Lendas da Paixão ao som da canção de John Lennon






Lendas da Paixão é um drama épico que já ilustrou um  dos mais emocionantes vídeos musicais no meu canal no YouTube. E hoje é com a canção do John Lennon, lançada em 1971, uma data muito especial!

Já o filme “Lendas da Paixão” (Legends of the Fall) foi lançado em 1994, (já tem 30 anos) e foi baseado no conto de 1979 - Legends of the Fall escrito por Jim Harrison. É um drama recheado de estrelas do cinema, entre eles Anthony Hopkins, Brad Pitt e Julia Ormond. 

É um drama épico que se passa nos Estados Unidos em meados de 1900 e conta a história de um pai e seus três filhos. O pai é interpretado pelo incrível Anthony Hopkins do qual sou fã, desde sua brilhante atuação como o serial killer canibal chamado Hannibal Lecter, em o Silêncio dos Inocentes.

Anthony Hopkin

Hopkins interpreta o coronel Ludlow, que quis se isolar das batalhas daquela época e mudou-se para uma fazenda no interior (literalmente no meio do nada) com os seus filhos Alfred (Aidan Quinn), Tristan (Brad Pitt) e Samuel Ludlow (Henry Thomas). 

Os 3 irmãos

Porém, a curiosidade dos filhos começa a aflorar, afinal, eles estão isolados de toda a civilização. E eis que chega uma mulher na história. A noiva de Samuel, Susannah (Julia Ormond) e ela consegue despertar a atenção dos outros dois irmãos também. 

Bem, é claro que a moça chamaria a atenção dos rapazes, considerando que eles não possuem contato com ninguém naquela fazenda solitária onde viviam. Sendo assim, a chegada de Susannah, mesmo sendo uma moça meiga e alegre, começa a criar alguns conflitos. 

Julia Ormond

Bom, o verdadeiro trama começa quando Samuel decide ir para a Primeira Guerra Mundial e seus dois irmãos o acompanham para protegê-lo. Aí a história começa a desenrolar em seus 133 minutos de duração do longa metragem. 

O irmão mais novo morre em batalha e os dois mais velhos se sentem culpados pela tragédia. Temos algumas cenas mas lentas, cuidadosamente inseridas pelo diretor Edward Zwick , o mesmo de  O Último Samurai.


Há de se levar em conta as atuações impecáveis de Brad Pitt (Tristan) e Anthony Hopkins (Coronel Ludlow) que me emocionaram em muitas cenas.
Brad Pitt e Anthony Hopkins


Mas a grande estrela do filme, com toda a certeza, é a fotografia. O Oscar foi totalmente merecido, a fotografia é incrível, afinal Lendas da Paixão foi filmado em locações em Alberta e Colúmbia Britânica, no Canadá. 


A filmagem principal começou em meados de setembro de 1993. As cenas de batalha da Primeira Guerra Mundial levaram duas semanas para filmar e foram gravadas perto de Morley, Alberta, com centenas de moradores e alguns soldados das Forças Canadenses que foram recrutados como extras. 


A área do porto histórico em Vancouver chamado Gastown foi aumentada com fachadas de edifícios daquele período para as cenas de rua em Helena, Montana.

Cenas de guerra

Cenas do hotel foram gravadas no Hotel Europe em 43 Powell Street, em Vancouver. Cenas adicionais foram filmadas em Maple Leaf Square, em Vancouver, e Ocho Rios, em St. Ann, Jamaica. As filmagens foram encerradas por volta de janeiro de 1994. 


Bem amigos, vocês precisam assistir o filme, eu já dei as principais dicas, mas não contarei mais nada...😉

O drama segue com sequências lindas, de tirar o fôlego. Coisas terríveis acontecem, há muito sofrimento no decorrer do filme e uma paixão sem limites que nunca cessou. 

Uma paixão avassaladora

Para você ter uma ideia, o filme chega a ser tão doloroso em certas partes que me inspirou a fazer a minha própria trilha sonora, pois eu não apreciei a  trilha sonora original do filme. Achei que faltava algo mais, um pouco mais de sensibilidade.

Por isso inseri  a  sensível canção do John Lennon chamada Jealous Guy - (Anthology version) lançada em 1971. 

Lennon começou a escrever a canção em 1968. As letras foram inspiradas originalmente por uma palestra proferida por Maharishi Mahesh Yogi no início de 1968, quando os Beatles participaram de seu retiro espiritual em Rishikesh, na Índia.

Em sua forma reescrita, a música serve como um confessionário no qual Lennon aborda os sentimentos de inadequação que resultaram em suas falhas como amante e marido.

É uma linda e emocionante confissão de amor que adequou-se perfeitamente às cenas do filme Lendas da Paixão. 

Tomara que apreciem e adoraria receber as suas impressões sobre o filme e a canção. Dia 20 de abril é meu aniversário e esse artigo é para comemorá-lo  bem discretamente. 


Amigos, como vocês notaram o filme original foi bloqueado pelo YouTube 😓 e em razão deste impedimento eu editei o audio do vídeo  com a Banda Roxy Music. Tomara que tudo corra bem agora e não seja novamente bloqueado.  
Até a próxima amigos!



Inspiração: 

★ ★ Se inscreva no meu canal 


Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

21 comentários:

  1. Fala aí, beleza?

    Acho que assisti Lendas da Paixão umas 3 vezes. É um grande filme. Confesso que não lembro da trilha sonora. Sua edição ficou perfeita.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, muito bom dia amigo querido!
      Eu publiquei esse artigo e tive que correr, pois ontem passei o dia entre médicos e consultas com meu pai...Mas hoje voltei e adorei que tenha vindo falar sobre esse filme que também admiro muito, pois é uma obra grandiosa e só de ver o Anthony Hopkins, em grande interpretação, vale o filme todo. A trilha sonora original é um pouco melancólica, por isso que eu ( usando da licença poética) invento minhas próprias trilhas sonoras para o filme...hehehe
      Obrigada amigo!
      E aproveito para desejar uma Semana Santa de muita paz!! :))))

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que legal que tenha gostado Teresa.
      É um filme muito interessante, com certeza você vai gostar!
      Maravilhosa Semana Pascal!

      Excluir
  3. Olá querida Adriana!

    Ainda não vi esse filme "Lendas da Paixão" mas já coloquei na lista de filmes que quero ver! Parece espetacular! A música é muito boa... que pena o filme original ter sido bloqueado pelo YouTube! :(

    Abraços! 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olavo, muito boa tarde querido amigo!
      Vale a pena você separar um dia para assistir esse filme, sério mesmo.
      Ele tem uma história muito interessante, um pouco sofrida, mas qual é o filme de drama que não é sofrido não é verdade!
      Pois é, tentei de todas as formas publicar o vídeo com o audio do próprio Jon Lennon, mas os direitos autorais dele são fortíssimos, bloqueiam o vídeo o mesmo instante e ficam sem visibilidade nenhuma..Mas achei uma alternativa com o cover para não perder o trabalho...
      Grata pela visita amigo e aproveito para esejar uma Semana Santa de muita paz!

      Excluir
  4. Boa tarde, Adriana
    Não conhecia o filme e nem a música, obrigada por compartilhar, te desejo uma Feliz Páscoa, Cristo vive eternamente e cuida de nós, melhoras para o teu pai. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinalva querida, muito boa tarde!
      Agradeço o carinho da presença e se você assistir o filme vai gostar muito, é de uma fotografia belíssima!

      Hoje é Sexta-Feira da Paixão, um dia de muita reflexão.
      Cristo morre para VIVER NA RESSURREIÇÃO!!
      A Páscoa é a data mais linda que existe!!
      Obrigada pelos desejos a meu pai, andamos bastante ansiosos!
      Abraços com carinho e uma FELIZ PÁSCOA AMIGA!! ;))))))

      Excluir
  5. Boa tarde. Independentemente da sua publicação poética que classifico de brilhante, que gostei de ler, e agradeço, passo a fim de deixar expressos os meus votos:
    .
    “” De uma Feliz e Santa Páscoa, extensivos à sua família e amizades.““
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Rycardo, fico muito feliz com a sua presença!
      O artigo é a descrição de um filme e também a encenação de uma linda canção... Se algum dia tiver oportunidade, assista, que vai gostar!
      Eu que agradeço e desejo igualmente uma PÁSCOA repleta de felicidades!!
      Abraços com carinho!! :)))))

      Excluir
  6. Dri,
    Mais uma maravilhosa e completa
    publicação. Obrigada por
    nos brindar.
    Hoje vim ler aqui e
    deixar
    Com Versos
    Renascimento

    Que todo dia seja dia de Renascer
    Para florescer e perfumar para Depois
    Deixar sementes para um Amanhã
    Mesmo que não estejamos nele para a Colheita

    Bjins
    CatiahôAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindos versos Catia, fico muito feliz que tenha retornado ao blog e ainda mais em uma data tão especial. Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa. Dois dias belíssimos!!
      Versos incríveis que fizestes, muito obrigada!
      Você tem o dom de fazer versos lindos, é um talento que deve ser compartilhado com todos!!!
      Aproveito para desejar uma Semana Pascal de muito amor e Renascimento!!
      Beijos!!

      Excluir
  7. Nunca assisti, Dri. Mas gostei muito de saber detalhes. Bjs e tenha uma linda Páscoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, o filme Lendas da Paixão acabou de completar 30 anos de lançamento, já é um filme balzaquiano... hehehehe E quando tiver um tempinho, vale a pena tirar para assistir. A fotografia é belíssima!!
      Obrigada pela presença amigo querido!!
      Aproveito para desejar uma Páscoa repleta de Paz e muito Amor!!!
      Beijos!!

      Excluir
  8. Adriana, minha cara, depois de ler seu relato sobre Lendas da Paixão, tive que parar por uns instantes e encarar dramaticamente a janela, como se uma trilha sonora épica estivesse prestes a começar. Que texto! Que homenagem! Que filme!

    “Lendas da Paixão” já era um épico digno de arrancar lágrimas até de uma pedra, mas você conseguiu dar ainda mais profundidade à tragédia com a sensibilidade de Lennon e a poesia da sua escrita. Foi como ver Brad Pitt cavalgar por campos dourados ao som de um piano melancólico enquanto o espírito do Coronel Ludlow aprova tudo com um olhar distante e um copo de uísque na mão.

    E sim, aquele cenário canadense fingindo ser Montana é tão majestoso que até as árvores parecem ter contrato com Hollywood. A fotografia não ganhou um Oscar à toa — cada cena é uma pintura que grita “sofrimento bonito demais pra ser real”.

    Agora, trocar a trilha por “Jealous Guy” foi simplesmente genial. O filme já tem tensão emocional suficiente pra deixar qualquer um pensando em ex's antigos, mas com Lennon confessando seus pecados amorosos ao fundo? É como se o coração tivesse colocado um sobretudo cinza e ido caminhar sozinho na chuva.

    E parabéns, aliás! Que forma mais elegante de comemorar o aniversário: com um épico cheio de paixão, tragédia, cavalos correndo em câmera lenta, e um vídeo no YouTube desafiando o algoritmo como um verdadeiro Tristan em guerra contra a modernidade.

    Gostei muito de tudo, já me torno mais um seguidor.
    Abraços fraternos
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/2025/04/as-pedras-no-rio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dan André, que comentário maravilhoso, muito obrigada por contribuir com a beleza desse artigo com suas magníficas palavras.
      Você conhece bem essa película cinematográfica e sabe como é emocionante, com características que deixam o espectador encantado....
      Eu só não apreciei a trilha sonora e resolvi adicionar por conta própria a música do Lennon, mas quase me arrependi, porque o vídeo ficou invisível, foi totalmente bloqueado e precisei recorrer a um cover em um misto de desespero e decepção....rsrs Eu queria na voz original do John que é bem mais emocionante e dolorosa!

      Apenas você leu o texto na íntegra e verificou que era uma maneira discreta de comemorar o meu aniversário, que foi ontem, 20 de abril. Fiquei estarrecida por ser tão detalhista. No mundo dos blogues atual é raro alguém ser tão caloroso e pegar todos os detalhes dessa maneira. Muito obrigada mesmo!!

      Agradeço por se tornar um seguidor e quero retribuir da mesma forma em razão do encantamento da sua visita!!
      Desejo uma semana de muita paz!!

      Excluir
  9. Lendas de paixão nunca vi, vou guardar a sugestão.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita querida Isa!
      Vale a pena assistir, é muito bonito!!
      Existem filmes que viram clássicos e esse é um deles!
      Beijos e uma semana de muita paz!

      Excluir
  10. Adriana já ouvi falar do filme mas não assisti, depois de ler aqui fiquei curiosa, Adriana bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucimar, se você começar a assistir com certeza o filme vai lhe arrebatar...
      É um drama muito bem desenvolvido e tem ainda o charme de uma bela fotografia...
      Tomara que assista o quanto antes!!
      Beijos e uma semana de muita paz querida! :))))

      Excluir
  11. Um verdadeiro clássico.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.