Cidade dos Anjos emociona e encanta!






É nos momentos de fragilidade que mais nos comunicamos com o nosso próprio eu interior, atingindo   o próprio espírito. Foi assim,  diante de tantas intercorrências que aconteceram no pós- operatório da cirurgia do coração do meu pai. Foi neste tempo   que redescobri um filme que me auxiliou  a superar diversas dores acumuladas durante todo esse processo: CIDADE DOS ANJOS.


Cidade dos Anjos é um romance como poucos. Mesmo quando comparado ao seu longa original, Asas do Desejo, ainda assim o filme não deixa de encantar tanto aqueles que já se emocionaram diversas vezes com sua história de amor impossível como os que ainda pretendem visitar esta refilmagem que, na opinião de muitos, é superior ao original de Wim Wenders.


Esse filme em questão diz respeito à película Asas do Desejo, de 1987, cuja abordagem profundamente filosófica transformou-o numa rica e sensível obra-prima do cinema alemão. Dito isso, é com extrema satisfação que o seu remake hollywoodiano, Cidade dos Anjos, tenha se saído tão bem em sua abordagem, estabelecendo uma “marca” própria ao conceber uma narrativa sensível e particularmente tocante.


Dirigido por Brad Silberling, o filme traz a mesma sinopse do longa original, com a diferença de que, ao invés de trazer uma trapezista como protagonista agora contamos com a dedicada cirurgiã Maggie Rice (Meg Ryan) cujos esforços em salvar vidas intrigam o anjo Seth (Nicolas Cage) que não compreende o porquê de tanto empenho, já que para ele a imortalidade é algo natural, se esquecendo, no entanto que para os humanos isso é um intransponível mistério. 

Maggie Rice (Meg Ryan)


No entanto, neste caso, o roteiro de Dana Stevens acerta em cheio ao estabelecer esta pertinácia como ponto de partida fundamental para a origem do interesse de Seth por Maggie, gerando uma admiração que vai pouco a pouco crescendo até se transformar em paixão. Uma paixão que, assim como acontecia no original, vai transformando a curiosidade de Seth numa irremediável vontade em tornar-se humano.


Assim, baseando seu argumento a partir dessa premissa, Silberling constrói sua narrativa a partir da curiosidade sensorial que tanto instiga Seth e o impede de desfrutar do amor de Maggie bem como das outras experiências humanas, como tocar, beijar, sentir sabor, etc.


Neste sentido, mesmo reduzindo sua abordagem à essa única perspectiva, Brad Silberling se sai bem sobretudo por nos brindar com uma história que em nenhum momento reduz seu argumento à diálogos rasteiros e/ ou superficiais, ao contrário, cada momento em que Seth e Maggie conversam sobre a vida e a morte, por exemplo, é de uma sensibilidade ímpar e que em nenhum momento subestima o espectador, o que é admirável. 


Seth (Nicolas Cage) é um anjo que vaga pela Terra consolando as almas desesperadas dos humanos ao lado de seu parceiro Cassiel (Andre Braugher). Um dia, Seth se vê lado a lado com a cirurgiã Maggie (Meg Ryan), uma mulher bastante dedicada a sua profissão e que se abala ao perder um paciente durante uma operação.

Seth (Nicolas Cage)



Ambos acabam se encontrando várias vezes, e aos poucos um sentimento maior vai surgindo entre ambos, porém incapaz de ser realizado devido a condição de Seth. E para poder ficar ao lado de Maggie, Seth toma uma decisão ousada e que irá acarretar diversas mudanças na vida dos dois.

Dadas as circunstâncias da história, Cidade dos Anjos pode ser assumido como um filme sobre o choque de culturas, de realidades diferentes, mas que são guiadas por um sentimento em particular: a necessidade de ajudar o próximo. 


Brad Silberling  cria cenas emocionalmente devastadoras, como quando Maggie chora numa escada após perder um paciente na mesa de cirurgia, e outras visualmente arrebatadoras, como a reunião dos anjos na praia ao pôr-do-sol.


Cidade dos Anjos tem uma fotografia espetacular e uma trilha sonora recheada por canções que complementam perfeitamente suas cenas, trazendo faixas de Jimmy Hendrix, U2, Frank Sinatra e The Goo Goo Dolls. 

A  emocionante canção "Iris" da da Banda The Goo Goo Dolls. 

Goo Goo Dolls é uma banda de rock norte-americana formada em Buffalo, Nova York, composta pelo vocalista e guitarrista John Rzeznik, pelo baixista e vocalista Robby Takac, além de diversos membros rotativos desde sua formação em 1986.

A música "Iris" da banda Goo Goo Dolls é uma poderosa balada que explora temas de amor, vulnerabilidade e a busca por conexão genuína. Composta especialmente para o filme "Cidade dos Anjos", a canção reflete a história de um anjo que se apaixona por uma mortal e decide abrir mão de sua imortalidade para viver ao lado dela. 

Banda Goo Goo Dolls 

A letra destaca a ideia de que o amor verdadeiro é uma experiência que transcende o tempo e o espaço. O verso "You're the closest to heaven that I'll ever be" ("Você é o mais próximo que estarei do paraíso") sugere que a presença da amada é mais celestial do que o próprio céu, reforçando a ideia de que o amor humano pode ser mais significativo do que a imortalidade. 


A música também aborda a fragilidade da vida e a inevitabilidade da dor, mas encontra beleza e propósito na conexão emocional entre duas pessoas.


Além disso, "Iris" faz referência à deusa grega Íris, que simboliza a comunicação e a ligação entre diferentes mundos. Assim como Íris, a música atua como uma ponte entre o divino e o humano, entre o eterno e o efêmero. A canção, portanto, é uma celebração do amor que desafia as barreiras e busca a verdade emocional acima de tudo. Fiquem com ela, foi editada em um momento muito difícil, mas com muito amor!


Inspiração:

https://www.planocritico.com e https://www.letras.com

Vídeo do Canal de Adriana Helena no YouTube

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

22 comentários:

  1. Olá, tudo mais tranquilo?

    Este é um grande filme que eu já vi umas 3 vezes. O amor entre um anjo imortal e uma mulher humana é um tema que atrai e levanta muitas questões. Aliás, não é um tema moderno, pelo contrário, é bem antigo. Já na Bíblia no Gênesis e contado que alguns anjos resolveram deixar sua morada celestial atraídos pela beleza das filhas dos homens. O relato mais completo é no livro de Enoque. O que mais chama a atenção é a vontade de Seth de "sentir o que os humanos sentem", ainda que para isso tenha que abdicar da sua imortalidade. O preço a se pagar por realizar um amor, por sentir a brisa ou o mar, vale a mortalidade.

    Sua edição ficou ótima e a música também é muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edu, que alegria recebê-lo aqui no blog depois de viver os piores momentos da minha vida. Talvez algum dia eu relate aqui tudo o que aconteceu, mas talvez não, porque foi tudo muito dolorido. Uma infecção hospitalar quase levou meu pai, mas agora ele já está fora de perigo. Não foi fácil, não está sendo fácil....

      Enfim que maravilha que tenha gostado da sugestão do filme!
      Eu precisava da companhia dos bons anjos para superar e esse filme trouxe uma paz imensa... Na edição do vídeo eu sempre fico mais à vontade!!
      Grata por tudo Edu, amigo querido!!
      Maravilhoso final de semana!! :))))

      Excluir
    2. Eu te entendo. Fiquei um mês no hospital direto com meu pai mas por fim, ele não voltou para casa. É um drama que temos que passar algum dia. Te desejo forças e que seu pai possa se recuperar totalmente.

      Excluir
    3. Edu, obrigada amigo!!Sinto que agora, contida a infecção, devagarinho, ele venha a se recuperar, mesmo sendo um processo bastante lento. Estou otimista demais!!!!

      Excluir
  2. Thank you for sharing such a heartfelt reflection. “City of Angels” truly has a way of reaching into our quietest sorrows and helping us feel understood. I’m moved by how it gave you comfort during such a difficult time.
    New post: www.melodyjacob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes, Dear Melody spend one more time in the hospital between the UTI and the surgical center. Recovering my father was more difficult because he was a victim of a hospital infection.
      Because the film Cidade dos Anjos helped me go through these difficult moments!!
      Obrigada minha dear, you are very special!!
      Kisses!

      Excluir
  3. Adriana, realmente um lindo filme esse e a música também gosto muito! Que bom que apedsar da infecção hospitalar que atrapalhou, agora teu pai já a venceu e se recupera bem! Torci e rezei por ele!
    Quanto aos blogs, excluí todos e fiquei apenas com o SEMENTES! É o mais velhinho,17 anos! Tenho que me preparar pois dentro em poucoim, cjá com 76 anos que tenho, seia muito trabalho para deixar aos meus em excluir tudo! Assim, apenas um,fica mais fácil! Não gostaria de deixar rastros na internet, pois tenho muiiiiiitos posts sempre programados! Obrigadão pelo carinho e teus céus serviram para enfeitar por lá! beijos, lindo fds! Te cuida! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, ohhhhh confesso que sentirei tanta falta dos seus lindos céus de anil que enfeitavam o seu lindo blog. Mas eu te entendo perfeitamente amiga. Sabe, neste período que só fiquei por conta de meu pai, tirei licença do trabalho e praticamente abandonei todos os meus 3 blogs e as redes sociais também, serviram como um momento de reflexão de que a gente sobrevive sem a internet. Que ela é um veículo que auxilia muito em determinadas circunstâncias , mas que em outros pode se tornar um fardo muito pesado.
      Mas pode ter certeza que estarei no SEMENTES para todo o sempre!!
      Agora estou otimista demais quanto à recuperação de meu pai, ele está evoluindo dia a dia!!
      Beijos minha amiga querida!! :)))))

      Excluir
  4. Bom dia, Adriana
    Imagino como foi difícil você passar quase um mês no hospital com o seu pai, mas graças a Deus ele está se recuperando. O Senhor é a nossa força em todo tempo, Ele cuida de nós. Deve ser um filme interessante. A Bíblia diz em Mateus 22:30: "Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu." Quando Jesus voltar, viveremos para sempre com o Senhor, é uma promessa para todo aquele que o receber como Salvador. Em I Coríntios 2:9 diz: "Mas, como está escrito: nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles
    que o amam." Bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas palavras querida Lucinalva, como sempre você trazendo conforto na minha alma e no meu coração com o versículo do Evangelista Mateus e Coríntios. A Bíblia é uma fonte inesgotável de sabedoria para nossas vidas. E foi nos momentos mais tensos, que a Bíblia veio para me auxiliar a superar os momentos difíceis.A oração salva e transforma vidas!!
      Fico feliz que tenha apreciado o relato do filme Cidade dos Anjos, você vai gostar de assistir.
      Grata pelo carinho amiga e um final de semana reconfortante.

      Excluir
  5. Querida amiga Adriana, depois de passear por Vitória domingo, seis dias de molho com virose... não é fácil!
    Não vi o filme.e mas a história é comovente pelo que você diz.
    Suas escolhas do que postar são sempre boas.
    Que seu paizinho melhore de tudo!
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos fraternos de paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh Rosélia, mais uma vez você veio a Vitória e não pudemos nos encontrar. Eu só estava no hospital da Medsenior. Mas agora meu pai finalmente venceu a infecção hospitalar e começou a se recuperar.Estou otimista!!
      E quando tiver um tempo, veja o filme, você vai gostar, tem ensinamentos lindos de Espiritualidade.
      Essa virosa está pegando muita gente, vi muitas internações no hospital por conta dela. Precisa se cuidar querida, muito líquido, alimentação balanceada e os remédios necessários para conter a virose. Se cuida muito!!
      Beijos e que seu final de semana seja de cura!

      Excluir
  6. “Cidade dos Anjos” é também um dos meus filmes favoritos. Tão delicado e profundo! Tocou-me especialmente numa fase difícil. Uma obra que nunca deixa de emocionar!

    Com carinho,
    Daniela Silva
    Visita o meu cantinho no blog – partilho favoritos, reviews sinceras e inspiração diária!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela, seja muito bem vinda ao blog!!
      Acabei de passar por um momento muito difícil na vida e é maravilhoso poder receber novos amigos aqui no cantinho para compartilhar experiências e novidades como um todo!! Fico feliz que tenha gostado da sugestão do filme!
      Vou conhecer o seu blog, com toda a certeza!!
      Boa semana!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Isa, muito obrigada pela participação, esse é um filme que encanta o coração!!
      Fica bem!!

      Excluir
  8. Um filme memorável. Gostei muito do que falou sobre ele. Esses dramas românticos sempre me atraem.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jovem Jornalista, que bom que veio aqui amigo!
      Esses dramas são muito bem preparados, de uma sensibilidade ímpar!!
      Grata pela presença!!
      Maravilhosa semana!

      Excluir
  9. Nunca vi, Dri. Mas vou procurar, parece muito bom. E fico feliz que tudo tenha dado certo pro seu pai. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, que maravilha,. eu queria dividir a notícia de recuperação de meu pai com você amigo! Que alegria! Foi sofrido,. mas creio que agora vai!
      Maravilhoso final de semana!:)))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.