"Stairway to Heaven" do Led Zeppelin não foi feita para ser compreendida, mas apenas sentida






A música "Stairway to Heaven" é água da fonte e possui a força da própria  natureza e também a mais celebrada criação da banda de rock inglesa Led Zeppelin. A extensa canção de mais de  8 minutos de duração  é a quarta faixa do disco IV. Há quem considere a canção como o trabalho mais emblemático do gênero rock e você vai entender um pouco melhor dessa obra agora...

A letra foi escrita majoritariamente por Robert Plant e a melodia pelo guitarrista Jimmy Page.

A revista Rolling Stone classificou Stairway to heaven com a 31ª colocação no ranking das 500 melhores músicas de todos os tempos e muitos a consideram o melhor rock já criado no planeta Terra.

Mas o significado da letra é uma incógnita. Antes de editar a canção fui em busca do seu histórico e significado e confesso que quanto mais pesquisava e lia sobre o assunto mais confusa ficava. 😁

Se até o próprio Robert Plant, que escreveu a canção  admitiu que não  compreende a letra de "Stairway To Heaven", a canção mais famosa do grupo, quiçá eu ou todos nós não é verdade?! 😜

Por isso cada um interpreta a letra como bem quiser. 

"Stairway to Heaven", tem  mais de oito minutos de duração, mas por incrível que pareça,  somos tocados pela magia intensa da música  e nem percebemos o tempo passar quando a ouvimos. Você vai compreender o que eu quero dizer  quando ver o vídeo inédito que editei.

A música foi publicada em novembro de 1971 no quarto álbum do grupo. Foi escrita e composta pelo guitarrista Jimmy Page e pelo cantor Robert Plant, como já disse anteriormente e é uma soma de significados incompreensíveis que conseguimos sentir com o coração.

O Provável Significado da música 

A longa letra de Starway to Heaven conta inicialmente a história de uma senhora  que é excessivamente otimista sobre o seu futuro pouco promissor e que ela parece se importar excessivamente com o mundo material. E é assim que se inicia a letra:

There's a lady who's sure all 
(Há uma dama que acredita que tudo)
that glitters is gold
(o que brilha é ouro)
And she's buying a stairway to heaven
(E ela está comprando uma escada para o paraíso)

A primeira estrofe da letra menciona a compra de uma escada para o paraíso

Entretanto, logo após,  a música muda completamente a letra e o seu significado, passando  a narrar um ambiente mais  natural, com a descrição de  pássaros cantores e  riachos. 

Nessa parte da canção, a música explora o mágico reino da espiritualidade e transporta o ouvinte para uma visão mais mística da vida onde imaginamos elfos, fadas, a rainha da primavera  e a natureza em seu esplendor.

In a tree by the brook
(Em uma árvore à beira do riacho)
there's a songbird who sings
(há um pássaro que canta)
Sometimes all of our 
(Às vezes todos os nossos)
thoughts are misgiving 
(pensamentos são inquietantes)

Como a letra é multifacetada e apresenta diversas possibilidades muito distintas de leitura, os ouvintes são convidados a interpretarem com bastante liberdade a música à sua maneira, aumentando a magia e o mistério da criação.

É sabido que o autor da letra, Robert Plant, consultou o livro Artes Mágicas na Inglaterra Céltica, de Lewis Spence, e fez dele a sua principal influência para a composição de Stairway to heaven.

A letra, fragmentada, muitas vezes carrega um ar mesmo psicodélico, utilizando elementos desconexos que nada pareciam ter a ver com o que havia sido composto anteriormente ou com o que será invocado a seguir. É na verdade algo bem louco...

A referência à May Queen (Rainha de Maio), por exemplo, só é feita uma vez, de modo pontual e sem qualquer preparo ou esclarecimento:

A segunda parte da canção se concentra na natureza  e na  Rainha de Maio

If there's a bustle in your hedgerow 
(Se há um alvoroço em sua horta)
Don't be alarmed now 
(Não fique assustada)
It's just a spring clean 
(É apenas uma limpeza de primavera)
for the May Queen 
(para a Rainha de Maio)

Esse manancial de possibilidades de leitura e interpretação é uma das grandes potencialidades da música do Led Zeppelin. Stairway to heaven definitivamente parece ser uma canção que reúne múltiplas canções dentro dela. 

E eu te digo que não é fácil compreendé-la,  por isso entenda como quiser. Afinal, o cenário em que a canção foi composta já induz os seus criadores a apostarem no misticismo. Olhe que chalé incrível no meio do bosque onde a canção foi criada.

Chalé que abrigou Plant e Page  na  criação da música.

O Sucesso absoluto da canção

A canção estreou no rádio no dia 1 de abril de 1971. A  gravação foi realizada ao vivo, no Paris Cinema, em Oxford Street, Londres. A BBC exibiu as imagens no dia 4 de abril.

Apesar de não ter um single lançado, tornou-se a canção de maior sucesso daquele ano, é considerada até hoje uma das melhores gravações musicais de todos os tempos. 

É importante relatar que de cara o disco atingiu as primeiras posições das paradas de sucesso do Canadá e do Reino Unido. Imediatamente, alcançou o segundo lugar da Billboard 200 nos Estados Unidos, enquanto “Stairway to Heaven” tornou-se um sucesso nas rádios e embalou o álbum inteiro. Em dois meses tornou-se o mais adquirido pelo público naquela ocasião.

Stairway to heaven foi um sucesso estrondoso da banda, a música foi tão tocada - a estimativa é que tenha sido exibida mais de três milhões de vezes nas rádios até o ano 2000 - que até  o vocalista se cansou de cantá-la. 


Banda Led Zeppelin em dezembro de 1968, início de carreia


Também, tudo é grandiosos na canção: a música apresenta em seus oito minutos e dois segundos de duração, uma variação rítmica que vai do Soft ao Rock vigoroso, flertando também com o Folk Rock, já que seu início traz belíssimos dedilhados de violão que genialmente se conectam ao som de flautas, conduzidas pelo baixista John Paul Jones, originando assim uma combinação perfeita de ritmo e melodias encantadoras.

Encantadores também são os vocais de Plant, que com um domínio espetacular de voz e timbre suave, mergulha nas melodias proferidas pelos violões e flautas e o resultado final é no mínimo emocionante.

No intercorrer da canção somos conduzidos por uma música de melodias brandas e harmonias calmas, quebradas após o referido tempo pela bateria de John Bonham, pelas linhas de baixo de John Paul Jones e pelas guitarras geniais e precisas de Jimmy Page. 

Após o “grande encontro” entre voz e os demais instrumentos, a música eleva seu ritmo, mergulhando de cabeça no Hard Rock ou no Classic Rock (depende de como queira defini-la).

Evidentemente, o resultado final não poderia ser outro senão surpreendente.

A partir de 1977, Led Zeppelin parou de tocar a música religiosamente nos shows, passando a ser uma aparição eventual. Creio que o vocalista não gostava de cantá-la pela complexidade da instrumentalização ou porquê a música não fazia mais sentido para ele naquele momento.

Em outubro de 2016, a revista Classic Rock elegeu o solo de guitarra de Jimmy Page como o melhor de todos os tempos. E vamos à canção! E tomara que apreciem, foi editada com muito carinho. Até breve!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

38 comentários:

  1. Uma música genial. Gostei muito de conhecer mais da história e de tudo sobre a igreja.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa canção é um clássico do rock e foi considerada uma das melhores de todos os tempos Emerson!
      Fico satisfeita que tenha apreciado a edição musical, a gente só compreende sentindo a canção...
      Abraços e ótima semana!! :))))

      Excluir
  2. Adriana apreciei muito a música, nunca mais tinha ouvido, linda a música, feliz semana bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucimar, é maravilhoso ouvir uma canção e ingressar em seu conteúdo de forma mágica!!
      Que alegria que tenha gostado!!!
      Beijos e uma semana especial querida!! :))))

      Excluir
  3. Uma música linda e realmente não a podemos deixar de sentir com o fundo do coração! Adorei o belo post! beijos ótima semana,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, eu sempre ouvia essa canção há anos, mas não compreendia muito bem como ela tinha um magnetismo que nos fazia ouvir os 8 minutos sem interrupção...Depois que a gente edita, entendemos o porquê!!! É uma certa magia, com toda a certeza!!
      Beijos amiga querida!!
      Tenha uma semana maravilhosa!! :)))

      Excluir
  4. Olá eu já gostava da música agora gosto mais, adorei saber todas essas informações e um toque de mistério rsrs. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh obrigada Rosângela pelo carinho do comentário...
      Eu mesma já tentei parar de compreender determinadas canções, eu apenas as sinto...E nesta tem mistério e magia não é verdade?
      É o poder de uma boa canção, do bom e velho rock!!
      Beijos e uma semana maravilhosa!! :))))

      Excluir
  5. Um clássico!
    Aqui em casa os guris curtem um metal!, k mas
    só com fone, kkk. Eu prefiro o silêncio principalmente
    quando estou no jardim. k
    Boa continuação de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, que bom que também tenha vindo curtir a canção da semana!
      Nas duas anteriores, eu postei duas músicas da nossa MPB, como o grande Djavan. Entretanto creio que minha paixão seja mesmo os rocks antigos, quase "dinossáuricos"...rsrs É nesses que me envolvo com mais intensidade e com certeza em razão dos solos de guitarra, que me fazem viajar para longe!!

      Ontem recebi a notícia de que o Guns N'Roses vai fazer show aqui no Espírito Santo, em Cariacica. Fiquei em estado de choque porque é a minha grande banda favorita e eles vem aqui tão perto. Farei de tudo para ir no show que está programado para abril do ano que vem!
      Beijos querida, tenha uma linda semana!!!

      Excluir
  6. Thanks for your sharing, greeting from Turkiye

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pela presença, estava com saudades da sua participação!!
      Abraços a todos da Turquia!! :)))))

      Excluir
  7. Olá Adriana! adorei o texto super bem elaborado e informativo...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Lucia, eu adoro estudar, escrever e editar vídeos musicais querida!!
      Aprendemos curiosidades do arco da velha de músicas lá do passado...
      Virou um hobby muito criativo e prazeroso!!
      Beijos e um lindo restante de semana! :))))

      Excluir
  8. Concordo com a revista, Dri. Que espetáculo. Amei o texto e saber mais sobre. Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, determinados rocks antigos, quando voltam a martelar na minha cabeça, só decifrando a mensagem para eu sossegar...E neste eu não entendi foi é nada, mas foi bom demais poder participar!! rsrs
      Beijos e um lindo restante de semana amigo!!

      Excluir
  9. Oi, beleza?


    A melodia é fantástica, de fato, uma das melhores do rock. E eu nunca tinha parado para analisar a letra...de fato, é uma mistura de coisas, de sentimentos, de vontades. Será que a escada para o jardim (paraíso? Nirvana?) é o que todos buscam mas seria tal busca algo sem sentido?

    ah, sei lá...rss

    beijos, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu, eu sou fascinada por esses rocks antigos, em tentar descobrir o seu significado. No início, quando comecei a editar, me concentrei em "November Rain" dos Guns, uma canção de mais de 8 minutos, exatamente como Stairway to heaven. Mas os Guns são mais fáceis de serem compreendidos, ao contrário do Robert Plant, que sempre foi uma incógnita. Nem ele sabe o que significa muito a letra que escreveu há quase 55 anos atrás... rsrs

      Aliás, amigo, estou em polvorosa com esse assunto de rock!!!!!
      Os Guns N'Roses vão vir fazer show aqui na minha terra capixaba...Eu nem acredito!! Acho que agora vou ficar em estado de graça até o mês de abril quando será o grande momento no ano que vem!! rsrs
      Super beijos querido!!

      Excluir
  10. Beautiful song 🎵 and images, dear Adriana ❤️ 💕 Thank you so much for sharing, dear friend. Hugs 🫂 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pela participação querida Linda!!
      A música toca a alma e nos deixa intrigados, mas é um grande clássico do rock!!
      Tenha um final de semana maravilhoso querida!! :))))

      Excluir
  11. Respostas
    1. Que maravilha Teresa, eu também fico encantada como as canções tem interpretações diferentes.
      Beijos e um lindo final de semana!!!! :))))

      Excluir
  12. Olá, Adriana
    O texto em relação a esta música está perfeito.
    Li-o e fiquei a perceber a sua história.
    A letra que se refere a uma senhora que compra uma escada
    para o céu ... mas a seguir a letra muda completamente...
    Estive a ouvi-la, realmente é maravilhosa.
    Muito obrigada por ter esse trabalho. Sei que é uma apaixonada
    por esse tipo de música e faz-nos parte também dessa paixão.
    Tenha uma linda semana,
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Olinda,é muito bom ter a sua adorável presença querida!!
      Eu gosto muito de editar as canções de rock antigas e as imagens escolho conforme a minha interpretação da canção...Nesta ficou complexa porque a música fala de um tudo e mais alguma coisa incompreensível.....hehehe
      Mas o que eu aprecio mesmo é a melodia e a voz qeu interpreta: juntos fazem um conjunto perfeito!
      Muito obrigada pelo carinho da presença amiga, você sempre maravilhosa!!
      Beijos e um maravilhoso final de semana!!!!

      Excluir
  13. Oi, Dri!
    Essa música é mesmo muito boa.
    Led Zepellin é uma banda de músicos competentes.
    Eu tenho um bloqueio com essa banda, porque eles se declararam satanistas e envolvidos com Aleister Crownley, que na minha opinião foi o principal responsável pela arte em todos os sentidos, chegarem ao movimento ateu e woke.
    Mas que a música é boa, sim, é...

    Um abração minha amiga!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, tudo bem com você, espero que sim!!
      Essa canção interpretei do meu jeito, afinal cada um de nós pensa de uma maneira diferente e uma canção pode ter diversas informações e interpretações...
      Na verdade eu não fui a fundo na letra, porque realmente ela é dividida em 3 partes bem distintas, nos oito minutos de canção...
      Pois é, soube do envolvimento da banda com certas crendices mas eu somente me atento à qualidade da canção, os músicos como pessoas eram bem loucos naquela ocasião....rsrs
      Maravilhoso final de semana amigo querido!!

      Excluir
  14. Uma música divinal que toca a nossa alma.
    Obrigado pela completa e interessante informação.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, que gentileza querida, muito obrigada pelas doces palavras!!!
      As músicas podem trazer bastante conforto ao nosso coração!!
      Muitos beijos e um excelente final de semana!!

      Excluir
  15. Olá querida Adriana! Há músicas feitas para pensar e outras para sentir. Esta pertence claramente à segunda categoria. Também tenho imenso apreço por ela! 😊 Abraços! 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olavo, que alegria amigo!
      Realmente existem canções que nem é importante buscar o seu significado pois a gente entende conforme o coração conduzir não é verdade?
      Grata pelo lindo carinho da presença amigo!!
      Tenha um maravilhoso final de semana!!

      Excluir
  16. Não conhecia a música. Confesso que nos ultimos tempos não tenho vontade de ouvir música.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa, eu te compreendo...Há dias e dias e precisamos lutar todas as manhãs..
      Um grande beijo amiga!!!

      Excluir
  17. A passar por cá, hoje, para desejar bom domingo!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Isabel!!
      Tenha um domingo maravilhoso!!!
      Beijos!!

      Excluir
  18. É uma das minhas músicas favoritas dos Led Zeplin, é muito boa.
    Boa semana querida amiga. Tenha um feliz mês de Dezembro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaime, realmente o Le Zeppelin é sublime, suas canções atravessaram o tempo e permanecem intactas em nossa memória!!
      Muito obrigadaa pela participação e presença poeta!!
      Desejo uma semana maravilhosa!!!:)))))

      Excluir
  19. O mundo material aprisiona as pessoas que se esquecem de SER para TER.

    Nova tirinha publicada. 😺

    Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garfield, o seu lado filósofo e pensador é maravilhoso!!!
      Grata demais pelo carinho, adoro você gatinho laranja!!!
      Beijinhos e FELIZ NATAL!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.