O hit "Lover Why" da Banda Century, já fez muitos chorarem...






Oi gente querida! Para quem conhece o Blog Vivendo Bem Feliz já sabe que uni o útil ao agradável, misturando dicas de bem-estar com música. A canção desta semana é de uma potência vocal adornada por uma melodia melancólica dos anos 80 que provavelmente você conhece, mas não lembra. Vou reativar a sua memória!

Tudo isso porque a música tem o poder de aflorar os sentimentos, transmitir alegrias, induzir a reflexões, além de também estar diretamente ligada à personalidade de cada pessoa.

Se filosofarmos um pouco sobre a importância da arte na vida, a música pode ser considerada uma trilha sonora que marca momentos, carrega lembranças e atravessa gerações.

Seja um ritmo calmo, para relaxar e ajudar a refletir, ou mais agitado, para dançar e cantar em voz alta, a música tem o poder de aflorar totalmente os nossos sentimentos.

Sendo assim, o gosto musical pode apontar grandes traços daquilo que somos verdadeiramente. Então amigos, o que seria de nós sem uma boa trilha sonora para nos acompanhar em determinados momentos de nossas vidas? A música nos move para a frente!

O Poder da música com o Snoop


Sobre "Lover Why", a música da semana


Em um dia desses uma canção me chamou a atenção pela voz rouca do vocalista e a melodia extremamente melancólica. Refiro-me à Lover Why da Banda Century.



"Lover Why" é o primeiro single lançado pela banda de rock francesa Century. A canção pertence ao seu álbum de estreia, ...And Soul It Goes, lançado em 1985.

Foi a música de maior sucesso do grupo nas paradas musicais, ficando em primeiro lugar na França e em Portugal além de entrar em outras paradas.

No Brasil a canção se tornou popular após entrar na trilha sonora da novela Ti Ti Ti, exibida pela Rede Globo entre 1985/1986.


A Banda Francesa Century


A Banda Century em 1985


Century é uma banda de rock francesa formada em 1979 em Marselha. É provavelmente mais conhecida pelo single "Lover Why", que permaneceu por sete semanas em primeiro lugar na França. A banda chegou a vender mais de dez milhões de cópias em todo o mundo.


A Banda foi criada em 1985 por Jean-Louis Rodriguez cantor de pop e rock em muitas orquestras de baile na região de Marselha, e Jean Duperron, tecladista.


Century é originalmente composta, além de seus dois fundadores, por Pierre Gauthé na guitarra, Jean-Yves Brard, no baixo e Christian Portes na bateria.


O Significado da dor intensa na Canção


A dor da separação em 'Lover Why'



A música 'Lover Why' é uma balada intensamente melancólica que aborda temas como perda, saudade e a busca por respostas após o fim de um relacionamento. É uma pequena "sofrência" dos anos 80, mas com muito mais qualidade do que as dos dias atuais.


A letra expressa a dor de um indivíduo que perdeu seu amor e agora enfrenta a dificuldade de seguir em frente, mantendo-se preso às memórias de um amor ferido.


O refrão 'Why, lover why? Why do flowers die? Why, lover why?' é um questionamento retórico que reflete a incompreensão e a busca por sentido na dor da separação.


A comparação da morte das flores com o fim do amor sugere a naturalidade com que as coisas belas podem chegar ao fim, assim como a inevitabilidade da morte.


A dor de quem perdeu seu amor e não consegue seguir em frente



A repetição da pergunta 'Why, lover why?' enfatiza a angústia e a obsessão por entender o motivo da partida do ser amado. E olha que esse refrão se repete bastante ao longo da canção, intensificando ainda mais essa dor...


Ahh e outra característica do refrão acima é que você, na tradução, precisa ficar atento ao uso dos "porquês". Espera, eu explico melhor:

O uso dos porquês: por que, por quê, porque ou porquê?O uso dos porquês depende do sentido que pretendemos atribuir a uma frase. Assim, com a utilização de por que, por quê, porque ou porque, é possível perguntar ou afirmar.

Gráfico explicativo básico do Uso dos porquês do Brasil Escola

Dicas rápidas para o uso dos porquês:

Por que: normalmente usado em perguntas. Exemplo: "Por que você não foi à escola ontem?"
Por quê: normalmente usado no fim de perguntas. Exemplo: "A festa acabou, mas por quê?.
Porque: normalmente usado em respostas. Exemplo: "A festa acabou porque houve uma grande confusão."
Porquê: tem valor de substantivo e aparece acompanhado de determinanto (um artigo, por exemplo). Exemplo: "Queria saber o porquê de sua tristeza para poder ajudá-lo."


No vídeo compreenderá melhor o refrão após esta explicação. 😀 Aqui tudo é bem explicitado!

A expressão artística soturna da canção



A música também toca na ideia de que o eu lírico se sente distante do céu, que é descrito como 'hard and black and gray', indicando um estado de desesperança e tristeza profunda.


A ausência de um adeus formal do amante que partiu deixa uma ferida aberta, um espaço para a dúvida e a dor persistirem. A canção se torna um hino para aqueles que já sentiram a amargura de um amor perdido e a dificuldade de encontrar fechamento.


Não há nenhuma esperança em "Lover Why"


Concluindo amigos, seja a canção do gênero clássica, pop, rock, reggae, folk, MPB, ou outros, a música é uma arte atemporal e que conecta gostos e estilos.


Afinal, quem não tem aquela canção que lembra um amor perdido, uma pessoa especial ou um momento marcante da vida? Lover Why está aqui para confirmar! Tomara que aprecie a edição inédita e tenha uma linda semana!



                                  Fontes de Inspiração:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Century e https://www.letras.mus.br

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

18 comentários:

  1. Lembro-me de ouvir pontualmente! Foi bom conhecer um pouco mais!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel, obrigada querida!!
      Essa canção tem uma sonoridade especial, especialmente melancólica e um solo de guitarra sensacional que entra quase no fim da canção...
      Fico muito grata por ter vindo ouvir!!
      Beijos e uma excelente semana!! ;))))

      Excluir
    2. Eu é que agradeço esta verdadeira partilha!

      Beijos e Abraços,

      BLOG | Instagram

      Excluir
    3. Obrigada querida Isabel, esse retorno pra mim é imprescindível!!
      Beijos!!

      Excluir
  2. Olá querida Adriana!

    Apesar de adorar tudo o que é músicas mais antigas, confesso que não conhecia esta.

    Mas depois de a ouvir...? Meu deus! É um grande som com uma letra espetacular. E o solo?? Incrível!

    Obrigado pela partilha 🥰

    Abraços e uma boa semana para si!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olavo, muito obrigada pelas lindas palavras, fico contente demais!!
      Essa tocou muito em 1985, creio ser bem antiga para você!
      O solo de guitarra é mesmo incrível nessa canção!
      Eu que agradeço a presença gentil!!!
      Tenha uma ótima semana!! :)))

      Excluir
  3. Oi, Adriana.

    Você resenha muito bem as músicas que posta aqui, parabéns.
    Essa música fez enorme sucesso aqui no Brasil, tocava demais nas rádios. A voz do vocalista Jean-Louis Milford, é marcante, forte, vibrante, aguda...uma coisa!!! Essa música chega a arrepiar...sim, ela é triste, quase deprimente mas é uma obra de arte musical. E o Milford continua na ativa.

    Obrigado pela bela postagem.

    ah, os porquês no inglês é mais simples, né? Eles só tem o "why" e o "because"...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, que bom que está vindo ao blog conferir as canções da semana!
      E agradeço demais o elogio, como é bom estar cercada de amigos que curtem música tanto quanto eu...É uma ótima distração, talvez não um conhecimento muito clássico, mas conseguimos compreender muitas coisas depois que desvendamos a letra de uma canção...
      E você conhece bem os intérpretes e os autores da música, isso me deixa ainda mais animada!! :))))

      Ahhh simmmmmmmm, eu precisei rever as regras do nosso porquê...hehehe
      E era só um refrãozinho pequenininho....mas no português tem uma diferenciação tremenda...No inglês é bastante simplificado!!
      Por isso que amo a nossa língua portuguesa, repleta de detalhes e regras, mas nenhuma outra chega próxima ao dicionário dela...hehehehe
      Abraços de todo o coração e uma semana maravilhosa!

      Excluir
  4. Great article and good blog. Have a nice day ok

    ResponderExcluir
  5. Great article and good blog. Success for your blog ok

    ResponderExcluir
  6. Oi, querida Adri!
    Espero que esteja bem e feliz.
    Com essas músicas, é impossível não estar. Ai, quantas recordações!
    Tenho a mesma opinião que você. A vida sem música, não teria tanto sentido e não seria bela.
    Obrigada pela pesquisa que vc faz, para obter estes completos e interessantes posts, que até já ensinam Português. Dicas preciosas.
    Quanto à canção, que dancei muitas vezes, bem coladinha, nem te falo. É mega linda e afetuosa. Obrigada por esses momentos.
    Beijos e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh Céu, quanto tempo!! Muito obrigada por perguntar querida, é muita gentileza sua!!
      Eu ainda estou a fazer vídeos com as músicas que de alguma forma toca o meu coração...E você deve estar a fazer suas lindas poesias, com toda a certeza!!
      Pois é amiga, pra traduzir essa canção com o refrão correto, precisei relembrar as regrinhas dos porquês que eu já havia me esquecido...rsrs
      Ahh sim, essa é uma canção melancólica a princípio, mas que dá para dançar a dois de uma maneira inesquecível...Que lindo!!
      Agradeço a presença;a querida, estava com saudades!!
      Beijos e uma grande e especial semana!! :))))

      Excluir
  7. Nossa que linda !parabéns Adriana Helena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e seja sempre muito bem-vindo ao Blog!!
      Música boa e toda a história dela você encontra por aqui!!
      Tenha um lindo restante de semana!! :)))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.