Radio Ga Ga: Os Bastidores da Gravação de um clipe épico do Queen








Hoje falaremos de uma música célebre repleta de significados. Ao falarmos da canção Radio Ga Ga, logo vem em nosso pensamento: De onde é que o Queen retirou esse nome tão exótico? Para os fãs desta memorável banda, a resposta está na ponta da língua, mas tem muita gente que não sabe até hoje o que significa e por isso, o Vivendo Bem Feliz dará as  devidas explicações com as reflexões pertinentes à esta canção que é pura vibração.Vem comigo!

Sobre a origem e inspiração da música  Radio Gaga


"Radio Ga Ga" é a incrível música da banda britânica de rock Queen escrita pelo baterista do grupo, Roger Taylor, para o álbum The Works.  Você vai notar o quanto a canção é bem marcada e geralmente são os bateristas que fazem músicas assim! 😀A canção também está presente nos álbuns de compilação, Greatest Hits II e Classic Queen.


Roger Taylor -  Baterista do Queen
Um certo dia em Los Angeles, Roger Taylor - baterista do Queen- iniciou a escrita da música junto com um sintetizador e uma caixa de ritmos. Naquele momento estava ouvindo rádio, quando seu filho Felix Luther, que tinha na época apenas 2 anos de idade, falou na sua inocente linguagem de criança, a palavra "ca ca" que significa cocô e então Roger teve a idéia de ligar o rádio a aquilo que estava criando. Mais tarde, conversando com  Freddie Mercury sobre a música que acabara de fazer, Freddy especificou que Radio Ca Ca soaria um tanto estranho para o título da música e então mudou para Radio Ga Ga e assim surgia uma das canções mais incríveis do mundo!!

As gravações começaram no Record Plant Studios em Los Angeles, e incluíram partes de teclado de Fred Mandel. A gravação foi utilizada com uma Roland VP330+ e os baixos foram produzidos por uma Roland Jupiter 8. Uma senhora música não é verdade?


A visão visionária do Queen por trás da canção Radio Gaga



Muitos não se dão conta, mas essa música é visionária. Ela comenta o aumento da popularidade da televisão, desde a sua criação, sobre o rádio e como seria cada um de nós se deixássemos de ouvir as suas emissoras preferidas no rádio. Taylor tinha escrito originalmente Radio Ca Ca mas Ga Ga era mais fácil de pronunciar,  além de que Ca Ca 💩tem significado pejorativo em várias línguas latinas. A música tem também referência ao filme antigo chamado  Metrópolis,  filme alemão de ficção científica produzido em 1927, realizado pelo cineasta austríaco  expressionista Fritz Lang.

Na verdade a música também faz uma crítica à MTV que difundiu os vídeo-clipes naquela ocasião. A influência de se dar preferência a ver o vídeo-clipe de uma música, sem ao menos tê-la anteriormente escutado no rádio, seria quase algo infame....rsrs Ou seja, deveríamos gostar da música pela sensação auditiva que ela nos traz e não pela sensação visual de um vídeo. Eu adoro a sensação auditiva que a música provoca na gente e você? 🎤🎧 🎶🎵

Sobre o  enigmático videoclipe de Radio GaGa

Radio Ga Ga pertence ao álbum 'The Works' que na década de 80 é considerado o melhor trabalho da banda, trazendo outro mega-hit - I Want to Break Free - cujo vídeo clipe também  foi muito bem elaborado e já foi tema de artigo aqui no Vivendo Bem Feliz.

A produção do vídeo clipe de Radio Ga Ga é de David Mallet. Ele filmou com a banda  em novembro de 1983, e todo o clipe tem como pano de fundo as imagens do clássico do cinema alemão de ficção científica de 1927 de Fritz Lang, como dito acima.

O videoclipe da música foi feito sobretudo com adições de cenas da versão restaurada de Giorgio Moroder do filme de 1927-  Metrópolis. Tecerei um adendo sobre esse enigmático filme, não deixe de ler para poder bem compreender.

Cena do filme de 1927 - Metrópolis.

“O mediador entre as mãos e o cérebro é o coração”



É  preciso compreender isto dentro do filme Metrópolis. Por ser mudo, preto e branco e datado de 1927 muitos não assistem, mas nem imaginam que é um filme superior a muitos lançamentos atuais. Esta frase foi destinada à elite, ou seja, às grandes gravadoras: Sony Music por exemplo. Para conter uma massa a pensar demais e se rebelar contra o sistema, é necessário dominar o coração do povo, através de uma cultura pop, como o robô-Maria do filme, não por acaso interpretado em shows por Madonna, Lady Gaga, Beyoncé e o próprio Freddie Mercury no clipe. 

Assim como Matrix faz uma falsa crítica à mídia (mas na verdade dá outro recado à elite) Radio Ga Ga faz a mesma coisa. É difícil acreditar, a mensagem dominou as massas, mas o plano oculto era da elite. Assim, resumindo a frase inicial, a elite é o cérebro, as grandes massas que devem ser dominadas, são as mãos e quem faz esta ligação são pessoas de grande carisma, astros do pop, o coração dito no filme Metrópolis.  Incrível não é mesmo? Foi por isso que o Queen usou cenas deste filme, eram mesmo visionários e passaram muito bem o seu recado.


O robô Maria de Metrópoles e Beyoncé  como o robô

Na sequência do clipe, as imagens mostram máquinas trabalhando a todo vapor e trabalhadores da fábrica mecanizados obedecendo ao horário de trabalho rigidamente.

Em outro plano uma família aparece com máscaras de oxigênio como um protesto contra a poluição e a guerra dos Mundos invadidos por Marte. Em destaque um antigo rádio anuncia o que seriam as notícias da guerra. Na década de 1930 o rádio era um poderoso veículo de comunicação, daí o intuito de clipe em enfatizar a existência do rádio, pois a modernidade trouxe para os lares a televisão e tirou o brilho desse meio de comunicação importante na época. Isso fica bem claro na frase ao final do refrão que diz : 


"Radio, someone still loves you"


Queen foi uma banda britânica de rock, fundada em 1970 e ativa, sob sua formação clássica, até 1991. O grupo, formado por Brian May (guitarra e vocais), Freddie Mercury (vocais e piano), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (bateria e vocais) é frequentemente citado como um dos expoentes do seu estilo, também sendo um dos recordistas de vendas de discos a nível mundial. A música da banda também é conhecida por ser altamente eclética, variando entre várias vertentes do rock.

Na sequência do clipe, vemos os quatro integrantes da banda sobrevoando a cidade de Metrópolis em uma aeronave, sendo uma constante em todo o vídeo clipe, nos envolvendo entre passado e futuro, monstrando o quanto os integrantes do Queen estavam integrados à gravação.  Por isso que fiz o clipe da música com as cenas dos bastidores da gravação do clipe, pois o clima de alegria e descontração dos integrantes do Queen, sobretudo Freddy Mercury, me encantou e me emocionou:




Freddie Mercury também aparece abrindo as portas e simulando com o cenário ser um relógio gigante fazendo uma alusão ao temido horário de trabalho dos operários da fábrica.



A música então chega no seu refrão onde os quatro integrantes estão no palco e uma plateia em palmas acompanham o coro da banda que canta 'll we hear is Radio Ga Ga, Radio Goo Goo, Radio Ga Ga'. Mais uma vez ressaltando a importância do rádio como principal forma de expressão.


O que vemos a seguir é novamente a família pegando um álbum de retratos 'Favourite Years' que ao ser folheado mostra trechos de vídeo clipes do Queen, principalmente da década de 70.

Novamente o refrão e o público acompanhando com palmas. A melodia da música entra então com um show de sintetizadores, mostrando que a banda não só sabe fazer Rock como também se adequar ao movimento synthpop que estava em ascensão na ocasião. 

As imagens do filme Metropólis acompanham essa evolução mostrando um cientista fazendo uma experiência com um ser alienígena. O que vemos a seguir é o rosto de Freddy encaixado ao rosto deste personagem.

Na sequência a destruição da fábrica e as pessoas correndo para se salvarem. A família então pensando estar livre de todo o mal retiram as máscaras, porém a casa é tomada por uma ventania e o rádio parece anunciar que mais uma catástrofe estaria por vir.


Curiosidades sobre o clipe do Queen e o filme Metrópolis

O refrão entoado pela banda e pela plateia chegou a ser interpretado por alguns erroneamente como sendo uma forma de movimento nazista.
 Radio Ga Ga é também o nome de um programa de rádio exibido em Melbourne na Austrália e que reverencia os anos 60, 70 e 80.
O vídeo clipe custou ao Queen 110,000 libras esterlinas, e tiveram que pagar ao governo alemão pelo uso das imagens do filme Metrópolis.
 Em 1978 os alemães do Kraftwerk fazem sua homenagem ao filme na faixa Metrópolis contida no álbum The Man Machine.
 Em 1984 Metrópolis passou por uma restauração e foi colorizado, ganhando uma trilha sonora composta pelo mega produtor Giorgio Moroder.
✅ No ano de 1989 a diva pop Madonna também utilizou imagens de Metrópolis no vídeo clipe da música Exprees Yourself contida no álbum 'Like a Prayer'.
✅ Por tudo isso e muito mais é que dizemos...."Thanks to Metrópolis" (frase contida ao final do vídeo clipe de Radio Ga Ga)

O título da música inspirou o nome artístico da cantora pop americana Lady Gaga.


Lady Gaga

Para especialistas, Queen fez melhor show de rock da história com a canção Radio Ga Ga

A apresentação da banda inglesa Queen no concerto Live Aid, em 1985, no estádio de Wembley, em Londres, foi escolhida como o melhor show de rock já feita em uma pesquisa da indústria musical.

O show de Jimi Hendrix, no festival de Woodstock em agosto de 1969, foi o segundo colocado, seguido pela apresentação dos Sex Pistols no Free Trade Hall em Manchester, em junho de 1976.

A apresentação da banda Radiohead no festival de Glastonbury, em 1997, foi a entrada mais recente na lista dos dez primeiros colocados.




Mais de 60 artistas, jornalistas, e executivos da indústria musical contribuíram para a pesquisa.Os juízes escolheram a performance do Queen "que roubou o show" no concerto do Live Aid, em que o cantor da banda, Freddie Mercury, cantou Radio Ga-ga acompanhado em uníssono por um público de 75 mil pessoas.Foi simplesmente único e inesquecível!


Outros artistas citados na pesquisa foram Bob Dylan, David Bowie, Bob Marley e a banda Oasis.



Entre os shows selecionados também estavam a última apresentação do Nirvana na Grã-Bretanha, no festival de Reading em 1992; o show Smile, do ex-Beach Boy Brian Wilson, no Royal Festival Hall de Londres, em 2004; e o show gratuito dos Rolling Stones no Hyde Park em 1969, dois dias depois da morte do guitarrista da banda, Brian Jones.






Freddie Mercury e Queen tocaram por 20 minutos no Live Aid



Radio Gaga - Os bastidores do Clipe

"Radio Ga Ga" faz parte do álbum "The Works" (1984) e foi um sucesso mundial, alcançando o primeiro lugar em 19 países, o segundo lugar no UK Singles Chart e a 16ª posição na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos. Sintetizando, a letra fala sobre a saudade dos tempos em que o rádio era a principal fonte de entretenimento para as pessoas antes da existência da televisão. Para a confecção do vídeo, intercalei cenas dos bastidores da gravação do clipe com animação,  sobre essa futurista canção. Fiquem agora com meu mais recente vídeo e tenham uma semana maravilhosa!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

5 comentários:

  1. I love Queen. Thanks for sharing dear :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deria, muito obrigada querida amiga!!
      Sua presença aqui deixou-me muito feliz, obrigada!!!
      Queen é sempre um espetáculo de música não é verdade?
      Linda semana!! Beijos!! :)))

      Excluir
  2. Adriana, adorei saber as curiosidades. Pq essa música é SENSACIONAL. E até tenho vergonha de dizer que desconhecia essas informações pq sempre fui fã. Amei o posto. Beijão!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns e obrigado pela pesquisa. Estou re-descobrindo essa música, tem uma mensagem incrível muito a frente de seu tempo quando fala que somos cada vez mais "visual"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito grata com a sua presença e gentil comentário!!
      Realmente essa música me surpreendeu e tive que estudar muito para compreender o quanto complexa é! Mas é maravilhosa, linda, visionária!!
      Tenha um maravilhoso final de semana!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.