Tracy Chapman e a incrível canção Baby Can I Hold You







Essa é a canção que mais aprecio na primavera... Essa é a música que mais me aproxima da beleza, da delicadeza e do amor. Baby Can I Hold You, da Tracy Chapman, é uma viagem dentro dos mais profundos sentimentos...

Baby Can I Hold You é o terceiro single da cantora e compositora Tracy Chapman lançado em 1988.

Chapman posteriormente regravou a canção na forma de um dueto com Luciano Pavarotti para o CD Pavarotti and Friends for Cambodia and Tibet, que é maravilhosa.

Foi a décima canção mais tocada nas rádios brasileiras em 1988.

A canção é suave como a brisa soprando o dente-de- leão


A carreira de Tracy Chapman


Nascida em Cleveland, Ohio, e graduada em Antropologia e estudos Africanos pela Universidade Tufts depois de ganhar uma bolsa de um programa social, Tracy tem uma das vozes mais poderosas e socialmente ativas dos anos 80 e 90 (e até dos 2000!).

A música foi a linguagem que ela encontrou para se expressar desde muito pequena, quando sua mãe conseguiu lhe dar um ukulele mesmo dependendo de ajuda do governo para sobreviver depois de um divórcio complicado. Em entrevista ao The Guardian em 2008, ela relembra a infância:

A cidade de Cleveland havia sido forçada a integrar as escolas, então eles estavam levando crianças negras às vizinhanças brancas, e crianças brancas às vizinhanças negras, e as pessoas estavam chateadas com isso, então aconteciam protestos das raças. Muitas das crianças passavam mais tempo fora da escola do que dentro, mas eu sempre amei a escola e pensei que era minha forma de sair de Cleveland, de sair da pobreza.

Tracy Chapman em uma de suas últimas aparições, em 2015

Essa paixão pelos estudos, segundo ela, fez com que ela sofresse bullying constantemente — além, obviamente, das questões raciais. Tudo isso deixa bem evidente o porquê de Chapman ter se transformado em uma das cantoras que mais abordou temas de injustiças sociais e raciais em suas canções, além do puro amor, é claro.

Em 1988 vieram alguns dos maiores exemplos disso em seu disco homônimo de estreia, que lhe rendeu seis prêmios no Grammy — inclusive o de Álbum do Ano e de Melhor Artista.

Colhendo os louros do seu talento, Chapman em seu disco de estreia, ganhou 6 prêmios Grammy


Até hoje, não é muito claro se Chapman se aposentou ou não. Seu último disco, Our Bright Future (2008), nos presenteia com algumas de suas canções mais belas como é o caso de “I Did It All”.

Tracy ressalta que finalmente estava livre do contrato que assinou nos seus 20 anos de idade e poderia “fazer o que quisesse”. Ao que parece, ela resolveu tirar um merecido descanso, e é óbvio que ela ainda pode retornar em algum momento.

A última aparição dela foi em 2015, quando esteve no programa de David Letterman tocando uma versão emocionante de “Stand by Me”. E eu sempre estou à espera do retorno dessa sensível e brilhante cantora.


Baby Can I Hold You ( Baby, posso te abraçar?) é um verdadeiro clássico! 

Baby, posso te abraçar, é  capturar o desejo de ser bem tratado pelo companheiro (a)  e de ouvir as palavras certas, na hora certa  para manter o amor e a  intimidade.

Este é um clássico de Tracy Chapman  no seu apogeu no final do século XX.

Chegou ao número 1 em Portugal e também apareceu na Billboard Hot 100 dos EUA, bem como nas paradas de  muitos países sendo a canção mais tocada aqui no Brasil em 1988.

Ouvir Baby Can I Hold You é como escutar a chuva caindo


Data de lançamento de 'Baby Can I Hold You'

Esta faixa foi lançada em 15 de abril de 1988 como parte do primeiro álbum de Tracy, que se intitula Tracy Chapman . E esse projeto foi lançado pela Elektra Records. Foi o terceiro single que Tracy lançou dela Tracy Chapman álbum.

Além desta faixa, Tracy Chapman também gerou dois outros solteiros poderosos, incluindo o icônico “ Fast Car “. 


O significado da Letra da canção


'Baby Can I Hold You' de Tracy Chapman aborda claramente algumas das frases mais comuns usadas em relacionamentos românticos e como elas são valiosas.

O escritor discute uma frase particular em cada verso, enquanto se concentra em como seu parceiro falhou em proferir essas palavras no momento certo.

Por que "Eu Te Amo" não é dito tão facilmente?


No verso inicial, por exemplo, ela destaca como seu companheiro acha difícil pedir desculpas ou pedir perdão (no segundo versículo). O terceiro versículo também mostra o comentário do escritor sobre como a frase 'Eu te amo'  não é dita facilmente.

O refrão tem uma reviravolta interessante, no entanto, no sentido de que a cantora parece estar dando ao parceiro uma pista sobre as palavras que realmente ressoam ou lhe fazem mais bem.

Aparentemente, se este parceiro fosse sensível o suficiente para confessar seu desejo de tê-la em seus braços, ela estaria bem. 

Em essência, o cantor parece enviar uma mensagem de que, embora as frases anteriores sejam importantes em todos os relacionamentos, é realmente a intenção e as ações que as acompanham que mais importam.

Pois é amigos, e sem mais delongas fiquem com a canção, pois a versão original com a própria Tracy Chapman, acabou de ser liberada no YouTube para visualização, o que me trouxe uma profunda alegria! Essa é para vocês, com todo o meu amor!



Biografia & Pesquisa

Imagens do Google Imagens 

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

6 comentários:

  1. Ficou maravilhosa e com cada palavra bem colocada , explicada por aqui. Lindo demais,Adriana!

    beijos, ótimo dia! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, obrigada querida, pelas lindas palavras!!
      Tenha um maravilhoso final de semana, que tudo fique bem!
      Beijos! :))))

      Excluir
  2. Olá Adriana, amei a história da canção e da cantora Tracy Chapman, eu não conhecia!
    Olha querida, precisava de um grande favor seu. Eu queria saber como que faz para ganhar dinheiro com o blog, você saberia me ensinar? Vou deixar aqui meu e-mail, caso você saiba e queira m ensinar, posso até te pagar por isso.
    Meu e-mail é larissa.coriemariae@gmail.com.
    Aguardo você, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Larissa!! Que bom que gostou da canção!!
      Eu já te enviei um e-mal explicando como fazer a inscrição do Adsense querida, você mesma pode fazer tudo sozinha!!
      Tenha um maravilhoso final de semana!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.