Memórias da Chuva com Paul Denver e os artistas brasileiros que cantavam em inglês nos anos 70




A chuva chove mansamente…
como um sono Que tranquilize,
pacifique, resserene…
A chuva chove mansamente…
Que abandono!

A chuva é a música de um poema de Verlaine…

E vem-me o sonho de uma véspera solene,
Em certo paço, já sem data e já sem dono…
Véspera triste como a noite, que envenene
A alma, evocando coisas líricas de outono…

(Cecilia Meireles, Nunca mais e poema dos poemas)

Saudades da Chuva e de sua singela poesia

A Poesia da Chuva


Você já sentiu saudades da chuva? Do cheirinho úmido provocado pelas gotas de chuva caindo no telhado ou em um ramo de flores que perfuma todo o ambiente?  Aqui no Espírito Santo, o sol está castigando e o calor está extremo. Tudo porque a chuva se foi. Estamos há quase dois meses sem as gotas mensageiras da vida e a natureza já começa a amarelar paulatinamente...

O que ameniza esse sofrimento é falar da chuva e dos grandes intérpretes, sejam poetas ou cantores,  que também a tem como fonte única de inspiração. 

A batalha para conquistar um lugar  no mercado internacional 

É sabido que nos anos 70, discos com trilhas de novelas eram um enorme sucesso, os de trilha nacional e também internacional.


Era uma grande oportunidade para novos artistas entrarem nestes discos, porque era meio caminho andado para o sucesso. Mas o mercado nacional sempre foi muito disputado, e grandes artistas da MPB surgiram naquela época, boa parte deles, graças às suas músicas terem sido incluídas nas novelas.

Neste sentindo alguém teve uma brilhante ideia: que tal lançar novos artistas nacionais cantando em inglês? Assim, teriam uma maior chance de serem escalados para as trilhas de novelas, além de poderem ser lançados também no mercado internacional. As rádios da época davam preferência para as  músicas estrangeiras, então essa seria a solução, a princípio...


Os anos 70 e a batalha dos artistas brasileiros para serem reconhecidos


Foi uma boa jogada! Diversos artistas alcançaram o estrelato e muitos deles vivem daqueles sucessos até hoje, fazendo pequenos shows. Na época, pouca gente sabia que eles eram brasileiros, a até hoje tem gente que duvida de alguns! E muitos deles não faziam ideia do que estavam dizendo quando cantavam! rsrs 

Outros, até faziam, mas tinham uma pronúncia tão ruim, que os mais atentos chegavam a desconfiar da nacionalidade. Mas é claro que existiram os super talentosos e é a partir de agora que você será apresentado a quatro deles.

Artistas Brasileiros que cantavam em inglês nos anos 70

1-Dave Maclean  (José Carlos Gonzales)


Eu já escrevi sobre e editei no meu canal no YouTube,   artistas da época  muito talentosos que cantavam em inglês.  Um deles é  Dave Maclean, cantor e compositor brasileiro  que emplacou vários hits. "Me and you" ,  é de uma simplicidade e delicadeza extrema, ouça:


 2Steve MacLean  (Hélio Costa Manso)

Outra canção arrebatadora é "True Love," de Steve MacLean, nome artístico de Hélio Costa Manso, também um cantor brasileiro, ex-vocalista, guitarrista e líder do grupo de rock The Mustangs. Steve enveredou pela carreira solo nos  primeiros anos da década de 1970 obtendo muito sucesso com True love, tema da novela global O Grito (1975). É uma canção fora de série:


3- Banda Pholhas 

Até banda cantando em inglês apareceu.  "She Made Me Cry" é uma canção da banda brasileira Pholhas lançada em 1973. A banda Pholhas foi criada em 1969.  Na época, o grande público chegou a pensar que os PHOLHAS fossem estrangeiros, mas os rapazes sempre fizeram questão de explicar que eram apenas 4 músicos brasileiros cantando em inglês, tendo como objetivo internacionalizar seu trabalho. 


4- Paul Denver (Carlos Alberto de Souza)

Surgiu, também neste meio tempo o artista Paul Denver, nome artístico de Carlos Alberto de Souza (o Carlinhos de Souza), que naquela época gravou , Rain and memories, além de Children.

Paul Denver é ex integrante do grupo buttons, além de fazer parte no inicio dos anos 60 do grupo do Erasmo Carlos onde foi guitarrista.

Fazia parte dos cantores que cantavam em inglês e não podiam aparecer na capa dos discos por exigência das gravadoras na época.

Rain And Memories - as lembranças da chuva


Rain and Memories é  considerada uma das mais belas músicas dessa safra de brasileiros cantando em inglês. Tem uma letra e uma melodia incomum que se destaca entre todas as demais canções da época. É simplesmente adorável e convido você para apreciar comigo, neste instante, a  edição inédita  da chuva e sua delicada melodia... Tem imagens do filme Diário de uma Paixão que vale a pena você ver! Até a próxima gente!




Biografia- Canal de Adriana Helena no YouTube

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

5 comentários:

  1. Quanta curiosidade incrível, Dri. Eu nao sabia de nada disso. Adorei ler cada uma. Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, agora estou mais para editar vídeos do que para escrever no blog...rsrs
      Fiquei feliz demais que tenha vindo dar uma conferida no artigo!
      Beijos e uma semana maravilhosa!!! :))))

      Excluir
  2. Faltaram alguns girassóis!!! rsrs.
    Bom dia, Dri. Demorei para comentar porque não gosto de ser o primeiro, mas como não apareceu ninguém, então vai eu mesmo.
    Existia um motivo muito forte que provocou o aparecimento de muitos cantores brasileiros cantando em inglês naquela época: os direitos autorais e, consequentemente, o custo da licença de uso em trilhas de filmes ou novelas eram altíssimos quando se tratava de música internacional. Então, depois do primeiro a se aventurar, a mídia viu um jeitinho de driblar isso.
    São inúmeros artistas que apareceram nessa época, como Jessé, Fábio Júnior, Michael Sulivan, Christian e Ralph (ainda cantavam solo, formando dupla bem depois), e vários outros. O interessante é a quase padronização no estilo musical, partindo para algo bem simples na letra, enquanto a música levava quase todo o corpo da canção. Isso acontecia mais pela dificuldade da língua do que pelo talento do artista.
    Como você bem citou, muitos eram extremamente talentosos, se adaptando à pronuncia até com certa facilidade, mas alguns outros eram quase um desastre. Hoje em dia se aprende inglês desde criancinha, mas na época era coisa para poucos. Sempre achei, isso já pelos anos 80, que esse pessoal deveria ter se atrevido ao rock, ou algo mais pesado. Mas aí voltamos ao empecilho da língua. Uma pena.
    Um show de recordações e uma verdadeira aula, Dri. Abração, moça, e lindo fim de semana pra ti.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcio, como vai querido amigo?
      Me perdoe por ter demorado a responder! Estou em fase de estudos que exigem bastante disciplina e por isso os blogs ficaram um pouco em pausa...Mas continuo escrevendo sobre música por aqui, pois editar tornou-se um grande remédio para aliviar as tensões do dia a dia! :))))
      Neste artigo aproveitei para inserir as músicas de brasileiros que já havia editado no meu canal no YouTube e até me emocionei com eles, pois faz tempo que eu havia publicado...
      Gostei demais das suas explicações e percebi o quanto entende de música, de boa música é claro!!
      Eu também teria ficado super feliz se os artistas brasileiros dos anos 80 tivessem se atrevido no rock progressivo...Aí sim fariam um sucesso estrondoso!! Mas aqui no Brasil as pessoas preferem "sofrência" desde os anos 60...rsrs E hoje quem sofre sofre nós, com essas músicas atuais sofríveis que assolam nossos ouvidos!! Misericórdia!!
      Grata amigo, pela presença sempre encantadora!!
      Bom início de semana tá? Fica bem!! :))))))

      Excluir
    2. Nem vem, que não vou te perdoar... rsrs.
      Menina, prá que pedir desculpas? Faz isso não. Ninguém melhor do que eu pra te entender. Mas, confesso que caí na gargalhada quando você falou da "sofrência". E, claro, concordo. Quem sofre somos nós, por ter que aturar.
      Mas, quer saber? Ainda bem que existe "gosto para tudo". Nós é que talvez estejamos envelhecendo, mas o que seria do vinho se não fosse o tempo passando e o tornando melhor? Ops... esqueci que você só tem 19 anos de idade... descurrrrrrpa!!!! É brincadeira.
      Menina, relaxa, estuda bastante, sossega com as postagens e as redes sociais, mas não faça como eu fiz. Não desaparece. Algumas pessoas são muito caras no nosso dia-a-dia, e mesmo que você duvide, a Adriana Helena é alguém que faz falta. É difícil a gente encontrar almas boas nesse rincão chamado web. E quando achamos e, logo depois, a pessoa desaparece, dá uma dor no coração.
      Abraços, menina. Linda semana pra ti. (e só comento a postagem nova quando você liberar um coment antes; não quero ser o primeirooooo... :((( ).

      Marcio

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.