seus lugares que até os moradores locais pouco conhecem e nem sabem que existem amigo...rsrs Sério mesmo!!
      e você vem e deixa tudo mais belo com sua grandiosa presença, seus comentários cheios de vida!!
      Ahh soa como uma linda canção de verão, obrigada por sua presença tão calorosa que acalenta o meu coração!
      Volte sempre que puder para deixar tudo por aqui mais belo amigo!!
      Tenha um lindo restante de semana!! :))
      Beijos!! :))))

      Excluir
  5. Moça, tem algo errado aqui. Essa postagem deveria estar no Lindeza Capixaba! Jizuizinhoooo, que post lindo!
    Não conheço tua terra ainda, aliás, nem a terra e nem as água, mas que show! Amei o detalhe, no primeiro video, da bandeira do Brasil totalmente eriçada e tremulando ao vento. Linda.
    Mas, o que mais gostei, foram as curvas da Jurema. Me apresenta??? rsrs. Mas, que a Jurema é linda, isso é!
    Deus do céu, a gente fica aqui em Curitiba, e só escuta falar nas praias do RJ, de SC, SP e Bahia. Espírito Santo? Ninguém fala! É só um negócinho entre o Rio, SP e Bahia... È nada. Sempre achei que vocês são o pedacinho mais lindo desse país. Pedacinho? Porção inteira.
    Que lindo, Dri! E Roupa Nova? Eu não preciso comentar, né? Adolescência inteira com eles na orelha. Amo.
    Esse coment, se você recomentar, me avisa, pois é mais antigo e me perco na hora de revisitar. E adoro ver quando alguém me responde. Faz isso?
    Menina, te falei que iria viajar no teu blog. To só começando. Abraços!

    Marcio

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.