Roy Orbison e sua inesquecível "Oh, Pretty Woman" tema de filme





Impossível encontrar alguém que não conheça a balada 'Oh, Pretty Woman', interpretada pelo icônico Roy Orbison, do qual sou fã de carteirinha (já tenho 4 edições de canções do Roy no meu canal no YouTube) fazendo da música um clássico que transcende gerações. Hoje trago detalhes da trilha sonora do filme Uma Linda Mulher.



O Filme Uma Linda Mulher

O já clássico Uma Linda Mulher (Pretty Woman, 1990) é um meio-termo entre a abordagem mais crua de filmes como Mulheres na Noite e a visão cor de rosa hollywoodiana de Bonequinha de Luxo.

O longa acabou caindo nas mãos de Garry Marshall, que achou que o material renderia bem mais nas bilheterias se abordado como uma espécie de conto de fadas moderno. Trocou-se o reino distante pelas ruas luxuosas de Beverly Hills, o príncipe encantado pelo empresário milionário e insatisfeito, o castelo pela cobertura do hotel cinco estrelas, a bruxa pelo advogado pilantra e, finalmente, a gata borralheira pela prostituta que faz ponto na calçada da fama. 

Como nos é narrado logo no início, Hollywood é a terra onde todos os sonhos podem acontecer (uma espécie de Era uma vez...) e onde se é permitido acreditar no impossível. E é sobre isso que se trata, afinal: o impossível. 

A questão é: será que hoje em dia, num mundo onde tantos direitos para as mulheres são conquistados através de várias lutas, há espaço para um personagem como Vivian (Julia Roberts), a prostituta que encontra o milionário Edward (Richard Gere) e começa a ter sua vida mudada?

Na história, ela é uma garota de programa ainda novata. Recém começou a trabalhar nas ruas e já consegue o empresário como cliente. É levada para um motel, mas o recém separado não quer sexo, apenas uma companhia. Chega a ser inacreditável, quase uma animação clássica da Disney. Mas Edward está estressado com a vida e desabafa com a jovem, o que a faz a atração entre os dois ficar cada vez mais forte.

A questão toda que pode barrar um pouco o filme para a nova geração é o modo como o roteiro trata desta mudança de vida de Vivian. Afinal, é ela quem consegue por méritos próprios ou tudo graças à "ajuda" de Edward? Uma sequência que faz todos se emocionarem (e rirem) acontece em dois tempos e pode ajudar a elucidar esta questão: 

1- quando Vivian precisa de um vestido mais elegante para acompanhar o empresário em um evento, ela vai a uma loja chique da região. É recebida com olhares tortos pelas atendentes, maltratada e expulsa do estabelecimento. 

2- De volta ao hotel, ela se entristece, fica indignada, mas com o auxílio da conta bancária do milionário, ela retorna à loja e compra tudo o que quer. Inconcebível nos dias atuais onde o romantismo exacerbado perdeu o seu espaço. Mas ainda seria possível? Fica para refletirmos...

O retorno à loja repleta de compras onde  havia sido  maltratada


Trilha sonora marcante e premiada do grande cantor Roy Orbison

O filme contém uma trilha sonora marcante, que inclui as canções Oh, Pretty Woman, de Roy Orbison, e It Must Been Love, na voz de Roxette. Impossível não se sentir tocado pelas pelas cenas memoráveis embaladas por estas canções, como a tarde de compras na Rodeo Drive, em que a plebeia enfim se torna princesa, e o jantar de negócios no qual Vivian sofre para lembrar-se dos talheres corretos a serem utilizados em cada prato.

Contrabalanceando esses momentos estão as sequências mais ternas, que arrancam suspiros, como o primeiro beijo entre Vivian e Edward. 
Roy Orbison um talento além do seu tempo



Detalhes de "Oh, Pretty Woman", maior sucesso de Roy Orbison


"Oh, Pretty Woman" é uma canção lançada em agosto de 1964, que foi um sucesso mundial de Roy Orbison. 

A canção passou três semanas no número um na Billboard Hot 100."Oh, Pretty Woman", também foi o terceiro single de Orbison a chegar ao top da parada de singles britânica (de um total de três semanas).

Os singles anteriores de Orbison que alcançaram o número um no Reino Unido foram "Only the Lonely (Know How I Feel)" em 1960 e "It's Over" no início de 1964. 


Orbison ganhou postumamente o Prêmio Grammy de melhor interpretação vocal pop masculina de 1991 por sua gravação ao vivo da música em seu especial Roy Orbison and Friends, A Black and White Night da rede de televisão HBO.

A austeridade e o talento musical de Roy Orbison 

Em 1999, a canção foi homenageada no Grammy Hall of Fame e entrou na lista do Rock and Roll Hall of Fame das 500 canções que moldaram o rock and roll. Em 2004, a revista Rolling Stone classificou-o #222 em sua "lista das 500 melhores canções de todos os tempos".


Um clássico da música e do cinema 

A canção 'Oh, Pretty Woman', interpretada pelo icônico Roy Orbison, do qual sou fã de carteirinha (já tenho 4 edições de canções do Roy no meu canal no YouTube) é um clássico da música que transcendeu gerações. 

Lançada em 1964, a música se destaca por sua melodia contagiante e pela voz única de Orbison, que consegue transmitir uma mistura de desejo e admiração pela figura da mulher descrita na letra.

A canção fala sobre um homem que se encanta por uma bela mulher que passa por ele na rua, e ele expressa seu desejo de conhecê-la e de que ela fique com ele.

A letra de 'Oh, Pretty Woman' é uma ode à beleza feminina e ao impacto que ela pode ter sobre um homem. O narrador da música fica tão impressionado com a aparência da mulher que até questiona a veracidade de sua beleza, dizendo que não consegue acreditar que tenha encontrada alguém tão bela. A música também aborda o tema da solidão e da busca por companhia, sugerindo que tanto o homem quanto a mulher estão procurando por alguém.

A música alcança seu clímax quando o narrador faz um apelo emocional para que a mulher não o ignore e considere passar a noite com ele. No entanto, ela parece se afastar, deixando-o sozinho e resignado. Mas, em uma reviravolta surpreendente, ele percebe que ela está voltando para ele, o que traz um final esperançoso para a canção. 

'Oh, Pretty Woman' é uma narrativa sobre a esperança e a possibilidade de conexão, mesmo quando parece improvável. Tomara que aprecie a edição inédita da semana!


Referências & Pesquisa

Imagens  Gif  do Google Imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

21 comentários:

  1. Um tema fabuloso e que será intemporal!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, é verdade! Essa é uma daquelas canções clássicas que estarão semrpe em nossos corações, não importa o tempo ou a ocasião!!
      Beijos e uma linda semana!! ;))))

      Excluir
  2. Um clássico,lindo de verdade! A música idem! Adorei!
    beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, que bom que gostou querida!!
      Eu ainda não havia editado essa canção, mesmo sendo tão famosa, juntamente com o filme que leva o mesmo nome da canção do Roy!!
      Beijos e uma semana linda amiga!!

      Excluir
  3. Esse filme é um dos maiores clássicos do cinema, Dri, e a música acabou virando o DNA do filme. Amei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Sérgio, e o mais interessante é que a letra da canção combina perfeitamente com o roteiro do filme, realmente a música caiu como uma luva!!
      Obrigada pelo carinho da presença amigo, fico muito feliz que tenha apreciado!!
      Beijos e uma excelente semana!!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Já perdi as contas de quantas vezes assisti esse filme. A trilha sonora é perfeita e de fato, se tornou um hit eterno. Você trouxe muitas informações sobre a música e o cantor que eu desconhecia, muito bom!!
    Agora, eu acho chato pra caramba problematizar obras antigas pelas categorias de comportamento de algum grupo atual.
    Não interessa se a personagem de Júlia Roberts muda de vida por seus méritos ou por causa de um "homem" - coisa que hoje para certos grupos é uma heresia...eu não julgo nenhuma obra antiga, pois cada época produziu suas obras de arte que refletem sua época, e outras tantas visionárias que apontaram para um provável futuro.

    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, puxa, que legal, adoro os seus comentários, pois são sempre muito instrutivos e denota-se que faz a leitura de todo o conteúdo do artigo. Eu valorizo demais o blogueiro que vem até o nosso cantinho e deixa palavras de questionamento, de reflexão e de carinho, como você o fez. Obrigada!!
      Esse filme é um clássico não é verdade? Sabe Eduardo, eu sou estudiosa da carreira do Roy Orbison. Aqui no Vivendo Bem Feliz já escrevi muito sobre ele e suas canções. Uma história de vida repleta de tragédias pessoais, como a perda da esposa e filhos, mas, mesmo assim tentou seguir em frente com a carreira de músico. Morreu muito jovem, com apenas 52 anos , mas sua aparência já era de um senhorzinho de idade como se percebe nas fotos. Talvez pelas tristezas da vida...Mas sua voz se eternizou em canções incríveis!!
      E sabe, eu adoro histórias com finais felizes como a narrada no fillme "Uma Linda Mulher", pois a gente precisa acreditar que todas as coisas são possíveis sim!!
      Maravilhosa semana!! :))))

      Excluir
    2. Tem textos que merecem um bom comentário como os seus...rs Sempre leio coisas novas sobre o universo da música por aqui que eu não sabia (sim, já andei fuçando teu blog nas matérias mais antigas).
      Confesso que não sabia muita coisa da biografia do Roy Orbison. Agora sei.

      Excluir
    3. Eduardo, fico muito honrada com o seu carinho! Grata demais!
      Esse cantinho virou um blog musical nos últimos 5 anos. No princípio, há 13 anos, eu falava sobre hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e exercícios físicos. Entretanto, com o passar do tempo, as edições de videos musicais me trouxeram a um outro foco e agora os clássicos do cinema e do rock estão sempre desfilando por aqui. :))))

      Excluir
  5. Olá, Adriana! Prazer!
    Passando para conhecer você e seu blog e já encantada com este post sobre essa maravilha de Roy Orbison, adoro também, idem esse filme que já vi trezentas milhões de vezes rsrs
    Amei seu cantinho, voltarei mais vezes, beijo, beijo.
    Sheila (She)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá She, muito prazer, que alegria recebê-la neste cantinho!!
      Ahhhh como noa se apaixonar por essa filme e a trilha sonora que marcou gerações não é verdade? Fico muito, muito feliz que tenha gostado! Atualmente meu blog tornou-se essencialmente musical e volta e meia tem um clássico do cinema e da música por aqui! Seja sempre muito bem-vinda!!!
      Beijos e uma semana maravilhosa!! :)))))))

      Excluir
  6. Thanks for your sharing...
    I follow your blog.
    Greeting from Indonesia. (^_^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PENGHUNI 60!
      Seja muito bem-vindo ao vivendo Bem Feliz!!
      Welcome!!
      Abraços à Indonésia!! ( Hugs)

      Excluir
  7. Boa tarde, Adriana
    Assisti esse filme, muito bom e a música também, bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinalva, que bom que você gostou querida!!
      Esse é um dos filmes mais queridos da década de 80 e a música, dos anos 60, combinou perfeitamente com essa obra tão bela!!
      Grata pelo carinho da presença,
      E desejo um final de semana maravilhoso! :)))

      Excluir
  8. Olá Adriana!

    Adoro a música, hoje em dia faltam mais músicas destas! As músicas de hoje 'parece' que enaltecem as mulheres, mas na realidade é bem o contrário.

    Caiu que nem uma luva no filme "Uma Linda Mulher"!

    Um abraço e um bom fim de semana para si 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olavo, você tem toda razão!!
      Complexo demais expressar sobre o conteúdo das letras atuais, não são como antes, possuem significados que denigrem a imagem ao contrário das dos anos 60/70 que enalteciam e poetizavam.
      Grata pelo carinho da presença amigo, fico muito feliz!!
      Tenha um início de semana grandioso!! :)))))

      Excluir
  9. O filme e a canção, dois clássicos que vale a pena rever.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.