Como lidar com a decepção em relação aos amigos?




  1. A decepção vem como um impulso para nos tornar mais fortes

Depois de sofrer uma frustração, saber como lidar com a decepção é essencial para não arrastar mágoas por toda vida. Quando essa desilusão ocorre na relação entre amigos de longa data, a dor pode pesar ainda mais, pois das pessoas mais próximas  geralmente sempre esperamos o melhor não é verdade? 

É claro que não é nada confortável ter problemas com um amigo, afinal, eles são os nossos companheiros de todas as horas e pessoas de nossa confiança. Entretanto, do mesmo modo que podemos tropeçar, o mesmo pode acontecer com nossos amigos. Avalie o erro do indivíduo e coloque-se no lugar dele antes de fazer um julgamento precipitado e injusto.



Amizade – Como lidar com a decepção?

Se a falha foi muito drástica e impacta diretamente em sua confiança na amizade ou atenta contra os seus valores como ser humano, o melhor é dar um tempo da convivência com a pessoa e deixar o sentimento negativo passar. Isso evita maiores conflitos e permite que todas as partes possam refletir sobre o acontecimento para, só então, tomar um partido sobre o mesmo. Agir de cabeça quente só vai piorar a situação e causar maiores danos.

Saber como lidar com uma decepção pode não ser uma tarefa simples, entretanto, pior é carregar ressentimentos que apenas maltratam você e prejudicam a confiança em suas demais relações. Todos podem errar, inclusive você, porém, até mesmo no erro existe uma intenção positiva de acertar. Por isso, do mesmo modo que gostaria de ter uma segunda chance, caso errasse feio também, procure aplacar sua frustração trabalhando dentro de você o sentimento de perdão.

Ainda que não volte a ter a mesma amizade de antes, se libertar dessa emoção negativa vai te ajudar a seguir em frente e a manter-se positivo, mesmo quando sofrer com os tropeços inesperados dos amigos mais próximos. Lembre-se daquela frase inspiradora que diz que: “se errar é humano, perdoar é divino”.



7 Atitudes para lidar com a decepção com amigos

As amizades ocupam um espaço muito importante em nossas vidas, dizem que são a família que nos foi permitido escolher. Então, dada toda essa importância, é natural sofrer após uma decepção com um amigo. Veja, a seguir, algumas atitudes que irão te ajudar a lidar com tudo isso.

1 – Evite agir e dizer coisas por impulso

Quando estamos sob forte emoção podemos acabar tendo atitudes que não condizem com quem somos realmente. Dessa maneira, evite tomar uma atitude logo que ficar sabendo de alguma questão que te decepcione. Por mais que a vontade seja de tirar satisfação com o amigo imediatamente, procure se controlar.

Cada pessoa tem sua própria forma de se acalmar, mas, de maneira geral, atitudes que ajudam são: praticar uma atividade física, desabafar com alguém, ouvir músicas relaxantes e, até mesmo, chorar. Encontre o que surtir mais efeito para você, acredite, todo o esforço para se controlar irá valer a pena e te impedirá de fazer coisas das quais possa vir a se arrepender.

2 – Se dê tempo para assimilar o que aconteceu

Uma decepção vinda de alguém que gostamos muito e confiamos pode ser um grande baque, algo que pode ser difícil de assimilar rapidamente. Então, se dê tempo para digerir tudo e formar sua opinião. Se sentir vontade de se recolher por alguns dias, se respeite.

As coisas não precisam ser resolvidas imediatamente no calor do momento. Caso o amigo insista em querer falar contigo e você sentir que não é o momento, peça para que respeite seu tempo. Como mencionado anteriormente, tentar forçar pode piorar as coisas.


3 – Enxergue a história através da perspectiva do amigo

Por mais que esteja magoado e se sentindo enganado, procure fazer um exercício de perspectiva, se colocando no lugar do outro. Essa é a verdadeira empatia, que envolve as mais diferentes pessoas e situações, incluindo aquela que nos fez sofrer. Procure se ver na mesma situação, considerando todos os detalhes possíveis, isso te ajudará a enxergar seu amigo de forma mais humanizada.

4 – Decida se deseja ter uma conversa com o amigo

Embora o diálogo seja uma ferramenta poderosa para o entendimento, você não precisa se forçar a conversar com o amigo caso não sinta vontade. Mais uma vez, lembre-se de se respeitar e se abrir para essa conversa quando se sentir confortável. Apenas considere que pode ser importante ouvir diretamente do outro o que aconteceu, talvez, fazer esse esforço possa te ajudar a lidar melhor com tudo e amenizar seu sofrimento.

5 – Nunca se culpe por ter confiado em alguém

É bastante comum que pessoas que sofram decepções se culpem por terem acreditado no outro. Depois que tudo acontece, é fácil se culpar e pensar que poderia ter percebido que o amigo não estava agindo de maneira correta, como se os sinais fossem claros.

Caso se sinta dessa forma, procure ressignificar esse pensamento, pois não há nada de errado em confiar, pelo contrário, esse é um gesto muito bonito. Sinta orgulho por ser alguém que acredita nas pessoas a espera o melhor delas, além disso, certamente muitas correspondem o seu voto e o honram através de suas atitudes.

6 – Entenda que o erro de um não determina o erro de todos

Pessoas que estão decepcionadas costumam dizer que nunca mais irão confiar em ninguém, que todos são iguais e daí por diante. Entretanto, pensando racionalmente, sabemos que não é sempre assim. É claro que todo ser humano está sujeito a cometer erros, mas não significa que serão todos iguais. Nesse sentido, evite se fechar para novas amizades porque um amigo te decepcionou.



Às  vezes, esperamos mais dos outros porque estaríamos dispostos a fazer muito por eles.



7 – Identifique as lições que a experiência trouxe

Tudo na vida pode ter seu lado bom, até mesmo as situações mais dolorosas, pois ensinam poderosas lições. Procure refletir sobre a lição que essa decepção com uma amizade te trouxe. Talvez, pode ser ter mais atenção em quem confia, dar mais valor aos amigos que são verdadeiramente leais, entre tantos outros aprendizados. Lembrando que a ideia é aprender e não se culpar, portanto, siga essa linha de raciocínio ao fazer a sua reflexão.

Citações sobre decepção com amigos para refletir

Fique agora com algumas citações que falam sobre decepções com amigos para refletir.

  1. “Às vezes, criamos nossas próprias mágoas por meio da expectativa.”.
  2. “Você vai acabar realmente desapontado se achar que as pessoas farão por ti exatamente o mesmo que faz por elas. Nem todo mundo tem a mesma visão que você.”.
  3. “A decepção vem como um impulso para nos tornar mais fortes.”.
  4. “Às vezes, esperamos mais dos outros porque estaríamos dispostos a fazer muito por eles.”.
  5. “A decepção é apenas a ação do seu cérebro se reajustando à realidade depois de descobrir que as coisas não são como você pensava que eram.”.

Por mais dolorosa que seja essa situação, acredite, vai passar. Se dê seu tempo e com calma irá encontrar a melhor forma de lidar com tudo isso. Que tal ouvir então, uma linda canção que fala exatamente sobre esse assunto?  Você se surpreenderá! 

A canção "Everbody's Changing" (Todo Mundo está mudando)  da  banda Keane

"Everbody's Changing" é uma linda canção da banda britânica de rock Keane escrita pelos seus integrantes, Tom Chaplin e Richard Hughes . Lançado como single pelo selo Fierce Panda em maio de 2003, a canção alcançou a posição 122 nas paradas britânicas. Em 2006, uma lista do The Sun classificou-a como a 76ª melhor canção de todos os tempos. A letra fala de alguém lutando para se adaptar as mudanças ao seu redor, principalmente a mudança de comportamento de seus amigos. É difícil não se identificar com a letra, quando você pensa como você e seus amigos e ex-amigos mudaram... Eu, pessoalmente, também fico triste com essas mudanças, mas sei como superá-las! Supere também!...Não guarde mágoas! Linda semana!


Fontes de inspiração :
Imagens do Google Imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

6 comentários:

  1. Adriana, maisum lindo e tão bem elaborado artigo e o tema importante. Eu penso que quando há decepção com alguém é porque essa amizade não é muito sólida ou não tem razão de ser... Um beijo, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, você tem toda razão!!
      E também tem aquela momento em que a pessoa deposita tudo na pessoa, principalmente os anseios e depois se decepciona!!!
      A amizade verdadeira nunca morre!!
      Boa noite querida amiga!! Beijos!! :)))

      Excluir
  2. Ótimas dicas, Adriana. Eu mesmo ja me decepcionei com vários, ainda mais nessa pandemia. Mas é difícil. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, o pior é quando a decepção dói no coração da gente...
      Aí sei,. fica mais complicado não é?
      Agradeço por ter vindo deixar seu carinho amigo!!
      Tenha um lindo restante de semana! :)))

      Excluir
  3. algo recurrente, buena info para llevarlo mejor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, isso ocorre muitas vezes e precisamos estar preparados!!
      Um grande abraço querida e fico muito grata por sua presença!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.