O segredo dos exercícios abdominais!



É importante que todos saibam que a maneira correta de fazer os exercícios abdominais é que trarão os resultados esperados  no intervalo de tempo desejado. Fazer abdominais é um exercício que possui maior dificuldade no início porque exige muito da musculatura localizada na área do umbigo, que deverá ser fortalecida.

Assim, quando falamos em abdominal ,  nada se iguala ao exercício feito à moda antiga, em que levantamos o tronco do chão, quase ao ponto de sentar , como na foto acima e a que se encontra abaixo. 


Repare que a rampa assegura que o esforço seja maior, pois os pés ficam concentrados no topo da rampa e a cabeça na parte inferior, menos elevada. Deste modo, quando inciamos o exercício, o esforço para levantar o tronco é maior, o que irá aumentar a eficiência do exercício e os resultados  de uma barriga mais  delineada  aparecerão  em menos tempo. Entretanto, nem todos possuem um parque próximo ou um aparelho abdominal para realizar desta forma.  Deste modo, ao se  exercitar,  o melhor a fazer é realizá-lo à moda antiga. Observe o movimento realizado.


Um estudo científico recente feito nos Estados Unidos concluiu que o full sit-up, (sentar/levantar)  como o movimento é conhecido em inglês, é o campeão na hora de recrutar as fibras de todos os músculos da barriga. Os pesquisadores da Medical College of Georgia, chegaram a essa conclusão depois de medirem a contração muscular exigida por seis tipos de abdominais.

"Quando subimos o tronco acima de 40 graus em relação ao solo, utilizamos a musculatura da barriga tanto para fazer o movimento para cima como para segurar a postura. Assim, ela é exigida em dose dupla", defende a professora de educação física Elaine Cruz, da academia Bio Ritmo, em São Paulo (SP).

Ao contrário do que muita gente pensa, o movimento não prejudica a lombar se for executado da maneira correta  por pessoas  que já têm a região abdominal mais fortalecida. O segredo está em prender bem os pés, para que a musculatura da base da coluna descole do chão suavemente, sem trancos.


Atenção ao intervalo entre as séries  que deverá ser  de 30 a 40 segundos para não sobrecarregar a musculatura e as costas.




Existem alguns   truques  infalíveis  para a realização do exercício de forma ideal:





 1- Os pés devem estar fixos no chão. Para isso, você pode colocar caneleiras pesadas (mais de 4 quilos), em cada uma das pernas, apoiar os pés embaixo de um sofá ou ainda pedir para alguém segurá-los enquanto faz o exercício.Opção mais fácil: deixe os braços esticados para a frente ou cruzados no peito.



2-  Não suba com as costas retas. Elas devem permanecer arredondadas para facilitar os movimentos de sentar e levantar.


3- Quando estiver subindo, não sente, pois se você formar um ângulo de 90 graus, sentando completamente, o músculo será menos exigido. Fique um pouquinho como se estivesse no ar. Segure a respiração e aguente firme pelo menos um segundo assim. Você vai sentir seus músculos se contraindo como se estivesse tremendo. Não se assuste, é assim mesmo em razão do esforço executado. Mas depois que se acostumar aos exercícios a pequena " tremedeira" desaparecerá aos poucos.


Preste atenção no vídeo abaixo, os abdominais set-up correspondem ao segundo exercício. Mas tem outros ótimos exemplos!  Abraços!!!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. Oi Adriana, já fiz musculação, localizada, caminhei na praia mas, hj, ando tão preguiçosa, que vou trabalhar de bicicleta para fazer algum exercício. O que me matava era sempre a abdominal. Descobri o melhor jeito que é colocar os pés debaixo do sofá e não encostar as costas no chão. A abdominal fica muito mais gostosa.
    bjssss linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alcione! Que alegria a sua presença neste post que considero um dos mais motivadores do Blog! Principalmente para quem quer fazer abdominais sem sentir dores e com mais entusiasmo!

      Você acertou em cheio querida. Se colocarmos o pé em apoio, como você mencionou, debaixo do sofá, o exercício torna-se muito mais fácil e gostoso de fazer!! Aliás, nem parece que estamos fazendo abdominais de tão levinho que fica! Uma dica incrível querida, principalmente par quem tem o costume de fazer em casa onde não existe a rampa dos parques ou academias!
      Abraços e muito obrigada por sua adorável participação! Amei!!
      Beijos e um final de semana maravilhoso!! :)))))

      Excluir
  2. Nossa, que legal, achei muito bacana as dicas, vou anotar elas e por em prática.
    Estou fazendo exercícios em casa, estou montando uma mini academia e a parte de abdominais eu nunca fui muito fã, mas preciso começar e nada melhor q começar de forma certa.
    Achei alguns exercícios bem aqui que gostei também.
    Acho que já consigo montar uma tabela pra fazer aqui.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Socrates, seja muito bem-vindo!!
      Ah, os meus exercícios de abdominais são bem leves em comparação com o que você demonstrou no seu site que são excelentes, eu adorei a complementação!!

      Adorei sua visita e sua presença!!
      Um abração e sucesso nos exercícios!! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.