A música Hazard de Richard Marx é um romance ou conto de terror?




Uma canção linda, um grande clássico dos anos 90, daquelas com histórias aterrorizantes de gelar os ossos que só nas músicas antigas aconteciam. Hoje você conhecerá o significado de Hazard, de Richard Marx, e tirará a sua conclusão.

Já inicio informando que essa música é semelhante a um roteiro de filme, repleto de reviravoltas.


A música narra a história de um rapaz, que não sabemos seu nome, com uma garota chamada Mary. A história se passa em uma cidade chamada Hazard. Nosso rapaz, não tem uma boa reputação, tem um passado ruim onde foi alvo de preconceitos infundados. Ele se apaixona por Mary, pois só ela acreditava que ele era uma boa pessoa. 

Mary e o protagonista costumavam passear juntos...


Entretanto o romance foi interrompido quando Mary saiu para passear sozinha e jamais voltou para casa. A polícia bateu à sua porta, acusando-o de ter assassinado Mary. Ele não tem álibi e é o principal suspeito da investigação. Ele a deixou na cena do crime, mesmo informando que a deixou sã e salva. A música prossegue e ele já consternado, resignado quanto ao seu destino, continua negando até o fim…

Será possível provar a inocência dele? Na música isso não acontece. A canção termina com esse clima tenso e de incerteza no ar...


Sobre os detalhes da composição de Hazard

"Hazard" é uma canção do cantor e compositor estadunidense Richard Marx. Foi lançada em 28 de janeiro de 1992, servindo como o segundo single de seu terceiro álbum de estúdio, Rush Street (1991). 

Possui composição e produção de autoria de Marx e suas letras retratam sobre o misterioso desaparecimento de uma mulher chamada Mary e um pária social que é acusado de orquestrar este desaparecimento, apesar de afirmar ser inocente.

Comercialmente, "Hazard" alcançou a nona posição na tabela musical estadunidense Billboard Hot 100 e de número um pela Billboard Adult Contemporary, tornando-se o terceiro single número um de Marx na tabela. 
Richard Marx


O início de composição de "Hazard" deu-se  durante a turnê de Marx para a divulgação do álbum Repeat Offender de 1989, ocorrendo quando ele sonhou com toda a instrumentação da faixa, exceto suas letras. Dessa forma, considerou um desafio escrever uma história que combinasse com a canção e passou semanas mexendo em sua narrativa.


Ele comentou sobre o processo dizendo: "Escrevi em um ônibus de turnê uma noite e sabia que era algo especial, marcante. Eu senti que deveria haver algum mistério nisso. Eu criei os personagens, o enredo e enquanto cantava, murmurei 'Nebraska' na canção e soou bem".

Marx terminou a faixa, exceto pela primeira linha, e precisava de uma palavra de duas sílabas. Depois de ligar para a Câmara de Comércio de Nebraska, recebeu uma lista de todas as suas cidades e por fim escolheu Hazard para integrar a narrativa da canção.  Marx considerou "Hazard" uma "canção estúpida à qual ninguém prestaria atenção" e apenas a gravou para provar que sua esposa estava errada, pois ela havia gostado e lhe disse que seria um grande sucesso.

A esposa de Marx acreditou que  "Hazardd" era uma boa canção 

As letras de "Hazard" referem-se a algum tipo de relacionamento entre o narrador e uma mulher chamada Mary. Ela desaparece em circunstâncias suspeitas, e o narrador, já rejeitado por muitos no pequeno vilarejo onde vive desde os sete anos de idade, é imediatamente considerado o principal suspeito. Ao longo da canção, o narrador mantém sua inocência e a questão da culpabilidade é deixada em aberto para a interpretação do ouvinte.

Mistério e Preconceito em Hazard


Não há como negar que  "Hazard"  é uma narrativa envolvente que mistura elementos de mistério e drama. 

A canção conta a história de um homem marcado pelo preconceito de uma pequena cidade chamada Hazard, em Nebraska. 

Desde a infância, o protagonista é visto com desconfiança pelos moradores locais, que o consideram 'não certo' aos seus olhos preconceituosos. 

A música destaca como o julgamento superficial pode afetar a vida de uma pessoa, criando um estigma difícil de ser superado.

O ponto de virada na vida do protagonista ocorre quando ele conhece Mary, a única pessoa que parece enxergar além dos rumores e mentiras, vendo o homem por trás da máscara imposta pela sociedade. 

Como um julgamento superficial afeta negativamente a vida de uma pessoa


Eles compartilham momentos de intimidade e sonhos ao longo do rio, um lugar que simboliza tanto a paz quanto a possibilidade de fuga da opressão da cidade pequena. 

No entanto, a trama toma um rumo sombrio quando Mary desaparece após uma caminhada solitária, e todas as suspeitas recaem sobre o protagonista, intensificando o clima de acusação e isolamento.

O Real Significado da canção

A letra de 'Hazard' é uma reflexão sobre a injustiça e a solidão. O protagonista insiste em sua inocência, afirmando ter deixado Mary segura perto do rio, mas a pressão da comunidade e a investigação policial o colocam em uma posição indefensável. 

A canção termina sem uma resolução clara, deixando o ouvinte com a dúvida sobre a verdade dos acontecimentos e o destino do personagem. 

A habilidade de Richard Marx em tecer uma história que permanece ambígua é um testemunho de sua capacidade como contador de histórias, e 'Hazard' permanece como uma de suas obras mais intrigantes e emocionalmente carregadas.

E para você o protagonista desta canção é culpado ou inocente? Quero saber nos comentários! Até mais!


Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

16 comentários:

  1. Wow! Fiquei de boca aberta com esta análise! Obrigada por esta troca de ideias!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, que legal que tenha gostado querida, obrigada por ter vindo aqui no blog deixar o seu carinho!!
      Tenha uma semana maravilhosa!!!!

      Excluir
  2. Olá minha amiga!
    Que legal! Eu falando de uma história de mistério no meu blo e você falando da mesma coisa aqui.
    Achei muito interessante essa história da musica e também a história do Marx não querer gravar e no final virou sucesso.
    Muitas músicas aconteceram assim né? Os compositores gravam pra encher linguiça e é exatamente essa que faz sucesso.

    Muito boa a sua postagem.

    Gostei de saber que você gosta de histórias policiais e que gosta do Harlan Coben.
    Quando eu comecei a escrever eu me inspirei nele e pra não copiá-lo coloquei além da tensão, mistério e reviravoltas, que ele sempre tem, acrescentei humor.
    Acho que você gostará se quiser ler algum dos meus livros.

    https://www.amazon.com.br/Contagem-Regressiva-Andr%C3%A9-Mansim-ebook/dp/B09RG4S3TQ/ref=sr_1_1?crid=1F8MYO9WCJJ08&dib=eyJ2IjoiMSJ9.8gG9eKX4mS13u-FjSreohjTSSWjmpc7F06c03cn4HQLDWwxLEiH5oFfsdu8T7ENH.NVH9i1YiTJwdO8luV_PWcT3NzKY8P7UBwqNlnhKsOs8&dib_tag=se&keywords=andr%C3%A9+mansim&qid=1729022843&sprefix=%2Caps%2C716&sr=8-1

    Esse link acima é do meu último livro que está na Amazon como e-book, se você tiver kindle é até gratuito. Ele existe também na versão fisica, na loja da editora Uiclap.

    Um beijão! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André é muito bacana saber que agora tenho um amigo escritor reconhecido!!
      Fiquei super feliz!! Imediatamente ingressei no link e mesmo não tendo Kindle ( pois adoro ler livros físicos porque ainda não me adaptei à nova tecnologia, porque sou muito antiga...rsrs ) vou dar um jeitinho de ler a sua obra!
      Vou me informar na editora Uiclap para adquirir o livro.
      Ahh e grata por ter vindo ver o vídeo da semana! Eu insiro imagens nas canções, mas com muito sentimento... Os vídeos viraram a minha forma de desestressar, assim como uma boa leitura!!
      Tenha uma semana maravilhosa!!! :)))))
      Grata, mais uma vez, pelo carinho!!!

      Excluir
    2. Adriana, eu que agradeço o carinho por mim e pelo meu blog!
      E os seus vídeos são muito vem feitos. Trabalho profissional.

      Excluir
    3. Puxa, obrigada Andre!! Encantada com suas palavras!! Editar vídeos começou como uma brincadeira e transformou-se em um hobby!
      Grata de coração!

      Excluir
  3. Olá querida Adriana!

    Lembro-me perfeitamente de ser pequenino e o Richard Marx ser dos primeiros artistas que gostei de ouvir. Na altura a "Right Here Waiting", achava-a tão bonita. Esta também não fica atrás! Uma maravilhosa escolha 🥰

    Abraços e um bom resto de semana para si!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Olavo!! Adoro "Right Here Waiting" e em breve ela estará editada com a tradução no meu canal no YouTube!!
      Grata pela valorosa presença!!
      É muito boa a sua companhia!!!
      Maravilhoso restante de semana!! :))))

      Excluir
  4. Oi, beleza?
    Esse eu não conhecia. E olha, não achei a música lá grande coisa, acho que ele estava certo quanto a isso....rs
    Se é culpado ou não, vamos ficar sem saber.
    A edição está "supinpa" como dizia meu pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, a lição que fica é que sempre, em qualquer situação, seja em uma composição musical, teatral ou obra literária, antes da publicação, faz-se necessário pedir a opinião da esposa...hahahahaha
      E quanto ao final da canção, o Marx foi sagaz em deixar uma incógnita, pois assim aumenta a discussão sobre o desfecho da canção tornando-a mais popular!
      E puxa, obrigada por vir aqui deixar o seu carinho, o seu comentário!!!!
      É importante para mim, fico super feliz!!!
      Abração!!

      Excluir
  5. Hi Adriana, what a beautiful song and I loved the write up. Wonderful Post! Have a great day!
    Rampdiary 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vindo JYOTI ao blog Vivendo Bem Feliz!!
      Agradeço as palavras de carinho e que bom que apreciou a canção!!
      Tenha uma ótima semana volte sempre que puder!!! :))))

      Excluir
  6. Bom dia, Adriana
    Não conhecia essa música, obrigada por compartilhar. É triste quando existe injustiça e julgamento, bom mesmo é quando a verdade aparece. Acho que o protagonista é inocente, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucinalva, muito obrigada pelo doce carinho da presença!!
      Essa canção é mesmo um pouco Sintra porque fala de preconceito e decoro o carinho, mesmo tão jovem fora massacrado em sua pequena cidade...Eu também raciocino que ele possa ser inocente, mas como saber sobre a mente Humana não é verdade?
      Beijos e já aproveito para desejar um lindo final de semana!!!

      Excluir
  7. Bom dia, Adriana
    Verdade, a mente humana é complicada. Voltando aqui para agradecer as felicitações lá no blog, obrigada pelo carinho. Para você também um ótimo final de semana, aproveite bem, bjs querida.

    ResponderExcluir
  8. Amo essa música, Dri, mas nao tinha ideia do que se tratava porque sou péssimo no inglês, mas o bom é que aqui me informo de tudo, principalmente sobre músicas. Amei. Bjão!!!!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.