Finalmente chegou o momento de uma das canções mais emblemáticas dos anos 90 que tem uma melodia cativante e uma letra estranha, mas de profundo significado: a excelente "Losing My Religion" da banda REM.
Do grunge ao punk, o rock dos anos 90 renovou o gênero e, sem dúvida, o R.E.M teve grande contribuição, sendo apontado como a banda pioneira no rock alternativo. O destaque fica para o hit Losing My Religion, que, apesar do nome, tem um significado distante da visão religiosa.
Formado em 1980 por Michael Stipe, Peter Buck, Mike Mills e Bill Berry, o R.E.M se tornou uma das bandas mais famosas do rock alternativo, com cerca de 15 discos lançados e diversos hits que marcaram a carreira da banda.
Banda R.E.M no início da carreira
Musicalmente, 'Losing My Religion' é caracterizada por seu distintivo riff de mandolin, tocado por Peter Buck, que contribui para a atmosfera melancólica da canção. O R.E.M., conhecido por seu estilo alternativo e letras introspectivas, conseguiu com esta faixa alcançar um sucesso comercial sem precedentes, tornando-a uma das músicas mais reconhecidas da banda.
A música Losing My Religion foi uma mais tocadas na rádio nos anos 90 e agora a gente vai entender melhor o significado da letra:
O SIGNIFICADO DE LOSING MY RELIGION
À primeira vista, a música Losing My Religion pode causar uma certa confusão, dando margem para imaginarmos que se trata de uma canção que fala sobre religião. Mas não é bem assim.
Presente no álbum Out of Time, sétimo da discografia do R.E.M, Losing My Religion é a música mais popular da banda, tendo sido presença frequente nas paradas de sucesso dos anos 90.
Capa do álbum Out Of Time
O título Losing My Religion se refere a uma expressão bastante comum nos Estados Unidos, mais precisamente no Sul do país e insinua que a pessoa chegou no limite, perdeu a fé e está cansada.
Sabe quando alguém meio que gastou toda a energia, acaba perdendo o equilíbrio e dá um baita piti? É mais ou menos isso.
Portanto, a música não fala sobre fé de forma literal, e sim retrata um personagem que parece estar no seu limite e um tanto decepcionado por conta de um amor não correspondido.
O próprio Michael Stipe, vocalista do R.E.M, chegou a declarar que queria escrever uma música sobre amor não correspondido e obsessão.
Na época, o vocalista comparou Losing My Religion com o sucesso do The Police, Every Breath You Take, dizendo que se trata de uma canção pop clássica e obsessiva.
Eu também a editei e traduzi a canção do The Police. Veja AQUI. E só depois de traduzir essa canção que notei o quanto é agressiva de certa forma, como a perseguição de um stalker. Por isso que agora traduzo as canções, para saber direitinho do que os músicos estão falando...😉
ANÁLISE DA CANÇÃO E NÃO É SOBRE RELIGIÃO
A expressão 'losing my religion' é uma frase idiomática do sul dos Estados Unidos que significa perder a paciência ou a compostura, e não necessariamente tem a ver com religião no sentido espiritual.
A canção, escrita pelo vocalista Michael Stipe, é uma exploração das emoções e pensamentos que acompanham uma paixão não correspondida ou uma relação desequilibrada.
A beleza da canção
A letra revela uma luta interna e a sensação de vulnerabilidade. O narrador menciona estar 'no canto' e 'sob os holofotes', metaforicamente indicando que se sente exposto e sozinho enquanto enfrenta seus sentimentos.
A repetição de 'I've said too much' e 'I haven't said enough' reflete a incerteza e a confusão sobre como se comunicar efetivamente com a pessoa desejada, e a dificuldade em entender se o que foi expresso foi demais ou de menos. A música também aborda a ideia de obsessão.
Ninguém duvida que o R.E.M alcançou o seu objetivo quando lançou Losing My Religion, isso porque a música tocava de forma obsessiva nos anos 90 e ainda continua presente em uma playlist de rock. Afinal, clássicos são clássicos, não é verdade?
A canção conquistou dois prêmios Grammy e ficou na 4ª posição na Billboard Hot 100.
A canção é um testemunho da capacidade do R.E.M. de combinar melodias cativantes com letras profundas, criando uma obra que ressoa com ouvintes que já se sentiram perdidos na busca por conexão e compreensão em relacionamentos. Então vamos esquecer da dura realidade e imergir na música? Te espero no vídeo.😍
Olá Adriana! Menian essa musica é muito legal. Está sempre tocando na minha vitrola. Engraçado que eu não acho ela melancólica como você falou, até acho ela alegrinha. É muito bom vir aqui em seu blog. Eu queria ver musicas nacionais aqui também.
Oi André, como vai tudo bem? Quanto tempo não é? Essa canção é uma mistura de ritmo com palavras interessantes, que quando toca traz à tona as mais doces lembranças...O mandolim é que deixa um certo ar de melancolia na canção noa acha? Ahh eu já publiquei muitas canções nacionais aqui no blog e no meu canal. Mas o foco são as internacionais, em razão da tradução. Muitas vezes a tradução de uma música é surpreendente e não combina com a melodia. Inclusive há casos até escabrosos...rsrs Obrigada pela presença e desejo uma ótima semana!!
Que legal que tenha gostado da canção da semana Teresa! Ela é um ícone do pop/rock dos anos 90, tocou sem parar por semanas!! Tenha uma ótima semana!! :)))
Oi Isa, eu também fiquei longe da música por alguns anos mas depois que comecei a editar canções internacionais com a respectiva tradução, fiquei encantada com esse novo ofício que me faz muito bem mentalmente... Aproveite para ver a tradução de um dos meus vídeos e surpreenda-se!! Beijos e ótima semana! :))))
Boa noite, Adriana Música interessante, não conhecia, muitos enfrentam seus sentimentos sozinhos e como é gratificante encontrar apoio nas adversidades, um forte abraço.
Oi querida Lucinalva, bom demais que aqui esteja comigo ouvindo essa canção... Muito importante o seu comentário, pois enfrentar os sentimentos sozinhos é muitas vezes muito dolorido...É preciso força para sair e resiliência para enfrentar! Beijos e um restante de semana muito bom!! :)))
Gosto muito do R.E.M e sim, já cheguei a pensar que a música se referia a religião. Gosto muito do ritmo e da batida dessa música, apesar do seu clima meio depressivo. Excelente esta sua postagem.
Sabe Edu eu nunca havia ido a fundo no significado desta canção tanto quanto agora, quando a desmembrei , mas ainda falta muito para dar um diagnóstico preciso sobre ela, porque os sentimentos de cada pessoa, ao ouví-la são diferentes e as interpretações também... Mas de uma coisa tenho certeza, ela não tem nenhuma correspondência com religião, apenas o título!! Ahh também a acho depressiva e melancólica, principalmente pelo tom do vocalista e pelo instrumento mandolim que é o bandolim mesmo, muda só a nomenclatura, que dá esse toque místico. Tenha um lindo restante de semana amigo e obrigada por vir deixar o seu carinho!!! :)))))
Adriana Helena, advogada, ciclista e editora de vídeos musicais criou esse blog há 14 anos para relatar momentos saudáveis e divertidos embalados pela melhor trilha sonora. Vamos ser feliz?
→Leia Mais e me encontre nas redes sociais
Ressonâncias da XVI Interação Fraterna de Natal
-
Queridos amigos do meu coração, uma vez mais, venho lhes agradecer por se
irmanarem a nós na confraternização natalina que já vive há 16 anos.
*Sem vo...
Vaping directly into a baby’s face
-
[image: Man holding a vape]
I saw something today that truly broke my heart. I saw two teenage girls
with a woman who had two babies. I wasn’t completely s...
Quando Dezembro Chega...
-
✍️ Por: Ricca, 15 anos
- *É sobre mim*
- *É sobre ti *
- *O que nós vamos sentir?*
- *Vejo luzes a brilhar*
- *Tu me diz para admirar...
Isana Deodorant Krem: Ter kokusuna veda
-
Aralık ayı tamamlanma ayı gibi sanki. Noktalanması gereken her şeyin artık
vaktinin geldiğini anlatan, kış ruhuna sahip bir ay. Bu ayı seviyorum.
Başka ...
★ Dia 16 — Um Presente Chamado Tempo|
-
Vivemos numa era em que o tempo parece sempre escorregar-nos por entre os
dedos. Corremos, fazemos listas intermináveis, riscamos tarefas, mas quando
dam...
O Peso da Ausência: Da Dor à Transformação
-
[image: Pensar com Leveza]
O abalo emocional não é apenas uma situação de dor, mas também de
transformação - Imagem criada pelo Capilot -
O Vazio e a Ruptu...
A Mentira Populista [646]
-
*A verdade é uma nebulosa acidentada*
*de contornos raramente definidos.*
*Se fixarmos o olhar, repetidamente,*
*por vontade própria ou de tercei...
Split prom dress: the advantages of choosing
-
[image: Among all the dress styles for celebrating the big day of the prom,
very few styles cause as much admiration as the split prom dress . Finding
...
Chá Musical do dia 13 de novembro de 2025
-
*D*ia *13 de novembro de 2025* aconteceu mais uma edição do *Projeto Chá
Musical* na Vila Telebrasília. Essa edição contou com as apresentações de
Lai...
Paz pela Paz
-
Participo da iniciativa da amiga Rebeca
Participo da iniciativa da amiga Rebeca
Um belo dia, um coveiro resolveu fazer um enterro diferenciado.
N...
Só é escritor quem escreve.
-
Quando a escrita deixa de pedir permissão Há alguns anos criei este espaço
para compartilhar minhas poesias e crônicas, mas confesso que estava longe
de me...
♥ Botando a cabeça pra funcionar ♥
-
*A foto de hoje é essa:*
*Minha inspiração:*
Ao vento,felizes as rosas,
com o céu azul a bailar,
ele ainda que só de pano de fundo,
as sabe ...
NATAL NÃO É SOBRE PRESENTES, É SOBRE PRESENÇAS.
-
*"A gente passa vida achando que todo fim de ano vai ser igual: a mesma
mesa, a mesma risada, o mesmo abraço. Mas chega um dia que muda tudo. A
gente...
“As Coisas Que os Nossos Pais Costumavam Dizer”
-
*Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, **eu preferia o Mundo analógico,
quando a previsão do tempo quase sempre estava errada. Hoje em dia, a
previsão está ...
Feliz Natal!
-
Matheus Rizzo e Coral IABC - Medley de Natal
Glória, Glória a Deus nas alturas!
Glória, Glória a Deus nas alturas!
Surgem anjos proclamando
Paz na T...
-
* 5º ENCONTRO TEMÁTICO*
*UM POEMA DE NATAL*
Estamos de novo em tempo de Natal.
Aproveito a quadra para convocar e congregar todos na escrita de um poema...
Os Desconstruídos
-
Conversavam no Bar do Luisão.
— O problema hoje é que as mulheres querem ser mais machos que os homens!
— Que absurdo...você continua machista como ...
Inté...
-
Amigos!
Resolvi dar um tempo no blog.
Não vou encerrar as atividades, mas vou suspender.
Uma férias.
Talvez férias grandes e talvez férias pequenas.
No m...
Camisas Riscadas
-
*No fim do ano, as camisas se tornam páginas, com traços breves, promessas
que o tempo leva. As assinaturas falam de eternidade, mas somem ...
Aqui , agora e sempre
-
* Bem aqui e agora.*
*Há um sorriso em meu rosto*
*Por saber que o amor não é só para momentos felizes...*
*é especialmente para quando você não tem mais ...
Escolha o lado feliz da vida
-
https://youtu.be/Cz7NBYcgk4c?si=MOYD5BjXRE77-uTw
*Felicidade não significa uma vida perfeita , mas encontrar alegria no
presente , enfrentar os de...
Entre arroz e divulgação: o valor de um escritor
-
O saudoso João Ubaldo Ribeiro, com sua verve e estilo inconfundíveis, nos
conta uma história interessante sobre o jurista Rui Barbosa. O ilustre
intel...
AARON SWARTZ
-
"Informação é poder. Mas, como todo poder, há quem queira mantê-lo para si"
Feliz Aniversário, Aaron, onde quer que você esteja!
O que podemos fa...
Você conhece o livro Vida, Vez, Voz de... Gato?
-
PRÉ-VENDA DO LIVRO VIDA, VEZ, VOZ DE... GATO, DE MARY DIFATTO. ILUSTRAÇÕES
CARLOS ZÜRCK CRUZ
Promoção de lançamento!
Leia atentamente o card, e descubra ...
Esteja sempre apaixonado...
-
Por você
Por suas escolhas
Pelas oportunidades,
Até por suas derrapadas
É graças ao erro
Que aprendemos a acertar
É graças ao não
Que aprendemos a desap...
Da série reino animal: O Merda
-
Ele se apresenta sob o afetado nome de escaravelho, o *oxysternon
conspicillatum* se sente um semi deus pois, segundo seu próprio julgamento,
ele é o re...
⛅ ⛅ Despedida dos céus...
-
Céu do Gordo
chica
O tempo passa. Passou pra mim e para cada um dos amigos que aqui fiz.
Há tempos estava para tomar essa decisão...
Tinha para mim qu...
TENHO SAUDADES
-
Tenho saudades de ti, tantas, tantas
vontade de te abraçar
beijar-te vezes sem conta
até a minha alma se cansar.
Tenho sede do teu corpo
onde me perdi...
FAZER AMOR COM MEU AMOR DE MANHÃZINHA
-
image by Google
*Vou fazer amor com meu amor de manhãzinha, **pra atiçar o sol e fazer
balancê na neblina.*
*Vou fazer amor com meu amor de manhãzinha,...
Despedida
-
Tudo bem, Pessoal? Peço desculpas pela longa ausência. Não me esqueci dos
amigos que fiz aqui. No início deste ano, meu pai sofreu um AVC. A
locomoção e a ...
Cérebro no Curso de Direito
-
*Advogado :- Doutor, antes de fazer a autópsia, o senhor verificou o *
*ulso da vítima?Testemunha:- Não.Advogado :- O senhor verificou a pressão
ar...
Te ter...
-
*Te ter tão perto que não haja possibilidade de interpor-se qualquer muro!*
*Te ter tão profundo no coração que não haja qualquer possibilid...
A vida e o que temos dentro de nós
-
[image: Vida e a felicidade humana]
A *vida* é o que temos dentro de nós. E é o essencial para a *felicidade*
humana. Em geral, nove décimos da nossa felic...
A Sensualidade do Par By Patrícia Pinna
-
*Calor castanho amendoado, sonhado*
*Na vertigem do meu corpo embebido*
*Em imagens afetivas num colo embriagado*
*Pernas cruzadas,cabelo preso e beij...
Caos no closet
-
No primeiro dia da estação mais quente do ano, os cabides, prateleiras e
gavetas, subitamente começaram a se comportar de forma surreal, quebrando a
monoto...
Dobraduras da Saudade
-
Saudades.
Que sentimento profundo!
Suave recordação
que também é melancólica.
Que faz sorrir
ou mesmo chorar,
ao lembrar:
da infancia
dos pais
...
Uma data dedicada à reflexão
-
>>Continue lendo
Tem Certeza? Uma escolha certa sempre leva à outra
Este post pertence ao blogue Luz de Luma, yes party!.
Seja criativo, não copie! Plágo ...
Photobucket quebra milhões de imagens na internet
-
Uma mudança abrupta nos termos de uso do tradicional serviço de hospedagem
de imagens Photobucket provocou a quebra de milhões de imagens na internet.
A...
Um olhar diferênte
-
*Nada como chegar nesta data e ver tudo que passamos, o quanto somos
queridos neste mundo que vivemos.*
* É muito bom saber, que os anos vão, a idade chega...
Tai Chi Chuan na Vila Prudente
-
Agora os moradores da Vila Prudente e redondeza podem aprender e praticar
o Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan.
Convido todos os interessad...
Impressão
-
É estranho não saber se o que se quer encontra eco no lugar que antes
parecia tão comum. O reflexo era quase exato e nem precisava forçar a visão
para obs...
Olá Adriana!
ResponderExcluirMenian essa musica é muito legal.
Está sempre tocando na minha vitrola.
Engraçado que eu não acho ela melancólica como você falou, até acho ela alegrinha.
É muito bom vir aqui em seu blog.
Eu queria ver musicas nacionais aqui também.
Um abração e fica com Deus!
Oi André, como vai tudo bem? Quanto tempo não é?
ExcluirEssa canção é uma mistura de ritmo com palavras interessantes, que quando toca traz à tona as mais doces lembranças...O mandolim é que deixa um certo ar de melancolia na canção noa acha?
Ahh eu já publiquei muitas canções nacionais aqui no blog e no meu canal. Mas o foco são as internacionais, em razão da tradução. Muitas vezes a tradução de uma música é surpreendente e não combina com a melodia. Inclusive há casos até escabrosos...rsrs
Obrigada pela presença e desejo uma ótima semana!!
Thanks for your sharing
ResponderExcluirObrigada pela presença Camdandusler!!
ExcluirFico feliz que tenha apreciado!
Linda semana!
Mais uma excelente escolha musical!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Linkedin
Que legal que tenha gostado da canção da semana Teresa!
ExcluirEla é um ícone do pop/rock dos anos 90, tocou sem parar por semanas!!
Tenha uma ótima semana!! :)))
Tenho andado um pouco afastada da música.
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Oi Isa, eu também fiquei longe da música por alguns anos mas depois que comecei a editar canções internacionais com a respectiva tradução, fiquei encantada com esse novo ofício que me faz muito bem mentalmente...
ExcluirAproveite para ver a tradução de um dos meus vídeos e surpreenda-se!!
Beijos e ótima semana! :))))
Boa noite, Adriana
ResponderExcluirMúsica interessante, não conhecia, muitos enfrentam seus sentimentos sozinhos e como é gratificante encontrar apoio nas adversidades, um forte abraço.
Oi querida Lucinalva, bom demais que aqui esteja comigo ouvindo essa canção...
ExcluirMuito importante o seu comentário, pois enfrentar os sentimentos sozinhos é muitas vezes muito dolorido...É preciso força para sair e resiliência para enfrentar!
Beijos e um restante de semana muito bom!! :)))
Gosto muito do R.E.M e sim, já cheguei a pensar que a música se referia a religião. Gosto muito do ritmo e da batida dessa música, apesar do seu clima meio depressivo. Excelente esta sua postagem.
ResponderExcluirSabe Edu eu nunca havia ido a fundo no significado desta canção tanto quanto agora, quando a desmembrei , mas ainda falta muito para dar um diagnóstico preciso sobre ela, porque os sentimentos de cada pessoa, ao ouví-la são diferentes e as interpretações também...
ExcluirMas de uma coisa tenho certeza, ela não tem nenhuma correspondência com religião, apenas o título!!
Ahh também a acho depressiva e melancólica, principalmente pelo tom do vocalista e pelo instrumento mandolim que é o bandolim mesmo, muda só a nomenclatura, que dá esse toque místico.
Tenha um lindo restante de semana amigo e obrigada por vir deixar o seu carinho!!! :)))))
Hello, finally I visiting your blog. Great article and success for your blog
ResponderExcluirVicky, muito obrigada amigo!
ExcluirVocê é sempre muito gentil e atencioso com o blog!
Desejo um ótimo final de semana!