Dicas Importantes para a sua saúde ao Pedalar no Frio





É gente, não se engane com o céu azul e o sol raiando: as temperaturas estão baixas e pedalar neste clima pode ser muito complicado. Por isso eu trago dicas quentíssimas para contornar esse problema. Venha comigo pois a música da semana, She Drives Me Crazy, te aquecerá de montão!

Fazer exercícios físicos durante os dias mais frios é algo comum para quem não se importa com a temperatura, porém, a grande maioria das pessoas sente muito o clima mais frio.  Para nós ciclistas, esse cuidado deve ser redobrado, pois estamos constantemente expostos ao vento frio, com isso, o que era para ser um momento agradável acaba trazendo várias consequências pela falta de cuidado.

Devemos aprender a nos portar de maneira correta nos dias mais gelados, por isso, hoje venho te dar algumas dicas de como fazer seu pedal ser eficiente e seguro durante o inverno, que está bastante rigoroso neste ano.

DICA 1 - Faça um bom aquecimento

Devido as baixas temperaturas, nosso corpo tende a ficar mais rígido, necessitando de um aquecimento reforçado. Além de estarmos nos  preparando  para um esforço físico, também estamos prevenindo possíveis lesões e problemas de articulação.

Opte por exercícios de mobilidade, um alongamento e até alguns exercícios com elástico para aquecer seu corpo. Não precisa ser algo intenso, apenas o necessário para que seu corpo “acorde” propriamente e esteja apto para pedalar no frio sem problemas.


 DICA  2 -  Proteja as extremidades

Jamais saia de casa sem estar devidamente agasalhado, isso inclui luvas, meias, bandanas, um bom casaco corta- vento e até mesmo um cachecol. Quando protegemos bem nossas extremidades (cabeça, mãos e pés), evitamos que o resto do corpo sinta frio também. Use calças compridas específicas de ciclismo que são impermeáveis e protegem do frio com mais conforto.

Mesmo que você comece a transpirar, é importante estar devidamente protegido do vento frio, pois ele pode enrijecer seus músculos e até seus dedos. Com isso, é possível que você não consiga se movimentar tão facilmente ou até mesmo frear corretamente.


DICA 3-  Isole a transpiração

A transpiração pode se tornar um problema quando não lidamos com ela corretamente. Por isso, é importante que saibamos como nos vestir propriamente para os dias frios.

Comece com uma camiseta de tecido sintético para que a transpiração não fique no seu corpo. Já para a camada seguinte, vista uma blusa de algodão que vá absorver o suor, fazendo com que sua pele não esteja constantemente úmida, logo, você não ficará com frio.

DICA 4-   Opte pelas jaquetas corta-vento e calças compridas de ciclismo


Jaqueta Corta-Vento,  bandana para proteger o pescoço e calças  de ciclismo para proteção do frio

Além de serem estilosas, as corta-vento também são ótimas opções de roupa para nós ciclistas. Essas jaquetas são bem confortáveis e evitam que o vento frio entre em contato direto com o nosso corpo, além de favorecerem a evaporação da transpiração.

Existem vários tipos de corta-vento, algumas são forradas, outras são mais finas e existem algumas que são até impermeáveis, mas fica a seu critério qual é a melhor para você! Eu uso uma impermeável com capuz que também me protege em caso de uma chuva inesperada, além das calças compridas apropriadas, é claro.

DICA 5- Proteja seus lábios e seu rosto


A pele do nosso rosto é muito sensível, com o vento, é possível que apareçam até algumas feridas devido as queimaduras de frio. Por isso, é importante que ela esteja bem protegida com algum tecido fino como uma máscara ou uma balaclava, juntamente com o uso de um hidratante facial e labial.


DICA 6- Mantenha-se hidratado

É normal sentir menos sede durante dias mais frios, pois nossa transpiração é menos intensa. Porém, atente-se a consumir pelo menos 2 litros de água por dia e manter-se hidratado durante o pedal.

Além de estarmos repondo a água no nosso organismo, também estamos hidratando nossa garganta que acaba ressecando com o ar frio, evitando uma possível inflamação.

DICA 7-  Use protetor solar

Frio não é sinônimo de falta de Sol. Mesmo que você esteja saindo de manhã cedo apenas com o rosto exposto, o protetor solar é imprescindível para proteger nossa pele de possíveis queimaduras ou até problemas maiores com câncer de pele, dependendo da sua exposição.
O tempo nublado e frio também exige proteção solar e hidratação reforçada


DICA 8- Alimentação no frio


Um consenso entre especialistas é que no frio, além da energia gasta para pedalar, seu corpo vai gastar muitas calorias simplesmente para manter-se aquecido. Por isso, comer corretamente quando a temperatura cai é extremamente importante para evitar o temido "prego de fome". 

Quem já "quebrou" por falta de alimento em um dia frio sabe o como a situação é desagradável. Afinal, com a falta de força para pedalar, a queda da sua temperatura vai amplificar ainda mais o efeito do frio. Para piorar, as chances de você sofrer uma baixa no sistema imunológico aumentam muito com esta combinação. 

A alimentação costuma variar de atleta para atleta. Porém, como regra básica, recomenda-se ingerir algum alimento a cada meia hora de atividade se o pedal for mais longo do que duas horas e a intensidade for elevada.


É quase  uma loucura pedalar no frio!

Com as dicas que eu apresentei acima você pode pedalar no frio com segurança desde que você tenha a companhia de uma música muito legal que vai aquecer o seu percurso.  Chama-se  She Drives Me Crazy 

da banda Fine Young Cannibals.


Banda Fine Young Cannibals em 1985



"She Drives Me Crazy" é uma canção do grupo britânico Fine Young Cannibals, lançada em 1988 pela London Records como o primeiro single de seu segundo e último álbum, The Raw & the Cooked (1989). A canção foi escrita pelo vocalista do grupo, Roland Gift, com David Steele e produzida pela FYC com David Z.

A canção  um clássico do final dos anos 80 que mistura elementos do rock com pop. A letra fala sobre um sentimento intenso e incontrolável que o narrador tem por uma mulher, que o deixa completamente louco. A expressão 'She drives me crazy' pode ser interpretada tanto no sentido literal de enlouquecer, quanto no sentido figurado de estar profundamente apaixonado ou obcecado por alguém.

Em 2023, a revista Billboard a classificou na 77ª posição em suas "500 Melhores Músicas Pop de Todos os Tempos".

Jo-Ann Greene, da AllMusic, afirmou que "She Drives Me Crazy" "apresenta a combinação de batida/riff mais única e instantaneamente identificável da década"

E é por isso que a editei com toda a loucura do mundo!!
Tenho certeza que agora seu pedal no frio será muito mais agradável!


Fontes de Pesquisa:


Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

20 comentários:

  1. Lindas fotos e boas dicas pra quem faz pedaladas!
    Linda semana! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, o interessante de tudo isso é que aprendi tudo na prática.
      Pegando a bike e sentindo a temperatura do dia podemos tornar o nosso passeio de bike mais seguro e divertido, seguindo dicas simples , mas que fazem a diferença. Ahh e nunca fez tanto frio em Vitória como nesta ano de 2025, por isso que estou aprendendo no dia a dia, a escolher as melhores opções de pedal. E olha que aqui o vento do litoral é muuuito frio...rsrs
      Beijos querida e obrigada pelo carinho lindo do comentário!!
      Maravilhosa semana!! ;)))))

      Excluir
  2. Olá, querida amiga Adriana!
    Faço aquecimento na praia dos namorados. No inverno, o corpo se endurece muito. Ai de mim se não caminhasse!
    Não podemos parar por estar frio.
    Fico doida para abrir a janela e ver o tempo na manhã...
    Bons passeios aí! Temos lindos cenários em nosso Estado.
    Respondi seu comentário lá sobre a música...
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Rosélia, que bom que veio ver as dicas de combate ao frio na hora de pedalar. Sim, o aquecimento é muito importante, serve para deixar nossos membros preparados para a caminhada ou o exercício que faremos.
      Eu ando aprendendo muito depois que inseri a bike na minha rotina de exercícios, principalmente a saúde mental, que teve uma melhora tremenda!!
      Beijos querida e uma semana linda , com muito carinho!! :)))))

      Excluir
  3. Que post cheio de dicas úteis e práticas! 🍋 A combinação de sabor e saúde faz todo o sentido, e cuidar do corpo é sempre um investimento que vale a pena. Obrigada por partilhares estas sugestões tão valiosas!

    💜 Desejo-te uma excelente semana!
    Com carinho,
    Daniela Silva
    🔗 https://alma-leveblog.blogspot.com
    🦋 Visita também o meu cantinho 🌸

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, realmente o ciclismo entrou na minha vida por conta de um tratamento de saúde e agora não consigo mais sair dele. É tão boa a sensação de liberdade em pedalar, algo inexplicável. Sem contar que faz muito bem para a saúde mental, melhora consideravelmente a ansiedade e as dores da alma.
      Grata pelo carinho do comentário querida!!
      Desejo uma semana igualmente maravilhosa!!! :)))))

      Excluir
  4. Dicas completas para quem gosta de uma bike no frio!!!

    Tenho saudades de pedalar, pois na adolescência a bicicleta era praticamente uma extensão do meu corpo...rs
    Mas aí depois de adulto deixei o hábito.

    Das suas dicas, enfatizo que no frio o corpo gasta mais calorias, e pra melhorar ainda mais, um bom banho frio....rs (eu tomo).

    Olha, não gosto muito de protetor, precisamos de sol!!! sol é vida!!! Só uso se for ficar exposto muito tempo no solzão de verão nos horários de picos, fora isso, não uso.

    Legal a música, não lembrava desse grupo.

    As fotos estão ótimas!! E o shpe tá em dia....com todo respeito...rs

    abraços, Adriana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, querido amigo e olha que essas dias eu testei na pele mesmo, ao vivo e a cores, literalmente, para poder passar as melhores opções para quem também quiser se arriscar a pedalar no frio. O pior é o vento do litoral , uma vez que aqui em Vitória é bem forte e frio, mas superando isso, através dos agasalhos corretos, conseguimos seguir em frente.
      Você deveria voltar ao hábito de pedalar, vai te fazer tão bem Edu!! Eu sou uma defensora da bike para recuperação da saúde corporal e mental, porque eu sou um exemplo vivo disso. E incentivo a todos com muita alegria! :))))
      Apenas o banho frio que estou dispensando neste momento, porque a água aqui está congelante...kkkkkkkk

      Ahh, seria maravilhoso não passar o protetor solar. Entretanto, minha família tem casos de câncer de pele e eu mesma, na adolescência , tomava muito sol na praia sem o mínimo de proteção e ainda usava bronzeador... rsrs Então todo cuidado é pouco. Mas a vitamina D que tanto precisamos, só é produzida pelo corpo naturalmente quando nos expomos à radiação ultravioleta B (UVB). Interessante isso não é? Algo incrível e contraditória essa questão do sol e da proteção da pele.
      E a bike me leva para os lugares que antes eu nunca havia ido antes ( sempre trabalhando e sem tempo para cuidar da saúde) e hoje não importa como tudo esteja, sempre reservarei um tempo para a minha terapia que é a bike. Ainda mais escutando uma trilha sonora bem agitada como essa, faz bem demais!!!
      Grata pelo carinho amigo e continuo esperando um artigo no seu blog com os treinos que pratica, pois será excelente para o seu público leitor. Vai colocar todo mundo para cuidar da saúde!!!
      Maravilhosa semana!!!! :))))))

      Excluir
    2. Pois é, tem muito médico por aí relativizando o uso indiscriminado de protetor solar, pois ele mesmo pode trazer algumas consequências.
      Conheço bem o frio daí, fui para Vila Vela em 1982 cursar a EAMES e cinco da matina era banho frio...eu quase morri mas acabei acostumando.

      Excluir
    3. Edu, está na hora de você voltar a Vitória para um passeio!!! Espere passar a temporada "friorenta"como aqui nunca esteve. Na primavera e no vera o clima dá uma estabilizada e ai poderá tomar banho frio no mar, pois aqui a água do mar é congelante...hehehe
      Lindo final de semana! :))

      Excluir
  5. Admiro a coragem de quem consegue pedalar no frio, eu mal consigo sair de baixo das cobertas! O trabalho me obriga! srsrsr

    Mas concordo contigo, precisamos nos proteger. Quando jogada voleibol, nas épocas frias os aquecimentos eram bem mais intensos!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, realmente o frio nos faz querer desistir no último momento, mas aí eu penso o quanto seria preocupante se eu não saísse para pedalar. As dores voltariam e a ansiedade também. :( Então supero o calor das cobertas e vou para ser feliz!!! Uhullllll

      Que tal voltar a praticar voleibol? É excelente também para cuidar da saúde! Mas eu indico a bike, se na sua cidade tiver boas ciclovias, porque a segurança também está em primeiro lugar!!
      Grata pelo carinho do comentário querida e aproveito para desejar uma ótima continuação de semana!!!

      Excluir
  6. Dri! Que postagem boa hein!!!
    JÁ TE DISSE QUE VOCÊ FAZ POSTAGENS COMPLETAS!
    Eu, acho que nunca vou optar pela bicicleta como um estilo de vida, mas até admiro que optou por isso.
    Sua postagem é muito bem detalhada e se as pessoas seguirem à risca, certamente terão menos problemas.
    Essa música tocpu muito, hein!!!
    Sinceramente eu não gosto muito dela. Mas que ela fez sucesso, isso fez.

    Um abração minha amiga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andre, que bom que veio conferir as dicas para pedalar no frio.
      Mas creio que não vou conseguir te contagiar com a alegria da bike não é? Vou te contar um segredo: no início eu também não me importava com a bicicleta. Ela estava até enferrujando em um cantinho da varanda, pois não a usava nunca. Mas a partir do momento em que tive um diagnóstico nada agradável de saúde, precisei tomar um rumo e a a maneira mais simples de exercício era a bike. Aliada às ciclovias aqui de Vitória, bem como também às paisagens perto do mar, me fizeram começar a gostar do processo. No início eram 3 a 5 km por exercício apenas. Agora já consigo, em apenas 1 hora de bike, fazer 20 km.
      É um processo lento e a gente vai adquirindo gosto com o tempo. Quem sabe você ainda não se encante algum dia?

      Ahhh essa canção é ótima pelo ritmo, pelas batidas e sintetizadores...rsrs Gosto destes movimentos...Sou como uma "criança levada" à procura de aventura e essa música me passa essa "vibe"de felicidade!
      Amigo, adorei sua participação!!! Curti demais!!
      Aproveito para desejar um final de semana maravilhoso!!!:)))))))

      Excluir
  7. Respostas
    1. Teresa, eu que agradeço sua presença e fico feliz que tenha apreciado as dicas!!
      Beijos e um ótimo final de semana!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Oi Isa, estava te esperando!
      Que bom que gostou das dicas, hoje frio até deu uma trégua, mas quando ele retornar já sabemos como nos proteger nos passeios de bike.
      Beijos e um ótimo início de semana!!!

      Excluir
  9. Também partilho consigo o gosto por dar ao pedal, pelo que as dicas apresentadas são muito úteis.
    Bom fim de semana.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que apreciou o artigo Juvenal, pedalar realmente tornou-se um grande meio de desestressar da carga diária e no frio alguns cuidados são importantes!!!
      Abraços e um excelente final de semana!! ;))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.