Maniac: A melhor música do Filme Flashdance






Um post musical repleto de adrenalina para iniciar a semana com muita alegria. Falarei de  Flashdance, o filme que  reinventou os musicais. Mas por incrível que pareça, a trilha do filme que mais aprecio é "Maniac" e o vídeo da semana é dedicado a essa empolgante canção.

  • SOBRE A CRIAÇÃO DE FLASHDANCE

Adrien Lyne, o diretor, veio do mundo da publicidade. Fez história com uma trilogia imprevisível: 9 Semanas e meia de amor,  Atração Fatal e Flashdance. Nos musicais tradicionais as personagens param de dialogar e põem-se a cantar e dançar... A música conta a história. Lyne trouxe a linguagem dos clipes. A música existe para potencializar os personagens,  deixá-los poderosos  e repletos de atitude.

Em Flashdance a música completa, complementa e adianta a trama. What a Feeling de Irene Cara ( vencedora do Oscar inclusive) traduz os desejos de sonhar e vencer de Alex, a protagonista.

Primeiro, ela aparece como letra e ao final é o ritmo crescente e intenso que permitirá Alex se apresentar à Academia. Noutra cena, vemos os garotos de rua dançando break sobre os olhares maravilhados de Alex. Está tudo no clipe que editei. Na apresentação final, ela encerra com um giro do break. Ela viu, gostou, aprendeu e expôs. E foi sucesso!  

  • A HISTÓRIA DO FILME
Alex ( jenifer Beals)  é uma jovem de garra e talento, que não mede esforços para realizar o sonho de se tornar uma bailarina. Para isso, durante o dia, ela trabalha como operária e à noite trabalha como dançarina numa boate. No decorrer do filme, ela se envolve com seu patrão, Nick (Michael Nouri), enquanto se prepara para concorrer a uma vaga em uma escola de dança de prestígio.

O casal protagonista de Flashdance Alex e Nick


Ao contrário do que e espera, é a garota sonhadora que irá moldar o homem de negócios. Nick vai deixando o aço de lado e adquire a leveza da seda de Alex. 

Alex e Nick protagonizam uma belíssima história de amor com todos os ingredientes: conhecer, apaixonar-se, amar, ter um conflito, perdoar, um novo conflito mais grave e a reconciliação.

Já os  julgadores da apresentação de Alex parecem saídos dum filme de Fellini. Geralmente na história do cinema todos os jovens são sonhadores e tentam vencer. Alguns fracassam como o cozinheiro Jimmy e a amiga patinadora de Alex,  mas jamais perdem o bom humor e a chama da esperança. O filme não cai na armadilha de que nos Estados Unidos basta querer e sonhar que você irá vencer. É muito mais complicado que isso! 


Uma das cenas mais prestigiadas e imitadas do cinema


  • A ICÔNICA APRESENTAÇÃO FINAL DE ALEX

A cena da apresentação é uma das mais imitadas do cinema. Já vimos propagandas, outros filmes, paródias, desenhos ( até o Snoopy tem o seu Flashdance) e videoclipes copiando a dança, os passos, o nervosismo inicial de Alex e a empolgação dos julgadores. Poucos sabem que Jennifer Beals precisou de duas dublês nas cenas de dança e um terceiro nos saltos e no break ( este feito por um bailarino).

A gente entra no cinema para ver uma história bem contada. Alex é a menina pobre, apesar de ter 18 anos tem 2 empregos, uma soldadora numa mineradora; o outro é a dançarina sexy). Luta por sua independência e pelo sonho de ser bailarina sem nunca ter oportunidade de estudar como as ricas meninas pobres e seus sapatos e pés perfeitos.

Alex é a deslumbrante patinho feio que vence pelas suas virtudes. Nick é apenas um homem rico e bem sucedido. Quase um coadjuvante na história de Alex. Mas ele é apaixonado e sendo assim, se o filme for uma história de amor, que seja com um final feliz. 

Uma das minha cenas favoritas do filme é no finalzinho  quando Alex sai eufórica da Academia de Artes para encontrar um apaixonado Nick  aguardando-a  do lado de fora, com um lindo buquê de rosas vermelhas e um dos mais simpáticos cachorros do cinema com um laço vermelho no pescoço. Coisa mais fofa do mundo!

A cena do buquê de rosas com o cão de laço vermelho no pescoço  é a minha favorita

  • OS PRÊMIOS QUE FLASHDANCE GANHOU:
Flashdance se tornou o terceiro filme de maior bilheteria de 1983 nos EUA. A trilha sonora do filme Flashdance, venceu o Grammy Award para Melhor Trilha Orquestrada de Mídia Visual em 1983. No Oscar 1984, a canção foi uma das duas de Flashdance a ser indicada na categoria Melhor Canção Original. "Maniac" foi a primeira, a outra foi "What a Feeling", de Irene Cara, que venceu o prêmio.


Na verdade, a canção que mais me encanta neste filme é Maniac, razão do meu post e da edição da semana.

Maniac" foi escrita por Dennis Matkosky e seu intérprete, Michael Sembello. A ideia original para a música veio a Matkosky enquanto assistia a uma reportagem sobre um serial killer, depois de encontrar um filme de terror de 1980 com o mesmo nome (Maniac). O diretor de Flashdance, Adrian Lyne, requisitou uma nova gravação para que a canção fosse usada em uma cena em que a protagonista Alexandra Owens treina rigorosamente e vigorosamente. 

E você assiste tudo isso agora ao vivo e  cores, inclusive com uma simpática marmota que se parece com uma capivara abrindo o vídeo!! 😁😂 Divirtam-se amigos e até a próxima semana!


Referências e inspiração:

Imagens do Google Imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

10 comentários:

  1. Oi, Driii.
    Não me considero um cinéfilo, aliás, tenho a maior preguiça para cinema e até mesmo para a tv, mas existem alguns "cults" que me viram a cabeça. Dirty Dancing, com a insuportável Jennifer Grey é um deles. Footloose é outro, mas a versão original, com o Kevin Bacon. Tem também Os Embalos de Sábado a Noite e, claro, Grease. Mas, quer me ver parar o que estou fazendo e ir pra frente da tela? Flashdance. Esse filme vem lá dos anos 80, e por muito pouco não me fez ir para os EUA. E por um simples motivo: Jennifer Beals. Eu era, e ainda sou, "paxonado" nessa atriz. Tinha poster do filme, aquela foto icônica dela sentada no chão com aquele camisetão. A cena da academia? Fantástica. Mas aquele elefante em forma de cachorro não me agrada muito. Bom, sou suspeito para falar disso... rsrs.
    Maniac me agrada, claro, mas A Irene faz toda a diferença. O interessante é que, noite dessas, ao ligar a tv de madrugada, estava passando justamente esse filme. Saudade daqueles tempos.
    Dri, minha querida amiga, linda semana pra ti.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, fico muito grata com sua presença, sei o quanto está complicado para todos visitarem os blogs amigos! Sabe, já eu gosto muito de cinema, filmes! Atualmente estou assistindo uma série que estou adorando, não sei se você gosta da trilogia da Guerra nas Estrelas, mas estou vendo uma série que se ramificou dessas histórias de Star Wars chamada Ansoka. Está incrível!
      Gosto de todos os filmes que você citou e se não fosse tão difícil editar essas canções aceleradas , faria a edição de todas!!
      E que filmaço que é Flashdance não é verdade? Uma menina batalhadora de apenas 18 anos e com dois empregos! Ela dançava muito e você tem razão em apaixonar-se por ela!
      Aproveito para desejar um ótimo restante de semana amigo!
      Abraços de coração!

      Excluir
    2. Já escutei falar de Ansoka. É um spin-off de Guerra nas Estrelas, mas sou meio resistente a coisas novas. Gosto de "coisa véia", tanto que, nestas últimas semanas, estou assistindo a série "24 horas". Estou no episódio 18, da 8ª temporada. Eu tenho um fator de complicação comigo. Me envolvo demais. Como diz uma de minhas ex (namoridas, namoradas, ou alguém que viveu comigo), sou muito intenso. E descobri Annie Wersching. Ela aparece na 7ª temporada, e volta na 8ª temporada, e morre. Tá... tudo bem, personagem que entra e sai. Mas, de novo, "paxonei" na personagem, e fui pesquisar a atriz, e descobri que ela morreu de câncer no dia 29 de janeiro de 2023, exatos 2 dias antes de meu niver. Pensa num cara que ficou triste.
      Bóraaaa mudar de assuntoooo. To vendo que eu e você ainda vamos ser sócios em algum blog que fale música ou filmes. Assim que eu termine "24 horas", vou rever "Monk". Amo.
      To mais sossegado nesses dias. Tirei uma semana de folga, mas semana que vem, a carga volta.
      Bjs, menina, e não someeee. Tá melhor?

      Marcio

      Excluir
    3. Márcio, eu gosto muito da trilogia de Guerra nas Estrelas, é por isso que continuo vendo as "ramificações" para ver onde vai dar...rsrs
      A série 24 horas é ótima, boa pedida!! Vou rever também ARQUIVO X! Eu adorava! Ahh você mencionou Monk: um dos meus favoritos eternamente!! As pessoas que tem toc, se espelham muito nele, que aprecia as coisas certinhas, cada qual em seu devido lugar! E ele possui uma inteligência fora do comum para desvendar os crimes! É incrível!! Vou rever também!!
      Amigo, fico muito grata por ter retornado ao blog com tanta informação incrível!!
      Abraços e uma semana linda tá?

      Excluir
  2. Oi, querida Adri!
    Eu vi esse filme e tal como vc fiquei vidrada no conteúdo. Aliás, nove semanas e meia e Atração Fatal me ficaram na retina também.
    Os grandes atores e atrizes têm uma vida real pobre e "desgraçada", mas o seu talento os faz tornar famosos.
    Gosto muito da canção e a cena já quase no final, me encantou, tal como a ti.
    Os anos 80 foram riquíssimos em música. cinema, sexo, drogas e rock and roll.
    Estou escutando de novo a canção e vendo a atriz dançar daquele jeito. Incrível!
    Beijos e boa Primavera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, quanto tempo, nossa! Alegria revê-la aqui no blog!!
      Simmm, esse filme tem uma energia espetacular, incrível mesmo!
      Eu gosto muito de editar as canções que tem um aspecto mais enérgico, apesar de ser particularmente mais complexo inserir as legendas em razão da rapidez. Mas a gente vai aprendendo devagarinho!!
      Grata pela presença querida e espero que tudo esteja bem!!
      Fiquei muito feliz em revê-la!!
      Beijos e uma linda semana!! :)))))

      Excluir
  3. Um clássico é um clássico, Dri. Amei a postagem e as curiosidades. Tenha um lindo fim de semana. bjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é Sérgio? É um clássico que nunca envelhece e o filme já completou mais de 40 anos de lançamento. Parece que foi ontem!!
      Grata pelo carinho da presença amigo!!
      Beijos e uma ótima semana!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.