Arte
exercícios
música
10 antidepressivos naturais para você conhecer agora!
Antidepressivos naturais podem ser usados de forma complementar ao tratamento convencional da depressão. Já é sabido que ouvir música e praticar exercícios físicos também exercem um fator primordial no combate à depressão. Então venha conhecer informações interessantes, mas que jamais substituem a orientação médica especializada ok?
De acordo com a definição do Ministério da Saúde, a depressão é uma doença grave que acomete em torno de 15,5% dos brasileiros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é principal causa de incapacitação no mundo.
Ela costuma aparecer a partir dos 30 anos de idade, mas pode surgir em qualquer idade, com maior taxa de prevalência em mulheres.
Os sintomas de depressão costumam ser tristeza profunda, sentimento de perda ou raiva que interferem nas atividades diárias de uma pessoa e alterações do sono.
Se você desconfia que tem depressão, procure orientação psicológica ou médica, e confira uma lista de antidepressivos naturais a seguir, mas não substitua tratamentos convencionais está certo?
1. Erva-de-são-joão
Antes de ingerir erva-de-são-joão, saiba que ela pode interagir com medicamentos e torná-los menos eficazes.
Alguns estudos mostram que a erva-de-são-joão pode tratar a depressão. Algumas pesquisas sugerem que essa planta pode alterar a forma como o cérebro processa a serotonina, a dopamina e a norepinefrina de maneira semelhante a alguns antidepressivos.
Em alguns estudos, a erva-de-são-joão funcionou melhor do que um placebo e pode funcionar tão bem quanto os antidepressivos convencionais.
2. Lavanda
De acordo com uma revisão, sentir o aroma de lavanda antes de dormir ajuda as pessoas a dormirem melhor.
Um outro ensaio clínico mostrou que um grupo de pessoas que usaram um adesivo com aroma de lavanda apresentou melhoria no sono. Dormir bem pode ajudar a amenizar os sintomas da depressão.
3. Fazer Compostagem
Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico.
Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil.
A prática ainda faz bem para a saúde. De acordo com um estudo, o contato com uma bactéria presente no húmus funciona como um antidepressivo, diminui alergias, dor e náusea.
4. Serotonina
A serotonina atua no corpo inteiro, de modo a influenciar desde as emoções às habilidades motoras. Ela é considerada um estabilizador natural do humor, ajuda a regular o sono, a fome e a digestão, sendo importante para manter a saúde óssea, estimular a náusea, curar feridas, estimular os movimentos intestinais e reduzir a depressão e a ansiedade.
De acordo com estudo publicado pelo Journal of Psychiatry and Neuroscience, existem alguns estimulantes naturais de serotonina, que podem ser:
- Exposição à luz do sol ou a terapia da luz: são remédios geralmente recomendados para o tratamento da depressão sazonal;
- Dieta saudável (tofu, muitas folhas, frutas e vegetais frescos);
- Meditação
5. Vida social, mas com poucos amigos
Amizades e atividades sociais moderadas beneficiam a saúde mental – mas, em excesso, podem ter o efeito oposto. Construir laços afetivos e manter boas amizades são, geralmente, sinônimos de alegria e bem-estar. Do mesmo modo, o envolvimento em projetos sociais, como voluntariado, e uma postura socialmente ativa têm sido associados a benefícios para a saúde mental. No entanto, um estudo alerta: esses benefícios podem depender da quantidade de amigos e atividades que você mantém.
A partir da análise dos dados coletados, a equipe descobriu que as atividades sociais beneficiaram sobretudo os indivíduos mais isolados, com três ou menos relacionamentos próximos. Por outro lado, as pessoas com maior número de amigos não pareceram obter os mesmos benefícios à saúde mental do primeiro grupo – em alguns casos, houve até prejuízos.
6. Jardinagem
A jardinagem é uma prática simples e que pode trazer diversos benefícios. Além do resultado palpável, que pode ser um belo jardim, uma flor que desabrocha na sua plantinha ou um alimento orgânico de sua própria produção, a jardinagem também pode ajudar a combater ansiedade e depressão, melhorar a atenção e até os seus níveis de vitamina D, caso você tenha um espaço ensolarado para plantar.
![]() |
Plantar para colher |
Uma revisão de estudos analisou 22 pesquisas sobre os efeitos da jardinagem e concluiu que a prática ajuda a promover redução da depressão, da ansiedade e até do índice de massa corporal, além de trazer um aumento da satisfação com a vida, da qualidade de vida e do senso de comunidade.
7. Alimentação saudável
Um relatório que revisou uma série de estudos concluiu que 12 substâncias presentes nos alimentos estão relacionadas à prevenção e ao tratamento da depressão. Essas substâncias são os ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa, folato, ferro, magnésio, potássio, selênio, tiamina, vitamina A, vitamina B6, vitamina B12, vitamina C e zinco.
Segundo estudo, consumir os alimentos da dieta mediterrânea, quantidades adequadas de ácidos graxos ômega-3 e evitar alimentos processados, como aqueles ricos em carboidratos refinados ou açúcar, ajuda a prevenir e tratar a depressão.
Um estudo mostrou que alimentos com maior potencial de combate à depressão e ansiedade são:
Agrião
Mostarda
Nabo
Beterraba
Alface (de todos tipos)
Manjericão
Coentro
Salsa
Pimenta-jalapeño
Abóbora
Couve-flor
Dente-de-leão
Brócolis
Repolho roxo
Acerola
Limão
![]() |
Tudo de bom para combater a depressão |
Mas, atenção, a vitamina B12 (uma das substâncias que ajudam a combater a depressão) só pode ser obtida por meio do consumo de animais. Se você é vegetariano ou vegano, é necessário fazer a suplementação.
Ainda assim, se você consome carne de origem animal, fique atento ao fato de que cerca de 40% dos não vegetarianos têm carência de vitamina B12.
Na população que não come carne, esse número sobe para 50%. E a necessidade de suplementar aumenta passando dos 50 anos de idade (para quem come ou não carne). Consulte um nutricionista ou nutrólogo para saber qual é a suplementação indicada para o seu caso.
8. Dopamina
A dopamina é um neurotransmissor importante no cérebro em muitas funções, incluindo recompensa, motivação, memória, atenção e até regulação dos movimentos corporais.
Quando a dopamina é liberada em grandes quantidades, cria sentimentos de prazer e recompensa, o que motiva a repetição de um comportamento específico. Quando os níveis estão baixos, por outro lado, há uma redução da motivação e do entusiasmo por coisas que excitariam a maioria das pessoas.
Os níveis de dopamina são normalmente bem regulados no sistema nervoso, mas existem algumas coisas que você pode fazer para aumentá-los naturalmente, entre elas:
![]() |
Ouvir música é fonte de dopamina |
Evite a gordura saturada
Consuma probióticos
Pratique yoga
Durma o suficiente
Ouça música
Medite
Exponha-se ao sol
Inale óleo essencial de bergamota
Tome suplementos de ferro, niacina, folato, vitamina B6, magnésio, vitamina D, curcumina, extrato de orégano e chá verde.
9. Café
As descobertas de uma meta-análise de 2017 sugeriram benefícios do consumo de café. A pesquisa descobriu que as pessoas que bebem café podem ter menos probabilidade de sofrer de depressão e problemas cognitivos, como o mal de Alzheimer.Que beleza, eu sou consumidora voraz de café!
10. Banho frio
Os benefícios do banho frio têm popularizado esta prática no mundo. Mesmo que os tremores afugentem muitos (principalmente no inverno), os corajosos usufruem dos benefícios do aumento da circulação sanguínea, da redução de dores musculares, da pele mais saudável e do efeito de despertar.
Curiosamente, o banho frio parece proporcionar aos adeptos uma sensação de felicidade — a pesquisa que sugere esse efeito aponta impulsos elétricos como responsáveis — eles viajam das terminações nervosas ao cérebro.
Tomar um banho frio, segundo Stella Legnaioli, por até cinco minutos, de duas a três vezes por semana, ajudou a aliviar os sintomas de depressão em certos pacientes, em um ensaio clínico.
Para pessoas com depressão, as duchas frias podem funcionar como uma espécie de terapia de eletrochoque suave. A água fria envia muitos impulsos elétricos para o cérebro. Eles agitam seu sistema para aumentar o estado de alerta, a clareza e os níveis de energia. As endorfinas, chamadas de hormônios de felicidade, também são lançadas. Esse efeito leva a sentimentos de bem-estar e otimismo.
E por falar em otimismo vamos ouvir uma canção que nos fará muito bem: Você nasceu para viver!!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirÓtimo artigo.
Não é incrível que tudo o que somos é resultado de reações químicas que acontecem dentro de nós sem nem percebemos? Sabia que a prática de exercícios é excelente para depressão, dançar também, exatamente por mexer em toda química do corpo.
Valeu, abraços.
Edu, eu fugi um pouco do tema musical para inserir algo sobre saúde mental, algo que mexe demais com a nossa cabeça, como muito bem você mencionou.
ExcluirMesmo que tudo pareça bem com a pessoa, ela está lutando internamente com algo, o desequilíbrio das reações no cérebro transformam a pessoa em algo que ela não é e, somente com tratamento específico, isso pode ser contido!
Por isso que a prática de exercícios está entre os requisitos para cuidar da saúde mental, mas é apenas uma maneira, existem outras que também podem auxiliar a ter uma vida melhor.
Grata querido amigo!!
Tenha uma semana maravilhosa!! :))))
Adriana um importante post é sempre bom ficar sabendo dessas informações bjs.
ResponderExcluirLucimar, muito bom dia querida!!
ExcluirEsse assunto é de extrema importância e buscar tratamentos naturais ajuda muito para amenizar os sintomas.
Fico feliz por ter vindo, beijos e uma semana maravilhosa!! :)))))
Bom dia, Adriana
ResponderExcluirPostagem muito interessante, a prática regular de atividades físicas, uma alimentação saudável, boas amizades e acima de tudo fé em Deus, são benefícios maravilhosos. Tudo que você colocou aqui são essenciais para ajudar no tratamento complementar da depressão, um forte abraço.
Oi querida Lucinalva, muito bom dia amiga!!
ExcluirA prática de atividades físicas juntamente com a boa alimentação são os maiores recursos que podemos usufruir para adquirir naturalmente a serotonina. Vale a pena usar desses recursos para auxiliar no tratamento. As coisas parecem difíceis no começo, mas depois se tornam mais fáceis na medida que avançamos no tratamento. E o mais importante de tudo: fé em Deus. É o maior diferencial para que tudo dê certo!!
Adrorei sua participação querida, desejo uam maravilhosa semana!! :)))))
Excelentes dicas! Vou levar as sugestões do que ainda não conhecia!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Linkedin
Teresa, é o que mais precisamos hoje, de maneiras de controlar a saúde mental.
ExcluirTomara que as dicas lhe seham úteis querida!!
Tenha uma semana maravilhosa!! :))))
A helpful collection of natural ways to support mental health. Practices like exercise, gardening, and proper social connections can truly enhance well-being. Just remember, these should complement, not replace, professional treatment.
ResponderExcluirVerdade Melody, essas medidas são apenas para complementar o tratamento com o profissional. São medidas até bem simples, como a prática de atividade física e com foco na boa alimentação. Creio que essas duas opções sejam a fórmula mágica para o tratamento de muitas doenças. A depressão é muito difícil de ser controlada apenas com algumas dicas, a tratamento médico convencional é necessário em todas as suas etapas.
ExcluirFiquei muito feliz com a sua presença!
Deixo beijos e desejos de uma ótima semana!
Vou guardar as sugestões!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Isa, que bom que gostou!!
ExcluirTomara que as dicas sejam bem úteis!!
Aproveito para desejar uma ótima semana!!
Olá querida Adriana!
ResponderExcluirAlguns dos que tem aí no post, já os fazia naturalmente!
Gosto muito do cheirinho da lavanda! Sempre que posso coloco em vários lugares da casa.
Vida social, apenas com os melhores! 👌🏼
E... banhos frios é o meu guilty pleasure 🤣 principalmente no verão 😁
Abraços! 🤗
Olavo, que legal que as dicas tenham sido úteis, é bem verdade que muitas das dicas já o fazia naturalmente, o que é muito melhor, parabéns!!
ExcluirA lavanda tem o cheirinho mais suave do mundo, uma maneira delicada e salutar para manter a casa sempre carregada de boas energias.
É prevenindo que a gente cuida da saúde!
Obrigada pela presença, sempre fico muito feliz amigo!!
Excelente semana!! :))))
Oiii, Adriana!
ResponderExcluirPostagem mais que necessária, todas as coisas que você mencionou são práticas e eficazes. Me lembro de ter passado um período difícil, e nesse período, além de eu estar mal psicologicamente, também estava afundada no sedentarismo. Sei que a depressão é causada por inúmeros fatores, mas hoje vejo como caminhar, tomar um sol e me alimentar melhor me ajudou a superar isso pouco a pouco. São coisas que julgamos quase inúteis nesse período sombrio, mas se for colocado em prática, pode ter um efeito gradativo surpreendente.
Abençoada seja nossa semana ❤️
Você disse tudo querida Khetlyn, são os pequenos passos, são as pequeninas coisas que fazemos diariamente, que conjuntamente, nos tiram do abismo. Não é fácil passar por uma depressão, é uma dor imensa que fere, que tira toda a motivação e quando a família não apoia, não compreende, fica ainda muito mais complexo.
ExcluirO solzinho nosso de cada dia é vida amiga!!
Muito obrigada por ter vindo deixar o seu carinho, eu amei!!!
Beijos e um final de semana maravilhoso!! :))))
Great article and good blog. Success for your blog ok. Thx
ResponderExcluirObrigada amigo Vicky e seja sempre muito bem-vindo ao blog!!
ExcluirFico feliz com a sua presença!!
Maravilhosa semana!! :))))
Gostei de conhecer mais desses antidepressivos.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Olá Jovem Jornalista, que bom que tenha gostado, são dicas simples, mas funcionais. Auxiliam no tratamento.
ExcluirVou lá conferir as notícias no seu blog!
Aproveito para desejar uma ótima semana!! :))))
A publicação é muito útil.
ResponderExcluirInfelizmente, os desencantos do dia a dia podem conduzir a situações negativas e depressivas.
A canção é muito bonita e está cheia de energia e vitalidade.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes