Don't Stop Me Now, do Queen, é a música mais feliz da História!



Eu não sei vocês amigos, mas desde que começou a pandemia e a vida virou de ponta-cabeça comecei a repensar sobre o sentido da vida. Constatei que o presente, na nossa vida, é tudo o que temos  e devemos valorizá-lo ao máximo! E foi aí que entrou a música mais feliz do mundo...


Então fui buscando interpretar a linguagem da vida e buscando na filosofia e na história antiga algumas respostas e cheguei ao 

Hedonismo.. Você sabe o que é?


O hedonismo é uma corrente da filosofia que compreende o prazer como bem supremo e a finalidade da vida humana.

O termo de origem grega é formado pela palavra “hedon” (prazer, desejo), junto ao sufixo “-ismo”, que significa “doutrina”.

Nesse sentido, o Hedonismo encontra na busca pelo prazer e na negação do sofrimento os pilares para a construção de uma filosofia moral em vista da felicidade.

Hedonismo na Grécia Antiga

Epicuro de Samos

O termo “Hedonismo” é fruto de pesquisas de filósofos gregos importantes tal qual, Epicuro de Samos (341 a.C.-271 a.C.) e Aristipo de Cirene (435 a.C. - 356 a.C.), considerado o “Pai do Hedonismo”.

Ambos contribuíram para o surgimento da corrente hedonista. Entretanto, Epicuro teve uma maior repercussão e influência à tradição hedonista até os dias de hoje.

No entanto, os dois filósofos acreditavam que a busca da felicidade estava na supressão da dor e do sofrimento do corpo e da alma, os quais levariam ao prazer e, consequentemente, à felicidade.


A “Escola Cirenaica” ou “Cirenaísmo” (séculos IV e III a.C.), fundada por Aristipo era mais centrada na importância do prazer do corpo. As necessidades do corpo seriam responsáveis pelo desenvolvimento de uma vida plena e feliz.


O Epicurismo, fundado por Epicuro, que associava o prazer à paz e à tranquilidade, rebatendo, muitas vezes, o prazer imediato e mais individualista como propunha a Escola Cirenaica.

Diante disso, Epicuro buscou definir o que, de fato, faria as pessoas felizes, já que percebeu que muitas coisas que julgam trazer prazer, são acompanhadas de uma série de sofrimentos que são impedimentos para a felicidade.

Epicuro estabeleceu três premissas principais garantidoras de uma vida feliz:

1. Amizade

Epicuro dizia que para se ter uma vida feliz, era preciso estar cercado de amigos, em uma relação cotidiana e duradoura.

2. Auto-determinação

É a liberdade trazida pelo próprio sustento. Para o filósofo, possuir um patrão e que dele dependa o seu sustento, da mesma forma que a busca incessante por riquezas e bens materiais aprisionam e são impeditivos para a felicidade.

3. Auto-conhecimento

A terceira base de uma vida feliz é conhecer a si próprio, saber compreender as próprias necessidades, o que traz prazer e ter uma mente leve e calma.

O prazer é o princípio e o fim de uma vida feliz. 

        (Epicuro de Samos)

Mas por que fiz essa introdução filosófica? Para explicar sobre a música considerada a mais feliz e "hedonista" do mundo: 

'Don't stop me now', do Queen

Além de ser considerada uma música filosófica ao extremo, produto da mente de Freddie Mercury, é a melhor canção para se sentir bem.

A Pesquisa foi feita com 2 mil adultos do Reino Unido e outras que aparecem na lista são 'Dancing Queen', 'Good Vibrations', e 'Uptown Girl'.
Freddie Mercury 

"Don't stop me now", hit dos anos 1970 do Queen, é a melhor música para "se sentir bem" de todos os tempos, apontam cientistas, segundo o Huffington Post.

A canção é um exemplo perfeito da "fórmula feel-good" para músicas: ritmo rápido (cerca de 150 batidas por minuto), clave maior e letras felizes. E também é a canção perfeita para comemorar o dia do músico não acha?

Gatinho tocando teclado


Em uma pesquisa encomendada pelo fabricante de eletrônicos britânico Alba, 2 mil adultos do Reino Unido foram convidados a partilhar as suas músicas favoritas em que se sentiam bem e felizes...

Segundo o  neurocientista cognitivo Dr. Jacob Jolij: 

Minha análise confirmou muito bem o que já sabíamos: canções escritas em uma clave principal com ritmo rápido são as melhores na indução de emoções positivas.  

Outras canções citadas pelos entrevistados foram "Dancing Queen", do ABBA, "Good Vibrations", do Beach Boys, e "Uptown Girl", de Billy Joel. Ah 
Uptown Girl eu também já editei gente!! É super divertida!

 


Mas "Don't Stop Me Now" realmente é absolutamente incrível!


O single foi lançado em janeiro de 1979. A canção foi escrita por Freddie Mercury e é  pura adrenalina...

Freedy cantando Don't stop me now


Foi lançada pela primeira vez no álbum Jazz. Possui uma melodia mais voltada ao rock puro, diferente de outras canções da banda que tinham um caráter mais melancólico e melódico. A sua letra possui um caráter eufórico e poético: o narrador diz nunca querer parar de viver tão intensamente usando várias metáforas. Por ser uma canção extremamente conotativa, há várias formas de interpretação dessas metáforas.

De todo modo, a música tornou-se uma faixa enorme e um hino para as pessoas que querem ser hedonistas e agora você já sabe o que significa a filosofia hedonista não é? Aqui no Vivendo Bem Feliz você aprende o pacote completinho e adquire uma Cultura Musical variada!

E vamos ao vídeo, tenho certeza que você não vai parar de dançar! 


https://www.todamateria.com.br/hedonismo/
Imagens do Google Imagens e Tumblr

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. Olá Adriana, eu não sabia sobre o Hedonismo!
    Como eu aprendo no seu blog, que delícia!
    Precisamos de tudo isso aí mesmo, o que mais gostei
    foi o auto-conhecimento, sempre me interessei em me conhecer.
    Amei a música do Fred Mercury, realmente é pura adrenalina,
    ficou lindo o seu vídeo!
    Parabéns, amei estar aqui, um abração de urso pra você.
    Boa semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, nossa, fiquei super feliz com sua participação neste artigo querida, muito obrigada!!
      Sabe, o Hedonismo é uma filosofia de vida muito interessante e realmente adaptável! É querer viver cada segundo como se fosse o último da vida e com alegria!! Por isso que a canção do Queen adaptou-se tão bem a essa filosofia! E'alegria pura irrestrita!
      Beijos e uma semana maravilhosa amiga!
      E se cuida muito!! :))))

      Excluir
  2. Oi, Adriana! Eu adoro chegar aqui e encontrar tantas reflexões misturadas à música. É de uma sensibilidade e de uma amplitude de olhar para a vida imensos! Obrigada por isso! ;)

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que alegria poder receber o seu comentário querida, é por demais valioso para mim!!
      Eu adoro buscar o histórico de uma canção, o que levou o autor da letra a criar todo o passo, as etapas do seu surgimento!! Realmente muitas seguem correntes de filosofia que eu nem conhecia...rsrs
      Aprendemos muito com a música não é verdade?
      Beijos e uma linda e especial semana!
      Grata pela presença sempre tão gentil! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.