Creio que todos nós cultivamos no coração aquela música que nos fez gostar de um determinado gênero musical mais do que qualquer outro. Já mencionei várias vezes que o rock me acompanha desde a adolescência e uma música em especial me despertou para a magia do rock.
Acho que você nunca ouviu falar nesta banda e nem na canção, mas depois de ouví-la, com certeza vai se identificar. Então venha comigo nesta viagem musical no mundo da cidade do rock.
A juventude atual pode ser dividida em diversos grupos de atuação na realidade, sendo que muitos deles têm em comum o aspecto do lazer.
Assim, abarco aqui o impacto que o gênero musical rock provoca no comportamento do jovem, seja no colegial ou universitário, abrangendo-se questões como a formação da identidade, visão de mundo, meios de expressão, visual, dentre outros, sendo que há uma sociabilidade juvenil estabelecida a partir da identificação e do compartilhar do gosto e práticas de lazer.
Na edição de vídeo com a música da banda Starship, escolhi cidades noturna e grupos que participam da construção e constituição desta mesma cidade. É incrível como a cidade não dorme e permanece ativa em todos os períodos, seja de dia ou de noite.
E você sabe quais são as 7 cidades do mundo que
todo fã de rock deveria conhecer?
1. Londres, Inglaterra
Vamos começar pelo berço de grandes nomes, como Sex Pistols, Pink Floyd, Queen, Bowie, Rolling Stones e The Who: Londres!
Não é por acaso que ela é conhecida como a capital dos pubs, onde diversos desses nomes tocaram pela primeira vez.
Além disso, a cidade conta com diversos pontos turísticos dedicados ao Rock — e para que você não perca nenhum, existe um tour especial chamado London Rock Legends Tour.
O tour inclui a lendária casa de Freddie Mercury, a faixa de pedestres mais famosa do mundo, onde os Beatles foram fotografados para a capa do álbum Abbey Road — que leva o nome da rua — e muito mais!
todo fã de rock deveria conhecer?
1. Londres, Inglaterra
Vamos começar pelo berço de grandes nomes, como Sex Pistols, Pink Floyd, Queen, Bowie, Rolling Stones e The Who: Londres!
Não é por acaso que ela é conhecida como a capital dos pubs, onde diversos desses nomes tocaram pela primeira vez.
Além disso, a cidade conta com diversos pontos turísticos dedicados ao Rock — e para que você não perca nenhum, existe um tour especial chamado London Rock Legends Tour.
O tour inclui a lendária casa de Freddie Mercury, a faixa de pedestres mais famosa do mundo, onde os Beatles foram fotografados para a capa do álbum Abbey Road — que leva o nome da rua — e muito mais!
A faixa de pedestre mais icônica do mundo |
2. Brasília, Brasil
Mas não pense que você, como um bom fã de rock, precisa ir tão longe para ter uma experiência dessas.
Ao contrário do que muitos pensam, apesar de o Rio ser a capital do maior evento de Rock do país — o Rock in Rio — Brasília é, na verdade, o berço do estilo no Brasil.
Lá surgiram grandes nomes do Rock nacional como Legião Urbana, Capital Inicial, Raimundos e Plebe Rude!
Embora não existam tantos pontos turísticos dedicados ao Rock, como em outras cidades, você poderá conhecer diversas outras bandas autorais e os lugares onde as nossas maiores bandas de Rock começaram.
3. Nova Iorque, EUA
Quando se fala de Nova Iorque, geralmente as pessoas pensam em Frank Sinatra. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a cidade é casa também de bandas como Kiss, Blondie, Ramones, Anthrax e Strokes, entre tantas outras!
Além disso, a cidade conta com o famoso Hotel Chelsea, que já foi o lar de nomes como Janis Joplin e Bob Dylan!
Também vale a pena conhecer o Strawberry Fields Memorial, mosaico criado em homenagem a John Lennon, bem próximo do local onde ele foi tristemente assassinado, mas que reúne fãs todos os anos com centenas de homenagens.
Além disso, você, com certeza, encontrará algum bom pub para curtir covers e bandas autorais em um dos mais de 120 pubs espalhados pela cidade, vários com mais de 100 anos e muita história para contar!
4. Seattle, EUA
Aproveitando a visita aos EUA, vale a pena dar um pulo em Seattle, a grande capital do Grunge. De lá surgiram grandes nomes como Pearl Jam, Alice in Chains, Heart, Foo Fighters. Além de, é claro, ser a cidade natal de ninguém menos que Jimi Hendrix.
Além disso, um dos maiores museus do mundo dedicados à cultura Pop fica em Seattle: o MoPOP, que conta com um espaço chamado Experience Music Project. Ele tem o formato de uma guitarra quebrada e ajuda a contar a história da música na cidade e no mundo.
Museu MoPOP em Seatte que conta a história do rock |
5. Sidney, Austrália
Ninguém costuma pensar na Austrália como um destino para fãs de Rock. Mas você sabia que esta é a cidade natal da banda AC/DC?
Só aí já vale um tour: nossas dicas é que você conheça o bar que foi palco do primeiro show do grupo, o Chequers, o Victoria Park ou a esquina das ruas Erskineville com Wilson, em que os integrantes se reuniram pela primeira vez.
Mas, além disso, Sidney também é a cidade de diversas outras boas bandas de Rock que você talvez não conheça, como Nick Cave And The Bad Seeds e o INXS, que já tem muito tempo de estrada!
Meu vídeo cover da canção Black In Black do AC/DC para você se divertir, porque o YouTube bloqueou o som original, mas o cover é sensacional:
6. Hannover, Alemanha
Antes de qualquer coisa: Scorpions. Isso mesmo, uma das maiores bandas de Rock do mundo é alemã, da cidade de Hannover. E só por isso ela já merece a sua visita.
A banda teve um impacto tão grande na cidade que eles mudaram o nome de ruas, praças criaram monumentos e até o time de hockey da cidade trocou o nome em homenagem a eles: Hannover Scorpions— e, se puder, vale a pena ver uma partida.
Não deixe de fazer, também, um tour pelos diversos pontos turísticos da cidade, aproveitando os bares e conhecendo o Helmkehof, espaço onde a banda fez os seus primeiros ensaios.
A BANDA STARSHIP ( Nave estelar)
E a canção da semana, claro, é puro rock , a minha preferida da adolescência, a mais divertida de todas " We Built This City" (Nós Construímos essa cidade).
Banda Starship e os típicos cabelos dos anos 80 |
Eles tiveram vários sucessos, incluindo " Nothing's Gonna Stop Us Now " e " We Built This City ".
" We Built This City " é uma canção escrita por Bernie Taupin , Martin Page, Dennis Lambert e Peter Wolf, originalmente gravada pela banda de rock americana Starship e lançada como single de estreia em 1º de agosto de 1985.
A letra da música descreve uma cidade construída com base na música rock . Menciona explicitamente a ponte Golden Gate Bridge , e refere-se a "the city on the bay", pseudônimo que faz alusão a San Francisco , Califórnia , de onde a banda é originária.
No entanto, a letra também se refere a "the city that rocks", uma alusão à cidade de Cleveland , Ohio , e "the city that never sleeps", (A cidade que nunca dorme) frase com a qual Nova York é frequentemente referida.
"We Built This City" foi indicado ao Grammy de 1986 de Melhor Duo de Rock ou Performance de Grupo com Vocais. Tomara que apreciem!
Imagens e gifs do google imagens
Beautiful blog
ResponderExcluirRajani, thank you friend!! :))))
ExcluirAhhhh!!!! Quero assistir, ao vivo, aquela luta de mulheres. Telecatch peruano? Adorei... rsrs.
ResponderExcluirFalar de StarShip é me fazer parar e suspirar. Adoro. A edição está show, e We Built This City até hoje me faz balançar os ombros e ficar repetindo o refrão por um bom tempo. No entanto, não posso falar deles sem citar uma das músicas que compõe meu top 5 de canções de todos os tempos: Nothing's Gonna Stop Us Now. Essa, indiscutivelmente, me arrasa e me toma. Escolha perfeita, tanto de banda quanto de canção para edição, Dri.
E como um antigo leitor da revista Bizz (lembra? foi a primeira revista que assinei), as cidades que você citou já me são bem conhecidas (pela revista, claro). Existem ainda algumas outras, mas as citadas são berços de nomes atemporais. Só ficou uma dúvida. Você disse que citaria 7 cidades, mas escreveu sobre 6 delas. A sétima seria San Francisco, que é a cidade do StarShip?
Abraços, Dri. E lindo começo de fim de semana pra ti.
Marcio
Que interessante Márcio, isso comprova que você viu o vídeo inteirinho da banda Starship que editei, e isso é muito raro. É impressionante aquela luta das mulheres peruanas, parece extremamente violenta, mas faz parte da cultura e da vida de algumas delas, é uma luta bem folclórica e tomara que a maioria dos golpes seja teatral.
ExcluirAhh você disse tudo, faz bastante tempo que eu venho na tentativa de editar a canção Nothing's Gonna Stop Us Now, do Satarship, mas ainda não surgiu uma oportunidade mais certeira, eu preciso de um conjunto de fatores para fazer uma edição, é como o alinhamento dos planetas, se algo estiver fora do prumo, tenho que aguardar a próxima temporada! rsrs ;))))
Já essa canção We Built This City me acompanha desde os áureos tempos da adolescência, ouça quase toda a semana na minha playlist de caminhada, como a maioria das canções que já editei no meu canal. Todas elas tem um significado especial para mim.
Agradeço o carinho amigo, nesta semana estou por conta do Blog Natureza Capixaba, em razão dos festejos da Festa da Penha, aqui no Espírito Santo. A comemoração é no alto de uma montanha, em uma edificação colonial, com mais de 455 anos de idade. É algo mágico e se você conseguir entrar no blog, deixarei aqui o link apenas por curiosidade, pois quem sabe você gosta de ler sobre a história viva do Brasil. ⛰ https://bit.ly/FestadaPenha2023 🙌🏻
Abraços querido amigo e um lindo e especial final de semana!!