E Viva o Rock!








O Dia Mundial do Rock que é comemorado anualmente em 13 de julho. Esta data é uma homenagem ao estilo musical do Rock n’ Roll, que revolucionou a música e o comportamento social da juventude na segunda metade do século XX. Afinal todo mundo tem um pouco de rock dentro de si, é ou não é?


Os grupos de rock, geralmente, são formados por um cantor, um baixista, um ou dois guitarrista e um baterista. A Banda The Beathes é um exemplo completo e clássico da força Rock And Roll!



Banda The Beathes



The Beatles foi uma banda de rock inglesa formada em 1960 na cidade de Liverpool. Formada por John Lennon (Vocal e Harmônica) Paul McCartney (Vocal e Baixo elétrico), George Harrison (Guitarra) e Ringo Starr (Bateria) é considerada a banda mais influente de todos os tempos.

Atualmente, o rock é um gênero musical composto por várias influências que são até mesmo antagônicas, mas que continua com o mesmo propósito original de lutar pela “liberdade de expressão”.

Mesmo sendo conhecido por Dia Mundial do Rock, esta data é comemorada especialmente no Brasil, graças a uma campanha promovida por duas rádios paulistas em 1990 que consagraram o dia 13 de julho como Dia do Rock. E o nosso rock nacional é muito rico com bandas incríveis!!



As bandas de rock brasileiras que marcaram gerações


Origem do Dia Mundial do Rock


Em 13 de julho de 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos.

O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e a fome na Etiópia.

O evento contou com a presença de renomados artistas e grupos de rock da época, como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou na Inglaterra e nos EUA), Eric Clapton, Black Sabbath, entre outros.

O show foi transmitido ao vivo para diversos países. Na ocasião, o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrando como Dia Mundial do Rock.





Phil Colins ( ao centro) propôs que o dia Mundial do Rock fosse lembrado no dia 13 de julho



As características marcantes do Rock


A palavra rock é uma derivação do termo em inglês rocking and rolling, que pode ser entendido como "balançar e rolar", sugerindo uma dança com conotação sexual. Assim, o rock já surge com uma aura transgressora e rebelde.

Mais do que um tipo de música, também tornou-se um estilo de vida, influenciando várias gerações.

São muitos os subgêneros que se formaram e cada um tem características próprias. Entretanto, podemos dizer que algumas são recorrentes, como:

Atitude rebelde e impositiva;
Ritmo contagiante;
Autenticidade;
Caráter contestador;
Envolvimento do público.




Meus ídolos do Rock: The Police, Pink Floyd, Guns N' Roses, Scorpions e Dire Straits



Instrumentos comuns no rock





O ritmo contagiante de uma banda de rock



Normalmente as bandas de rock contam com 4 ou 5 integrantes, sendo que a base para a sonoridade das músicas é feita a partir de uma guitarra elétrica, bateria, baixo elétrico e teclado ou sintetizadores digitais.

Há ainda algumas bandas que aliam outros instrumentos, como flautas transversais, saxofone e gaita, o que enriquece ainda mais as canções.


Os diversos estilos de rockComo foi dito, muitos tipos de rock surgiram, com variadas características, agradando um público diverso. Veja quais são esses estilos e as bandas representantes.


Rockabilly


Rockabilly é um dos primeiros sub-gêneros do rock and roll, tendo surgido nos Estados Unidos no começo da década de 1950, especialmente no Sul. Como gênero, mistura o som de estilos musicais como o música country, com o rhythm and blues, dando origem ao que se considera como o rock and roll "clássico". Podem ser citados como principais expoentes do estilo Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Elvis Presley, Buddy Holly, Bill Halley, Johnny Cash, Gene Vincent, Wanda Jackson, Eddie Cochran e Johnny Burnette.



Elvis é um representante do Rockabilly. Ouça Suspicicius Minds. É linda e vibrante! Está na minha página musical Vivendo Bem Feliz no Facebook!






Blues Rock

Blues-rock é um estilo musical híbrido que combina elementos do blues com rock and roll, enfatizando a guitarra elétrica. Começou a ser desenvolvido como um estilo distinto em meados da década de 1960 na Inglaterra e nos Estados Unidos com o trabalho de bandas como Cream, The Rolling Stones e Creedence Clearwater Revival, bandas de rock que experimentavam a música de artistas de blues como Elmore James, Howlin' Wolf e Muddy Waters. No Brasil, Raul Seixas, Rita Lee & Tutti Frutti e Made in Brazil foram pioneiros do gênero. Adoro a canção Proud Mary do Creedence Clearwater Revival. É empolgante!

 


Hard Rock


Hard rock é um estilo musical, subgênero do rock que tem suas raízes do rock de garagem e psicodélico do meio da década de 1960, que se caracteriza por ser consideravelmente mais pesado do que a música rock convencional, e marcada pelo uso de distorção, uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos. A formação típica era constituída por bateria, baixo, guitarra, e algumas vezes, um piano ou teclado, além de um vocalista que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos.


Enquanto o heavy metal é mais sombrio, o hard rock te anima, eleva. Bandas como The Who, Van Halen, Jimi Hendrix Experience, Led Zeppelin foram os grandes pioneiros. Mas as bandas que amo e representam esse estilo são AC/DC , Whitesnake, Scorpions, Def Lepard, Queen, Guns N' Roses, Extreme, Kiss, Bom Jovi e muitos outros... Já editei diversos vídeos com essas bandas no meu canal no YouTube. November Rain, dos Guns N'Roses é só uma pequena amostra...





Punk Rock


Punk rock (ou simplesmente punk) é um movimento musical e cultural que surgiu em meados da década de 1970 e que tem como características principais músicas rápidas e ruidosas, com canções que abordem ideias políticas anarquistas e revolucionárias. Também abordam em suas letras problemas sociais como o desemprego, a guerra, a violência e drogas. Bandas como Ramones, Dead Kennedys, Green Day e Sex Pistols são os maiores representantes.


Heavy Metal


Heavy metal (ou simplesmente metal) é um gênero do rock que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, As bandas que criaram o heavy metal desenvolveram um som massivo e encorpado, caracterizado por um timbre saturado e distorcido dos amplificadores, pelas cordas graves da guitarra para a criação de riffs e pela exploração de sonoridades em tons menores, dando um ar sombrio às composições. O Allmusic afirma que "de todos os formatos do rock 'n' roll, o heavy metal é a forma mais extrema em termos de volume e teatralidade".

As primeiras bandas de heavy metal como Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath atraíram um grande público, apesar de muitas vezes serem desdenhadas pelos críticos, um fato comum em toda a história do gênero. O Motörhead introduziu a sensibilidade do punk rock e uma ênfase crescente na velocidade. Bandas do New Wave of British Heavy Metal como Iron Maiden e Saxon seguiram o mesmo caminho. Eu adoro o Mettalica, uma banda incrível!

 



E o rock continua com suas ramificações:


1- Garage Rock - Rock de garagem - em inglês, garage rock é um estilo de rock and roll bruto e energético que floresceu em meados da década de 1960, notadamente nos Estados Unidos e no Canadá. tantas bandas de garagem! The Beathes é uma super representante deste estilo musical!

    


2- Rock psicodélico ou Rock psicadélico
é um subgênero do rock que se desenvolveu na metade da década de 1960 e que influenciou a psicodelia. Costuma usar novas técnicas de estúdio e trazer características da música da Índia, como os pedais e o raga. Pink Floyd é um de seus maiores representantes!

  


3- Rock progressivo
é um gênero do rock que surgiu no fim da década de 1960, na Inglaterra. Tornou-se muito popular na década de 1970 e ainda hoje possui muitos adeptos. Queen é uma banda que representa esse sub gênero do rock.

           


4- Glam Rock é um subgênero do rock criado na Inglaterra. Foi um estilo de música nascido no final da década de 1960 e popularizado no início da década de 1970. O Glam (também conhecido como Glitter Rock) foi marcado pelo excesso na produção – tanto na roupa (lurex, lantejoulas, paetês, saltos plataformas) e maquiagem (cílios postiços, batons e sombras em cores vibrantes, purpurina), quanto na atitude (era importante ‘posar’ ou seja, criar um personagem). Tudo com muito glamour. E claro que o camaleão David Bowie é o maior representante!

    



5- Folk Rock é um gênero musical que combina elementos do folk e rock. O termo surgiu nos Estados Unidos e Canadá em meados da década de 1960. O som era composto por harmonias vocais afinadas e uma abordagem limpa para a utilização de instrumentos elétricos como a guitarra elétrica. Simon and Garfunkel é um representante de peso.

      


6- New Wave é um gênero musical do rock surgido no final da década de 1970 ao lado do punk rock. O termo "new wave" engloba vários estilos musicais orientados ao rock e ao pop. INXS é uma grande representante!




7- Rock alternativo é um gênero de rock surgido na década de 1980 que se tornou bastante popular na década de 1990. Pearl Jam é uma banda de peso neste gênero!

      



8- Grunge é um subgênero do rock alternativo que surgiu no final da década de 1980 no estado americano de Washington, principalmente em Seattle, inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock. Minha preferida deste gênero é Creed!



A Edição inédita da Semana é de uma banda de Hard Rock: Van Halen


Can't Stop Lovin' You" é uma canção da banda de hard rock Van Halen. Foi lançada como terceiro single de seu décimo álbum, Balance, de 1995. A canção foi escrita por todos os membros do Van Halen e é sobre amor e amizade eterna. Tomara que apreciem!


E viva o Dia Mundial do Rock!

 


Fontes de Pesquisa:




Imagens do Google editadas por Adriana Helena

Vídeos do YouTube e do Canal de Adriana Helena

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. Postagem maravilhosa, Adriana. E como eu amo. Pena que o gênero a cada ano fica ainda mais desvalorizado e esquecido no Brasil. É mt triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, que bom que gostou querido amigo!! Fico tão feliz!!
      Você tem razão, nós precisamos resgatar o rock com urgência aqui no Brasil!! Tenha um feliz dia do rock amigo!!!
      Tenha uma semana maravilhosa!! :)))

      Excluir
  2. Oi, Adriana!!
    Há quem afirme que o rock está morrendo. Eu digo que se depender de mim, jamais morrerá. Gosto de todas as vertentes, incluindo aqui o rock nacional :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, muito obrigada pelo carinho da presença querida!!
      E é isso aí!! Nós roqueiras de plantão jamais deixaremos o rock morrer!!
      Simmm o rock nacional tem maravilhas que adoro!!
      Aliás o rock é bom em todas as fases e ramificações!! É vida!!
      Beijos amiga e obrigada pela presença linda!!
      Tenha uma ótima semana!! ;))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.