A canção do The Clash - Tema do cão viajante Shurastey e seu tutor








A canção de hoje "
Should I Stay or Should I Go" da banda The Clash, tem as batidas de rock e a alegria que a gente precisa pra começar bem a semana. Ela tornou-se tema de uma história incrível de um jovem chamado Jesse Koz e seu cão Shurastey, que viajavam o mundo em um fusquinha. 

Entretanto essa história não tem um final feliz. 😥 A dupla foi vítima de um acidente de trânsito próximo à cidade de Portland (EUA), enquanto viajavam rumo ao Alasca, destino final do projeto. Mas antes do fim trágico os  companheiros exploraram 17 países, desde o Uruguai até os EUA, dentro de um fusca que saiu de Balneário Camboriú (SC) para conquistar o mundo inteiro.

Na ocasião, o tutor de Shurastey já havia se pronunciado o quando era  maravilhoso viajar com seu cão e refletiu durante uma entrevista:

Se não fosse ele, eu já teria parado. Viajar sozinho é embaçado. Apesar de estar sempre em contato com as pessoas, passando na casa da galera, fico muito tempo sozinho. É solitário. Mas ele me apoia. Nós conversamos sobre tudo, sinto que ele me entende. São 5 anos nesse 'rolê' - acordando e dormindo juntos todos os dias. Quando olho para trás, percebo que o Shurastey que estava me dando apoio nas ‘bads’. 

Ainda na conversa, Jesse contou que o roteiro foi decidido por impulso, após ser demitido da loja onde trabalhava devido a um ataque de pânico. Foram necessários 4 meses para colocar o pé na estrada com destino ao Ushuaia, cidade no extremo sul da Argentina, sugestão de colegas virtuais de um grupo de mochileiros.

Eu tinha 24 anos quando decidi começar a viajar. Na época, não tinha nenhuma responsabilidade - não tinha casa, emprego, esposa, filhos. A única era meu cachorro, então, falei: já que tenho o fusca e o Shurastey vai comigo.


A dupla percorreu 17 países, entre o Uruguai e os Estados Unidos. Jesse tinha a meta de atravessar o Canadá para chegar ao Alasca (Foto: Instagram/ @shurastey_/ Reprodução)

O golden retriever Shurastey (por causa da música do The Clash) tinha 2 anos e meio quando a viagem começou. A raça possui características físicas bem definidas - porte de médio a grande, pelagem densa e macia, de cor creme ou tons de dourado, orelhas caídas e olhos escuros. Apesar do espaço pequeno no carro, Shurastey mantinha uma rotina ativa com passeios e caminhadas, já que Jesse adorava trilhas, atividades ecológicas e estar em contato com a natureza.

Cheios de energia e com bom temperamento, os cães golden retriever são ótimas companhias, fator decisivo em experiências como a feita pela dupla. Por ser uma viagem de longa duração, o dinheiro era contado, por isso, dormir em hotel não era uma opção.

Para se ter uma ideia, o investimento inicial para o projeto acontecer foi de R$ 10 mil, valor gasto nos primeiros 4 meses com gasolina, documentações, manutenção do carro e algumas hospedagens no trajeto. A maioria das acomodações eram casas de famílias voluntárias e de outros viajantes - com um cachorro nada sociável e de difícil adaptação, essa economia não seria possível. Por isso,  Shurastey foi o herói da simpatia.
Shurastey foi o grande companheiro de Jesse durante os anos na estrada (Foto: Instagram/ @shurastey_/ Reprodução)


Outra opção de alojamento era a barraca acoplada na parte superior do fusca, onde Jesse ficava algumas noites. Em um de seus vídeos no Youtube, o criador de conteúdo explicou que, nestes casos, o animal dormia no próprio carro, com os vidros entreabertos para oferecer mais liberdade ao amigo.

No Instagram, as declarações para o 'cãopanheiro' também eram rotineiras. Em um de seus últimos textos, Jesse agradeceu pela companhia do peludo e conexão dos dois.

Tudo que vivemos juntos nos últimos anos é baseado em amor, dedicação, respeito e confiança. Antes de ser companhia, o Shurastey é meu companheiro de vida.

 O influenciador inspirou diversas pessoas durante a vida, que admiravam sua coragem e liberdade de viajar pelo mundo em um Fusca, apenas com seu cachorro. No coração de sua família e dos admiradores, ficaram a inspiração e espírito de aventura da dupla Jesse e Shurastey, que dividiram a estrada com milhares de pessoas que os acompanhavam nas redes sociais.

A  CANÇÃO DO THE CLASH QUE INSPIROU O NOME  DO CÃO SHURASTEY  

"Should I Stay or Should I Go" é uma canção da banda britânica de punk rock  chamada The Clash, do álbum Combat Rock. Foi escrita em 1981 e apresenta Mick Jones no vocal principal. 

Capa do álbum do The Clash com a canção Should I Stay or Should I Go


Tornou-se o único single número um da banda no Reino Unido, uma década depois de seu lançamento original porque fez sucesso por ter sido usada  em um comercial do jeans Levi's, em 1991.

"Should I Stay or Should I Go" está inclusa na primeira temporada da série Stranger Things, da Netflix. A canção toca múltiplas vezes na série e é parte significante da história. 

Ela também pode ser ouvida nos filmes Homem de Ferro 2 (2010) e Cruella(2021)além de muitos outros.

Em novembro de 2004, foi classificada em 228 na "Lista das 500 melhores canções de todos os tempos da Revista Rolling Stone". 

Em 2009 foi classificada na 42ª posição no programa da VH1 100 Greatest Hard Rock Songs.

"Should I Stay or Should I Go" supostamente teria sido escrita por Jones sobre Foley, que cantou os vocais de apoio no LP.

Os vocais de apoio em espanhol foram cantados por Joe Strummer e Joe Ely. 

Você vai perceber quando ver o vídeo que editei com tradução simultânea e que vai trazer um pouquinho de alegria pra gente, pode ter certeza...Mas me diga aí, devo ficar ou devo ir? 😉

Imagens do Instagram de Shurastey e Jessi Koz e Google 

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

14 comentários:

  1. Essa dupla era linda demais! Pena o trágico fim! Mas valeu enquanto durou! Lindo post! beijos, ótima semana, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, é verdade querida!
      Essa história começou tão bonita, era tão edificante ver a história linda do rapaz com o seu cãozinho doce que aguentava viajar ondas distâncias...Mas o destino quiz que eles partissem precocemente para uma viagem ainda mais longa...
      Agradeço o carinho da presença amiga querida!!
      Desejo uma semana de muita paz!

      Excluir
  2. Publicação muito bem estruturada e construída. Gostei das fotos e vídeo
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ricardo, geralmente eu edito o vídeo primeiro e depois busco uma história para o vídeo, uma razão para que a música ficou conhecida!
      Antigamente meu blog falava apenas de saúde, boa alimentação e exercícios e o foco mudou para música que engloba um pouquinho de tudo!!
      Fico muito grata com a sua presença amigo, de coração.
      Abraços e uma excelente semana!

      Excluir
  3. Eu sempre me achei lerdo, não muito
    lerdo, mas o suficiente para ficar 5 minutos
    rolando a página até encontrar onde
    escrever as bobagens que penso.
    Um beijo e obrigado pelo teste que me
    levou a tal conclusão. (risos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvio, bem-vindo! Tomara que tenha lido o artigo, ele é muito emocionante!!
      Grata pela presença Vivendo Bem Feliz!
      Tenha uma ótima semana!

      Excluir
    2. É um prazer, Adriana.
      Sempre por aqui, aliás, só quando
      estou no meu estado normal, como
      sempre. (risos)
      Beijos e beijos, muitos.

      Excluir
    3. Silvio obrigada pelo bom humor!!
      Como o mundo precisa disso!
      Um grande abraço!! :)))

      Excluir
  4. Amo essa música e adorava essa dupla. Muito triste. Acho que a história deles vai virar filme... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querido Sérgio!! Eu também adorava acompanhar a aventura desses dois companheiros de vida e fiquei arrasada com a partida precoce dele. Estão no céu juntinhos viajando agora. Tomara que vire filme, vai ser emocionante!
      Linda semana amigo!!

      Excluir
  5. Oi, Adri, querida!
    Essa dupla ficou famosa, tal como a canção, que ainda hoje lembro com saudade.
    É preciso ser bem aventureiro para fazer essa viagem num Fusca e com seu amigo de quatro patas.
    Lamento o fim que tiveram, mas conheceram 17 países e tomaram contacto com diversas culturas. Bem legal.
    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Céu, uma dupla tão cheia de vida, alegre e divertida!
      Viajaram o mundo e deixaram muita saudade..A música é bem criativa, adorei editar a canção que tem uma energia muito boa!
      E eu fico muito grata com a sua presença querida, obrigada!!
      Beijos e uma semana maravilhosa para você!

      Excluir
  6. Oi, Adriana!
    Emocionante a história de Jesse Koz e seu cão Shurastey. Eles ficarão para sempre em nossos corações, de todos que o amavam e que tiveram a alegria de compartilhar momentos juntos. Jesse era aqui das proximidades em Balneário Camboriú. Foi comovente tudo o que aconteceu. Tomara que façam um filme mesmo. Amos os cachorros e sem dúvida são os amigos mais verdadeiros, fiéis e eternos. 🐶 🐕 A música reflete toda alegria que eles representavam. Lindo e perfeito post assim como todos de seus blogs. :-))))
    Bjs
    Bom fim de semana! ★ °. . . ¸ ☆ ☾. * ● ¸. ★

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, essa dupla deixou muitas saudades né amiga?
      O coração chega a ficar apertado só de lembrar quanto alegria eles traziam em suas postagens diárias relatando os momentos da viagem!
      E como esse cãozinho era doce, um companheiro para a vida toda!
      Obrigada pela presença querida, você é um amor!!
      Beijos e uma semana maravilhosa!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.