22 alimentos antienvelhecimento:


Manter a saúde em dia não é uma tarefa fácil! Mas podemos contornar o envelhecimento  precoce das células adicionando os alimentos corretos na nossa dieta sem ter a necessidade de utilizar medicamentos para garantir a quantidade necessária de vitaminas e demais elementos necessários ao completo funcionamento do organismo.

Existem diversas pesquisas sobre o assunto, inclusive já preparei uma postagem sobre  alguns alimentos importantes. Verifique aqui: Rejuvenesça naturalmente e Melhore o seu humor com os alimentos corretos. Mas é bastante salutar saber sobre  determinados alimentos e bebidas interessantes que vão te auxiliar  na tarefa de manter a sua juventude, ou pelo menos controlar os efeitos  de uma degeneração precoce de suas células. Vamos a eles?


1-Maçã
Você conhece o ditado: "Uma maçã por dia mantém o médico longe." Qual o motivo? "As maçãs apresentam excelentes propriedades para combater os radicais livres. Nos ajudar a manter  jovens de dentro para fora", sintetiza Deborah Enos, nutricionista e autora de The One Minute wellness coach.




2-Vegetais de folha verde

Se você é dos que saboreia uma mix de salada verde, é a chance de comer saudável e parar o relógio durante anos. "As folhas verdes, mais especialmente o espinafre, pode ajudar a protegê-lo da idade. Espinafres em particular protegem contra a degeneração muscular associada à idade", diz Deborah Enos, nutricionista.



3-Cabaça
As cabaças são frutos de plantas rasteirinhas como a melancia, abóbora e pepino.A cabaça, de acordo com o médico Sadkhin vem carregada com vitaminas e nutrientes essenciais e é rica em antioxidantes que impedem o processo de envelhecimento e estimulam a função metabólica. “Também diminui a glicemia e reduz o mau colesterol, um componente importante para aqueles que sofrem de diabetes e obesidade", acrescenta o especialista


4-Alho

Seu impacto na saúde é tão forte quanto o seu cheiro. Mas vale a pena. "Os estudos mostraram que as pessoas que comem pequenas quantidades de alho, pelo menos uma vez por semana têm 50 por cento menos probabilidade de desenvolver certos tipos de câncer", diz o Dr. Sadhkin.


5-Passas de Ameixa
As passas de Ameixa podem não ter muito boa aparência, mas de acordo com o médico Sadkhin, têm a maior concentração de antioxidantes do que qualquer outra fruta: "Os antioxidantes impedem a proliferação de perigosos radicais livres, responsáveis pelos danos do oxigénio do tecido adiposo , que é uma parte integrante das células dos tecidos do cérebro. A prevenção reduz o risco de cancro, uma vez que estes radicais são responsáveis por mutações no DNA, que resultam em crescimento do câncer ".

6-Brócolis
É tão bom que o médico Sadhkin não hesita em chamar-lhe superpoderoso: "O Brócolis é excelente fonte de vitamina A, que é responsável pela regulação do sistema imunológico e ajuda a prevenir e  a combater infecções e de vitamina C, um nutriente essencial  para a função imune e um poderoso antioxidante que ajuda a proteger as moléculas vitais, tais como proteínas, carboidratos e áidos de radicais livres “ (responsáveis pelos danos celulares que provocam o envelhecimento).


7- Frutas vermelhas
Elas são ideais para despertar a paixão, mas também para viver mais tempo. As amoras e morangos contêm poderosos fitonutrientes chamados flavonóides, que têm efeitos antioxidantes poderosos. "Flavonoides ajudam as células a comunicar mais eficazmente entre elas e têm sido associados com a redução do risco de doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e demência. Contém igualmente um fitonutriente chamado ácido elágico, demonstrado anticancerígeno..

8-Chá Verde
O Chá verde tem sido usado por milhares de anos como uma bebida tradicionalmente terapêutica que promove a longevidade e boa saúde, o médico recorda Sadkhin. "É uma excelente fonte de um antioxidante chamado EGCG, evita o desenvolvimento de células danosas e ajuda a manter a integridade estrutural das membranas, que também protege as células", acrescenta. O EGCG, de acordo com o especialista, é de pelo menos 25 a 50  vezes mais potente do que os outros populares antioxidantes como vitamina C e E. De fato, uma xícara  de chá verde é equivalente ao efeito de uma porção de frutas e produtos hortícolas.

9- Abacate
Ideal para a partilha de um delicioso guacamole, abacates contêm muitos benefícios antiidade. De acordo com o médico Sadkhin, além de ser uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas que reduzem mau colesterol e, portanto, reduzem o risco de complicações cardíacas resultando numa vida  mais longa e saudável,  possui vitamina E,  um antioxidante que mantém a pele saudável e previne envelhecimento.

10-Salmão
Um dos mais requisitados peixes do mundo, o salmão é rico em proteínas saudáveis e  de ácidos gordos ômega-3. "Estes ácidos reduzem a inflamação do corpo e melhoram a função do sistema imunológico do organismo ", diz John La Puma, o autor do ChefMD: A Food Lover's Guide to culinaryMedicineA melhor dica para ser consumido seria na forma de grelhado, para as substâncias ativas permanecerem no alimento. É só adicionar um molho a gosto, dede que seja o menos calórico possível.



11-Mel
Para adoçar bebidas ou refeições, tem sido sempre uma saudável solução. Mas agora, o mel tem subido no ranking pelas suas propriedades anti idade, de acordo com Sadkhin. "Nós descobrimos que o mel é uma tão boa fonte de antioxidantes, como frutas e vegetais, é mais saudável, além de fornecer energias e carboidratos que são essenciais para um estilo de vida ativo", diz ele.





12-Café:
"Embora o mecanismo ainda não seja claro, o café parece proteger contra a cirrose, câncer hepático, doença de Parkinson e diabetes", diz John La Puma. De acordo com o especialista, o café tem muitos componentes químicos metabolicamente ativos, incluindo a cafeína, que podem atuar nesse sentido.



13-Leite
Ninguém duvida dos seus benefícios para a saúde. Mas talvez você não saiba que proteínas  fitoquímicas estão trabalhando para melhorar a função física e a saúde em geral. "Muitas sociedades de idosos o consomem regularmente. O leite contém vitaminas D, K e cálcio para evitar a degradação óssea, a vitamina A é essencial para a função imunológica e iodo, importante para a função tiroidiana. Também possui nutrientes, como potássio, magnésio, riboflavina e vitamina B12, necessária para uma boa saúde cardíaca. Os mais interessantes componentes do leite são os agentes que inibem os vários tipos de câncer, como a pele, mama e do cólon, "diz o Dr. Sadkhin.


14-Vinho tinto
Um bom vinho não é apenas aquilo que é agradável. "O vinho tinto tem sido colocado recentemente a público na função de novo elixir anti-envelhecimento, e por boas razões. Estudos sobre propriedades anti-envelhecimento de vinho têm descoberto um único antioxidante chamado resveratrol que tem poderoso efeito anti-idade. É produzido durante o processo de fermentação e abundante no vinho tinto e um pouco menos no branco ", diz o Dr. Grigory Sadkhin, fundador do The Sadkhin Complex, um programa de perda de peso anti-envelhecimento. Como atua? Engana o corpo e ativa genes específicos que controlam os processos metabólicos do corpo, repara o ADN e providencia um local para outras propriedades benéficas para uma vida  mais longa e saudável, diz ele.



15-Água
A água potável é essencial para sobreviver, mas também para viver mais e melhor. "Tome pelo menos 8 copos de água por dia, garante ótima movimentação de resíduos e toxinas do corpo e acelera a eliminação de tais substâncias nocivas do corpo, reduzindo o stress e melhorando a saúde global", diz o Dr. Sadkhin






16-Tomates
Delicioso em saladas, sopas ou como um molho para o macarrão, o tomate é uma fonte rica de flavonóides. "Flavonóides são anti-inflamatórios substâncias químicas no corpo, e licopeno, o caroteno mais conhecido pela cor  vermelha brilhante," diz John La Puma, o autor do ChefMD: A Food Lover's Guide to culinary Medicine. " A melhor maneira de absorver o licopeno, dependendo do especialista, é um pouco de azeite.


17-Cenouras
Possui vitaminas A, C, B2 e B3 é rica em betacaroteno, pouco calórica e com alto teor de fibras, importante para a visão, pele e mucosas, possuem ainda, sais minerais como fósforo, potássio, cálcio, sódio, manganês, níquel, cobre, iodo e magnésio. Tem ação antioxidante que combate aos radicais livres, atuando no desenvolvimento ósseo, possui ácido fólico essencial para o bom funcionamento dos sistemas nervoso e cardiovascular. Auxilia no trânsito intestinal, na redução dos níveis de colesterol do sangue, combate a fadiga, a anemia, má digestão, colite, cálculos biliares, cistite, gota, icterícia possui ação antibacteriana e diurética, age na eliminação de pedras tanto dos rins como da bexiga, e corrige problemas menstruais. 
Seu suco diluído em água é excelente para o fígado e para o excessivo funcionamento da tireóide, embeleza e rejuvenesce a pele, protegendo-a contra o aparecimento precoce de rugas, fortalece também cabelos e unhas. 



18- Algas marinhas

É louco por sushi? Mais  um motivo para comer,  pois é uma excelente fonte de selênio e iodo. "O iodo comanda a função tiroidiana e o selênio impede o crescimento de células cancerígenas. As algas são também uma boa fonte de fibra solúvel em óleos ômega-3, chamados óleos essenciais", diz o Dr. Sadkhin.




19- Laranjas
Atuam na formação do colágeno, impedindo a deformação dos tecidos. A vitamina C é fundamental também para desintoxicar o corpo dos radicais livres provenientes de fatores que contribuem para o envelhecimento, como cigarro, álcool, poluição e fortalece o sistema imunológico. Os alimentos fontes de vitamina C são as frutas cítricas. 



20-Iogurte

Além de ser um lanche saboroso e saudável, o médico Sadkhin recomenda-o porque ele contém bactérias vivas que fortalecem o sistema imunológico e melhoram a função metabólica: "Isto aumenta a resistência imunológica a doenças relacionadas."




21-Soja
As sementes de soja estão cheias de gorduras insaturadas saudáveis, e flavonóides, poderosos antioxidantes e são também uma excelente fonte de proteína disponível para a formação de músculos ", diz John La Puma. A mais: você pode facilmente adaptar a qualquer tipo de sabor e tempero




22-Chocolate

É sempre um prazer  comer de forma saudável. “Quanto mais elevados níveis de cacau, maior é a capacidade do chocolate para dilatar as artérias, ajudando a manter flexibilidade e elasticidade e baixa pressão arterial, o que ajuda a retardar envelhecimento," diz John La Puma.





O vídeo abaixo explica  o uso dos alimentos antienvelhecimento.
 Veja você também e comece a ingerir regularmente !

Abraços e sinta-se sempre jovem com os alimentos apropriados!

19 comentários:

  1. Oi Adriana,
    Tirando o chocolate (detesto), as algas e o vinho, tô bem na fita. rsrsrs
    Não faltou a Castanha do Pará? Sei lá...
    Gostei.
    Beijo.

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  2. Olá Beth, minha querida!
    Nossa, você não gosta mesmo de chocolate? Nem daqueles bem amargos? Eu gosto bastante.. preciso me controlar...rsrs
    Pois é, a castanha do Pará eu comentei em um post anterior sobre alimentos que rejuvenescem naturalmente. Estou fazendo pesquisas nesta área e a quantidade de alimentos está crescendo bastante e acho muito importante divulgar pois são de fácil acesso e não custa dar uma ajudinha para a nossa saúde não é mesmo?
    Muito obrigada pelo comentário amiga!!!
    Beijos!!!!

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  3. Ei Adriana,

    Amiga um belo cardápio da juventude, tirando a soja que nuca consegui ingerir, as algas, vinho e cabaças, acredito que não envelhecerei rápido rsrs.
    Beijos e uma ótima semana pra você..

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  4. Oi Cecília! Tudo bem amiga?
    Pois é, nada melhor do que aliar alimentação saudável com rejuvenescimento natural, sem remédios e sem plásticas!!!
    Realmente a soja é duro de aguentar...eu acho que o sabor é muito parecido com o de papelão molhado, apesar de nunca ter bebido suco de papelão..rsrs
    Obrigada querida e tenha uma ótima semana!

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  5. ESTA MENINA É IMPAGÁVEL, VOU DEIXAR DE BLOGAR rrsrs - BJKS QUERIDA. Vc como sempre fantásticaa.

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  6. Oi, Drica, tirando o chocolate (que como moderado, por conta das espinhas) e o café (que não gosto), o resto adoro! =] beijusss e tudo de bom!

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  7. Obrigada Rui!
    Agradeço a sua visita!
    Mas saber sobre os alimentos anti-envelhecimento é a melhor forma de cuidar da saúde física e mental também!
    Abraços e ótima semana!!!

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  8. nossa Adriana.
    adorei essa Matéria pra mim como
    tenho diabetes eu como a vontade
    algumas item que tem ai valeu.
    um abraço.

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  9. Ótimas dicas querida Adriana, só fiquei na dúvida quanto a Cabaça, por acaso seria abóbora?
    A cabaça que conhecemos por aqui tem o mesmo formato, mas é oco, apenas com algumas sementes secas dentro, fiquei na dúvida.
    Um grande beijo querida amiga!!!

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  10. Obrigada Luiz Scalercio!
    Que bom que gostou dos alimentos que rejuvenescem!
    A maioria faz parte do nosso dia a dia e ainda por cima muito saborosos!
    Todos excelentes para controlar melhor a diabetes!
    Tenha uma 'otima noite!

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  11. Boa noite Aurelio! Muito obrigada pela visita e pelo comentario!
    Sua duvida é bastante pertinente!
    Eu mencionei a cabaça de uma forma mais abrangente como todos os frutos de plantas rasteirinhas, entre elas inclusos a abóbora , a melancia, e o pepino, pois quando retiramos o recheio destes alimentos o que resta é o recipiente ( a casca/cabaça) ... De uma forma geral todos esses alimentos possuem propriedades rejuvenescedoras por conter antioxidantes.
    Um grande abraço!

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  12. Olá minha querida amiga Adriana, boa noite!!!
    Minha amiga, bela aula sobre esses maravilhosos alimentos, adorei! Quase todos fazem parte da minha base alimentar da semana, alguns consumo todos os dias, como é o caso da laranja, maçã, tomates, cenoura, vegetais e café... sou muito rigoroso com minha alimentação. Também consumo muitas frutas, castanhas e legumes... Adorei passar por aqui!
    Tenha uma linda noite e um dia maravilhoso e abençoado!!!
    Abração com muto carinho e muita paz!!!

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  13. ola sou um dos seus amigos no dihitt , vim conhecer seu espaço espero q conheça o meu ha e por favor me segue abçs espero vc lah
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  14. Obrigada meu amigo Dú...
    Que coisa boa poder se alimentar bem e ainda por cima rejuvenescer naturalmente não é mesmo?
    O melhor de tudo é que a lista contém alimentos que são de fácil alcance e muito populares... Talvez apenas o salmão e as algas marinhas sejam mais raras e caras.; Mas é só abusar dos tomates,cenouras e laranjas, café e vegetais que tudo fica ótimo!
    Muito obrigada pelo comentário amigo!
    Abraços!!

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  15. Olá Megavideos filmes!
    Obrigada pela visita!
    Volte sempre!
    Abraços!

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  16. Adoro praticamente tudo, só nunca comi cabaça. Estou curiosa com o sabor, adoro provar novidades. Que sorte, pois a lista conta com chocolates e café...

    Eu sou louca por frutas vermelhas e hoje fico feliz que o abacate deixou de ser vilão.

    Beijos

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  17. Sissym.. menina sorriso!! Que bom tê-la aqui amiga!!
    Se você gosta de frutas vermelhas está em ótima companhia, sua pele será sempre viçosa e muito bonita!!!
    Ah e ainda bem que alguém mencionou sobre o abacate... considerado muito enérgico pela maioria dos nutricionistas, mas que ao contrário, é uma fruta dos deuses e nos deixs maravilhosas e não engorda de jeito nenhum.. só se comermos 2 abacates inteiros... rsrs mas aí é demais não é amiga? rsrs
    Um super beijo querida, adorei sua presença!!
    Beijos!!!

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  18. Olá minha linda!
    Adorei saber que estou no bom caminho! Mto Obg pelas dicas!
    Alimento-me de quase tudo o que mencionou, comida, com sabor a alho e píri-píri...adoro!! Só não consumo Mel, Abacate, e ameixa!
    Mais peixe do que carne! Especialmente salmão e dourada! Diáriamente a acompanhar, salada mista(alfaçe,tomate,cenoura e milho) duas peças de fruta por refeição onde a maçã permanece sempre! Não faltando um cópinho de vinho tinto, do bom! No fim de tudo um café!
    Oiii já me esqueçia...de manhã ao pequeno almoço, bebo sumo de frutas e chá verde!
    Feliz final de semana!
    Bjs

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    Respostas
    1. Boa tarde José!Muito obrigada pela valiosa participação!!!
      Que bom que você encontrou o caminho certo da alimentação amigo!
      O sabor do alho é inconfundível e delicioso nos alimentos não é? Eu também adoro!!! Mas seria interessante se pudesse adicionar na sua dieta diária ameixa, abacate e mel! Te darão forças extras e energia para deixar novinho em folha!!!!
      Quanto ao consumo de peixe, notei que és um privilegiado pois reside em um país cuja pesca é atividade econômica preponderante! PARABÉNS!!!
      Mas pelo que mencionou, você tem uma alimentação bastante balanceada e com certeza só tem a ganhar em força e saúde com isso!
      Obrigada mais uma vez e conte com as nossas dicas para tirar o máximo proveito dos alimentos e rejuvenescer naturalmente!
      Abraços e ótima semana!!!

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