O rock salva vidas: Como a canção "Runaway Train" do Soul Asylum encontrou 21 crianças desaparecidas





O rock além de ser uma melodia fora de série ainda salva vidas. Você precisa conhecer os detalhes da incrível história real do clipe da  canção "Runaway Train"  do Soul Asylum que encontrou 21 crianças desaparecidas.


Em maio de 1993 a banda de rock alternativo Soul Asylum criou uma música chamada Runaway Train, que foi com certeza um dos maiores sucessos de sua carreira. 

Quando a banda criou o videoclipe para a música, eles queriam mostrar fotos de crianças desaparecidas ou  fugitivas reais para manter os casos sob os olhos do público. 

O vídeo teve um impacto profundo. Das 36 crianças desaparecidas mostradas nos vídeos, 21 foram reunidas ou tiveram contato com suas famílias, após serem reconhecidas ou decidirem por conta própria voltar para casa.

Imagens das crianças desaparecidas e integrantes da banda no clipe do Soul Asylum


Sobre o Soul Asylum e a canção Runaway Train


Fundado em 1981 pelo vocalista e principal compositor da banda Dave Pirner, o Soul Asylum, depois de muita luta  no mundo do rock conseguiu,  em 1992,  seu maior sucesso, a canção "Runaway Train" do ótimo disco "Grave Dancers Union". 


"Runaway Train" é  a terceira faixa e último single do álbum Grave Dancers Union (1992), sendo lançado em 1º de junho de 1993. Foi produzida por Michael Beinhorn. A canção aborda pessoas desaparecidas  no vídeo musical original. 


Dave Pirner: Vocalista do Soul Asylum 


Em meados de 1993, alcançou a posição de número 5 pela Billboard Hot 100Ganhou certificação de ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA), chegando a vender 600 mil cópias. Mundialmente.

"Runaway Train"rendeu-lhes o Prêmio Grammy de 1994, na categoria de "Melhor Canção de Rock".


No entanto, o vocalista Dave Pirner alega que primeiramente, as letras possuíam uma temática sobre a sua  própria depressão.

É importante frisar que a  faixa discorre sobre a depressão e o quanto essa doença pode afetar as pessoas. Preste atenção na letra para sentir sua profundidade. Eu traduzi na minha edição abaixo para melhorar a compreensão e o entendimento.

Mas foi  a ideia proposta para o clipe de "Runaway train" que acabou se destacando, pois salvou vidas!


O Rock Salva Vidas


As maravilhas do rock


O videoclipe do tema 'Runaway Train', hit dos Soul Asylum  mostrava uma série de fotografias com crianças desaparecidas e ajudou muitas famílias  a encontrá-las.

Tony Kaye - realizador do videoclipe - contou ao The Guardian que, graças ao clipe do tema dos anos noventa, foram encontradas 21 crianças que estavam desaparecidas.

Tentei sempre fazer coisas com algum tipo de relevância social,

 disse Kaye à publicação britânica. 


"Quando fazia o caminho do escritório de Los Angeles para casa vi, na beira  da estrada, um pacote de leite com o rosto de uma criança desaparecida. Assim que vi aquilo pensei: 'É isto mesmo'", continuou o realizador.

Imagens e nomes das crianças desaparecidas no videoclipe


"Disse ao Dave Pirner ( vocalista da banda)  que queria fazer um vídeo com rostos de crianças que estavam desaparecidas ou que tinham fugido de casa. 

Logo depois, o National Center for Missing and Exploited Children [Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas] enviou-nos as fotografias com as crianças que ele colocaria no vídeo.



Tony Kaye referiu que a editora apoiou a ideia no início, mas que, ao ver que não tinha aparecido nenhuma criança logo a seguir à estreia do vídeo na MTV, sugeriu que as imagens dos desaparecidos fossem substituídas por fotografias da banda.

Ainda bem que a sugestão foi declinada de imediato pelo cineasta. Kaye conta que as crianças foram aparecendo aos poucos, ao longo do tempo, pois este é um trabalho de formiguinha.

E foram encontradas 21 crianças das 36 que estavam desaparecidas. Resultou neste sucesso  porque a canção encaixava com  perfeição com a ideia. Acho que foi a coisa mais importante que aconteceu na história da MTV porque  Salvou a vida dessas pessoas.

O realizador também contou ao The Guardian que a primeira pessoa a aparecer foi Elizabeth Wiles, uma adolescente que tinha fugido de casa com um homem mais velho. 


Elizabeth Wiles foi a primeira adolescente encontrada graças ao clipe



Referiu Kaye que a jovem Wiles estava vendo televisão com uns amigos quando viu a sua fotografia no clipe Foi nessa altura que a jovem decidiu ligar à mãe.

Tony Kaye contou ainda que, sempre que aparecia uma criança, o vídeo era editado com fotografias de outras crianças cujo paradeiro era desconhecido. Realmente isso é magnífico!

E nada melhor do que ouvir a canção com a tradução deste grande evento da música! Até a próxima amigos!

Imagens e Gifs do Tumblr

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. Fiquei emocionada.
    *
    Terça feira com Saúde, Paz e Amor
    */*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariete, que lindo querida! É maravilhoso quando publico um texto e edito uma canção que emociona verdadeiramente e provoca diversas reações em quem a escuta. Digo a você que também fico muito emocionada com o seu retorno!
      Um beijo e uma semana plena de realizações!

      Excluir
  2. Vamos falar do vídeo primeiramente? Lindooooo.... Mas, vou discordar! Um trem, jamais, vai perder o caminho! Não um trem!!!!!!! Mas adorei a edição. Dri, você tá aprimorando a técnica. Tá perfeita. E sem acento ou pontuação de exclamação. Já não me admiro mais. Tá show.
    Mas, preciso pedir complacência, ou desculpas! Meu afastamento tá se prolongando. Desculpa esse teu amigo! Período tá ruim! São dores nos ossos e no bolso! Coisa tá feia aqui! Tenho um monte de postagens tuas atrasadas, e tô em débito, mas não tá fácil conciliar os "breguétis" aqui!
    Ahhhhh!!!! Pelo menos uma notícia boa! Você citou, em um coment, que o Farofa deveria ser mais "carinhoso" comigo... pensa em um gato doce, que quer dar cainho... pois é...
    Outra notícia legal... achei as fotos dos meus gatos que tinha perdido, mas isso é outra história. Preciso de um cadiquim de tempo pra me recompor. Daqui uns dias eu acho que volto. To com saudades desse ambiente, mas tá tudo dolorido por aqui.
    Abraços, menina. Linda semana pra ti.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa amigo, sinto muito pelos problemas, já passei e ainda passo por situação semelhantes de problemas de saúde, não comigo, pois estou me tratando, mas na família...Agora é minha mãe. E essas coisas tiram o nosso cerne.
      Essa canção do Soul Alysium fala abertamente sobre depressão, um tema tão complexo de comentar e quem passa por isso é um sofrimento sem fim... Por isso que ele usa o trem como uma metáfora que perdeu o caminho :(
      Não se preocupe com as postagens Márcio, pois só conseguimos estar nos blogs amigos quando nossa mente e nosso corpo estão bem e isso abarca todas as demais áreas, como a financeira também. Se há algo fora do trilho, não há como comentar...Os blogs são feitos para alívio do coração e quando esse está pesado, primeiro a gente retira o peso e quando a leveza retornar, voltamos devagarinho :D. Por isso, use e abuse do carinho do Farofa, pois os gatos são seres iluminados e sabem quando o tutor está sofrendo. Por isso que ele está mais carinhoso. Quando se recompor veremos todas as fotos de seus gatos que estavam perdidas e com legenda especial, é claro!! :))))
      Fica bem e melhoras e não se preocupe com nada!!

      Excluir
  3. Confesso que não sabia que tinha ajudado a encontrar tantas crianças, mas fico mesmo muito feliz por saber!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Teresa, eu também fico muito sensibilizada quando uma canção de rock faz tão bem no nosso mundo real, não só com a alegria da melodia, mas também cumprindo um papel social de importância, como salvar vidas!!!
      Agradeço o carinho da presença, eu adorei sua visita!!
      Beijos e um restante de semana muito bom!!

      Excluir
  4. Eu amo demais essa música, Dri, e já conhecia a história, mas não em detalhes. Que incrível! E fiz questão de ouvir mais uma vez. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Sérgio, tem música que realmente tem uma bagagem surpreendente que nem temos ideia. É de utilidade pública mesmo essa canção maravilhosa! Obrigada amigo, pela presença incrível!! É sempre um prazer ter a sua companhia!!
      Maravilhosa semana!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.