Esperando na Janela a passagem da Semana Santa





Adentramos mais uma Semana Santa ... Continuamos atônitos esperando esse momento difícil  da vida começar a ceder ...Todos reféns dentro de casa, esperando na janela,  que a esperança retorne, que a vida siga seu curso normal...

Alimente-se da poesia da Cecília Meireles, ouça a canção Esperando na Janela e acalme seu coração... Estou aqui para te ajudar a passar por esse momento com o melhor da nossa arte...





A arte de ser feliz

Houve um tempo em que minha janela se abria
sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.
Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.
Era uma época de estiagem, de terra esfarelada,
e o jardim parecia morto.
Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde,
e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.
Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse.
E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.
Outras vezes encontro nuvens espessas.
Avisto crianças que vão para a escola.
Pardais que pulam pelo muro.
Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.
Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.
Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.
Ás vezes, um galo canta.
Às vezes, um avião passa.
Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas,
que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem,
outros que só existem diante das minhas janelas, e outros,
finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.


Cecília Meireles




Quem faz um poema abre uma janela.
Respira, tu que estás numa cela abafada,
esse ar que entra por ela.
Por isso é que os poemas têm ritmo
- para que possas profundamente respirar.
Quem faz um poema salva um afogado.




Não basta abrir a janela
para ver os campos e o rio.
Não é o bastante não ser cego
para ver as árvores e as flores.
É preciso também não ter filosofia nenhuma.
Com filosofia não há árvores: há idéias apenas.
Há só cada um de nós, como uma cave.
Há só uma janela fechada, e o mundo lá fora;
E um sonho do que se poderia ver se a janela se abrisse,
Que nunca é o que se vê quando se abre a janela.





Por isso amigos, vamos respirar, vamos ouvir a canção mais linda que encontrei para refletir nesta Semana Santa, que começa nesta segunda-feira. A música chama-se  Esperando na Janela da banda  Cogumelo Plutão.

Esperando na Janela é uma canção maravilhosa composta por Blanch Van Gogh e gravada em 2000 pela banda de rock Cogumelo Plutão no álbum Biblioteca de Sonhos.

O compositor e vocalista da banda Blanch Van Gogh falou que essa canção foi feita para Jesus, falando da beleza do encontro com Cristo, em gestos, palavras e atitudes!

Observe a letra e confirme a beleza dos versos: 

Quando me perdi Você apareceu Me fazendo rir Do que aconteceu E de medo olhei Tudo ao meu redor. Só assim enxerguei Que agora eu estou melhor. (Refrão) Você é a escada da minha subida, Você é o amor da minha vida, É o meu abrir de olhos do amanhecer, Verdade que me leva a viver. Você é a espera na janela, A ave que vem de longe tão bela, A esperança que arde em calor, Você é a tradução do que é o amor. E a dor saiu; Foi você quem me curou. Quando o mal partiu Vi que algo em mim mudou No momento em que quis Ficar junto de ti E agora sou feliz, Pois lhe tenho bem aqui. (Refrão) Você é a escada da minha subida, Você é o amor da minha vida, É o meu abrir de olhos do amanhecer, Verdade que me leva a viver. Você é a espera na janela, A ave que vem de longe tão bela, A esperança que arde em calor, Você é a tradução do que é o amor. Quando me perdi Você apareceu Me fazendo rir Do que aconteceu E de medo olhei Tudo ao meu redor. Só assim enxerguei Que agora eu estou melhor. Estou melhor!

 Durante semanas a música figurou em primeiro lugar na lista das músicas de gênero pop rock mais tocadas nas rádios do Brasil!

 Em 2004, a canção foi regravada pela dupla sertaneja Rionegro & Solimões . No ano seguinte, foi regravada por outra dupla: César Menotti & Fabiano, no álbum Palavras de Amor - Ao Vivo.
Até mais amigos queridos, feliz Semana Santa! 


Imagens e Gifs do Google Imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. Olá, Adri, querida!

    Espero e quero que você e sua família, não esquecendo sua vovó estejam bem de saúde e felizes na medida do possível.
    Eu estou bem, mas confinada como todo o mundo. Havemos de vencer, pois as janelas são um mundo aberto e nos fazem felizes.

    As janelas que você pôs em seu post são lindas e nos fazem mais felizes.

    Gostei mto do poema de Cecília Meireles, que não conhecia. Ela era uma poetisa muito sensível e dotada.

    As citações ou pequenos poemas que aqui você nos apresentou são lindos e mto verdadeiros. Saibamos ver as coisas com olhos doces e sonhemos.

    A vida está bem complexa devido à Pandemia, mas temos de pensar positivamente e abrir nossa janela interior e exterior.

    Beijos, um big abraço e boa e doce Páscoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu! Muito bom dia!
      Você nunca esquece de vovó, obrigada pelo carinho lindo minha amiga!
      Ela está bem, isolada no cantinho dela na pequena fazendinha, longe de tudo e de todos!

      Eu adoro as janelas floridas e coloridas, faz bem olhar para o mundo exterior, mesmo que estejamos confinados em nossos lares!
      Ahh sim, a Cecília Meireles criou poemas belíssimos e sensíveis!
      Eu estou com poucas palavras amiga, por isso que a poesia, as imagens e a música falam por mim neste momento...

      Grata demais pela presença e carinho lindo querida!
      Feliz Páscoa!! :))))

      Excluir
  2. Olá Adriana!
    Que poema lindo de Cecília Mireles!
    Nem sei o que comentar, achei tudo tão lindo!
    Seu blog é encantador...
    Amo essa música esperando na janela
    e o vídeo que você fez me trouxe muita alegria.
    Que imagens lindas!
    Parabéns.
    Feliz Páscoa pra você e toda sua família!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, que bom que você gostou querida!
      Os poemas são a maneira mais sensível de expressão...
      Fiquei feliz demais com o seu carinho!!
      E essa canção, Esperando na Janela, é a mais pura forma de amor a Jesus!!
      Um grande beijo querida e grata por sua presença, sempre gentil e meiga!!
      Feliz período pascal! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.