Sr. Ninguém, Tenha Calma, seu sofrimento vai passar, nada dura para sempre...





“Tenha calma, meu Rei. Este dia vai passar rapidamente, nada dura para sempre!”


É gente, 2020 terminou e 2021 começou.  O meu último dia de ano foi um terremoto, pois eu tive uma queda feia de bicicleta e machuquei meu pé esquerdo, o que me faz passar o primeiro dia do ano sem poder andar.  

Em casa, depois do atendimento médico, revi a cena na mente ( o vôo que fiz da bicicleta para o chão) e percebi o quanto fui sortuda, pois poderia ter sido muito pior. A partir deste momento,  filmes que me fazem refletir sobre o passado e nossas escolhas presentes e futuras me levou até o Sr. Ninguém ( Mr. Nobody,  de 2009). Recomendo assistir, é incrível! 

Gosto demais de filmes que nos fazem refletir como estamos vivendo nossos dias. A rotina está presente na maioria da pessoas e  pode dominá-las e deixá-las impassíveis. Pesquisando pela internet um site me indicou alguns filmes sobre esta temática. Qual foi minha tamanha surpresa ao ver a indicação desta obra do cineasta belga Jaco Van Dormael e me interessar  imediatamente ao ver o trailer de “Sr. Ninguém”.



Título Original: Mr. Nobody

Direção: Jaco Van Dormael

Elenco: Jared Leto, Chiara Caselli, Clare Stone, Daniel Brochu, Diane Kruger, Juno Temple, Sarah Polley.

Logo no início do filme somos apresentados ao  Sr. Ninguém, um idoso de 118 anos que é o último homem mortal numa sociedade em 2093, onde pessoas desfrutam de uma tecnologia que renovam suas células eternamente.

Nemo com 118 anos


Numa narrativa realmente desafiadora e original, o Sr. Nemo Ninguém é assediado pela mídia futurista por ser o último homem mortal e está prestes a falecer. No hospital recebe consultas de um médico que lhe aplica hipnose lhe rendendo a capacidade de acessar memórias. Em outro momento, é visitado por um jovem jornalista que lhe faz perguntas sobre o passado. Logo de cara, você fica sem entender pra quem ele está contando suas lembranças e depois o motivo das lembranças contadas parecerem contraditórias.

Isso mesmo. Você não tem ideia do que vai assistir e nem de uma ideia central no filme. Mas esperem  amigos, não desistam! É tudo um grande jogo muito inteligente!

Se você realmente quer assistir o filme pare de ler agora e vá assistir esta obra magnífica. Pois agora é o momento que começam os spoilers.

O filme aborda de forma sensível em seus diversos cortes de múltiplas realidades temas interessante como: Alzheimer, bullyng, transhumanismo, família disfuncional, conflito intergeracional, perda, primeiro amor, esquizofrenia, transtorno bipolar, aceitação, além de vários outros que nos surpreendem a cada momento.

Nemo e Anna adultos


As abordagens filosóficas que giram em torno de trabalhar com as consequências de nossas escolhas na vida também visitam teorias como: “efeito borboleta”, teoria da singularidade, probabilística e multiverso. Você deve estar se perguntando como pode ter tanta coisa num só filme, mas você vai encontrar isso nas 2 horas e 37 minutos de duração bem aproveitados. É incrível!

Visualmente, o filme é um colírio aos olhos. Com uma beleza na fotografia e nos atores, havendo ótima congruência no casting, pois Nemo (Sr. Ninguém ) em suas fases da vida é bem interpretado pelos atores mirins. Assim como a personagem Anna. A câmera nos transporta entre planos envolventes e sedutores. Exemplo é o núcleo de paixão adolescente entre Nemo e Anna. Jared Leto está atuando muito bem como idoso e em todos os outros núcleos.

Nemo e Anna adolescentes


Mas vamos falar sobre o jogo que me referi anteriormente. As memórias de Nemo são uma espécie de quebra cabeças com pistas em cada nova peça para elucidar o mistério. Sabemos que a infância de Nemo até os 9 anos foi única até o momento em que os pais se divorciam e ele, numa cena linda numa estação de trem, tem que escolher se quer ir embora com a mãe ou ficar morando com o pai.

Antes disso, Nemo conta que antes de encarnar como filho daquele casal não foi tocado por um anjo para fazê-lo esquecer de suas memórias passadas, e ao que parece ele nasce com o dom de ver o futuro. Assim, todas as múltiplas realidades que Nemo vai vivendo constituindo famílias diferentes, morrendo de formas diferentes e tendo resultados diferentes, na verdade, não são flashbacks, mas flash fowards (cenas futuras) de timelines de sua vida que vão se separando a partir de escolhas diferentes.

Isso mesmo, desde o momento da despedida na estação de trem os desdobramentos da vida de Nemo vão se ampliando e sendo mostrados no filme. Até que no final do filme a morte do idoso Nemo nos revela que tudo que estão vivendo até ali são conjecturas da cabeça de um menino de 9 anos. Conjecturas estas que são potencializadas por Nemos de outras idades que foram crescendo.

Nemo e seus pais na estação de trem


Ao morrer o idoso Nemo volta então a idade de 9 anos e percebe quais são as melhores escolhas que deve fazer na vida para tentar alcançar a tão desejada felicidade.

Por isso amigos, assistam o Sr. Ninguém! É um ótimo filme que só se compara a obras como Amnésia, Efeito Borboleta ou Show de Truman em sua abordagem filosófica.

O que aprendi com o filme:


Feliz ou infelizmente só podemos viver uma vida, sem direito a olhar pra frente nem para trás. Praticamente tudo nela envolve uma escolha, até mesmo uma não-escolha é uma escolha. E, uma vez que a escolha não é feita, tudo permanece possível... Daí que, como dito em determinado momento do filme "tudo na nossa vida poderia ter sido de um jeito diferente e ainda assim teria o mesmo significado". 


"Cada caminho é um caminho certo".



Você também notará que Nemo nunca desprezou nenhuma vida que teve.... mesmo as ruins, porque nas ruins ele aprendeu mais. E a vida é assim. Nos dias ruins aprendemos, nos dias bons aplicamos e aproveitamos. Eu aprendi muito com minha queda da bicicleta, de que a vida é uma só e que hoje eu não poderia estar aqui conversando com vocês através desse blog se o acidente tivesse tido uma gravidade maior...

E assim é o ciclo. Sabedoria para suportar os dias ruins e aprender com eles...E  sabedoria também para aproveitar os dias bons. Sabendo que a vida será sempre o meio termo entre os polos e que nenhuma fase dura pra sempre, nem o bom, nem o ruim...

Um sábio uma vez disse ao seu Rei no seu pior dia de derrota e medo, quando tinha perdido até o reinado:


Tenha calma, meu Rei. Este dia vai passar rapidamente, nada dura para sempre!

✔✔Para quem quiser assistir o filme e não encontrou onde, é possível através deste link no Vimeo onde ele está dublado em português.

🔈Assistir Mr. Nobody -Senhor Ninguém-Dublado 



A canção que combina com filme é do Secret Service 


Amigos, é claro que esse filme incrível precisava de uma edição especial. E é com a banda sueca Secret Service,  mais conhecida pelos seus sucessos na década de 1980. A sua canção mais popular foi "
The Way You Are" que me encanta profundamente.

Em 1979, Ola Håkansson, ex-vocalista do grupo Ola & the Janglers e então um publicitário da Sonet Records, juntou-se a Tim Norell e Ulf Wahlberg para escreverem algumas canções, que mandaram para o Melodifestivalen, um popular festival de canções sueco. 

A Banda Secret Service

Eles não venceram, mas resolveram continuar trabalhando juntos e mudaram o nome de Ola+3 para Secret Service. Ao lado de Ola Håkansson (vocal), Tim Norell e Ulf Wahlberg (teclados), a formação original incluiu Tony Lindberg (guitarra), Leif Paulsen (baixo) e Leif Johansson (bateria).

Norell escreveu com Håkansson a maioria das canções da banda, no entanto não apareceu com eles no palco ou nas capas dos discos. Em meados dos anos 80 Norell e Håkansson começaram a escrever e produzir canções para outros artistas. 

O dueto de Ola Håkansson com a ex-ABBA Agnetha Fältskog, na canção  "The Way You Are", ganhou o compacto de ouro na Suécia e com essa música  eu homenageio vocês, meus queridos 50 mil seguidores do Canal do YouTube!! Beijos a todos!!

Imagens do Google Imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

5 comentários:

  1. Olá Adriana, um tombinho de bicicleta são coisas da vida.
    Como você disse poderia ter sido muito pior.
    Devemos olhar pelo lado positivo das coisas né...
    Um feliz ano novo pra você e toda a sua família.
    Pra mim é uma alegria ter você no meu blog.
    Já faz uns três anos que temos amizade sabia? Que alegria!
    Um brande abraço querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, quem dera que tivesse sido só um tombinho...Foi um baita de um tombão e isso realmente me ajudou a refletir muito neste final de ano e início de 2021!
      Eu que agradeço a sua companhia sempre tão carinhosa amiga!!
      E tenho certeza que nossa amizade ultrapassa todas as fronteiras!!
      Tenha uma semana maravilhosa!!!
      Beijos com carinho!!! :))))

      Excluir
  2. Olá, Adri, querida!

    Para início de conversa, lhe desejo um bom 2021, que acho que é igual a 2020+1 (rs). Temos mto ainda que sofrer, embora a vacina atenue, mas creio que toda a Humanidade ou quase toda terá Covid-19. Uns ficarão, outros, partirão.
    Com os ajuntamentos no natal e passagem de ano, as coisas pioraram e mto e em Portugal há muitas pessoas internadas e em confinamento. Não quiseram obedecer aos conselhos do governo e Direção Geral de Saúde e agora estão bastante doentes. Vai haver dia 24 eleições presidenciais, mas os candidatos estão todos com Covid ou em isolamento. Julgo que as eleições não se realizarão, mas mesmo que o ambiente estivesse razoável, eu não iria votar com receio de ajuntamentos. Desde março que não compro nem vestuário, nem calçado. Tenho ido poucas vezes ao supermercado e à farmácia, e qdo vou o faço mega protegida.

    Ah, menina que susto sua queda da bicicleta! Eu sei k você é atleta de alma e coração, mas é preciso ter cuidado, pois a mobilidade não é como qdo tínhamos 20 anos. E eu, mesmo aos 20 anos, sempre fui medricas para saltar, correr, jogos etc. e nunca andei de bicicleta em toda a minha vida. Não gosto de dirigir, gosto de ser dirigida (rs)

    Vamos ao filme o "Sr. Ninguém" cuja descrição sua achei muito interessante. Que bom seria termos 118 anos, mas na realidade termos nove, termos várias vidas, todavia só tempos uma, embora existiam teorias diferentes.
    O Nemo deve ser um amor de homem idoso/menino com todas as suas aventuras, incluindo sua paixão por Anna. A vida precisa de amor e muito.
    Vou fazer por ver o filme, com certeza.

    Qto ao vídeo, cuja canção conheço mto bem, pois é do tempo dos ABBA, a adoro e nunca me canso de a escutar. As imagens do vídeo são mega românticas e eu babei.

    Parabéns pelos 50 mil seguidores do seu canal. De facto, você merece, pois é mto empenhada naquilo que faz. PARABÉNS E BOM ANO NOVO!

    Beijos, as suas melhoras e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Céu, nossa, menina que saudades!!
      Muito obrigada pelos lindos desejos de um lindo ingresso em 2021, eu já adentrei o ano voando de bicicleta mas só tenho a agradecer por estar inteira, apesar do repouso forçado...rsrs

      E como você muito bem mencionou, a passagem de ano é só uma data e realmente creio que a humanidade inteira passará pelo Covid-19. Agora mesmo, muitos membros da minha família que reside em uma comunidade afastada nas montanhas, estão com a doença e se recuperando, na medida do possível...Eles retiraram a vovó Zilda a tempo e a levaram para um local bem isolado e ela está segura, não corre o risco de ser contaminada, pois do alto dos seus 98 anos e ainda com problemas respiratórios não podemos nem pensar na hipótese de ela ser contaminada.
      Lamento por Portugal, mas aqui estamos iguais a vocês pois as pessoas se reuniram também no Natal e Ano Novo e as consequências foram drásticas!! Vide a minha família mesmo!!

      Hahahaha bem lembrado amiga, não temos a mesma mobilidade dos 20 anos..Agora um tombo de bicicleta é sinal de pé fraturado e hematomas por todo o corpo...rsrs O acidente foi ocasionado por uma moça que repentinamente invadiu a contramão e a colisão foi inevitável..Ahh e eu também não gosto de dirigir...rsrs

      Fico feliz que tenha gostado do filme, assista quando puder pois é muito interessante e fazer os vídeos, é uma forma de eu me expressar sem ter que falar...Obrigada pelo carinho querida! O casal do vídeo tem uma química fantástica, um alor além da vida!!

      Agradeço seu carinho, sua presença especial!!
      Se cuida muito tá?
      Feliz 2021!! :)))
      Beijos com todo o carinho!!

      Excluir
  3. Agradeço sua presença e carinho querida!!
    Sempre fico muito feliz!!
    Desejo uma ótima semana!!
    Beijos!! :))))

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.