Billy Paul e seu incrível repertório musical de Soul







Nesta semana minha homenagem musical vai para um cantor de soul exemplar:  Billy Paul (nome artístico).  Seu verdadeiro nome é Billy Williams e ele foi um famoso cantor de soul de personalidade marcante por ter um estilo vocal variado – ora em tom suave, ora em um tom mais rouco.  Se você não conhece, vai se surpreender! 


Billy Paul nasceu no dia 1 de dezembro de 1934, na Filadélfia, Estados Unidos e iniciou  sua carreira aos 11 anos, participando de alguns programas em uma rádio local. 

O gosto pela música foi influência da própria família, que colecionava discos de vinil. A mãe de Billy teve muitos discos de jazz – fazendo com que o gênero fosse determinante no gosto musical e no jeito de cantar, do filho.

No início da década de 1950, o americano contou com o apoio dos músicos Tadd Dameron e Jackie Davis. Juntos, gravaram o primeiro álbum de Paul, intitulado Feelin' Good at the Cadillac Club, de 1968.

O disco não teve grande alcance e Paul acabou sendo convocado para as Forças Armadas do Exército, em 1957. Durante o serviço, o cantor se juntou a outros companheiros que gostavam de cantar e tocar, e criaram uma espécie de banda.

O simpático, carismático, talentoso e saudoso Billy Paul


Após ser dispensado do Exército, Billy formou um grupo oficial do gênero, dessa vez com o pianista Sam Dockery e com o baixista Buster Williams. Em 1970, com a equipe, o cantor divulgou seu segundo álbum de estúdio, nomeado Ebony Woman. A faixa-título – gravada pela primeira vez quase dez anos antes – fez sucesso internacional com o material.

O terceiro álbum lançado pelo artista chegou às lojas em 1971, chamado Going East. Mas a estreia de maior sucesso foi conquistada pelo quarto disco, intitulado 360 Degrees of Billy Paul, de 1972. "Me and Mrs. Jones" tornou-se o maior hit de Paul – regravado até hoje por outros artistas. Na época, a canção alcançou o topo das paradas R&B. 

O single também lhe rendeu um Grammy de Melhor Vocal Masculino do estilo. Ouça que som maravilhoso! Essa música é uma viagem  de tão linda! 

 


War of the Gods foi o quinto álbum estreado pelo americano, em 1973. A compilação contou com o destaque da música "Thanks for Saving My Life" e com a regravação de "Your Song" – single de Elton John. Agora eu cheguei onde eu mais queria: na minha última edição da canção 
 "Your Song". Eu me encantei com a sonoridade, a beleza e a harmonia da música, principalmente depois que fiz a tradução . Com certeza ela vai te acalmar...É maravilhosa....

Cena da Animação Soul onde a música traz equilíbrio e  harmonia para a vida

Nos anos seguintes de sua carreira,  Billy Paul apostou na divulgação de alguns novos álbuns, mas não conseguiu a projeção dos anteriores. Ele ainda segue fazendo sucesso com suas coletâneas e com as incríveis apresentações de suas antigas canções até seu falecimento em 24 de abril de 2016, devido a problemas de saúde, causados por um câncer pancreático, uma perda irreparável para a música.

Mais detalhes da canção “Your Song”

Um dos maiores clássicos da carreira de Elton John, a linda e romântica “Your Song” já rendeu dezenas de covers por parte de artistas consagrados. Ao longo das décadas, muita gente tentou imaginar quem seria a pessoa que inspirou a canção, mas a verdade é que não existe exatamente uma musa (ou muso) inspirador(a).

A letra de “Your Song” é de Bernard Taupin, o maior parceiro artístico da carreira de Elton John. Taupin escreveu os versos em poucos minutos, enquanto tomava café-da-manhã na casa dos pais de Elton John, no final dos anos 60 em 1967 (ele tinha apenas 17 anos).  Elton John, por sua vez, pegou a letra e fez a música ao piano logo em seguida. Em cerca de uma hora eles produziram um dos maiores hits da história.



Cena da criação de Your Song extraída do filme "Rocketman , a cinebiografia do cantor Elton John 


Entretanto, como já é sabido, o maravilhoso e saudoso Billy Paul, fez o cover mais lindo desta canção,  que é simplesmente fora de série!
Paul foi identificado por seu estilo vocal diversificado, que variava de suave e emotivo a baixo e rouco. Billy Paul fez muito sucesso com a gravação de "Your Song", composta por Elton John e Bernie Taupin em 1967. A música fazia parte do disco 360 degrees of Billy Paul, lançada em 1973, o álbum de maior sucesso entre os 15 que o artista produziu.
Esta versão tem um clima mais soul,  e deixou a canção muito legal. Talvez por isso, aliado ao vozeirão de Billy Paul, seja o cover mais célebre de todos os tempos. E convido você a ouvir com a tradução e com as mais belas cenas da Praia do Iate Clube e do Sacre-Coeur! Se quiser ver o meu passeio de bike na Praia é só clicar aqui A Beleza da Praia do Iate Clube em Vitória ao som de Bill Paul. Você vai adorar!! Até mais gente linda e querida!!
           
Inspiração & Pesquisa
Imagens do google  imagens e arquivo pessoal de Adriana Helena
Video do Billy Paul do Canal de Adriana Helena no YouTube

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. Quanta curiosidade maravilhosa, Dri. E ainda não consegui ver essa animação. Acho que o trailer saiu antes da pandemia e me animei pra ver, mas aí veio esse caos...Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, essa animação é linda, linda, linda, recomendo imensamente!!
      Pois a pandemia virou o nosso mundo de ponta cabeça amigo e as consequências psicológicas nos afetam imensamente, sem contar as físicas...Por isso que essas animações trazem um pouco de paz e alegria para nós com o auxílio da música, neste caso o soul, é maravilhoso!!!
      Um abraço do tamanho do mundo!!
      Tenha uma linda semana!!

      Excluir
  2. Por aqui, um bom conteúdo cultural, arte para além do lugar comum. Gostei de ler e ouvir.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio, muito boa tarde amigo!!
      Alegre fico com a sua especial visita, muito obrigada!
      Os vídeos são todos temáticos de acordo com o artigo da semana!!
      Eu surpreendi-me com o talento do Billy Paul, ele foi mesmo um artista de soul incrível!!
      Abraços e uma ótima semana!!!

      Excluir
  3. Oi, Adri, querida!

    Já conhecia o nome de Billy Paul, mas não sabia nada de sua vida. Vc é uma ótima pesquisadora.
    Adorei as canções, sobretudo "Your Song" e me deliciei com a musicalidade e ternura dessa voz.
    Precisamos muito de escutar música boa para que desanuviemos o ambiente pandémico. As coisas já estiveram bem piores. O melhor está para vir, acredito.
    Seus posts nos põem para cima. Tem noção disse? Obrigada!

    Agradeço seu post tão detalhado. Me fez sonhar.

    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Céu, que alegria que tenha vindo ler esse artigo muito especial, da obra de Billy Paul!! Apenas no vídeo que editei usei imagens da minha cidade, das praias e das montanhas para ficar bem agradável!!
      Sim, com certeza escutar uma bela canção alivia essa sensação de impotência que estamos em razão da pandemia, e mais ainda, com o início de uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia!! Que coisa triste!
      Espero que tudo se resolva o quanto antes amiga!!
      Se cuida muito!!
      Beijos e uma semana agradável, na medida do possível!! :))))

      Excluir
  4. Respostas
    1. Antonio, muito obrigada!!
      Como nós mulheres precisamos lutar com fervor para poder ter o mesmo direito dos homens!! Ainda está complicado, mas seguimos com a luta!!
      Obrigada pela lembrança, pelo carinho!!
      Maravilhoso final de semana!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.