Arte
filme
música
Trilha de Filme
Lendas da Paixão ao som da canção de John Lennon
Lendas da Paixão é um drama épico que já ilustrou um dos mais emocionantes vídeos musicais no meu canal no YouTube. E hoje é com a canção do John Lennon, lançada em 1971, uma data muito especial!
Já o filme “Lendas da Paixão” (Legends of the Fall) foi lançado em 1994, (já tem 30 anos) e foi baseado no conto de 1979 - Legends of the Fall escrito por Jim Harrison. É um drama recheado de estrelas do cinema, entre eles Anthony Hopkins, Brad Pitt e Julia Ormond.
É um drama épico que se passa nos Estados Unidos em meados de 1900 e conta a história de um pai e seus três filhos. O pai é interpretado pelo incrível Anthony Hopkins do qual sou fã, desde sua brilhante atuação como o serial killer canibal chamado Hannibal Lecter, em o Silêncio dos Inocentes.
![]() |
Anthony Hopkin |
Hopkins interpreta o coronel Ludlow, que quis se isolar das batalhas daquela época e mudou-se para uma fazenda no interior (literalmente no meio do nada) com os seus filhos Alfred (Aidan Quinn), Tristan (Brad Pitt) e Samuel Ludlow (Henry Thomas).
![]() |
Os 3 irmãos |
Porém, a curiosidade dos filhos começa a aflorar, afinal, eles estão isolados de toda a civilização. E eis que chega uma mulher na história. A noiva de Samuel, Susannah (Julia Ormond) e ela consegue despertar a atenção dos outros dois irmãos também.
Bem, é claro que a moça chamaria a atenção dos rapazes, considerando que eles não possuem contato com ninguém naquela fazenda solitária onde viviam. Sendo assim, a chegada de Susannah, mesmo sendo uma moça meiga e alegre, começa a criar alguns conflitos.
![]() |
Julia Ormond |
Bom, o verdadeiro trama começa quando Samuel decide ir para a Primeira Guerra Mundial e seus dois irmãos o acompanham para protegê-lo. Aí a história começa a desenrolar em seus 133 minutos de duração do longa metragem.
O irmão mais novo morre em batalha e os dois mais velhos se sentem culpados pela tragédia. Temos algumas cenas mas lentas, cuidadosamente inseridas pelo diretor Edward Zwick , o mesmo de O Último Samurai.
Há de se levar em conta as atuações impecáveis de Brad Pitt (Tristan) e Anthony Hopkins (Coronel Ludlow) que me emocionaram em muitas cenas.
![]() |
Brad Pitt e Anthony Hopkins |
Mas a grande estrela do filme, com toda a certeza, é a fotografia. O Oscar foi totalmente merecido, a fotografia é incrível, afinal Lendas da Paixão foi filmado em locações em Alberta e Colúmbia Britânica, no Canadá.
A filmagem principal começou em meados de setembro de 1993. As cenas de batalha da Primeira Guerra Mundial levaram duas semanas para filmar e foram gravadas perto de Morley, Alberta, com centenas de moradores e alguns soldados das Forças Canadenses que foram recrutados como extras.
A área do porto histórico em Vancouver chamado Gastown foi aumentada com fachadas de edifícios daquele período para as cenas de rua em Helena, Montana.
![]() |
Cenas de guerra |
Cenas do hotel foram gravadas no Hotel Europe em 43 Powell Street, em Vancouver. Cenas adicionais foram filmadas em Maple Leaf Square, em Vancouver, e Ocho Rios, em St. Ann, Jamaica. As filmagens foram encerradas por volta de janeiro de 1994.
Bem amigos, vocês precisam assistir o filme, eu já dei as principais dicas, mas não contarei mais nada...😉
O drama segue com sequências lindas, de tirar o fôlego. Coisas terríveis acontecem, há muito sofrimento no decorrer do filme e uma paixão sem limites que nunca cessou.
![]() |
Uma paixão avassaladora |
Por isso inseri a sensível canção do John Lennon chamada Jealous Guy - (Anthology version) lançada em 1971.
Lennon começou a escrever a canção em 1968. As letras foram inspiradas originalmente por uma palestra proferida por Maharishi Mahesh Yogi no início de 1968, quando os Beatles participaram de seu retiro espiritual em Rishikesh, na Índia.
Em sua forma reescrita, a música serve como um confessionário no qual Lennon aborda os sentimentos de inadequação que resultaram em suas falhas como amante e marido.
É uma linda e emocionante confissão de amor que adequou-se perfeitamente às cenas do filme Lendas da Paixão.
Tomara que apreciem e adoraria receber as suas impressões sobre o filme e a canção. Dia 20 de abril é meu aniversário e esse artigo é para comemorá-lo bem discretamente.
Inspiração:
★ ★ Se inscreva no meu canal
Fala aí, beleza?
ResponderExcluirAcho que assisti Lendas da Paixão umas 3 vezes. É um grande filme. Confesso que não lembro da trilha sonora. Sua edição ficou perfeita.
Abraços
Eduardo, muito bom dia amigo querido!
ExcluirEu publiquei esse artigo e tive que correr, pois ontem passei o dia entre médicos e consultas com meu pai...Mas hoje voltei e adorei que tenha vindo falar sobre esse filme que também admiro muito, pois é uma obra grandiosa e só de ver o Anthony Hopkins, em grande interpretação, vale o filme todo. A trilha sonora original é um pouco melancólica, por isso que eu ( usando da licença poética) invento minhas próprias trilhas sonoras para o filme...hehehe
Obrigada amigo!
E aproveito para desejar uma Semana Santa de muita paz!! :))))
Não conhecia, mas fiquei tentada a conhecer!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Linkedin
Que legal que tenha gostado Teresa.
ExcluirÉ um filme muito interessante, com certeza você vai gostar!
Maravilhosa Semana Pascal!
Olá querida Adriana!
ResponderExcluirAinda não vi esse filme "Lendas da Paixão" mas já coloquei na lista de filmes que quero ver! Parece espetacular! A música é muito boa... que pena o filme original ter sido bloqueado pelo YouTube! :(
Abraços! 🤗
Olavo, muito boa tarde querido amigo!
ExcluirVale a pena você separar um dia para assistir esse filme, sério mesmo.
Ele tem uma história muito interessante, um pouco sofrida, mas qual é o filme de drama que não é sofrido não é verdade!
Pois é, tentei de todas as formas publicar o vídeo com o audio do próprio Jon Lennon, mas os direitos autorais dele são fortíssimos, bloqueiam o vídeo o mesmo instante e ficam sem visibilidade nenhuma..Mas achei uma alternativa com o cover para não perder o trabalho...
Grata pela visita amigo e aproveito para esejar uma Semana Santa de muita paz!
Boa tarde, Adriana
ResponderExcluirNão conhecia o filme e nem a música, obrigada por compartilhar, te desejo uma Feliz Páscoa, Cristo vive eternamente e cuida de nós, melhoras para o teu pai. Um forte abraço.
Lucinalva querida, muito boa tarde!
ExcluirAgradeço o carinho da presença e se você assistir o filme vai gostar muito, é de uma fotografia belíssima!
Hoje é Sexta-Feira da Paixão, um dia de muita reflexão.
Cristo morre para VIVER NA RESSURREIÇÃO!!
A Páscoa é a data mais linda que existe!!
Obrigada pelos desejos a meu pai, andamos bastante ansiosos!
Abraços com carinho e uma FELIZ PÁSCOA AMIGA!! ;))))))
Boa tarde. Independentemente da sua publicação poética que classifico de brilhante, que gostei de ler, e agradeço, passo a fim de deixar expressos os meus votos:
ResponderExcluir.
“” De uma Feliz e Santa Páscoa, extensivos à sua família e amizades.““
.
Muito obrigada Rycardo, fico muito feliz com a sua presença!
ExcluirO artigo é a descrição de um filme e também a encenação de uma linda canção... Se algum dia tiver oportunidade, assista, que vai gostar!
Eu que agradeço e desejo igualmente uma PÁSCOA repleta de felicidades!!
Abraços com carinho!! :)))))
Dri,
ResponderExcluirMais uma maravilhosa e completa
publicação. Obrigada por
nos brindar.
Hoje vim ler aqui e
deixar
Com Versos
Renascimento
Que todo dia seja dia de Renascer
Para florescer e perfumar para Depois
Deixar sementes para um Amanhã
Mesmo que não estejamos nele para a Colheita
Bjins
CatiahôAlc.
Que lindos versos Catia, fico muito feliz que tenha retornado ao blog e ainda mais em uma data tão especial. Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa. Dois dias belíssimos!!
ExcluirVersos incríveis que fizestes, muito obrigada!
Você tem o dom de fazer versos lindos, é um talento que deve ser compartilhado com todos!!!
Aproveito para desejar uma Semana Pascal de muito amor e Renascimento!!
Beijos!!
Nunca assisti, Dri. Mas gostei muito de saber detalhes. Bjs e tenha uma linda Páscoa.
ResponderExcluirSérgio, o filme Lendas da Paixão acabou de completar 30 anos de lançamento, já é um filme balzaquiano... hehehehe E quando tiver um tempinho, vale a pena tirar para assistir. A fotografia é belíssima!!
ExcluirObrigada pela presença amigo querido!!
Aproveito para desejar uma Páscoa repleta de Paz e muito Amor!!!
Beijos!!
Adriana, minha cara, depois de ler seu relato sobre Lendas da Paixão, tive que parar por uns instantes e encarar dramaticamente a janela, como se uma trilha sonora épica estivesse prestes a começar. Que texto! Que homenagem! Que filme!
ResponderExcluir“Lendas da Paixão” já era um épico digno de arrancar lágrimas até de uma pedra, mas você conseguiu dar ainda mais profundidade à tragédia com a sensibilidade de Lennon e a poesia da sua escrita. Foi como ver Brad Pitt cavalgar por campos dourados ao som de um piano melancólico enquanto o espírito do Coronel Ludlow aprova tudo com um olhar distante e um copo de uísque na mão.
E sim, aquele cenário canadense fingindo ser Montana é tão majestoso que até as árvores parecem ter contrato com Hollywood. A fotografia não ganhou um Oscar à toa — cada cena é uma pintura que grita “sofrimento bonito demais pra ser real”.
Agora, trocar a trilha por “Jealous Guy” foi simplesmente genial. O filme já tem tensão emocional suficiente pra deixar qualquer um pensando em ex's antigos, mas com Lennon confessando seus pecados amorosos ao fundo? É como se o coração tivesse colocado um sobretudo cinza e ido caminhar sozinho na chuva.
E parabéns, aliás! Que forma mais elegante de comemorar o aniversário: com um épico cheio de paixão, tragédia, cavalos correndo em câmera lenta, e um vídeo no YouTube desafiando o algoritmo como um verdadeiro Tristan em guerra contra a modernidade.
Gostei muito de tudo, já me torno mais um seguidor.
Abraços fraternos
Dan
https://gagopoetico.blogspot.com/2025/04/as-pedras-no-rio.html
Olá Dan André, que comentário maravilhoso, muito obrigada por contribuir com a beleza desse artigo com suas magníficas palavras.
ExcluirVocê conhece bem essa película cinematográfica e sabe como é emocionante, com características que deixam o espectador encantado....
Eu só não apreciei a trilha sonora e resolvi adicionar por conta própria a música do Lennon, mas quase me arrependi, porque o vídeo ficou invisível, foi totalmente bloqueado e precisei recorrer a um cover em um misto de desespero e decepção....rsrs Eu queria na voz original do John que é bem mais emocionante e dolorosa!
Apenas você leu o texto na íntegra e verificou que era uma maneira discreta de comemorar o meu aniversário, que foi ontem, 20 de abril. Fiquei estarrecida por ser tão detalhista. No mundo dos blogues atual é raro alguém ser tão caloroso e pegar todos os detalhes dessa maneira. Muito obrigada mesmo!!
Agradeço por se tornar um seguidor e quero retribuir da mesma forma em razão do encantamento da sua visita!!
Desejo uma semana de muita paz!!
Lendas de paixão nunca vi, vou guardar a sugestão.
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Obrigada pela visita querida Isa!
ExcluirVale a pena assistir, é muito bonito!!
Existem filmes que viram clássicos e esse é um deles!
Beijos e uma semana de muita paz!
Adriana já ouvi falar do filme mas não assisti, depois de ler aqui fiquei curiosa, Adriana bjs.
ResponderExcluirLucimar, se você começar a assistir com certeza o filme vai lhe arrebatar...
ExcluirÉ um drama muito bem desenvolvido e tem ainda o charme de uma bela fotografia...
Tomara que assista o quanto antes!!
Beijos e uma semana de muita paz querida! :))))
Um verdadeiro clássico.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia