Empatia: A dor do outro também nos afeta!






O artigo dessa semana é para esclarecer o caso das  pessoas que absorvem demais as dores dos outros e do mundo e como isso afeta sua vida e sua saúde. 
É um assunto complexo e instigante e vai te ajudar a compreender melhor as pessoas altamente sensíveis.

O que é empatia?

Você já ouviu falar sobre empatia? Basicamente, consiste na capacidade psicológica para sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Com isso, uma seleta parcela da população é acometida por uma personalidade empata.

Os empatas são indivíduos altamente sensíveis, que têm uma grande capacidade de sentir o que as pessoas ao seu redor estão pensando e sentindo. Os psicólogos podem usar o termo empatia para descrever uma pessoa que assume a dor dos outros às suas próprias custas.

Empatas costumam cultivar bem as amizades, mas como sentem literalmente o que seus amigos estão passando, podem ser dominados pela ansiedade ou pela raiva. Os empatas tendem a considerar os problemas dos outros como se fossem seus. Muitas vezes é difícil estabelecer limites.

Um estudo publicado no PubMed já chegou a estabelecer uma relação entre a empatia e a ansiedade. As multidões podem parecer particularmente opressoras para os empatas, que muitas vezes são altamente sensíveis a certos ruídos e conversas incessantes.


Como saber se você tem personalidade empata?

Uma especialista do assunto, chamada Judith Orloff, chegou a escrever um Guia de Sobrevivência do Empata, em que faz um questionário para avaliar se a pessoa tem ou não essa personalidade. A ideia é perguntar a si mesmo:

Fui rotulado como “muito emocional” ou excessivamente sensível?

Se um amigo está perturbado, eu também começo a sentir isso?

Meus sentimentos são facilmente feridos?

Estou emocionalmente esgotado por multidões, preciso de um tempo sozinho para reviver?

Meus nervos ficam em frangalhos com barulho, cheiros ou conversa excessiva?

Prefiro ir para os lugares de carro para poder sair quando quiser?

Devo comer demais para lidar com o estresse emocional?

Tenho medo de ser envolvido por relacionamentos íntimos?


De acordo com Orloff, se a pessoa responder "sim" a pelo menos uma dessas perguntas, é parcialmente empata, mas se responder ''sim'' a mais de três, é bem possível que tenha essa personalidade em questão.

Segundo a especialista, reconhecer que é um empata é o primeiro passo para controlar suas emoções, em vez de se afogar constantemente nelas. 

A especialista ainda ressalta como gerenciar sua empatia sem ser drenado: definindo limites saudáveis, ignorando seu crítico interno e praticando autocompaixão. Procurar ajuda com um psicólogo também é uma dica de ouro, caso o excesso de empatia esteja te trazendo sofrimento.


O excesso de empatia traz intenso sofrimento



Amigos, não é fácil ser  uma pessoa que sempre profunda empatia pela dor do outro. O   "Empata" que seria o mesmo que sensitivo,  é aquela  pessoa que absorve as emoções e os sentimentos dos outros, que precisa de relacionamentos honestos e pode até adoecer emocionalmente e/ou fisicamente quando em contato com gente mal-intencionada. Sim, isso é verdade!


Agora farei algumas considerações sobre esse assunto com base nos escritos da psicóloga Maraci SantÁna, criadora de grupos de terapia temáticos. Ela assim afirmou: 


Em primeiro lugar, entendo que tudo é energia e que estamos, o tempo todo, trocando com outros humanos, com os animais, com os vegetais, com os minerais, com o que é material, com o que é imaterial, com o que vemos, com o que nem percebemos.

Em segundo lugar, não admito a hipótese de que alguém seja todo o tempo bem-intencionado, porque, em maior ou menor grau, temos os dois lados.

E em terceiro lugar, embora sejamos todos sensitivos de um jeito ou de outro, creio que há criaturas mais sensíveis, assim como há as mais fortes, as mais inteligentes, as mais bondosas.

Os empatas precisam de relacionamentos honestos? Quem, meu bom Deus, não precisa? E nem consigo imaginar de pronto uma situação em que alguém precise de um relacionamento desonesto. Só que a honestidade ainda não é um pilar deste mundo. Precisamos evoluir um bocado também sob esse aspecto.

Então, o ideal é que eles sejam preparados, desde cedo, para lidar com essa sensibilidade exacerbada, para que a usem de forma educada, com sabedoria, de maneira que possam se proteger quando necessário e ajudar quem precisa, sempre no limite das suas forças.

Sensibilidade exacerbada provocada pela empatia


Maneiras da pessoa sensitiva se manter saudável: 

A meditação, o contato com a natureza, são excelentes, especialmente para eles. Mas o grande lance está no autoconhecimento. É preciso que cada um descubra o que o deixa tão vulnerável.

Porque ser sensível é diferente de ser vulnerável, de estar à mercê, de ser um refém. E ninguém tem poder sobre nós, além daquele que nós mesmos concedemos, conscientemente ou inconscientemente, que podemos retomar a qualquer momento, já que ele, de fato, jamais sai das nossas mãos.

Os sensitivos precisam se conhecer e refletir sobre essas fragilidades, que costumam resultar da forma como eles percebem a vida, dos seus valores, das suas crenças. Não apenas por eles, mas por todos os que os cercam, inclusive outros empatas e pessoas de má índole, que não são totalmente refratárias às energias benfazejas que podem vir a ser a mola propulsora para uma transformação, para que aconteça o bem que, naquelas criaturas, ainda não se fez.

Há um texto atribuído a Chico Xavier que diz que, para todos os males, só existe um medicamento de eficiência comprovada, que é continuar na paz, compreendendo, ajudando, aguardando o concurso sábio do Tempo, porque quem eu sou interfere diretamente naqueles que estão ao meu redor.

Assim, se você for um empata, ou mesmo que não seja, tenha em mente que qualquer relacionamento é sempre uma via de mão dupla, que você pode e deve, recebendo o mal, entregar o bem, porque você será o primeiro a dele se beneficiar. E o Universo agradecerá!

Starman- O Homem das Estrelas


E falando em  universo a canção da semana é do meu ídolo  David Bowie chamada Starman (Homem das Estrelas) 

A incrível música foi  composta em 1972 por David Bowie para o álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. A canção fala da salvação esperada do céu e a mensagem veio de Ziggy Stardust,  o astronauta,  representada pelo próprio Bowie.É uma  canção  enigmática que mistura religião e astronomia. 

Com certeza a melodia da canção do  Bowie vai lhe soar familiar sabe o porquê? 

Porque a  banda Nenhum de Nós lançou uma versão dessa música com o titulo "O Astronauta de Mármore" em 1989 no álbum Cardume. Segundo Thedy Correa, vocalista da banda, em entrevista à revista BIZZ, a canção foi apresentada ao próprio Bowie, que aprovou a versão. E agora, a minha edição!! Tomara que apreciem!! Linda e especial semana!



Imagens do Google Imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

6 comentários:

  1. Texto tão apropriado, Dri. Ainda mais com essa perda trágica da Marília Mendonça. É tudo muito difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, muito obrigada amigo!
      Precisamos tanto de um pouco de empatia, se saber se colocar no lugar do outro!! Essa perda precoce da Marília Mendonça nos mostra o quanto somos pequenos nesta imensidão....
      Linda semana amigo!! :))))

      Excluir
  2. Oi, Dri!
    Tudo que é bom também tem que ter sua medida. A pessoa que sente muita empatia é também uma pessoa de humor variável e de difícil convivência. Sofrem e faz sofrer quem convive com eles. Canalizar essas sensibilidades para realmente ajudar o outro, fará bem à todos!
    Sabe que eu nunca tinha pensado no sentimento de empatia em sua forma exagerada e achei assustador :D
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, que alegria recebê-la nestes tempos tão difíceis!
      Menina, os empatas geralmente são pessoas facilmente irritáveis e muitas vezes para não estourarem, se isolam em seus mundos...
      Com certeza a forma exagerada de empatia é assustadora querida, essa observação renderia um ótimo texto seu Luma!!
      Tenha uma semana de muita paz!!
      Beijos!! :)))))

      Excluir
  3. Olá Adriana
    Nem sabia que empatia era isso
    Pra mim era o mesmo que simpatia, rsrs
    Eu me considero uma pessoa empata
    Pois sofro muito com que o outro sofre.
    Levo pra mim o sofrimento do outro.
    Amei a música, realmente eu já a conhecia na versão do Nenhum de Nós.
    Linda ela na versão original, amei.
    Olha, eu mudei o nome do meu blog, não é mais Minha Literaturinha, é Menina Maria, a alegria de Deus.
    O link:
    meninamariaaalegriadedeus.blogspot.com
    Falei que só voltaria em janeiro mas deu pra voltar antes e com novidades.
    Depois você passa lá, está até com novo banner, está bem bonito e colorido, espero que goste.
    Grande abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, é verdade, são tantos sentimentos envolvidos que até nos perdemos nos termos...O "Empata" que seria o mesmo que sensitivo) é a pessoa que absorve as emoções e os sentimentos dos outros. Você é extremamente sensível querida!! :))

      Ah, que legal que tenha modificado seu blog!! É muito bom renovar, se abrir para novos ares!! Vou lá agora mesmo conhecer o seu novo projeto e trabalho!!!
      Um grande beijo e uma semana linda querida! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.