10 motivos para amar o girassol!



Oi amigos maravilhosos e muito queridos! Vocês que estão chegando aqui no blog já devem ter notado que fiz algumas pequenas modificações, bem sutis é claro, mas que não deixam de seu uma grande e especial mudança para o Vivendo Bem Feliz! 

E nada melhor do que renascer abrindo as portas para um novo mundo, uma nova era! Que tal ouvir uma linda canção enquanto lê o artigo? Afinal o Vivendo Bem Feliz é musical! 🎶🎵🎬🎤

Estou te convidando, ouça comigo: 🎧

Então, a primeira coisa que fiz foi mudar a mascote do blog. Sim, eu tinha uma mascotinha sabia? rsrs Antes, ela era uma florzinha azul, singela e delicada... Lembra dela? Vou reavivar a sua memória aqui:



Saibam que eu não coloquei a cor florzinha azul aleatoriamente. A cor azul, segundo a psicologia das cores, era para trazer conotações de calma, confiança e serenidade. Queria conquistar o leitor e tê-lo em minha companhia! :))))

Mas como mudar é preciso, pois aqui no blog vivo repetindo isso com uma sofreguidão quase contumaz, radicalmente troquei a flor azul por outra flor. Mas tive um bom motivo e explicarei detalhadamente...Por ora, você é recebido, neste instante, por um sorridente girassol amarelinho como o sol:



Mas adianto que não me desvencilhei do azul! Apenas acrescentei o amarelo de maneira mais intensa. Eis seu significado, conforme a psicologia das cores: Traduz confiança, otimismo, simpatia e extroversão. Isso significa que este esquema de cores corresponde muito bem com a saúde e bem-estar de um blog fitness. Claro! É isto!! Aqui é fitness desde o princípio e o amarelo estava fazendo falta nesta composição! 




E por que motivo foi o girassol como a  flor escolhida se eu gosto de tantas flores?  Ah, é uma longa e interessante historinha com singelos 10 motivos, que narrarei agora com muita simpatia...rsrs

1- Girassol:  a flor do sol 

(Helianthus annuus)

Helianthus significa “flor do sol” e annuus, ano – já que o girassol é uma planta anual.

Para o Feng Shui, o girassol é a integridade e força que temos dentro de nós e que queremos transmitir aos outros.


2- É a flor do equilíbrio:
A generosidade e exuberância das pétalas amarelas envolve as sementes escuras do miolo, simbolizando o equilíbrio perfeito entre a luz e a sombra, entre o que é expansivo e introspectivo:  estimula a conciliação perfeita entre esses dois opostos.

Flor que segue a caminhada do Sol, indica luz, calor, sentimento de conforto, felicidade e sorte.

3- É a flor da força:
O girassol é flor raçuda que enfrenta até a mais violenta intempérie e acaba sobrevivendo.
Ela quer luz e espaço e em busca desses objetivos, seu corpo se contorce o dia inteiro.

O girassol aprendeu a viver com o sol e por isso é forte.

4- É a mais feliz das flores:

Pois é amigos, estou quase chegando onde quero...rsrs  O girassol é a mais feliz das flores e seu significado e simbologia tem relação com:

LONGEVIDADE - DIGNIDADE - RESPEITO- LEALDADE GLÓRIA -  ALTIVEZ

Sua cor representa felicidade, alegria, orgulho e amizade.






5- São centenas de flores em uma só:


Não é uma flor, é um conjunto de centenas de flores.  Na verdade, é uma inflorescência e cada uma daquelas pequeninas peças no interior do "sol", é uma flor. Veja em detalhes, na imagem acima os pequeninos "sóis". :))))

6- Está presente na cultura de várias civilizações, das mais antigas às modernas:

Calendário asteca


Os astecas decoravam seus templos e coroavam suas sacerdotisas com flores de girassol.

Os maias faziam um extrato de pétalas (na verdade, as lígulas), usado como afrodisíaco. Atualmente, no México, as pétalas são ingeridas após refogadas em óleo, para felicidade do casal no casamento.
Uma crendice húngara afirma que se algumas sementes de girassol forem colocadas na janela, ainda no princípio da gravidez, nascerá um menino.


Outra crendice, desta vez brasileira, diz que é possível curar a infertilidade, apenas colocando suas sementes ao sol.


Já a superstição espanhola conta que é preciso onze dessas flores para ter sorte.

O Girassol era o símbolo do sol nas culturas americanas antigas, já era cultivado há mais de 3 mil anos pelos indígenas do norte do México e foi introduzido na Europa em 1510.

7- O girassol é uma flor da  Mitologia Grega


A Mitologia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento da flor girassol. Clítia ou Clície, era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o deus do Sol. Quando este a a trocou por Leucotéia, Clície começou a enfraquecer. Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber, se alimentando apenas das suas próprias lágrimas. Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite, o seu rosto se virava para o chão, continuando então a chorar. Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face se transformou em uma flor, e continuou seguindo o sol. A Mitologia grega conta que assim nasceu o primeiro girassol.




 8- Possui uma lenda pueril: 


"Contam os livros antigos uma lenda que fala do amor de uma estrela pelo sol - a lenda do girassol.

Dizem que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo sol que era a primeira a aparecer de tardinha, no céu, antes que o sol se escondesse. E toda vez que o sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.
A lua falava com a estrelinha que assim não podia ser, que estrela nasceu para brilhar de noite, para acompanhar a lua pelo céu, e que não tinha sentido este amor tão desmedido! Mas a estrelinha amava cada raio do sol como se fosse a única luz da sua vida, esquecia até a sua própria luzinha.
Um dia ela foi falar com o rei dos ventos para pedir a sua ajuda, pois queria ficar olhando o sol, sentindo o seu calor, eternamente, por todos os séculos.
O rei do vento, cheio de brisas, disse à estrelinha que o seu sonho era impossível, a não ser que ela abandonasse o céu e fosse morar na Terra, deixando de ser estrela.
A estrelinha não pensou duas vezes: virou estrela cadente e caiu na terra, em forma de uma semente.
O rei dos ventos plantou esta sementinha com todo o carinho, numa terra bem macia. E regou com as mais lindas chuvas da sua vida.
A sementinha virou planta. Cresceu sempre procurando ficar perto do sol. As suas pétalas foram se abrindo, girando devagarzinho, seguindo o giro do sol no céu. E, assim, ficaram pintadas de dourado, da cor do sol.
É por isso que os girassóis até hoje explodem o seu amor em lindas pétalas amarelas, inventando verdadeiras estrelas de flores aqui na Terra."

Autora: Sandra Ferrari Radich 
Enviado por Sandra Ferrari Radich em 24/01/2013 ao Recanto das Letras
Reeditado em 04/05/201 Código do texto: T4102680




9- Simboliza luz, sucesso e exuberância:


O girassol é uma planta cujo caule pode atingir os 3 metros de altura e tem diversas utilidades, principalmente as suas sementes que são usadas para a produção de óleo de cozinha, biodiesel ou para alimentação de pássaros. O girassol também pode ser usado no fabrico de lubrificantes e sabonetes. A fibra existente no caule do girassol pode ser usada para fabricar papel.



Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.



Em um arranjo, plantada na terra ou em um vaso, a flor de girassol se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores. Está fortemente associada à fama, ao sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para essa pessoa.


10- É a flor que proporciona o encontro do amor e o caminho para uma vida feliz!

E a particularidade  que considero a mais linda no girassol e que pouco sabem: Quando não há sol ele se vira para outro girassol. Isto significa que quando estamos tristes devemos nos aproximar das pessoas e não se afastar delas, assim um ajuda o outro e a felicidade fica próxima. Não é lindo gente? Me apaixonei instantaneamente....rsrs

E para encerrar,  venha conhecer a Página Vivendo Bem Feliz no Facebook! Estamos repletos de Dicas de Bem-Estar, Música, Fofura, Motivação e Delicadezas para você! Sejam Muito Bem-Vindos! 



Fontes de Pesquisa: Recanto das Letras e Girassol poético
Imagens: Google imagens e arquivo pessoal

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

21 comentários:

  1. O Girassol tem o significado intrínseco de adoração a vida, representeando a glória, paixão e dignidade. A postura da flor também sugere a altivez mantida com alegria, integridade e respeito.Os Girassóis possuem a capacidade de alegrar os ambientes, quer estejam sozinhos, plantados em vasos, ou compondo buquês de flores e arranjos florais.Os girassóis são as mais “felizes” das flores e seus significados incluem a lealdade e longevidade, são únicos na habilidade de prover energia vibracional, como um espelho do sol, provendo seu calor e sua luz, invocando sentimentos de calor, conforto e felicidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfeu, muito boa noite querido amigo!
      Obrigada pelo seu comentário tão enriquecedor!

      Puxa, acresceu ainda mais o conteúdo do artigo e deixou ele repleto de novas ideias sobre o girassol! É um tema tão rico que sempre existe algo novo para acrescer e complementar!
      Estou encantada!
      O que importa é que os girassóis alegram os ambientes e deixam tudo iluminado!!!
      Agradecida mais uma vez!
      Abraços e uma semana maravilhosa! ;)))))

      Excluir
  2. Que massa! Amei saber mais sobre o girassol.
    E parabéns, está lindo seu blog, Adriana.
    Bjk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meri, minha querida, fiquei tão feliz com a sua visita!!
      Nossa, fiquei encantada com o seu blog, está lindíssimo!
      Deu muito trabalho para colocar o tema responsivo?
      Sabe, eu até queria fazer o meu responsivo também.... mas tenho muito medo...rsrs
      Eu gosto muito de imagens e cores, e não queria mudar o meu blog sabe? rsrs
      O girassol é uma flor maravilhosa né?
      E tem tantas qualidades que vale a pena ter vários enfeitando a nossa casa!

      Muito obrigada pelo carinho e visita querida!!
      Beijinhos!! :)))))

      Excluir
  3. Amiga, linnndo dia! Eu amo essa flor que é toda cheia de energia, se movimenta e é muito alegre.
    Impossível não se encantar diante de uma plantação de girassóis!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu querida, linda tarde!!!
      O girassol é a flor iluminada por natureza não é?
      Sim, o mais lindo dela é a movimentação acompanhando o sol!
      Um campo de girassóis deve ter uma vibração intensa de energia positiva!!

      Muito obrigada pelo carinho da presença querida!
      Desejo uma semana maravilhosa!;)))

      Excluir
  4. Olá, querida Adriana, boa noite!
    ah é ,não sabia que 5 anos são bodas de madeira, c sabe que o meu também faz 5 anos em julho, dia 31? E madeira me fez lembrar que , quando era criança, sempre ouvia a charadinha -besta por sinal-"Uma pedra cumprimentou uma tora de madeira que horas são?"-Oi tora!
    Mas, tão bom saber que tu está preparando o blog, para nos receber em sua nova grande festa e iniciando com mudanças sutis.
    Também, tenho uma mascote lá,mas, ninguém vê, está protegido pelo login do administrador. E adorei a sua nova mascote ,apresentada com 10 belos motivos e duas belas músicas,a primeira bem lúdica e divertida,não conhecia...o significado do Feng Shui, o girassol é a integridade e força que temos dentro de nós e que queremos transmitir aos outros, minha cunhada já tinha me dito isso; a lenda da estrelinha, nos mostra que quando amamos e queremos ficar perto,até nos transformamos, para tornar qualquer sonho possível;e eu sempre quando via um girassol, tinha mesmo essa sensação,que era a mais feliz das flores ; creio, também, que, agora, muitos ou poucos, sei lá, irão colocar as sementes de girassol ao sol...enfim, força,equilíbrio e o mais importante é que te deixa muito feliz e que te traga mais luz, sucesso e exuberância, o que você já tem d+,mas,um pokinho +, sempre é bom d+...uhul, vamuqvamu...Obrigado pelo carinho de sempre , feliz semana, belos dias, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Felis, muito boa tarde! :))))

      Sim, são bodas de madeira que nossos lindos blogs completarão em julho amigo!!
      Eu, no dia 1 e você no dia 31! É muita coincidência, nossa!
      Poderíamos fazer uma festa conjunta, afinal, somos heróis por resistir tanto tempo na blogosfera! O que você acha? rsrs
      KKKKKKKK eu adorei a charadinha e seria incrível você começar o post comemorativo com ela!!! É tão doce, tão pueril, uma gracinha!!!!! kkkkkkkk essas coisas são fantásticas ( eu não conhecia essa charada e deve ser por isso que estou curtindo tanto.....kkkkkkkkkkkk)

      Sim, estou preparando só na aparência...hehehe Ainda não tenho a mínima ideia do que postar sabe? Estava tentando transformar o blog, fazer um template responsivo para ele, assim como você fez para o seu blog e que ficou tão prático e dinâmico para todos os dispositivos móveis pcs, tablets e qualquer outro aparelho... Mas é tão difícil, teria que trocar tudo e puxa, já faz 5 anos que estou trabalhando desse jeitinho aqui e abrir mão das cores e dos widgets que tanto gosto está difícil...kkkkkk Na verdade sou muito tradicional e quando gosto de algo, é difícil de mudar!!! Mas vamos ver né? :)))))

      Quero saber quem é sua mascote! Fiquei hiper curiosa!!!
      Pois é.. A minha era uma flor azul e agora transmudou-se em uma bela flor amarela!
      Gostei muito da mudança, pois achei que trouxe uma energia nova, mas forte, mais iluminada!
      Ah...... a lenda da estrelinha! Seria interessante acrescentar esta lenda também!!! É muito linda amigo, obrigada pela lembrança! Os poetas são sempre mais sensíveis!!!!

      Bem, o que importa é que o girassol é a flor mais feliz de todas e por isso ela agora vai iluminar tudo por aqui, proteger e encantar com suas pétalas gigantes e suas centenas de minúsculos sóis para dar ainda mais energia para todos nós!!!

      Valeu pelo carinho amigo, adorei sua presença e se possível, se estiver mesmo disposto, podemos mesmo fazer uma festa conjunta de aniversário do blog !! :))))))
      Beijos e um final de semana espetacular querido!

      Excluir
  5. Oi, Adriana! Que alegria chegar aqui e deparar-me com tão belas mudanças. Adorei o visual e o novo mascote. Sou suspeito, mas achei o máximo você integrar uma flor ao tema do seu blog, sempre tão conectado com tudo o que é feliz e positivo na vida. Parabéns! Também gostei bastante das informações, sempre precisas e completas.

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Sergio, você é sempre muito bem-vindo amigo!!!
      Sim, fiz umas pequeninas alterações, mas a beleza não chega aos pés de suas amadas orquídeas!
      Lá sim, é uma inflorescência de beleza, de todas as cores e formas!
      Agora tenho um girassol para chamar de meu...rsrs
      E a flor de girassol combina com um blog fitness, que tem prioridade na vida saudável e a busca da felicidade! A cor amarela passa muita luz e energia e representa muita alegria!!
      Ainda mais depois que descobri que o girassol é a flor mais feliz de todas as flores...rsrs
      Ai sim, foi o arremate para ela ser a minha queridinha!!!

      Agradeço o carinho da presença amigo e desejo um maravilhoso fim de semana, com muita alegria!! Beijos!!!!

      Excluir
  6. Adorei saber mais sobre o Girassol. Toda vez que venho aqui, me dá uma paz e alegria muito grande.
    big beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu, muito obrigada por sua especial visita querida!
      O girassol nos surpreende por sua luz e força não é mesmo?
      Beijinhos e uma semana maravilhosa! :)))

      Excluir
  7. Olá, Adriana, nossa, quantas curiosidades acerca do girassol! Mais do que justificada a escolha! Lembrando sua primeira florzinha, eu também criei o Revolta em tons de azul para lembrar o mar, uma das coisas que mais ano. E é interessante como assim como mudamos interiormente, sentimos necessidade de deixar o blog com nossa cara, acompanhando essa evolução. Adorei a escolha do novo simbolo! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, que encanto você ter vindo conhecer o quanto os girassóis são curiosos e encantados!
      Sabe, eu escolhi pelo símbolo forte de luz e força que representa!
      Eu resolvi fazer uma mudança!!...rsrs

      Ah, seu revolta é tão lindo como as ondas do mar, em um profundo azul..O mar nos deixa mais felizes e o azul límpido dele é inspirador! Acertou demais minha amiga!!
      Isso mesmo, quando a gente muda, temos a necessidade de mudar também a nossa casinha..rsrs
      Mas mudar é bom não é mesmo Bia?

      Muitos e muitos beijos e uma semana repleta de mudanças!
      Se cuida querida Bia e venha sempre tá?
      Beijinhos!

      Excluir
  8. sonhei com um girassol azul, eu nem sabia que existia, fiquei muito contente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai, tudo bem?
      Seja muito bem-vindo ao blog Vivendo Bem Feliz!
      Sonhar com girassol azul deve ter um significado de leveza...creio eu...

      Muito obrigada pela presença e carinho tá?
      Tenha uma ótima semana!! :))

      Excluir
  9. Olá! Td bem? Parabéns! Fiquei muito feliz com o conteúdo apresentado. Estou fazendo uma pesquisa sobre a simbologia do girassol e seus significados. Como é algo de cunho científico, gostaria de saber quais foram as fontes que você utilizou para produzir esse texto. Seria de grande ajuda... Desde já agradeço.
    Um abraço, Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, seja muito bem-vinda ao Blog Vivendo Bem Feliz!!
      Obrigada pelas palavras e por seu interesse, fico feliz que tenha gostado!
      Eu sempre coloco as fontes de pesquisa no final do artigo e este eu pesquisei no Recanto das Letras que fala sobre a lenda do girassol : Site: https://www.recantodasletras.com.br/prosapoetica/4102680 e também no site Girassol Poético: http://girassolpoetico.blogspot.com/2010/08/lenda-do-girassol.html
      As demais informações pesquisei no Google e no Wikipédia!!
      Espero tê-la ajudado!!
      Um grande beijo querida!!
      Sucesso em sua pesquisa!!

      Excluir
  10. Olá querida, sim, o girassol é a flor que representa o blog Vivendo Bem Feliz!!
    Fico muito feliz com a sua doce presença querida!!
    Tenha um maravilhoso restante de semana!! :))))

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.